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segunda-feira, 21 de março de 2011

Review #10 - De Blob 2

A continuação de um dos games mais inovadores, intuitivos e coloridos do Wii chega invadindo os outros consoles também! De Blob 2 corresponde às expectativas e supera a versão anterior?

Ficha Técnica:
Produtora: THQ e Syfy Kids
Desenvolvedora: Blue Tongue e Halfbrick
Gênero: Plataforma
Data de Lançamento: 22 de fevereiro
Plataformas: Wii, PS3, X360 e DS

Gráficos: 9,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 8,5
Diversão: 9,0
Replay: 7,0
Nota: 8,0




De Blob 2 é a continuação direta do game de 2008, para Wii, mas não é preciso ter jogado o anterior para entender a história. A corporação INKT, liderada por Comrade Black, atacou a cidade de Prisma, tirando todas as suas cores e transformando o lugar numa paisagem desagradável e cinzenta. O protagonista Blob, uma bolinha capaz de mudar de cor em contato com tintas, resolve criar um movimento rebelde e devolver as cores para a cidade. Quem jogou o primeiro, sabe que o roteiro é praticamente igual. De Blob 2 é mais do mesmo. O que no caso não é tão ruim, afinal o game é bastante divertido.
Poucos games conseguem surpreender na segunda versão. Super Mario Galaxy, por exemplo, é um jogo bem sucedido nisso. Mas De Blob não segue o mesmo caminho, e não inova em relação ao anterior, o que pode tornar a aventura cansativa, principalmente porque os estágios são muito grandes, e tudo se resume praticamente a encostar nos prédios para pintá-los. Para piorar, os tutoriais te acompanham por um bom tempo, mesmo após terminar as primeiras fases ainda há muita coisa nova para ser apresentada.

A direção de arte do jogo é fantástica, e colorir os lugares é bem divertido, mas as vastas cidades acabam enjoando um pouco, apesar da sensação de liberdade que proporcionam. Algumas adições legais são os trechos em 2D, principalmente no subterrâneo, e os power-ups, que garantem várias habilidades ao personagem.
A parte sonora é muito boa. Quando se chega em uma nova localidade, depara-se com um silêncio incomum a um game como esse. Mas à medida que a cidade vai ganhando cores, o jogador vai sendo acompanhado pelo agradável som de um saxofone, que fica cada vez mais frequente ao longo dos estágios.

De Blob 2 não inova muito, mas mantém o nível do anterior, e além de ser compatível com TVs 3D, é um game que agrada a todos os tipos de pessoas, apesar de um ser pouco cansativo. Quem gostou do primeiro com certeza vai gostar desse, e quem não jogou vai ter uma nova oportunidade.

domingo, 20 de março de 2011

sábado, 19 de março de 2011

Vídeo: Mario em 1ª pessoa!

Vídeo enviado pelo meu amigo @felipetfragoso, sigam!
É uma excelente ideia, a Big N devia pensar em lançar um spin off da série em primeira pessoa...
Bom sábado!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Píxels da Semana #26

Olá! O resumo semanal de notícias dessa vez foi postado mais tarde por que acabou a luz em função de problemas técnicos. O Boteco Gamer tarda mas não falha e aqui estão os Píxels da Semana!

-Marvel Vs Capcom 3 terá campeonato oficial aqui no Brasil! O evento ocorrerá nos dias 19, 20 e 26 de março, com direito a um prêmio de 1000 reais para o vencedor. Confira os locais e horários e prepare-se:

São Paulo (SP)   
FNAC Pinheiros - Praça dos Omaguás, 34 – Pinheiros, dia 19/03, das 11h30 às 19h.
Saraiva Center Norte - Shopping Center Norte, Vila Guilherme, dia 20/03, das 12h30 às 20h.

Salvador (BA)
Saraiva Mega Store Salvador - Av. Tancredo Neves, 2195, dia 26/03, das 12h30 às 20h.

-Uma atualização já está disponível para PES 2011, incluindo todas as transferências de jogadores dos últimos meses, os novos uniformes das seleções da Espanha e Suécia e dez novas chuteiras, da Nike, Adidas, Puma e Umbro.

-Xenoblade, para Wii, foi confirmado no ocidente. O RPG ainda não possui data de lançamento definida mas será anunciado e talvez lançado ainda em 2011.

-GTA V pode se passar em Los Angeles. Vários rumores apontam a cidade como localização do game. A Rockstar não confirma, mas os boatos estão rolando.

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Homefront
-Warriors: Legends of Troy
-Yakuza 4
-Top Spin 4
-Hard Corps: Uprising
-Fit in Six
-MotoGP 10/11
-Slam Bolt Scrappers
-Dance on Broadway

Xbox 360
-Full House Poker
-Homefront
-Top Spin 4
-MotoGP 10/11
-Crisis: North Korea
-Black Jack Card Counter
-Blockhead
-I Accidentally...In Space! Episode 1: Hostile Hustle
-Mute Crimson
-Bureau - Agent Kendall

Wii
-Top Spin 4
-Fit in Six
-Liight
-Maximum Racing: GT Classic Racing
-Maximum Racing: Drag & Stock Racer

DS
-Monster Tale

PSP
-Gods Eater Burst
-Enigmo
-Pix'n Love Rush
-Vertigo

Destaques da Semana: Além do campeonato de Marvel vs Capcom 3 nas lojas Saraiva e FNAC, a semana também teve alguns grandes jogos como Yakuza 4, Homefront e Top Spin 4. E o lançamento do 3DS está se aproximando...

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mulher gamer

As mulheres que me desculpem pelo post machista, mas é verdade.
Kibado do Descafeinado, que kibou do Will Tirando!

quarta-feira, 16 de março de 2011

O terremoto no Japão afetou a indústria de games?

