Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de julho de 2012

Review #31 - The Amazing Spiderman

Faz tempo que não tem review aqui no blog, então aqui está a análise de um game bem recente!
Ficha técnica
Produtora: Activision
Desenvolvedora: Beenox
Gênero: Sandbox/Action/Hack 'n Slash
Data de lançamento: 29 de junho
Plataformas: PS3, X360, Wii, DS, 3DS

Apresentação: 8,5
Gráficos: 9,5
Som: 10
Jogabilidade: 7,0
Diversão: 9,5
Replay: 8,0
NOTA: 8,5


Jogos baseados em filme têm fama de serem ruins. Por vários motivos. Costumam ser feitos às pressas para que o lançamento seja simultâneo ao da película, normalmente são feitos por desenvolvedoras desconhecidas, e com orçamento baixo para cortar gastos e lucrar mais com o projeto do filme. Esse tipo de jogo não costuma passar de um mero coadjuvante do filme, na verdade. Claro que existem exceções, e The Amazing Spiderman é uma delas.


O amigão da vizinhança está de volta aos consoles num game baseado no longa-metragem de mesmo nome que chegará às telonas esse ano. The Amazing Spiderman te coloca em meio a uma trama que é um pouco confusa para quem não conhece alguns personagens novos, que nem são formalmente apresentados. Mas o clima do jogo tem tudo a ver com as aventuras do homem aranha, e desde a primeira missão você já se sente na pele de Peter Parker.
Os gráficos são bonitos, e nem a versão para Wii decepciona. O visual de Manhattan está incrível no jogo, e essa paisagem pode ser apreciada do topo de vários prédios altos. Outro fator que ajuda na imersão do game é a parte sonora, que está impecável. Diálogos dublados, sempre em tempo real, e muitos sons do cenário e das teias dão um toque a mais. A trilha sonora dá o tom de ação enquanto a pancadaria rola solta.


Mas aí que o jogo peca. O esquema de controles é confuso, jogabilidade não é fluida, e muitas vezes não conseguimos controlar direito o amigão da vizinhança, principalmente quando ele está no ar. Mas uma adição muito bem-vinda é um botão que faz o tempo quase parar, enquanto você decide onde lançar a teia. Isso faz com que você consiga raciocinar muito melhor em meio à ação, e tome suas decisões, corrigindo um pouco os erros da jogabilidade.
Peter Parker dando uma linda meia bicicleta
Os combates mostram que o jogo bebeu bastante da fonte de Batman Arkham City. Rodeado de capangas inimigos, o cabeça de teia consegue se virar muito bem, realizar vários combos, e tudo apenas esmagando o botão de ataque. Também há avisos na tela para esquivar e desferir golpes especiais. As cenas de ação são bastante cinematográficas e fazem você se sentir um super herói de verdade - até você lembrar que fez tudo aquilo apenas massacrando um botão incessantemente.


As missões, ao longo do tempo, acabam ficando repetitivas, e o que você mais quer é chegar logo no final da história, já que não aguenta mais lutar contra zilhões de capangas, robôs e aberrações genéticas. Na versão para Wii, os estágios são selecionados num mapa, enquanto nos outros consoles, o mundo é aberto para exploração, o que ajuda a relaxar entre uma fase e outra. Sem falar que não existe coisa mais divertida que sair por Manhattan lançando teias.
O jogo tem muito conteúdo extra, o que aumenta bastante a vida útil para quem tiver a paciência de sair coletando e destravando tudo. No final das contas, The Amazing Spiderman é um jogo com várias falhas, mas muito divertido, e até recomendável pra quem é fã do homem aranha - como eu.