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sábado, 18 de junho de 2011

Humor: como nasceu o Wii U

Essa tirinha explica!
obs.: não traduzi os balõezinhos na tirinha, kibada do NerfNow, pois ela é mais engraçada com as expressões em inglês, mas abaixo tem a tradução (na verdade, é uma adaptação) para quem precisar.
Quadrinho 1
Ipod: Oi, gata. Eu ouvi que você gosta de dançar.
Wii: Seu bobo, você não perdeu seu toque.
Ipod: Que tal irmos pra um lugar mais reservado?

Quadrinho 2
"Aperte o botão G"

Quadrinho 3
Wii: Parece com você

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Píxels da Semana #39

Sexta feira, dia do resumo semanal de notícias do Boteco Gamer!

-Wii U terá Netflix, deve suportar até 2 controles "tablets" e não rodará DVD nem Blu-Ray.

-Vita não será produzido no Brasil, pois deverá ser feito em uma só fábrica.

-PSN brasileira finalmente confirmada!

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Transformers: Dark of the Moon
-Duke Nukem Forever (não, não é 1º de abril!)
-Alice: Madness Returns
-Magic: The Gathering - Duels of the Planewalkers 2012
-Record of Agarest War Zero
-Akimi Village
-Greg Hastings Paintball 2
-American McGee's Alice

Xbox 360
-Duke Nukem Forever (é sério mesmo!)
-Alice: Madness Returns
-Child of Eden
-Transformers: Dark of the Moon
-Magic: The Gathering - Duels of the Planewalkers 2012
-Wipeout: In the zone
-Record of Agarest War Zero
-American McGee's Alice

Wii
-Mega Man 5
-Transformers: Dark of the Moon - Stealth Force Edition
-Wii Play: Motion
-Hyper Fighters
-Crazy Machines

DS
-Transformers: Dark of the Moon - Autobots
-Transformers: Dark of the Moon - Decepticons


PSP
-Run Ghost Run

3DS
-Transformers: Dark of the Moon - Stealth Force Edition
-Cubic Ninja
-Brunswick Pro Bowling

Destaque da semana: as novidades que vêm surgindo sobre o Wii U a cada dia são as principais notícias pós-E3! E nos últimos dias, Duke Nunca Nukem Forever foi FINALMENTE lançado!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Deja Vú #17 - Duke Nukem 3D

Na semana do lançamento do tão aguardado Duke Nukem Forever, que está mais pra Duke Nunca Never, nada mais justo que o Deja Vú relembrar o último game da série principal!
Duke Nukem 3D foi desenvolvido para PC em 1996, mas ganhou versões para Playstation, Nintendo 64, Sega Saturn, Mega Drive, Zeebo, Xbox Live Arcade, entre outros. O game se passa num futuro próximo, no século XXI, durante uma invasão alienígena, e tem diversos e variados cenários, como ruas, bases lunares, cidades inundadas, restaurantes japoneses, etc.

O jogo também faz muitas referências. Durante a jornada, é possível encontrar corpos de personagens famosos como Luke Skywalker, Indiana Jones, e a própria capa do game é uma paródia de Army of Darkness.
Duke Nukem 3D é um FPS muito polêmico, pois contém cenas consideradas pesadas demais, sem falar de várias partes com conteúdo quase pornográfico, e violência além da conta. O jogo chegou a ser banido no Brasil, junto com Quake, Doom e outros FPS. Porém, ao contrário do que algumas fontes alegam, o game não incita violência contra pessoas indefesas, nem encoraja prostituição.

E mesmo com todos esses elementos, o game foi muito bem recebido, com mais de 3 milhões e meio de cópias vendidas, apesar de análises como do Gamespot que classificou o game como "questionável moralmente". Duke Nukem 3D é bastante controverso, mas é um jogo de tiro muito bom, que possui nível de violência elevado, mas não é nada demais. Finalmente, 15 anos depois, ganhou sua merecida continuação!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Saiba mais sobre a PSN brasileira

O evento Sony United trouxe para SP vários executivos da empresa, e o principal assunto abordado na coletiva foi a rede online do Playstation que está vindo para o Brasil oficialmente! Anderson Gracias, gerente da divisão Playstation da Sony do Brasil explicou que os servidores não serão locais por causa do ataque hacker à PSN, algumas semanas atrás.
 Não será possível transferir a conta americana ou européia para a PSN brazuca, pois a Sony pretende fazer o usuário começar do zero e quer atraír as pessoas pelo conteúdo da rede, que cresce a cada dia com novos games confirmados, mas o lançamento nas terras tupiniquins depende da aprovação dos jogos pelo Ministério da Justiça, o que pode atrasar um pouco o processo, mas mesmo assim já existem muitos títulos lançados simultaneamente aqui e nos EUA, então os usuários podem ficar despreocupados.

Os serviços pagos ainda não estarão disponíveis por aqui, então é provável que muitas funcionalidades não estejam presentes na PSN brasileira logo de cara. Os downloads não terão preços equivalentes aos dos EUA, mas serão bem mais baratos que as mídias físicas.

Claro que ainda não é a maravilha que todos estávamos esperando, mas a PSN brasileira é uma realidade, e mostra como o Brasil está se desenvolvendo e ganhando peso no cenário mundial de games!

Fonte

terça-feira, 14 de junho de 2011

Videogames são brinquedos?

Muitas pessoas pensam que games são meros brinquedos, e apenas crianças costumam jogar. Todos nós, gamers, sabemos que isso é um ledo engano. Existem, sim, jogos feitos especialmente para crianças, que são fáceis e educativos, para ajudar o desenvolvimento infantil. Não vou negar que esses não costumam ser bons games, e têm apenas intuito de ensinar, até pela ausência de dificuldade. Muitos jogos casuais também são julgados como infantis, mas na verdade, são games feitos para se jogar rapidamente e simplesmente ter um pouco de diversão no dia-a-dia, entre uma tarefa e outra.

Mas isso não implica que games são brinquedos. Seria como dizer que computadores são também, pois é possível usá-lo como brinquedo, ou instrumento de educação. Quem não conhece um priminho que adora mexer no paint ou em sites de jogos online? Mas também sabemos que pcs são usados por empresas todos os dias para movimentar a economia mundial, e também por jovens para se comunicar com os amigos, ou senhoras de idade, para procurar receitas de bolo.

Da mesma maneira que um computador pode ser usado por pessoas de faixas etárias das mais distintas, ou existem filmes e livros para todas as idades, os games também podem ser tanto infantis como adultos. Existe um abismo entre joguinhos onde se cuida de animais e um longo RPG japonês, só para citar um exemplo. O primeiro, voltado para o público infantil, e o segundo, muito mais hardcore. Aliás, os principais eventos de videogame do mundo são focados no mercado hardcore, provando que essa é a principal tendência, e os jogos mais lucrativos também estão nesse segmento. 
Final Fantasy Tactics não é para crianças, definitivamente

A condição de “brinquedo” normalmente é dada por leigos, principalmente pais de crianças pequenas que costumam jogar títulos mais casuais e sem profundidade, ou seja, pessoas que não entendem realmente do assunto. Claro que todo console possui jogos para todas as idades, então quem define se é um brinquedo, uma máquina de diversão, ou um centro multimídia, é o próprio jogador. Para isso existem diferentes videogames, com diversas configurações e possibilidades diferentes.

O que faz do game adulto ou infantil nem sempre é o visual, a dificuldade, a quantidade de esforço necessária, nem o enredo ou mesmo violência, mas sim a pessoa que joga. Você define se está jogando casualmente, ou de maneira mais séria. Nada impede uma criança de zerar Final Fantasy, nem um marmanjo de jogar Nintendogs. O jogador é que impõe suas próprias metas.

Respondendo à pergunta do título do post, videogames podem ser usados como brinquedos, mas na verdade são aparelhos para todas as idades, com acessórios e jogos para todas as idades. Games são brinquedos? Depende de quem joga. É um brinquedo para seu priminho. Mas é um hobby, uma diversão, uma forma de arte, e talvez até uma paixão para os gamers mais assíduos.

Lembrando que postar sobre esse assunto foi uma sugestão do leitor Murilo, @notlikeyouguys 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Detalhes sobre o tamanho do Wii U

Na E3 desse ano, que ocorreu semana passada, uma das grandes novidades foi o anúncio do Wii U, novo console da Nintendo. A grande inovação agora é o no controller, que parece um tablet. Todos ficaram surpresos, mas também preocupados, pois será que é bom para jogar? Uma das maiores preocupações é o tamanho do "tablet/controller" do Wii U, então o site electricpig resolveu fazer um levantamento sobre isso:


É assustador, realmente. O aparelho possui quase o dobro do tamanho dos controles do PS3 e X360, e um PSVita quase caberia só na tela dele. Apesar disso, alguns sortudos que tiveram a oportunidade de testá-lo, afirmaram que ele é leve e bom para jogar. Talvez esse não seja o design final, portanto ainda nos resta esperar...

Créditos também para o Nintendo Blast, pela tradução das imagens!

domingo, 12 de junho de 2011

Humor: dia dos namorados

Nesse dia tão especial, aqui vai uma dica pra todos os solteiros:
Fica a dica!
E feliz dia dos namorados!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Píxels da Semana #38

Uma semana cheia de notícias e novidades, apresentadas no maior evento de games do mundo, a E3! O Boteco Gamer fez a cobertura da feira que acontece em Los Angeles, mas ainda temos mais notícias. E sesta feira é dia de notícia aqui!

-Playstation Vita não teria trava de região!

-Data de lançamento do Assassin's Creed Revelations: 15 de novembro!

-Tetris para 3DS será lançado em outubro!

-Shadow of the Colossus, Ico e God of War terão jogos remasterizados em HD no PS3 em setembro!

-3DS vermelho foi anunciado!

-Wii U não terá Friend Codes! O sistema de contas online será semelhante ao de gamertags na Xbox Live.

-Darksiders 2 será um dos games do lançamento do Wii U, e Shigeru Miyamoto confirmou Pikmin 3 no sucessor do Wii. E há rumores de que o console será lançado em julho de 2012, por cerca de 650 dólares. Bem salgado esse preço, hein?

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-InFamous 2
-Red Faction: Armageddon
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Operation Flashpoint: Red River
-Kebin Van Dam Big Bass Challenge

Xbox 360
-Red Faction: Armageddon
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Operation Flashpoint: Red River

Wii
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Ubongo

DS
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Dreamwalker
-Crazy Cheebo: Puzzle Party
-GO Series: Picdun

PSP
-Zombie Racers
-Cohort Chess

3DS
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Pokédex 3D
-3D Classics: Excitebike

Destaque da Semana: a E3 foi, com certeza, o que aconteceu de mais importante nessa semana. Os destaques foram o Playstation Vita e o Nintendo Wii U!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cafeína Cast #2 - Funks, imitações, dublagem brasileira e teste do sofá

Mais uma edição do podcast que nasceu da parceria entre o Boteco Gamer e o Descafeinado. Um podcast com conteúdo exclusivamente humorístico e totalmente sem graça, feito por blogueiros e amigos de blogueiros, ou seja: a ralé do undergroud.

Cafeína Cast #2 - funks, dublagem brasileira, desenhos animados, mamilos, Datena e teste do sofá.

Participantes: @vann_bueno, @andredcs95, @4r7hurR1ch4rd e @Guilherme_T_Z
Até o próximo podcast! Ouçam e comentem!

Comparativo: 3DS vs PSVita

Há algum tempo, o Boteco Gamer fez um comparativo entre os dois portáteis, mas com a falta de informações sobre o Vita, na época chamado de NGP, não foi possível tirar muitas conclusões. Mas agora, com a anúncio do PSVita, aqui está um novo comparativo!

A capacidade gráfica do Vita é impressionante

O Vita possui um hardware bem mais potente, e é capaz de reproduzir gráficos comparáveis aos do PS3, possuindo uma incrível potência para um portátil. Porém, a tela é menor que a "tela dupla" do 3DS, e o portátil da Sony não é capaz de rodar jogos em 3D sem óculos. O preço dos dois é o mesmo, 250 dólares, a menos que você compre o Vita com 3G, que não sai por menos de 300 doletas. Mas o 3DS não tem 3G.

Ambos possuem botões faciais, controle por touch, sensores de movimento, câmeras e analógicos (o Vita tem dois analógicos contra apenas um do 3DS), sendo que apenas o Vita apresenta touchpad na parte de trás, mas só o 3DS possibilita fotos e realidade aumentada tridimensionais. A duração da bateria do PSV ainda não foi confirmada, mas estima-se que seja a mesma do concorrente, cerca de 5 horas apenas, dependendo das funcionalidades utilizadas.
A realidade aumentada em 3D só pode ser vista pela tela do portátil
O Vita, apesar de ter tela menor, possui um tamanho um pouco desproporcional para um portátil, pois é maior até que o PSP 3000, sendo que o 3DS é menor que o DSi, o que ajuda na hora de levar para alguns lugares, pois nem todo bolso é grande o bastante para comportar um PSVita. O portátil da Nintendo oferece retrocompatibilidade com jogos e softwares dos antecessores, DS e DSi, mas essa funcionalidade ainda não foi confirmada do Vita, com  PSP.

