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quinta-feira, 8 de março de 2012

Deja Vú #30 - Contra

Na edição de número 30 da sessão nostálgica do Boteco Gamer, nada mais justo que falar sobre um game como Contra!
Lançado nos arcades em 1987 e para NES um ano depois, Contra é um dos maiores clássicos da história dos videogames. Na pele de um dos militares - Bill "Mad Dog" Rizer ou Lance "Scorpion" Bean - o jogador deve derrotar uma facção terrorista chamada Red Falcon Organization, que planeja dominar o mundo. Na versão japonesa, o game se passa num arquipélago perto da Nova Zelândia no ano de 2633, enquanto na versão ocidental, a ação se dá numa ilha da América do Sul no tempo presente, e a Red Falcon é na verdade uma organização alienígena.

Os gráficos são excelentes para o padrão 8-bit da época, e o game possui fases diversificadas, com cores vibrantes e vários tons ao mesmo tempo. A parte sonora condiz com o ritmo acelerado do jogo, e os efeitos de tiros e explosões - sempre presentes - são únicos e inconfundíveis.
 Os comandos são bem eficientes, com a possibilidade de atirar para várias direções - até oito, dependendo da posição do personagem - e nem poderia ser diferente. Desde o começo, o game te coloca em fases recheadas de inimigos e armadilhas, com tiros pra todo lado. Contra é um jogo bastante desafiador, desde que você não use o famoso Konami Code para ganhar vidas extras.

Entrar nas bases inimigas sem frescura, pela porta da frente, atirando em tudo e todos, é uma das marcas registradas de Contra. E uma característica bem incomum para os games da época é o fato de que, apesar da maioria das fases ser side-scrolling, existem algumas que colocam a câmera atrás do personagem, possibilitando uma visão mais parecida com os jogos atuais.
Contra é um game que dispensa apresentações, e mesmo que você nunca tenha jogado, provavelmente já ouviu falar. Se tiver a oportunidade, jogue. Afinal este é um dos melhores jogos de sua geração, e é praticamente obrigatório para quem teve o Nintendinho.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Tablets e smartphones no mercado de games

Cada vez mais os celulares vão ganhando funções, e os atuais smartphones já são usados por alguns como plataforma de games. Será que algum dia, os tablets e celulares vão brigar de igual pra igual com videogames portáteis ou até mesmo substituí-los?
A indústria de celulares tem uma diferença notável para a de games. Enquanto os consoles têm vida média de 5 anos, os smartphones mais novos são ultrapassados em questão de meses. Se a Apple lançar um iPhone novo a cada ano, os fãs vão comprar todas as versões. Porém, se a Nintendo lançar um DS novo a cada ano, as vendas não vão ser satisfatórias. E os videogames estão tomando o caminho contrário dos celulares, e estão ficando cada vez mais duradouros. O PSP foi lançado em 2004 e só ganhou seu sucessor agora. E dizem que o Vita vai durar mais tempo ainda.

Ou seja, o lucro das empresas de celular é muito maior, pois a cada ano novas versões dos aparelhos são lançadas e vendem como água. Além disso, games para 3DS e Vita custam caro, enquanto os donos de um dispositivo com Android ou iOS podem baixar diversos jogos de graça, a qualquer momento. Sem falar que o celular possui uma relação custo-benefício mais vantajosa, afinal além das funções normais, possui milhões de aplicativos úteis à disposição do usuário.
Porém as vantagens dos tablets e smartphones param por aí. Apesar de toda a facilidade que eles garantem, ainda lhes falta algo crucial para uma boa plataforma de jogos: BONS jogos. Não estou desmerecendo os games tão divertidos e viciantes de celular. Porém, jogar Angry Birds na fila do banco nunca vai se comparar a jogar Mario ou Uncharted em qualquer lugar.

É exatamente a qualidade dos games que faz a diferença, e mantém os portáteis vivos no mercado. Por enquanto, portáteis e celulares não estão no mesmo nicho de vendas. Mas esse panorama está mudando aos poucos, e os tablets e smartphones estão começando a atrair o público dos videogames. Afinal, não se pode negar que um celular de última geração faz muito mais que um 3DS ou Vita.
O que a Sony e a Nintendo precisam fazer é se adequarem à nova realidade do mercado, e usar as lojas online de seus aparelhos para disponibilizar aplicativos, assim como nos smartphones. Com certeza isso aumentaria as vendas, e muito mais pessoas iriam para o lado gamer da força. Um jogo de celular nunca vai ser tão bom quanto o de um videogame. Mas se os celulares dominarem o mercado, talvez não valha mais a pena investir nos portáteis.

O futuro dos videogames de mão depende dessa geração, então vamos esperar pra ver o que 3DS e Vita nos reservam...

segunda-feira, 5 de março de 2012

Assassin's Creed 3 vai se passar na Revolução Americana!

O tão aguardado Assassin's Creed 3 finalmente foi revelado, e agora já temos vários detalhes que contam um pouco do que será o game. Agora, o foco é a Revolução Americana e o personagem principal será Connor, filho de um inglês com uma índia nativa americana, também conhecido em sua tribo como Ratohnhaké:ton.
A Ubisoft pretende explorar a dualidade do protagonista, que é descendente de ingleses, mas também de índios, e se encontra no epicentro do conflito entre britânicos e americanos. Além de explicar como a família de Desmond Miles foi parar nos EUA, AC3 vai inovar bastante as mecânicas já consagradas da franquia.

O cenário não terá mais catedrais antigas, lugares históricos, ruínas famosas ou cidades milenares cheias de fortalezas e castelos para escalar. Agora, na pele de Connor, a adaptação a um ambiente mais natural será crucial para o game. O protagonista de AC3 será bem diferente de Ezio e Altaïr, tanto na personalidade mais introvertida quanto no modo de agir e de lutar. Connor é um assassino muito mais "terrestre", até pela falta de lugares altos para se escalar num cenário como a América do século XVIII. As animações foram totalmente refeitas para ele, criando uma identidade própria e o diferenciando dos demais heróis da série.
Assassin's Creed 3 vai contrariar tudo o que você aprendeu nas aulas de História, recriando a Revolução Americana sob vários pontos de vista diferentes. Connor é uma mistura de inglês com índio, Desmond é americano e Shaun é um historiador inglês. O game também terá um elenco de personagens históricos bem vasto, indo de George Washington a Benjamin Franklin, entre outras personalidades que você vê por aí em notas de dólar.

Enquanto a franquia se desenvolveu bastante com Brotherhood e Revelations, a Ubisoft passou os dois últimos anos trabalhando em AC3, com o intuito de angariar novos fãs sem perder os de longa data. Eu, particularmente, fiquei com um pé atrás com relação a algumas mudanças que podem não ser bem implementadas, mas espero sinceramente que AC3 me surpreenda.

O game vai se passar entre 1753 e 1783 na América Colonial, e vai registrar muitos eventos importantes, além de contribuir para a história "presente" de Assassin's Creed. Ao longo dos 30 anos, o local vai mudar bastante. As estações também serão perceptíveis, ou seja, o mesmo lugar vai se transformar completamente do verão para o inverno.

O mapa de AC3 será cerca de 1.5 vezes maior que o de Brotherhood, e vai englobar toda a frente de batalha que compreendia New York e Boston. O game contará com cenas de guerra envolvendo centenas e centenas de soldados, algo inovador para a série, que sempre contou com lutas limitadas a alguns poucos combatentes, e muitas vezes todos contra o protagonista.

Agora, navegar pelas florestas será tão natural quanto andar pelos telhados das casas de Roma, Constantinopla ou Jerusalém. Connor está habituado a esse cenário, e isso será uma grande mudança em relação aos outros games da série, sempre muito urbanos. O protagonista é um verdadeiro predador nesse ambiente selvagem, que cobre grande parte do mapa, e é crucial para muitas missões. Aliás, o jogo promete ter muitas missões paralelas, e uma quantidade enorme de tarefas secundárias para fazer.

Além de todas essas mudanças, o verdadeiro personagem principal da série, Desmond, vai cumprir um papel muito mais importante nesse jogo. A história dele sempre se passou nos últimos meses de 2012, e várias previsões sobre o fim do mundo foram feitas - tanto no game quanto no mundo real. Agora, ficção e realidade se unirão para desvendar uma conspiração milenar num jogo épico. Aguardemos por mais detalhes sobre AC3...

domingo, 4 de março de 2012

Facebook Gamer #2 - Goro

Esse é o segundo capítulo da nossa nova série humorística dominical! Como seria o "feice" do Goro?
Fonte

sexta-feira, 2 de março de 2012

Píxels da Semana #74

Mais uma semana, mais notícias! Aqui estão os píxels da semana...

-Assassin's Creed 3 se passará durante a Revolução Americana, terá um novo protagonista e irá fechar o arco da história de Desmond Miles! Confiram imagens:
E esse é o site oficial de Assassin's Creed 3!

-Anunciado Pokémon Black and White 2! E para DS, e não 3DS...

-Senador da lei anti-games retirou o projeto de lei de pauta! Vencemos mais uma!

-Rumor: Wii U custará 299 dólares.

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-SSX
-Binary Domain
-Hyperdimension Neptunia mk2

Xbox 360
-SSX
-Binary Domain

Wii
-PokePark 2: Wonders Beyond

DS
-Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2
-Kids Learn Spelling and Grammar: A+ Edition

Destaque da semana: Assassin's Creed 3! Preciso falar mais alguma coisa?

quinta-feira, 1 de março de 2012

Checkpoint #22

Dizem que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval. Ou seja, na Bahia o ano não começa nunca. Então feliz 2012 a todos, e vamos ao que interessa! Como em todo começo de mês, aqui está a sessão de avisos do blog!

-Fevereiro teve mais de 5 mil acessos! Obrigado a todos que entraram no blog, comentaram, criticaram, sugeriram, elogiaram...

-Não deixem de escutar e baixar o CD da banda DustUp!

-Confiram o novo parceiro do Boteco Gamer: X GameWorld X

-A enquete do mês passado perguntou o que vocês mais levam em conta na hora de comprar um videogame. Os resultados:
1-Jogos (52%)
2-Preço (16%)
3-Potência do hardware (16%)
4- Inovação (8%)
5-Funções multimídia (4%)
6-Outros fatores (4%)
7-Marca (0%)

A nova enquete vai botar um pouco de lenha na fogueira e apimentar a grande discussão PES vs FIFA. Como as versões de X360/PS3 e de Wii são bem distintas, serão duas enquetes diferentes... votem!

-Curtam o Boteco Gamer no facebook e sigam no twitter!

-Top 10 - posts mais visitados de fevereiro:

Isso é tudo, pessoal! Amanhã voltamos com nossa programação normal, até o mês que vem!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Comparativo: PES 2012 vs FIFA 2012 (Wii)

Após o review de FIFA 12 e, bem depois, de PES 2012, ambos para Wii, aqui está o comparativo entre eles. É recomendável que, antes de ler o comparativo, você leia as análises dos jogos para ter uma base melhor. Caso você queira ver o comparativo de PES 2012 e FIFA 12 de Xbox 360/PS3, clique aqui!
Por que fazer comparativos e reviews separados das versões de Wii e de X360/PS3? Porque são jogos completamente diferentes. Apesar de pertencerem às mesmas franquias, ambos os jogos foram modificados totalmente para se adaptar ao controle do Wii. A princípio, esse controle parecia estranho - e ainda é, caso você esteja começando - mas com o tempo ambos os jogos foram se adaptando, cada um de uma maneira. Primeiro, uma pequena aula de história...

Enquanto o FIFA buscava uma experiência extremamente casual no Wii, a Konami desenvolveu o PES para explorar todas as possibilidades que a combinação wiimote + nunchuk proporciona, criou uma jogabilidade totalmente inovadora e assustadoramente eficaz. Por mais que alguns conservadores prefiram o estilo clássico, não há como negar que os horizontes foram amplamente expandidos com a chegada do PES 2008 e seus controles "complicados e perfeitinhos".
Enquanto a EA Sports tentava fazer o consumidor engolir joguinhos de futebol com personagens caricatos, minigames, controles simples e apelo extremamente casual, a Konami aperfeiçoava sua obra hardcore, inovadora e competente. Até que PES se acomodou na liderança de mercado e, após vários anos, não modificou em quase nada seus jogos. Nesse meio tempo, FIFA evoluiu muito, aprendeu com o concorrente, ganhou mais seriedade e complexidade.

Na versão 2012, FIFA possui muitos modos de jogo que não existem no PES, além de gráficos melhores, muito mais times licenciados, e vem se reinventando a cada ano. Enquanto a franquia concorrente parou no tempo depois do PES 2009 - que foi um game incrível - e esqueceu de evoluir.
Resumindo, PES sempre foi melhor no Wii, mas após dois ou três anos sem nenhuma mudança perceptível, o jogo começa a perder em vida útil. Talvez seja melhor uma experiência nova e não tão boa quanto uma melhor, mas que não muda nunca. Se o Wii U não fosse ser lançado esse ano, eu diria que FIFA poderia, em um futuro próximo, assumir a liderança de mercado no console branco da Big N.

Analisemos alguns quesitos individualmente:

Gráficos - FIFA possui um visual cartunesco, que compensa a debilidade do hardware do Wii e traz uma característica nova e bem interessante, enquanto PES tenta reproduzir gráficos realistas, sem muito êxito.

Som - Os gritos famosos de torcidas do Brasil estão presentes no FIFA, assim como gritos em português de "passa a bola!", entre outros, nas partidas informais. Já PES possui a incrível narração de Silvio Luiz e músicas extremamente boas.

Jogabilidade - Essa é a grande diferença entre eles. Os controles de FIFA não chegam perto dos de PES, que são precisos e inovadores. Ambos os jogos possuem opção de se jogar com o controle clássico também.

Diversão e Vida útil - Enquanto o PES tem sua consagrada Master League e a divertida Champions Road, que são extremamente viciantes, o FIFA tem modos de jogo similares, e também conta com um modo "street", e um no qual você controla apenas um jogador e segue sua carreira das quadras aos gramados.

Enfim, apesar do FIFA estar numa crescente muito boa nos últimos anos em relação ao concorrente, o melhor game de futebol do Wii ainda é o PES. Mas caso você tenha jogado a versão 2011, eu recomendaria comprar o FIFA para ter uma experiência diferente.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vídeo: Real Life Skyrim?

Está aí um vídeo incrível baseado em Skyrim, mas com um Dragonborn que usa armas um tanto quanto... inusitadas! Confira:

Fus ro dah!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Review #29 - PES 2012 (Wii)

Esse é um review prometido há muito tempo, que agora pôde ser feito. A análise do PES 2012 de Wii, feita separadamente das outras versões.
Ficha técnica:
Produtora: Konami
Desenvolvedora: Konami
Gênero: Esporte
Data de Lançamento: novembro de 2012
Plataforma: Wii

Apresentação: 7,5
Gráficos: 8,0
Som: 10
Jogabilidade: 10
Diversão: 9,0
Vida útil: 9,0
NOTA: 8,5


Em time que está ganhando não se mexe. Pelo menos é isso que os técnicos de futebol dizem, mas será que esse ditado se aplica a uma franquia como PES? A disputa PES vs FIFA tem duas frentes de batalha bem distintas. Enquanto no PS3/X360, a franquia da EA dominou o mercado nos últimos anos, no Wii o jogo da Konami é muito superior.


Porém a superioridade de PES no Wii se deve ao estilo de controle inovador que foi instaurado na versão 2008, e desde então pouca coisa foi implementada. O sistema é muito bom - eu, como fã de futebol e games, digo que é o melhor game de futebol que eu já vi em questão de jogabilidade - mas não passa por nenhuma modificação há anos, o que faz com que a experiência fique seriamente comprometida e se torne repetitiva.

Enquanto o PES se acomodou com a liderança no mercado do Wii, o FIFA vem se reinventando a cada ano, e está se aproximando do concorrente. O que eu quero dizer é que, o game é incrível, mas depois de cinco versões sem nada de novo, fica muito enjoativo. Você pode adorar sorvete de limão, mas não aguentaria tomar o mesmo sorvete todos os dias durante cinco anos.

Os menus do PES 2012 estão iguais aos do antecessor (que eram iguais aos do antecessor dele), e os gráficos também não mudaram muito, tirando alguns jogadores que foram remodelados para a nova versão. A narração continua sendo com o épico Silvio Luiz, o que é incrível para quem gosta de futebol. Os times são os mesmos, apenas com os uniformes novos. As ligas e modos de jogo também não mudaram.
A jogabilidade continua fantástica, apesar de ser bem complicado pegar o jeito de jogar para quem é novo, mas permite jogadas que seriam impossíveis sem o Wiimote. Mas como o game demorou dois meses a mais para ser lançado, a Konami deveria ter se empenhado em corrigir falhas do péssimo modo online, melhorar a física aplicada e adicionar coisas novas ao game.

Em time que está ganhando não se mexe, é verdade. Mas deixar o "time" sem modificações por muito tempo causa estagnação e descontentamento. PES se acomodou com a liderança no PS2/GC/Xbox e foi ultrapassado pelo FIFA. No Wii, parece que essa história pode se repetir caso não hajam mudanças no game.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Facebook Gamer #1 - Peach

E se os personagens de videogame tivessem facebook? Acompanhem a nova série em 9 capítulos do Boteco Gamer, todo domingo! Hoje é a vez da Peach:
Fonte: Continue Infinito

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Píxels da Semana #73

E o Carnaval acabou! Antes que alguém resolva invadir o QG do Boteco Gamer e rasgar todas as notícias coletadas durante os últimos dias, aqui estão os Píxels da Semana!

-O PS Vita foi lançado!

-Muitos rumores sobre um novo game da série principal de Pokémon estão surgindo. Ainda não há nada oficial, mas ficaremos atentos...

-Crossover da Capcom, Sega e Namco Bandai será lançado no 3DS! Mas ainda não temos mais informações sobre o jogo.

-The Last Story e Xenoblade Chronicles foram confirmados na América!

-Rumor: God of War 4 ainda em 2012!

-Nintendo registrou patente que sugere possibilidade do controle do Wii U ter 3D sem óculos e HD! Mas por enquanto, são apenas "possibilidades" que podem não estar no produto final...

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Asura's Wrath
-Syndicate

Xbox 360
-Asura's Wrath
-Syndicate

3DS
-Metal Gear Solid: Snake Eater 3D


-Vita

-Uncharted: Golden Abyss
-WipEout 2048
-FIFA Soccer
-Rayman Origins
-F1 2011
-Virtua Tennis 4: World Tour Edition
-Asphalt: Injection
-Ninja Gaiden Sigma Plus
-Ultimate Marvel vs. Capcom
-BrazBlue: Continuum Shift Extend
-Little Deviants
-ModNation Racers: Road Trip
-Hot Shots Golf: World Invitational
-Dungeon Hunter: Alliance
-Lumines: Electronic Symphony
-Escape Plan
-Super Stardust Delta
-Shinobido 2: Revenge of Zen
-Touch My Katamari
-Dynasty Warriors Next
-Army Corps of Hell
-Ben 10 Galactic Racing
-Michael Jackson The Experience

Destaque da semana: O lançamento do Vita, com certeza, foi o destaque dessa semana!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PS Vita lançado no ocidente!

Ontem, o PS Vita foi lançado no lado ocidental da força, mas o Boteco Gamer não vai postar fotos de filas imensas, onde as pessoas perdem a dignidade (e outras coisas) para conseguir comprar um videogame no lançamento, e por um preço absurdo. Agora que o novo portátil chegou às prateleiras, várias teorias surgem sobre a disputa entre Vita e 3DS. Por enquanto, essa batalha só foi travada no Japão, e o portátil da Nintendo se saiu bem melhor. Porém, as vendas do 3DS foram alavancadas após um corte considerável no preço final.

Alguns analistas sugerem que o Vita alcançará a marca de 14 milhões de vendas mundiais em seu primeiro ano, lembrando que ele foi lançado no final de 2011 na terra do sol nascente. Porém, segundo eles, o portátil só conseguira atingir essa meta caso sofra uma redução de preço para estimular as vendas assim como o 3DS, que deve chegar à marca de 16 milhões de unidades vendidas em seu primeiro ano fiscal.

O Vita teve 25 jogos disponíveis já no lançamento, incluindo Uncharted, Marvel vs Capcom, Ninja Gaiden, Rayman Oringins, F1 2011, FIFA Soccer, entre outros, e tem mais de 100 jogos em desenvolvimento, segundo a Sony. A empresa também diz que planeja uma vida de 5 a 10 anos para o Vita, e que tem planos a longo prazo para o portátil. Agora, nos resta esperar pra ver o que o futuro nos aguarda!


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Casual e hardcore

Com a chegada da geração atual, há alguns anos, desenvolveu-se uma discussão acerca de jogos "casuais" e "hardcore", principalmente por causa do Wii, que tomou o caminho contrário dos outros consoles, sendo focado na diversão pura e simples, ao invés de procurar gráficos e engines cada vez mais avançados tecnologicamente. Mas será que existem mesmo jogos casuais e hardcores ou essa divisão não faz sentido?
Muitas pessoas pensam erroneamente que videogames portáteis são feitos para jogos casuais. Talvez nos primórdios até fossem, mas hoje em dia eles possuem capacidade equivalente a um console, e jogos tão complexos quanto os de um videogame de mesa. O DS, por exemplo, tem vários RPGs extremamente longos enquanto o Vita possui gráficos que chegam perto dos consoles atuais.

Na teoria, um jogo casual seria aquele que você pode jogar em qualquer momento, só por diversão, e sem preocupações. Nenhuma mecânica muito avançada, apenas com o intuito de divertir instantaneamente, e por pouco tempo. Vários jogos, tanto de consoles como de portáteis, se encaixam nesse perfil. Games de esportes como FIFA, PES, F1, de luta como Street Fighter ou Mortal Kombat, entre outros, podem ser considerados casuais. A diferença é que eles têm um "modo carreira" que seria a parte hardcore do jogo. No caso de Wii Sports, a essência é totalmente casual, tirando os recordes e treinos que são bastante hardcore se você levar a sério.
Por mais que muitos games possam se encaixar no conceito de casual, praticamente todos os jogos para consoles ou portáteis possuem pelo menos um lado hardcore. O único nicho dos games que podem ser considerados realmente casuais são jogos para celular, como Angry Birds e Doodle Jump, e mesmo assim esses jogos possuem níveis de dificuldade que vão aumentando gradativamente, tornando o game cada vez mais desafiador, e ganhando um tom hardcore.

O conceito de casual e hardcore é muito subjetivo, pois existem várias formas de se jogar videogame. Você pode jogar GTA e sair por aí atropelando e matando todos, ou pode fazer todas as missões para fechar a história. Você pode jogar Wii Sports com seu priminho de cinco anos só pra passar o tempo, ou pode tentar bater o seu recorde incrível nos treinos. Todo game tem um pouco de hardcore e um pouco de casual, seja para jogar uma partida inocente de futebol, ou subir até o level máximo do seu personagem do Skyrim.

Games são games e estão aí para nos divertir, seja por 5 minutos ou 5 horas.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Lei Anti-Games

Está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania um projeto de lei que prevê uma mudança na lei contra o racismo, e inclui "o ato de fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos" como uma forma de preconceito racial. Ou seja, o prezado senador Valdir Raupp do PMDB quer impedir a venda de games "ofensivos" em todo o país.
Em outras palavras, caso esse projeto de lei absurdo seja aprovado, a TV ainda vai poder exibir filmes com americanos matando russos e negros, mas não vai mais poder jogar seu GTA por isso ser um ato ofensivo aos costumes e tradições dos povos. Esse senador quer acabar com a indústria de games no Brasil, com a desculpa de ser "ofensiva". Isso é um tanto quanto irônico, principalmente pela época que estamos vivendo. No carnaval, a televisão mostra mulheres completamente nuas em qualquer horário, sem "ofender" ninguém.

O livro no qual Adolf Hitler diz que a única solução para os problemas dos judeus é o extermínio é vendido em livrarias do mundo todo, sem que ninguém se sinta "ofendido", mas games com o intuito de divertir, sem o menor compromisso com a realidade, podem ser proibidos caso uma lei bizarra entre em vigor.

Não deixem que isso aconteça! O mínimo que todos nós, gamers, podemos fazer é espalhar isso pelas redes sociais. Num país onde crianças ainda morrem de fome e não têm direito à educação, games não podem ser considerados ofensivos.

Agradecimentos ao Garotas Geeks, site onde eu fiquei sabendo dessa notícia!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

sábado, 18 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Píxels da Semana #72

Mais uma semana cheia de notícias!

-Rumor: novo Xbox terá controle parecido com um tablet, no mesmo estilo do Wii U, virá com Kinect e custará cerca de 475 euros. Mas nada oficial.

-O que há de oficial é a data de lançamento do Assassin's Creed 3! 30 de outubro de 2012, confirmada pelo presidente da Ubisoft, Yves Guillemot. AC3 estaria em desenvolvimento há 3 anos, e terá personagens novos.

-Aplicativo de customização de fotos será o primeiro DLC pago do 3DS.

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Twisted Metal
-UFC Undisputed 3
-Grand Slam Tennis 2
-The House of the Dead 3
-BrazBlue: Continuum Shift Extend

Xbox 360
-UFC Undisputed 3
-Grand Slam Tennis
-Warp
-Zumba Fitness
-BrazBlue: Continuum Shift Extend

Wii
-Rhythm Heaven Fever

DS
-B-Units: Build It

3DS
-Tekken 3D Prime Edition
-Tales of the Abyss
-Mario and Sonic At The London 2012 Olympic Games

Destaque da Semana: a data de lançamento do Assassin's Creed 3 confirmada!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

3DS vs DS: vendas no primeiro ano

Enquanto esperamos o lançamento ocidental do PS Vita, o seu concorrente 3DS vai completar um ano no mercado esse mês. Agora é interessante ver um retrospecto da curta vida do portátil da Nintendo e comparar o primeiro ano a seu antecessor. Lembrem-se que o DS foi um dos videogames mais bem-sucedidos de todos os tempos, com mais de 150 milhões de unidades vendidas. Porém, o novo portátil vem se saindo muito bem na tarefa de suceder o DS, e seu primeiro ano de vendas surpreendeu bastante.
Segundo os dados do VG Chartz, o 3DS teve 16 milhões de unidades vendidas mundialmente nos primeiros 12 meses, ou seja, o dobro do DS. Reparem que o novo portátil estava abaixo no começo, porém após o corte de preço, as vendas subiram vertiginosamente e ultrapassaram o antecessor com folga. Talvez isso se deva ao fato de que o 3DS teve um ano livre de concorrência, enquanto o DS foi lançado praticamente junto ao PSP, no final de 2004.

As vendas do PS Vita não estão fortes no Japão, mas ainda não se sabe o que pode acontecer quando chegar ao mercado ocidental, e talvez a Sony possa optar por um corte no preço para tentar alavancar as vendas do portátil, assim como a Big N fez com o 3DS. A única certeza é que o antes desacreditado 3DS conseguiu surpreender no primeiro ano de vida, e agora terá sua prova de fogo quando o Vita for lançado!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Lista de jogos da Ubisoft para 2012 vaza!

A line up da Ubisoft para 2012 caiu na internet e entre os jogos está o tão aguardado e especulado Assassin's Creed 3, que será lançado para Xbox 360, Playstation 3, PC e... Wii U! Essa é a grande surpresa da lista. Confira:

  • Brothers in Arms: Furious 3 (PC, PS3, Xbox 360)
  • Far Cry 3 (PC, PS3, Xbox 360)
  • I Am Alive (PS3, Xbox 360)
  • Tom Clancy's Ghost Racon: Future Soldier (PC, PS3, Xbox 360)
  • Tom Clancy's Ghost Racon Online (PC, Wii U)
  • Tom Clancy's Splinter Cell: Retribution (PC, PS3, Xbox 360)
  • Prince of Persia (Wii, 3DS)
  • Assassin's Creed 3 (PC, PS3, Wii U, Xbox 360)
  • Just Dance Final Party (PS3, Wii, Xbox 360)
Só jogão, hein? Mas as datas de lançamento ainda são desconhecidas, então só nos resta esperar para saber quando vamos colocar as mãos nesses games.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fanatismo nos games

Muitas pessoas são fanáticas por um time de futebol, um partido político, uma banda ou uma religião. Não estou aqui para discutir fanatismo em nenhum desses assuntos, mas sim nos games. Você já deve ter conhecido alguém que só compra games de uma certa empresa. Ou já viu discussões entre fãs de PES e FIFA, Call of Duty e Battlefield, entre outras franquias rivais. Será que os fanáticos estão certos em agirem desse modo?

Existem vários fóruns sobre games, e todos estão repletos de "nintendistas", "sonystas" e "caixistas" se degladeando em discussões sem fim sobre qual empresa é melhor, baseando suas teses em dados estatísticos e defendendo com unhas e dentes sua.empresa favorita até o fim. O mesmo ocorre com fãs de FIFA e PES, Forza e Gran Turismo, Call of Duty e Battlefield, entre outros.

O fato é que tudo isso depende de gosto pessoal, e o que é bom para um pode não ser para outro. Mesmo assim os fanáticos tentam converter outros para seu jogo, console ou empresa favorita.
A indústria de games está sempre lançando coisas novas e tentando se reinventar a cada geração, a fim de proporcionar o melhor para nós, gamers. No final, quem sai perdendo é a pessoa que não abre a mente para novos games e novas experiências.

Mudar de opinião não é ruim. Experimentar jogos que você não está acostumado a jogar é bom e expande os seus horizontes. Não compre um console por ele ser de tal empresa, ou um jogo por ser de tal franquia, sem nem conhecer a concorrência. Jogue o que há de melhor, sem medo de "trair o movimento". Se sua série favorita está ruim, jogue outra que esteja melhor. Não fique parado no tempo jogando algo que não te satisfaz. Este blogueiro que vos escreve era fã incondicional de PES (ou Winning Eleven na época) e hoje em dia prefere FIFA.

Fanatismo demais nunca é recomendável. Nos games isso não é exceção. Não se prive de algumas horas de diversão só por ela ser proporcionada pela " empresa concorrente". Jogue de tudo, sem fanatismos. Quem é fanático a tal ponto só tem a perder, afinal a indústria de games está aí para a nossa diversão.

P.S.: texto escrito por um humilde blogueiro que já teve consoles das três grandes empresas de videogame da atualidade e já foi chamado de nintendista, caixista e sonysta nos comentários do blog. 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Tudo sobre o PS Vita

O novo portátil da Sony será lançado no dia 22 de fevereiro nos EUA, Europa e Austrália, e só chega oficialmente no Brasil uma semana depois, no dia 29. O Boteco Gamer preparou um post especial com tudo o que você precisa saber sobre ele! Confiram um vídeo do Playstation Blog sobre o Vita:



O vídeo mostra muitos jogos e funcionalidades, e dá pra ter uma ideia de como será o novo portátil. O Playstation Vita custará 1599 reais por aqui, e a princípio só virá em um pacote com o aparelho, o jogo ModNation Racers, uma case e um cartão de 4GB para armazenamento de jogos. Esses cartões serão necessários para guardar games adquiridos por download, e variam de 4 a 32GB.

Todos os jogos do Vita estarão disponíveis para downloas pela PS Store. Os tamanhos dos jogos variam bastante. Enquanto Uncharted ocupa 3GB de espaço, HotShots Golf precisa de 1.2GB e Super Stardust Delta, apenas 200MB.

Porém, os jogos do PSP não poderão ser transferidos para o PS Vita. No Japão, já existe o programa UMD Passport, que permite os donos de PSP passarem games para o portátil novo. Porém, essa opção não estará presente na versão americana. Mas é possível baixar os jogos do antecessor, e mais de 200 títulos já estão compatíveis com o Vita.


O PS Vita também conta com o Near, um sistema parecido com o StreetPass do 3DS. Nele é possível encontrar pessoas que estejam com o portátil perto de você, acessar e trocar informações e ver o que eles jogaram ou estão jogando. O portátil também conta com vários outros aplicativos próprios, além de uma entrada USB e slot para cartão de memória (que não é o mesmo dos cartões de jogos). A interação com a internet é boa. O Vita tem navegador, além dos aplicativos de Twitter, Facebook, Foursquare, Skype, entre outros.

Vamos às especificações técnicas. Processador ARM Cortex-A9 core de 4 núcleos com uma GPU SGX543MP4+, para gráficos comparáveis aos dos consoles. O portátil possui tela de OLED, multitouch, de 5 polegadas e widescreen, duas câmeras, sensor de movimento, GPS embutido, Wi-Fi, alto-falantes e microfone embutidos e bluetooth. As dimensões assustam um pouco: 18x8cm aproximadamente. Na parte traseira, o portátil tem um painel multitouch, além dos botões faciais e direcionais, também conta com botões superiores e dois analógicos.

Confira um pouco da jogabilidade de Mortal Kombat no Vita:



Talvez um dos maiores problemas do Vita seja a bateria. Graças aos gráficos muito acima da média para um portátil, a duração não passa de 4 horas, aproximadamente, mesmo com todos os recursos possíveis para economizar bateria.

Por fim, confiram uma lista com alguns dos principais jogos do Vita!

Qualquer dúvida, perguntem nos comentários!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

sábado, 11 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Píxels da Semana #71

Sexta feira, dia em que o fim de semana se aproxima, e com ele, chegam os Píxels da Semana! Vamos às notícias...

-PS Vita custará 1599 reais no Brasil. Salgado esse preço, hein?

-Jogos do PS Vita poderão ser adquiridos por download, mas terão o mesmo preço do jogo físico. Vão custar cerca de 169 reais aqui em terras tupiniquins.

-Modo de criação no Skyrim já foi lançado!

-PSN mudou de nome! Agora é Sony Entertainment Network. Com isso, a empresa quer integrar vários serviços na mesma rede.

-Little Big Planet Kart Racing anunciado para PS3! O game terá suporte ao Move e contará com efeito 3D.

Lançamentos da semana
Playstation 3
-Kingdoms of Amalur: Reckoning
-The Darkness 2
-Gotham City Impostors
-Jak and Dexter Collection
-Shank 2

Xbox 360
-Kingdoms of Amalur: Reckoning
-The Darkness 2
-Gotham City Impostors
-Shank 2

DS
-Jewel Link Chronicles: Mountains of Madness

3DS
-Resident Evil Revelations


Destaque da semana: as péssimas notícias sobre o preço do PS Vita e seus jogos. Mas pelo menos a semana teve bons lançamentos.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Deja Vú #29 - The Sims

A série The Sims está completando 12 anos esse mês, então nada mais justo que homenageá-la com um Deja Vú!
The Sims começou como um spin off de Sim City, que já existia desde 1989. O primeiro game foi lançado originalmente para PC em 4 de fevereiro de 2000, e três anos depois foi para PS2, Xbox e GameCube. Algo extremamente inovador para a época, The Sims buscava simular a vida de um cidadão comum. Nada de heróis, cavaleiros, encanadores salvando princesas ou seres sobrenaturais. E é exatamente esse o diferencial do jogo.

O jogador cria personagens, denominados Sims, e tem 20 mil Simoleons a princípio para começar sua vida nos arredores de SimCity. É possível comprar ou construir uma casa, e depois reformá-la como bem entender, comprar mobília e deixar a casa como quiser. A partir daí, a simulação começa. O Sim tem que se alimentar, fazer suas necessidades, interagir com outras pessoas e objetos, se entreter, dormir, entre outras inúmeras atividades.
As ações em The Sims causam certas consequências. Não ser higiênico pode fazer sua casa virar um chiqueiro, por exemplo. Você também tem certas obrigações da vida real, nem tão divertidas, como trabalhar, pagar contas, entre outras coisas. São as suas decisões que vão dizer o rumo que seu Sim irá tomar.

Os gráficos são abaixo da média da época. O visual mescla personagens tridimensionais com cenários pré-renderizados em duas dimensões. Mas a inteligência artificial e os sistemas de simulação são extremamente avançados, e talvez essa seja uma das marcas da série. Uma das características que se pode notar em The Sims é que o game não acaba nunca. É um jogo com vida útil indefinida, e não há como zerá-lo.

The Sims é um jogo inovador, com um conceito totalmente novo. Em 2002, tornou-se o jogo mais vendido da história nos PCs, e em 2009 a franquia já havia vendido mais de 100 milhões de jogos. As críticas foram sempre muito positiva e a série ganhou vários outros lançamentos e spin offs. Hoje é um ícone dos games, e um sucesso concretizado.

Dica do leitor @rodrifz

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Trailer do Zelda de Wii U?

Confiram esse trailer de The Legend of Zelda: The Lost Oracle, para Wii U:

Incrível, não? Mas é fake. Confesso que eu também fui pego de surpresa, e também cheguei a acreditar na veracidade do trailer, até pela riqueza de detalhes e meticulosidade com a qual foi produzido. Pena que foi feito por um fã, e não tem nada de oficial. Mas com certeza é muito bem feito, merece nossos parabéns. Quem fez o trailer, há algum tempinho, foi o Joel Furtado. Bem que a Nintendo podia se inspirar em alguns elementos desse Zelda fictício para criar o de Wii U!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Teorias sobre Assassin's Creed 3

A cada ano que passa, a série Assassin's Creed vem se fortalecendo com games cada vez melhores e uma história cada vez mais intrigante e bem elaborada. Após passar por locais como Jerusalém, Florença, Roma e Constantinopla, e por diversas épocas diferentes, ao que tudo indica a série vai iniciar um novo arco com o próximo jogo. As especulações sobre localidades, protagonistas e o enredo não param de surgir. Talvez esse post contenha alguns spoilers, então cuidado ao ler!
Em AC1, a história de Altaïr foi abordada. Já no AC2, vivemos na pele de Ezio. Assassin's Creed Brotherhood foi uma continuação imediata do 2. E AC Revelations prendeu as pontas soltas de ambos os personagens. Mas o real protagonista desses jogos foi Desmond Miles, que viveu as memórias de seus antecessores Ezio e Altaïr, e agora tenta impedir uma grande catástrofe com as informações que ele reuniu a partir dessas lembranças. Uma teoria é a de que em AC3, o próprio Desmond vai ser o personagem controlado o tempo todo, já que ele ainda não cumpriu seu papel na história por completo.

Mas um Assassin's Creed que se passa num mundo tecnológico, sem nenhum contexto histórico, seria uma aberração. Afinal, essa é uma das principais características da série. Então acho extremamente improvável que Desmond seja o personagem principal do jogo. Creio ele precise revisitar memórias de outros assassinos, mas não Altaïr e nem Ezio. Ou seja, talvez um novo personagem chave seja introduzido no game.
Então chegamos à Shao Jun. A jovem assassina chinesa que apareceu no filme Assassin's Creed: Embers. Uma das teorias afirma que Desmond tem que achar a família de Eva para cumprir sua missão, e talvez ela seja essa descendente. Daí vem o rumor de que AC3 vai se passar na China. Mas, como eu já havia dito anteriormente em outros posts, também se fala que o jogo pode ter como contexto histórico a Revolução Americana, a queda dos Faraós do Egito, entre outros eventos importantes.

Outras teorias afirmam que o final do AC Revelations indica que as memórias do filho de Altaïr serão usadas no novo game. Só sabemos que por enquanto tudo não passa de especulações, mas é interessante ver que a Ubisoft tem inúmeras possibilidades para essa série com um universo tão rico e um enredo tão bom.

A localização ou época de AC3 são desconhecidas, apesar das inúmeras especulações. Porém o que eu arriscaria afirmar é que um novo assassino será revelado, e que Desmond terá uma importância muito maior nesse game do que nos outros. Muito provavelmente essas teorias estão erradas, mas quando Assassin's Creed 3 for anunciado, saberemos se esses palpites estão certos. Só nos resta aguardar...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mídia digital: o fim da pirataria?

Desde que o homem é homem existem pessoas que se apossam de propriedade alheia. Ato também conhecido como roubo. Essa prática foi tornando-se cada vez mais complexa, e nos dias atuais existem várias maneiras de cometê-la. A pirataria não deixa de ser uma dessas maneiras, mas no caso é a propriedade intelectual que foi roubada. Aqui no Boteco Gamer, já falamos várias vezes sobre a pirataria, sob diversos pontos de vista, mas não há como negar que é um crime. Justificável, mas não deixa de ser crime.
Muitas formas de combate à pirataria foram criadas nos últimos anos, mas a maioria falhou. As pessoas sempre conseguem dar um jeito de burlar o sistema para utilizar produtos falsificados, principalmente quando o assunto é videogame. Porém o futuro não parece dos melhores para os piratas do século XXI. Não estou falando de métodos falhos como o SOPA e PIPA, mas de algo que obteve resultado, como o Playstation 3.

Claro que ainda existem meios para burlar a segurança do PS3, mas a pirataria, apesar de possível, tornou-se inviável no console. O que se deve ao Blu-Ray, mídia bastante cara, necessária para rodar os games. Muito provavelmente os videogames da próxima geração terão o mesmo tipo de mídia, fazendo com que a pirataria se enfraqueça bruscamente. Mas o golpe final ainda está por vir.

Talvez eu esteja errado, mas num futuro não tão distante, todos os jogos serão vendidos em mídia digital, impossibilitando completamente a falsificação e matando de vez a pirataria nos games. Porém, isso pode ser uma faca de dois gumes, afinal também não teremos mais como comprar jogos usados e, muito menos, sentir o cheirinho de manual. As lojas físicas também sairão muito prejudicadas caso isso aconteça. Ou seja, matar a pirataria implica em matar grande parte do mercado de games. Talvez ainda não estejamos prontos para isso...

domingo, 5 de fevereiro de 2012

sábado, 4 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Píxels da Semana #70

Essa é a 70ª edição dos Píxels da Semana, e isso quer dizer que o Boteco Gamer está ativo a 70 semanas. Deixemos de rodeios e, sem mais delongas, vamos ao que interessa: as notícias!

-Talvez um novo jogo da série Ace Attorney seja lançado em 2012! A Capcom ainda não revelou para qual plataforma. Ainda sobre a série, o filme do Phoenix Wright vai ter lançamento no ocidente! Espero que aqui no Brasil também...

-Alguns rumores sobre o Assassin's Creed 3 dizem que o game terá como protagonista o filho do Altaïr. Outros dizem que não é nada disso, e o jogo vai se passar na China, com a personagem Shao Jun, recentemente revelada. E ainda outros que AC3 vai se passar na Revolução Americana. Ou seja, estamos mais perdidos que filho de meretriz em dia dos pais.

-Nintendo admite que Wii U não vai competir com PS4/X720. Ou o console só vai durar até o fim dessa geração, ou a Big N realmente está em outro segmento.

-Skyrim vai ganhar um creation mode. Se preparem para coisas (mais) esquisitas ainda no game pipocando na Internet!

-Trailer do lançamento do Final Fantasy XIII-2:

-Amazing Spiderman, um dos filmes mais esperados de 2012, terá um game lançado na metade do ano! O amigão da vizinhança vai voltar aos consoles com estilo!

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Final Fantasy XIII-2
-SoulCalibur V
-NeverDead
-Dead Island: Ryder White

Xbox 360
-Final Fantasy XIII-2
-SoulCalibur V
-NeverDead
-Dead Island: Ryder White
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System - Cain Velasquez Workout Pack

DS
-GO Series: Undead Storm

3DS
-Pro Evolution Soccer 2012 3D
-Sakura Samurai: Art of the Sword

Destaque da semana: os lançamentos bons voltaram a aparecer essa semana!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vida útil dos consoles

Muitas notícias e, principalmente, rumores vêm pipocando na Internet sobre o "Xbox Loop", "Xbox 720", "Playstation 4", e qualquer outro codinome possível para um console da próxima geração. Até a possibilidade de uma união entre o Xbox e o Playstation foi cogitada! A Sony já se pronunciou negando qualquer especulação sobre mostrar seu próximo videogame na E3 desse ano. Mesmo estando a mais de 5 anos no mercado, o PS3 ainda mantém-se firme na geração. A vida útil dos consoles está aumentando?
No caso dos consoles da Big N, não. A vida útil costumava ser maior antes, e agora está voltando a crescer. Entre o lançamento do Nintendo e do Super Nintendo se passaram sete anos. Daí para o Nintendo 64, foram seis anos. E cinco anos para o GameCube, e dele para o Wii também. Agora o Wii U vai ser lançado, seis anos depois de seu antecessor.

Já nas concorrentes, a vida útil vem se expandindo nessa geração. Do Playstation 1 para o 2, houve um hiato de seis anos. Mesmo intervalo entre o PS2 e o PS3. Em 2012, o console vai completar os mesmos seis anos, e ainda sem previsão de lançamento de um sucessor. O crescimento é ainda mais perceptível na linha da Microsoft. Entre o Xbox e o 360, foram apenas quatro anos. Agora o X360 vai completar sete anos no mercado e, apesar dos rumores, ainda não possui expectativa de ser descontinuado.

Talvez essa mudança na política das empresas se dê pelo fato de que as novas tecnologias ainda precisem ser aprimoradas, e a inovação precisa ser grande para um console novo. Hoje, surpreender o consumidor está se tornando cada vez mais difícil, mesmo com as possibilidades infinitas do progresso tecnológico, e os videogames atuais ainda não tiveram todo seu potencial extraído ao máximo. Talvez os tão esperados PS4 e X720 sejam lançados em 2013 ou 2014, mas com certeza essa geração ainda deve render muito. Quem ganha com isso somos nós, gamers, que podemos desfrutar dos consoles por mais tempo!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Checkpoint #21

Fim de férias, volta às aulas, e como em todo começo de mês, aqui está a sessão de avisos do blog. O checkpoint!

-Novo parceiro do Boteco Gamer! Visitem o FPSxploit, o novo parceiro do blog!

-Não deixem de escutar e baixar o CD da banda DustUp!

-O blog passou as 44.400 visitas, sendo mais de 3.600 só no mês passado! Muito obrigado a todos que acessam!

-A enquete do mês passado se encerrou, e o jogo mais esperado de 2012, com 76% dos votos foi GTA V.  Eu concordo plenamente com o resultado. Esse jogo tem tudo pra ser o melhor do ano. Mas vamos esperar...

-A nova enquete está no ar. A pergunta é: O que você leva mais em conta na hora de comprar um videogame? Votem!

-O último aviso é sobre algo que pode ou não acontecer em um futuro próximo. Talvez vocês se deparem com publicidade no Boteco Gamer, mas fiquem tranquilos porque vou fazer de tudo para que o blog não fique (mais) poluído visualmente. E eu ainda não tenho certeza se realmente vai acontecer, só estou alertando para não pegar ninguém de surpresa.

E é isso... até o próximo boletim de informações internas do blog!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Rumores sobre Assassin's Creed 3

A série Assassin's Creed está se tornando cada vez mais popular e angariando novos fãs a cada lançamento. E o próximo jogo da franquia parece que está despertando a curiosidade de todos, e aquecendo discussões sobre o rumo da história. Ainda não há nada oficial, mas existem especulações de que a Ubisoft vai revelar um trailer do AC3 muito em breve, talvez ainda no primeiro trimestre do ano!























As localidades e épocas em que o game pode se passar são muitas. Entre as possibilidades mais cotadas estão a Revolução Americana, a II Guerra Mundial, a ascensão de César na Roma Antiga, as guerras feudais do Japão, a China antiga, a Revolução Russa e a queda dos faraós no Egito.

Assassin's Creed é uma série que tem como um dos pontos fortes a história complexa e cheia de reviravoltas, e caso os rumores se confirmem, o próximo jogo pode ser o último da saga de Desmond. Nos resta esperar por um anúncio oficial da Ubisoft.

O humilde blogueiro que vos fala gostaria de expressar sua opinião. Como um grande fã da série, eu realmente acho que seria muito interessante que o próximo jogo se passe na Roma Antiga, Egito ou China.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Nintendo Network confirmado!

Na semana passada, surgiu um rumor envolvendo uma nova rede online da Nintendo, que foi prontamente desmentido pela empresa. Porém, agora a Big N admitiu que está trabalhando na chamada Nintendo Network, que seria equivalente à PSN e Live, e vai ser compatível com o 3DS e o Wii U.
O sistema irá abolir os Friend Codes, e agora os usuários terão contas pessoais e poderão interagir muito mais livremente pela rede. A Nintendo Network vai permitir download de jogos, conteúdo extra, competições online, entre outros recursos. Ou seja, finalmente os consoles da Big N terão uma rede online ao nível da geração!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Humor: esquecimento

Esquecer a bandeira é um grave problema. E só perceber no topo da montanha é pior ainda.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Píxels da Semana #69

Mais uma semana se passou. O que aconteceu de mais importante nas últimas sete luas você vê aqui nos Píxels da Semana, do Boteco Gamer!

-Rumores sobre o sucessor do Xbox 360 pipocaram na internet essa semana. Reza a lenda que o Xbox 720 (ou seja lá o nome dele) será de seis a oito vezes mais potente que o X360, rodaria Blu-Ray, vai vir com o "Kinect 2" e talvez não rode jogos usados. Lembrando que nenhuma dessas informações é oficial, mas essa história de não rodar jogo usado está assustando muita gente...

-O Neo Geo Pocket está de volta, e com 20 jogos clássicos do portátil embutidos! Ainda sem data de lançamento, mas já com muita expectativa...

-Mais rumores: a Nintendo está querendo mudar o nome do Wii U para não causar confusão com o antecessor Wii. As produtoras já teriam recebido o kit de desenvolvimento do console, que deve ser lançado no final de 2012. Lembrem-se: nada oficial.

-A Big N revelou as vendas totais de seus videogames. O Wii já ultrapassou a marca dos 94 milhões de consoles vendidos, enquanto o 3DS passou as 15 milhões de vendas. O destaque ficou com a família DS (DS, DS Lite, DSi e DSi XL) que vendeu mais de 150 milhões de portáteis e está quase alcançando o PS2!

