Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Deja Vú #38 - Banjo-Kazooie

Hoje a sessão nostálgica do blog vai relembrar um dos jogos mais simpáticos que já se viu:
Lançado em 30 de junho de 1998 e desenvolvido pela Rare para o Nintendo 64, Banjo-Kazooie é um game de plataforma, mas que inicialmente estava planejado para ser um action/adventure, e para o Super Nintendo. Porém o desenvolvimento do jogo durou quase três anos e ele foi lançado para o console sucessor.

Banjo-Kazooie é o primeiro jogo da série, e conta a história dos dois protagonistas que dão nome ao game e devem impedir os planos da bruxa Gruntilda, que pretende trocar a "beleza" dela com a da irmã de Banjo. O enredo é inspirado tanto em filmes da Disney - com essa história de "espelho, espelho meu, existe alguém mais bela que eu?" - quanto em vários dos jogos já existentes, como Mario, afinal Banjo tem sua irmão raptada.

Aliás, o encanador bigodudo não influenciou apenas no roteiro do jogo, mas também na jogabilidade. Banjo-Kazooie é um platformer tridimensional, no maior estilo Super Mario 64. Essa era uma grande novidade para a época, o que ajudou o game a ser um grande sucesso tanto de vendas quanto de crítica, que pode ser facilmente verificada pelo 9.6 que recebeu da IGN, 9.5 do Gamespot e 5/5 do GamePro, além de ter recebido os prêmios de melhor trilha sonora e melhor design de texturas do ano e figurar no top 25 dos games de N64.

Os gráficos do jogo eram realmente muito bons para a época, e apresentam cenários muito diversos e belos a todo momento. As fases não são lineares, e seguem o esquema dos jogos de plataforma 3D, gênero que inova até hoje, imaginem há 14 anos. Em 2008, após a parceria entre Microsoft e Rare, Banjo-Kazooie foi lançado no Xbox 360 também, mostrando ser um jogo atual mesmo depois de tanto tempo.
Para quem gosta de diversão sem compromisso, Banjo-Kazooie é um prato cheio, e um dos melhores platformers tridimensionais da história. Merece ser, e é jogado até hoje!