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segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Original ou falsificado?

Post feito em conjunto com o parceiro e amigo @felipetfragoso do blog Reflect About!


Mas nunca pensam o motivo de fazerem vendas de jogos falsificados: dá dinheiro. E por quê? Porque muitas pessoas compram, por serem, dependendo do jogo, até 10 vezes mais baratos do que jogos originais.
Não acredita?
Veja:

Pegando um jogo de exemplo, irei fazer uma comparação. O jogo escolhido foi o Battlefield 3 para Xbox 360.
Em loja, sendo o jogo original, o jogo custa entre R$179,99 e R$199,99. Agora, se a pessoa for comprar na Santa Ifigênia, irá pagar no máximo R$20,00. Como eu disse, até 10 vezes mais barato. Isso, se a pessoa não quiser baixar gratuitamente pela internet e gravar o jogo em casa.

O console mais vendido de todos os tempos é o Playstation 2, com mais de 155 milhões de unidades desde 2000. E, coincidentemente ou não, é também o que teve mais ação da pirataria. O portátil mais vendido é o DS, com quase 150 milhões de unidades desde 2004, e também foi o que mais teve jogos pirateados. Com certeza a Sony e a Nintendo obtiveram lucros muito maiores graças à pirataria. Mas do outro lado da moeda, as produtoras e desenvolvedoras foram prejudicadas, afinal, por mais que os consoles sejam mais comercializados, os jogos perdem em vendas.

Aqui no Brasil, a pirataria é muito comum devido aos altos preços. Os eletrônicos importados são absurdamente taxados em cerca de 120% do preço, e todo esse imposto vai para o governo. Lembre-se que a distribuidora, a importadora e a loja também precisam ter uma margem de lucro. Então apesar de ajudar o vendedor ambulante, a empresa que faz o console, e o seu bolso... você está prejudicando toda uma indústria que está por trás do jogo que vai para as lojas.

É errado? Claro. É ilegal? Claro. É mais barato? COM CERTEZA!
Por mais que os vendedores ambulantes estejam errados em piratear os jogos, eles estão ganhando o dinheiro deles, e dando acesso para as pessoas que não tem dinheiro para gastar um terço de um salário mínimo em apenas 1 jogo. Os vendedores ambulantes fazem isso porquê percebem que dá lucro, e, muitas vezes, não tem outra opção para trabalho. Muitos deles não possuem estudo e não conseguem emprego em lugar algum, por isso vêem a opção de vender produtos falsificados pelas ruas, nos centros das cidades.
Eu realmente fico com pena dos vendedores quando ocorre apreensão dos produtos falsificados, pois eles não estão cometendo nenhum crime grave. Não estão matando, não estão assaltando. Podem estar roubando, sim, mas pelo menos dão uma facilidade para uma grande maioria de pessoas que não tem outra opção.

Os políticos em Brasília desviam milhões de reais em dinheiro que iria para ONGs, para o próprio benefício, e sequer vão presos. Saem do cargo e...? Só. Já os vendedores perdem toda sua mercadoria e ainda são presos alguns deles.
E eu sei que as empresas que produzem os jogos perdem muito dinheiro com os jogos falsificados e baixados da internet, mas a culpa não é deles também.

Aqui no Brasil, é cobrado muito imposto em produtos importados, discussão já feita no post #PreçoJusto. Naquele mesmo jogo, a EA Games (empresa que produziu o jogo) cobra em seu site $59,99 e passando isso para reais com a taxa de câmbio atual do dólar de R$1,84, custaria R$110,38 aproximadamente. Nisso são R$69,61 de impostos e o lucro das lojas, comparando com a que vende-o por R$179,99!
E ainda se pergunta por quê ainda existe tantos jogos piratas?

Percebendo isso, tá rolando pelo Facebook uma comparação entre comprar um Iphone 4S de 64 GB aqui no Brasil e nos EUA:

Isso é mesmo verdade? Vamos ver realmente.

Preço do Iphone 4S 64GB na loja online da Apple: R$3399,99:

Ok, essa informação é verdadeira. Mas na Oi eles estão fazendo por R$2699,99, no plano pós pago. 

Preço da passagem para Nova York voando com a TAM [pressupondo que você tenha tirado o passaporte, que custa R$156 para quem nunca tirou, e tenha o visto americano, que custa 140 dólares (aproximadamente R$175) mais 38 reais de taxa], saindo hoje e voltando na segunda:R$4.969,58; Hotel, entre os mais baratos encontrado na Decolar.com: R$279 com duas diárias.
Entretanto, no mesmo site da Decolar.com, um pacote com passagem aérea e hotel por dois dias: R$4225.
Mais o Iphone 4S 64GB na loja online da Apple americana: $399 (R$734,16). Sem contar que não informam
se o Iphone é desbloqueado, sendo que, se não for, não funcionaria no Brasil.
Somando tudo: R$4969,58 + R$279 + 734,16 = R$5982,74.

Para não deixar dúvidas:




































R$5982,74  R$3280,00
Aquela informação pode até ser verdadeira, mas falta comprovar. Pelas informações que eu achei, tá bem longe a diferença. Mas ainda assim, comparando o preço só dos Iphones, talvez seja melhor pagar mais e viajar. Pelo menos compra o Iphone e ainda conhece um pais diferente.

No caso dos eletrônicos, a solução mais fácil seria a diminuição dos impostos, ou fabricar os produtos no Brasil. Essas duas medidas, felizmente, estão sendo tomadas, mas ainda não sabemos quando os preços vão ficar realmente justos. Enquanto isso não acontece, a pirataria continua sendo crime, mas justificável. Claro que é uma discussão polêmica, com muitos pontos de vista, mas não se pode negar que os preços de jogos originais no nosso país são abusivos.

Mas, e aí? É realmente errado comprar algo pirata? Estão TÃO errados assim os vendedores ambulantes? A culpa é dos compradores que incentivam, dos vendedores que trazem benefícios na compra ou dos políticos que cobram impostos tão altos?

sábado, 7 de janeiro de 2012

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Píxels da Semana #66

O primeiro Píxels da Semana de 2012 já está cheio de notícias quentes!

-God of War 4 já está praticamente confirmado! Ainda não é oficial, mas o suposto vazamento da informação ocorreu porque o game foi listado no currículo de Timothy Williams, um compositor. Ou seja, é quase certo que o jogo estará nas prateleiras das lojas em 2012 ou no máximo, 2013.

-Também há rumores de um Epic Mickey 2 em produção! Alguns sites americanos dizem até já terem recebido confirmação da existência do game, que teria como uma das novidades um modo cooperativo no qual Mickey e Oswald seriam controláveis. Epic Mickey 2 seria lançado no final de 2012 para Wii, X360, PS3. Resta esperar uma confirmação oficial!

-Wii U vai ter loja de aplicativos semelhante ao Android Market. Ou pelo menos é o que dizem os rumores...

-O preço do PS Vita já caiu um pouco no Japão! Apesar de o valor recomendado pela Sony continuar o mesmo, as lojas diminuíram o preço da versão 3G para ficar quase igual ao da versão Wi-Fi.

-Ainda sobre o Vita, que vendeu mais de 300 mil unidades na primeira semana, a Sony lançou a atualização 1.51 para o portátil, que resolve alguns problemas do sistema que estavam bloqueando jogos como Dynasty Warriors.

-Rumores sobre um "3DS Lite", mais fino e com bateria mais durável, apareceram na revista japonesa Nikkei Trendy. Ainda não há nada de oficial.

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-NFL Blitz
-TNT Racers

Xbox 360
-NFL Blitz
-P3

DS
-100 Classic Games

3DS
-Samurai Sword Destiny

Destaque da semana: fraca em lançamentos, essa semana teve notícias bem interessantes, como o God of War 4 e o Epic Mickey 2!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Review #28 - The Elder Scrolls V: Skyrim

O primeiro review de 2012 é de um game do ano passado, afinal foram tantos jogos bons que nem todos puderam ser analisados em 2011. E eis o review do game que conquistou vários prêmios, Skyrim!
Ficha técnica:
Produtora: Bethesda
Desenvolvedora: Bethesda
Gênero: RPG
Plataforma: X360, PS3
Data de lançamento: 11 de novembro de 2011

Apresentação: 9,0
Gráficos: 9,5
Som: 10
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Vida útil: 10
NOTA: 9,5


 É possível fechar Super Mario Bros. (NES) em cerca de 5 minutos. Já Final Fantasy III (SNES) leva 50 horas. E ambos são games históricos, o que mostra que o jogo não precisa ser enorme para ser bom. Mas alguns jogos são bons exatamente por serem enormes. É o caso de Skyrim, um jogo nada menos que grandioso.

Skyrim foi o primeiro jogo ocidental a levar nota máxima na conceituada publicação japonesa Famitsu, e dispensa apresentações. Para os fãs de RPG, é um sonho. O game possui alguns bugs, que até viraram sucesso na internet, mas num jogo desse porte fica realmente impossível que algo não dê errado. Nada que não possa ser resolvido com uma atualização.

O Império está imerso em caos. O rei de Skyrim foi assassinado. E, como se já não bastasse toda a guerra que isso provoca e a disputa política pelo poder, um grande perigo surgiu: dragões. E é em meio a tudo isso que o jogo se passa, e você está na pele de um prisioneiro prestes a ser decapitado.


Mas nada é perfeito, e mesmo os mais incríveis jogos possuem pontos fracos. Talvez pela complexidade e tamanho do jogo, os pequenos detalhes foram esquecidos. Alguns movimentos têm animações mal feitas ou na pior das hipóteses, nem têm animações. O sistema de batalha é bem ruim, consiste de um botão de ataque e um de defesa, e as lutas não passam de duas pessoas se batendo loucamente até que a barrinha de HP de uma se esgote e ela morra do nada. Mas claro que esses defeitos tornam-se pequenos diante do jogo em si.

Os gráficos são ótimos, e a visão em primeira pessoa eleva a imersão a outro nível. Também é possível alterar a visão para a terceira pessoa. Poucos RPGs fazem você se sentir o próprio guerreiro como Skyrim. A customização do personagem também é ampla e diversificada, permitindo que você escolha entre várias raças e visuais diferentes. A evolução é um dos pontos fortes do jogo por ter um leque imenso de opções. Você pode se tornar um guerreiro especializado em espadas longas, ou um mago extremamente poderoso, ou um ladrão cheio de lábia, e a cada level é possível investir pontos em uma habilidade, e ir se desenvolvendo.
O mapa é gigantesco, cheio de pessoas afim de brigar, pedir favores, te ajudar ou simplesmente conversar. E mesmo com a quantidade absurda de personagens não jogáveis, todos os diálogos são dublados. Há tanta coisa para se fazer em Skyrim, que você até esquece qual é a quest principal do jogo. Aliás, isso nem importa, pois o game possui um sistema que cria tarefas aleatoriamente, permitindo que elas nunca acabem. Ou seja, você pode jogar eternamente e sempre terá coisas novas a fazer.

Andar por Skyrim faz você se sentir uma gota d'água no oceano. A sensação de liberdade que o jogo proporciona é incrível, e algo quase inédito. Você pode explorar o mapa inteiro, e fazer o que quiser, desde caçar animais para vender a pele até andar por dungeons antigas a procura de artefatos valiosos. Se GTA fosse um RPG e se passasse na idade média, seria parecido. Isso é um prato cheio para os fãs de histórias épicas medievais como Senhor dos Anéis.