Lançamentos da semana
Playstation 3
-Scarygirl

Xbox 360
-Quarrel
-Puddle
-Avatar Grand Prix
-Ninja Sneaking 2

Wii
-Newton vs. The Horde

DS
-Flipper 2: Flush the Goldfish
-Lol's Alphabet Train

3DS
-Mutant Mudds

Destaque da semana: os rumores envolvendo o Wii U e o Xbox 720 tomara conta dos noticiários essa semana.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Deja Vú #28 - Kid Icarus

A sessão nostalgia do Boteco Gamer vai desenterrar mais um clássico do fundo do baú. Hoje vamos falar de Kid Icarus!
Um game lançado em 1986 para NES, Kid Icarus conta a história do anjo Pit, que precisa conquistar três tesouros sagrados a fim de salvar sua terra (terra?) natal, Angel Land, e a deusa Palutena. A estrutura do game se baseava em fases bidimensionais, nas quais Pit precisava derrotar inimigos, coletar itens e ao chegar ao final dos estágios, lutava contra um chefão para obter um dos tesouros.

Apesar de parecer apenas mais um game de plataforma 2D dos anos 80, Kid Icarus possui um grande diferencial. O jogo tem vários elementos de RPG, como o arco que Pit usa para combater os inimigos, que pode ser desenvolvido ao longo da aventura. A cada fase, dependendo da pontuação do jogador, a barra de vida do protagonista é acrescida. O game também conta com lojas, que oferecem itens úteis.
O mundo de Kid Icarus é dividido em três: o submundo, a superfície e o céu, cada qual com suas peculiaridades. No submundo e no céu, o protagonista deve subir até o topo das fases, enquanto na superfície, a progressão é lateral. Ao final dos mundos, Pit deve passar por labirintos para encontrar o chefão que guarda o tesouro que ele procura.

Uma das características mais interessantes do jogo é o fato dele se passar numa Grécia fictícia, e ter alusões a várias partes da rica mitologia grega, principalmente na história do game. A deusa Palutena, que governa Angel Land ,foi derrotada e presa pela Medusa, que é uma criatura mitológica. E outro fator legal é que Kid Icarus tem finais diferentes, dependendo do desempenho do jogador. Claro que eu não vou contar spoilers.
A série andava um tanto quanto esquecida, até que Pit apareceu no Super Smash Bros. Brawl como personagem jogável, e agora o 3DS vai receber Kid Icarus: Uprising. Uma das franquias mais interessantes da Big N está sendo revivida, e claro que isso é merecido. Kid Icarus é um excelente jogo!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As empresas estão com medo de arriscar?

Muitas pessoas reclamam que as empresas não inovam muito em seus jogos, principalmente em franquias com lançamentos anuais. E, infelizmente, com razão. Hoje em dia muito pouco conteúdo dos jogos é realmente novo. A maior parte da experiência é algo já conhecido e de sucesso, garantia de boas vendas e lucros.
Os fãs que me desculpem, mas séries como Call of Duty, FIFA, PES, entre outras que possuem lançamentos a cada ano, não têm muitas novidades. Isso se deve ao pouco tempo de desenvolvimento dos jogos. Mas também ao fato de que as pessoas compram, e a cada ano as vendas batem recordes. Porém um dos motivos pelos quais as desenvolvedoras não arriscam é exatamente porque as pessoas não andam interessadas em experimentar coisas novas.

Empresas que tentam inovar e criar experiências inéditas acabam não obtendo sucesso. Um jogo como FIFA que tem versões novas a cada ano, sem muitas novidades entre uma e outra, vende muito mais que um conceito totalmente inovador como De Blob. E o desinteresse dos consumidores por jogos novos faz com que empresas como EA, Activision, Ubisoft, Konami, entre outras, continuem mantendo a fórmula de sucesso. Afinal, em time que está ganhando não se mexe.
Os gamers reclamam de falta de inovação nos jogos atuais. Mas é a certeza dos lucros que faz com que as empresas arrisquem pouco em suas franquias, e são os próprios gamers que fazem com que as empresas ajam assim. É preciso uma mudança de atitude por parte dos próprios consumidores para que as desenvolvedoras tenham motivos para arriscar.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nintendo Network pode estar a caminho!

O usuário do twitter @joshua_x_ postou a foto da caixa de TheAtRhythm: Final Fantasy e o que chamou a atenção foi o ícone no canto superior direito da capa:
 É possível ler claramente "Nintendo Network" no ícone. Será que a Big N estaria planejando um novo sistema online? Muito se especula sobre uma rede unificada entre o 3DS e o futuro Wii U. Talvez essa rede seja o Nintendo Network da imagem!

Fonte

UPDATE - A NINTENDO AFIRMOU QUE O SERVIÇO NINTENDO NETWORK NADA MAIS É QUE A WI-FI CONNECTION QUE TODO CONHECEMOS. (mas ainda esperamos que a empresa lance uma rede online decente.)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SOPA e PIPA: censura na Internet?

Os assuntos que andam dominando os noticiários e, principalmente, as redes sociais são a Luiza e o BBB os projetos de lei norte-americanos Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect IP Act (PIPA) que visam combater a pirataria, mas na verdade iriam praticamente censurar a Internet. Não vou fazer nenhum trocadilho com os nomes dos projetos, até porque você já deve ter lido muitos. Todo mundo está falando sobre isso menos a Luiza, que voltou do Canadá. Muitos protestos foram feitos, e as duas leis foram arquivadas. Mas o Boteco Gamer não poderia deixar de falar sobre o assunto numa visão gamer.

A princípio, esse debate parece não ter muita relação com o mundo dos games. Mas vamos analisar de outro ângulo. Os projetos de lei não só tiram todo o direito à liberdade de expressão dos internautas, como também classifica todos os usuários da grande rede como possíveis criminosos. Assim como os bancos e aeroportos, ao fazerem você passar por um detector de metais. Mas nesse caso, não é apenas por mera prevenção, e sim para obterem total controle da Internet.

A grande rede de computadores é um fenômeno tecnológico e social sem precedentes, e a indústria de entretenimento - TV, filmes, livros e, adivinhem, games - acabou perdendo espaço de uma maneira muito brusca na última década com a popularização da Internet, e a proliferação de computadores nos lares. Hoje em dia, uma conta de e-mail é praticamente tão importante quanto um RG. E uma maneira das grandes corporações do entretenimento recuperarem esse espaço perdido seria controlando a Internet, e impedindo o compartilhamento de seus preciosos produtos protegidos por direitos autorais. Ok, mas o que isso tem a ver com games?
 O método de censura e controle da SOPA e PIPA são muito semelhantes ao que é usado pelas empresas de games. Você já percebeu a quantidade de atualizações de sistema que são feitas no seu console? Elas não trazem benefício nenhum para o videogame, só servem para impedir o uso de produtos pirateados. Ou seja, todos somos tratados como criminosos em potencial, sem ao menos darmos motivos para suspeita.

Todos sabem que esses métodos não são eficazes no combate à pirataria, e mesmo assim as empresas continuam tentando monitorar cada passo que damos, como se a qualquer momento fôssemos fazer algo de errado. Tudo isso porque, com o advento da Internet, muitas coisas mudaram, e agora as pessoas têm acesso a vários serviços de graça. Agora querem sair por aí fechando sites à toa. Obama já se posicionou contra os projetos de lei, e eles nem estão mais em tramitação no senado. Mas temos que ficar sempre alertas, afinal muitas outras SOPAS, LENTILHAS e FEIJÕES podem aparecer pela frente, tentando censurar nosso acesso a informações e conteúdo. Os games não estão fora desse panorama.

A Internet e todas as suas possibilidades, sejam boas ou ruins, estão ai e são uma realidade. As empresas precisam aprender a se reinventar e conviver com essa realidade, em vez de tentar censurá-la.