Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de março de 2012

Retrocompatibilidade nos videogames novos

Muitas vezes, quando estamos planejando comprar um console novo, pensamos em vários aspectos e pesquisamos dois ou três videogames para saber qual se encaixa melhor nas necessidades. As vezes nos damos ao trabalho até de perguntar para alguém que já possui o aparelho sobre seus pontos positivos e negativos para termos uma opinião mais confiável acerca do assunto. Porém, um tópico que quase nunca é lembrado nessa situação é a retrocompatibilidade, a capacidade de reproduzir jogos de consoles mais antigos. Porque é importante para um videogame rodar jogos de seus antecessores?
Por mais que você já tenha tido o videogame anterior, é bem improvável que você já tenha jogado todos os jogos bons disponíveis para ele. Logo, se você comprar o console novo com retrocompatibilidade, vai poder jogar o que estava faltando no antigo, além dos lançamentos mais recentes. Isso é extremamente interessante tanto para quem já tinha o console velho e quer continuar jogando ele, quanto para quem não tinha e quer experimentar seus games clássicos.

Outro fator importante da retrocompatibilidade se dá logo no lançamento do videogame. Quando ele chega às prateleiras das lojas pela primeira vez, já tem uma vasta biblioteca de jogos disponíveis devido à retrocompatibilidade, e quem compra no lançamento não tem que esperar para poder desfrutar de seu novo console. Não é vantajoso adquirir um videogame com poucos jogos à disposição.

Além de tudo isso, os jogos antigos costumam ser mais baratos, e alguns são comercializados pela própria loja online do videogame, facilitando a compra e tendo maior acessibilidade do que os games novos, que são mais caros. Sem contar que games antigos vêm carregados de uma nostalgia única e incrível, que os mais recentes só vão conquistar depois de muito tempo.

Claro que o console precisa ter seus próprios jogos bons, mas a retrocompatibilidade é muito útil para quebrar o galho, por todos os motivos acima, e por ser mais um fator a ser levado em consideração na hora de escolher um videogame novo. Pensem nisso da próxima vez!

P.S.: Desculpem por não ter postado ontem. Botem essa falta na conta do vestibular.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu não estava falando de nenhum videogame específico, mas sim no geral. Mas se você perguntou sobre o da foto, é um Wii com controle do GameCube.
      :)

      Excluir