Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Especial - Lego

Uma das coisas que mais marcaram a infância de muitos hoje é tema de vários games. Quem diria que as peças montáveis e coloridas de Lego seriam usadas para "montar" jogos de videogame?

A saga das peças famosas nos jogos começou no PC com Lego Island, lançado em 1997. O game era um action-adventure com cara de sandbox, e que lembra muito Minecraft, principalmente pelo visual. O jogo não tinha um objetivo definido, e você podia cumprir missões como entregar pizzas ou ficar apenas rondando a ilha. É possível customizar o cenário, e tudo é feito de lego, claro!
Depois de vários outros lançamentos como Lego Chess, Lego Racers, Lego Creator, Lego Loco, Legoland, as peças montáveis se tornaram um mito dos games após a parceria com a Warner para fazer Lego Creator: Harry Potter. A partir daí, a franquia deslanchou e fez parte de vários outros universos como Indiana Jones, Star Wars, Piratas do Caribe e Batman.

Os jogos de Lego são sempre muito divertidos, e apresentam releituras dos filmes de uma forma mais cartunesca e engraçada, misturando os elementos da série ou filme com as pecinhas de montar. E cada vez mais os games fazem sucesso, seja qual for a película abordada.
O futuro da franquia já está garantido também. Em 2012, dois jogos já estão confirmados: LEGO Batman 2: DC Super Heroes, para PS3, X360, Wii, 3DS, e os consoles ainda não lançados Vita e Wii U. Também teremos LEGO City Stories para 3DS e Wii U. Sem falar de jogos que ainda não estão confirmados.

Enfim, Lego veio para ficar no mundo dos games, e é muito bem-vindo!
Tema sugerido pelo leitor @gustavocruz094

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Review #24 - Rayman Origins

A Ubisoft reviveu o herói sem braços Rayman em uma aventura multiplataforma. Confira o review do game aqui no Boteco Gamer:
Ficha Técnica:
Produtora: Ubisoft
Desenvolvedora: Ubisoft
Gênero: Plataforma
Plataformas: PS3, Wii, X360, 3DS*, PS Vita*
Data de Lançamento: 15 de novembro (*as versões de Vita e 3DS ainda não têm data confirmada)

Apresentação: 10
Gráficos: 10
Som: 10
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 10
Vida útil: 8,0
NOTA: 9,0

Os videogames evoluíram. Os jogos também se desenvolveram. Ao longo dos anos, muita tecnologia foi implementada, mas a função principal dos games nunca vai mudar: diversão. E essa é a palavra que define Rayman Origins. Nada de gráficos próximos da realidade, roteiros dignos de Hollywood ou física aplicada. A essência do jogo é a diversão, pura e simples. E ele cumpre com maestria esse papel.

Rayman Origins é um dos jogos mais bonitos que eu já vi apesar de gráficos simples e em 2D. Tudo é muito vivo e as cores saltam aos olhos. Muitos elementos se destacam na tela e tudo faz você dar pelo menos um leve sorriso. Desde o checkpoint, que é uma porta com um olho, que para ser aberta é só dar um soco no olho, até algumas plataformas que na verdade são animais com um guarda-chuva, ou um limão espetado num garfo. O jogo é muito alegre e divertido, por isso os gráficos são tão incríveis apesar de tecnicamente simples. A parte sonora é impecável. Músicas que determinam o ritmo do jogo e são muito agradáveis, ao ponto de se cantarolar enquanto joga. Alguns elementos da fase alteram a música, fazendo com que a jogatina esteja sempre fluindo muito bem.


Os controles respondem razoavelmente bem, mas o que torna o jogo difícil é o fato de que Rayman não pode acumular corações para aumentar a vida. Se você tiver um coração, pode levar dano duas vezes. Se não tiver nenhum, qualquer arranhão é fatal. Nas primeiras fases isso não é problema, mas à medida que o game avança, o desafio fica maior, o que é excelente. Origins é um game à moda antiga, sem tutoriais, mas com muita coisa pra coletar e dificuldade no ponto certo.

O design das fases não é nada menos que genial, com muita ação no bom e velho gênero plataforma 2D. E os estágios são bem variados, com fases de água, gelo, fogo, floresta, deserto, entre outros. Até mesmo algumas fases onde você voa montado num mosquito gigante, e atira no maior estilo Space Invaders, mas com progressão lateral. Ou então fases secretas nas quais você persegue um baú de tesouro, e no final, alcança ele e tem sua recompensa. E cada um dos mundos tem uma temática bem interessante, como o deserto que tem tema musical, ou o de gelo, onde quase tudo é feito de comida.

O game tem multiplayer para até quatro jogadores, e uma ampla gama de personagens jogáveis. Não é só o herói sem braços que pode ser controlado, mas todos os amigos dele, e em cores diferentes, que vão sendo destravados ao longo do jogo. A quantidade de coisas para coletar ajuda a aumentar a vida útil do game, mas infelizmente, a duração do jogo é bem pequena. Em um ou dois dias é possível fechar o jogo, pois cada fase pode ser completada em cerca de cinco minutos.

O único defeito de Rayman Origins é que ele acaba. Seria bom se tivesse mais fases para aumentar a quantidade de horas de jogo necessárias. Mas ainda assim Origins é um dos melhores jogos do ano, e o melhor platformer 2D de 2011. Aliás, o game é tão incrível que os mais sedentos por inovação nem vão lembrar que é tudo em duas dimensões, desenhado á mão como um cartum.

Rayman Origins faz jus ao nome, resgata as origens do gênero relembrando os tradicionais platformers da década de 90 mas com um level design muito atual, mesclando clássico e novo. Jogo recomendadíssimo aos fãs do gênero e definitivamente um dos melhores de 2011. Rayman está de volta em grande estilo.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Análise musical de Super Mario World

Eu já falei sobre o assunto aqui no blog esse mês mas é impossível negar que games e música estejam intimamente ligados. E ás vezes a música não é notada ou não é tida como elemento principal do jogo, mas com certeza cumpre um papel fundamental no gameplay. A influência que os sons exercem no que o jogador sente se mostra muito bem na análise da trilha sonora de Super Mario World feita nesse vídeo.

Se você que já jogou o game, acha que sabe tudo sobre ele, prepare-se pra descobrir coisas que NUNCA notou em SMW:



Genial essa análise! Provando que a música afeta, e muito, os sentimentos, e é parte integrante de todo e qualquer bom jogo.

Dica do leitor @rodrifz
Fonte

sábado, 26 de novembro de 2011

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Píxels da Semana #62

Mais uma sexta feira, mais uma edição dos píxels da semana!

-Metal Gear Solid 5 confirmado!

-3DS terá conteúdo pago para download, e novos bundles foram anunciados:
Um deles vem com Zelda OoT, e é preto com detalhes em dourado. O outro é vermelho e vem com Super Mario 3D Land.

-Wii brasileiro custará 699 reais, e os jogos da linha "Nintendo Select" como Zelda Twilight Princess e Mario Galaxy serão vendidos por 79 reais. Boa oportunidade pra comprar jogos nesse fim de ano, hein?

