Mais uma semana cheia de notícias!
-Rumor: novo Xbox terá controle parecido com um tablet, no mesmo estilo do Wii U, virá com Kinect e custará cerca de 475 euros. Mas nada oficial.
-O que há de oficial é a data de lançamento do Assassin's Creed 3! 30 de outubro de 2012, confirmada pelo presidente da Ubisoft, Yves Guillemot. AC3 estaria em desenvolvimento há 3 anos, e terá personagens novos.
-Aplicativo de customização de fotos será o primeiro DLC pago do 3DS.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Twisted Metal
-UFC Undisputed 3
-Grand Slam Tennis 2
-The House of the Dead 3
-BrazBlue: Continuum Shift Extend
Xbox 360
-UFC Undisputed 3
-Grand Slam Tennis
-Warp
-Zumba Fitness
-BrazBlue: Continuum Shift Extend
Wii
-Rhythm Heaven Fever
DS
-B-Units: Build It
3DS
-Tekken 3D Prime Edition
-Tales of the Abyss
-Mario and Sonic At The London 2012 Olympic Games
Destaque da Semana: a data de lançamento do Assassin's Creed 3 confirmada!
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
3DS vs DS: vendas no primeiro ano
Enquanto esperamos o lançamento ocidental do PS Vita, o seu concorrente 3DS vai completar um ano no mercado esse mês. Agora é interessante ver um retrospecto da curta vida do portátil da Nintendo e comparar o primeiro ano a seu antecessor. Lembrem-se que o DS foi um dos videogames mais bem-sucedidos de todos os tempos, com mais de 150 milhões de unidades vendidas. Porém, o novo portátil vem se saindo muito bem na tarefa de suceder o DS, e seu primeiro ano de vendas surpreendeu bastante.
Segundo os dados do VG Chartz, o 3DS teve 16 milhões de unidades vendidas mundialmente nos primeiros 12 meses, ou seja, o dobro do DS. Reparem que o novo portátil estava abaixo no começo, porém após o corte de preço, as vendas subiram vertiginosamente e ultrapassaram o antecessor com folga. Talvez isso se deva ao fato de que o 3DS teve um ano livre de concorrência, enquanto o DS foi lançado praticamente junto ao PSP, no final de 2004.
As vendas do PS Vita não estão fortes no Japão, mas ainda não se sabe o que pode acontecer quando chegar ao mercado ocidental, e talvez a Sony possa optar por um corte no preço para tentar alavancar as vendas do portátil, assim como a Big N fez com o 3DS. A única certeza é que o antes desacreditado 3DS conseguiu surpreender no primeiro ano de vida, e agora terá sua prova de fogo quando o Vita for lançado!
Segundo os dados do VG Chartz, o 3DS teve 16 milhões de unidades vendidas mundialmente nos primeiros 12 meses, ou seja, o dobro do DS. Reparem que o novo portátil estava abaixo no começo, porém após o corte de preço, as vendas subiram vertiginosamente e ultrapassaram o antecessor com folga. Talvez isso se deva ao fato de que o 3DS teve um ano livre de concorrência, enquanto o DS foi lançado praticamente junto ao PSP, no final de 2004.
As vendas do PS Vita não estão fortes no Japão, mas ainda não se sabe o que pode acontecer quando chegar ao mercado ocidental, e talvez a Sony possa optar por um corte no preço para tentar alavancar as vendas do portátil, assim como a Big N fez com o 3DS. A única certeza é que o antes desacreditado 3DS conseguiu surpreender no primeiro ano de vida, e agora terá sua prova de fogo quando o Vita for lançado!
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Lista de jogos da Ubisoft para 2012 vaza!
A line up da Ubisoft para 2012 caiu na internet e entre os jogos está o tão aguardado e especulado Assassin's Creed 3, que será lançado para Xbox 360, Playstation 3, PC e... Wii U! Essa é a grande surpresa da lista. Confira:
- Brothers in Arms: Furious 3 (PC, PS3, Xbox 360)
- Far Cry 3 (PC, PS3, Xbox 360)
- I Am Alive (PS3, Xbox 360)
- Tom Clancy's Ghost Racon: Future Soldier (PC, PS3, Xbox 360)
- Tom Clancy's Ghost Racon Online (PC, Wii U)
- Tom Clancy's Splinter Cell: Retribution (PC, PS3, Xbox 360)
- Prince of Persia (Wii, 3DS)
- Assassin's Creed 3 (PC, PS3, Wii U, Xbox 360)
- Just Dance Final Party (PS3, Wii, Xbox 360)
Só jogão, hein? Mas as datas de lançamento ainda são desconhecidas, então só nos resta esperar para saber quando vamos colocar as mãos nesses games.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Fanatismo nos games
Muitas pessoas são fanáticas por um time de futebol, um partido político, uma banda ou uma religião. Não estou aqui para discutir fanatismo em nenhum desses assuntos, mas sim nos games. Você já deve ter conhecido alguém que só compra games de uma certa empresa. Ou já viu discussões entre fãs de PES e FIFA, Call of Duty e Battlefield, entre outras franquias rivais. Será que os fanáticos estão certos em agirem desse modo?
Existem vários fóruns sobre games, e todos estão repletos de "nintendistas", "sonystas" e "caixistas" se degladeando em discussões sem fim sobre qual empresa é melhor, baseando suas teses em dados estatísticos e defendendo com unhas e dentes sua.empresa favorita até o fim. O mesmo ocorre com fãs de FIFA e PES, Forza e Gran Turismo, Call of Duty e Battlefield, entre outros.
O fato é que tudo isso depende de gosto pessoal, e o que é bom para um pode não ser para outro. Mesmo assim os fanáticos tentam converter outros para seu jogo, console ou empresa favorita.
A indústria de games está sempre lançando coisas novas e tentando se reinventar a cada geração, a fim de proporcionar o melhor para nós, gamers. No final, quem sai perdendo é a pessoa que não abre a mente para novos games e novas experiências.
Mudar de opinião não é ruim. Experimentar jogos que você não está acostumado a jogar é bom e expande os seus horizontes. Não compre um console por ele ser de tal empresa, ou um jogo por ser de tal franquia, sem nem conhecer a concorrência. Jogue o que há de melhor, sem medo de "trair o movimento". Se sua série favorita está ruim, jogue outra que esteja melhor. Não fique parado no tempo jogando algo que não te satisfaz. Este blogueiro que vos escreve era fã incondicional de PES (ou Winning Eleven na época) e hoje em dia prefere FIFA.
Fanatismo demais nunca é recomendável. Nos games isso não é exceção. Não se prive de algumas horas de diversão só por ela ser proporcionada pela " empresa concorrente". Jogue de tudo, sem fanatismos. Quem é fanático a tal ponto só tem a perder, afinal a indústria de games está aí para a nossa diversão.
P.S.: texto escrito por um humilde blogueiro que já teve consoles das três grandes empresas de videogame da atualidade e já foi chamado de nintendista, caixista e sonysta nos comentários do blog.
Existem vários fóruns sobre games, e todos estão repletos de "nintendistas", "sonystas" e "caixistas" se degladeando em discussões sem fim sobre qual empresa é melhor, baseando suas teses em dados estatísticos e defendendo com unhas e dentes sua.empresa favorita até o fim. O mesmo ocorre com fãs de FIFA e PES, Forza e Gran Turismo, Call of Duty e Battlefield, entre outros.
O fato é que tudo isso depende de gosto pessoal, e o que é bom para um pode não ser para outro. Mesmo assim os fanáticos tentam converter outros para seu jogo, console ou empresa favorita.
A indústria de games está sempre lançando coisas novas e tentando se reinventar a cada geração, a fim de proporcionar o melhor para nós, gamers. No final, quem sai perdendo é a pessoa que não abre a mente para novos games e novas experiências.
Mudar de opinião não é ruim. Experimentar jogos que você não está acostumado a jogar é bom e expande os seus horizontes. Não compre um console por ele ser de tal empresa, ou um jogo por ser de tal franquia, sem nem conhecer a concorrência. Jogue o que há de melhor, sem medo de "trair o movimento". Se sua série favorita está ruim, jogue outra que esteja melhor. Não fique parado no tempo jogando algo que não te satisfaz. Este blogueiro que vos escreve era fã incondicional de PES (ou Winning Eleven na época) e hoje em dia prefere FIFA.
Fanatismo demais nunca é recomendável. Nos games isso não é exceção. Não se prive de algumas horas de diversão só por ela ser proporcionada pela " empresa concorrente". Jogue de tudo, sem fanatismos. Quem é fanático a tal ponto só tem a perder, afinal a indústria de games está aí para a nossa diversão.