A Sony deve lançar o PSVita no final do ano, para não haver muita disparidade com o 3DS, que está disponível nas lojas desde abril. Mas essa vantagem de alguns meses garante uma biblioteca de jogos maior e mais variada ao portátil de duas telas, que além de receber títulos da Big N, também teve franquias de third parties anunciadas nessa E3.

Confira alguns games que devem pintar nos dois sistemas:

Vita
-Hot Shots Golf
-Gravity Daze
-Killzone
-Reality Fighters
-Smart As
-Broken
-LittleBigPlanet
-Little Deviants
-WipeOut
-Resistance-Uncharted: Golden Abyss
-Monster Hunter Portable 3
-Dynasty Warriors
-
Call of Duty
-Hustle Kings
-Lost Planet
-Metal Gear Solid

-Yakuza
-Dungeon Defenders
-Street Fighter vs Tekken
-Virtua Tennis 4
-Sound Shapes
-Ruin
-BioShock
-ModNation Racers


3DS
-Pilotwings Resort
-Super Street Fighter IV 3D
-Nintendogs + Cats
-Steel Diver
-Asphalt 3D
-LEGO Star Wars III: The Clone Wars
-Kid Icarus: Uprising
-The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
-Madden NFL Football
-Dead or Alive Dimensions
-Pro Evolution Soccer 2011 3D
-Starfox 64 3D
-Ridge Racer 3D
-Combat of Giants: Dinosaurs 3D
-Resident Evil: The Mercenaries 3D
-Bust-a-Move Universe
-Super Monkey Ball 3D
-Samurai Warriors: Chronicles
-Tom Clancy's Ghost Recon: Shadow Wars
-The Sims 3
-Kingdom Hearts 3D
-Super Mario Bros. 3D
-Metal Gear Solid 3D: Snake Eater

-Mario Kart 3DS
-Luigi's Mansion 2
-Ace Combat
-Tetris
-Cave Story
-Pokémon Scramble
-Driver
-Pac-Man
-Tekken


Lembrando que essa lista compreende jogos já lançados e outros que só foram anunciados, ou que podem não ter nome definido ainda. Mesmo assim, ambos os videogames possuem títulos de peso, e eu diria que é aí que a sua decisão deve estar baseada. Independentemente do Vita possuir gráficos superiores ou do 3DS ter 3D sem óculos, entre outras características citadas acima, o que deve definir que console comprar são os jogos. Agora sim, tirem suas próprias conclusões!



quarta-feira, 8 de junho de 2011

Checkpoint #11

Após a cobertura das principais conferências da E3 (que ainda está acontecendo, mas com eventos menores. As principais notícias estarão nos píxels da semana, sexta feira), a nova enquete do blog é a seguinte: Você gostou do PSVita e do Wii U?
Bom, queria agradecer as críticas, elogios, sugestões e comentários que vocês mandam! Agora o Boteco Gamer tem sua página de contato, para você que quer se comunicar com o blog!

E lembramos que vocês ainda podem votar no Boteco Gamer para o Prêmio Top Blog 2011!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Mais detalhes sobre o Wii U, o sucessor do Wii!

A conferência da Nintendo na E3 2011 foi incrível, e deixou muita coisa no ar. O sucessor do Wii, que vinha sendo chamado de Project Cafe, finalmente foi mostrado ao mundo com esse vídeo de apresentação:
O choque foi imenso. Todos nós já esperávamos por isso, mas ninguém fazia idéia de como seria o novo console da Big N. Por alguns instantes, o mundo chegou a pensar que seria um tablet. Na verdade, o Wii U que foi apresentado no vídeo é só o controller, que tem mesmo o aspecto de um tablet. E é exatamente isso que é tão inovador nele.
Touch, câmeras, analógicos, botões faciais, botões em formato de gatilho, sensores de movimento, microfones, entre outras funcionalidades. O Wii U permite, entre outras coisas, imagens simultâneas na TV e no controller, com interação máxima entre eles. O que você faz no controller aparece na TV. É possível apontar o "tablet" para a TV e ver coisas fora do alcance da imagem, o que abre possibilidades infinitas de jogo. No modo multiplayer, cada jogador possui uma imagem diferente da mesma tela, olhando através do controller. Também há como desligar a TV e continuar jogando pelo controle como se fosse um portátil.

O controller é uma inovação tão grande, que o console em si nem foi mostrado, mas a foto oficial dele é essa:
Realmente, o console não tem nada muito diferente. Parece um Wii arredondado, made in Paraguay. Mas as novidades não param por aí! Muitos games já foram confirmados para o Wii U, entre eles, Smash Brothers, Assassin's Creed, Batman Arkham City, Tekken, Ghost Recon, Darksiders, Ninja Gaiden, Dirt, Metro Last Night, New Super Mario Bros. Mii, Battlefield 3 e FIFA 12. O apoio das third parties está bem maior agora, não?

Os gráficos, outro ponto fraco do antigo Wii, foram melhorados e estão comparáveis aos dos rivais, talvez até melhores, mas ainda é cedo para dizer, pois não temos detalhes sobre especificações técnicas.


Bom, por enquanto não temos data de lançamento nem preço. Apenas o palpite de que o console será lançado entre abril e dezembro de 2012. Fiquem com essa imagem da demo de Zelda:

Cobertura da E3 2011 #6 - Conferência da Nintendo

Segundo os leitores do Boteco Gamer, a conferência da Nintendo era a mais aguardada dessa E3. E não era pra menos. O anúncio de um novo console é sempre uma baita novidade, e todos sabemos que a Big N sabe fazer uma apresentação de E3 como ninguém. A conferência começou ao som de uma orquestra homenageando os 25 anos de Zelda.

Depois, uma enxurrada de games para 3DS foi mostrada. A biblioteca de jogos do portátil não é das melhores atualmente, contando com pouquíssimos jogos de peso, mas a line-up do segundo semestre de 2011 e começo de 2012 será excelente! Mario Kart, Starfox, Super Mario, Zelda Ocarina of Time, Kid Icarus, Luigi's Mansion, Sonic, Ace Combat, Metal Gear Solid, Tetris, Cave Story, Resident Evil, Driver, Pac-Man, Tekken, entre outros. Sem falar do eShop e Virtual Console, que possibilitam download de demos no 3DS.