-Chrono Trigger vai ganhar mais um relançamento! O RPG feito pelo dream team do desenvolvimento será lançado para iPhone e iPad!

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-The King of Fighters XIII
-WWE '12
-Tekken Hybrid


Xbox 360
-The King of Fighters XIII
-WWE '12
-Hole in the Wall: Deluxe Edition
-Karaoke Revolution Glee: Volume 3
-National Geographic Challenge!

Wii
-The Legend of Zelda: Skyward Sword
-WWE '12
-Fishing Resort
-Get Up And Dance
-Power Rangers Samurai
-Jimmie Johnson's Anything With And Engine
-National Geographic Challenge!

DS
-Power Rangers Samurai

PSP
-Corpse Party
-Psycho Soldier
-Ikari Warriors II: Victory Road

3DS
-Sonic Generations
-WWA All Stars
-F1 2011
-Carnival Games: Wild West 3D
-Nano Assault

Destaque da semana: Zelda!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bate Papo #2 - Lucas Patrício

Na semana passada, falamos com a banda DustUp sobre jogos e música. A segunda entrevista do Boteco Gamer é com um grande profissional do ramo de games: Lucas Patrício! Aquele mesmo da Nintendo World, EGW, Rolling Stone, que tem um vlog sobre games no Youtube, etc. Ou seja, o entrevistado de hoje é um grande entendedor do assunto! (@Lucas_Patricio)

Você é um dos grandes nomes do jornalismo de games no Brasil. Como foi o começo da sua carreira?
Lucas Patrício: Eu comecei em 2005 em um programa de TV chamado Santa Games, televisionado na Baixada Santista, São Paulo, na emissora Santa Cecília. Lá eu fazia de tudo; desde jogar, narrar os textos que escrevia e gravar as imagens até reportagens e merchandising nas lojas patrocinadoras. Depois, comecei a escrever nas revistas EGM Brasil e Nintendo World, da editora Tambor - onde fiquei um tempo na redação. Saí da Tambor, mas continuei colaborando para as revistas. Hoje, sou o colaborador mais antigo - completam-se quatro anos agora em novembro. Esse foi o início da minha "carreira com games".

Muita gente (como eu) pensa que o jornalismo "gamístico" é o emprego dos sonhos, por se trabalhar com jogos. Como é a rotina de um jornalista desse ramo?
É um trabalho como qualquer outro do jornalismo. Se você trabalha em uma redação, a sensação é ainda maior. Você tem metas, prazos e obrigações que nem sempre são divertidas. Mas claro que é bom trabalhar com o que se gosta. Eu sempre digo que ser jornalista de games é tão bom para um fã de jogos quanto ser jornalista esportivo para quem ama esporte. É uma questão de fazer o que você gosta, porque assim os resultados sempre são melhores.

Quais são seus games favoritos?
Gosto muito da série Halo e demais jogos de tiro em primeira pessoa. Mas também sou muito fã de Xenogears, Grandia e Final Fantasy VIII.

E quais foram os melhores jogos de 2011 na sua opinião?
Esse ano estou dividido. Ainda não joguei o Skyrim, mas acho que a briga será entre ele, Batman e Modern Warfare 3. Fiquei um pouco decepcionado com Uncharted 3 - que era meu favorito. Super Mario 3D Land também é um jogão e, pessoalmente, Portal 2 é um dos meus favoritos.

O meu blog está com uma enquete sobre pirataria, perguntando quantos jogos originais os leitores compraram esse ano, e cerca de 30% votou em "nenhum". Qual é a sua posição sobre a pirataria no Brasil, e como detê-la?
Pirataria é crime, ponto final. Eu só compro jogos originais e incentivo todos a fazer o mesmo. O problema é que o jogador brasileiro ficou mal acostumado com a época do PlayStation 2 onde os jogos originais eram bem mais difíceis de se encontrar. Hoje, existe mercado de usados e jogos a ótimos preços. Quem compra um console por mais de R$1,000 não pode dizer que não tem dinheiro para os jogos. É só perder a mania de querer ter todos ao mesmo tempo.

Como você vê o futuro do Brasil nos games, agora que estamos ganhando importância internacional?
O Brasil não é mais promessa. Em 2011 ele se tornou realidade. Em menos de cinco anos vamos ultrapassar o mercado Mexicano e nos tornar o mais importante da América depois do Canadá e dos Estados Unidos. Somos um país de economia forte, estamos muito bem vistos pelas empresas internacionais. É um ótimo momento para ser gamer no Brasil.

E pra terminar, dê um recado pra todos os leitores do Boteco Gamer!
Agradeço o convite e convido todos a acompanhar meu trabalho nas revistas EGW e Nintendo World e no site INFO, da editora Abril. Quem quiser conversar, só me seguir no Twitter: @Lucas_Patricio

O Boteco Gamer agradece muito a participação do Lucas Patrício!
É isso aí, esse foi mais um Bate Papo!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Black Friday: um "boom" nas vendas de games!

Desde o começo do ano, eu venho cobrindo os lançamentos de todos os jogos e noticiando tudo nos Píxels da Semana, a sessão de notícias do blog que é publicada toda sexta feira. E em agosto eu até cheguei a falar sobre uma seca de jogos, que talvez seria resolvida no final do ano. A partir do fim de setembro, os bons lançamentos começaram a surgir em maior número. Novembro tem sido o melhor mês do ano, com vário jogos bons. E isso tem um motivo!
E é o mesmo motivo da multidão dessa foto. NÃO! Não, é o apocalipse zumbi (ainda). É a "Black Friday", ou "sexta feira negra" numa tradução literal. Esse é o dia de ação de graças nos EUA, o dia mais importante para o comércio norte americano. Mais até que o natal. Se você já ouviu falar sobre a Black Friday, sabe que é uma loucura, e que videogames são vendidos como água. E a preço de banana.

Se você estiver disposto a aguentar uma fila absurda, empurra-empurra e toda a promiscuidade de uma liquidação dessas, pode levar, por exemplo um Wii por 99 doletas, ou um X360 por $139. Mas além de consoles, os jogos também ficam a preços baixíssimos, como Batman por $28 e Assassin's Creed por $34. E é ai que entra a seca do meio do ano. As produtoras aguardam essa época pra lançar seus games e vender mais.

Zelda Skyward Sword, Uncharted 3, Assassin's Creed Revelations, Batman Arkham City, Rayman Origins, Mario 3D Land, Skyrim, Gears of War, Modern Warfare 3, Battlefield 3, Metal Gear Solid... todos esses jogaços foram lançados nas últimas semanas para aproveitar o fluxo de vendas gigantesco da Black Friday.

E é isso que explica a falta de jogos no meio do ano e o boom de lançamentos em novembro.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A importância da inovação

Muitas séries incríveis e de muito sucesso começam a decair nas vendas e na recepção da crítica ao longo dos anos, mesmo mantendo o nível de seus games. Esse fenômeno acontece por uma coisa simples, mas às vezes bem difícil de solucionar: ausência de inovação! Um bom exemplo pra ilustrar essa situação é Need For Speed.
A série teve seu auge na geração passada, principalmente nos incríveis jogos de Play 2. Os produtores seguiram a linha de pensamento que diz que em time que está ganhando não se mexe, e mantiveram todas as características da franquia nos jogos que vieram a seguir. Tecnicamente, os games não são ruins, mas parecia mais do mesmo. Ontem eu disse no review de Modern Warfare 3 que mais do mesmo não era algo ruim, mas essa afirmação é verdadeira até certo ponto.

A falta de mudanças em uma série que tem lançamentos frequentes como NFS, e até CoD, pode fazer os jogos ficarem estagnados. Os games mais recentes de Need For Speed tentam mudar esse quadro, mas as inovações deles não têm sido bem vindas pelo público. Pior ainda se a concorrência inovar e mudar para melhor. Esse é o caso de PES.
A série de jogos de futebol da Konami sempre foi líder do segmento. Porém nos últimos anos, a EA Sports caprichou e conseguiu aprimorar o FIFA até que ele conquistasse os fãs do concorrente e tomasse a frente nas vendas. Agora os games da série PES vem tentando inovar, em vão, para retomar a ponta.

Talvez esse tenha sido um dos fatores para a "morte" da série Guitar Hero, e da queda brusca de Tony Hawk. Ambas tiveram seus ápices no Playstation 2, não inovaram desde então, e foram passadas para trás por Rock Band e Skate. Mas e quando o game inova e era melhor ter ficado como antes?
O grande rival do Mario nos anos 90 sempre teve jogos de sucesso que são clássicos até hoje. Sonic é um ícone dos videogames. Porém, com a descontinuação dos consoles da Sega e a transição do 2D para o 3D, o ouriço não conseguiu emplacar mais nenhum jogo. E as tentativas de inovar não foram poucas. Contando histórias clássicas, como em Sonic and the Secret Rings, Sonic Riders, Sonic Unleashed, Sonic and the Black Knight, Sonic Colors... cada um com uma mudança significativa, mas que foi um fracasso.

Agora a série tenta resgatar seu prestígio com Sonic Generations, que apesar de um ou outra nota boa em reviews importantes, não vai bem no geral, e não impressionou. Na minha opinião, um game igual Sonic Unleashed, mas sem as fases do "lobisonic" ficaria excelente, e seria um grande passo para voltar ao auge.
Call of Duty é uma série que está no seu auge, mas se os desenvolvedores não pensarem em ótimas formas de inovação para os próximos jogos, é bem possível que a franquia tome o mesmo rumo de NFS, Tony Hawk, Guitar Hero e Sonic, infelizmente. E é bom lembrar que a concorrência no gênero FPS é bem acirrada...

Enfim, inovar é bom ou não? Claro que é, e faz bem para a série. Porém as mudanças têm que ser para melhor, para que a franquia tenha novos ares e não caia no esquecimento. Essa é a importância da inovação!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Review #23 - Call of Duty: Modern Warfare 3

Mais um jogo fantástico da série CoD, batendo vários recordes de vendas, e é claro que o review desse jogaço não poderia passar em branco! Confira aqui no Boteco Gamer:

Ficha técnica:
Produtora: Activision
Desenvolvedoras: Infinity Ward, Sledgehammer, Raven, Treyarch e Neversoft
Gênero: FPS (Tiro em primeira pessoa)
Plataformas: Xbox 360, Wii, Playstation 3 e DS
Data de lançamento: 8 de novembro

Apresentação: 9,0
Gráficos: 9,0
Som: 10,0
Jogabilidade: 9,5
Diversão: 10,0
Vida útil: 9,0
NOTA: 9,0

Algumas franquias de games fazem sucesso, outras não. Mas certas séries tornam-se ícones e se eternizam nos corações dos jogadores com grandes lançamentos. Call of Duty é, sem dúvida, uma dessas. Enquanto alguns segmentos são muito disputados, o gênero FPS vem tendo quase que um monopólio de CoD, que apesar de enfrentar a resistência de títulos como Battlefield, se mantém na liderança de forma inegável. Cada Call of Duty lançado causa um impacto enorme, e após Black Ops, muitas pessoas pensavam que a série tinha alcançado seu ápice. Ledo engano. 

Modern Warfare 3 chegou quebrando recordes e mais recordes, e não é pra menos. Desde os primeiros instantes do jogo, é perceptível o capricho com o qual ele foi produzido. Apresentação sólida, com menus intuitivos, gráficos que não revolucionam, mas mantém o nível da série - o que não é nada mal - e o bom e velho "feeling" de CoD. MW3 é mais do mesmo? Sim. Mas é exatamente o que os fãs querem, nada de inovações ingratas, somente o feijão com arroz que consagrou a série.


A parte sonora é muito boa. Principalmente no modo single player, no qual todos os diálogos são dublados e legendados, e vários gritos no meio da luta quebram o tédio do barulho de tiros. Destaque para as flashbangs, que, ao explodirem perto de você, causam um efeito muito interessante, que deixa a tela muito clara, a câmera lenta e confusa, e um som agudo que faz você se sentir meio atordoado no momento. Nada que te prejudique, mas é realmente muito legal.

O único problema do modo single player é a duração. Com apenas umas 5 ou 6 horas de jogo, é possível terminar o modo história. Mas vale a pena, pois as missões são fantásticas, e bem variadas. O jogo conta o final da 3ª Guerra Mundial, e se passa em várias localizações como França, Alemanha, Rússia, EUA, Somália e Serra Leoa, entre outras. O modo multiplayer não é muito diferente dos jogos anteriores. Tem algumas coisas a mais, mas nada que realmente mude muito. Mas é claro que aumenta drasticamente a vida útil do game.
Modern Warfare 3 reafirmou a franquia mais do que nunca e elevou mais ainda o status de Call of Duty como uma das séries mais importantes do mundo dos games, tendo o maior lançamento de todos os tempos, vendendo mais do que qualquer filme, jogo ou livro nas primeiras 24 horas. Pra quem gosta de muitos tiros pra todo lado, é uma boa pedida nesse fim de ano. Pegue seu rifle e divirta-se!

domingo, 20 de novembro de 2011

Zelda: 25 anos de memórias

Uma imagem bem legal que eu encontrei no site Brawl in the Family, de onde eu tiro várias tirinhas postadas aqui. Os fãs de Zelda vão gostar da homenagem:
Quase como uma linha do tempo! Lembrando que Zelda Skyward Sword lança HOJE!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Píxels da Semana #61

E aqui estamos, mais uma sexta feira para a sessão mais tradicional do blog, trazendo notícias do mundo dos games. Lá vem os píxels da semana!

-Halo 4 foi confirmado para Xbox 360!

-Os jogos indicados a Game of the Year no Video Game Awards 2011 foram divulgados:
  • Batman: Arkham City
  • The Elder Scrolls V: Skyrim
  • The Legend of Zelda: Skyward Sword
  • Portal 2
  • Uncharted 3: Drake's Deception
-Call of Duty: Modern Warfare 3 é o maior lançamento da história do entretenimento! MW3 arrecadou 400 milhões de dólares nas primeiras 24 horas, tendo o lançamento mais lucrativo de todos os tempos, contando filmes, jogos, livros, e qualquer outro tipo de entretenimento. O game vendeu mais de 6,5 milhões de unidades no primeiro dia só nos EUA e UK!

-Zelda Skyward Sword recebeu um review negativo! O site Gamespot deu nota 7,5 para o jogo, algo que destoa bastante dos outros reviews. No gamerankings, Skyward Sword tem 22 reviews, todos muito positivos, sendo 9 com notas máximas, e apenas o do Gamespot com nota abaixo de 80%. Aguardem o review do Boteco Gamer...

-Xbox 360 será fabricado no Brasil e vendido a 700 reais no país todo! Detalhe: atualmente, a única fábrica do console fica na China, portanto seremos o único país do mundo a ter uma fábrica filial do X360! Brasil-sil-sil!

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Assassin's Creed: Revelations
-Ultimate Marvel vs. Capcom 3
-Rayman Origins
-Need For Speed: The Run
-Saints Row: The Third
-Dynasty Warriors 7: Xtreme Legends
-Medieval Moves: Dreadmund's Quest
-Carnival Island
-DreamWorks Super Star Karts
-Marvel Super Hero Squad: Comic Combat

Xbox 360
-Assassin's Creed: Revelations
-Ultimate Marvel vs. Capcom 3
-Rayman Origins
-Need For Speed: The Run
-Halo: Combat Evolved Anniversary
-Saints Row: The Third
-Marvel Super Hero Squad: Comic Combat
-Kinect: Disneyland Adventures
-Winter Stars
-Rapala For Kinect
-Kung Fu High Impact
-Victorious: Time to Shine
-The Price is Right: Decades

Wii
-Rayman Origins
-Need For Speed: The Run
-Mario & Sonic at the London Olympic Games 2012
-Zumba Fitness 2
-Marvel Super Hero Squad: Comic Combat
-Cartoon Network: Punch Time Explosion XL
-DreamWorks Super Star Kartz
-Abba: You Can Dance

DS
-Bejelewed 3
-Alvim and the Chipmunks: Chipwrecked
-Beyblade: Metal Masters
-DreamWorks Super Star Kartz
-Victorious: Hollywood Arts Debut
-Fossil Fighters: Champions
-Gremlins Gizmo
-DaGeDar

PSP
-Rumble Trucks

3DS
-Super Mario 3D Land
-Ace Combat: Assault Horizon Legacy
-Need For Speed: The Run
-Cooking Mama 4: Kitchen Magic
-Shinobi

Destaque da Semana: os ótimos lançamentos marcaram essa semana! Assassin's Creed, Need For Speed, Mario, Marvel Vs Capcom, Rayman, Ace Combat... várias séries conhecidas. Eu diria que foi uma das melhores semanas do ano quanto a jogos lançados.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Deja Vú #25 - Crash Bandicoot

A sessão retrô do blog vai retratar um jogo marcante na infância de muitos dos leitores, com certeza. Hoje falaremos de Crash Bandicoot, um dos melhores games de plataforma que existem!
Feito pela Naughty Dog, mesma desenvolvedora de Uncharted, a série teve seu primeiro jogo para Playstation 1 lançado em 1996. Crash Bandicoot trata-se de um game de plataforma 3D no qual o personagem principal é uma espécie de marsupial modificado geneticamente que passa por várias fases em ambientes bastante diversificados para impedir os planos malignos do Dr Neo Cortex.

O cientista maluco envolveu Crash e sua namorada,Tawna, em um experimento para criar um exército de animais mutantes, porém o protagonista fugiu e agora cabe a ele explorar cada uma das fases para salvar Tawna e acabar com o vilão. Acho que essa história parece familiar, não?


A jogabilidade é excelente, algo importante para esse estilo, e os controles respondem muito bem. Os gráficos são ótimos para a época, e possuem uma característica cartunesca, proporcionando mais animação ao protagonista, que está sempre fazendo caras e bocas hilárias. Crash se utiliza de vários golpes, que vão sendo aperfeiçoados ao longo do jogo para se tornarem mais eficazes. As músicas dão o ritmo divertido do jogo, sendo bem variadas e contagiantes.

A forte inspiração em Mario pode ser notada nas caixas com um ponto de interrogação que dão itens ao serem quebradas e nos ambientes que vão desde fases marinhas até desertos, passando por florestas, entre outros estágios, cada um com inimigos e obstáculos diferentes de acordo com a localização. Algumas partes do jogo possuem jogabilidade 2D, aumentando a variedade de fases. Crash coleta frutas vermelhas no jogo, que sempre geram discussão, pois uns dizem ser maçãs, outros acham que são pêssegos, e outros defendem que são mangas.
O jogo foi sucesso de crítica e vendas, sendo um dos jogos de Playstation mais vendido de todos os tempos com mais de 7 milhões de unidades. Crash Bandicoot foi relançado nos Sony Greatest Hits e tem várias sequências tanto para PS1 quanto para outros consoles. A franquia bateu a marca de 40 milhões de jogos vendidos para todas as plataformas e especula-se que um jogo novo da série deverá ser lançado em breve, mas ainda não temos nada concreto. Crash é um jogo que continua atual, e ainda é jogado e lembrado por todos, além de ter marcado a infância desse humilde blogueiro que vos escreve.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Bate Papo #1 - Banda DustUp

Essa é uma nova sessão do blog, de entrevistas! Mas como será bem raro conseguir uma, não vai ser nada periódico. Inaugurando o Bate Papo do Boteco Gamer, fizemos uma entrevista relacionada ao post de ontem, sobre música e games. Falamos com Cadu Tinoco (@causeimmoney), Murilo Romera (@notlikeyouguys) e Felipe (@FelpsJun), integrantes da banda DustUp, confira:

Vocês têm uma música que fala sobre Minecraft. Além desse, quais outros jogos são seus favoritos? 
Murilo: Qualquer um que ver meu Tumblr já dá de cara com coisas relacionadas a Zelda. Eu amo a série Zelda e Ocarina of Time! Aliás, sou um grande nintendista. Mario, Zelda, Pokémon e todos os outros... Cadu: Sou MUITO eclético em quando se trata de games, mas sou bem leal a jogos de luta, tendo como séries favoritas Street Fighter, Tekken, Soul Calibur e Dead or Alive. Porém, minha grande paixão é pela série Devil May Cry...
Felipe: Bom, eu gosto muito de FPS como Call of Duty, aventura como Devil May Cry e MMORPG como Runescape. Ah, e Minecraft também.

E na música, quais são suas inspirações e bandas favoritas?
Nosso som no geral se parece com uma mistura de Blink-182 com Green Day, mas temos também outras menores influências, como o Murilo que é grande fã de Fall Out Boy e o Cadu de Zebrahead. Também curtimos muito Sum 41 e Panic! at the Disco.

