Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Deja Vú #43 - Pitfall

Hoje a sessão nostálgica do blog relembra um clássico do Atari!

Lançado em setembro de 1982 para Atari 2600, Pitfall! segue a tendência da época de jogos no estilo plataforma. Ou seja, o game está completando 30 anos de existência e ainda se mantém atual e divertido.
O jogo conta a história de Pitfall Harry, que deve avançar por meio de uma floresta e passar por vários obstáculos e inimigos como buracos, areia movediça, fogo, troncos, cobras, escorpiões, morcegos, entre outros.

Há quem diga que George Lucas se inspirou em Pitfall! para fazer seu sucesso Indiana Jones. O game também lembra muito Tarzan além de ter influenciado vários jogos de plataforma que vieram depois dele. Desenvolvido por David Crane, que começou com um simples esboço de um homenzinho correndo e acabou ficando cerca de 1000 horas programando até que o jogo nasceu.

Pitfall foi inovador por desenvolver gráficos mais realistas de um homem correndo, o que possibilitou a evolução dos platformers. Apesar de hoje não passar de um borrão de pixels, em sua época o game tinha um visual muito bom, e ajudou a dar seguimento a um gênero que foi seguido por nada menos que Mario, Alex Kidd, Sonic e outros jogos memoráveis. Jogos de plataforma atuais também sofrem influências de Pitfall, e até jogos para celular como Temple Run são muito parecidos.

Pitfall foi um grande sucesso em sua época, com bons números de vendas e influencia até jogos atuais. Em 1983 uma série de televisão foi feita baseada na história de Pitfall Harry, apesar dela não ter vingado. Várias sequências e remakes foram feitas para consoles desde Commodore 64 até celulares. E o game continua sendo jogado até hoje, mesmo 30 anos depois de seu lançamento.