Até que o grande ápice da apresentação chegou.
A imagem acima não é a de um Wii arredondado, mas sim do Wii U. "Uíu? O que?" Exatamente, o novo console da Nintendo. Eu sei que todos preferimos "Project Cafe", mas nem tudo é perfeito. Se o Wii revolucionou, o Wii U inovou o revolucionário. E tudo isso por causa do controller, que mais parece um tablet:
A tela de 6.2 polegadas, touchscreen, é a primeira coisa que chama atenção. Ela é o que faz o Wii U ser tão inovador. A ação dos games se passa nas duas telas simultâneamente, ou as vezes se passa na TV uma coisa e na touch outra. Isso abre muitas possibilidades de controles, como tocar os objetos do game, ou "arremessar" objetos do controller para a TV. Também é possível desligar a TV e continuar jogando pelo controller, como se fosse um portátil. A câmera e os acelerômetros também ajudam na imersão do jogo, fazendo coisas inimagináveis. Assim, cada jogador tem uma visão diferente do jogo, abrindo um leque de possibilidades multiplayer enormes.

E os gráficos? E as third parties? Tudo o que faltou no Wii está presente no Wii U. Gráficos em HD comparáveis ou até superiores aos do PS3 e X360, e toneladas de games third parties como Assassin's Creed, Tekken, Batman Arkham City, Ghost Recon, Darksiders, LEGO City Stories, Ninja Gaiden, Dirt, Battlefield, FIFA, entre outros. Sem falar de Smash Bros, anuciado tanto para 3DS como para Wii U.

A conferência mais bombástica dos últimos tempos!

Cobertura da E3 2011 #5 - Conferência da Sony

A cobertura continua com a Sony! Após desculpar-se pela queda da PSN, a empresa tratou de mostrar grandes jogos, como Uncharted 3, um dos mais esperados!
O multiplayer beta do Uncharted 3 estará disponível em junho, mas o game só será lançado em 1 de novembro. Logo após, Resistance 3 foi demonstrado também. O anúncio do relançamento de God of War, Shadow of the Colossus e Ico em 3D para o PS3 em setembro redimiu a Sony do caso PSN de uma vez por todas!

O PSMove também teve seu momento. Kobe Bryant, jogador e astro do basquete, subiu ao palco e testou o novo NBA 2k12, rasgando elogios ao controle por movimento. Medieval Moves: Dreadmund's Quest também foi demonstrado, sendo um jogo muito divertido para o Move.

A partir daí começaram as novidades: uma TV 3D de 24 polegadas com a marca Playstation foi anunciada pela Sony. A TV possuiria um sistema capaz de transformar o split screen dos jogos multiplayer em uma tela diferente para cada jogador. Incrível, não? Mas ainda tinha mais...

O grande astro da noite, NGP, ganhou seu nome oficial:
O Playstation Vita não era novidade, mas sua demonstração surpreendeu pela potência gráfica, comparável à do PS3. Os jogos também foram impressionantes. A line-up do Vita contará com Uncharted, Street Fighter vs Tekken, LittleBigPlanet, entre outros grandes títulos, inclusive um que está sendo desenvolvido pela Irrational Games! O PSVita será vendido em 2 preços iniciais. 249 dólares, com WiFi, e 299 doletas com 3G. O preço é salgado, mas o portátil é fantástico!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cobertura da E3 2011 #4 - Conferência da Ubisoft

A Ubisoft começou sua apresentação com Rayman Origins, que parece um excelente game, O herói estava sumido desde que os Raving Rabbids "tomaram" seu lugar. E os coelhos malucos também apareceram, com um game muito divertido para Kinect.

Far Cry 3 e Brothers In Arms 4 também foram algumas das atrações que surpreenderam nos trailers. Ambos os jogos parecem muito bons.

 TinTim e Trackmania também fizeram rápidas aparições. O game de corridas parece bastante insano, chega a lembrar Speed Racer. O modo cooperativo de Ghost Recon foi apresentado, e parece muito eficiente, principalmente pela comunicação entre os jogadores.

Após um game de dança, outro de música e um para emagrecer, o ápice da conferência chegou com Assassin's Creed: Revelations, esse promete!

Cobertura da E3 2011 #3 - Conferência da EA

A Eletronic Arts foi a primeira empresa de softwares a se apresentar na E3. A conferência teve como ápice a apresentação de Mass Effect 3 e Battlefield 3. O primeiro, teve sua data de lançamento finalmente revelada, e não poderemos botar as mãos nesse jogão até 6 de março de 2012. Já o outro encerrou a coletiva com chave de ouro, impressionando pelos gráficos.

Need For Speed: The Run é mais uma tentativa de fugir da mesmisse em que a franquia caiu. A grande novidade são algumas cenas em que o personagem estará fora do carro, a pé. Star Wars: The Republic, SSX e Origin também foram atrações, além de FIFA 12 e Madden NFL 12, com direito a presença de jogadores reais tanto no trailer como no palco!

Kingdoms of Amalur: Reckoning também foi apresentado, e parece muito com Fable. The Sims 3 Pets e The Sims Social foram mostrados, sendo que este parece mais uma rede social animada do que um game. Overstrike, a nova franquia da EA, surpreendeu positivamente pelo trailer, e parece ser um divertido game de ação, algo que está faltando esse ano, em meio a tantos shooters.

Cobertura da E3 2011 #2 - Conferência da Microsoft

A primeira coletiva da E3 foi bastante sólida, porém com poucas surpresas para os mais radicais. Logo no começo, Call of Duty: Modern Warfare 3 foi apresentado, e como não poderia deixar de ser, levantou o hype de todos. Uma das franquias mais bem sucedidas da atualidade terá um novo game, e parece que MW3 promete, e já tem data: 8 de novembro!

Logo após, Tomb Raider tomou o palco, e a bela Lara Croft mostrou que aprendeu muito com InFamous, "pegando emprestado" as CGs em tempo real, as falas ingame, entre outras características do jogo. Tomb Raider só deve ser lançado em 2012.

O Kinect ganhou destaque, com Mass Effect 3 e Ghost Recon: Future Soldier, dois jogaços com suporte ao acessório confirmado. ME3 surpreendeu pelos comandos de voz, que influenciam nos diálogos do jogo e Ghost Recon pela customização das armas, tudo controlado por movimentos, que responderam muito bem.