A Bethesda se superou mais uma vez após Oblivion, e a série The Elder Scrolls volta com tudo em um dos - literalmente - maiores games de todos os tempos. Pegue sua espada, escudo e armadura, e prepare-se para uma aventura épica na região de Skyrim!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Game of the Year - 2011

O Boteco Gamer entrou em férias, passou dias sem nada de interessante e enquanto isso vocês, leitores, foram encarregados de eleger o melhor jogo de 2011. A disputa era difícil e acirrada, mas o resultado foi...
The Legend of Zelda: Skyward Sword! Confiram o review desse jogaço aqui no Boteco Gamer! As menções honrosas do ano ficam com Skyrim, Modern Warfare 3, Assassin's Creed: Revelations, Batman: Arkham City, Uncharted 3, Mario 3D Land e LA Noire que também foram votados na enquete.

Mas não é só isso. O Boteco Gamer também vai premiar os melhores games em várias categorias, então vamos aos trabalhos!

MELHOR GAME DE PS3: Uncharted 3: Drake's Deception
MELHOR GAME DE X360: Gears of War 3
MELHOR GAME DE WII: The Legend of Zelda: Skyward Sword
MELHOR GAME DE 3DS: Super Mario 3D Land
MELHOR GAME DE PSP: Dissidia 012: Duodecim Final Fantasy
MELHOR GAME DE DS: Okamiden
MELHOR RPG: The Elder Scrolls V: Skyrim
MELHOR ACTION/ADVENTURE: The Legend of Zelda: Skyward Sword
MELHOR FPS: Call of Duty: Modern Warfare 3
MELHOR GAME DE CORRIDA: Forza Motorsport 4
MELHOR GAME DE ESPORTE: FIFA 12
MELHOR PLATFORMER: Super Mario 3D Land
MELHOR GAME DE LUTA: Mortal Kombat 9
MELHOR MULTIPLAYER: Mario Kart 7
SURPRESA DO ANO: Rayman Origins
DECEPÇÃO DO ANO: Duke Nukem Forever
MELHOR TRAILER: Dead Island
MELHOR TRILHA SONORA: The Legend of Zelda: Skyward Sword
MELHOR JOGO DE 2011: The Legend of Zelda: Skyward Sword

E esses foram os melhores de 2011! O Boteco Gamer agradece a todos os leitores que estiveram com a gente, comentando, visitando, votando e participando. E preparem-se, afinal 2012 vai ser cheio de jogos bons também, como GTA V e Max Payne 3. Aguardem!

Feliz ano novo a todos!

Checkpoint #20

O Boteco Gamer está de volta! Após alguns dias em férias, o melhor blog de games da minha rua (mesmo porque minha rua é pequena) volta a suas atividades normais. E daqui a pouco, o post dos melhores games de 2011 já vai estar no ar!

Enquanto isso, aproveite pra votar na primeira enquete do ano: qual é o jogo mais esperado de 2012?

E também queria agradecer a todos pelas 41 mil visitas que o blog já alcançou e ao @rodrifz que foi o visitante número 40.000!

Feliz 2012 a todos!

domingo, 1 de janeiro de 2012

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Checkpoint #19

Como todos devem saber, a sessão Checkpoint vem comunicar a vocês, leitores, sobre as coisas do blog. E no final do ano, muita gente viaja, e este blogueiro que vos escreve não será exceção. Então estou avisando a todos que o Boteco Gamer entrará em férias até o dia 4 de janeiro!
Porém eu vou deixar alguns posts de humor programados, então vocês podem continuar acessando o blog nesse período para ver tirinhas e imagens engraçadas! E a programação de 2012 já está sendo preparada... a enquete de melhor jogo de 2011 está a todo vapor, e o Boteco Gamer vai falar dos melhores do ano em várias categorias.

Agradeço a todas as visitas, comentários e apoio de 2011, que essa parceria continue ano que vem! Espero que todos os leitores do Boteco Gamer tenham um feliz natal e um próspero ano novo, e que em 2012 o mundo não acabe, todos os sonhos se realizem, e que nós continuemos a ter excelentes games para jogar! Aguardo vocês no ano que vem, hein?

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Review #27 - The Legend of Zelda: Skyward Sword

O último review do ano não poderia ser mais especial! Um dos jogos mais aguardados de 2011, Zelda Skyward Sword!
Ficha técnica:
Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Nintendo EAD
Gênero: Action/Adventure
Plataforma: Wii
Data de lançamento: 20 de novembro

Apresentação: 10
Gráficos: 10
Som: 9,5
Jogabilidade: 10
Diversão: 10
Vida útil: 10
NOTA: 10


Todo jogo tem uma história mas apenas um é uma lenda. É o que dizem sobre Zelda. E essa lenda está de volta com tudo no Wii! Em comemoração aos 25 anos da série, Ocarina of Time e Four Swords foram relançados nos portáteis, e agora a franquia ganha mais um jogo de peso no console branco.

Skyward Sword consegue uma façanha incrível. Reúne em um só jogo o espírito de toda a série Zelda, mas ao mesmo tempo tem uma característica única e inovadora em relação aos anteriores. As alusões à franquia começam na capa. Os mais curiosos perceberam que na capa do game existe o símbolos das deusas de Hyrule, algumas notas musicais, entre outras curiosidades. E o tema principal do jogo tocado ao contrário parece com outras músicas da série. Enfim, a apresentação do jogo é fenomenal, e traz o famoso "feeling de Zelda" com força total.

Os gráficos são fantásticos para o padrão do Wii. A direção de arte conseguiu reunir o estilo sombrio de Twilight Princess ao estilo cartunesco de Wind Waker. Mas apesar de ficar num meio termo, Skyward Sword ainda assim mantém uma característica única. O jogo foi inspirado nos pintores expressionistas do modernismo, portanto as cores vivas e fortes saltam aos olhos durante toda a aventura. A parte sonora é incrível, com músicas excelentes, como já é de costume na série. Porém a nota foi 9,5 pelos diálogos não serem dublados. Mas considerem como um 9,999999.

A jogabilidade é um capítulo à parte. O uso do motion plus é obrigatório, o que faz com que algumas pessoas tenham que comprar o acessório para jogar, mas ao longo do game você percebe como o plus é necessário. Muitos puzzles dependem do controle por movimento mais preciso que o acessório permite, e os golpes de espada reproduzem exatamente o que o jogador faz. Muitos dos inimigos só são derrotados com inteligência, pois eles se defendem de acordo com a posição da espada do Link. É preciso enganá-los para não ter seu golpe bloqueado, algo que só o motion plus possibilita. O controle por movimento também ajuda na hora de usar itens ou voar pelos céus livremente.
Skyward Sword tem muitos elementos de RPG, como coletar objetos, insetos e artefatos que podem ser encontrados no chão ou ao se derrotar um inimigo, e utilizá-los para aumentar a durabilidade do seu escudo, por exemplo. A barra de stamina também é uma novidade. É possível correr ou escalar, mas se a barra se esgotar, Link fica cansado e vulnerável por alguns segundos, o que pode ser fatal no meio da areia movediça, ou pendurado num penhasco. São inovações para a série muito bem vindas, que eu espero que continuem nos games futuros, assim como os itens novos.

Mas a maior diferença de Skyward Sword para os outros jogos da série é que agora chegar até as dungeons é tão complicado quanto sair delas. Antes, entrar nas dungeons era fácil, não havia muitos obstáculos, e o difícil era passar pela parte de dentro delas. Agora, o mapa inteiro é como uma enorme dungeon, repleto de puzzles para se entrar nos calabouços. Não existe mais o Hyrule Field aberto para a exploração. Em vez disso, há a Skyloft, cheia de ilhas flutuantes, que tem a sensação de liberdade característica da série entre uma dungeon e outra.
O level design do jogo não é nada menos que genial. Assim como nos outros jogos da série, os puzzles são fantásticos e engenhosos, e a cada vez que um é resolvido, aquela famosa musiquinha vem à tona e dá a sensação de dever cumprido. Skyward Sword é cheio desses momentos. O game também tem muitas side quests para serem completadas, e a vida útil é acrescida de muitas horas graças a essas tarefas secundárias e aos objetos coletáveis. Passear pelos céus também é muito bom, e quebra o ritmo da jogatina entre uma missão e outra. Skyloft é um lugar cheio de coisas para se fazer.

Como todos sabem, Zelda é Zelda. E Skyward Sword é uma verdadeira homenagem à toda a série, misturando elementos dos jogos anteriores, mas com uma identidade própria, e inovando bastante apesar de manter características clássicas. Misturando momentos de ação, enigmas, a liberdade de voar pelos céus, mas sempre com o bom e velho jeito de ser da série. Um dos melhores jogos de 2011, e também de todos os tempos.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Guia de compras 2011

No final do ano passado, o Boteco Gamer fez uma série de postagens indicando os melhores jogos do ano em cada console. Agora, a sessão Guia de Compras volta em um post só, mas com a mesma função: mostrar o que teve de melhor esse ano no mundo dos games, e as melhores opções de presente de natal!

Playstation 3
-DC Universe Online
-Mass Effect 2
-Little Big Planet 2
-Dead Space 2
-Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds
-Killzone 3
-De Blob 2
-Dragon Age II
-Yakuza 4
-Top Spin 4
-Crysis 2
-L.A. Noire
-Shadows of the Damned
-F.E.A.R. 3
-Super Street Fighter IV: Arcade Edition
-Portal 2
-No More Heroes: Heroes Paradise
-Deus Ex: Human Revolution
-Dead Island
-Disgaea 4: Promise Unforgotten
-Driver: San Francisco
-Resistance 3
-Supremacy MMA
-F1 2011
-Pro Evolution Soccer 2012
-FIFA Soccer 12
-Resident Evil Code: Veronica X HD
-Castlevania: Harmony of Despair
-Batman: Arkham City
-Battlefield 3
-Uncharted 3: Drake's Deception
-Sonic Generations
-007 Goldeneye Reloaded
-The Elder Scrolls V: Skyrim
-Metal Gear Solid HD Collection
-Call of Duty: Modern Warfare 3
-Saints Row: The Third
-Assassin's Creed: Revelations
-Ultimate Marvel vs. Capcom 3
-Rayman Origins
-Need For Speed: The Run
-The King of Fighters XIII
-Tekken Hybrid

Xbox 360
-Dead Space 2
-Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds
-De Blob 2
-Dragon Age II
-Top Spin 4
-Crysis 2
-L.A. Noire
-Shadows of the Damned
-F.E.A.R. 3
-Super Street Fighter IV: Arcade Edition
-Portal 2
-Deus Ex: Human Revolution
-Dead Island
-Driver: San Francisco
-Supremacy MMA
-F1 2011
-Gears of War 3
-Resident Evil 4 HD
-Pro Evolution Soccer 2012
-FIFA Soccer 12
-Resident Evil Code: Veronica X HD
-Forza Motosport 4
-Batman: Arkham City
-Battlefield 3
-Sonic Generations
-007 Goldeneye Reloaded
-The Elder Scrolls V: Skyrim
-Metal Gear Solid HD Collection
-Call of Duty: Modern Warfare 3
-Saints Row: The Third
-Assassin's Creed: Revelations
-Ultimate Marvel vs. Capcom 3
-Rayman Origins
-Need For Speed: The Run
-Halo: Combat Evolved Anniversary
-The King of Fighters XIII

Wii
-Mario Sports Mix
-De Blob 2
-Conduit 2
-Top Spin 4
-Driver: San Francisco
-Lost in Shadow
-FIFA Soccer 12
-Kirby: Return to Dreamland 
-Pro Evolution Soccer 2012
-Call of Duty: Modern Warfare 3
-Rayman Origins
-Need For Speed: The Run
-Mario & Sonic At The London Olympic Games 2012
-Xenoblade Chronicles
-The Legend of Zelda: Skyward Sword

DS
-Kingdom Hearts Re: Coded
-Dragon Quest IV: Realms of Revelation
-Okamiden
-De Blob 2
-Pokémon Black/White
-Kirby Mass Attack
-Dragon Quest Monsters Joker 2
-The Legend of Zelda: Four Swords Anniversary Edition
-Professor Layton And The Last Specter
-Call of Duty: Modern Warfare 3

PSP
-Dissidia 012: Duodecim Final Fantasy
-Shin Megami Tensei: Persona 2 - Innocent Sin
-FIFA Soccer 12
-Pro Evolution Soccer 2012

3DS
-Super Street Fighter IV 3D Edition
-Pro Evolution Soccer 3D
-Rayman 3D
-The Sims 3
-Ridge Racer 3D
-Pilotwings Resort
-Professor Layton and the Miracle Mask
-Tom Clancy's Ghost Recon: Shadow Wars
-Nintendogs + Cats
-Dead or Alive Dimensions
-Ace Combat: Assault Horizon Legacy
-The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
-Resident Evil: The Mercenaries 3D
-Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overclocked
-Driver: Renegade
-Starfox 3D
-FIFA Soccer 12
-Harvest Moon: The Tale of Two Towns
-Sonic Generations
-F1 2011
-Super Mario 3D Land
-Mario Kart 7

Playstation Vita (só no Japão)
-Uncharted: Golden Abyss
-Ultimate Marvel vs Capcom 3
-F1 2011
-Touch My Katamari
-Ridge Racer Vita
-Disgaea 3 Return
-Virtua Tennis 4: World Tour Edition

E esses foram os melhores do ano em cada console! Agora você já pode tirar a dúvida de que jogo comprar!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Píxels da Semana #65

É um pássaro? É um avião? Não, são só os Píxels da Semana, mais uma vez vindo trazer as principais notícias do mundo dos games a você, caro leitor!

-Amanhã, dia 17, o Playstation Vita será lançado no Japão! Os jogos lançados junto com o portátil serão os seguintes:


  • BlazBlue Continuum Shift Extend (Arc System Works)
  • Project N.O.E.L.S. (Arc System Works)
  • 3gokushi Touchbattle (AQ Interactive)
  • Ultimate Marvel vs. Capcom 3 (Capcom)
  • Nature of Night of Kamaitachi - 11th visitor (Chunsoft)
  • F1 2011 (Codemasters)
  • Dream C Club Zero Portable (D3 Publisher)
  • Niconico (Dwango)
  • Fis Oh - (Kadokawa Games)
  • Touch my Katamari (Namco Bandai)
  • Ridge Racer Vita (Namco Bandai)
  • Disgaea 3 Return (Nippon Ichi Software)
  • Virtua Tennis 4: World Tour Edition (Sega)
  • @field (Sonic Powered)
  • Uncharted: Golden Abyss (Sony)
  • Little Deviants (Sony)
  • Minnato Issho (Sony)
  • Hot Shots Golf Next (Everybody's Golf Next) (Sony)
  • Yuusha no kiroku (Sony)
  • Monster Radar (Sony)
  • Shinobido 2: Tales of the Ninja (Spike)
  • Army Corps of Hell (Square Enix)
  • Lord of Apocalypse (Square Enix)
  • Dynasty Warriors Next (Tecmo Koei)
  • Dark Quest (Ubisoft)
  • Michael Jackson: The Experience HD (Ubisoft)


Pelo menos uns 5 ou 6 jogos dessa lista me chamam - e muito - a atenção. Parece que o Vita vem forte ano que vem!

-Skyrim ganhou o prêmio de melhor game de 2011 pela VGA, na escolha dos jornalistas, e Zelda Skyward Sword ganhou o melhor game de 2011 pela G4TV, na escola do público! Dois games incríveis, com certeza, e que se sobressaíram nesse ano, que foi absolutamente fantástico! Assassin's Creed, Uncharted, Batman, Portal 2, Gears of War... qualquer um desses também poderia ser eleito o melhor do ano, pois são todos jogaços!

-Shigeru Miyamoto disse estar trabalhando em "algo novo" com um grupo seleto de desenvolvedores. Vem coisa boa por aí...

-O próximo game da série Metal Gear Solid se chamará MGS Revengeance! Será que essa palavra existe?

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-ZEN Pinball: Epic Quest
-MotionSports Adrenaline: Urban Jungle

Xbox 360
-Joe Danger: Special Edition
-Silent Call II -Spartans in Candyland

DS
-I Love Geeks!
-Just Sing! Christmas Vol. 3
-The Marbians 3DS
-Doctor Lautrec and the Forgotten Knights
-Oregon Trail
-Outdoors Unleashed: Alaska 3D
-Outdoors Unleashed: Afrika 3D

Destaque da semana: o lançamento do PS Vita e os prêmios de Skyrim e Zelda são os destaques da semana! Não deixem de votar na enquete do Boteco Gamer sobre o melhor jogo de 2011, hein?

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Deja Vú #26 - Black

A pedidos, o último Deja Vú do ano (todo mundo fala "aaaah" com cara de triste) vai relembrar um jogo nem tão antigo assim, mas que foi um dos melhores games de tiro em primeira pessoa da geração passada!
Lançado em fevereiro de 2006 para Playstation 2 e Xbox (o antigo, não o 360), Black é um FPS que inovou por ir na contramão dos jogos do gênero na época. Aliás, por ser lançado a quase 6 anos, é possível lembrar que os games iam ficando cada vez mais realistas e sofisticados, coisa que não mudou hoje, mas Black propõe menos realismo e mais diversão.

Tiros, explosões, destruição e... eu já falei das explosões? Desde o começo, o jogo tem muita ação e o combate é intenso. Black se passa na Rússia, e o protagonista é um membro da CIA que age atrás das linhas inimigas, e veterano de vários conflitos, que conta a história do jogo num interrogatório.
Black é um jogo tecnicamente incrível. Por ser lançado vários anos depois dos consoles, pôde aproveitar a melhor época da geração, graficamente falando. É um game muito acima da média dos gráficos, tanto do PS2 quanto do Xbox, apesar de não ter a mínima pretensão de ser realismo, como eu já havia dito. Por isso Black se destaca em meio a tantos jogos de tiro iguais.

Aliás, eu diria que estamos precisando de mais jogos como Black hoje em dia. O gênero de tiro em primeira pessoa está caindo na monotonia com vários games iguais, e faz tempo. Enquanto jogos como Black, ou atualmente, Portal 2, se sobressaem por inovar, a maioria das empresas se limita a buscar realismo.
A recepção de Black foi boa, com um 8.7 da IGN, 8.5 do Gameinformer e 8.0 do Gamespy, e não só a imprensa especializada aprovou o jogo, como também os fãs. Por isso, é um game tão jogado até hoje, e claro que continua sendo muito atual, até pelo pouco tempo que se passou!

Sugestão de assunto do @gustavocruz094

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Trailer do Amazing Spiderman!

Um dos jogos que devem ser lançados em 2012 e já está chamando atenção é The Amazing Spiderman, novo game do cabeça de teia! Confira o trailer:
 
The Amazing Spiderman será multiplataforma, lançado em 3 de julho de 2012! Fiquem de olho!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Review #26 - Assassin's Creed: Revelations

Mais um concorrente ao prêmio de melhor jogo de 2011 no Boteco Gamer, o novo game da série Assassin's Creed mostra a saga de Ezio Auditore da Firenze em busca de respostas enquanto Desmond precisa se recuperar do estado de coma. Confira aqui o review!

Ficha técnica:
Produtora: Ubisoft
Desenvolvedora: Ubisoft Montreal
Gênero: Action/Adventure, Sandbox
Plataformas: Xbox 360 e Playstation 3
Data de Lançamento: 15 de novembro

Apresentação: 10
Gráficos: 10
Som: 10
Jogabilidade: 10
Diversão: 10
Vida útil: 10
NOTA: 10


Poucas franquias conseguem tanto destaque e tantos fãs em tão pouco tempo. O primeiro lançamento de Assassin's Creed foi em 2007, mas a série já tem sucesso e aceitação equivalente a qualquer outra grande franquia como Zelda, Final Fantasy ou GTA.


Assassin's Creed: Revelations traz o que a série teve de melhor nesses 4 anos e adiciona muitos outras características inovadoras à formula de sucesso. O novo game se passa, em sua maioria, na cidade de Constantinopla (também conhecida como Bizâncio), que já foi capital do Império Romano, Latino, Bizantino e, na época do jogo, Império Otomano, e atualmente é Istambul, capital da Turquia. Aliás, Revelations é um game fantástico para os fãs de História (como eu). Durante o jogo, Ezio encontra personagens históricos como o Príncipe Suleiman, o cartógrafo Piri Reis, entre outros. Nada comparado ao Leonardo da Vinci de AC2, mas ainda assim é bem interessante. Lugares históricos importantes como a Hagia Sophia, antiga catedral, também estão presentes no jogo!
A apresentação do game é perfeita, simulando o Animus desde o logo inicial da Ubisoft. Os gráficos são magníficos, e a bela e colorida Constantinopla salta aos olhos de uma forma incrível. Mais uma linda paisagem na série. Os efeitos sonoros e dublagens estão ótimos, só faltava uma trilha sonora épica pra dar o clima do jogo, mas nada que tire o brilho da parte sonora. A jogabilidade foi aprimorada, os inimigos agora tem inteligência artificial melhorada (e espingardas!) para aumentar o desafio. E Ezio não é o único personagem jogável. Além do modo multiplayer, no qual vários personagens estão à disposição, Altaïr também é jogável em algumas missões ao longo da história.

A cidade é enorme, e os problemas também estão grandes para Ezio, que tem que lidar não só com os templários, mas também com os soldados otomanos, bizantinos, ladrões, entre outras preocupações. Revelations tem muitos elementos de RPG, como o recrutamento de assassinos e evolução deles por níveis. É possível tomar fortalezas templárias e treinar aprendizes, além de mandá-los para missões por toda a Europa, defender suas bases dos inimigos, entre outras tarefas.
Uma novidade muito bem vinda é o Hookblade, um gancho escondido na manga que Ezio usa para escalar alguns lugares, se pendurar em fios (como numa tirolesa), driblar inimigos, e escapar daquelas quedas trágicas de vez em quando. As animações nos combates estão incríveis, e os golpes, cada vez melhores. As bombas agora são feitas usando ingredientes comprados ou encontrados pela cidade, e há cerca de 150 combinações de bombas com todos os efeitos e alcances imagináveis, desde bombas letais e bombas de fumaça até bombas táticas para dissipar a população, ou atrair atenção de guardas.

O jogo em si é tão incrível que eu ainda não falei da história, que merecia um post à parte pela sua complexidade. Mas, resumidamente, Ezio está em busca de um artefato deixado por Altaïr que pode acabar com a guerra entre Assassinos e Templários, enquanto Desmond, nos dias atuais, precisa completar a sincronização com seus antepassados para escapar do estado de coma em que se encontra. Tudo isso em meio à disputa política pelo poder de Constantinopla.
Com tantas tarefas espalhadas pela cidade, e três histórias ao mesmo tempo (Altaïr, Ezio e Desmond), a vida útil do game é bem longa, e mesmo depois do final da história, ainda há muito a se fazer pela gigante Constantinopla. Apesar do texto longo, eu não consegui citar tudo do jogo, como as legendas em português, o multiplayer online, e as missões secundárias.

Quem acompanha o Boteco Gamer há algum tempo sabe que é bem raro um jogo levar nota 10 no review, mas o único defeito de Assassin's Creed é que ele acaba. Um jogo quase obrigatório na coleção de todo gamer, AC: Revelations é um dos melhores games de 2011, sem dúvidas.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

38.500 views!

@gustavocruz094 foi o visitante 38.500 do Boteco Gamer e me mandou o print, então aqui está!
Continuem mandando os prints!

Exposição Game On

Está acontecendo em São Paulo, como eu já havia noticiado aqui no blog, uma exposição muito legal sobre games, na qual os visitantes podem jogar desde clássicos como Pong e Pac-Man (nas máquinas antigas!) até jogos atuais como FIFA ou Forza 4! A entrada custa 10 reais, estudantes com carteirinha pagam 5 reais.  A Game On está no Museu de Imagem e Som de São Paulo, na Av. Europa, perto da Av Paulista, de terça a sexta, das 12h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h!
A exposição é uma verdadeira homenagem à história dos games, relembrando clássicos e até jogos desconhecidos.
Essa geringonça é de 1962, é o tataravô dos games atuais.

Portáteis, muitos portáteis!
A Game On conta não só com modelos expostos, mas também com jogos de verdade para serem jogados, alguns até em multiplayer!
Do Atari...
...ao Xbox 360.
Quem é fã de games e mora em Sampa não pode deixar de visitar a Game On!

domingo, 11 de dezembro de 2011

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Píxels da Semana #64

"Mas é claro que o Píxels da Semana vai voltar sexta feira... mais uma vez" como diria Renato Russo! E aqui estão os píxels da semana, mais uma vez!

-Ontem, foi validada a inclusão dos jogos eletrônicos na Lei nº 8.313. E o que o Boteco Gamer tem a ver com noticiário político? Vou explicar. Essa lei garante que os games estejam na área cultural para que empresas possam destinar à produção de games parte do dinheiro que seria roubado pelo governo iria para o Imposto de Renda. Agora, além dos jogos serem oficialmente considerados cultura, estamos cada vez mais perto da diminuição dos preços de games no Brasil! Caso os jogos eletrônicos sejam incluídos nos benefícios da Lei de Informática, os preços podem cair até 45%.

-Aplicativo oficial da Live, rede online do Xbox, foi lançado para iPhone e iPad!

 -Playstation Vita vai ser lançado essa semana na terra do Sol nascente! Ah, esses japoneses sortudos...

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-The Adventures of Tintin: The Game
-Just Dance 3

Xbox 360
-The Adventures of Tintin: The Game

Wii
-JAWS: Ultimate Predator
-Fortune Street
-Drawsome! Sketch Quest
-Drawsome! Artist
-Oregon Trail
-The Adventures of Tintin: The Game

3DS
-Mario Kart 7
-F1 2011
-Oregon Trail
-The Adventures of Tintin: The Game
-Face Racers: Photo Finish

Destaque da semana: A aprovação dos games na Lei nº 8.313 foi, com certeza, o grande destaque da semana! O PS Vita e Mario Kart 7 também!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Review #25 - Batman: Arkham City

Um dos jogos que está concorrendo ao Game Of The Year do Boteco Gamer, e mais um jogaço do Homem Morcego, Arkham City é um dos melhores jogos de 2011. Confira porque no review!
Ficha técnica:
Produtora: Warner Bros.
Desenvolvedora: Rocksteady Studios
Gênero: Action/Adventure
Plataformas: PS3, X360, Wii U*
Data de Lançamento: 18 de outubro (*a versão pra Wii U só sai em 2012)

Apresentação: 10
Gráficos: 9,5
Som: 10
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 9,0
Vida útil: 9,5
NOTA: 9,5


Muitos personagens saem das páginas das histórias em quadrinhos para os filmes e os games, mas nem todos são bem sucedidos. Não é o caso do cavaleiro das trevas. Batman está de volta aos consoles em mais uma aventura incrível!

O jogo se passa pouco tempo depois dos eventos de Arkham Asylum. Os presos foram transferidos para uma enorme área no meio de Gotham City. É uma verdadeira cidade dentro da cidade, porém apenas habitada por bandidos e vilões. E o milionário Bruce Wayne é trancafiado nesse lugar inóspito. Então o Homem Morcego se vê obrigado a descobrir o que os seus piores inimigos estão tramando...
É possível controlar outros personagens, como a Mulher Gato. Aliás, existem muitos personagens, jogáveis ou não. Arkham City é uma verdadeira homenagem ao legado do Batman, reunindo em um só jogo, todos os grandes vilões do melhor detetive do mundo. O jogo tem muitas missões secundárias, mas seu estilo de "mundo aberto" não chega a ser um GTA. Assemelha-se a Zelda, com um sistema parecido com as dungeons de Hyrule, ou seja, a quest principal está dividida em várias missões que te levam aos vilões como Duas Caras, Pinguim ou Coringa. E assim a história vai prosseguindo.

Mas a exploração não deixa de ser um ponto forte do jogo. Há muita coisa a se fazer na cidade, e a vida útil do jogo é bem longa. Tecnicamente, o jogo é excelente. Gráficos muito bons, mas a câmera atrapalha um pouco às vezes. Parte sonora excelente, legendas em português (apesar de eu preferir jogar em inglês), e muitas cutscenes incríveis. O sistema de combate é o ponto fraco do jogo. Basta apertar o mesmo botão repetidas vezes e todos os inimigos são dizimados, um por um. A menos que eles estejam armados, o que requere uma estratégia mais elaborada para acabar com eles sem ser visto.
 Arkham City é um jogo incrível, mas se você for fã do herói, a experiência se torna mais fantástica ainda. O jogador se sente na pele do Cavaleiro das Trevas, encurralado por todos os vilões famosos numa cidade perigosa. O clima sombrio, característico do Batman, se mantém do começo ao fim, e sair pelas ruas com uma capa e um cinto de utilidades, espancando bandidos, nunca foi tão divertido.

O jogo é recomendadíssimo a todos, seja você um fã de Batman que amarrava a toalha em volta do pescoço na infância, ou um mero gamer alheio à série. Arkham City é um jogaço, um dos melhores de 2011, e é por isso que está na enquete de Game of the Year do Boteco Gamer!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Top 10 - Piores capas de 2011

A empresa se dá ao trabalho de produzir um jogo. Os desenvolvedores se empenham ao máximo para tornar o game num sucesso. Então, um dos últimos processos da criação de um game é idealizar a capa para finalizá-lo e mandar para as lojas. E é ai que um designer faz seu trabalho para desenhar uma boxart incrível que seja o atrativo do jogo nas prateleiras. Mas nem sempre isso dá certo. E olha que capas ruins não são raridade. O Boteco Gamer selecionou 10 capas esquisitas, confira as piores de 2011:

10 - Wappy Dog
Capas com animais são sempre bizarras, mas se for um cachorro enorme, sorridente e robótico, a bizarrice é elevada ao cubo.
9 - The Smurfs Dance Party
Quando criaturas azuis da nossa infância e adolescentes com roupas extravagantes se reúnem para dançar, o resultado não é dos mais agradáveis...

8- Bulletstorm: Limited Edition
Além de parecer um tênis pisando num monte de fezes caninas, a capa ainda mostra uma palavra constrangedora que algumas meninas adoram dizer ao se despedir, XOXO.

7- Fortune Street
Poluição visual com personagens famosos.

6- Fix It: Home Improvement Challenge
Poluição visual com ferramentas e wiimotes.

5- Jimmie Johnson's Anything With An Engine
Uma mistura de Mario Kart, Corrida Maluca e um cara que não pode fazer comercial da Gillete.

4- Jerry Rice And Nitus' Dog Football
A ideia de fazer um jogo com animais praticando esportes já seria esquisita o suficiente, mas essa capa com um chihuahua vesgo e um poodle que parece a Hebe potencializou a esquisitice do jogo.

3- Fantastic Pets
Já disse o que eu penso de animais na capa de um jogo? E se eles forem um cavalo com asas de morcego ou um gato roxo com um chifre?
2- Kevin Van Dam Big Bass Challenge
Tem como algo ser mais bizarro que isso? (tem, só o 1º lugar mesmo...)

1- Gummy Bears Magical Medallion
Eu já falei o que penso de capas com animais, certo? Não contente em ter um Pedobear, a capa desse ilustre jogo tem uma rosca ambulante. Quer algo mais sugestivo?

E essas são as 10 piores capas de games em 2011!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vídeo: Twittando do PS Vita!

Na semana passada, a Sony fez um evento em Londres para falar sobre o PS Vita, revelou MotorStorm RC e Unit 13, dois jogos que serão lançados para o portátil, e permitiu que jornalistas testassem o aparelho. O Playstation Blog mostrou esse vídeo sobre o twitter do Vita:
O Vita deve ser lançado dia 17 de dezembro no Japão e 22 de fevereiro no ocidente!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DLC: uma adição bem vinda?

Com o advento da Internet nos consoles, as desenvolvedoras começaram a criar conteúdo para download que adiciona coisas aos games. Claro que isso é uma boa ideia, e permite atualizações e correção de bugs, entre outras coisas. Porém, de uns tempos pra cá as empresas vêm exagerando no lançamento de DLCs e ganhando bastante dinheiro em cima de atualizações frequentes. Será que o conteúdo baixável é uma novidade boa?
Os DLCs adicionam novas fases, mapas, personagens, missões, entre outras coisas dependendo do jogo. Como todas as coisas têm um lado bom e um lado ruim, aqui não é exceção. O conteúdo baixado é uma novidade legal pois aumenta a vida útil dos jogos e cria novas experiências. Agora o jogo não acaba quando termina, e muitas vezes as DLCs adicionam coisas importantes.

Mas na maioria das vezes são coisas que poderiam muito bem ter vindo no CD que você comprou com seu suado dinheiro, mas a empresa optou por adicionar o conteúdo para download pago, e ganhar um dinheiro extra. Ou seja, você paga pelo jogo duas vezes! Claro que o preço da DLC é bem inferior ao preço do jogo em si, mas ainda assim é um absurdo pagar por uma parte de um jogo que você comprou.
E o pior é que muitas vezes esse conteúdo está presente no disco do jogo desde seu lançamento, mas a DLC simplesmente o destrava, como é o caso de Soul Calibur IV. Você paga por uma coisa que já tinha comprado, mas estava "trancada" e você precisa da "chave". Já em Portal 2, a DLC foi totalmente gratuita, e serviu para melhorar a experiência pro jogo sem fins lucrativos da empresa. Afinal, se você comprou o jogo, por que pagar por ele de novo?

Cada vez mais as DLCs estão presentes no dia-a-dia dos gamers, fazendo parte do cotidiano e sendo baixadas por muitas pessoas. Claro que é uma adição bem vinda, desde que as produtoras não abusem desse recurso para ganhar dinheiro extra em cima de conteúdo extra.