Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Review #29 - PES 2012 (Wii)

Esse é um review prometido há muito tempo, que agora pôde ser feito. A análise do PES 2012 de Wii, feita separadamente das outras versões.
Ficha técnica:
Produtora: Konami
Desenvolvedora: Konami
Gênero: Esporte
Data de Lançamento: novembro de 2012
Plataforma: Wii

Apresentação: 7,5
Gráficos: 8,0
Som: 10
Jogabilidade: 10
Diversão: 9,0
Vida útil: 9,0
NOTA: 8,5


Em time que está ganhando não se mexe. Pelo menos é isso que os técnicos de futebol dizem, mas será que esse ditado se aplica a uma franquia como PES? A disputa PES vs FIFA tem duas frentes de batalha bem distintas. Enquanto no PS3/X360, a franquia da EA dominou o mercado nos últimos anos, no Wii o jogo da Konami é muito superior.


Porém a superioridade de PES no Wii se deve ao estilo de controle inovador que foi instaurado na versão 2008, e desde então pouca coisa foi implementada. O sistema é muito bom - eu, como fã de futebol e games, digo que é o melhor game de futebol que eu já vi em questão de jogabilidade - mas não passa por nenhuma modificação há anos, o que faz com que a experiência fique seriamente comprometida e se torne repetitiva.

Enquanto o PES se acomodou com a liderança no mercado do Wii, o FIFA vem se reinventando a cada ano, e está se aproximando do concorrente. O que eu quero dizer é que, o game é incrível, mas depois de cinco versões sem nada de novo, fica muito enjoativo. Você pode adorar sorvete de limão, mas não aguentaria tomar o mesmo sorvete todos os dias durante cinco anos.

Os menus do PES 2012 estão iguais aos do antecessor (que eram iguais aos do antecessor dele), e os gráficos também não mudaram muito, tirando alguns jogadores que foram remodelados para a nova versão. A narração continua sendo com o épico Silvio Luiz, o que é incrível para quem gosta de futebol. Os times são os mesmos, apenas com os uniformes novos. As ligas e modos de jogo também não mudaram.
A jogabilidade continua fantástica, apesar de ser bem complicado pegar o jeito de jogar para quem é novo, mas permite jogadas que seriam impossíveis sem o Wiimote. Mas como o game demorou dois meses a mais para ser lançado, a Konami deveria ter se empenhado em corrigir falhas do péssimo modo online, melhorar a física aplicada e adicionar coisas novas ao game.

Em time que está ganhando não se mexe, é verdade. Mas deixar o "time" sem modificações por muito tempo causa estagnação e descontentamento. PES se acomodou com a liderança no PS2/GC/Xbox e foi ultrapassado pelo FIFA. No Wii, parece que essa história pode se repetir caso não hajam mudanças no game.

2 comentários:

  1. kd o review? Vc fala dos PES anteriores e diz que esse é igual. E pra quem nunca jogou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pra vc ter uma ideia o review do ano passado também falou sobre a falta de inovações: http://botecogamer.blogspot.com.br/2010/12/review-pes-2011.html

      Bom, se vc nunca jogou, eu posso explicar como é o jogo. A maior diferença dele para os games de futebol de outros videogames é a jogabilidade. Tem quem não goste, mas se você se empenhar pra se acostumar, nunca mais vai querer voltar pro jeito antigo. No estilo Playmaker do Wii, você utiliza o pointer do wiimote para controlar jogadores, segurando e arrastando (não precisa ser o que está com a bola, pode ser qualquer um do time que esteja na tela, o que ajuda muito na hora de criar jogadas, e você não precisa ficar esperando a boa vontade da CPU pro seu lateral avançar por exemplo.).

      Com o botão B, você toca para onde o controle estiver apontando. E você pode ainda segurar o B para arrastar um jogador, e soltar para tocar para ele no espaço vazio. O analógico controla quem está com a bola, que também pode ser controlado pelo pointer.

      Sem a bola, o sistema de defesa também é eficiente. Você arrasta jogadores pra onde quiser, para deixá-los marcando um setor ou clica em um adversário que não esteja com a bola para colocar um marcador de olho nele. Se você clicar em um jogador seu, ele começa a pressionar quem está com a bola do outro time, portanto você pode escolher quem vai marcar quem. E o botão Z dá o bote, mas é mais eficiente esperar a hora certa do que deixá-lo pressionado.

      Na hora de cobrar falta, é só mirar e chutar. Tem como fazer efeito girando o controle também. Pênalti é o mesmo esquema.

      Enfim, creio que deu pra tirar algumas dúvidas sobre o jogo. Se quiser perguntar mais algo, sinta-se a vontade. Valeu por comentar!

      Excluir