Uma das maiores novidades foi a confirmação de Youtube, Bing e TV ao vivo no Xbox 360! Ainda não temos maiores detalhes, mas o console contará com vários serviços interessantes. Uma versão remasterizada de Halo, e um novo Fable também pintarão no X360, além de Disneyland Adventures, que deve ser lançado no fim do ano. Sem falar de Star Wars para Kinect, que não impressionou muito, mas não pode passar despercebido.

A conferência foi encerrada com Halo 4, um dos games mais esperados da E3. O game, que não deve ser desenvolvido pela Bungie, será o começo de uma nova trilogia na série. Esse é o resumão da conferência da Microsoft!

Cobertura da E3 2011 #1

Olá! Essa semana acontece, em Los Angeles, o maior evento de games do mundo! E é claro que o Boteco Gamer vai fazer a cobertura completa da E3 2011. Fique ligado no twitter do blog, que terá várias atualizações durante o dia, e depois, alguns posts serão publicados aqui mesmo!

Fiquem com essa imagem, foto tirada pelo site IGN, da conferência da Microsoft que acontece logo mais:

Aguardem por notícias!

domingo, 5 de junho de 2011

Humor: a matemática segundo os reviewers

É uma matemática diferente da sua, pequeno gafanhoto.


















Eu, como reviewer oficial do Boteco Gamer posso afirmar que essa tirinha mostra um fato.
Fonte na imagem!

sábado, 4 de junho de 2011

Humor: a crueldade de Mario

A falta de escrúpulos desse encanador é inacreditável. Comandante Amílton, eu quero imagens, me dê imagens!
Que barbaridade.
Tirinha kibada do Capinaremos!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Píxels da Semana #37

Bom dia, boa tarde, boa noite! Sexta feira, dia de notícias, pitacos gamísticos, e novidades dessa última semana! Aqui estão os Píxels da Semana:

-PSP 2, que vinha sendo chamado de NGP, ou Next Generation Portable, agora recebeu o que pode ser seu nome oficial: Playstation Vita!
...só eu prefiro PSP 2?

-Preço do DS lite cai para $99,00... que pechincha! 

-Finalmente saiu o trailer que nós nunca imaginamos ver! Duke Nukem Forever!

-A touchscreen no controller do Project Cafe está confirmada! Mas não é muita novidade, pois todos já sabíamos dela, né? 

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Hunted: The Demon's Forge

Xbox 360
-Hunted: The Demon's Forge

Wii
-BigFoot King of Crush

PSP
-BlazBlue: Continuum Shift 2
-Ducati Challenge

3DS
-BlazBlue: Continuum Shift 2
-Cartoon Network: Punch Time Explosion

Destaque da semana: A E3 2011 vem sendo o grande destaque das últimas semanas em geral, mas essa semana a maior notícia foi o Playstation Vita, novo nome do PSP 2. E os lançamentos foram escassos...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Checkpoint #10

Fala, botequeiros leitores do Boteco Gamer! Começamos um novo mês, e como de costume, a sessão Checkpoint aparece para fazer o balanço geral do mês e dar os comunicados necessários!

O blog chegou a 20 mil acessos! Muito obrigado a todos os leitores e leitoras! Um detalhe importante é que metade dessas 20.000 visitas ocorreram entre abril e maio. Pelo jeito o blog está crescendo...

Também queria lembrar que o Boteco Gamer está participando do Prêmio TopBlog 2011, e vocês podem votar nesse link!
Tem enquete nova no blog também! Mês passado eu perguntei sobre a expectativa dos leitores sobre o Project Cafe, e a grande maioria parece estar insegura, achando que o console pode surpreender e que devemos esperar a E3. Portanto, agora eu pergunto: O que vocês esperam da E3 2011? Votem!

Também queria lembrar que o Boteco Gamer possui um novo parceiro: Boteco Zombies, blog de um amigo meu!

E não se esqueçam de ouvir o Cafeína Cast, o podcast da parceria entre Boteco Gamer e Descafeinado! A segunda edição do cast deve ser gravada ainda essa semana se der tudo certo!

That's all, folks! Até a próxima edição do Checkpoint, o quadro de avisos do blog!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os gêneros dos games estão se misturando?

Os videogames vêm evoluindo a cada geração e, naturalmente, os jogos também se tornaram cada vez mais evoluidos, tanto na parte técnica como na criatividade dos desenvolvedores. E isso tem deixado os gêneros dos jogos cada vez mais difíceis de se determinar. São cada vez mais frequentes as discussões como "Zelda é RPG?" com argumentos intermináveis de ambos os lados. Essa é mais uma prova da evolução dos games!
Antigamente, os jogos possuíam gênero muito bem definido, por serem mais simples e com muito menos detalhes. Hoje em dia, um game de ação e aventura como Zelda (na ficha técnica, consta como ação/aventura... acho melhor não teimar com o mestre Miyamoto) possui muitos elementos de RPG, como golpes e itens novos ao longo da jornada, o que faz muitas pessoas classificarem como um RPG de ação.
Castlevani é outro exemplo de como os gêneros vem se misturando. Os jogos mais antigos eram classificados como plataforma. Depois que os consoles passaram a ter gráficos tridimensionais, a série passou a ser conhecida como ação/aventura, mas com elementos de RPG. Ou seria um RPG de ação? É muito difícil determinar um único gênero para os jogos atuais, pois eles possuem muitas características de outros estilos. O caso mais comum de confusão é entre ação/aventura e RPG de ação, mas pode acontecer com outros jogos. Por exemplo, games de futebol como PES têm um modo onde é possível criar um time e evoluí-lo, cumprir missões e melhorar o desempenho dos jogadores. Mas mesmo assim, não é um RPG esportivo. E se você pensa que isso não existe, é porque não conhece Inazuma Eleven, um dos melhores RPGs de esporte já lançados.
O gênero RPG gera muita discussão pois, a definição de Role Playing Game seria um jogo onde se cumpre o papel de um personagem durante uma aventura. Mas isso acontece em praticamente todos os jogos e é muito difícil diferenciar um game de ação/aventura como Zelda para um RPG de ação como Kingdom Hearts ou Okami, principalmente porque os jogos têm elementos de outros gêneros, dificultando ainda mais a classificação. Outros estilos que se misturam são de ação e hack'n slash. Por exemplo, ontem, no review de Thor: God of Thunder, não consegui escolher só um, e na ficha técnica ficou "Ação/Hack'n Slash".

