Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Games violentos não são necessariamente adultos

Lá vai mais um post reflexivo. Semana passada falei sobre julgar um game pela capa, ser levado pelas aparências ou até pelo nome, algo bastante comum infelizmente. Mas existem mais fatores que nos levam a achar que sabemos tudo sobre um determinado jogo: o nível de violência.
Algumas pessoas relacionam violência ao fato do game ser adulto ou divertido. Mas nem sempre estão certas. Se alguns jogos ''adultos'' fossem violentos, perderiam a graça. Nem todo jogo precisa de pancadaria, sangue e tiros para divertir, ter uma dificuldade maior ou ser ''adulto''.
Professor Layton é uma série com visual tido como infantil, mas não é o tipo de game que crianças gostem. Puzzles inteligentes, que requerem bastante lógica não são a definição de diversão para elas. Mas muitos ''adultos'' não gostam por que o personagem não carrega um rifle.

Eu digo ''adultos'', com aspas, pois para mim esse tipo de pessoa é mais infantil do que os jogos que diz ser para criancinhas.

É claro que games violentos também são divertidos. Eu adoro causar o caos no GTA, mas eu faço isso desde quando era bem pequeno. Criançar adoram jogar GTA. Elas amam todo tipo de game onde se possa atirar como um louco ou arrancar cabeças como um jardineiro cortando grama. Do mesmo jeito que amam Super Mario Galaxy, um game com visual infantil, mas com nível de dificuldade bem ''adulto''. É fácil falar que SMG é infantil, difícil é coletar todas as estrelas!

Super Mario Galaxy não seria mais divertido se tivesse esse visual
O Wii tem estereótipo de infantil, mas Manhunt, No More Heroes, Madworld, Red Steel, Resident Evil, Metroid, Sin & Punishment, Monster Hunter, The Conduit e vários outros estão aí para provar o contrário.
A definição de infantil ou adulto não deveria existir no mundo dos games. Somos todos gamers, sem distinção de idade, e devemos gostar de jogos, independentemente do visual, nível de dificuldade, violência ou qualquer tipo de classificação.
Não se deixem levar por esse tipo de coisa! Games violentos ou games sem nenhum tipo de pancadaria podem ser igualmente bons, e tão ''adultos'' como qualquer outro.

2 comentários:

  1. Bem, eu penso que deve haver classificação por idades ou por conteudo, pois muitas vezes é a unica forma dos adultos saberem o que é apropriado para as crianças.

    Agora também sou da opinião, que uma das vantagens de ser adulto, é poder jogar independentemente da classificação e escolher o estilo que mais lhe agrada.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo que deve haver a classificação, mas só pra orientar mesmo... tem muita criança por aí com mentalidade de adulto, os pais devem saber o que os filhos podem jogar.
    E de qualquer forma, não conheço uma criança que não goste de games violentos... por isso digo que um game violento não quer dizer que seja só para adultos, nem um game ''colorido'' seja só para crianças. Cada um deve jogar o que goste.

    ResponderExcluir