Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Casual, hardcore... afinal, o que seria isso?

Desde o início da geração atual dos videogames e do lançamento do Wii, tem-se observado a necessidade da indústria e dos gamers de rotular os jogos e os consoles entre casual e hardcore. + afinal, o que significa isso?

Existem dois meios de considerar a classificação casual e hardcore: a antiga e a atual. A antiga seria aquela que você utilizava quando era mais novo, que se referia ao gamer. Por exemplo, um cara que passa 10h jogando The Legend of Zelda seria um gamer hardcore, já aquele seu primo que te visitou pra jogar um pouco de Street Fighter com você seria um casual.
Atualmente (ou melhor dizendo, desde que a Nintendo descobriu o mercado dos gamers casuais com o Wii e o DS) surgiu uma nova classificação, aquela que diferencia se o jogo é casual ou hardcore. Por exemplo, um jogo casual seria Wii Sports ou Angry Birds; um jogo hardcore seria Call of Duty ou God of War. Mas será que a gente poderia se utilizar apenas desses dois conceitos para a classificação de um jogo?


Na minha opinião, qualquer jogo pode ser um jogo casual ou hardcore. O que depende disso é a praticidade que ele teria para ser casual ou a complexidade para ser hardcore. Você pode tanto sacar seu smartphone na fila do banco pra dar uma jogada em Temple Run quanto ficar treinando por horas a sua pontuação. Ou então você pode tanto fazer as missões do GTA e zerar o jogo quanto quebrar tudo. Existem mais zilhões de exemplos, mas se eu for citar todos esse texto nunca acaba.


E não confunda: jogo casual não é o mesmo que infantil, assim como jogo hardcore não é o mesmo que adulto! Pokémon é um jogo que exige dedicação, tempo e estratégia, mas que não deixa de ser um jogo infantil. Assim como qualquer jogo sangrento do tipo "mate os zumbis no menor tempo possível" que pode existir para qualquer plataforma seja adulto e casual.

Enfim, esse assunto rende muuuuuito papo. É polêmico que nem mamilos. Se você se interessou, aconselho escutar o episódio Casual vs Hardcore do podcast 99Vidas (local de onde, aliás, tirei a ideia para esse texto).
E você, qual o seu método de classificação? Ou prefere nem classificar e aproveitar logo a jogatina? Deixe nos comentários sua opinião!