Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A eterna briga pelo meio de campo


Ah, o futebol! O esporte mais popular do planeta que mobiliza multidões fanáticas e proporciona momentos indescritivelmente catárticos aos bilhões de fãs espalhados pelo mundo. Nos games, também está sempre presente na biblioteca de jogos dos consoles, figurando nas reuniões de amigos e sendo um item indispensável para muitos.  Hoje em dia esse nicho de mercado está bem definido e dividido entre Pro Evolution Soccer, da Konami, e FIFA Soccer, da Eletronic Arts.
Ribery é feio tanto no FIFA quanto no PES
Eu não tenho a intenção de apontar qual o melhor ou a pretensão de dizer quem vai ganhar essa disputa – se é que algum dia essa briga verá um ponto final. Afinal, tudo começou muito tempo atrás e não existe perspectiva de que um dos dois domine completamente o mercado. Em 1993, a EA lançou FIFA International Soccer, e no ano seguinte a Konami lançou International Superstar Soccer. Ambas começaram a lançar anualmente seus jogos de futebol a partir de 1995, mas a gigante japonesa dos games tinha mais tradição nesse gênero pois desde a época do Nintendinho, ela já tinha seu Konami Hyper Soccer.

Nos 16-bits a concorrência começou mas a Konami ainda era a líder do mercado e tinha mais experiência com jogos de futebol. Ambas as séries passaram para a era tridimensional e International Superstar Soccer virou Winning Eleven. Essa foi, talvez, a era de ouro da franquia futebolística japonesa, na qual ela foi muito mais popular que a concorrente e dominou o mercado, especialmente no Brasil. Você deve se lembrar de uma época na qual todo mundo tinha um game da série e ninguém sabia pronunciar o nome.

Recentemente a parte ocidental da franquia passou a ser chamada de Pro Evolution Soccer, enquanto no Japão a série continuou com o mesmo nome. Então a Konami se acomodou com a liderança do mercado, começou a perder espaço ano a ano e cada nova versão do FIFA trazia mudanças e melhorias que acabariam por fazer com que os jogos da EA se tornassem mais realistas e conquistassem uma parcela considerável dos consumidores. Muitos jogadores, que preferiam o Winning Eleven anos atrás, hoje são fãs assíduos de FIFA e não querem saber de jogar PES.

Apesar de concorrentes, ambos os games são completamente distintos. FIFA é um simulador de futebol que preza pelo realismo, enquanto PES é um arcade que tenta levar diversão sem se preocupar em simular o esporte perfeitamente. Há quem prefira um e quem goste mais de outro, mas, independentemente do game da sua preferência, uma coisa é certa: ambos vão proporcionar momentos de competição e diversão com seus amigos ou com desconhecidos através da internet e dos inúmeros campeonatos que existem mundo afora.

Texto publicado originalmente por mim no Player Two.