Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de julho de 2013

FamiTracker, o compositor de chiptunes!

Boooooooooom dia/tarde/noite/madrugada meus caros amigos botequeiros!

Pode ser que muitos de vocês já saibam (se leram a nossa seção sobre a equipe do blog) que sou músico. Pode ser que vocês leram lá também que eu sou um gamer nostálgico, que ama jogos que tenham poeira em cima e tudo mais. Obviamente que o carinha aqui iria sentir vontade de compôr músicas em 8-bits (chiptunes), os famosos sonzinhos simples e limitados presentes nos queridos consoles dos anos 80 (NES, Master System e por aí vai). Então eu fui à pesquisa de um meio simples de conseguir essa façanha, e me deparei com o FamiTracker.

Mas que raios é isso, Murilo?
Bem, para explicar exatamente o que o FamiTracker é, eu tenho que explicar o que é um tracker.

Um tracker é qualquer tipo de software de composição no qual você define o tempo e as notas a serem tocadas em faixas específicas (tracks, daí o nome). Foram os trackers os originadores dos famosos sons MIDI.
E, bem, já deu para entender que o FamiTracker é um tracker de chiptunes! Ele é na verdade mais focado no NES (Nintendinho) e nas suas especificações, mas isso não muda nada. E cara... Que programa daora! Você pode fazer tudo o que imaginar nele, desde covers e adaptações até composições próprias!

Um pequeno exemplo de cover...

...adaptação...



E MINHA PRIMEIRA MELODIA DO FAMITRACKER! Nada muito complexo, mas está aí!

Para todos que se interessarem no maravilhoso mundo de composições em 8-bits, recomendo esta série de vídeos feita pelo YouTuber 8BitDanooct1, um cara que, aparentemente, manja do FamiTracker! Devo todo o meu pouco conhecimento à ele!
E, para concluir, uma pequena melodia famosa que me surpreendi pela complexidade da mesma quando achei um cover no YouTube...


Até a próxima meus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário