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terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Recursos online: Vantagem ou empecilho?

Mês passado, eu viajei para a chácara dos meus avos em alguma cidade perdida do interior de São Paulo e resolvi levar meu PS3. Levei apenas dois jogos, o Fifa e o Skyrim. E nesse espaço de tempo que eu passei lá, percebi algo muito interessante. Para o Fifa, é muito bom E muito ruim ao mesmo tempo ter muitos recursos online. E para o Skyrim, é muito bom E muito ruim não ter recursos online. Lá, (obviamente) sem internet, foi uma péssima experiencia jogar futebol. Os modos escassos e estar acostumado a jogar online, deixam entediante a jogatina. Muito por conta da conectividade online, os modos offline acabaram ficando estagnados e não evoluíram. Além disso, existem dias onde jogar Fifa e CoD é extremamente frustante por causa das constates quedas nos servidores e as penalidades que isso acarreta.



Por sua vez, Skyrim é um jogo que, por não ter recursos online, consegue ser jogado em qualquer ambiente com uma TV, um console e energia elétrica. Por outro lado, apesar de já ter um replay gigantesco, Skyrim ficaria muito melhor se tivesse um showdown entre players ao redor do mundo. No caso de Fifa, os modos onlines aumentam absurdamente o replay do jogo e não há nem discussão em dizer que jogar com humanos é muito melhor que com maquinas. Concluindo, praticamente todos os jogos deveriam ter modos online para aumentar o replay, mas sem nunca abandonar o single player.

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