Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Deja Vú #41 - Doom

Hoje o Boteco Gamer revira o baú para falar sobre o tataravô de Call of Duty.

Lançado em 10 de dezembro de 1993, Doom não foi o primeiro game de tiro em primeira pessoa - esse título é tradicionalmente concedido a Wolfenstein 3D - mas foi o jogo responsável por popularizar e consolidar o gênero FPS, que viria, na década seguinte, a dominar o mercado.

Na época, a maioria dos jogos eram platformers como os rivais Mario e Sonic ou RPGs como os primos distantes Final Fantasy e Dragon Quest, e os jogos de tiro eram sempre em terceira pessoa como Megaman e Metroid - que são platformers mas os protagonistas atiram também - ou shooters de nave como Space Invaders e Starfox.

Até que apareceu esse jogo com uma inovadora perspectiva em primeira pessoa, tiros, gráficos acima da média para a época, tiros, bastantr suspense e mais tiros. Doom é um jogo com uma pitada de terror em cada vez que você vira uma esquina com receio de se deparar com um inimigo prestes a devorar suas tripas.

Mas essa é uma parte da receita de sucesso que o game criou. Em Doom você está numa lua de Marte e deve enfrentar incontáveis demônios, o que gerou certa controvérsia em torno do enredo do jogo, que parecia ser muito pesado. Mas isso não espantou os jogadores, fazendo com que Doom fosse um sucesso, com mais de 10 milhões de pessoas jogando apenas dois anos após seu lançamento.

Doom foi eleito por parte da comunidade gamer como o melhor jogo de todos os tempos em 2004, teve sequências e foi relançado no Super Nintendo, Sega Saturn, Playstation, Xbox Live... Enfim, se você é fã de Call of Duty, Battlefield, Halo, Metroid Prime, Goldeneye, saiba que tudo isso foi possível graças a Doom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário