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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Review #20 - The Legend of Zelda Four Swords Anniversary Edition

Esse post era pra ser da sessão Deja Vú, mas como o game lançado pra DS não é um port do jogo de GBA, acho melhor fazer um review logo!
Ficha técnica:
Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Grezzo Games
Gênero: Ação/Aventura, Puzzle
Data de Lançamento: 28 de setembro
Plataforma: DSiWare e 3DS eShop

Apresentação: 8,0
Gráficos: 5,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 10,0
Vida útil: 7,0
NOTA: 9,0


Four Swords não é um Zelda comum. Normalmente, os games da franquia tendem a ser épicos, com aventuras logas e histórias interessantes, mas nessa versão, algumas características de Zelda foram ignoradas para dar lugar a um game com foco no multiplayer, mas que ainda mantém vivas as tradicionais dungeons da série.

O roteiro é tão simples que parece um jogo do Mario: a princesa foi sequestrada pelo vilão e cabe a você resgatá-la. Para isso, Link se utiliza da Four Sword, uma espada especial que o divide em quatro Links. Por isso o foco do jogo é no multiplayer. Na Anniversary Edition, um modo single player foi adicionado para quem não conhece ninguém que tenha um DS. Afinal, o game não tem modo online, e esse é o grande pecado.
Todas as dungeons possuem puzzles desenvolvidos para ser resolvidos com mais de um jogador, então no single player se controla 2 personagens simultaneamente. Ao se jogar com várias pessoas, os calabouços e chefes ficam mais fáceis por isso. Aliás, o design das fases é genial, como de costume na franquia. Mas os gráficos não foram muito bem trabalhados, e deixam bastante a desejar, principalmente se comparados aos outros Zeldas do DS.

A trilha sonora trás os grandes clássicos da série, que sempre teve bastante apelo musical. As músicas são tão boas que compensam a falta de dublagem nos raríssimos diálogos e o pouco capricho com a qualidade do som. A jogabilidade não tem nada demais e cumpre seu papel sem atrapalhar a jogatina de modo algum.
Os puzzles, aliados a momentos de ação, fazem parte do "feeling de Zelda", e Four Swords se resume a passar pelas dungeons e experimentar exatamente isso. Vários itens interessantes marcam presença no game, tornando os desafios mais engenhosos. Quem já jogou Zelda sabe que abrir uma porta após passar vários minutos quebrando a cabeça para descobrir o que era preciso fazer é uma sensação incrível.

Além da ausência do modo online e os gráficos medianos, o game também peca por ser curto. Com apenas algumas poucas horas de jogo, é possível salvar a Zelda. Mas pelo menos várias dungeons extras foram adicionadas para prolongar a vida útil do jogo, e o multiplayer também contribui para melhorar esse aspecto.

Zelda Four Swords Anniversary Edition já valeria a pena se fosse pago, mas como é gratuito, eu diria que é obrigação de todo dono de DSi e 3DS baixar e jogar em comemoração aos 25 anos da série!

2 comentários:

  1. Man, acho que você foi (bem) cruel nos gráficos. Você comparou gráficos de um port/remake de GBA com gráficos de DS, não precisava de tanto LOL
    Não saquei a falta de dublagem, tipo, todos os diálogos do jogo são digitados LOL
    Tirando isso a review tá ótima, concordo com todo o resto! 8D

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  2. Ah, podiam ter dado uma boa melhorada nos gráficos. E na parte do som eu dei nota 9, os diálogos não são tão importantes assim em Four Swords, só citei mesmo. Aliás, esqueci de dizer que a touch nem é utilizada, e dava pra ter uns menus de acesso rápido por ela pra facilitar, algo do tipo. Mas essas falhas são pequenas perto do conjunto da obra, então nem contaram muito na nota final.
    Valeu pelo comentário! =]

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