Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Games baseados em filmes valem a pena?

Essa semana, eu havia programado pra hoje um review sobre Thor: God of Thunder, mas pensei melhor e desisti. Cheguei a conclusão de que jogos baseados em filmes são um grave problema. Não pras produtoras, que ganham dinheiro com isso, mas sim com os gamers, que compram esperando por um game a altura do respectivo filme, mas se deparam com um jogo limitado e claramente feito às pressas para ser lançado junto da película.
X-Men Origins: Wolverine, um dos poucos games de filmes que são realmente bons!
Claro que em toda regra há uma exceção, existem jogos de filmes muito bons, como X-Men Origins: Wolverine, de 2009, e GoldenEye 007, de 1997, sendo que este só foi lançado nos consoles dois anos após de estrear nas telonas. O problema é que a fama desse tipo de produção não é boa entre os gamers. Todos sabem que jogos baseados em filmes não costumam ser bons. Na verdade, não só de filmes, mas adaptações de séries também.

Um exemplo famoso é Superman, lançado em 1999 para Nintendo 64. O jogo era tão ruim que até hoje é usado como exemplo quando se quer exagerar sobre a falta de qualidade. "Esse game é tão ruim que parece Superman 64" não é uma frase incomum de se ouvir, e não é pra menos, afinal o jogo está entre os piores da história. Se você procurar no Gamerankings os piores jogos de todos os tempos, o "top 1" é Charlie's Angels, que por coincidência (ou não), é baseado no filme As Panteras.

E mesmo quando o filme em questão é bom, o jogo corre o risco de não corresponder as expectativas. Normalmente, pelo fato de as produtoras sofrerem pressão para terminar o desenvolvimento a tempo de lançar o jogo e a película simultaneamente. A decepção também pode acontecer pelo enredo do game. Muitas vezes ele é tão fiel ao filme, que se você assistir, não tem graça jogar. Mas se o jogo não tiver nada a ver com o que você assiste, como em Avatar, também não é legal. Basicamente, o game conta o que não apareceu nos cinemas. Por se passar um ano antes dos acontecimentos do filme, funciona como uma forma de saber mais sobre o universo criado por James Cameron.

Muitas vezes até mesmo os fãs da série ficam decepcionados, como em TRON, onde o filme é excepcional mas a adaptação para consoles não corresponde a qualidade, e é apenas um jogo comum. O pior é quando os desenvolvedores não são originais o suficiente e tomam por base outros games na hora de adaptar a jogabilidade. Scarface é um ótimo exemplo. Baseado no filme de Al Pacino, o clássico do cinema acabou virando um sandbox ruim, e ficou conhecido como um GTA mal-feito. Na verdade, muitos desses jogos não dão certo por tentarem copiar o estilo de outros e não terem identidade própria. As vendas podem até não ser ruins pelo nome que o game carrega na capa, mas a fama dos jogos baseados em filmes não é das melhores, e deve continuar assim por muito tempo, infelizmente.

2 comentários:

  1. Pois é, qualquer adaptação é complicada de ambos os lados, e dificil agradar aos fãs, mas algumas delas acabam estrapolando até mesmo os leigos da origem da história.

    Parabens pelo texto!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu! De vez em quando eu escrevo uns textos como esse pra refletir sobre games. xD

    ResponderExcluir