Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Deja Vú #57 - Breakout

A sessão nostalgia do Boteco Gamer vai relembrar um grande clássico dos games...
Breakout completou 37 anos, e o Google fez até uma homenagem ao jogo! Entre no Google Images e procure por "Atari Breakout" para jogar uma versão do game com as imagens do resultado da busca. Isso só mostra o quão significativo esse título foi para a história dos videogames.

Fortemente influenciado pelo sucesso de Pong, de 1972, Breakout foi lançado em 1976 para o Atari com uma jogabilidade muito semelhante à do ancestral, mas com mecânicas de jogo um pouco diferentes, bem mais voltadas - apesar de não serem exclusivas - para o single player. Se o clássico Pong é uma versão pré histórica dos jogos de tênis, Breakout seria o equivalente para as partidas de Squash. Ok, não temos jogos de squash atualmente, mas você entedeu.

O jogo consistia em várias fileiras de tijolos coloridos, uma "bola" e uma plataforma móvel, controlada pelo jogador. Os controles eram basicamente para os lados, pois essa plataforma só se movia para a direita e para a esquerda. Cada vez que a pseudo bola acertava um bloquinho, ela o destruía, e se ela passasse pela plataforma controlável, cairia para fora da tela e o jogador perderia uma vida.

O objetivo do jogo era, então, rebater essa bolinha nos tijolos e não deixar que ela caísse no abismo, a fim de limpar a tela dos bloquinhos. Na prática, é bem mais simples que na teoria. E talvez por essa simplicidade, o game é extremamente viciante. Não me atrevo a avaliar os gráficos de um jogo de 37 anos, nem os sons precários, porém Breakout não precisava de nada disso para ser divertido.
Breakout recebeu várias sequências e versões - oficiais ou não. Assim como Pong, Tetris, Space Invaders e outros jogos icônicos, Breakout faz parte da cultura geek e deu origem a diversos outros games e até inspirou o filme Against The Wall. Quem trabalhou no protótipo do jogo foi ninguém menos que Steve Jobs, quando era apenas um jovem padawan trabalhando na Atari.

Steve Wozniac já disse que Breakout o influenciou mesmo na era Apple, quando ele começou a fazer PCs. Diversos jogos beberam da fonte desse clássico e possuem mecânicas semelhantes. Alguns títulos são verdadeiros clones de Breakout, e outros podem ser encarados como variantes. Há, ainda, minigames dentro de outros jogos que se inspiram no jogo de 1976. Com um legado desses, é impossível não apreciar esse game.