Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Portáteis e celulares

O mundo da tecnologia evolui de maneira assustadoramente rápida. Grande parte dos eletrônicos da sua casa nem existiam 10 anos atrás, e hoje você não se imagina sem eles. Cinco anos atrás, os smartphones eram um luxo reservado a poucos, enquanto atualmente são muito acessíveis, e pra todo lado que você olha, vê alguém com um Galaxy, Xperia ou um iPhone. E muitas pessoas já os utilizam como plataforma de jogos.
A popularização dos smartphones trouxe mais um concorrente no mercado de games. Hoje é muito lucrativo desenvolver aplicativos e jogos para celular, e até mesmo empresas como Sega, Ubisoft e Activision possuem vários games para smartphones. As plataformas abertas como Android e iOS, aliados aos processadores incríveis dos novos aparelhos possibilitaram o crescimento de um nicho de games bastante atraente.

Os gamers mais conservadores torcem o nariz quando ouvem falar de jogos como Angry Birds, e rotulam como casual. Mas se for parar pra pensar, jogos casuais se encaixam perfeitamente em uma plataforma portátil, afinal nem todo mundo vai querer zerar Final Fantasy no celular, mas é muito divertido passar alguns minutos jogando Fruit Ninja. Enquanto os portáteis como 3DS e Vita se especializaram e games pesados, os smartphones se tornaram uma excelente alternativa para quem quer apenas matar o tédio numa fila de banco sem compromisso.

Não estou querendo comparar a qualidade de um jogo para portátil com um de celular. São mundos completamente diferentes, não há como comparar um Zelda Phantom Hourglass com Temple Run. Mas a praticidade que o smartphone trouxe e a acessibilidade dos seus jogos - muitos deles, gratuitos - acabou desencorajando algumas pessoas a comprar um portátil por poder jogar no celular e não precisar carregar dois gadgets no bolso.

Não creio que os portáteis possam ser extintos ou que estão sendo prejudicados com a entrada dos celulares. Entretanto o que antigamente só rodava o "joguinho da cobrinha" hoje já pode competir de igual pra igual com 3DS e PS Vita. Ok, de igual pra igual não... mas será que no futuro isso não será possível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário