Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os gêneros dos games estão se misturando?

Os videogames vêm evoluindo a cada geração e, naturalmente, os jogos também se tornaram cada vez mais evoluidos, tanto na parte técnica como na criatividade dos desenvolvedores. E isso tem deixado os gêneros dos jogos cada vez mais difíceis de se determinar. São cada vez mais frequentes as discussões como "Zelda é RPG?" com argumentos intermináveis de ambos os lados. Essa é mais uma prova da evolução dos games!
Antigamente, os jogos possuíam gênero muito bem definido, por serem mais simples e com muito menos detalhes. Hoje em dia, um game de ação e aventura como Zelda (na ficha técnica, consta como ação/aventura... acho melhor não teimar com o mestre Miyamoto) possui muitos elementos de RPG, como golpes e itens novos ao longo da jornada, o que faz muitas pessoas classificarem como um RPG de ação.
Castlevani é outro exemplo de como os gêneros vem se misturando. Os jogos mais antigos eram classificados como plataforma. Depois que os consoles passaram a ter gráficos tridimensionais, a série passou a ser conhecida como ação/aventura, mas com elementos de RPG. Ou seria um RPG de ação? É muito difícil determinar um único gênero para os jogos atuais, pois eles possuem muitas características de outros estilos. O caso mais comum de confusão é entre ação/aventura e RPG de ação, mas pode acontecer com outros jogos. Por exemplo, games de futebol como PES têm um modo onde é possível criar um time e evoluí-lo, cumprir missões e melhorar o desempenho dos jogadores. Mas mesmo assim, não é um RPG esportivo. E se você pensa que isso não existe, é porque não conhece Inazuma Eleven, um dos melhores RPGs de esporte já lançados.
O gênero RPG gera muita discussão pois, a definição de Role Playing Game seria um jogo onde se cumpre o papel de um personagem durante uma aventura. Mas isso acontece em praticamente todos os jogos e é muito difícil diferenciar um game de ação/aventura como Zelda para um RPG de ação como Kingdom Hearts ou Okami, principalmente porque os jogos têm elementos de outros gêneros, dificultando ainda mais a classificação. Outros estilos que se misturam são de ação e hack'n slash. Por exemplo, ontem, no review de Thor: God of Thunder, não consegui escolher só um, e na ficha técnica ficou "Ação/Hack'n Slash".

Porém, ao contrário do que se pensa, isso é bom! Os gêneros estão ficando cada vez mais misturados, afinal os consoles evoluíram, permitindo a criatividade dos desenvolvedores ir mais longe, e se utilizar de características de outros estilos. Se antigamente, os jogos eram limitados pelas definições dos gêneros, hoje em dia, existem games cada vez mais variados, pegando elementos de diferentes estilos e, por vezes, criando um gênero alternativo. Quem tem a ganhar com isso somos nós, gamers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário