Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Perfil #12 - Reggie Fils-Aime

A sessão mais esquecida do blog volta falando de uma das figuras mais importantes do cenário de games no ocidente!
Não se engane pelo cabelo ruim, pela cara engraçada e jeitão esquisito. Esse é o atual presidente e CEO da Nintendo of America, um dos ocidentais mais importantes do mundo dos games. Nascido em 1961, Reggie Fils-Aime é filho de imigrantes haitianos e foi nascido e criado nos subúrbios de Nova York. Aos 23 anos ele se formou em economia aplicada na Universidade de Cornell.

Reggie se tornou um mestre do marketing, e chegou a ser diretor sênior de marketing da Pizza Hut, depois chefiou o departamento de marketing do Guiness, e trabalhou em várias outras empresas de vários ramos, até em 2003 chegar à Nintendo como vice presidente executivo de vendas e marketing. Se tornou uma celebridade do mundo dos games na E3 de 2004 com sua célebre frase: "My name is Reggie. I'm about kickin' ass, I'm about takin' names, and we're about makin' games."

Desde então ele é o astro das conferências da Big N, com suas apresentações bem montadas e teatrais, e  além disso, pode ser considerado o grande responsável pelo estrondoso sucesso do Wii, não só no ocidente, mas no mundo inteiro. Com ele, começou a chamada Reggievolution, a revolução proposta pela empresa no mercado de games.

Mesmo não sabendo nada de programação, modelagem, design, nem tendo nenhuma relação com o desenvolvimento dos jogos em si, Reggie é um grande símbolo daquilo que eu sempre falo por aqui: jogos são feitos para divertir, mas existe toda uma indústria por trás disso, e a administração é tão importante quanto a qualidade dos jogos em si.