Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Review #32 - LA Noire

Não, esse game não é novo. Ele foi lançado no ano passado. Mas eu estou jogando ele bastante ultimamente, e decidi fazer um review, mesmo não sendo um jogo atual. Melhor que nada, certo?
Ficha técnica
Produtora: Rockstar Games
Desenvolvedora: Team Bondi/Rockstar
Gênero: Sandbox/Ação
Data de Lançamento: 17 de maio de 2011
Plataformas: PS3, X360

Apresentação: 9,5
Gráficos: 10
Som: 10
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 10
Replay: 9,0
NOTA: 9,5


Já pensou se a Rockstar fizesse um GTA ao contrário, no qual você fosse um detetive e tivesse a árdua tarefa de investigar crimes como homicídios e procurar por pistas, interrogar testemunhas e suspeitos, até encontrar os assassinos e colocá-los atrás das grades? E se esse game tivesse como pano de fundo a cidade de Los Angeles, na década de 1940, logo após a II Guerra Mundial, e o protagonista fosse um veterano de guerra e um dos poucos oficiais honestos da cidade? Pois acredite, a Rockstar fez. E caprichou.


LA Noire é um game não tão famoso, nem tão "mainstream" como seus primos GTA e Red Dead Redemption, mas eu diria que é uma das melhores experiências que eu já tive com videogames, e só não ganhou o prêmio de jogo do ano porque em 2011 foram lançados muitos jogaços como Assassin's Creed Revelations, Zelda Skyward Sword, Skyrim, Batman Arkham City e Portal 2, que roubaram a cena.
Eu não escondo de ninguém que a Rockstar é uma das minhas empresas favoritas, e que é extremamente difícil achar um jogo ruim dela. Ultimamente ela anda se especializando em ambientar jogos em cenários bem inusitados e interessantes. RDR, no velho oeste, Max Payne em São Paulo e LA Noire em Los Angeles, década de 40. Com isso os roteiristas puderam explorar temas bem interessantes, como a ascensão de Hollywood.

À princípio, os gráficos parecem normais. Mas isso muda quando você vê o grau de realismo na fisionomia das pessoas. E não só nos personagens principais, mas em todos os personagens, principalmente naqueles que são interrogados. Alguns atores foram contratados e tiveram seus movimentos faciais capturados para que seja possível perceber quando estão mentindo pelas expressões que fazem. Devido à esses aspectos, o tamanho do jogo foi bem expandido, e a versão para Xbox 360 possui três discos!
Todos os diálogos são dublados, e as dublagens são praticamente perfeitas. LA Noire chega a parecer um filme, de tão realista nesses aspectos. A trilha sonora dá o tom da ação, ou do suspense, e se encaixa em cada momento. A jogabilidade é bem melhor que a de GTA, ficando melhor para mirar, atirar e dirigir também, mais semelhante com a de Red Dead Redemption. Infelizmente, a cidade não é tão viva e nem tem tantas coisas a se fazer como em GTA, mas existem vários crimes, carros secretos e prédios famosos espalhados por LA.

Outro ponto negativo do jogo é que ele pode se tornar repetitivo caso você não seja paciente, pois existem alguns casos bem parecidos, mas normalmente os casos são variados, e entre uma investigação e outra você pode estar dirigindo na rua e um chamado aparecer para solucionar um crime por perto, que quebra o ritmo do jogo e aumenta bastante a vida útil, dando uma dose a mais de ação ao game quando você estiver achando a investigação muito monótona.
LA Noire é uma grande mistura do mundo aberto de GTA, a investigação de Ace Attorney e CSI, a jogabilidade de Red Dead Redemption, e em alguns pontos até o suspense de livros do Dan Brown. Ou seja, não tinha como dar errado. O equilíbrio entre a procura das pistas e a ação dos tiroteios e das perseguições também é um fator que conta muito na qualidade do game. Enfim, um dos melhores jogos que você pode encontrar por aí.