Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Boteco Filmes #1 - Poderoso em dose tripla

Olá, meu nome é Lucas, e com muito orgulho passo a escrever aqui no Boteco Gamer sobre filmes, livros e outras coisas que adoro. Vou sempre tentar esconder o máximo número de spoilers possíveis, afinal, meu objetivo é colocar em vocês a vontade de ver ou ler as coisas que irei recomendar.
E nada como começar com um dos maiores clássicos da história do cinema, não é?
O Poderoso Chefão: Parte I (The GodFather), primeira obra de uma trilogia adaptada do livro de mesmo nome de Mario Puzzo publicado em 1969, é uma das mais bem profundas e célebres obras do cinema realista e dramático americano.  O filme mostra como nenhum outro conseguiu trazer à tela uma perfeita  contextualização das famílias mafiosas de Nova York da década de 40 a 50. Baseados na história dos Corleone, o  filme mostra o início, a evolução e futuro incerto  de uma família de pessoas que vivem do crime da máfia italiana. Além de ser um incrível registro histórico, expõe a fundo as emoções de cada personagem, o embate interior sobre o certo e o errado, além de uma tênue mas forte presença emotiva durante toda sua exibição. Reunida em uma trilogia, Puzzo dá vida e forma a sua obra nas telas, escrevendo o roteiro da trilogia para o célebre diretor Francis Ford Coppola.
O primeiro filme da trilogia é estrelado por Marlon Brando, no papel de Don Vito Corleone, chefe de uma família mafiosa italiana residente nos EUA. O filme mostra as diversas facetas do crime em que a família atua, sem jamais perder a sagrada honra e respeito entre seus membros. O filme deixa em foco quem irá substituir Don Vito na chefia da família, honra disputada pelos seus filhos, menos por Michael (Al Pacino), que segue carreira militar e não se envolve de modo algum com os negócios sujos de e seu pai, até que se vê obrigado a cometer atos que nunca imaginou ser capaz, tudo pela proteção de Don Vito, atentado violentamente por famílias mafiosas rivais. Um filme cheio de ação, reflexão e diálogos incríveis, que mostram a fundo a gigante influência da máfia na sociedade, no governo e na Igreja.
As duas sequências do filme (O poderoso Chefão – Parte II – 1974 /Parte III – 1990) dão continuidade a história  e mostram o passar do tempo em uma família de tradições muito antigas, acompanhando Michael Corleone como protagonista de uma mudança lenta mas gradual nos negócios familiares. Além de esclarecerem diversos pontos do enredo, mistura de forma genial o presente com o passado remoto dos Corleone.
Na parte técnica, embora possua uma duração extensa e tenha cenas bem profundas, o filme conta com excelentes atuações, cenários, jogos de câmeras e uma alternância incrível de cenas, além de uma trilha sonora fantástica, que merece toda a atenção. De tão marcante, a música tema do filme é uma das mais famosas da história do cinema. Os instrumentos, o ritmo e a intensidade acompanham a história de mãos dadas. Na parte visual, é pesado, frio e ao mesmo tempo empolgante. É pra se ver uma vez. E mais uma. E outra. E quantas derem!


Ficha Técnica

The GodFather (O Poderoso Chefão) port. BRA
  • Lançamento - 1972 (177 min) 
  • Dirigido por -  Francis Ford Coppola
  • Estrelando-  Marlon Brando, Al Pacino e James Caan
  • Gênero – Drama
Nacionalidade: EUA




Pra dar mais vontade ainda, segue o trailer do filme (que infelizmente, nessa qualidade e preservando as tomadas do trailer original) só achei no áudio original, em inglês. Só o trailer já vale por muitos filmes por ai!
Vou parar por aqui, mais detalhes vocês verão nessa obra prima já agraciada com tantos prêmios  e reconhecimentos de nível internacional. Prepare a pipoca e não perca essa excitante mistura de drama, ação e emoção.
Palavras de um fã!