Esse é o melhor que eu já vi!
Fonte na imagem!
sábado, 3 de março de 2012
sexta-feira, 2 de março de 2012
Píxels da Semana #74
Mais uma semana, mais notícias! Aqui estão os píxels da semana...
-Assassin's Creed 3 se passará durante a Revolução Americana, terá um novo protagonista e irá fechar o arco da história de Desmond Miles! Confiram imagens:
E esse é o site oficial de Assassin's Creed 3!
-Anunciado Pokémon Black and White 2! E para DS, e não 3DS...
-Senador da lei anti-games retirou o projeto de lei de pauta! Vencemos mais uma!
-Rumor: Wii U custará 299 dólares.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-SSX
-Binary Domain
-Hyperdimension Neptunia mk2
Xbox 360
-SSX
-Binary Domain
Wii
-PokePark 2: Wonders Beyond
DS
-Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2
-Kids Learn Spelling and Grammar: A+ Edition
Destaque da semana: Assassin's Creed 3! Preciso falar mais alguma coisa?
-Assassin's Creed 3 se passará durante a Revolução Americana, terá um novo protagonista e irá fechar o arco da história de Desmond Miles! Confiram imagens:
E esse é o site oficial de Assassin's Creed 3!
-Anunciado Pokémon Black and White 2! E para DS, e não 3DS...
-Senador da lei anti-games retirou o projeto de lei de pauta! Vencemos mais uma!
-Rumor: Wii U custará 299 dólares.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-SSX
-Binary Domain
-Hyperdimension Neptunia mk2
Xbox 360
-SSX
-Binary Domain
Wii
-PokePark 2: Wonders Beyond
DS
-Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2
-Kids Learn Spelling and Grammar: A+ Edition
Destaque da semana: Assassin's Creed 3! Preciso falar mais alguma coisa?
quinta-feira, 1 de março de 2012
Checkpoint #22
Dizem que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval. Ou seja, na Bahia o ano não começa nunca. Então feliz 2012 a todos, e vamos ao que interessa! Como em todo começo de mês, aqui está a sessão de avisos do blog!
-Fevereiro teve mais de 5 mil acessos! Obrigado a todos que entraram no blog, comentaram, criticaram, sugeriram, elogiaram...
-Não deixem de escutar e baixar o CD da banda DustUp!
-Confiram o novo parceiro do Boteco Gamer: X GameWorld X
-A enquete do mês passado perguntou o que vocês mais levam em conta na hora de comprar um videogame. Os resultados:
1-Jogos (52%)
2-Preço (16%)
3-Potência do hardware (16%)
4- Inovação (8%)
5-Funções multimídia (4%)
6-Outros fatores (4%)
7-Marca (0%)
A nova enquete vai botar um pouco de lenha na fogueira e apimentar a grande discussão PES vs FIFA. Como as versões de X360/PS3 e de Wii são bem distintas, serão duas enquetes diferentes... votem!
-Curtam o Boteco Gamer no facebook e sigam no twitter!
-Top 10 - posts mais visitados de fevereiro:
-Fevereiro teve mais de 5 mil acessos! Obrigado a todos que entraram no blog, comentaram, criticaram, sugeriram, elogiaram...
-Não deixem de escutar e baixar o CD da banda DustUp!
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-A enquete do mês passado perguntou o que vocês mais levam em conta na hora de comprar um videogame. Os resultados:
1-Jogos (52%)
2-Preço (16%)
3-Potência do hardware (16%)
4- Inovação (8%)
5-Funções multimídia (4%)
6-Outros fatores (4%)
7-Marca (0%)
A nova enquete vai botar um pouco de lenha na fogueira e apimentar a grande discussão PES vs FIFA. Como as versões de X360/PS3 e de Wii são bem distintas, serão duas enquetes diferentes... votem!
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-Top 10 - posts mais visitados de fevereiro:
- Teorias sobre Assassin's Creed 3
- Comparativo 3DS vs PS Vita
- Rumores sobre Assassin's Creed 3
- Humor: Memes
- Lei Anti-Games
- Top 10: Amizades nos Games
- Mais uma tirinha de Zelda
- Perfil #3 - Shigeru Miyamoto
- Deja Vú #19 - Zelda Ocarina of Time
- Curiosidade Sobre Pac-Man
Isso é tudo, pessoal! Amanhã voltamos com nossa programação normal, até o mês que vem!
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Comparativo: PES 2012 vs FIFA 2012 (Wii)
Após o review de FIFA 12 e, bem depois, de PES 2012, ambos para Wii, aqui está o comparativo entre eles. É recomendável que, antes de ler o comparativo, você leia as análises dos jogos para ter uma base melhor. Caso você queira ver o comparativo de PES 2012 e FIFA 12 de Xbox 360/PS3, clique aqui!
Por que fazer comparativos e reviews separados das versões de Wii e de X360/PS3? Porque são jogos completamente diferentes. Apesar de pertencerem às mesmas franquias, ambos os jogos foram modificados totalmente para se adaptar ao controle do Wii. A princípio, esse controle parecia estranho - e ainda é, caso você esteja começando - mas com o tempo ambos os jogos foram se adaptando, cada um de uma maneira. Primeiro, uma pequena aula de história...
Enquanto o FIFA buscava uma experiência extremamente casual no Wii, a Konami desenvolveu o PES para explorar todas as possibilidades que a combinação wiimote + nunchuk proporciona, criou uma jogabilidade totalmente inovadora e assustadoramente eficaz. Por mais que alguns conservadores prefiram o estilo clássico, não há como negar que os horizontes foram amplamente expandidos com a chegada do PES 2008 e seus controles "complicados e perfeitinhos".
Enquanto a EA Sports tentava fazer o consumidor engolir joguinhos de futebol com personagens caricatos, minigames, controles simples e apelo extremamente casual, a Konami aperfeiçoava sua obra hardcore, inovadora e competente. Até que PES se acomodou na liderança de mercado e, após vários anos, não modificou em quase nada seus jogos. Nesse meio tempo, FIFA evoluiu muito, aprendeu com o concorrente, ganhou mais seriedade e complexidade.
Na versão 2012, FIFA possui muitos modos de jogo que não existem no PES, além de gráficos melhores, muito mais times licenciados, e vem se reinventando a cada ano. Enquanto a franquia concorrente parou no tempo depois do PES 2009 - que foi um game incrível - e esqueceu de evoluir.
Resumindo, PES sempre foi melhor no Wii, mas após dois ou três anos sem nenhuma mudança perceptível, o jogo começa a perder em vida útil. Talvez seja melhor uma experiência nova e não tão boa quanto uma melhor, mas que não muda nunca. Se o Wii U não fosse ser lançado esse ano, eu diria que FIFA poderia, em um futuro próximo, assumir a liderança de mercado no console branco da Big N.
Analisemos alguns quesitos individualmente:
Gráficos - FIFA possui um visual cartunesco, que compensa a debilidade do hardware do Wii e traz uma característica nova e bem interessante, enquanto PES tenta reproduzir gráficos realistas, sem muito êxito.
Som - Os gritos famosos de torcidas do Brasil estão presentes no FIFA, assim como gritos em português de "passa a bola!", entre outros, nas partidas informais. Já PES possui a incrível narração de Silvio Luiz e músicas extremamente boas.
Jogabilidade - Essa é a grande diferença entre eles. Os controles de FIFA não chegam perto dos de PES, que são precisos e inovadores. Ambos os jogos possuem opção de se jogar com o controle clássico também.
Diversão e Vida útil - Enquanto o PES tem sua consagrada Master League e a divertida Champions Road, que são extremamente viciantes, o FIFA tem modos de jogo similares, e também conta com um modo "street", e um no qual você controla apenas um jogador e segue sua carreira das quadras aos gramados.
Enfim, apesar do FIFA estar numa crescente muito boa nos últimos anos em relação ao concorrente, o melhor game de futebol do Wii ainda é o PES. Mas caso você tenha jogado a versão 2011, eu recomendaria comprar o FIFA para ter uma experiência diferente.
Por que fazer comparativos e reviews separados das versões de Wii e de X360/PS3? Porque são jogos completamente diferentes. Apesar de pertencerem às mesmas franquias, ambos os jogos foram modificados totalmente para se adaptar ao controle do Wii. A princípio, esse controle parecia estranho - e ainda é, caso você esteja começando - mas com o tempo ambos os jogos foram se adaptando, cada um de uma maneira. Primeiro, uma pequena aula de história...
Enquanto o FIFA buscava uma experiência extremamente casual no Wii, a Konami desenvolveu o PES para explorar todas as possibilidades que a combinação wiimote + nunchuk proporciona, criou uma jogabilidade totalmente inovadora e assustadoramente eficaz. Por mais que alguns conservadores prefiram o estilo clássico, não há como negar que os horizontes foram amplamente expandidos com a chegada do PES 2008 e seus controles "complicados e perfeitinhos".
Na versão 2012, FIFA possui muitos modos de jogo que não existem no PES, além de gráficos melhores, muito mais times licenciados, e vem se reinventando a cada ano. Enquanto a franquia concorrente parou no tempo depois do PES 2009 - que foi um game incrível - e esqueceu de evoluir.
Resumindo, PES sempre foi melhor no Wii, mas após dois ou três anos sem nenhuma mudança perceptível, o jogo começa a perder em vida útil. Talvez seja melhor uma experiência nova e não tão boa quanto uma melhor, mas que não muda nunca. Se o Wii U não fosse ser lançado esse ano, eu diria que FIFA poderia, em um futuro próximo, assumir a liderança de mercado no console branco da Big N.
Analisemos alguns quesitos individualmente:
Gráficos - FIFA possui um visual cartunesco, que compensa a debilidade do hardware do Wii e traz uma característica nova e bem interessante, enquanto PES tenta reproduzir gráficos realistas, sem muito êxito.
Som - Os gritos famosos de torcidas do Brasil estão presentes no FIFA, assim como gritos em português de "passa a bola!", entre outros, nas partidas informais. Já PES possui a incrível narração de Silvio Luiz e músicas extremamente boas.
Jogabilidade - Essa é a grande diferença entre eles. Os controles de FIFA não chegam perto dos de PES, que são precisos e inovadores. Ambos os jogos possuem opção de se jogar com o controle clássico também.
Diversão e Vida útil - Enquanto o PES tem sua consagrada Master League e a divertida Champions Road, que são extremamente viciantes, o FIFA tem modos de jogo similares, e também conta com um modo "street", e um no qual você controla apenas um jogador e segue sua carreira das quadras aos gramados.
Enfim, apesar do FIFA estar numa crescente muito boa nos últimos anos em relação ao concorrente, o melhor game de futebol do Wii ainda é o PES. Mas caso você tenha jogado a versão 2011, eu recomendaria comprar o FIFA para ter uma experiência diferente.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Vídeo: Real Life Skyrim?
Está aí um vídeo incrível baseado em Skyrim, mas com um Dragonborn que usa armas um tanto quanto... inusitadas! Confira:
Fus ro dah!
Fus ro dah!
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Review #29 - PES 2012 (Wii)
Esse é um review prometido há muito tempo, que agora pôde ser feito. A análise do PES 2012 de Wii, feita separadamente das outras versões.
Ficha técnica:
Produtora: Konami
Desenvolvedora: Konami
Gênero: Esporte
Data de Lançamento: novembro de 2012
Plataforma: Wii
Apresentação: 7,5
Gráficos: 8,0
Som: 10
Jogabilidade: 10
Diversão: 9,0
Vida útil: 9,0
NOTA: 8,5
Em time que está ganhando não se mexe. Pelo menos é isso que os técnicos de futebol dizem, mas será que esse ditado se aplica a uma franquia como PES? A disputa PES vs FIFA tem duas frentes de batalha bem distintas. Enquanto no PS3/X360, a franquia da EA dominou o mercado nos últimos anos, no Wii o jogo da Konami é muito superior.
Porém a superioridade de PES no Wii se deve ao estilo de controle inovador que foi instaurado na versão 2008, e desde então pouca coisa foi implementada. O sistema é muito bom - eu, como fã de futebol e games, digo que é o melhor game de futebol que eu já vi em questão de jogabilidade - mas não passa por nenhuma modificação há anos, o que faz com que a experiência fique seriamente comprometida e se torne repetitiva.
Enquanto o PES se acomodou com a liderança no mercado do Wii, o FIFA vem se reinventando a cada ano, e está se aproximando do concorrente. O que eu quero dizer é que, o game é incrível, mas depois de cinco versões sem nada de novo, fica muito enjoativo. Você pode adorar sorvete de limão, mas não aguentaria tomar o mesmo sorvete todos os dias durante cinco anos.
Os menus do PES 2012 estão iguais aos do antecessor (que eram iguais aos do antecessor dele), e os gráficos também não mudaram muito, tirando alguns jogadores que foram remodelados para a nova versão. A narração continua sendo com o épico Silvio Luiz, o que é incrível para quem gosta de futebol. Os times são os mesmos, apenas com os uniformes novos. As ligas e modos de jogo também não mudaram.
A jogabilidade continua fantástica, apesar de ser bem complicado pegar o jeito de jogar para quem é novo, mas permite jogadas que seriam impossíveis sem o Wiimote. Mas como o game demorou dois meses a mais para ser lançado, a Konami deveria ter se empenhado em corrigir falhas do péssimo modo online, melhorar a física aplicada e adicionar coisas novas ao game.
Em time que está ganhando não se mexe, é verdade. Mas deixar o "time" sem modificações por muito tempo causa estagnação e descontentamento. PES se acomodou com a liderança no PS2/GC/Xbox e foi ultrapassado pelo FIFA. No Wii, parece que essa história pode se repetir caso não hajam mudanças no game.
Produtora: Konami
Desenvolvedora: Konami
Gênero: Esporte
Data de Lançamento: novembro de 2012
Plataforma: Wii
Apresentação: 7,5
Gráficos: 8,0
Som: 10
Jogabilidade: 10
Diversão: 9,0
Vida útil: 9,0
NOTA: 8,5
Em time que está ganhando não se mexe. Pelo menos é isso que os técnicos de futebol dizem, mas será que esse ditado se aplica a uma franquia como PES? A disputa PES vs FIFA tem duas frentes de batalha bem distintas. Enquanto no PS3/X360, a franquia da EA dominou o mercado nos últimos anos, no Wii o jogo da Konami é muito superior.
Porém a superioridade de PES no Wii se deve ao estilo de controle inovador que foi instaurado na versão 2008, e desde então pouca coisa foi implementada. O sistema é muito bom - eu, como fã de futebol e games, digo que é o melhor game de futebol que eu já vi em questão de jogabilidade - mas não passa por nenhuma modificação há anos, o que faz com que a experiência fique seriamente comprometida e se torne repetitiva.
Enquanto o PES se acomodou com a liderança no mercado do Wii, o FIFA vem se reinventando a cada ano, e está se aproximando do concorrente. O que eu quero dizer é que, o game é incrível, mas depois de cinco versões sem nada de novo, fica muito enjoativo. Você pode adorar sorvete de limão, mas não aguentaria tomar o mesmo sorvete todos os dias durante cinco anos.
Os menus do PES 2012 estão iguais aos do antecessor (que eram iguais aos do antecessor dele), e os gráficos também não mudaram muito, tirando alguns jogadores que foram remodelados para a nova versão. A narração continua sendo com o épico Silvio Luiz, o que é incrível para quem gosta de futebol. Os times são os mesmos, apenas com os uniformes novos. As ligas e modos de jogo também não mudaram.
A jogabilidade continua fantástica, apesar de ser bem complicado pegar o jeito de jogar para quem é novo, mas permite jogadas que seriam impossíveis sem o Wiimote. Mas como o game demorou dois meses a mais para ser lançado, a Konami deveria ter se empenhado em corrigir falhas do péssimo modo online, melhorar a física aplicada e adicionar coisas novas ao game.
Em time que está ganhando não se mexe, é verdade. Mas deixar o "time" sem modificações por muito tempo causa estagnação e descontentamento. PES se acomodou com a liderança no PS2/GC/Xbox e foi ultrapassado pelo FIFA. No Wii, parece que essa história pode se repetir caso não hajam mudanças no game.
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Facebook Gamer #1 - Peach
E se os personagens de videogame tivessem facebook? Acompanhem a nova série em 9 capítulos do Boteco Gamer, todo domingo! Hoje é a vez da Peach:
Fonte: Continue Infinito
Fonte: Continue Infinito
sábado, 25 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Píxels da Semana #73
E o Carnaval acabou! Antes que alguém resolva invadir o QG do Boteco Gamer e rasgar todas as notícias coletadas durante os últimos dias, aqui estão os Píxels da Semana!
-O PS Vita foi lançado!
