Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Deja Vú #20 - Donkey Kong

O gorilão da Nintendo completa 30 anos em 2011, e nada mais justo que uma homenagem ao primeiro grande sucesso da empresa!

Lançado nos arcades em 1981 para combater a concorrência dos jogos americanos, Donkey Kong foi o primeiro game do jovem designer Shigeru Miyamoto, que viria a se tornar um dos grandes mestres do mundo dos games. O jogo fez tanto sucesso que foi relançado para NES alguns anos depois, e vive até hoje em ports e emuladores.

O game levava o nome do vilão, um gorila enorme que sequestrou Pauline, a namorada de um encanador, conhecido na época como Jumpman. (E você que pensava que a Peach namorava o Mario...) O game tinha quatro estágios, bastante semelhantes, mas com nível de dificuldade crescente. Uma dessas fases está presente no Super Smash Bros. Brawl.
Em meio aos obstáculos impostos pelo gorilão, Jumpman tem que fazer jus ao seu nome, afinal sua única habilidade é pular. Sem ter nenhum outro comando a não ser esse, o game era muito desafiador na época de seu lançamento.

Segundo o próprio Shigeru Miyamoto, as inspirações de DK foram King Kong, A Bela e a Fera e Popeye. Apesar da aparente superficialidade do game, DK foi o primeiro jogo do mundo a ter uma história se desenvolvendo na tela. Hoje em dia, temos roteiros hollywoodianos, tramas complexas e personagens profundos, mas há 30 anos atrás, a história da donzela sequestrada ainda era original!
Donkey Kong foi um sucesso absoluto, provando a genialidade do novato prodígio Shigeru Miyamoto, que criou o game supervisionado por Gunpei Yokoi, criador do Game Boy. DK era um jogo muito além de sua época, e é jogado até hoje em relançamentos, ports e emuladores, provando ser um dos games mais icônicos da história.