Como surgiu a ideia de escrever uma música sobre videogame, mesmo que não seja esse o principal foco da banda? 
Assim, a gente tava muito viciado em Minecraft. Mas muito mesmo! Todo o dia a gente só discutia sobre o nosso server, fora da escola e no PC também, porque... porque é foda montar seu próprio mundo! (risos) A música foi composta na época do Beta 1.6, a famosa atualização dos lobos.


Vocês pensam em fazer mais músicas sobre games?
Sim, já pensamos em escrever sobre Super Smash Bros., Call of Duty e até Zelda. Quem sabe um dia! 

Hoje em dia, muitos incidentes como crimes vêm sendo atribuídos aos jogos violentos. O que vocês pensam sobre esse "preconceito" que a mídia estabelece com os games?
Ridículo e sem fundamento. Aliás, nem é necessário falar sobre nossa opinião porque todos já estão cansados de argumentar sobre isso, já que muitos que estão lendo essa entrevista com certeza jogam algum tipo de jogo violento e nunca chegaram a fazer um mau a um ser humano. Nós também fazemos parte desse grupo (ah vá, sério mesmo?), como nós mesmo já mencionamos que jogamos FPS. Temos um vídeo que mostra bem nossa opinião:


Vocês estão começando, e todos sabemos que o começo é sempre difícil. Querem dar uma dica pras bandas que estão iniciando como vocês?
Bem, é meio difícil falar agora, já que a gente também não têm experiência o suficiente pra dar dicas! (risos) Mas já ouvimos muito que o certo é ter confiança, seguir seus sonhos e divulgar seu trabalho (pois, se você não o fizer, quem mais vai fazer?).

Pra terminar, deixem um recado pros leitores do Boteco Gamer! 
Continuem jogando videogame e... é isso aí! (risos)

É isso aí, galera! Com esse recado, a DustUp terminou a entrevista, então continuem jogando videogame!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Música e games

Muitos games têm relações bem estreitas com a música. Por exemplo, Zelda é uma série que sempre teve um grande apelo musical, e o Link quase sempre toca um instrumento nos jogos. Algumas músicas tornaram-se ícones do universo gamer, e isso une cada vez mais os dois mundos. Muitas bandas fazem músicas sobre games, e existem muitos jogos musicais como Guitar Hero, Rock Band ou Elite Beat Agents.
Uma banda que compõe músicas baseadas em games é Os Gameboys, que têm um estilo bem peculiar. Eles não só tocam clássicos como temas de Zelda, Mario, entre outros jogos, como também fazem músicas próprias que poderiam muito bem estar em uma trilha sonora de um game. Veja o último sucesso deles, que ganhou um prêmio no Game Music Brasil, evento que ocorreu no Rio de Janeiro:

A banda MegaDriver, como o próprio nome sugere, toca músicas famosas dos games, principalmente do console que dá nome à banda, mas num estilo mais metal. E uma das atrações da banda são as guitarras customizadas, como a que tem o formato da cabeça do Sonic!

Muitos músicos são fãs de videogames, mas não tocam gamemusic. Algumas bandas normais fazem músicas sobre games também, simplesmente por gostarem de jogos. Zebrahead, por exemplo, já fez músicas para Duke Nukem, Tony Hawk's Pro Skater 3, WWE Smackdown vs Raw, Sonic the Hedgehog, entre outros. Essa banda tão ligada aos jogos, tem uma música que é uma verdadeira homenagem a Guitar Hero, chamada We're Not a Cover Band, We're a Tribute Band:


Também tem banda nacional que faz música em tributo aos games, como a DustUp, banda de Pop Punk/Alternativo, com músicas bastante variadas, sobre temas que abordam desde o amor até os games, e que tem uma música sobre Minecraft, jogo de PC, chamada Areia, Vidro e Dinamite:

O Boteco Gamer fez uma entrevista com os integrantes da banda DustUp, confira no amanhã no próximo post!

Ou seja, música e games, apesar de parecerem dois mundos diferentes, estão sempre se mesclando, afinal são duas coisas que todo mundo gosta! Muitas bandas fazem homenagem a games, e muitos jogos fazem o mesmo com bandas, como por exemplo The Beatles Rock Band ou Guitar Hero: Aerosmith, entre outros! E eventos como o Game Music Brasil e Video Games Live são sempre importantes para manter essa relação entre música e jogos!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Lançamento do Super Mario 3D Land no Brasil

A Nintendo fez um evento para lançar oficialmente o Super Mario 3D Land no Brasil, simultaneamente ao lançamento americano, com direito a demonstração de jogos e a presença de Charles Martinet, dublador do encanador bigodudo! Muito simpático com todos, ele distribuiu autógrafos e tirou fotos com o público, sempre com bom humor e a voz do Mario. (Desculpem a péssima qualidade das fotos...)
O evento ocorreu na livraria Saraiva do shopping Center Norte, em São Paulo. Após algumas horinhas na fila, os fãs eram muito bem recebidos pelo sorridente dublador do Mario, que distribuía fotos e autógrafos a todos. Muitas pessoas aproveitaram para comprar o game novo do encanador, que também estava sendo testado pelo público. Eu pude jogar algumas fases, e tenho base para dizer que o game está incrível.

O efeito 3D é impressionante, e agora não tem mais desculpa pra errar aqueles pulos bobos comuns em jogos de plataforma. Apesar de algumas partes terem progressão lateral, tanto os gráficos (muito bons, por sinal, principalmente para um portátil) como a jogabilidade são tridimensionais no jogo inteiro, proporcionando mais possibilidades de fases. Super Mario 3D Land parece uma mistura de New Super Mario Bros com Super Mario Galaxy, mesclando elementos de ambos os games.
Além do evento principal, também haviam demonstrações de Zelda Skyward Sword, e eu também testei o jogo, e aprovei. É impressionante como os controles respondem bem aos comandos, e a jogabilidade torna-se um ponto fortíssimo do game. O Wiimote Plus ajuda muito nesse aspecto, fazendo com que os movimentos realizados pelo jogador sejam reproduzidos perfeitamente por Link no jogo. Os gráficos também estão ótimos, e Skyward Sword é um dos jogos mais bonitos do Wii. Aguardem o review de Zelda SS aqui no Boteco Gamer!
É de suma importância que eventos como esse continuem acontecendo para que o Brasil entre de vez no mapa da indústria de games!

Mais dois trailers de Zelda SS!

O lançamento do novo Zelda está próximo, e com ele, mais vídeos do game vão surgindo para mostrar mais detalhes desse jogo. Lembrando que saíram mais dois reviews. Ambos os sites, Game Life e Wired, deram nota 10. Pelo jeito, Skyward Sword está bom... confiram os vídeos:
The Legend of Zelda: Skyward Sword será lançado dia 20 de novembro pra Wii.

Humor: Você conhece o Mario?

Que Mario?


















Dica do @felipetfragoso

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Píxels da Semana #60

Os Píxels da Semana estão em sua sexagésima edição, sabe o que isso quer dizer? O Boteco Gamer está há 60 semanas trazendo as principais notícias do mundo dos games para você, leitor! Então vamos às manchetes dos últimos sete dias...

