Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Deja Vú #44 - International SuperStar Soccer

A sessão nostálgica de hoje vai falar de um jogo que deve trazer lembranças a muitos dos leitores do blog!
Lançado em 1998 para Playstation e Nintendo 64, apesar das duas versões serem completamente diferentes, International Superstar Soccer foi um dos pilares de seu gênero. Sem essa série, que surgiu um ano antes, talvez não existiriam jogos desse estilo como nós os conhecemos. O game foi desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Osaka - e a versão de PS1 foi feita pela Konami Computer Entertainment Tokyo.

International Superstar Soccer não tinha licença da FIFA, mas possuía alguns jogadores e seleções licenciados, apesar de que a maioria dos jogadores tinham nomes fictícios. Entre os times, estavam alguns dos países que participaram da Copa da França, em 98 - aquela mesma em que o Brasil perdeu a final mais sombria de todos os tempos - como Alemanha, Itália, Argentina, EUA, Japão, México, Inglaterra, Espanha, Coreia do Sul, Colômbia e, claro, Brasil e França.
International Superstar Soccer é o pai de Winning Eleven e avô de Pro Evolution Soccer, todos produzidos pela Konami. Daí a importância do jogo para o gênero de games de futebol. ISS apresentava, já naquela época, vários modos de jogo como amistosos, ligas, copas, disputas de pênaltis e treinamentos.

Houve uma grande evolução gráfica do SNES pro N64/PS1, que possibilitou várias melhorias nos jogos de futebol, tornando eles mais realistas e melhorando a jogabilidade, pois os novos gráficos tridimensionais da época acabaram contribuindo muito nesse quesito, não só nos games de futebol, mas em todos os gêneros.
Se jogos como FIFA e PES fazem sucesso hoje, isso se deve aos primórdios do futebol nos consoles, e o game que começou a popularizar o gênero foi International Superstar Soccer. O Deja Vú foi sobre o ISS98, mas também se refere a toda  a série, que durou até 2003. O jogo teve uma excelente recepção, e ganhou notas como 8 da EGM e 87% do Gamerankings.

O que mais podemos falar de uma série que foi responsável pelo nascimento do mito Allejo, não?