Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Review #21 - PES 2012

Quando duas paixões se unem, como games e futebol, o resultado sempre será excelente, certo? Bem... errado, infelizmente. Confira o review de PES 2012 (versão de Xbox 360, caso queiram saber):
Ficha técnica:
Produtora: Konami
Desenvolvedora: Konami
Gênero: Esporte
Data de lançamento: 27 de setembro
Plataformas: X360, PS3, 3DS, PSP, Wii, PS2

Apresentação: 8,0
Gráficos: 9,0
Som: 10,0
Jogabilidade: 3,0
Diversão: 8,0
Vida útil: 9,0
NOTA: 7,0


Assim como eu disse no review do FIFA 12, a rivalidade entre os dois concorrentes é tão grande que fica difícil analisar um sem comparar com o outro, ou tomar o outro como parâmetro para algum quesito. Depois desse review, vai ter mais um sobre o FIFA 12 (o primeiro foi da versão Wii), e então teremos um comparativo.

PES 2012 é, acima de tudo, um jogo que tem muita responsabilidade. A Konami perdeu tanto espaço para a EA que sua franquia de futebol acabou sendo passada para trás, e agora tem a missão de voltar ao topo. Mas logo na apresentação, o game não se sai bem. Menus confusos, mas em português. Aliás, o jogo todo está traduzido para o nosso idioma! Às vezes, mal traduzido, mas ainda assim, está em português.
Os gráficos são bons, e possuem um efeito de blur que deixa a imagem borrada e disfarça as imperfeições, além de dar sensação de movimento. Os jogadores famosos se parecem muito com os reais. Os atletas de times brasileiros não são tão parecidos, como de costume, infelizmente. O som é muito bom, com músicas que não são cansativas mas que mantém o ritmo da jogatina entre uma partida e outra. E a narração em português do grande Silvio Luiz é excelente!

Até agora, tudo bem. O grande pecado do game nos últimos anos vem sendo a jogabilidade. E essa falha se repete. Esse problema fica mais evidente quando se compara à FIFA. As evoluções no jeito de jogar e controlar o time do jogo rival não foram acompanhadas pelo PES nas últimas versões, e a diferença continua clara. A física aplicada ao game também não é muito realista, tornando a jogatina um tanto quanto frustrante.
Apesar da jogabilidade ser tão defasada, o game é muito divertido. Viciante como todo jogo de futebol, PES 2012 tem modos de jogo interessantes, como a boa e velha Master League, que também pode ser jogada online! O Rumo ao estrelato também está lá! E o game também tem a Champions League e Libertadores completamente licenciadas, ou seja: além de times europeus, também estão presentes Corinthians, Santos, Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Fluminense.

Todos esses modos de jogo aumentam bastante a diversão e a vida útil do gamer, fazendo com que o jogador fique vidrado por muito mais tempo. Mas ainda assim não podemos deixar de lembrar que a jogabilidade é realmente muito ruim, o que pode ser um fator decisivo na hora de decidir entre PES e FIFA.

BOMBA! GTA V anunciado!

A Rockstar Games confirmou o que muitos já esperavam. O novo game da franquia GTA está em produção, e o trailer do jogo será divulgado no dia 2 de novembro de 2011! Apesar de que todos já esperavam que GTA V fosse anunciado mais cedo ou mais tarde, a Rockstar pegou a todos de surpresa com um breve anúncio em seu twitter e a promessa do trailer.

Nenhuma outra informação foi divulgada, mas é claro que o Boteco Gamer vai informar sempre que surgir alguma notícia, então fiquem atentos! Só nos resta esperar pelo trailer do dia 2...