Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2012

O que vai mudar em Assassin's Creed 3

Em time que está ganhando não se mexe, e Assassin's Creed vem sendo um sucesso absoluto desde o primeiro lançamento. Mas de tempos em tempos é necessário mudar um pouco a fórmula do jogo, mesmo que o "time esteja ganhando" para que a série não fique estagnada e pare no tempo. Depois de Assassin's Creed 2, as mudanças foram poucas, e agora, com o lançamento de AC3 no final do ano, várias inovações devem acontecer.
Dessa vez, as mudanças não se limitam a uma nova cidade. Desde o personagem principal até a época serão diferentes dos últimos jogos. Nada de Altaïr ou Ezio, agora é a vez de Connor assumir o papel de protagonista. E a série que já mostrou as cruzadas, no Oriente Médio, a Itália renascentista e Constantinopla otomana, agora vai atravessar o Oceano Atlântico para reviver a guerra de independência americana, no século XVIII.

O diretor criativo da série, Alex Hutchinson, disse que Assassin's Creed 3 começou a ser produzido em janeiro de 2010, e enquanto os fãs jogavam os spin offs Brotherhood e Revelations, a Ubisoft se concentrava em reinventar a fórmula da franquia, mantendo seus pilares mas inovando para atender a um público novo sem perder os jogadores de longa data.
Se você já jogou algum dos outros jogos da franquia, sabe como a jogabilidade era inteiramente baseada num cenário exclusivamente urbano. Antes, o jogador se sentia extremamente limitado ao andar por um lugar descampado e sem edificações para escalar. Agora, porém, grande parte do jogo vai se passar ao ar livre, e Connor é um indígena nativo, o que faz dele um ótimo explorador de florestas e possibilita o parkour característico da série mesmo em ambientes naturais.

Portanto toda a jogabilidade e mecânicas de Assassin's Creed foram alteradas para se adaptarem ao novo cenário, repleto de árvores, superfícies irregulares, escarpas e penhascos. Tanto os botões faciais quanto os superiores terão novas ações, segundo Hutchinson. E não só o esquema de controle será diferente. Agora as estações do ano são muito mais perceptíveis, e influenciam diretamente no gameplay, como por exemplo quando a neve faz com que o personagem tenha passos mais lentos no inverno.
Haverão mais de 30 espécies de animais para serem caçados no maior estilo Red Dead Redemption - ou Pokémon? - e uma nova mecânica será implantada para que, ao matar muitos veados, por exemplo, você seja convidado para participar de um clube de caça ou algo do tipo. Não se sabe o que isso pode adicionar ao jogo, além de muitas horas de diversão a mais caçando animais e indo contra todas as regras de proteção ambiental do Ibama.

A chamada "Eagle Vision", o sexto sentido dos assassinos, estará ainda mais aprimorada em AC3, e ajudará bastante nessa hora de caçar, mostrando rotas de animais, marcas em árvores, entre outras pistas. E as ferramentas com as quais você mata o animal influenciam no que você aproveita do bicho. Por exemplo, matar com uma espingarda torna a pele inútil. Anida não foram revelados mais detalhes sobre a utilidade dos recursos naturais.
Se a selva oferece solidão, as cidades, em contrapartida, estão mais vivas e agitadas que nunca, proporcionando vários ambientes internos como bares, ou janelas pelas quais é possível entrar e despistar guardas - como uma versão horizontal dos elevadores - mas dessa vez as ruas serão muito mais largas, o que dificulta as fugas, tanto pelo chão quanto pelo alto.

O combate também será bastante modificado. Se antes, Ezio não era muito bem preparado para enfrentar as espingardas turcas - aposto que você morreu muitas vezes até se acostumar com isso - Connor já nasceu acostumado com armas de fogo, e além de manuseá-las mais frequentemente, também sabe lidar com os oponentes.
Agora o combate é baseado numa mecânica de usar duas armas ao mesmo tempo, possibilitando um machado e uma pistola, como na imagem. A Ubisoft fez a lição de casa e pesquisou sobre as técnicas de luta dos exércitos da época, e segundo Hutchinson, as armas de fogo demoravam muito pra recarregar e os soldados não eram habilidosos em combate corpo a corpo, o que explicaria as formações em linha.

Então não é bom lutar a longa distância de um pelotão, mas se Connor se aproximar e forçar um combate próximo, fica em vantagem. O sistema de câmera também foi reformulado para não deixar o jogador na mão, afinal em AC3 as cenas de batalhas se passam em meio a uma multidão de pessoas. Hutchinson também confirmou que Desmond terá muito mais aparições dessa vez, e que a história "presente" continuará nos próximos jogos, mas não deu muitas pistas quanto a isso.

Eu, como fã da série, estava com um pé atrás quanto a esse game, mas estou começando a ficar otimista. Vamos aguardar por mais informações e por algum vídeo do gameplay que pode surgir futuramente. Mas fiquem com esse vídeo explicativo sobre Connor:


Fonte