Porém, ao contrário do que se pensa, isso é bom! Os gêneros estão ficando cada vez mais misturados, afinal os consoles evoluíram, permitindo a criatividade dos desenvolvedores ir mais longe, e se utilizar de características de outros estilos. Se antigamente, os jogos eram limitados pelas definições dos gêneros, hoje em dia, existem games cada vez mais variados, pegando elementos de diferentes estilos e, por vezes, criando um gênero alternativo. Quem tem a ganhar com isso somos nós, gamers!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia Mundial Sem Tabaco

O Boteco Gamer também vai entrar nessa campanha, de um jeito bem peculiar...
Imagem que eu encontrei no Capinaremos, muito apropriada pra situação!

Review #12 - Thor: God of Thunder

Apesar do post de semana passada sobre games baseados em filmes, resolvi dar uma chance ao Deus do Trovão, e aqui está o review de Thor: God of Thunder.

Ficha técnica
Produtora: Sega
Desenvolvedora: Liquid Entertainment, Red Fly Studios e WayFoward Technologies
Gênero: Ação/Hack'n Slash
Data de Lançamento: 3 de maio de 2011
Plataformas: Playstation 3, Xbox 360, Wii, DS, 3DS

Gráficos: 4,5
Som: 8,5
Jogabilidade: 6
Diversão: 5
Replay: 5
Nota: 5





Como eu já havia falado semana passada aqui no blog, games que saem das telonas não costumam nos surpreender de uma forma positiva, se é que vocês entendem. A péssima fama pode ter influenciado um pouco nesse review, mas não tem como não dizer que o jogo é horrível.


Os gráficos foram feitos porcamente, e estão muito abaixo dos padrões dessa geração. Se fosse um game de PS2, seria normal. O som é o melhor aspecto do jogo, pois tem algo que eu sempre falo nos reviews: diálogos dublados! Fora isso, nada de muito marcante. A parte sonora passa despercebida, e os efeitos são razoáveis, mas acaba se destacando entre os outros quesitos, que são um desastre.

 A jogabilidade não é muito precisa. Os comandos não respondem muito bem, e por mais que a lista de golpes do herói seja imensa, na prática só se usa uma combinação básica de golpes rápidos e efetivos, e em pouco tempo, percebe-se que o jogo limita-se em esmagar o botão de ataque como se não houvesse amanhã.
Basicamente o game consiste em bater em hordas intermináveis de inimigos até que as portas do ambiente abram e você vá para outra sala, onde vai martelar mais monstros, e assim por diante até chegar num chefe. E breves tutoriais ensinando novos golpes te acompanham por uma boa parte da jornada, tornando o jogo ainda mais cansativo.

Thor: God of Thunder honra a tradição das adaptações de filmes para consoles. Um jogo comum, que não sairia das prateleiras se não fosse pelo nome estampado na capa. Não recomendo, nem ao seu pior inimigo. Esse game é uma thortura. Sacou a piadinha?

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Games confirmados na E3 2011

Estamos às vésperas do maior evento de games do mundo. A Eletronic Entertainment Expo ocorre anualmente em Los Angeles, e a edição desse ano promete ser excelente! A feira, que ocorre daqui a pouco mais de uma semana, entre os dias 7 e 9 de junho, vai ter muitas atrações, como o novo console da Nintendo, novo portátil da Sony e ainda há rumores de outras novidades de peso. Entre outras coisas, muitos games já foram confirmados, confira:

Sony
-Twisted Metal (PS3)
-Ratchet & Clank: All 4 One (PS3)
-Resistance 3 (PS3)
-Uncharted 3: Drake's Deception (PS3)
-Free Realms (PS3)
-DC Universe Online (PS3)

Nintendo
-Super Mario 3DS
-The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii)

Microsoft
-Forza Motorsport 4 (X360)
-Gears of War 3 (X360)

Ubisoft
-Assassin's Creed Revelations (PS3, X360)
-Call of Juarez: The Cartel (PS3, X360)
-Driver: San Francisco (PS3, X360)
-From Dust (PS3, X360)
-Rayman Origins (PS3, X360, Wii)
-Rocksmith
-Les Aventures de Tintim (PS3, X360, Wii, DS, PSP)
-Tom Clancy's Ghost Recon: Futute Soldier (PS3, X360, DS)

Activision
-Call of Duty: Modern Warfare 3 (PS3, X360)
-Prototype 2 (PS3, X360)
-Skylander Spyro's Adventure (PS3, X360, Wii)
-Spiderman: Edge of Time (PS3, X360, Wii)
-X-Men Destiny (PS3, X360, Wii, DS)

Codemasters
-F1 2011 (PS3, X360, 3DS, PSP 2)
-Bodycount (PS3, X360)

Disney
-Cars 2 (PS3, X360, Wii, DS)
-LEGO Pirates of the Caribbean: The Video Game (PS3, X360, Wii, DS, PSP, 3DS)
-Phineas and Ferb: Across the Second Dimension (Wii, DS)

Eletronic Arts
-Battlefield 3 (PS3, X360)
-FIFA Soccer 12 (PS3, X360, Wii)
-Kingdoms of Amalur: Reckoning (PS3, X360)
-Madden NFL 12 (PS3, X360, Wii, PSP)
-Mass Effect 3 (PS3, X360)
-NCAA Football (PS3, X360)
-NHL 12 (PS3)
-Need For Speed: The Run (PS3, X360, 3DS)
-SSX (PS3, X360)

Namco Bandai
-SoulCalibur V (PS3, X360)

Square Enix
-Hitman: Absolution (PS3, X360)

THQ
-Metro 2033: Last Light (X360)
-Red Faction: Armageddon (PS3, X360)
-Saints Row: The Third (PS3, X360)
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System (PS3, X360, Wii)
-Warhammer 40.000: Space Marine (PS3, X360)
-uDraw Studio (PS3, X360)

Tecmo
-Ninja Gaiden 3 (PS3, X360)

Warner Bros.
-Bastion (X360)
-Batman: Arkham City (PS3, X360)
-Green Lantern: Rise of the Manhunters (PS3, X360, Wii, DS, 3DS)
-Sesame Street: Once Upon a Monster (X360)
-Lord of the Rings: War in the North (PS3, X360)

2K Games
-Bioshock: Infinite (PS3, X360)
-Duke Nukem Forever (PS3, X360)
-The Darkness 2 (PS3, X360)
-XCOM (X360)

2K Sports
-NBA 2K12 (PS3, X360)

Deep Silver
-Dead Island (PS3, X360)
-Risen 2: Dark Waters (PS3, X360)

Bethesda Softworks
-Prey 2 (PS3, X360)
-Rage (PS3, X360)
-The Elder Scrolls V: Skyrim (PS3, X360)

City Interactive
-Combat Wings: The Great Battles of WWII (PS3, X360, Wii)
-Sniper: Ghost Warrior 2 (PS3, X360)

D3 Publisher
-The Earth Defense Force: Insect Armageddon (PS3, X360)
-White Knight Chronicles 2 (PS3)

Devolver Digital
-Serious Sam 3: BFE (PS3, X360)

Focus Home Interactive
-Of Orcs and Men (PS3, X360)
-Rotastic (PS3, X360)
-The New Adventures of Sherlock Holmes: The Testament of Sherlock (PS3, X360)

Ignition Entertainment
-El Shaddai: Ascension of the Metatron (PS3, X360)

MonkeyPaw Games
-Burger Time World Tour (PS3, X360, Wii)

Most Wanted Entertainment
-Defenders of Ardania (PS3, X360)

Paradox Interactive
-Magicka (X360)

SouthPeak Games
-Battle VS Chess (PS3, X360, Wii, DS, PSP)

Telltale Games
-Back to the Future: The Game - Episode 5: Outatime (PS3)
-Jurassic Park: The Game (PS3, X360)
-Puzzle Agent 2 (PS3)

TopWare Interactive
-Scivelation (PS3, X360)
-Two Worlds 2: Pirates of the Flying Fortress (PS3, X360)

Eu tentei separar o joio do trigo, destacando os melhores games em negrito, e deixando as desenvolvedoras de maior expressão no topo da lista, mas claro que deve-se levar em consideração todos os jogos. Esse ano a E3 está maior que nunca, e tem muito "caça-níquel" que estará sendo exposto. Mas os destaques positivos ficaram pro Xbox 360 e Playstation 3, ambos os consoles com muitos jogos de peso! Não se pode deixar de citar o novo Zelda pra Wii, mas a escassez de jogos third parties no console está explícita. E a empresa que me decepcionou foi a Square Enix, sem nenhum nome de peso confirmado.

Agora resta a nós, meros mortais, acompanhar a E3, e tirar nossas próprias conclusões.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Píxels da Semana #36

Olá, prezados leitores desse humilde blog de atualização diária sobre jogos eletrônicos! Toda sexta feira, como os senhores bem sabem é dia de fun fun fun party party party notícias aqui no Boteco Gamer! Vamos a elas...

-Activision confirma novo game do 007 em desenvolvimento!

-Alguns jogos do PSP ganharão remakes pro PS3! O primeiro é Monster Hunter Portable, sucesso de vendas no Japão!

-Mais rumores sobre a E3: Sega vai apresentar Sonic Generations! Será?

-Shinobi 3D finalmente confirmado para 3DS! O portátil está carente de grandes jogos desde o lançamento... mas essa semana tem um!

-Sony reafirma que NGP, o sucessor do PSP, será lançado ainda em 2011!
-Agora o PS3 também será vendido em um Bundle com Call of Duty Black Ops! O console, com HD de 160GB, mais o jogo, custará 299 dólares e poderá estar nas lojas em junho!

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Dirt 3
-Kung Fu Panda 2: The Video Game

Xbox 360
-Dirt 3
-Kung Fu Panda 2: The Video Game

Wii
-Kung Fu Panda 2: The Video Game
-NASCAR 2011: The Game
-Overflow
-Crazy Machines

DS
-Kung Fu Panda 2: The Video Game
-Duke Nukem: Critical Mass
-Emily The Strange
-Cake Mania: Main Street
-Paws and Claws: Pampered Pets 2

PSP
-Dead or Alive Dimensions


Destaque da Semana: os rumores pré-E3 dominaram a semana, mas além disso, os lançamentos foram razoáveis. Dead or Alive Dimensions, Dirt 3 e Duke Nukem! Mas não é o Forever, ainda...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Deja Vú #16 - Mega Man

Uma das maiores franquias do mundo, não só nos games, invade o Deja Vú dessa semana!
Lançado para o NES em 1987, Mega Man é um game de plataforma 2D, muito comum para a época, mas que fez muito sucesso, apesar de só ter chegado a Europa 3 anos mais tarde. Uma das inovações é a progressão não linear do jogo. É possível escolher a fase que o protagonista vai encarar. Há um menu onde o jogador vê o chefe das fases e decide em qual ele vai jogar. Após detonar o vilão, ele absorve o poder dele, e parte para outra tela de sua escolha.

Além disso, o game também chamou atenção pela dificuldade, bastante elevada para os padrões da época, e por ser um dos primeiros jogos da Capcom focado especialmente nos consoles caseiros, e não nos arcades. Mega Man consiste basicamente num jogo de plataforma com progressão lateral, em que o robô que dá nome ao game pode atirar, pular e deslizar. O vilão principal é Dr. Wily, assistente de Dr. Wright, criador do protagonista. (Como a Capcom gosta desse sobrenome Wright, não?)
Hoje em dia, a série principal ainda existe, e com os gráficos 8-bit, mantendo a tradição mesmo com toda a tecnologia e potência dos consoles atuais. O último lançamento foi Mega Man 10. Outro fator que demonstra a qualidade do game são os reviews. Um 8 da IGN e um 4.1/5 da Nintendo Power, além de figurar entre os 100 melhores games de todos os tempos segundo a publicação da Big N. Vários remakes e spin-offs são lançados e o personagem já ganhou vida nos mangás e animes, provando o sucesso da franquia!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Agradecimentos à Cidade Gamer

Esses dias, eu estava no twitter quando me deparei com pessoas que tinham um podcast chamado Boteco Gamer, que ficam na Cidade Gamer, um site sobre games! Ouvi os podcasts, muito bons por sinal, e ontem um novo cast foi ao ar, onde eles comunicaram que estavam mudando o nome da sessão só por causa do meu humilde blog! Portanto, eu queria agradecer, em nome do Boteco Gamer, pelas citações do blog no podcast!

Aqui vai o link do site: http://cidadegamer.com.br/city/ 

Overdose de rumores pré-E3 2011

O maior evento de games do mundo, a Eletronic Entertainment Expo, que ocorre anualmente em Los Angeles, está perto! Entre os dias 7 e 9 de junho o mundo do entretenimento eletrônico estará em destaque. Às vésperas da E3, os boatos ficam cada vez mais frequentes, e o Boteco Gamer vai passar um pente fino nessa overdose de rumores pra tentar prever o que é verdadeiro e o que é falso!

