Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Deja Vú #51 - RollerCoaster Tycoon

Hoje iremos falar de um jogo que marcou a infância de muitas pessoas (incluindo a minha), e até hoje é considerado um dos melhores jogos de CD-ROM antigos: RollerCoaster Tycoon! Bora cuidar de parques de diversão?


Desenvolvido pelo produtor de games escocês Chris Sawyer e pela Micro Prose e publicado pela Hasbro Interactive, RollerCoaster Tycoon foi lançado em 1999 para Windows (mais tarde foi portado para o Xbox) com a premissa básica de administrar um parque de diversões.
O jogo é dividido em cenários com objetivos cada um, que variam desde iniciar um parque de um terreno zero até pegar um parque aos pedaços e reestruturá-lo, ou então construir um parque em um vale onde há um limite de altura nas construções... As possibilidades são imensas (ainda mais se você considerar que são 22 cenários). O jogo se inicia com apenas 5 dos 22 desbloqueados, e conforme os objetivos de cada um são alcançados, um novo cenário é desbloqueado.


Apesar do nome focado em montanhas russas, o jogo é muito mais do que isso. Existem brinquedos de diversos tipos disponíveis para construção - desde carrosséis, rodas-gigantes, torres, quiosques de alimentação e labirintos até quedas d'água, twists, barcos vikings, carros de bate-bate e corridas de karts. E, obviamente, as montanhas russas (minimontanhas russas, de aço, de madeira, com passageiros na vertical, suspensas, com quedas em 90° e muuuuuuuuuuuuuuuuitos outros tipos...), que podem ter o seu próprio projeto de pista! Sim, caro amigo botequeiro - apenas algumas pistas vêm pré-montadas com o jogo, atiçando o seu senso de criatividade para criar os maiores projetos mirabolantes (desde que estejam dentro dos limites suportáveis pelos visitantes e respeitando as leis da física, claro. Você não vai querer carrinhos colidindo com outros, voando, explodindo e matando visitantes de seu parque. Só se você for um assassino, como zilhões de usuários da internet que jogam são).


Não pense que o jogo constitui só de construir e abrir brinquedos. Assim como eu disse no início do texto, você cuida da administração do parque. Ou seja... $$$. O jogo meche com empréstimos e juros, salários mensais de funcionários, ingressos de entrada do parque e de brinquedos, lucros e prejuízos, além de campanhas de publicidade. Aliás, cada coisinha mínima tem um custo, desde a remoção de uma árvore ou caminho até a construção de um brinquedo novo. Por isso, é bom sempre ficar de olho em seu saldo para que ele não fique negativo e armar uma boa estratégia de lucro!


É necessária a constante atenção no parque: visitantes fazem sujeira, a grama cresce, plantas precisam ser regadas, lixeiras ficam cheias, há o vandalismo aqui e ali, brinquedos quebram e visitantes precisam ser animados. Aí que entram os funcionários: faxineiros, mecânicos, seguranças e animadores, que farão os devidos trabalhos mencionados, facilitando a sua vida de administrador de parque de diversões. Além disso, é bom sempre manter um olho nos pensamentos dos visitantes, que irão fazer críticas e comentários sobre o parque, auxiliando em sua trajetória.

Eu acho que os visitantes precisam vomitar...
O jogo foi muito bem recebido tanto pelo mercado quanto pelos críticos por sua originalidade, recebendo 8.6 do GameSpot e 8.5 da IGN, além de receber elogios da própria indústria de parques de diversões e fãs de montanhas russas, que disseram que o jogo consegue simulá-las e representá-las muito bem. Isso fez com que o jogo recebesse dois pacotes de expansão (Corkscrew Follies e Loopy Landscapes), que adicionavam novos cenários, pistas, brinquedos, temas e objetivos, além de suas continuações: RollerCoaster Tycoon 2 (2002), RollerCoaster Tycoon 3 (2004) e RollerCoaster Tycoon 3D (2012).


Agora, meu ponto de vista: aconselho fortemente! Sou fã da série, e o primeiro jogo é o meu favorito. O CD do jogo é meu xodó e já passou por diversos computadores diferentes, o que me obrigou a reiniciar o jogo diversas vezes. E eu nunca me canso! E olha, não sou o único quem acha o jogo bom, vários amigos meus já vieram falar comigo suplicando pelo CD do jogo emprestado!
Ficou afim de jogar? Então jogue, porque o jogo É BOM!


PS: Todas as screenshots são de parques que tenho montado nesse computador (apenas os dois primeiros cenários por enquanto, infelizmente, mas o computador é novo, fazer o que)
PS2: Se você curtiu ver explosões, veja os atropelamentos do RCT3 que são mais legais!