Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mídia digital: o fim da pirataria?

Desde que o homem é homem existem pessoas que se apossam de propriedade alheia. Ato também conhecido como roubo. Essa prática foi tornando-se cada vez mais complexa, e nos dias atuais existem várias maneiras de cometê-la. A pirataria não deixa de ser uma dessas maneiras, mas no caso é a propriedade intelectual que foi roubada. Aqui no Boteco Gamer, já falamos várias vezes sobre a pirataria, sob diversos pontos de vista, mas não há como negar que é um crime. Justificável, mas não deixa de ser crime.
Muitas formas de combate à pirataria foram criadas nos últimos anos, mas a maioria falhou. As pessoas sempre conseguem dar um jeito de burlar o sistema para utilizar produtos falsificados, principalmente quando o assunto é videogame. Porém o futuro não parece dos melhores para os piratas do século XXI. Não estou falando de métodos falhos como o SOPA e PIPA, mas de algo que obteve resultado, como o Playstation 3.

Claro que ainda existem meios para burlar a segurança do PS3, mas a pirataria, apesar de possível, tornou-se inviável no console. O que se deve ao Blu-Ray, mídia bastante cara, necessária para rodar os games. Muito provavelmente os videogames da próxima geração terão o mesmo tipo de mídia, fazendo com que a pirataria se enfraqueça bruscamente. Mas o golpe final ainda está por vir.

Talvez eu esteja errado, mas num futuro não tão distante, todos os jogos serão vendidos em mídia digital, impossibilitando completamente a falsificação e matando de vez a pirataria nos games. Porém, isso pode ser uma faca de dois gumes, afinal também não teremos mais como comprar jogos usados e, muito menos, sentir o cheirinho de manual. As lojas físicas também sairão muito prejudicadas caso isso aconteça. Ou seja, matar a pirataria implica em matar grande parte do mercado de games. Talvez ainda não estejamos prontos para isso...

4 comentários:

  1. Naum se pode esquecer q no começo do ps2 o dvd tambem era caro. isso eh uma questao de popularizaçao da midia o vai acontecer. agora com relaçao as midias virtuais voce tem razao. esse oderia ser o fim da pirataria.

    ResponderExcluir
  2. Até o Blu-Ray se popularizar, talvez já tenhamos tudo em mídia digital. O problema são as lojas físicas que iriam todas à falência e o mercado de games usados que acabaria junto com a pirataria.

    ResponderExcluir
  3. A PIRATARIA ESTA SENDO COMBATIDA REALMENTE . PERCEBE SE A NITIDA DIFERENÇA DA DIFICULDADE DE SE ADQUIRIR UM SOFTWARE ILEGAL HJ EM DIA .
    OS SITES DE DOWNLOAD NAO SAO MAIS TAO EFICIENTES E OS DE TORRENT TRAZEM MUITOS VIRUS . OS BLOGS PEDEM CADASTRO DE CEL . E TB DIFICULTAM . SERIAMENTE .
    ACHO Q O HOMEN COLHE O QUE PLANTA E PLANTA O Q COME .
    COMO AIATOLA NAO DIZIA . CHIFRE DE CORNELIO EH PALHA DE AREIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, estamos cada vez mais perto do fim da pirataria nos games. Em outros setores, como roupas, calçados e música, talvez não. Mas no games, a pirataria está acabando de verdade.
      Valeu pelo comentário!

      Excluir