-A exposição Game On estará no Brasil pela primeira vez, com muita interação do público, que poderá jogar cerca de 120 títulos desde os mais antigos aos mais recentes. Os jogos estarão divididos em sessões das mais variadas. As pessoas poderão assistir a palestras e debates com participação de várias personalidades da indústria de games. A Game On, que já passou por mais de 10 países, estará no Museu de Imagem e Som, em São Paulo, de10 de novembro (ontem) até 8 de janeiro de 2012, na Av. Europa, 158. A entrada é 10 reais, e estudantes pagam meia. Confiram a programação no site do MIS.

-Novos rumores sobre o Xbox 720, também chamado de Loop, apontam que o console será apresentado ao público na CES, em janeiro do ano que vem, e pode ser lançado até no final de 2012, ou começo de 2013. Nada confirmado ainda. Meu palpite? Pouco provável, creio que seja revelado na E3 do ano que vem.

-Ninja Gaiden 3 será um título de lançamento do Wii U! A plataforma que vem para suceder o atual console branco da Nintendo já tem uma biblioteca de jogos confirmada de respeito, contando com Zelda, Assassin's Creed, entre outros...

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Call of Duty: Modern Warfare 3
-The Elder Scrolls V: Skyrim
-Metal Gear Solid HD Collection
-Heavy Fire: Afghanistan
-LEGO Harry Potter: Years 5-7
-Happy Feet Two: The Videogame
-Champion Jockey: G1 Jockey and Gallop Racer
-Winter Stars

Xbox 360

-Call of Duty: Modern Warfare 3
-The Elder Scrolls V: Skyrim
-Metal Gear Solid HD Collection
-Self Defense: Training Camp
-Your Shape Fitness Evolved 2012
-The Black Eyed Peas Experience
-Big League Sports
-Deepak Chopra's Leela
-SpongeBob's Surf and Skate Roadtrip
-LEGO Harry Potter: Years 5-7
-Happy Feet Two: The Videogame
-Jillian Michaels' Fitness Adventure
-Yoostar on MTV
-Let's Cheer

Wii
-Call of Duty: Modern Warfare 3
-Pro Evolution Soccer 2012
-The Kore Gang
-Heavy Fire: Afghanistan
-The Black Eyed Peas Experience
-LEGO Harry Potter: Years 5-7
-Nickelodeon Dance
-Happy Feet Two: The Videogame
-Deepak Chopra's Leela
-Santa Claus is Coming to Town!
-Gem Smashers
-Fix It: Home Improvement Challenge
-Champion Jockey: G1 Jockey and Gallop Racer
-Winter Stars

DS
-Call of Duty: Modern Warfare 3
-Bagukan: Rise of the Resistance
-LEGO Harry Potter: Years 5-7
-Moshi Monsters: Moshling Zoo
-Wappy Dog
-Lalaloopsy
-SpogeBob's Surf and Skate Roadtrip
-Max and the Magic Marker
-Santa Claus is Coming to Town!
-Photo World DSi
-Happy Feet Two: The Videogame
-Ultimate Card Games

PSP
-Pro Evolution Soccer 2012
-Cars 2: The Videogame
-LEGO Harry Potter: Years 5-7

3DS
-Cave Story 3D
-Heavy Fire: Afghanistan - The Chosen Few 3D
-JAWS: Ultimate Predator
-Pac-Man Party 3D
-LEGO Harry Potter: Years 5-7
-Michael Jackson The Experience
-Gem Smashers
-Happy Feet Two: The Videogame
-Puppies 3D

Destaque da Semana: Excelentes lançamentos tomaram conta dessa semana, principalmente Call of Duty: Modern Warfare 3 e The Elder Scrolls V: Skyrim, entre outros. Quando o fim do ano vai chegando, principalmente nessa época de ação de graças nos EUA, bons jogos vão surgindo cada vez mais nas prateleiras. Novembro ainda tem muita coisa boa pela frente!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mais informações sobre GTA V

Após o anúncio do novo game da série GTA, acompanhado de um trailer, muitas especulações começaram a surgir, e muitas delas parecem bem convincentes. Aqui está uma compilação de vários rumores sobre o jogo, mas nada confirmado ainda.
Talvez seja óbvio, mas GTA V vai ter um mapa gigantesco. Somente a cidade de Los Santos será mais ou menos quatro vezes maior que a Liberty City do antecessor. Sem falar das extensas áreas de florestas, fazendas e montanhas no maior estilo Red Dead Redemption. As animações para mergulhar, se abaixar, recarregar a arma, entre outras, foram modificadas para maior realismo.

Haverá animais, como cachorros, mas ainda não se sabe se será possível atacá-los, pois deixar com que animais morram num jogo pode causar problemas com a PETA (People for Ethical Treatment of Animals, instituição que protege os animais), apesar da Rockstar ter feito isso em RDR. Já os aviões podem ser pilotados, e jogados contra prédios à vontade...

Muitas áreas interiores como lojas e estabelecimentos, hospitais, universidades, e até uma rede de esgotos estarão disponíveis para exploração livre. E a cidade estará cheia de NPCs (Not Playable Characters) caminhando, fugindo da polícia, comprando, batendo em mulheres, consertando cercas, abastecendo o carro, etc. Aliás, o carro poderá ser melhorado e tunado, e pode ser que seja necessário encher o tanque para não ficar sem combustível.

O arsenal bélico continua impressionante, com direito a armas de fogo de todos os calibres, sem falar de lançadores de chama e bombas, entre outras. Também haverá um museu onde será possível pegar espadas e outros tipos de armas brancas. Objetos aleatórios também poderão ser pegos e usados como arma.

Muitos mini games estarão disponíveis, e o personagem poderá ser customizado de forma limitada, assim como algumas armas. Não terá crianças no jogo. E será possível agarrar pessoas e utilizá-las como escudos humanos. A inteligência artificial também foi aprimorada, principalmente para tornar as ações policiais mais realistas. O protagonista vai poder entrar em alguns lugares e trancá-los ou usar barricadas para se esconder. Além das chuvas e outros fatores climáticos, também aparecerão tremores de terra.

Claro que tudo não passa de boato, mas são muito convincentes, e mesmo que não se confirmem 100%, creio que pelo menos 80% de tudo o que foi falado deve ser real. Vamos aguardar mais informações!

Fonte

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Rumores sobre o Xbox 720!

Um blog com certa credibilidade revelou alguns detalhes, obviamente não confirmados, sobre o sucessor do Xbox 360!
Pra começar, o codinome do console não é Xbox 720, mas sim "Loop". Segundo o blog, o hardware vai ser semelhante a um Zune HD, com um processador principal, e outros processadores assistentes para gráficos, inteligência artificial, física, som, sensores, etc.

E mesmo com tanta potência, ele vai ser mais barato que o X360! E terá suporte ao Kinect também, além de ter um design inovador e ser bem menor que o antecessor. É provável que o console seja apresentado oficialmente ao público na E3 2013, e só seja lançado no começo de 2014, então ainda teremos muito tempo pra especular.