A tragédia que ocorreu na terra do Sol Nascente teve impacto em todas as áreas da economia e indústria. Os games, infelizmente, não foram exceção. Grandes empresas já se manifestaram sobre o assunto, e a situação não parece nada amigável. A Square Enix e a Konami irão desligar os servidores de jogos como Final Fantasy XIV e Metal Gear Online para economizar energia.

O racionamento também contará com a colaboração da Sony, que não desligará por completo os servidores de internet, mas não garante uma excelente experiência online por enquanto. As atualizações semanais e o lançamento de Motorstorm Apocalypse também foram adiados, assim como Yakuza: Of The End, da SEGA.A Microsoft optou por pausar a produção de jogos para a Live e cancelar o tour nacional de divulgação do Kinect.

Mas o único game realmente cancelado foi Zettai Zetsumei Toshi 4, ou Disaster Report 4 em inglês. O jogo contava a história de um terremoto que devastou Tóquio e o protagonista teria de lutar pela sobrevivência em meio ao caos. A desenvolvedora IREM decidiu por não lançar o jogo por causa do que aconteceu essa semana. Uma pena, pois o game parecia bom:
 A Sony e a Nintendo doaram, cada uma, 300 milhões de ienes, cerca de 6 milhões de reais, para ajudar os desabrigados, a SEGA vai doar 200 milhões, a Koei Tecmo e a Bandai Namco, 100 milhões cada.

Fica aqui a torcida para que o país, que é uma das maiores economias mundiais, consiga se recuperar logo.

Boteco Arte #5

A sessão cultural e artística desse blog continua, sempre mostrando um outro lado dos games! Hoje, um graffite que qualquer gamer adoraria ter no muro de casa! Uma homenagem a Castlevania, o jogo dos verdadeiros vampiros:
Se você quiser enviar um desenho ou qualquer imagem pra essa sessão, é só mandar por e-mail ou twitter! Ambos estão no menu ao lado.

terça-feira, 15 de março de 2011

Review #9 - Pokémon Black/White

Uma nova versão da segunda franquia mais vendida de todos os tempos é sempre um lançamento de peso. Mas dessa vez fomos surpreendidos, pois é a primeira vez que um portátil recebe duas gerações dos monstrinhos. Será que vale a pena trocar seu Diamond/Pearl/Platinum ou Heartgold/Soulsilver por um dos mais recentes games da série?

Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Gamefreak
Gênero: RPG
Data de Lançamento: 6 de março
Plataforma: Nintendo DS
Gráficos: 9,0
Som: 6,0
Jogabilidade: 8,5
Diversão: 9,5
Replay: 10,0

Pokémon é uma série bem interessante. O anime é bem infantil, mas o game é controverso. Claro que os leigos acham que o público alvo são as crianças, mas nem todo mundo sabe que o jogo só começa de verdade quando termina. Quem joga o multiplayer competitivo sabe muito bem disso. As novidades para as batalhas nessa versão são os novos modos, onde três monstrinhos de cada treinador lutam ao mesmo tempo.

Na Triple Battle, pode parecer meio óbvio, mas é como se fosse uma Double Battle com três pokémon. Mas a ordem em que eles estão dispostos na tela influencia bastante, pois só podem atacar o monstro diretamente a sua frente ou o adjacente. Mas não podem causar dano no que está na outra ponta. Enquanto na Rotation Battle, apenas um dos três monstros pode realizar golpes, e só um pode recebê-los. Mas o jogador pode mudar a posição deles, escolhendo quem ataca ou toma dano. Esse é o segredo das Rotation Battles.
Agora, também é possível encontrar batalhas duplas com pokémon selvagem! Existem alguns lugares especiais onde isso acontece. Outra novidade é o Dream World, que está interligado ao site do Pokémon Global Link, e permite o jogador capturar alguns monstrinhos que não conseguiria por métodos comuns, como o Pokéwalker de HG/SS. Outra nova mecânica é o C-Gear, que substitui o Pokétch das versões anteriores, e tem como funções acessar a Wi-Fi, habilitar o wireless e o Pass By, que é uma ferramenta para se comunicar com outros DS's mesmo quando não estamos jogando.

As mudanças mais visíveis estão na qualidade gráfica do game. Apesar de manter o estilo da série, o visual surpreende em muitas partes do game, como a ponte para Castelia City, e a própria cidade, que é  enorme para os padrões da franquia, e lembra grandes metrópoles com seu grande fluxo de pessoas. Algumas coisas, como os Contests e Battle Tower foram substituídos pelos Musicals e o Battle Subway, mas na prática são bastante parecidos.
 Agora, o enredo da história é bem melhor. Não foge das clássicas crianças que ganham seus primeiros pokémon e partem numa jornada para completar a pokédex e, de quebra, se tornar o melhor treinador do continente. Mas dessa vez, os vilões não são só idiotas fantasiados que querem capturar um pokémon lendário. Trata-se de um grupo que tem como filosofia principal a ideia de independência dos monstrinhos. Eles pregam que os treinadores devem soltar seus pokés para que possam viver em liberdade, e para fazer valer sua ideologia, o Team Plasma pretende usar o lendário da versão que voce está jogando. Claro que todos nós queremos mesmo é treinar os monstros e abusar do modo multiplayer, mas enquanto não finalizamos a história principal, pelo menos nos contentamos com um roteiro mais elaborado.

Essa geração é uma das mais inovadoras. Muitas das novidades passarão em branco nesse review, mas você vai descobrí-las jogando. Só acho que a Big N deveria ter aguardado mais alguns meses e lançasse Black/White no 3DS, acompanhando o boom causado pelo novo portátil e arrecadando muito mais vendas, tanto para o game quanto para o console. Mas se você estiver afim de uma despedida em alto nível para o DS, jogue e aproveite! Pokémon B/W é um game à altura de um dos videogames mais vendidos de todos os tempos.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Especial - Troféu GameWorld 2011


Nos dias 11, 12 e 13 de março aconteceu o maior evento de games do Brasil. O Troféu Gameworld, que além de premiar os melhores do ano em várias áreas da indústria de games, possibilitou que os visitantes pudessem jogar vários games, disputar campeonatos e até experimentar o novíssimo 3DS! Eu marquei presença e fiz esse post especial sobre o GW!

Começando pelos premiados:
Troféu ganho pela AMD, e orgulhosamente exposto no estande.

A cerimônia de entrega dos prêmios foi no dia 11, sexta feira, e contou com a participação de uma bateria de escola de samba, para animar a platéia. E por incrível que pareça, entre um samba e outro, os tambores e cavacos tocaram o tema de Super Mario! Grandes figuras como André Forastieri, da editora Tambor e o político Fábio Feldman também apareceram no palco GameWorld. Depois de muitos discursos, o jornalista Pablo Miyazawa e o produtor musical Carlos Eduardo Miranda tomaram posse da apresentação, que apesar de demorada, foi a parte mais importante do primeiro dia. Várias empresas do ramo, como Nintendo, Konami e Ubisoft estiveram presentes por meio de representantes, que falaram sobre o otimismo que possuem sobre o mercado brasileiro, com muito potencial. Em meio às piadas e pitacos dos apresentadores, os melhores do ano foram sendo revelados, e aqui vai a lista por categoria:


Notebook para Games: ASUS GT50
Fabricante de Placa de Vídeo: EVGA
Fabricante de Processador Gráfico: AMD
Fabricante de Fonte de Alimentação: Seventeam
Celular Para Jogo: iPhone 4
Jogo de Celular: Angry Birds
Operadora de Celular: Vivo
Distribuidora de MMO: Level Up! Games
Distribuidora de JogNos: NC Games
Experiência de Compra: Datishop
Site de E-commerce Especializado em Games: ShopGames.com.br
Site de E-commerce Magazines: Walmart
Desenvolvedora/Produtora: Nintendo
Game Nacional: Freekscape: Escape From Hell
Advergame: Fiat Uno Color Race
Jogo do Ano: God of War III
Jogo de DS: Pokémon HeartGold/Soulsilver
Jogo de Wii: Super Mario Galaxy 2
Jogo de Xbox 360: Call of Duty: Black Ops
Jogo de PSP: God of War: Ghost of Sparta
Jogo de PS3: Assassin's Creed: Brotherhood
Jogo de PS2: Silent Hill: Shattered Memories
Jogo de PC: Call of Duty: Black Ops
Executivo do Ano: José Carlos Rodriguez (Disney Online Studios)
Blog de Games: Boteco Gamer Portal Versus


Nos outros dois dias, o evento foi aberto ao público, e meros mortais como eu puderam ver as atrações e os estandes. Grandes empresas, como a Hudson, estiveram por lá:
Era possível testar games da empresa, como Deca Sports e o novo Lost in Shadow, com uma mecânica de jogo muito inovadora, onde você controla uma sombra e interage com as sombras dos objetos do cenário para avançar na aventura.

Entre as atrações, estavam também o Kinect e o Move, que as pessoas podiam testar livremente.
  Vários games de dança agitaram os estandes em que o Kinect estava presente, e qualquer um podia testar e passar um pouco de vexame em púbico, requebrando frenéticamente.

A imagem da pessoa é filmada pelo aparelho, e aparece na tela, com um pouco de delay, que pode atrapalhar as vezes, mas o que conta é a diversão de se ver dançando no game.

Os ritmos iam desde dança de rua até Michael Jackson, e animaram o pessoal!

Além do Kinect, o PES 2011 também estava fazendo sucesso entre os gamers, com várias partidas num estande dedicado somente ao game de futebol.













Um evento desse porte não podia deixar de aparecer na TV, e claro que vários veículos de comunicação estavam cobrindo tudo por lá:
E alguns estandes, como o da Saraiva, também ofereciam várias promoções, como games baratos temporariamente, e até sorteios de jogos! Também haviam vários campeonatos acontecendo, muitas disputas acirradas e vencedores. O Desafio à Elite dos 4, maior torneio de Pokémon do Brasil também aconteceu durante o evento. Assim como um campeonato de Grand Chase no estande da Level Up! Games, que tinha outra coisa chamando mais atenção:

Os cosplayers eram um capítulo à parte! Todo mundo que fosse ao GameWorld 2011 fantasiado levaria pra casa uma camiseta especial. E muitos compareceram para animar ainda mais a festa! Marios, Luigis, um Luigi-zumbi, Travis Touchdown, entre outros.

Mas é claro que de todas as atrações citadas, nenhuma era mais aguardada que o 3DS, o novo portátil da Nintendo! Eu não costumo falar muito em primeira pessoa aqui nesse blog, mas tenho que contar minha experiência.

 Logo na entrada, me deparei com um enorme estande transparente, semelhante a um aquário, e muitas pessoas em volta, como que desejando quebrar as paredes de vidro para adentrar o recinto e finalmente experimentar o novo aparelho. Ao entrar na longa e tortuosa fila, depois de bastante tempo para descobrir onde ela começava, recebi um panfleto, apresentando o aparelho, e com o seguinte slogan: ''Dê uma olhada dentro''.

Bem sugestivo. Era o máximo que eu conseguia fazer mesmo. Olhar lá pra dentro do estande e imaginar como seria o novo portátil. A ansiedade era tamanha, que por mais que houvessem várias coisas para ver e fazer, ninguém abandonava a espera para ver de perto - e jogar, claro - o 3DS. Enquanto vários games eram sorteados, várias promoções anunciadas, todo mundo seguia firme e forte aguardando por uma chance para ter o aparelho nas mãos, mesmo que por pouco tempo. Ao chegar perto da parede de vidro, era possível ver os sortudos experimentando uma nova maneira de jogar:
Claro que as belas assistentes da Nintendo eram uma excelente paisagem para observar, mas não conseguiam amenizar a demora. Mais de uma hora na fila e finalmente pude entrar no ''aquário'' e, ciente de que possuia apenas cinco preciosos e efêmeros minutos para jogar qualquer game, fui direto ao que mais chama a atenção: The Legend of Zelda Ocarina of Time 3D.
No início é bem estranho. A imagem parece duplicada, com 2 Links na tela. Cheguei a pensar que o efeito 3D era aquilo. Um instante de decepção. Mas logo que consegui olhar de frente pra tela, a mágica aconteceu. De repente, o console havia se tornado um portal para outro mundo. Mais do que isso: um portal para Hyrule. Afinal, não era possível que Link não estivesse logo atrás do 3DS! Eu podia ver claramente em três dimensões, como se olhasse por uma janela!

Logo depois, aproveitei o resto do tempo que me sobrava e joguei um pouco de PES 2011, para me surpreender novamente. É incrível como a sensação de estar vendo um jogo da arquibancada do estádio era real. A percepção espacial muda muito, e ajuda na jogabilidade. Se você não olhar de frente para a tela, o efeito some e você vê a imagem duplicada. Mas observando corretamente, é muito melhor do que qualquer filme em 3D que eu já assisti. Acho que eu nunca tinha ficado tão boquiaberto  por causa do visual de um game. E posso dizer com certeza que foram os minutos mais rápidos da minha vida.

Senhoras e senhores, a Big N se superou. Denovo.

E esse foi o GameWorld 2011!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Píxels da Semana #25

Depois do carnaval, tudo volta a rotina e como sempre, sexta feira é dia de notícia aqui no Boteco Gamer!

-Um dos maiores terremotos da história abalou o Japão nessa madrugada mas por enquanto, nenhuma notícia de desenvolvedores ou executivos mortos ou feridos. Alguns desenvolvedores famosos como Goichi Suda (No More Heroes) e Hideo Kojima (Metal Gear Solid) já até se manifestaram avisando que estão bem. Masahiro Sakurai (Kirby e Smash) postou uma foto da vista da janela do escritório da Nintendo em Tóquio, mostrando a cidade vazia:
Ainda bem que o país possui uma estrutura muito boa para esse tipo de desastre. Vamos torcer para que a indústria de games não seja prejudicada pelo abalo.

-Hoje, no Centro de Convenções Frei Caneca, começa o Troféu Gameworld! O maior evento de games do Brasil será aberto ao público nos dias 12 e 13 de março, sábado e domingo, e eu estarei lá para falar sobre o evento e as novidades! Aguardem um post especial!
Se você também quer ir, compre seu ingresso na edição especial da revista EGW! O Centro de Convenções fica na Rua Frei Caneca, 569, perto da Av. Paulista, em São Paulo Capital.

-Está rolando um boato na internet a respeito do sucessor do Wii. Ao que parece, ele seria anunciado ainda em 2011, e contaria com gráficos em HD. A origem do rumor vem de que normalmente as gerações da Big N não duram mais de 5 anos, e o console branco foi lançado no fim de 2006. Mas a empresa ainda não falou nada a respeito.

-Satoru Iwata, presidente da Nintendo, afirmou que pretende fazer o 3DS superar as 140 milhões de unidades vendidas do antecessor DS. Será possível?

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-MLB 11: The Show
-Dragon Age II
-Major League Baseball 2K11
-Yoostar 2

Xbox 360
-Torchlight
-Dragon Age II
-Major League Baseball 2K11
-Yoostar 2
-The Sugar Killerz
-Doki Doki Cosplay Sensei

Wii
-Bomberman Hero
-Major League Baseball 2K11
-Top Shot Arcade
-The $1.000.000 Pyramid

DS
-Atari's Greatest Hits Volume 2
-Beastly Frantic Foto
-Pokémon Black Version
-Pokémon White Version
-Major League Baseball 2K11

PSP
-Phantom Brave: The Bermuda Triangle
-MLB 11: The Show
-Major League Baseball 2K11

Destaque da Semana: O Troféu Game World, Dragon Age II e Pokémon Black/White são o que de melhor aconteceu na semana. Um review do B/W está a caminho, e uma matéria especial sobre o evento também! O destaque negativo é o terremoto que abalou o Japão.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Deja Vú #10 - Pokémon Yellow

Na semana em que as mais novas versões da série, Black e White, foram lançadas, o Boteco Gamer relembra um dos melhores games dos monstrinhos!
Pokémon Yellow foi lançado para Game Boy em 1 de Outubro de 1999 nos EUA, mais de um ano depois do lançamento japonês. Essa versão é um remake dos primeiros jogos, Red e Blue, com algumas modificações para se parecer com o anime. Agora, Pikachu era obrigatóriamente seu primeiro monstro, e andava ao seu lado, enquanto os outros ficavam dentro das pokéballs.

Alguns pokémon eram encontrados no mesmo lugar que Ash os capturou no anime, como o Pidgeotto na Viridian Forest, sendo que ele não estava lá nos jogos anteriores. Jessie e James, os vilões do anime, também têm aparições no game e são diferentes dos outros Rockets, pois possuem função vital para a história. Vários personagens tiveram nomes e textos alterados e alguns líderes de ginásio também tiveram seus pokémon mudados para ficarem como os do desenho animado.
Assim como na versão das telinhas, o rato elétrico se recusa a evoluir, portanto para se conseguir um Raichu é necessário trocar com alguém. Dos 151 pokémon da primeira geração, apenas 140 estavam disponíveis. Entre os ausentes, além do Raichu, também estavam os monstrinhos usados por Jessie e James como Meowth, Koffing, Ekans, suas respectivas evoluções, Jynx, Electabuzz e Magmar, todos obtidos através de trocas, e Mew, que só podia ser capturado por eventos ou bugs.

Apesar de poucas mudanças em relação aos games anteriores, Pokémon Yellow tornou-se o game a ser vendido mais rapidamente na história da Nintendo, batendo Zelda Ocarina of Time, com mais de 1 milhão de cópias vendidas em um mês. A recepção também foi muito boa, com direito a uma nota 10 da IGN, 8.9 do Gamespot e 8.5 do EGM. Yellow é muito querido pelos fãs da série, e foi responsável pela fama do Pikachu, e pelas terceiras versões das gerações, como Crystal, Emerald e Platinum. Enfim, um excelente RPG acima de tudo!

quarta-feira, 9 de março de 2011

A evolução dos controles

Após alguns dias sem post no carnaval, o Boteco Gamer volta à ativa com postagens diárias! E hoje, uma imagem muito interessante, que mostra a ''árvore genealógica'' dos controles e joysticks de games:
De 1972 até 2011 teve muito controle diferente... resta saber o que o futuro nos reserva!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Píxels da Semana #24

Sexta-feira de carnaval, mas antes de cair na folia você tem que estar bem informado! Lá vem as principais notícias e pitacos da semana!

-O Nintendo 3DS foi lançado no Japão, e já teve seu sistema hackeado, um dia após chegar às prateleiras, vendendo cerca de 400 mil unidades.

-Troféu GameWorld, que ocorre anualmente no Centro de Convenções Frei Caneca, em SP Capital, será aberto ao público nos dias 12 e 13. O convite custa 15 reais, e é vendido junto com a edição deste mês da EGW.

-A Game Developers Conference, que ocorre em San Francisco, acaba hoje, e teve vários games anunciados. Alguns deles:

3DS
-Super Mario
-LEGO Pirates of the Caribbean: The Video Game

X360
-Mortal Kombat Fatality Lives
-Earth Defense Force: Insect Armageddon
-Bangai-O HD: Missile Fury
-Trenched
-The Fancy Pants Adventures
-Dynasty Warriors 7
-Gatling Gears
-El Shaddai: Ascension of the Metatron
-LEGO Pirates of the Caribbean: The Video Game
-Dead Island

PS3
-Earth Defense Force: Insect Armageddon
-The Fancy Pants Adventures
-Dynasty Warriors 7
-El Shaddai: Ascension of the Metatron
-LEGO Pirates of the Caribbean: The Video Game
-Resistance 3
-Dead Island

-NGP também terá games em realidade aumentada! Só para apimentar ainda mais a disputa nos portáteis...

-Aplicativo para ver filmes em 3D será implementado no portátil da Big N na próxima atualização. O sistema também terá o Netflix, para compra de filmes e séries, e poderá se comunicar com o Netflix do Wii. Além disso, a Nintendo confirmou a possibilidade de o aparelho possuir a função de filmar em 3D após algum update futuro!

Lançamentos da Semana:
Playstation 3
-Fight Night Champion
-Call of Duty: Black Ops - First Strike
-Pixeljunk Shooter 2
-Dead Space 2: Severed
-Rango: The Videogame
-StarDrone

Xbox 360
-Fight Night Champion
-Beyond Good & Evil HD
-Dead Space 2: Severed
-Fable III: Trator's Keep Quest Pack
Rango: The Videogame
-ZombieGeddon
-Baby Mammoth's Journey to Mars

Wii
-Rango: The Videogame
-Bit. Trip Flux
-Chuck E. Cheese's Sports Games

DS
-Rango: The Videogame
-Chronicles of Mystery: The Secret Tree of Life
-Busy Scissors
-Pokémon Black/White

PSP
-Enigmo
-MiniSquadron

Destaque da Semana: os eventos são o grande destaque dessa semana. A GDC, que aconteceu nos EUA e o Troféu GameWorld, que vai ocorrer aqui em São Paulo. Caso eu consiga ir pra lá, tenham certeza que vou fazer uma matéria especial!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Super Mario 3DS anunciado!

Já era de se esperar, mas ontem a Big N revelou um novo título do bigodudo para 3DS!
Pelas imagens, parece ser algo parecido com Super Mario Galaxy ou um New Super Mario Bros com jogabilidade 3D, mas ainda não se sabe muito sobre o game. Como não temos conhecimento da capacidade gráfica do portátil, não tem como analisar muito bem o visual, mas como é um dos primeiros títulos da empresa para o 3DS, pode-se dizer que o jogo está muito bonito.

O anúncio ocorreu na Game Developers Conference. Aguarde por mais novidades aqui no Boteco Gamer!

quarta-feira, 2 de março de 2011

3DS hackeado!

Apenas um dia após seu lançamento, o portátil da Big N já caiu nas garras da pirataria. Os games de 3DS ainda não foram falsificados, mas já é possível utilizar o mesmo flashcard do DSi para rodar jogos do antecessor.
Quero deixar claro que não estou fazendo apologia à pirataria, apenas noticiando um fato. E digo mais. Lamento o fato de as empresas não se esforçarem para acabar com essa situação. Claro que não é fácil, mas a Sony está dando exemplo ao lutar contra os hackers de seu console. Creio que nos próximos dias já haverá uma atualização no 3DS para evitar os flashcards, mas é bem improvável que consigam detê-los por muito tempo.

Trailer de Zelda Skyward Sword!

Hoje, na GDC, Game Developers Conference, a Nintendo revelou o trailer do próximo Zelda para Wii. Confira:
Créditos para o Gametrailers!

terça-feira, 1 de março de 2011

Checkpoint #6

Saudações, terráqueos! Venho comunica-los que a enquete sobre que portátil é melhor já acabou, e o resultado foi: 11 votos para o 3DS, 5 votos para o NGP! Claro que é apenas a opinião dos prezados leitores desse humilde blog, mas conta muito na hora de decidir entre um dos dois. Mas deixando a disputa entre portáteis de lado, a nova enquete pergunta o melhor game do lançamento do 3DS. Votem!

Também quero mais uma vez agradecer todas as pessoas que visitam o blog, comentam, votam nas enquetes... muito obrigado!
Ontem, o blog teve seu recorde de visitas, 109, e fevereiro também foi o mês com mais acessos, com mais de 1950! No total, são mais de 8000 desde o início do blog!

Como o DSi está se aposentando, não vou mais conseguir fazer tantos reviews, pois só sobrou o Wii. Estou pensando em adquirir outro console para poder abranger um público-alvo maior com mais posts sobre outras plataformas! Mas ainda não tenho previsão de quando vou poder fazer isso...

E uma última informação. O blog não terá novos posts durante o carnaval, mas depois voltará ao normal!

Bom, por hoje é isso! A sessão Checkpoint, dedicada aos comunicados do blog, deve voltar ao final da enquete ou quando eu precisar avisar mais alguma coisa! Até mais!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Review #8 - 3DS

O novo portátil da Nintendo foi lançado no Japão, e já tem cerca de 400 mil unidades vendidas em todo o país, sendo Professor Layton and the Mask of Miracle o game mais vendido por enquanto, com mais de 110 mil cópias.
Filas monstruosas deram o tom do fim de semana na terra do Sol nascente, e muitos japoneses felizardos já estão jogando em três dimensões! Mas será que a espera valeu a pena?
O 3DS custa cerca de 25 mil ienes, e já vem com alguns softwares pré-instalados:
Face Raiders: jogo de tiro em realidade aumentada.
Mii Maker: possibilita a criação de Miis, também com um modo automático.
StreetPass Mii Plaza: permite a comunicação de um console para outro mesmo não estando ligado, caso estejam perto, por exemplo, se cruzar com um dono do portátil na rua que também esteja com StreetPass ativado.
Activity Log: mostra os dados de jogatina, como que game foi jogado, e por quantas horas.
Nintendo 3DS Sound: funciona tanto como gravador de som como MP3 player.
AR Games: Outros games em realidade aumentada, que precisam dos cartões, inclusos no pacote.
Nintendo eShop: canal de compras para adquirir games do DSiWare, exclusivos de 3DS, além de jogos de GB e GBA pelo Virtual Console.
System Transfer: passa softwares e games baixados de um 3DS para outro ou de um DSi para um 3DS.
Interner Browser: usado para acessar o Boteco Gamer do seu portátil.

Porém alguns dos softwares, incluindo o Browser e o eShop, só estarão disponíveis para uso depois de uma atualização do sistema, daqui a algumas semanas. Os games lançados junto do console são:

Nintendogs+Cats
Super Street Fighter IV 3D Edition
Samurai Warriors Chronicles
Winning Eleven 3D Soccer
Puzzle Bobble 3D
Ridge Racer 3D
Combat of Giants Dinosaur 3D
Professor Layton and the Miracle Mask
Shanghai 3D Cube
Super Monkey Ball 3D

E ainda tem outros jogos que serão lançados nos próximos meses:

Pilotwings Resort
Kid Icarus Uprising
The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
Steel Driver
Dead or Alive Dimensions
Madden NFL Football
Resident Evil: The Mercenaries 3D
Asphalt 3D
LEGO Star Wars III: The Clone Wars

Ao todo, cerca de 30 títulos já devem estar disponíveis até a E3, no dia 7 de julho.
O sistema de Friend Codes retorna, mas para bem estar geral e felicidade da nação, está mais simples. Apenas um código para cada console é necessário, sem precisar de vários números, portanto ficou semelhante aos Friend Requests da Xbox Live.

Se você se interessou e está pensando em comprar o portátil, saiba que ele será lançado nas américas em 27 de março, por singelos 299 dólares, mas em terras tupiniquins deve sair bem mais caro. Eu recomendo esperar alguns meses para que o preço esteja mais amigável e a biblioteca de games mais extensa e variada. Por enquanto nos resta aguardar com um vídeo de unboxing:

domingo, 27 de fevereiro de 2011

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Humor: Zelda sem coordenação motora

Quem jogou Zelda Spirit Tracks e não tem mão firme para traçar o caminho vai entender a tirinha...
Fonte na imagem!
Bom sábado!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cronologia de Zelda

Hoje, vou falar sobre um assunto muito polêmico sobre a franquia que completa 25 anos nessa semana. Zelda é uma série que não segue uma cronologia definida em seus lançamentos. Existem rumores de um documento em algum lugar da Nintendo que contém a linha do tempo da franquia, mas não se sabe nem se esse documento realmente existe. Porém, várias teorias já foram criadas e há uma bastante aceita pelos fãs da série, baseada no roteiro dos games e em algumas entrevistas de Shigeru Miyamoto e companhia.

A Nintendo nunca se pronunciou sobre esse assunto, pois os games da série sempre se baseiam nas novas mecânicas, como Ocarina of Time que tem todo seu roteiro dependente das viagens no tempo, Twilight Princess na troca de lobo para humano e na alternância do Twilight Realm para a Hyrule normal, Spirit Tracks nos trens, Wind Waker e Phantom Hourglass na navegação e assim por diante.

Os desenvolvedores não se preocupam em deixar explícitas as relações entre os títulos da série, portanto fica difícil estabelecer uma ordem correta. Para isso, é necessário saber as sequências diretas já conhecidas, porque veio escrito na caixa, pelo contexto do jogo ou por causa de alguma declaração de um desenvolvedor:

-The Legend of Zelda e Adventure of Link
-A Link to the Past e Link's Awakening
-Ocarina of Time, Majora's Mask e Twilight Princess
-Wind Waker, Phantom Hourglass e Spirit Tracks
-Minish Cap, Four Swords e Four Swords Adventures
-Oracle of Ages e Oracle of Seasons (esses não têm ordem específica entre si)

Para encaixar tudo em uma linha do tempo é preciso saber que a teoria mais aceita é a de que Zelda tem duas vertentes temporais, que partem do mesmo passado. Isso ocorreu por causa das constantes viagens no tempo de Ocarina of Time.

O final de OoT cria duas vertentes: a adulta, em que Hyrule é inundada e daí acontecem Wind Waker, Phantom Hourglass e Spirit Tracks. E a em que Link retorna a infância, que origina Majora's Mask e Twilight Princess.

Eiji Aonuma havia dito, quando Four Swords foi lançado, que seria o primeiro jogo da série, cronologicamente. Four Swords Adventures é uma sequência direta, e ambos mostram Vaati como vilão principal, sendo que Minish Cap conta a origem dele, portanto vem antes.

Miyamoto declarou que os games do NES vêm depois de OoT, então podemos encaixá-los entre Majora's e Twilight Princess, ou depois de TP. Após Adventure of Link, vem A Link to the Past, como a caixa do jogo indica. O final de ALttP mostra o herói partindo em busca de novas terras, e Link's Awakening começa com ele perdido em uma ilha distante. Pode-se concluir que é uma continuação direta.

Oracle of Ages e Oracle of Seasons podem se encaixar em qualquer lugar dessa linha do tempo, segundo Miyamoto, e o mais comum é colocá-los após Awakening. Então, para esclarecer, a cronologia da série mais aceita é essa:


Essa teoria das vertentes paralelas foi confirmada por Aonuma, portanto essa é a cronologia mais aceita. Mas ainda não existe nada oficial, portanto é possível que tenhamos novidades sobre isso!
Que venham mais 25 anos de bons games para podermos tirar essa dúvida!

Píxels da Semana #23

Boa tarde! Na semana em que Zelda completa 25 anos, esse é o primeiro post não relacionado a série, pois esse é o seu resumo semanal de notícias! Os pitacos do mundo dos games!

-O Nintendo 3DS será lançado amanhã no Japão! Na verdade, hoje, levando-se em conta o fuso-horário... as filas vão estar monstruosas daqui a umas 2 horas! A Famitsu já até analisou alguns dos games do novo portátil, que estarão disponíveis logo no lançamento

Nintendogs Cats: 38/40
Super Street Fighter IV 3D Edition: 34/40
Samurai Warriors Chronicles: 34/40
Winning Eleven 3D Soccer: 32/40
Puzzle Bobble 3D: 24/40
Ridge Racer 3D: 32/40
Combat of Giants Dinosaur 3D: 23/40
Professor Layton and the Miracle Mask: 32/40
Shanghai 3D Cube: 26/40
Super Monkey Ball 3D: 32/40

Algo me diz que os reviewers da Famitsu realmente gostam de Nintendogs...

-Preço do PSP cai para $129 nos EUA, enquanto PSP 3000 chega oficialmente ao Brasil por 1299 reais. E eu não digitei um nove a mais. Brasil-sil-sil...

-Site ''teaser'' de CoD Modern Warfare 3 está no ar: http://findmakarov.com/

-Sony pode fazer novo modelo de PS3 para barrar os hackers do sistema! Essa briga está fervendo...

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Bulletstorm
-Killzone 3
-Knights Contract
-De Blob 2
-Fallout: New Vegas - Dead Money
-Days of Thunder: NASCAR Edition
-Alien Breed 3: Descent

Xbox 360
-Bulletstorm
-Knights Contract
-De Blob 2
-Dreamcast Collection
-Bejeweled Blitz Live
-Avalis Dungeon
-Fish Craft
-Toy Cars

Wii
-Beastly
-De Blob 2


DS
-Radiant Historia
-De Blob 2
-Chronicles of Mystery: The Secret of Tree Life

PSP
-Ys I & II Chronicles
-Paper Wars: Cannon Folders

Destaque da Semana: apesar de bons games como De Blob e Killzone 3, e o agravamento a guerra entre Sony e hackers, o grande destaque dessa semana é, sem dúvida, o lançamento do 3DS no Japão! O pontapé inicial para a próxima geração foi dado...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Futuros games de Zelda

Nessa semana em que uma das franquias de mais sucesso no mundo dos games completa 25 anos de existência, já falei sobre o que já foi visto e jogado por todos, mas e o futuro? Vamos ver o que nos aguarda!
Tido por muitos como o melhor game da série e talvez de toda a história, The Legend of Zelda: Ocarina of Time ganha um remake para o 3DS, novo portátil da Big N que chega às prateleiras japonesas ainda esse mês, e é o próximo Zelda a ser lançado, com previsão para meados de 2011. Gráficos remodelados e em 3D são os principais atrativos desse épico, sem contar que agora teremos duas telas, sendo uma sensível ao toque para melhorar a jogabilidade!
Enfim, esse clássico não pode ficar de fora da coleção de ninguém. Quem já jogou vai poder ter boas doses de nostalgia e que nunca jogou vai poder se redimir desse pecado!

Tirando esse remake, o próximo jogo inédito será The Legend of Zelda: Skyward Sword, para Wii, e que deve sair até o fim do ano!
Pouco se sabe sobre esse jogo, apenas que se passa antes de Ocarina of Time, e Link nasceu e foi criado em ilhas flutuantes que se situam acima das nuvens, mas o jogo vai se passar tanto nessas ilhas como em terra firme, e o herói terá a ajuda da Skyward Sword, a espada que em algum ponto da narrativa se transformará na Master Sword, usada em quase todos os games da série. A espada também assumirá a forma de uma garota que ajudará Link na aventura.

Zelda SS será compatível com o Motion Plus, acessório que aumenta a precisão do Wiimote, garantindo máxima imersão na trama e melhor jogabilidade.

Esse é o panorama da série para 2011. Mas e nos próximos anos? Não há como saber, mas levando-se em conta a evolução na tecnologia nos roteiros, Link saiu dos cavalos para os barcos, e atualmente está nos trens. Será que teremos um Zelda futurista por aí algum dia?
Só Shigeru Miyamoto e Eiji Aonuma sabem...

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Boteco Arte #4 - Edição Especial Zelda

Na semana do aniversário de 25 anos de Zelda, o Boteco Gamer faz mais um post especial sobre essa série tão incrível! Aqui vão algumas imagens muito legais:

Fonte das imagens: http://thewalkingdisaster.tumblr.com/ tumblr do @notlikeyouguys

Clique na imagem para ampliá-la.

Um mosaico feito de pequenas figuras relacionadas a Zelda! (fonte na imagem)

Bela imagem, com personagens de vários games da série. (fonte na imagem)

E se Jack Sparrow fosse um tripulante do navio da Tetra, em Wind Waker e Phantom Hourglass?

E para completar, a evolução de Link!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

25 anos de Zelda - Parte 2

Aqui está a continuação da retrospectiva dos 25 anos de Zelda! E essa semana vai ser dedicada aos fãs da franquia, aguardem por várias coisas legais!
Dois anos depois do estrondoso sucesso de Ocarina of Time, uma sequência direta é lançada, mas bem diferente dos tradicionais. Nada de Zelda, nada de Ganondorf, nada de Hyrule. Mas as principais mecânicas introduzidas pelo antecessor estão lá, o que faz de The Legend of Zelda: Majora's Mask um dos games mais interessantes e sombrios da série.
Em 2001, foram lançados Oracle of Ages e Oracle of Seasons para Gameboy Color, no estilo Pokémon. Os dois games se completavam, e depois de finalizar um game, era possível estender a aventura para ou outro, pois eles se complementavam.
No ano seguinte, o primeiro game multiplayer da série seria lançado no Gameboy Advance. A Link to the Past: Four Swords era relativamente curto em comparação aos anteriores, mas que poderia ser jogado cooperativamente com até quatro pessoas, numa jornada para salvar a princesa do vilão Vaati.
Em 2003, a franquia surpreendeu pelo design de The Wind Waker, um dos games mais bonitos do GameCube. Em WW, Link viaja pelos mares de uma Hyrule inundada para resgatar a pirata Tetra, uma encarnação de Zelda, e tudo isso em gráficos cell-shaded, um estilo bem incomum para a série, que tinha games cada vez mais sombrios. É claro que o visual cartunesco assustou, mas em geral foi bem recebido e criou uma nova linhagem que seria seguida pelos games do Nintendo DS.
Um ano mais tarde, uma sequência direta de Four Swords era lançada no GC. Com as localidades de A Link to the Past e o modo multiplayer, Four Swords Adventures inovou pela conectividade entre console e portátil, nunca antes vista na série!
Em 2005, foi lançado The Minish Cap, para GBA. Como nos outros jogos, era possível explorar Hyrule, só que desta vez, Link ficou extremamente pequeno, e podia entrar em lugares nunca antes imagináveis. Com essa habilidade, o game ficou bem interessante, pois mostra um ponto de vista bem diferente.
Um ano mais tarde, após muito tempo de espera, os consoles ganham mais uma versão. Agora, para Wii e GC, com algumas diferenças entre elas, principalmente porque são espelhadas entre si. O principal game do lançamento do console branco da Nintendo, foi também um dos melhores da série. The Legend of Zelda: Twilight Princess conta com uma Hyrule muito grande, um roteiro bem elaborado, um visual denso e sombrio, personagens carismáticos, controles por movimento e batalhas épicas, além de ter de volta o trio Link, Zelda e Ganondorf.
Seguindo a linha de um lançamento por ano, Phantom Hourglass chega ao DS como uma sequência direta de Wind Waker. Link e Tetra navegavam pelos mares em busca de uma nova terra quando um navio fantasma apareceu e raptou a pobre coitada. O herói, ajudado por uma fada, parte em uma jornada por várias ilhas para salvá-la. A grande inovação era o controle, todo feito pela tela de toque e os mapas que podem ser rabiscados para anotações importantes.

Em 2009, o último game lançado foi Spirit Tracks, que se passa cerca de 100 anos depois do antecessor PH e apesar de ter praticamente a mesma interface, troca os barcos e mares pelos trens em terra firme. ST é o primeiro game da série em que a própria Zelda ajuda Link a salvar Hyrule, em forma de fantasma, pois seu corpo havia sido possuido por forças malignas.

Mas o que o futuro nos reserva? Por enquanto sabemos do remake de Ocarina of Time para o 3DS e do novíssimo Skyward Sword para Wii.
Aguardem por mais posts sobre o futuro da série aqui no Boteco Gamer!