Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Qual a melhor touchscreen para games?

Depois do sucesso do Nintendo DS, as touchscreens se tornaram um elemento fundamental para toda e qualquer plataforma de games portátil, desde consoles até celulares, e qualquer tipo de aparelho que possibilite experiência com jogos. Limitando-se ao que já existe nos games, temos duas tecnologias distintas: touchscreen resistiva e capacitiva. Qual é a melhor para jogar?
As touchscreens resistivas, presentes no DS, DSi, 3DS e futuramente no Wii U, têm como principal desvantagem o fato de não permitirem múltiplos toques. Ela funciona com duas camadas. Toca-se numa camada flexível que, ao encontrar a outra camada, muda as direções das correntes elétricas sobre a camada inferior, possibilitando o sistema reconhecer o local do toque. 
Já as capacitivas, disponíveis no PS Vita, permitem a função multi-touch, pois as correntes elétricas saem dos cantos da tela em todas as direções, e reconhecem vários toques ao mesmo tempo. Porém, só é possível usar o dedo, e se estiver usando uma luva, o reconhecimento é comprometido.
Depois dessa pequena aula, vamos ao que interessa. Qual a melhor para jogar? As capacitivas permitem múltiplos toques simultâneos, abrindo possibilidades interessantes, mas só podem ser controladas pelo dedo, o que além de sujar a tela, não permite muita precisão, dificultando a jogabilidade. 

Já as resistivas só reconhecem um toque por vez, ao passo que podem ser controladas por uma caneta stylus, ou até mesmo usando o dedo com luva, sendo muito mais precisas e garantindo um melhor desempenho na jogatina. 

Em relação a durabilidade, as capacitivas são melhores, porém mais caras para produção. Enfim, a questão principal é se você prefere multi-touch ou mais precisão! Essa comparação é só mais um detalhe para apimentar essa disputa entre o 3DS e o Vita...

Humor: Zelda Phantom Guard Parte 2

O Boteco Gamer tarda mas não falha, aqui está a continuação da tirinha de sábado!
Fonte na imagem!