Com o advento da Internet nos consoles, as desenvolvedoras começaram a criar conteúdo para download que adiciona coisas aos games. Claro que isso é uma boa ideia, e permite atualizações e correção de bugs, entre outras coisas. Porém, de uns tempos pra cá as empresas vêm exagerando no lançamento de DLCs e ganhando bastante dinheiro em cima de atualizações frequentes. Será que o conteúdo baixável é uma novidade boa?
Os DLCs adicionam novas fases, mapas, personagens, missões, entre outras coisas dependendo do jogo. Como todas as coisas têm um lado bom e um lado ruim, aqui não é exceção. O conteúdo baixado é uma novidade legal pois aumenta a vida útil dos jogos e cria novas experiências. Agora o jogo não acaba quando termina, e muitas vezes as DLCs adicionam coisas importantes.
Mas na maioria das vezes são coisas que poderiam muito bem ter vindo no CD que você comprou com seu suado dinheiro, mas a empresa optou por adicionar o conteúdo para download pago, e ganhar um dinheiro extra. Ou seja, você paga pelo jogo duas vezes! Claro que o preço da DLC é bem inferior ao preço do jogo em si, mas ainda assim é um absurdo pagar por uma parte de um jogo que você comprou.
E o pior é que muitas vezes esse conteúdo está presente no disco do jogo desde seu lançamento, mas a DLC simplesmente o destrava, como é o caso de Soul Calibur IV. Você paga por uma coisa que já tinha comprado, mas estava "trancada" e você precisa da "chave". Já em Portal 2, a DLC foi totalmente gratuita, e serviu para melhorar a experiência pro jogo sem fins lucrativos da empresa. Afinal, se você comprou o jogo, por que pagar por ele de novo?
Cada vez mais as DLCs estão presentes no dia-a-dia dos gamers, fazendo parte do cotidiano e sendo baixadas por muitas pessoas. Claro que é uma adição bem vinda, desde que as produtoras não abusem desse recurso para ganhar dinheiro extra em cima de conteúdo extra.
Texto interessante. Eu tive meu primeiro contato com as DLCs esse mês. Baixei 3 personagens no Mortal Kombat e algumas músicas no Rock Band. No caso específico do RB eu não vejo problema em pagar mais pelo download. Afinal, as músicas baixadas são normalmente de versões anteriores do jogo e que podem ser resgatadas, essa ideia é válida. Já no MK, dos 3 personagens extras, poderiam muito bem ter colocado apenas o Freddy Krueger para download pago, por ser o único personagem extra completamente paralelo ao enredo do jogo. Excelente texto, André. Mandou bem de novo!
ResponderExcluirValeu! Tomara que as DLCs tenham vindo pra ficar mesmo, mas o problema é que às vezes abusam... =]
ResponderExcluir