Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Deja Vú #50 - Mystical Ninja: Starring Goemon

Chegamos a quinquagésima sessão nostálgica do blog, com um jogo de um dos melhores consoles de todos os tempos, o N64, Mystical Ninja: Starring Goemon! Ele usa como pano de fundo a história de Goemon Ishikawa, um equivalente do Robin Hood ocidental (que no jogo não tem nada de tirar dos ricos para dar aos pobres) e o lugar onde o jogo se passa é o Japão Feudal.




Foi produzido pela Konami Computer e Entertainment Osaka e distribuído pela própria Konami, alcançado a marca inesperada de 3 milhões de cópias vendidas (Super Mario 64 conseguiu 10 milhões), o jogo começa com uma cutscene... digamos, peculiar onde Goemon, o menino? de cabelos azuis na capa e Ebimasuru, um homem estranho que parece uma mulher, estão em uma situação incomoda. Logo depois de serem chutados do lugar onde estavam, vem uma nave estranha rumando em direção ao castelo do Shogun. Eles então correm para pegar a Chain Pipe (o mesmo objeto da capa, só que sem ser dourado) dentro do Monte Fuji (!) e então irem ao castelo para salvar o Lorde e sua filha e ganhar acesso as estradas do Japão. Existe outro ótimo ponto a se destacar que é o tipico humor japonês presente no jogo. Piadas com o comum exagero e surrealismo estão por todas as partes e ajudam a dar o toque leve que rege o jogo.


Na questão estética, MN:SG ganha muitos pontos pois, usando um engine gráfica parecida com a SM64, consegue, mesmo com apenas 64 bits, planícies longas e bonitas com vários pontos de mudança, além de mares e pores de sóis esplendorosos. As músicas são detalhadas, deixam as longas cruzadas de um lugar para outro animadas e você vai assobia-las por dias.


O sistema de combate é em tempo real onde o jogo pode ser considerado um Ação/Aventura. Existem vários itens e personagens diferente sendo que, alguns deles só podem ser usados por um dos protagonistas. No total são 4 que interpretam a história. Além dos dois citados acima, ainda existe a menina de cabelos verdes na foto acima que usa uma katana, chamada de Yae. Por ultimo existe Sasuke, um nome bem comum no Japão, que é um Ninja-mecânico (que precisa de pilhas) e atira kunais. Alguns exemplos de armas são as moedas que Goemon usa para atacar. Sim, moedas! Além disso, existem vários tipos de Pipes, katanas, martelos e kunais.



Existem também algumas partes onde o protagonista controla um robô gigante para destruir outro. Muitos controles e combo são usados com ainda ataques de espada e de longe com lasers e isso não é parado não. Tudo passando pelos planaltos do Japão Feudal. No geral, o jogo, como se pode ver pelas vendas, teve ótima recepção do público e boas notas da crítica com um 7,6 da IGN, um 7,4 de média geral e um 8,6 de média do público. É um jogo muito recomendado pela alta dose de nostalgia que ele pode trazer mas principalmente por ser um jogo que não é mais feito do mesmo jeito.