-Muitos rumores sobre um novo game da série principal de Pokémon estão surgindo. Ainda não há nada oficial, mas ficaremos atentos...
-Crossover da Capcom, Sega e Namco Bandai será lançado no 3DS! Mas ainda não temos mais informações sobre o jogo.
-The Last Story e Xenoblade Chronicles foram confirmados na América!
-Rumor: God of War 4 ainda em 2012!
-Nintendo registrou patente que sugere possibilidade do controle do Wii U ter 3D sem óculos e HD! Mas por enquanto, são apenas "possibilidades" que podem não estar no produto final...
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Asura's Wrath
-Syndicate
Xbox 360
-Asura's Wrath
-Syndicate
3DS
-Metal Gear Solid: Snake Eater 3D
-Vita
-Uncharted: Golden Abyss
-WipEout 2048
-FIFA Soccer
-Rayman Origins
-F1 2011
-Virtua Tennis 4: World Tour Edition
-Asphalt: Injection
-Ninja Gaiden Sigma Plus
-Ultimate Marvel vs. Capcom
-BrazBlue: Continuum Shift Extend
-Little Deviants
-ModNation Racers: Road Trip
-Hot Shots Golf: World Invitational
-Dungeon Hunter: Alliance
-Lumines: Electronic Symphony
-Escape Plan
-Super Stardust Delta
-Shinobido 2: Revenge of Zen
-Touch My Katamari
-Dynasty Warriors Next
-Army Corps of Hell
-Ben 10 Galactic Racing
-Michael Jackson The Experience
Destaque da semana: O lançamento do Vita, com certeza, foi o destaque dessa semana!
-O PS Vita foi lançado!
-Muitos rumores sobre um novo game da série principal de Pokémon estão surgindo. Ainda não há nada oficial, mas ficaremos atentos...
-Crossover da Capcom, Sega e Namco Bandai será lançado no 3DS! Mas ainda não temos mais informações sobre o jogo.
-The Last Story e Xenoblade Chronicles foram confirmados na América!
-Rumor: God of War 4 ainda em 2012!
-Nintendo registrou patente que sugere possibilidade do controle do Wii U ter 3D sem óculos e HD! Mas por enquanto, são apenas "possibilidades" que podem não estar no produto final...
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Asura's Wrath
-Syndicate
Xbox 360
-Asura's Wrath
-Syndicate
3DS
-Metal Gear Solid: Snake Eater 3D
-Vita
-Uncharted: Golden Abyss
-WipEout 2048
-FIFA Soccer
-Rayman Origins
-F1 2011
-Virtua Tennis 4: World Tour Edition
-Asphalt: Injection
-Ninja Gaiden Sigma Plus
-Ultimate Marvel vs. Capcom
-BrazBlue: Continuum Shift Extend
-Little Deviants
-ModNation Racers: Road Trip
-Hot Shots Golf: World Invitational
-Dungeon Hunter: Alliance
-Lumines: Electronic Symphony
-Escape Plan
-Super Stardust Delta
-Shinobido 2: Revenge of Zen
-Touch My Katamari
-Dynasty Warriors Next
-Army Corps of Hell
-Ben 10 Galactic Racing
-Michael Jackson The Experience
Destaque da semana: O lançamento do Vita, com certeza, foi o destaque dessa semana!
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
PS Vita lançado no ocidente!
Ontem, o PS Vita foi lançado no lado ocidental da força, mas o Boteco Gamer não vai postar fotos de filas imensas, onde as pessoas perdem a dignidade (e outras coisas) para conseguir comprar um videogame no lançamento, e por um preço absurdo. Agora que o novo portátil chegou às prateleiras, várias teorias surgem sobre a disputa entre Vita e 3DS. Por enquanto, essa batalha só foi travada no Japão, e o portátil da Nintendo se saiu bem melhor. Porém, as vendas do 3DS foram alavancadas após um corte considerável no preço final.
Alguns analistas sugerem que o Vita alcançará a marca de 14 milhões de vendas mundiais em seu primeiro ano, lembrando que ele foi lançado no final de 2011 na terra do sol nascente. Porém, segundo eles, o portátil só conseguira atingir essa meta caso sofra uma redução de preço para estimular as vendas assim como o 3DS, que deve chegar à marca de 16 milhões de unidades vendidas em seu primeiro ano fiscal.
O Vita teve 25 jogos disponíveis já no lançamento, incluindo Uncharted, Marvel vs Capcom, Ninja Gaiden, Rayman Oringins, F1 2011, FIFA Soccer, entre outros, e tem mais de 100 jogos em desenvolvimento, segundo a Sony. A empresa também diz que planeja uma vida de 5 a 10 anos para o Vita, e que tem planos a longo prazo para o portátil. Agora, nos resta esperar pra ver o que o futuro nos aguarda!
Alguns analistas sugerem que o Vita alcançará a marca de 14 milhões de vendas mundiais em seu primeiro ano, lembrando que ele foi lançado no final de 2011 na terra do sol nascente. Porém, segundo eles, o portátil só conseguira atingir essa meta caso sofra uma redução de preço para estimular as vendas assim como o 3DS, que deve chegar à marca de 16 milhões de unidades vendidas em seu primeiro ano fiscal.
O Vita teve 25 jogos disponíveis já no lançamento, incluindo Uncharted, Marvel vs Capcom, Ninja Gaiden, Rayman Oringins, F1 2011, FIFA Soccer, entre outros, e tem mais de 100 jogos em desenvolvimento, segundo a Sony. A empresa também diz que planeja uma vida de 5 a 10 anos para o Vita, e que tem planos a longo prazo para o portátil. Agora, nos resta esperar pra ver o que o futuro nos aguarda!
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Casual e hardcore
Com a chegada da geração atual, há alguns anos, desenvolveu-se uma discussão acerca de jogos "casuais" e "hardcore", principalmente por causa do Wii, que tomou o caminho contrário dos outros consoles, sendo focado na diversão pura e simples, ao invés de procurar gráficos e engines cada vez mais avançados tecnologicamente. Mas será que existem mesmo jogos casuais e hardcores ou essa divisão não faz sentido?
Muitas pessoas pensam erroneamente que videogames portáteis são feitos para jogos casuais. Talvez nos primórdios até fossem, mas hoje em dia eles possuem capacidade equivalente a um console, e jogos tão complexos quanto os de um videogame de mesa. O DS, por exemplo, tem vários RPGs extremamente longos enquanto o Vita possui gráficos que chegam perto dos consoles atuais.
Na teoria, um jogo casual seria aquele que você pode jogar em qualquer momento, só por diversão, e sem preocupações. Nenhuma mecânica muito avançada, apenas com o intuito de divertir instantaneamente, e por pouco tempo. Vários jogos, tanto de consoles como de portáteis, se encaixam nesse perfil. Games de esportes como FIFA, PES, F1, de luta como Street Fighter ou Mortal Kombat, entre outros, podem ser considerados casuais. A diferença é que eles têm um "modo carreira" que seria a parte hardcore do jogo. No caso de Wii Sports, a essência é totalmente casual, tirando os recordes e treinos que são bastante hardcore se você levar a sério.
Por mais que muitos games possam se encaixar no conceito de casual, praticamente todos os jogos para consoles ou portáteis possuem pelo menos um lado hardcore. O único nicho dos games que podem ser considerados realmente casuais são jogos para celular, como Angry Birds e Doodle Jump, e mesmo assim esses jogos possuem níveis de dificuldade que vão aumentando gradativamente, tornando o game cada vez mais desafiador, e ganhando um tom hardcore.
O conceito de casual e hardcore é muito subjetivo, pois existem várias formas de se jogar videogame. Você pode jogar GTA e sair por aí atropelando e matando todos, ou pode fazer todas as missões para fechar a história. Você pode jogar Wii Sports com seu priminho de cinco anos só pra passar o tempo, ou pode tentar bater o seu recorde incrível nos treinos. Todo game tem um pouco de hardcore e um pouco de casual, seja para jogar uma partida inocente de futebol, ou subir até o level máximo do seu personagem do Skyrim.
Games são games e estão aí para nos divertir, seja por 5 minutos ou 5 horas.
Muitas pessoas pensam erroneamente que videogames portáteis são feitos para jogos casuais. Talvez nos primórdios até fossem, mas hoje em dia eles possuem capacidade equivalente a um console, e jogos tão complexos quanto os de um videogame de mesa. O DS, por exemplo, tem vários RPGs extremamente longos enquanto o Vita possui gráficos que chegam perto dos consoles atuais.
Na teoria, um jogo casual seria aquele que você pode jogar em qualquer momento, só por diversão, e sem preocupações. Nenhuma mecânica muito avançada, apenas com o intuito de divertir instantaneamente, e por pouco tempo. Vários jogos, tanto de consoles como de portáteis, se encaixam nesse perfil. Games de esportes como FIFA, PES, F1, de luta como Street Fighter ou Mortal Kombat, entre outros, podem ser considerados casuais. A diferença é que eles têm um "modo carreira" que seria a parte hardcore do jogo. No caso de Wii Sports, a essência é totalmente casual, tirando os recordes e treinos que são bastante hardcore se você levar a sério.
Por mais que muitos games possam se encaixar no conceito de casual, praticamente todos os jogos para consoles ou portáteis possuem pelo menos um lado hardcore. O único nicho dos games que podem ser considerados realmente casuais são jogos para celular, como Angry Birds e Doodle Jump, e mesmo assim esses jogos possuem níveis de dificuldade que vão aumentando gradativamente, tornando o game cada vez mais desafiador, e ganhando um tom hardcore.
O conceito de casual e hardcore é muito subjetivo, pois existem várias formas de se jogar videogame. Você pode jogar GTA e sair por aí atropelando e matando todos, ou pode fazer todas as missões para fechar a história. Você pode jogar Wii Sports com seu priminho de cinco anos só pra passar o tempo, ou pode tentar bater o seu recorde incrível nos treinos. Todo game tem um pouco de hardcore e um pouco de casual, seja para jogar uma partida inocente de futebol, ou subir até o level máximo do seu personagem do Skyrim.
Games são games e estão aí para nos divertir, seja por 5 minutos ou 5 horas.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Lei Anti-Games
Está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania um projeto de lei que prevê uma mudança na lei contra o racismo, e inclui "o ato de fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos" como uma forma de preconceito racial. Ou seja, o prezado senador Valdir Raupp do PMDB quer impedir a venda de games "ofensivos" em todo o país.
Em outras palavras, caso esse projeto de lei absurdo seja aprovado, a TV ainda vai poder exibir filmes com americanos matando russos e negros, mas não vai mais poder jogar seu GTA por isso ser um ato ofensivo aos costumes e tradições dos povos. Esse senador quer acabar com a indústria de games no Brasil, com a desculpa de ser "ofensiva". Isso é um tanto quanto irônico, principalmente pela época que estamos vivendo. No carnaval, a televisão mostra mulheres completamente nuas em qualquer horário, sem "ofender" ninguém.
O livro no qual Adolf Hitler diz que a única solução para os problemas dos judeus é o extermínio é vendido em livrarias do mundo todo, sem que ninguém se sinta "ofendido", mas games com o intuito de divertir, sem o menor compromisso com a realidade, podem ser proibidos caso uma lei bizarra entre em vigor.
Não deixem que isso aconteça! O mínimo que todos nós, gamers, podemos fazer é espalhar isso pelas redes sociais. Num país onde crianças ainda morrem de fome e não têm direito à educação, games não podem ser considerados ofensivos.
Agradecimentos ao Garotas Geeks, site onde eu fiquei sabendo dessa notícia!
Em outras palavras, caso esse projeto de lei absurdo seja aprovado, a TV ainda vai poder exibir filmes com americanos matando russos e negros, mas não vai mais poder jogar seu GTA por isso ser um ato ofensivo aos costumes e tradições dos povos. Esse senador quer acabar com a indústria de games no Brasil, com a desculpa de ser "ofensiva". Isso é um tanto quanto irônico, principalmente pela época que estamos vivendo. No carnaval, a televisão mostra mulheres completamente nuas em qualquer horário, sem "ofender" ninguém.
O livro no qual Adolf Hitler diz que a única solução para os problemas dos judeus é o extermínio é vendido em livrarias do mundo todo, sem que ninguém se sinta "ofendido", mas games com o intuito de divertir, sem o menor compromisso com a realidade, podem ser proibidos caso uma lei bizarra entre em vigor.
Não deixem que isso aconteça! O mínimo que todos nós, gamers, podemos fazer é espalhar isso pelas redes sociais. Num país onde crianças ainda morrem de fome e não têm direito à educação, games não podem ser considerados ofensivos.
Agradecimentos ao Garotas Geeks, site onde eu fiquei sabendo dessa notícia!
domingo, 19 de fevereiro de 2012
sábado, 18 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Píxels da Semana #72
Mais uma semana cheia de notícias!
-Rumor: novo Xbox terá controle parecido com um tablet, no mesmo estilo do Wii U, virá com Kinect e custará cerca de 475 euros. Mas nada oficial.
-O que há de oficial é a data de lançamento do Assassin's Creed 3! 30 de outubro de 2012, confirmada pelo presidente da Ubisoft, Yves Guillemot. AC3 estaria em desenvolvimento há 3 anos, e terá personagens novos.
-Aplicativo de customização de fotos será o primeiro DLC pago do 3DS.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Twisted Metal
-UFC Undisputed 3
-Grand Slam Tennis 2
-The House of the Dead 3
-BrazBlue: Continuum Shift Extend
Xbox 360
-UFC Undisputed 3
-Grand Slam Tennis
-Warp
-Zumba Fitness
-BrazBlue: Continuum Shift Extend
Wii
-Rhythm Heaven Fever
DS
-B-Units: Build It
3DS
-Tekken 3D Prime Edition
-Tales of the Abyss
-Mario and Sonic At The London 2012 Olympic Games
Destaque da Semana: a data de lançamento do Assassin's Creed 3 confirmada!
-Rumor: novo Xbox terá controle parecido com um tablet, no mesmo estilo do Wii U, virá com Kinect e custará cerca de 475 euros. Mas nada oficial.
-O que há de oficial é a data de lançamento do Assassin's Creed 3! 30 de outubro de 2012, confirmada pelo presidente da Ubisoft, Yves Guillemot. AC3 estaria em desenvolvimento há 3 anos, e terá personagens novos.
-Aplicativo de customização de fotos será o primeiro DLC pago do 3DS.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Twisted Metal
-UFC Undisputed 3
-Grand Slam Tennis 2
-The House of the Dead 3
-BrazBlue: Continuum Shift Extend
Xbox 360
-UFC Undisputed 3
-Grand Slam Tennis
-Warp
-Zumba Fitness
-BrazBlue: Continuum Shift Extend
Wii
-Rhythm Heaven Fever
DS
-B-Units: Build It
3DS
-Tekken 3D Prime Edition
-Tales of the Abyss
-Mario and Sonic At The London 2012 Olympic Games
Destaque da Semana: a data de lançamento do Assassin's Creed 3 confirmada!
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
3DS vs DS: vendas no primeiro ano
Enquanto esperamos o lançamento ocidental do PS Vita, o seu concorrente 3DS vai completar um ano no mercado esse mês. Agora é interessante ver um retrospecto da curta vida do portátil da Nintendo e comparar o primeiro ano a seu antecessor. Lembrem-se que o DS foi um dos videogames mais bem-sucedidos de todos os tempos, com mais de 150 milhões de unidades vendidas. Porém, o novo portátil vem se saindo muito bem na tarefa de suceder o DS, e seu primeiro ano de vendas surpreendeu bastante.
Segundo os dados do VG Chartz, o 3DS teve 16 milhões de unidades vendidas mundialmente nos primeiros 12 meses, ou seja, o dobro do DS. Reparem que o novo portátil estava abaixo no começo, porém após o corte de preço, as vendas subiram vertiginosamente e ultrapassaram o antecessor com folga. Talvez isso se deva ao fato de que o 3DS teve um ano livre de concorrência, enquanto o DS foi lançado praticamente junto ao PSP, no final de 2004.
As vendas do PS Vita não estão fortes no Japão, mas ainda não se sabe o que pode acontecer quando chegar ao mercado ocidental, e talvez a Sony possa optar por um corte no preço para tentar alavancar as vendas do portátil, assim como a Big N fez com o 3DS. A única certeza é que o antes desacreditado 3DS conseguiu surpreender no primeiro ano de vida, e agora terá sua prova de fogo quando o Vita for lançado!
Segundo os dados do VG Chartz, o 3DS teve 16 milhões de unidades vendidas mundialmente nos primeiros 12 meses, ou seja, o dobro do DS. Reparem que o novo portátil estava abaixo no começo, porém após o corte de preço, as vendas subiram vertiginosamente e ultrapassaram o antecessor com folga. Talvez isso se deva ao fato de que o 3DS teve um ano livre de concorrência, enquanto o DS foi lançado praticamente junto ao PSP, no final de 2004.
As vendas do PS Vita não estão fortes no Japão, mas ainda não se sabe o que pode acontecer quando chegar ao mercado ocidental, e talvez a Sony possa optar por um corte no preço para tentar alavancar as vendas do portátil, assim como a Big N fez com o 3DS. A única certeza é que o antes desacreditado 3DS conseguiu surpreender no primeiro ano de vida, e agora terá sua prova de fogo quando o Vita for lançado!
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Lista de jogos da Ubisoft para 2012 vaza!
A line up da Ubisoft para 2012 caiu na internet e entre os jogos está o tão aguardado e especulado Assassin's Creed 3, que será lançado para Xbox 360, Playstation 3, PC e... Wii U! Essa é a grande surpresa da lista. Confira:
- Brothers in Arms: Furious 3 (PC, PS3, Xbox 360)
- Far Cry 3 (PC, PS3, Xbox 360)
- I Am Alive (PS3, Xbox 360)
- Tom Clancy's Ghost Racon: Future Soldier (PC, PS3, Xbox 360)
- Tom Clancy's Ghost Racon Online (PC, Wii U)
- Tom Clancy's Splinter Cell: Retribution (PC, PS3, Xbox 360)
- Prince of Persia (Wii, 3DS)
- Assassin's Creed 3 (PC, PS3, Wii U, Xbox 360)
- Just Dance Final Party (PS3, Wii, Xbox 360)
Só jogão, hein? Mas as datas de lançamento ainda são desconhecidas, então só nos resta esperar para saber quando vamos colocar as mãos nesses games.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Fanatismo nos games
Muitas pessoas são fanáticas por um time de futebol, um partido político, uma banda ou uma religião. Não estou aqui para discutir fanatismo em nenhum desses assuntos, mas sim nos games. Você já deve ter conhecido alguém que só compra games de uma certa empresa. Ou já viu discussões entre fãs de PES e FIFA, Call of Duty e Battlefield, entre outras franquias rivais. Será que os fanáticos estão certos em agirem desse modo?
Existem vários fóruns sobre games, e todos estão repletos de "nintendistas", "sonystas" e "caixistas" se degladeando em discussões sem fim sobre qual empresa é melhor, baseando suas teses em dados estatísticos e defendendo com unhas e dentes sua.empresa favorita até o fim. O mesmo ocorre com fãs de FIFA e PES, Forza e Gran Turismo, Call of Duty e Battlefield, entre outros.
O fato é que tudo isso depende de gosto pessoal, e o que é bom para um pode não ser para outro. Mesmo assim os fanáticos tentam converter outros para seu jogo, console ou empresa favorita.
A indústria de games está sempre lançando coisas novas e tentando se reinventar a cada geração, a fim de proporcionar o melhor para nós, gamers. No final, quem sai perdendo é a pessoa que não abre a mente para novos games e novas experiências.
Mudar de opinião não é ruim. Experimentar jogos que você não está acostumado a jogar é bom e expande os seus horizontes. Não compre um console por ele ser de tal empresa, ou um jogo por ser de tal franquia, sem nem conhecer a concorrência. Jogue o que há de melhor, sem medo de "trair o movimento". Se sua série favorita está ruim, jogue outra que esteja melhor. Não fique parado no tempo jogando algo que não te satisfaz. Este blogueiro que vos escreve era fã incondicional de PES (ou Winning Eleven na época) e hoje em dia prefere FIFA.
Fanatismo demais nunca é recomendável. Nos games isso não é exceção. Não se prive de algumas horas de diversão só por ela ser proporcionada pela " empresa concorrente". Jogue de tudo, sem fanatismos. Quem é fanático a tal ponto só tem a perder, afinal a indústria de games está aí para a nossa diversão.
P.S.: texto escrito por um humilde blogueiro que já teve consoles das três grandes empresas de videogame da atualidade e já foi chamado de nintendista, caixista e sonysta nos comentários do blog.
Existem vários fóruns sobre games, e todos estão repletos de "nintendistas", "sonystas" e "caixistas" se degladeando em discussões sem fim sobre qual empresa é melhor, baseando suas teses em dados estatísticos e defendendo com unhas e dentes sua.empresa favorita até o fim. O mesmo ocorre com fãs de FIFA e PES, Forza e Gran Turismo, Call of Duty e Battlefield, entre outros.
O fato é que tudo isso depende de gosto pessoal, e o que é bom para um pode não ser para outro. Mesmo assim os fanáticos tentam converter outros para seu jogo, console ou empresa favorita.
A indústria de games está sempre lançando coisas novas e tentando se reinventar a cada geração, a fim de proporcionar o melhor para nós, gamers. No final, quem sai perdendo é a pessoa que não abre a mente para novos games e novas experiências.
Mudar de opinião não é ruim. Experimentar jogos que você não está acostumado a jogar é bom e expande os seus horizontes. Não compre um console por ele ser de tal empresa, ou um jogo por ser de tal franquia, sem nem conhecer a concorrência. Jogue o que há de melhor, sem medo de "trair o movimento". Se sua série favorita está ruim, jogue outra que esteja melhor. Não fique parado no tempo jogando algo que não te satisfaz. Este blogueiro que vos escreve era fã incondicional de PES (ou Winning Eleven na época) e hoje em dia prefere FIFA.
Fanatismo demais nunca é recomendável. Nos games isso não é exceção. Não se prive de algumas horas de diversão só por ela ser proporcionada pela " empresa concorrente". Jogue de tudo, sem fanatismos. Quem é fanático a tal ponto só tem a perder, afinal a indústria de games está aí para a nossa diversão.
