Total de visualizações de página

sábado, 16 de abril de 2011

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Píxels da Semana #30

Apertem os cintos pois as notícias da semana chegaram no Boteco Gamer! Os pitacos mais importantes das sete luas passadas no mundo dos games!

-The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D já tem data de lançamento: 19 de junho! Hype nas alturas... Star Fox 64 3D também recebeu data para ser lançado, mas só no Japão ainda. 14 de julho é o dia!

-Trailer de Street Fighter x Tekken, que deve sair em 2012 pra PS3 e X360!
Entre outros lutadores que ainda devem aparecer no game, já há 10 confirmados: Ryu, Ken, Chun Li, Abel e Guile da série Street Fighter e Kazuya, Nina, Bob, Marduk e King de Tekken!

-Hoje, a Sony anunciou que o Playstation 3 chegou a 50 milhões de unidades vendidas no mundo todo! O console tem cerca de 2 mil jogos que já venderam, juntos, 480 milhões de cópias!

-A empresa americana Hyperkin revelou o SupaBoy, um SNES portátil:
O SupaBoy só rodará cartuchos americanos por enquanto, mas um lançamento europeu já está a caminho e muito provavelmente, um japonês também. É possível ainda conectar até dois controles e plugar o aparelho numa TV para ter a experiência completa de jogar num SNES.

-Os bastidores do mundo dos games estão pegando fogo com o rumor de que a Nintendo deve mostrar seu novo console ao mundo ainda esse mês e revelá-lo por completo na E3 2011! O Boteco Gamer está a postos para dar a notícia de um possível Wii 2.

Lançamentos da semana
Playstation 3
-Michael Jackson The Experience
-Rio
-Might and Magic: Clash of Heroes
-Dungeon Hunter: Alliance

Xbox 360

-Michael Jackson The Experience
-Rio
-Might and Magic: Clash of Heroes
-Divinity II: The Dragon Knight Saga
-Fantastic Pets
-Yars Revenge
-Dance Dance Revolution
-Tug of Four
-Delta Energy
-Copter Crush 2

Wii
-SpongeBob Squigglepants
-Rio
-Play With Birds

DS
-LEGO Battles: Ninjago
-Rio
-Squinkies
-Escape Trick: The Secret of Rock City Prison
-Art of Ink

PSP
-Patapon 3
-3D Twist and Match

3DS
-Tom Clancy's Splinter Cell 3D
-Raving Rabbids: Travel in Time 3D

Destaque da Semana
O rumor sobre o Wii 2, o Street Fighter x Tekken, o SupaBoy, as datas de lançamento de Ocarina of Time e Star Fox, as 50 milhões de unidades do PS3... a semana foi cheia de notícias, mas vazia em lançamentos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Deja Vú #11 - Alex Kidd in Miracle World

O garoto cabeçudo da Sega chegou a ser o principal personagem da empresa antes do ouriço azul tomar conta do cargo! Quinze anos depois do seu primeiro game, Alex Kidd é o homenageado do Deja Vú!
Em 1 de novembro de 1986, Alex Kidd in Miracle World aparecia nas prateleiras das lojas japonesas como um game simples de plataforma para o Master System. Através das fases do jogo, Alex encara diversos inimigos, mas a parte mais inovadora são os chefes. Você não pula na cabeça deles, não bate neles, não atira neles, não explode eles, nem os captura em pokéballs. Você tem que enfrentá-los numa árdua batalha... de jo-ken-po! Isso mesmo, o tradicional pedra, papel e tesoura! Nas primeiras fases, a sequência que os chefes usam é bem perceptível. Á medida que o jogador vai avançando, fica cada vez mais difícil saber o que se deve escolher para ganhar. No último boss, a escolha é totalmente aleatória, o que torna a sorte (ou ausência dela) um fator muito importante, afinal não há como salvar o progresso. Se você perder todas as vidas, começa do zero denovo.
Apesar da semelhança com muitos dos jogos de plataforma da época, Alex Kidd é muito viciante e divertido, e é um dos melhores games para o console 8-bit da Sega. Mesmo competindo com um certo encanador bigodudo, o jogo foi muito bem aceito pelo público e fez sucesso a ponto de muitos críticos o colocarem acima de Super Mario Bros.

O roteiro é bem elaborado para os padrões da época. O vilão Janken sequestrou o príncipe e a princesa de Radaxian para dominar o reino. Porém Alex, um garoto que treinava sua técnica para quebrar rochas com os punhos, descobriu a trama de Janken e ficou sabendo que era irmão do príncipe. Então, partiu para salvar a terra de sua família, e consequentemente, o povo de Radaxian!
Alex Kidd in Miracle World é o primeiro jogo da série, e assim como os outros, é jogado até hoje e tem relançamentos, incluindo um para Virtual Console! Uma ótima oportunidade pra jogar o game do primeiro rival do Mario!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Games violentos interferem no comportamento do jogador?

Recentemente, houve um fato que marcou o Brasil. Um psicopata invadiu uma sala de aula e atirou contra as crianças inocentes e indefesas, lembrando massacres famosos como o de Columbine. Claro que todos ficaram muito chocados com esse crime bárbaro, mas logo a imprensa começou a explorar esse assunto de maneira cansativa. Jornalistas não deixaram o caso descansar em paz ao longo da semana e começaram a bolar suas teorias conspiratórias, culpando vários fatores pelo assassinato em massa, entre eles, os videogames.

Isso mesmo! Um crime de comoção nacional, e a imprensa se preocupando em denegrir a imagem dos games, e ignorando o fato do assassino possuir problemas mentais, ser um fanático religioso e ter sofrido bullying na infância. O jornal O Globo publicou uma matéria que começava assim: "A troca de e-mails de Wellington Menezes de Oliveira está sendo analisada pela equipe da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Além da quebra do sigilo do correio eletrônico do assassino, os investigadores conseguiram rastrear um blog feito por Wellington, que usava a página na Internet para disseminar mensagens desconexas sobre religião e jogos como GTA e Counter Strike (CS), onde o jogador municia a arma com auxílio de um Speed Loader, um carregador rápido para revólveres, usado por ele no massacre de alunos na Escola Municipal Tasso da Silveira. Nos dois jogos acumula mais pontos quem matar mulheres, crianças e idosos." 


Após reclamações, o texto foi modificado sem que divulgassem a retificação. Confira a matéria editada aqui. Como todos nós, gamers, sabemos, em Counter Strike não existem mulheres, crianças e idosos! E em GTA, apesar de existirem mulheres e idosos, o jogador pode escolher entre matar ou não, e ao contrário do que diz a matéria, não se ganha mais pontos por isso. Na verdade, você é prejudicado se cometer crimes, afinal a polícia começa a te perseguir. E o mais grave é que a forma com que os jogos eletrônicos são citados leva os leigos sobre o assunto a uma conclusão extremamente equivocada, de que jogos violentos levariam as pessoas a um comportamento agressivo.
Creio que muitos dos leitores desse blog, assim como eu, já jogaram games de tiro, em que o objetivo é matar pessoas. Nem por isso cometemos os mesmo atos na vida real. Pessoas sensatas sabem discernir a diferença de ficção e realidade, e sabem dos seus limites, bem como o que é certo e o que é errado. 


Não são jogos violentos que definem seu comportamento, mas sim pessoas agressivas que possuem tendência a jogar esse tipo de game. Com certeza, os gostos e preferências que o assassino possuia em relação a videogame não influenciaram-no em seu crime. Mas se ele tivesse passado por um acompanhamento psicológico, talvez nada disso tivesse acontecido e sua mente perturbada pudesse ser domada. 


Mas a irresponsabilidade dos jornalistas Antônio Werneck e Sérgio Ramalho, que assinaram a já citada reportagem do O Globo, além de passar informações errôneas, prejudicou a imagem dos jogos eletrônicos. Não tenho nada contra esse conceituado jornal, que é um meio de comunicação muito importante mas fica aqui a indignação com esse tipo de atitude. Tanto do assassino como do jornalista, guardadas as devidas proporções.
  

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Píxels da Semana #29

Sexta feira é dia de diversão, diversão, diversão notícias aqui no Boteco Gamer! Então vamos à elas:

-Atualização para o 3DS habilitará finalmente os canais de compra e de transferência de software do DSi para o novo portátil. O update estará disponível ainda nesse semestre, e possibilitará entre outras coisas, a compra de jogos antigos, canais novos e outras funcionalidades da eShop.

-EA cancela dois games para Wii: Dead Space 2 e Simpsons Game que estavam em desenvolvimento tiveram seu cancelamento confirmado.

-Gambouz Mohamed, diretor artístico de Assassin's Creed 3 afirmou que gostaria de inovar e fazer com que o jogo se passe na América do Sul ou na Ásia! Será que controlaremos as ações de Altair em localidades conhecidas? Já imaginou ele nas favelas do RJ?

-Beyond Good & Evil HD será lançado na PSN em maio! O remake do jogaço de Playstation 2, Game Cube e Xbox será um aperitivo para BG&E 2, que deve sair até o ano que vem.

-Foram reveladas mais imagens sobre Pandora's Tower, para Wii:
Parece que o jogo promete... tomara que venha para o ocidente!

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Red Faction: Battlegrounds
-StarDrone

Xbox 360
-The Dishwasher: Vampire Smile
-Carnival Games: Monkey See, Monkey Do!
-Red Faction: Battlegrounds
-Stacking: The Lost Hobo King
-Shifters
-Origin X
-Swamp Defense
-Monsters Swimming
-Shield the Beat

Wii
-Karaoke Revolution Glee: Volume 2
-Planet Fish
-Super Bonk

DS
-A Fairy Tale
-Anonymous Notes: Chapter 1 - From the Abyss
-Absolute Baseball

PSP
Nenhum lançamento

3DS
Nenhum lançamento

Destaques da semana: nada de muito importante aconteceu na semana, e os lançamentos foram muito fracos! Destaque pra The Dishwasher: Vampire Smile, para X360, o único game digno de nota da semana.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Super Mario Bros. Theme de um jeito bem legal!

O usuário jimmy do Youtube postou esse vídeo em que ele "toca" o tema de SMB de uma maneira bem diferente! Ele está vendendo a música no iTunes e todo o lucro será usado para ajudar as vítimas da tragédia no Japão!
Quem me mandou foi o meu amigo @rodrifz, sigam!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Trailer de Pandora's Tower!

Hoje foi revelado o teaser trailer de Pandora's Tower, RPG de ação em desenvolvimento para Wii, que será lançado no Japão em 26 de maio, mas ainda não foi confirmado no ocidente. Parece que o game será muito bom, vamos torcer para que dê as caras por aqui também!
Vamos aguardar por mais informações sobre esse jogo que vem para suprir a falta de RPGs no Wii esse ano.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Games são arte?

Hoje em dia, um assunto vem ganhando espaço no mundo dos videogames: afinal, isso é arte? Todos sabemos que os games são voltados para o entretenimento, mas se música e filmes são considerados arte, por que os jogos eletrônicos são meros brinquedos? Segundo o dicionário, Arte é a expressão das ideias do homem, ou a busca pela beleza nas obras humanas. Será que Okami não se encaixa nessas definições?
Okami faz você se sentir numa pintura! Vários games dão essa sensação também, principalmente quando se utilizam do efeito cell-shading, como em jogos baseados em mangás, que também são obras de arte. Muitas vezes, os desenvolvedores se inspiram em artistas ou movimentos artísticos para criar seus games. The Legend of Zelda: Skyward Sword, próximo lançamento da série, teve seu visual bastante influenciado pelos pintores impressionistas, principalmente por Monet e Cézanne.
 Limbo, game disponível para download na Live, rede online do Xbox 360, possui uma aura muito densa e profunda, inspirada no expressionismo alemão, estilo cujas características são cenários e personagens distorcidos. Mesmo sendo um game extremamente minimalista, sem diálogos, cores, trilha sonora nem mesmo um nome para o protagonista, fez muito sucesso e se tornou um dos jogos mais baixados pelo serviço online do console. O "roteiro", se é que podemos dizer que existe um, faz alusões à ''Divina Comédia", clássico da literatura escrito por Dante Alighieri. Seria uma ofensa dizer que Limbo não é uma obra de arte.
Claro que são muito poucos os games inspirados diretamente em obras ou artistas, mas os jogos que se destacam pela direção de arte estão se tornando cada vez mais comuns. Hotel Dusk Room 215, para DS, possui um visual muito bonito, com personagens desenhados à mão e em preto e branco, enquanto o cenário é colorido normalmente. Shadow of Colossus, para PS2 também possui gráficos bem particulares. Mad World e No More Heroes, ambos para Wii, têm muitos diferenciais na parte visual. No primeiro, tudo é retratado em preto e branco, menos o sangue e as onomatopeias, que dão o tom de violência ao game. Em NMH, a pancadaria também não falta, mas a sacada são os gráficos "ruins de propósito". O sombreado do jogo é feito porcamente, passando da cor normal direto para um preto chapado, e muitas coisas em 8-bit estão presentes. Tudo em No More Heroes é uma grande homenagem à cultura geek e nerd, desde o protagonista até a história.
Uma das provas de que games são arte é a exibição The Art of Videogames que o museu Smithsonian, dos EUA, realizará ano que vem, de março a setembro de 2012, sobre videogames. É a primeira mostra artística a explorar esse lado dos jogos eletrônicos. O público pode votar nos games que devem figurar nessa exposição através do site http://www.artofvideogames.org/ até dia 17 de abril.

Games utilizam imagens, sons, animações e o controle do jogador para contar histórias e entreter do mesmo jeito que várias outras formas de expressão artística. Não são só gráficos bonitos ou diferentes que fazem de um game, uma obra de arte, mas sim o fato de transmitir ideias através desses jogos que tanto nos divertem. Games são arte!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Trailer de Spider-Man: Edge of Time

Spider-Man: Edge of Time, produzido pela Activision Blizzard e desenvolvido pela Beenox Studios, é parecido com o anterior, Shattered Dimensions, principalmente pelas diferentes dimensões, mas agora o jogador só controla o cabeça de teia e o Spider-Man 2099, seu alter ego futurista. O objetivo do jogo é evitar a morte do Homem-Aranha através de viagens no tempo! Confira o teaser trailer do game:
A mais nova aventura do amigão da vizinhança, Spider-Man: Edge of Time, deve sar as caras no final do ano e será multiplataforma!

sábado, 2 de abril de 2011

Checkpoint #7

Interrompemos nossa programação para anunciar que o Boteco Gamer se cadastrou no GameBlogs e no Blog Catalog! Isso vai ajudar muito na divulgação do blog, que está crescendo a cada dia e essa semana já tem uma média de mais de 100 acessos por dia! Muito obrigado a todos os botequeiros leitores do Boteco Gamer!

O blog também está de cara nova, com um banner cheio de consoles e personagens de algumas das melhores franquias atuais! Além disso, agora há uma forma de avaliar os posts como legal, engraçado ou interessante, para que vocês possam opinar a cada postagem e ajudar o Boteco Gamer a ficar cada vez melhor.

Mais um aviso: a enquete sobre os games do lançamento do 3DS está encerrada, e segundo vocês, o melhor game do portátil até o momento é Super Street Fighter IV 3D Edition! A nova enquete abrange toda a história dos videogames. Qual foi a melhor geração em todos os tempos? Votem!

E assim acaba mais um Checkpoint, o canal de comunicação com o leitor!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Píxels da Semana #28

Mais uma semana se passa, e hoje é sexta, dia das principais notícias dos últimos sete dias!

-Wii 2 revelado pela Big N!
...1º de abril!

Agora, falando sério...

-Todos os games do NGP poderão ser adquiridos por meio de downloads. Nem todos serão vendidos em mídia física, segundo Andrew House, da Sony europeia.

-EA Sports parou de fabricar manuais de instrução em papel. Além de uma medida pelo bem do meio ambiente, a empresa seguiu a ideia da Ubisoft, de que os gamers nem chegam a ler os folhetos, e vão direto ao jogo.

-Nintendo confirmou que o 3DS bateu o recorde de vendas do primeiro dia entre todos os portáteis da história da empresa.

Lançamentos da semana
Playstation 3
-WWE All Stars
-Dynasty Warriors
-Shift 2: Unleashed
-Tiger Woods PGA Tour 12: The Masters
-NASCAR 2011: The Game
-Winter Sports 2010: The Great Tournament

Xbox 360

-WWE All Stars
-Dynasty Warriors
-Shift 2: Unleashed
-Tiger Woods PGA Tour 12: The Masters
-NASCAR 2011: The Game 
-Winter Sports 2010: The Great Tournament
-Islands of Wakfu
-Rush'n Attack Ex-Patriot
-WRC: FIA World Rally Championship
-Strania
-Inflamous
-Conquest of the Planet Earth
-Sequence
-Avatar Snake

Wii
-WWE All Stars
-Tiger Woods PGA Tour 12: The Masters
-Secret Files 2: Puritas Cordis

DS
-Lost Identities
-Hop: The Movie Game
-Johnny Test
-Secret Files 2: Puritas Cordis
-Nanda's Island
-Zhu Zhu Puppies
-Pinkalicious
-Montessori Music

PSP
-The 3rd Birthday
-The Legend of Heroes: Trails in the Sky
-WWE All Stars
-Dragon's Lair

3DS
-Bust-a-Move Universe
-Steel Diver

Destaque da Semana
A reação dos consumidores ao lançamento do 3DS é o que ocorreu de mais importante na semana, mas a revelação de que todos os games do NGP estarão disponíveis para download também é uma ótima notícia! Fora isso, a semana foi bem fraca...

Crossover de Doom e God of War anunciado para PS3!

Doom: The God of War Edition foi anunciado hoje, com uma entrevista bombástica do presidente da Sony, Kaz Hirai, que confirmou o desenvolvimento do game:
...1º de abril!
Fonte na imagem!

quinta-feira, 31 de março de 2011

No More Heroes 3 não deve ser lançado tão cedo...

Segundo o manda chuva da Grasshopper Manufacture, Goichi Suda, um novo game da série poderá ser lançado, mas ainda não há planos para desenvolvê-lo. Por enquanto ele está trabalhando em No More Heroes: Heroes Paradise, port de NMH para PS3.
Suda 51, como é mais conhecido, falou sobre a possibilidade do terceiro game de Travis Touchdown num evento para arrecadação de dinheiro, que será doado às vítimas da tsunami no Japão, e também para divulgação da sua mais nova obra: Shadows of the Damned, que deve ser lançado no dia 7 de junho, para X360 e PS3.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Boteco Arte #7

Mais uma vez essa sessão do blog vem nos agraciar com uma imagem bem legal! O criador e a criatura:
Se alguém souber a fonte, pode avisar que eu dou os créditos!

terça-feira, 29 de março de 2011

A história do 3D

Muito vem se falando sobre a nova tecnologia que está fazendo sucesso nos games e no cinema, mas isso não é exatamente uma novidade. Há muito tempo atrás, os produtores já tentavam reproduzir gráficos tridimensionais. Os mecanismos para simular a estereoscopia vêm desde o século 19, por incrível que pareça!

Nos filmes, tudo começou em The Power of Love, de 1922, tido como o primeiro filme em 3D da história. Na década de 1950, os filmes em três dimensões começaram a se popularizar, mas graças à falta de tecnologia e recursos, além dos custos para se produzir esse tipo de película fizeram com que eles alcançassem sucesso apenas com os lançamentos mais recentes. Sharkboy e Lavagirl, Pequenos Espiões 3D, Chicken Little e, claro, Avatar.

Nos games, a história não foi tão simples. Os primeiros passos foram dados pela Sega, com SubRoc-3D, para arcade, em 1982. Cinco anos mais tarde, o Famicon 3D System, lançado pela Nintendo apenas no Japão em resposta ao SegaScope 3-D, do Master System. Ambos os sistemas utilizavam os shutter glasses, tecnologia das TVs 3D atuais, em que os óculos bloqueiam cada lente em sincronia com o que é exibido na tela, alternadamente. Os poucos jogos disponíveis eram a principal dificuldade dos periféricos.
Óculos do Famicom 3D System
Um dos games, Jumpin' Jack foi o último da Square antes de Final Fantasy. A empresa estava à beira da falência, com várias tentativas de sair da lama e por isso o nome do RPG, ''fantasia final''. Curiosidades à parte, em meados dos anos 90, a Big N tenta mais uma investida na tecnologia 3D com o Virtual Boy, que acabou se tornando o maior fiasco da história da empresa. Tanto pela limitação de cores - só reproduzia vermelho e preto - quanto pelo alto preço e a falta de portabilidade, pois era necessário apoiá-lo em alguma superfície para poder jogar. Mas o maior dos problemas era a terrível dor de cabeça que causava. As baixas vendas e poucos jogos também ajudaram a afundar o aparelho para sempre.
Mesmo depois desse fracasso, a Big N continuou insistindo e, mesmo que muitas pessoas não saibam, todos os GameCubes possuíam capacidade de exibir gráficos 3D. O problema é que as TVs compatíveis só se tornaram populares após a morte do console, e nenhum game pôde ser lançado com essas funções. Mais recentemente, o GBA também passou por uma tentativa de ter gráficos 3D, mas a tela de cristal líquido capaz de projetar essas imagens faria o custo de produção ser muito alto.

Hoje, vários games do PS3 e do Xbox 360 possuem versões em 3D, e o novo portátil da Big N também exibe imagens tridimensionais. A tendência para as próximas gerações é que essa tecnologia esteja presente em todos os consoles, o que mostra como os games estão evoluindo. Saiba mais sobre 3D e como funciona a tecnologia nesse post do mês passado.