Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de junho de 2013

E3 2013 - Nintendo

A começar pela enorme estranheza causada pela decisão da Nintendo em não ter uma conferencia na E3 e sim fazer um Nintendo Direct no período dela, a apresentação foi previsível e ao mesmo tempo apresentou coisas novas. Ahn? Bom, deixa eu explicar. Como todos nós sabemos, pelo menos um Mario, um Zelda e um Pokémon foram abordados. Praxe. Mas apesar disso alguns anúncios imprevisíveis foram feitos. Vamos a eles!


Começando pelos principais lançamentos, um Mario nos moldes do lançado para 3DS foi anunciado para o Wii U. Até ai nada de grandes novidades. O impacto fica por conta de a Big N FINALMENTE ter implementado um multiplayer em um Mario 3D. Dito isso me parece uma ótima ideia lançar um Mario nesse estilo pois o inspirador foi um jogo muito bom. No novo Mario, poderemos controlar o bigodudo, Luigi, Peach ou o Toad e teremos uma nova roupa, a de gatinho. Falando nisso, a princesa dos cogumelos ser jogável me deixa com a interrogação na cabeça pra saber a história.


Na mesma pegada de Mario, minha série favorita da franquia do encanador, tirando a principal, Mario Kart 8 foi anunciado. Aparentemente, algumas mecânicas bem interessantes foram introduzidas como por exemplo, usar magnetismo para correr sobre paredes e até de ponta cabeça. Isso, junto com a possibilidade de voar introduzida no Mario Kart 7, abre muitas possibilidades de rotas alternativas aumentando a variabilidade do gameplay.


O principal lançamento do Nintendo Direct, porém, provavelmente foi um novo Super Smash Bros. pra Wii U e 3DS com a adição de um personagem marcante: Megaman!


Tivemos também um pouco mais de gameplay do Pokémon X e Y que me deixa cada vez mais ansioso. O salto gráfico foi grande o suficiente para interferir positivamente no gameplay. Além disso, tivemos a adição de um novo e estranho tipo: Fairy! Além disso tudo, ele finalmente ganhou uma data de lançamento: 12 de outubro desse ano.


Para deleite do chefe, foi anunciado um novo Mario Party e um novo jogo de fitness, Wii Fit U que tem, no minimo, um nome genial. Terminamos de falar de tudo que era esperado com um remake do Zelda Wind Waker, o que é ótimo pelo fato de o Gamecube ter sido um console FAIL (MAMILOS!) e a continuação do Zelda: A Link To The Past.



Entrando nas novidades, algumas coisas legais foram anunciadas. Entre elas, Bayonetta 2 e Monolith Soft que parecem atenuar a ausência de jogos hardcore no Wii U.



Para fechar, outras três coisas que foram anunciadas foram Pikmin 3, uma outra releitura de DK Country, o Tropical Freeze e por fim um jogo bizarramente interessante chamado The Wonderfull 101.

Parece que a conferencia da Nintendo solidificou suas bases com seus first-parties e deu liga à construção com as third-parties. Resta saber se isso será suficiente pra combater a Sony que vem forte por aí.

Fui!

E3 2012 - Sony

Eu disse ontem que a Ubisoft era candidata ao "título da E3" se é que isso existe. Mas caso exista, creio que falei cedo demais.

A Sony fez uma conferência tão épica quanto aquela da Nintendo em 2006. Talvez a gente não perceba isso tão cedo. Talvez a gente não consiga notar a importância dessa conferência nos próximos anos. Talvez até a gente nunca consiga ter noção do quão fundamental essa apresentação foi para o futuro dos consoles. Talvez eu esteja exagerando. Mas chega de talvez, agora é certeza: O PS4 não vai precisar ficar online o tempo todo, não vai exigir que você o conecte na internet para que ele funcione, não vai cobrar nem impedir o uso de jogos usados e vai custar US$399. Ou seja, 100 doletas a menos que o Xone. A indústria de games está à salvo. É claro que nada disso é inovação e que não é nada menos que a obrigação da empresa ter o mínimo de respeito com os consumidores. Mas mesmo assim... Obrigado, Sony.


Obviamente a vedete da conferência foi o PS4 e suas não-inovações salvadoras. Mas vários jogos também foram apresentados. Entre eles, podemos destacar Final Fantasy Versus XIII, Kingdom Hearts 3, Assassin's Creed IV: Black Flag (com umas travadas), Watch Dogs, Elder Scrolls Online, Mad Max, Killzone: Shadow Fall, Infamous: Second Son, Gran Turismo 6, Driveclub, GTA V, Batman: Arkham Origins e Beyond: Two Souls.

Se nos consoles, a Sony está indo muito bem por enquanto, nos portáteis não se pode dizer a mesma coisa. O Vita ganhou pouco destaque, teve apenas uma verdadeira novidade - Destiny - e vários ports de PS3. Uma boa notícia é a vinda de The Walking Dead pro pequeno nem tão notável da Sony. Vários jogos indies foram anunciados e a empresa demonstrou interesse em apoiar o mercado independente de games, seguindo a tendência da indústria.

Enfim, uma conferência muito importante, não só pelos títulos de peso que foram anunciados, mostrando uma line-up sólida para o PS4, mas também por causa da decisão da Sony de não mudar a política adotada nos últimos anos e continuar respeitando a liberdade do consumidor.