P.S.: texto escrito por um humilde blogueiro que já teve consoles das três grandes empresas de videogame da atualidade e já foi chamado de nintendista, caixista e sonysta nos comentários do blog.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Tudo sobre o PS Vita
O novo portátil da Sony será lançado no dia 22 de fevereiro nos EUA, Europa e Austrália, e só chega oficialmente no Brasil uma semana depois, no dia 29. O Boteco Gamer preparou um post especial com tudo o que você precisa saber sobre ele! Confiram um vídeo do Playstation Blog sobre o Vita:
O vídeo mostra muitos jogos e funcionalidades, e dá pra ter uma ideia de como será o novo portátil. O Playstation Vita custará 1599 reais por aqui, e a princípio só virá em um pacote com o aparelho, o jogo ModNation Racers, uma case e um cartão de 4GB para armazenamento de jogos. Esses cartões serão necessários para guardar games adquiridos por download, e variam de 4 a 32GB.
Todos os jogos do Vita estarão disponíveis para downloas pela PS Store. Os tamanhos dos jogos variam bastante. Enquanto Uncharted ocupa 3GB de espaço, HotShots Golf precisa de 1.2GB e Super Stardust Delta, apenas 200MB.
Porém, os jogos do PSP não poderão ser transferidos para o PS Vita. No Japão, já existe o programa UMD Passport, que permite os donos de PSP passarem games para o portátil novo. Porém, essa opção não estará presente na versão americana. Mas é possível baixar os jogos do antecessor, e mais de 200 títulos já estão compatíveis com o Vita.
O PS Vita também conta com o Near, um sistema parecido com o StreetPass do 3DS. Nele é possível encontrar pessoas que estejam com o portátil perto de você, acessar e trocar informações e ver o que eles jogaram ou estão jogando. O portátil também conta com vários outros aplicativos próprios, além de uma entrada USB e slot para cartão de memória (que não é o mesmo dos cartões de jogos). A interação com a internet é boa. O Vita tem navegador, além dos aplicativos de Twitter, Facebook, Foursquare, Skype, entre outros.
Vamos às especificações técnicas. Processador ARM Cortex-A9 core de 4 núcleos com uma GPU SGX543MP4+, para gráficos comparáveis aos dos consoles. O portátil possui tela de OLED, multitouch, de 5 polegadas e widescreen, duas câmeras, sensor de movimento, GPS embutido, Wi-Fi, alto-falantes e microfone embutidos e bluetooth. As dimensões assustam um pouco: 18x8cm aproximadamente. Na parte traseira, o portátil tem um painel multitouch, além dos botões faciais e direcionais, também conta com botões superiores e dois analógicos.
Confira um pouco da jogabilidade de Mortal Kombat no Vita:
Talvez um dos maiores problemas do Vita seja a bateria. Graças aos gráficos muito acima da média para um portátil, a duração não passa de 4 horas, aproximadamente, mesmo com todos os recursos possíveis para economizar bateria.
Por fim, confiram uma lista com alguns dos principais jogos do Vita!
Qualquer dúvida, perguntem nos comentários!
O vídeo mostra muitos jogos e funcionalidades, e dá pra ter uma ideia de como será o novo portátil. O Playstation Vita custará 1599 reais por aqui, e a princípio só virá em um pacote com o aparelho, o jogo ModNation Racers, uma case e um cartão de 4GB para armazenamento de jogos. Esses cartões serão necessários para guardar games adquiridos por download, e variam de 4 a 32GB.
Todos os jogos do Vita estarão disponíveis para downloas pela PS Store. Os tamanhos dos jogos variam bastante. Enquanto Uncharted ocupa 3GB de espaço, HotShots Golf precisa de 1.2GB e Super Stardust Delta, apenas 200MB.
Porém, os jogos do PSP não poderão ser transferidos para o PS Vita. No Japão, já existe o programa UMD Passport, que permite os donos de PSP passarem games para o portátil novo. Porém, essa opção não estará presente na versão americana. Mas é possível baixar os jogos do antecessor, e mais de 200 títulos já estão compatíveis com o Vita.
O PS Vita também conta com o Near, um sistema parecido com o StreetPass do 3DS. Nele é possível encontrar pessoas que estejam com o portátil perto de você, acessar e trocar informações e ver o que eles jogaram ou estão jogando. O portátil também conta com vários outros aplicativos próprios, além de uma entrada USB e slot para cartão de memória (que não é o mesmo dos cartões de jogos). A interação com a internet é boa. O Vita tem navegador, além dos aplicativos de Twitter, Facebook, Foursquare, Skype, entre outros.
Vamos às especificações técnicas. Processador ARM Cortex-A9 core de 4 núcleos com uma GPU SGX543MP4+, para gráficos comparáveis aos dos consoles. O portátil possui tela de OLED, multitouch, de 5 polegadas e widescreen, duas câmeras, sensor de movimento, GPS embutido, Wi-Fi, alto-falantes e microfone embutidos e bluetooth. As dimensões assustam um pouco: 18x8cm aproximadamente. Na parte traseira, o portátil tem um painel multitouch, além dos botões faciais e direcionais, também conta com botões superiores e dois analógicos.
Confira um pouco da jogabilidade de Mortal Kombat no Vita:
Talvez um dos maiores problemas do Vita seja a bateria. Graças aos gráficos muito acima da média para um portátil, a duração não passa de 4 horas, aproximadamente, mesmo com todos os recursos possíveis para economizar bateria.
Por fim, confiram uma lista com alguns dos principais jogos do Vita!
Qualquer dúvida, perguntem nos comentários!
domingo, 12 de fevereiro de 2012
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