Lembrando que essas informações ainda não passam de rumores.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comparativo: PES 2012 vs FIFA 12

O combate mais esperado do ano pelos gamers apaixonados por futebol é esse. Qual das franquias leva a melhor na edição 2012? Se analisarmos o histórico, PES era bem superior até uns 4 ou 5 anos atrás, quando FIFA evoluiu muito e ultrapassou o rival, que agora luta para voltar aos tempos de glória. Mas qual é o melhor nesse ano? Confira aqui no comparativo do Boteco Gamer!
Primeiro, é importante que todos leiam os reviews de PES 2012 e FIFA 12 para que o comparativo fique mais claro. Com base nas análises que eu fiz de ambos os games, aqui estão, resumidas, as características de cada jogo:

Pro Evolution Soccer 2012 - A inteligência artificial foi melhorada para essa versão, fazendo com que os adversários sejam mais duros, mas também os jogadores do seu time se tornem melhores opções de passe, e possibilitando jogadas mais elaboradas com passagem de atletas pela lateral do campo mais frequente, embora a jogabilidade ainda não esteja ideal, já está muito aprimorada em relação ao anterior. Os gráficos também estão melhores, e a narração épica do Silvio Luiz continua lá para a alegria da nação! Mas PES ainda tem poucos times licenciados, e não é tão realista. A Champions League e Libertadores estão completamente licenciadas, mas não é possível misturar times das duas, fazendo com que sejam meio obsoletas. Os modos de jogo são os mesmos, o que não é ruim, pois todos adoram a Master Liga e o Rumo ao Estrelato, por exemplo.

FIFA - Assim como no concorrente, a inteligência artificial e os gráficos foram melhorados, e o maior destaque é o novo sistema de colisão, uma nova implementação que torna as pancadas entre os atletas mais realistas, levando em conta a massa de cada um dos envolvidos na dividida, e vários fatores que determinam quem leva a melhor e até mesmo se um dos dois sairá machucado da disputa. O game também tem muito mais times e seleções licenciados, mas não tem tantos torneios. Os modos de jogo são semelhantes aos do PES. A parte sonora é bem fraca, mas as torcidas fazem um show à parte, sendo possível escutar durante o jogo os gritos de torcidas do Brasil nos jogos dos times daqui.

Além desses breves reviews, confiram um vídeo comparando os gráficos de ambos os games:

E outro vídeo comparando não só os gráficos, mas também a jogabilidade e as animações:

Vamos analisar alguns aspectos individualmente:

Gráficos - essa é uma briga boa. Ambos os jogos possuem gráficos semelhantes, mas se for pra escolher um, eu diria que o FIFA possui um visual ligeiramente melhor, mas não há muita distância entre eles.

Som - PES ganha de goleada. Desde a narração até as músicas. A única parte interessante do FIFA na parte sonora são as torcidas, que têm as músicas cantadas nos estádios da vida real no jogo.

Jogabilidade - essa é a parte mais polêmica. Tecnicamente, o FIFA é melhor nesse aspecto, mas muitas pessoas preferem a jogabilidade mais rápida do PES do que a mais cadenciada do FIFA. O jogo da Konami vem melhorando esse quesito nas últimas versões, mas ainda não alcançou o game da EA, então a vitória aqui é do FIFA, mas muito discutível.

Diversão - se por um lado, FIFA tem mais times licenciados, por outro lado PES tem mais campeonatos. Mas a impossibilidade de misturar os clubes da Champions com os da Libertadores no Pro Evolution tornam essas ligas um pouco sem sentido, já que no rival, é possível montar um torneio entre times brasileiros e europeus, por exemplo. O realismo do game da EA também está mais bem trabalhado, e os modos de jogo dos dois são bem parecidos. Ponto pro FIFA.

Veredicto: Apesar do investimento da Konami, e da visível melhora do PES em relação ao anterior, a franquia ainda não chegou no FIFA, embora essa diferença tenha ficado bem menor esse ano. Eu diria que se ambos os jogos continuarem nesse ritmo, PES 2013 pode nos surpreender. Mas por enquanto, o FIFA 12 é o vencedor!

Lembrem-se: esse foi um comparativo feito por mim, um fã incondicional de PES, que nunca pensei que algum dia fosse reconhecer que o FIFA estaria melhor. De qualquer modo, manifestem-se nos comentários e digam: pra vocês, qual é melhor? PES ou FIFA?

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Comercial de Call of Duty Modern Warfare 3!

Um dos melhores comerciais de games do ano, com excelente trilha sonora de Shoot the Thrill, do AC/DC, e participação de Sam Worthingtom, de Avatar e Fúria de Titãs. Veja:
Modern Warfare 3 será lançado amanhã, dia 8 de novembro, pra Xbox 360, Wii, Playstation 3 e DS!

Comercial de Zelda Skyward Sword!

Saiu o comercial americano de Zelda Skyward Sword, confira:
The Legeng of Zelda: Skyward Sword será lançado no dia 20 de novembro, pra Wii.

domingo, 6 de novembro de 2011

Humor: Saúde

Mario não anda cuidando da saúde dele.
Fonte na imagem, mas eu achei no Capinaremos.

sábado, 5 de novembro de 2011

Humor: Multiplayer cooperativo

Ou nem tão cooperativo assim...
Fonte na imagem!

34.000 views!

Como eu havia pedido pra quem for o visitante número 34000 me mandar um print da página, aqui está o print do @rodrifz que me enviou:
Parabéns ao @rodrifz, meu amigo Rodrigo (rimou!)
Quem for o número 35000 também pode me mandar, que eu sempre vou fazer o post! Valeu, galera!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Píxels da Semana #59

O final do ano vai chegando, as notícias e lançamentos começam a ficar mais quentes, e como sempre, sexta feira é dia de estar bem informado aqui no Boteco Gamer. Vamos ás principais manchetes dos últimos sete dias no mundo dos games...

-Rumor: Wii U vai custar 299 dólares no lançamento! Meu palpite? Acho um tanto quanto absurdo. É muito barato para um console desses, principalmente no lançamento. Mas torço pra que seja verdade...

-Outro rumor: Sony estaria fazendo um "Smash Bros" com os personagens da empresa como Drake, Kratos, entre outros. Seria um jogaço!!!

-Eiji Aonuma confirmou a possibilidade de um remake de Zelda Majora's Mask para 3DS, mas disse que antes disso, haverá um Zelda novo para o portátil, pois não acha certo lançar dois remakes seguidos. Ou seja: é provável que o 3DS ganhe mais dois jogos da série!

-Chrono Cross, Final Fantasy V e VI estarão disponíveis para download na PSN respectivamente nos dias 8/11, 20/11 e 6/12!

-Zelda Skyward Sword ganhou 10 na Edge, 10 no Game Informer e 98% na The Official Nintendo Magazine, e o que se diz por aí é que esse é o melhor Zelda de todos os tempos. Aguardem pelo review do Boteco Gamer!

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Uncharted 3: Drake's Deception
-Sonic Generations
-007 Goldeneye Reloaded

-Lord of the Rings: War in the North
-Cabela's Survival: Shadows of Katmai
-JASF: Jane's Advanced Strike Fighters
-NASCAR Unleashed
-NCIS
-Jimmie Johnson's Anything with an Engine
-Generator Rex: Agent of Providence
-MotionSports Adrenaline
-Family Game Night 4: The Game Show
-Cabela's Adventure Camp

Xbox 360

-Sonic Generations
-007 Goldeneye Reloaded

-Lord of the Rings: War in the North
-Cabela's Survival: Shadows of Katmai


-NASCAR Unleashed
-NCIS
-Jimmie Johnson's Anything with an Engine
-Generator Rex: Agent of Providence
-MotionSports Adrenaline
-Cabela's Adventure Camp
-Twister Mania
-Burger Time: World Tour
-Motion Explosion!

Wii
-Cabela's Survival: Shadows of Katmai
-NASCAR Unleashed
-NCIS
-Generator Rex: Agent of Providence
-Cabela's Adventure Camp
-Family Game Night 4: The Game Show
-Sing 4: The Hits Edition
-Hasbro Family Game Night Fun Pack
-Trivial Pursuit: Bet You Know It
-Country Dance 2
-Santa Claus Is Coming to Town
-Monopoly Collection

DS

-Generator Rex: Agent of Providence
-Zhuzhu Babies
-Dora & Kai-lan's Pet Shelter
-Zoobles! Spring to Life!
-Nickelodeon Team Umizoomi

PSP
-Fate/Extra
-I Kill Zombies
-Fighting Fantasy: The Warlock of Firetop Mountain

3DS
-Harvest Moon: The Tale of Two Towns
-James Noir's Hollywood Crimes
-Centipede: Infestation
-Generator Rex: Agent of Providence
-NASCAR Unleashed
-The Hidden
-Cars 2: The Video Game

Destaque da semana: ótimos lançamentos como Uncharted, 007 e Sonic Generations tomaram conta da semana, além dos reviews positivos de Zelda SS!


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Review #22 - FIFA 12

Eu já fiz um review sobre o FIFA do Wii, mas como essa versão é bastante diferente das outras, vou fazer a análise da versão do X360/PS3 também. Confira aqui no Boteco Gamer:
Ficha técnica:
Produtora: Eletronic Arts
Desenvolvedora: EA Sports
Gênero: Esporte
Data de Lançamento: 27 de setembro
Plataformas: X360, PS3, Wii, PS2, 3DS

Apresentação: 9,0
Gráficos: 9,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 8,0
Vida útil: 9,0
NOTA: 8,5


Há alguns anos atrás, falar de FIFA como o rival de PES seria motivo de piada. Era apenas um jogo alternativo pra quem estava cansado de jogar o Winning Eleven e eram poucos os "fifeiros". Até que a EA Sports resolveu investir pesado para equilibrar a disputa, enquanto a Konami se acomodou e não procurou aprimorar a franquia PES. Hoje, FIFA domina o mercado e seu rival não dá sinal de reação.

A EA não se contentou em liderar o mercado de games de futebol, e mesmo estando no topo ainda inova. FIFA 12 é uma prova disso. As inovações desse jogo são muito mais perceptíveis do que as mudanças de PES 2012 em relação ao anterior.
Os gráficos do FIFA são um pouco inferiores aos do PES, até pela falta de alguns recursos como o efeito borrado para dar sensação de movimento, que faz diferença. A parte sonora não é das melhores, e fica muito atrás à narração de Silvio Luiz que aparece no game concorrente. Os efeitos sonoros não são convincentes, e as músicas apenas estão lá para que o game não seja totalmente mudo fora das partidas. Já a apresentação é a boa e os menus são bastante intuitivos e práticos.

Mas a parte que realmente se sobressai é a jogabilidade. Enquanto a Konami luta para tentar sair do limbo no qual PES estacionou, FIFA evolui a passos largos. A cada nova edição, a franquia da EA se supera, e esse ano, a grande novidade é o sistema de colisões aprimorado. Agora a massa dos jogadores que entram numa dividida são levadas em conta para que o impacto e consequências da batida seja o mais realista possível.
Aliás, realismo é a palavra de ordem no FIFA. A física aplicada ao jogo executa muito bem a função de simular a realidade, assim como todos os aspectos no game, tornando a jogatina mais divertida. Os diversos modos de jogo, aliados à jogabilidade boa, dão a grande vantagem do FIFA em relação ao concorrente. Além disso, as opções de times licenciados são muito mais variadas, contendo desde times do campeonato brasileiro até equipes como Barcelona, Real Madrid, Milan, Manchester Utd, entre outros.

Desde amistosos descompromissados até modos de jogo onde se cria uma carreira de sucesso, a experiência de jogo é muito variada e a vida útil é quase infinita. Aliás, tem prazo de validade: dura até o FIFA 13!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Trailer oficial de GTA V!

Finalmente, a Rockstar divulgou o trailer, assim como prometido! Confira:
O game vai se passar em San Andreas, acabando com as teorias que eu publiquei no blog semana passada. O protagonista é um criminoso (óbvio) que estava tentando sair da vida, mas não consegue viver sob as rédeas da lei. No trailer, ele diz que ao se mudar para San Andreas, pensava que ia se tornar um pai de família como os da TV, com filhos como os da TV e uma vida normal, mas não foi assim. O game vai ter desde condomínios de alto padrão até favelas, sendo bastante variado.

Todas as teorias sobre o jogo foram sumariamente descartadas após esse trailer. Quando houverem mais rumores, detalhes e informações, vou postar!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Checkpoint #17

Hoje é dia 1/11/11, e como todo começo de mês, aqui está a sessão checkpoint para atualizar as definições de vírus os comunicados do blog!

Novo parceiro: a banda DustUp! Cliquem para ver o facebooklast.fm e twitter da banda!

Nós ultrapassamos 33 mil acessos, e eu pedi no twitter para que se alguém fosse o visitante número 33.333, que tirasse print da página e me mandasse, mas a pessoa não deve ter lido o tweet. Então, vou pedir por aqui: quem for o visitante número 40.000 ou 44.444, ou qualquer número assim, tire print e me mande por favor, que eu vou fazer sempre um post falando quem foi o visitante.

O Boteco Gamer foi eleito um dos 100 melhores blogs de games do Brasil pelo Prêmio TopBlog graças à todos vocês que votaram! Mas ainda há um "segundo turno" para eleger os 3 melhores! Se você quiser votar na gente, clique aqui!

A enquete recebeu vários votos, e o gênero favorito dos leitores do blog é RPG (43%), seguido por Ação (17%), Tiro (13%), Luta (8%), Plataforma (8%), Corrida (4%) e Esportes (4%). Esse resultado foi bem interessante, então vou tentar falar mais sobre RPGs aqui no blog! A nova enquete é: "Quantos jogos originais você comprou esse ano?" E lembre-se: só vale jogo original! Votem!!!

Valeu, galera! Tenham um ótimo mês de novembro, e não se esqueçam que amanhã tem o trailer de GTA V!