Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A guerra dos portáteis

Até alguns anos atrás a Nintendo liderava o segmento dos portáteis praticamente sozinha. O Gameboy, GB Color e GB Advance nem tomavam conhecimento da concorrência, que também não investia muito na área, e a briga ficava focada nos consoles de mesa. Porém, com a chegada do PSP, o DS não teve a vida fácil de seus antecessores, apesar de ter sido o videogame mais vendido da geração, e estar quase chegando ao lendário Playstation 2. Já o PSP não obteve o sucesso esperado e não foi páreo para o portátil da Big N. Mas agora, a nova geração de portáteis está iniciando, e a Nintendo não começou com o pé direito. Será que dessa vez o Vita vai desbancar a hegemonia nintendista?
Isso não é um comparativo. É apenas uma análise dessa disputa, baseada nos antecessores. A briga entre PSP e DS na atual geração começou entre o final de 2004 e começo de 2005, quando ambos foram lançados. O intervalo entre um e outro foi de menos de um mês, portanto nenhum teve ampla vantagem de tempo. Dessa vez, o 3DS saiu na frente por quase um ano, mas não conseguiu aproveitar esse fato, pois não teve muitos jogos bons no lançamento, e só agora está melhorando um pouco a biblioteca, mas suas vendas vêm sendo decepcionantes. Já o PS Vita só sai ano que vem e as expectativas são as melhores possíveis.

O DS inovou com a touchscreen, e o PSP possuía um hardware mais potente. Essa é a grande semelhança da nova geração. O 3DS inova com o 3D, e o Vita tem gráficos mais avançados, quase como um PS3 portátil. Levando-se em conta apenas esse fator, pode parecer que a disputa já está ganha  pelo 3DS, pois a história está se repetindo. Mas a Sony está trabalhando para não repetir os mesmos erros do antecessor, e dessa vez, a guerra dos portáteis pode tomar outro rumo.

A batalha travada entre 3DS e Vita está só começando, e dessa vez o cenário pode ser diferente. No ano que vem, as características de ambos os portáteis já devem estar bastante definidas, então creio que acompanharemos uma bela briga, como nunca se viu nesse segmento. Quem tem a ganhar com tudo isso, é claro, somos nós, os gamers!

Obs.: esse assunto foi sugerido pelo leitor @rodrifz