-Xbox 360 3D será anunciado?
Com a revelação iminente do Project Cafe, novo console da Nintendo, eu acho muito provável que, tanto a Sony como a Microsoft, também queiram chamar atenção de alguma maneira. Uma versão 3D do console atual seria uma grande sacada da MS!
Probabilidade de acontecer: 3/5







-InFamous 2, Uncharted 3, Resistance 3 e The Last Guardian?
Após o problema com a PSN, a Sony precisa recuperar a confiança dos clientes, e nada melhor que games de peso como esses para acabar com a crise!
Probabilidade de acontecer: 4/5





-Mais detalhes do NGP?
O sucessor do PSP está próximo, e nada mais comum que detalhes sobre ele sejam revelados, e até mesmo alguns modelos estejam disponíveis para teste, mesmo que apenas para um seleto grupo da imprensa especializada como o Boteco Gamer.
Probabilidade de acontecer: 4/5




-Volta do Mega Driver?
Confesso que fiquei surpreso com esse boato, mas de uma maneira positiva. Seria muito legal se a Sega voltasse ao mercado de hardware para apimentar a disputa. Mas infelizmente, acho muito difícil de acontecer, uma vez que a empresa está conformada apenas em desenvolver jogos.
Probabilidade de acontecer: 1/5





-Revelação do Project Cafe?
Essa é quase certeza. Fortes rumores indicam que o sucessor do Wii marcará presença no evento, e talvez (eu disse TALVEZ) terá até demonstrações ao público.
Probabilidade de acontecer: 5/5





-Line-up de games hardcore para o Kinect?
O Kinect vem sendo bombardeado com joguinhos de dança e aventura, todos casuais e sem compromisso, o que é contraditório com a premissa do console d Microsoft, portanto se faz necessário que games hardcore também possuam suporte ao acessório, tanto para alavancar as vendas como para satisfazer a gregos e troianos.
Probabilidade de acontecer: 3/5





-Novo Smash Bros?
Brawl demorou cerca de 4 anos para ser desenvolvido, e foi lançado em 2008. Agora, 3 anos mais tarde, os rumores de uma nova versão do game começam a aparecer. Eu acho muito improvável que um novo jogo da franquia seja lançado para o Wii no fim de sua vida, então se for real, o próximo Smash só deve aparecer no Project Cafe. Então me parece inviável a revelação de um novo Smash Bros.
Probabilidade de acontecer: 1/5





-Xbox 720 e Playstation 4?
Novas versões dos consoles existentes são bem possíveis de acontecer, mas os sucessores dos atuais, acho um tanto difícil. Não que seja impossível, mas creio que X360 e PS3 ainda têm gás para sobreviverem até 2013 ou 2014. Lançar novos consoles agora seria prejuízo para as empresas.
Probabilidade de acontecer: 2/5



Agora temos que esperar a E3 e saber se os boatos se confirmam.
Se vocês souberem de mais rumores, podem falar, que eles podem ser incluídos num futuro post!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Duke Nukem Forever FINALMENTE está pronto!

Não, você não se enganou! O título do post não está errado. Duke Nukem Forever realmente está pronto, segundo a 2K Games e a Gearbox Software! Mas mesmo com a confirmação do término do desenvolvimento, não há como negar que todo mundo está desconfiado. Afinal, esse game começou a ser feito praticamente há 15 anos!
 O diretor do game, George Broussard disse que quando jogarmos, nos lembraremos da jornada épica dos desenvolvedores para levarem a obra até as prateleiras das lojas em cada detalhe do game. Pelo jeito, vai ser muito bom! Finalmente, Duke Nukem Forever estará disponível para PS3 e X360 internacionalmente dia 10 de junho, e na América do Norte, dia 14. Antes tarde Duke Nukem!


Fonte

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Games baseados em filmes valem a pena?

Essa semana, eu havia programado pra hoje um review sobre Thor: God of Thunder, mas pensei melhor e desisti. Cheguei a conclusão de que jogos baseados em filmes são um grave problema. Não pras produtoras, que ganham dinheiro com isso, mas sim com os gamers, que compram esperando por um game a altura do respectivo filme, mas se deparam com um jogo limitado e claramente feito às pressas para ser lançado junto da película.
X-Men Origins: Wolverine, um dos poucos games de filmes que são realmente bons!
Claro que em toda regra há uma exceção, existem jogos de filmes muito bons, como X-Men Origins: Wolverine, de 2009, e GoldenEye 007, de 1997, sendo que este só foi lançado nos consoles dois anos após de estrear nas telonas. O problema é que a fama desse tipo de produção não é boa entre os gamers. Todos sabem que jogos baseados em filmes não costumam ser bons. Na verdade, não só de filmes, mas adaptações de séries também.

Um exemplo famoso é Superman, lançado em 1999 para Nintendo 64. O jogo era tão ruim que até hoje é usado como exemplo quando se quer exagerar sobre a falta de qualidade. "Esse game é tão ruim que parece Superman 64" não é uma frase incomum de se ouvir, e não é pra menos, afinal o jogo está entre os piores da história. Se você procurar no Gamerankings os piores jogos de todos os tempos, o "top 1" é Charlie's Angels, que por coincidência (ou não), é baseado no filme As Panteras.

E mesmo quando o filme em questão é bom, o jogo corre o risco de não corresponder as expectativas. Normalmente, pelo fato de as produtoras sofrerem pressão para terminar o desenvolvimento a tempo de lançar o jogo e a película simultaneamente. A decepção também pode acontecer pelo enredo do game. Muitas vezes ele é tão fiel ao filme, que se você assistir, não tem graça jogar. Mas se o jogo não tiver nada a ver com o que você assiste, como em Avatar, também não é legal. Basicamente, o game conta o que não apareceu nos cinemas. Por se passar um ano antes dos acontecimentos do filme, funciona como uma forma de saber mais sobre o universo criado por James Cameron.

Muitas vezes até mesmo os fãs da série ficam decepcionados, como em TRON, onde o filme é excepcional mas a adaptação para consoles não corresponde a qualidade, e é apenas um jogo comum. O pior é quando os desenvolvedores não são originais o suficiente e tomam por base outros games na hora de adaptar a jogabilidade. Scarface é um ótimo exemplo. Baseado no filme de Al Pacino, o clássico do cinema acabou virando um sandbox ruim, e ficou conhecido como um GTA mal-feito. Na verdade, muitos desses jogos não dão certo por tentarem copiar o estilo de outros e não terem identidade própria. As vendas podem até não ser ruins pelo nome que o game carrega na capa, mas a fama dos jogos baseados em filmes não é das melhores, e deve continuar assim por muito tempo, infelizmente.

domingo, 22 de maio de 2011

Vídeo: Megaman precisa ir ao banheiro

Ele está mais apertado que São Jorge em lua minguante...
Mais um vídeo humorístico genial da Dorkly!