Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gráficos x diversão

Hoje vou falar sobre um assunto que gera polêmica e discussão nos fóruns de internet, mas que começou a ser debatido alguns anos atrás. O que é mais importante num game: gráficos ou diversão? Antes da geração de consoles com capacidade para gerar gráficos 3D, as pessoas não se importavam ao controlar um borrão de píxels na tela da TV. Não se ouvia falar sobre realismo, qualidade gráfica, nem nada disso. Todo mundo jogava e se divertia sem se preocupar com esse tipo de coisa.

Pergunte a um gamer das antigas e ele lhe dirá sem pestanejar que a era de ouro dos games foram os anos 90, a disputadíssima briga entre Super Nintendo e Mega Drive, a guerra dos 16-bits. As empresas de Mario e Sonic duelavam por cada pequeno espaço no mercado de games, utilizando-se de jogos cada vez mais divertidos protagonizados pelo encanador e pelo ouriço. A qualidade visual dos jogos havia melhorado através dos anos, mas estava longe de ser o foco principal. Era apenas uma evolução tecnológica natural. Claro que os gráficos sempre foram um quesito a ser avaliado e considerado, mas na prática as pessoas queriam saber se o jogo era realmente divertido. Isso era o que definia se ele realmente merecia ser jogado.



Até que os simpáticos píxels sumiram das telas para dar lugar aos gráficos tridimensionais, que ainda engatinhavam quando o Nintendo 64 e o Playstation foram lançados. A cada ano uma nova tecnologia surgia para aprimorar os gráficos, e as pessoas começaram a dar muita importância para a capacidade dos consoles. Os games iam ficando cada vez mais belos e realistas a cada lançamento, e o qualidade gráfica começou a evoluir exponencialmente, muito mais do que a criatividade dos produtores para criar games divertidos. Com um pouco de exagero da minha parte, os jogos passaram a ser mais do mesmo com visual melhorado.


Não contentes com a revolução que o 3D havia proporcionado, o próprio público começou a exigir games com gráficos cada vez mais belos, realistas e elaborados. Com isso surgiu o Gamecube, Xbox e Playstation 2, que tomou conta do mercado. A preocupação em melhorar a potência do console ficou muito maior do que a criatividade dos desenvolvedores para divertir os gamers. A supremacia do gráfico em relação à diversão ficou evidente nessa geração.

Com o lançamento do Xbox 360 e do Playstation 3, a disputa ficou ainda mais acirrada e as pessoas esqueceram da verdadeira essência do videogame: a diversão. Não estou dizendo que gráficos não são importantes. Muito pelo contrário. É um dos quesitos dos reviews do Boteco Gamer. É impressionante ver um game como GTA 4, Gran Turismo ou God of War 3. Mas nessa geração, uma empresa resolveu andar na contramão. O Wii é o console com menos capacidade gráfica da geração, sem dúvidas. Mas também foi o console mais vendido da geração até agora, disparado. Como pode? Num mundo onde os gamers valorizam a potência gráfica, o console menos potente vender mais? As pessoas estão voltando a colocar a diversão acima dos outros quesitos. Diversão, gameplay, feeling, ou como você chame o que sente enquanto joga.

Entenda: isso não é uma discussão sobre qual console é melhor, pois teria que envolver muitos outros fatores além das vendas. É uma discussão sobre o que é mais importante num game, entre belos gráficos ou bastante diversão. E a diversão proporcionada pelo controle por movimento do console branco da Big N contagiou as concorrentes, e agora o PS3 e o X360 também estão priorizando os games divertidos. E por ''divertido'', eu não me refiro a casuais. Os jogos hardcore também podem ser divertidos. E também não estou querendo dizer que é necessário controle por movimento. Super Smash Bros. Brawl não possui nenhum comando acionado por movimento, mas é extremamente divertido. Nem estou alegando que games realistas não são legais. Quem não se diverte jogando GTA 4? Mas o ideal é que a diversão seja prioridade num game, e a parte gráfica, assim como a parte sonora, sejam um ''algo a mais'' no jogo, que acrescentam ao gameplay, e não que estejam em primeiro plano. Mas não se esqueça de que tudo o que está escrito aqui é apenas minha humilde opinião.

 É claro que o visual e a apresentação de um jogo é de suma importância. Mas não podemos deixar que seja mais importante do que a função principal dos games. Com certeza, o primeiro jogo da história não estava afim de deixar ninguém boquiaberto com seu visual, mas sim com a sensação que teriam ao jogá-lo. A diversão é a essencia dos videogames, e eles são o motivo deste blog estar aqui, e de você ter lido esse texto. De hoje em diante, divirta-se jogando videogame, seja do PS3 ou do NES, com gráficos bons ou ruins.