Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de março de 2013

A Microsoft vai decidir o futuro da geração?

A próxima geração de consoles está batendo na nossa porta, e já temos conhecimento de dois concorrentes: Wii U e Playstation 4. Com certeza ambos os aparelhos são bem diferentes, e possuem hardwares bem distintos, principalmente em relação ao joystick. Isso pode fazer com que a quantidade de jogos multiplataforma seja bem reduzida, pois quem desenvolve para um, tem que fazer um jogo diferente para o outro. Enquanto o console da Nintendo tem uma segunda tela e suporte ao Wiimote, o da Sony é mais tradicional, e tem um touchpad.
Ou seja, estamos vendo a novela da geração passada se repetir: os games que saíam para Wii dificilmente saíam também para PS3/X360, e vice-versa. Mas desta vez, o próximo Xbox ainda não foi revelado. Os rumores são de que a Microsoft vai mostrar seu novo console em abril, ou seja, muito em breve saberemos como ele será. E isso vai ser muito importante pra termos uma ideia de como vai ser a geração.

Se o Xbox 720 for mais parecido com o Wii U, ele pode acabar sufocando o PS4, pois será mais lucrativo para as produtoras lançar games para Wii U/X720 do que para o console da Sony, e não será tão vantajoso fazer outra versão só para PS4. Por outro lado, se o videogame apresentado pela Microsoft for semelhante ao da Sony, o sufocado será o Wii U. A Nintendo tem mais capacidade de se manter sem o apoio das thirds, como aconteceu na geração passada, mas ainda assim o Wii U pode não se sair tão bem quanto seu antecessor, afinal ele não tem um fator inovação tão agudo quanto o Wii tinha na época que foi lançado.

Considerando-se apenas o hardware, o PS4 é mais potente que o Wii U, mas como nós sabemos, na indústria de games isso não significa vitória certa. Ainda não temos certeza do real potencial de nenhum dos dois, e nesse quesito o Xbox 720 também pode surpreender. Ou seja, por mais que nós já saibamos muito do que teremos na próxima geração, muito vai depender do que a Microsoft nos apresentar. Se eles conseguirem usar isso a seu favor, poderão decidir a geração antes mesmo dela começar efetivamente.