Hoje, vou falar sobre um assunto muito polêmico sobre a franquia que completa 25 anos nessa semana. Zelda é uma série que não segue uma cronologia definida em seus lançamentos. Existem rumores de um documento em algum lugar da Nintendo que contém a linha do tempo da franquia, mas não se sabe nem se esse documento realmente existe. Porém, várias teorias já foram criadas e há uma bastante aceita pelos fãs da série, baseada no roteiro dos games e em algumas entrevistas de Shigeru Miyamoto e companhia.
A Nintendo nunca se pronunciou sobre esse assunto, pois os games da série sempre se baseiam nas novas mecânicas, como Ocarina of Time que tem todo seu roteiro dependente das viagens no tempo, Twilight Princess na troca de lobo para humano e na alternância do Twilight Realm para a Hyrule normal, Spirit Tracks nos trens, Wind Waker e Phantom Hourglass na navegação e assim por diante.
Os desenvolvedores não se preocupam em deixar explícitas as relações entre os títulos da série, portanto fica difícil estabelecer uma ordem correta. Para isso, é necessário saber as sequências diretas já conhecidas, porque veio escrito na caixa, pelo contexto do jogo ou por causa de alguma declaração de um desenvolvedor:
-The Legend of Zelda e Adventure of Link
-A Link to the Past e Link's Awakening
-Ocarina of Time, Majora's Mask e Twilight Princess
-Wind Waker, Phantom Hourglass e Spirit Tracks
-Minish Cap, Four Swords e Four Swords Adventures
-Oracle of Ages e Oracle of Seasons (esses não têm ordem específica entre si)
Para encaixar tudo em uma linha do tempo é preciso saber que a teoria mais aceita é a de que Zelda tem duas vertentes temporais, que partem do mesmo passado. Isso ocorreu por causa das constantes viagens no tempo de Ocarina of Time.
O final de OoT cria duas vertentes: a adulta, em que Hyrule é inundada e daí acontecem Wind Waker, Phantom Hourglass e Spirit Tracks. E a em que Link retorna a infância, que origina Majora's Mask e Twilight Princess.
Eiji Aonuma havia dito, quando Four Swords foi lançado, que seria o primeiro jogo da série, cronologicamente. Four Swords Adventures é uma sequência direta, e ambos mostram Vaati como vilão principal, sendo que Minish Cap conta a origem dele, portanto vem antes.
Miyamoto declarou que os games do NES vêm depois de OoT, então podemos encaixá-los entre Majora's e Twilight Princess, ou depois de TP. Após Adventure of Link, vem A Link to the Past, como a caixa do jogo indica. O final de ALttP mostra o herói partindo em busca de novas terras, e Link's Awakening começa com ele perdido em uma ilha distante. Pode-se concluir que é uma continuação direta.
Oracle of Ages e Oracle of Seasons podem se encaixar em qualquer lugar dessa linha do tempo, segundo Miyamoto, e o mais comum é colocá-los após Awakening. Então, para esclarecer, a cronologia da série mais aceita é essa:
Essa teoria das vertentes paralelas foi confirmada por Aonuma, portanto essa é a cronologia mais aceita. Mas ainda não existe nada oficial, portanto é possível que tenhamos novidades sobre isso!
Que venham mais 25 anos de bons games para podermos tirar essa dúvida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário