Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Deja Vú #33 - Super Mario Kart

A sessão nostálgica do blog vai falar hoje sobre um dos jogos com maior vida útil e diversão de todos os tempos. Um game de corrida que acaba com muitas amizades após certos cascos vermelhos estrategicamente lançados na última curva.
Lançado em 1992 para o Super Nintendo, o jogo tinha apenas oito personagens selecionáveis: Mario, Luigi, Bowser, Donkey Kong, Peach, Yoshi, Toad e Koopa Troopa. Desde o começo, o modo multiplayer já era o grande responsável pelo replay quase infinito. Diferente dos jogos de corrida comuns, Mario Kart não busca o realismo, muito pelo contrário, tenta oferecer uma experiência focada apenas na diversão sem compromisso.

Já no primeiro jogo da série existiam vários dos itens que aparecem nos lançamentos mais recentes, como cogumelos de turbo, cascos verdes e vermelhos, estrela de invencibilidade, fantasma de invisibilidade, raio e casca de banana. Cada um com uma função e efeito diferentes, que possibilitavam uma grande variedade de estratégias.
Algo que faz com que Mario Kart seja ao mesmo tempo extremamente divertido e absurdamente imprevisível é o fator sorte, presente o tempo todo nas corridas. Os itens também são feitos para proporcionar uma maior imprevisibilidade nos resultados, pois nem sempre - ou quase nunca - o vencedor é o melhor. Esse sistema talvez não seja o mais justo, mas é incrivelmente divertido de se jogar, e dá chance a todos os oponentes, além de criar um clima de disputa jamais visto em outros jogos, o que o fez se tornar um sucesso tão grande.

As pistas fazem referência a elementos dos games do Mario, e são divididas em quatro torneios, com cinco fases em cada um. Existem quatro modos de jogo, sendo um com oito corredores, um para apenas dois, um time trial para bater recordes e um modo batalha, no qual cada jogador tem três balões, e tem como objetivo arremessar itens no adversário. A cada acerto, o oponente perde um balão, e quem ficar sem balões é eliminado.
Mario Kart é uma das séries de maior sucesso nos games, e tudo começou com esse singelo jogo de SNES, que apesar da aparente simplicidade, apresenta uma fórmula consagrada de diversão. Afinal, todos sabem que não há nada como passar uma tarde jogando Mario Kart com os amigos!