P.S.: texto escrito por um humilde blogueiro que já teve consoles das três grandes empresas de videogame da atualidade e já foi chamado de nintendista, caixista e sonysta nos comentários do blog.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Tudo sobre o PS Vita
O novo portátil da Sony será lançado no dia 22 de fevereiro nos EUA, Europa e Austrália, e só chega oficialmente no Brasil uma semana depois, no dia 29. O Boteco Gamer preparou um post especial com tudo o que você precisa saber sobre ele! Confiram um vídeo do Playstation Blog sobre o Vita:
O vídeo mostra muitos jogos e funcionalidades, e dá pra ter uma ideia de como será o novo portátil. O Playstation Vita custará 1599 reais por aqui, e a princípio só virá em um pacote com o aparelho, o jogo ModNation Racers, uma case e um cartão de 4GB para armazenamento de jogos. Esses cartões serão necessários para guardar games adquiridos por download, e variam de 4 a 32GB.
Todos os jogos do Vita estarão disponíveis para downloas pela PS Store. Os tamanhos dos jogos variam bastante. Enquanto Uncharted ocupa 3GB de espaço, HotShots Golf precisa de 1.2GB e Super Stardust Delta, apenas 200MB.
Porém, os jogos do PSP não poderão ser transferidos para o PS Vita. No Japão, já existe o programa UMD Passport, que permite os donos de PSP passarem games para o portátil novo. Porém, essa opção não estará presente na versão americana. Mas é possível baixar os jogos do antecessor, e mais de 200 títulos já estão compatíveis com o Vita.
O PS Vita também conta com o Near, um sistema parecido com o StreetPass do 3DS. Nele é possível encontrar pessoas que estejam com o portátil perto de você, acessar e trocar informações e ver o que eles jogaram ou estão jogando. O portátil também conta com vários outros aplicativos próprios, além de uma entrada USB e slot para cartão de memória (que não é o mesmo dos cartões de jogos). A interação com a internet é boa. O Vita tem navegador, além dos aplicativos de Twitter, Facebook, Foursquare, Skype, entre outros.
Vamos às especificações técnicas. Processador ARM Cortex-A9 core de 4 núcleos com uma GPU SGX543MP4+, para gráficos comparáveis aos dos consoles. O portátil possui tela de OLED, multitouch, de 5 polegadas e widescreen, duas câmeras, sensor de movimento, GPS embutido, Wi-Fi, alto-falantes e microfone embutidos e bluetooth. As dimensões assustam um pouco: 18x8cm aproximadamente. Na parte traseira, o portátil tem um painel multitouch, além dos botões faciais e direcionais, também conta com botões superiores e dois analógicos.
Confira um pouco da jogabilidade de Mortal Kombat no Vita:
Talvez um dos maiores problemas do Vita seja a bateria. Graças aos gráficos muito acima da média para um portátil, a duração não passa de 4 horas, aproximadamente, mesmo com todos os recursos possíveis para economizar bateria.
Por fim, confiram uma lista com alguns dos principais jogos do Vita!
Qualquer dúvida, perguntem nos comentários!
O vídeo mostra muitos jogos e funcionalidades, e dá pra ter uma ideia de como será o novo portátil. O Playstation Vita custará 1599 reais por aqui, e a princípio só virá em um pacote com o aparelho, o jogo ModNation Racers, uma case e um cartão de 4GB para armazenamento de jogos. Esses cartões serão necessários para guardar games adquiridos por download, e variam de 4 a 32GB.
Todos os jogos do Vita estarão disponíveis para downloas pela PS Store. Os tamanhos dos jogos variam bastante. Enquanto Uncharted ocupa 3GB de espaço, HotShots Golf precisa de 1.2GB e Super Stardust Delta, apenas 200MB.
Porém, os jogos do PSP não poderão ser transferidos para o PS Vita. No Japão, já existe o programa UMD Passport, que permite os donos de PSP passarem games para o portátil novo. Porém, essa opção não estará presente na versão americana. Mas é possível baixar os jogos do antecessor, e mais de 200 títulos já estão compatíveis com o Vita.
O PS Vita também conta com o Near, um sistema parecido com o StreetPass do 3DS. Nele é possível encontrar pessoas que estejam com o portátil perto de você, acessar e trocar informações e ver o que eles jogaram ou estão jogando. O portátil também conta com vários outros aplicativos próprios, além de uma entrada USB e slot para cartão de memória (que não é o mesmo dos cartões de jogos). A interação com a internet é boa. O Vita tem navegador, além dos aplicativos de Twitter, Facebook, Foursquare, Skype, entre outros.
Vamos às especificações técnicas. Processador ARM Cortex-A9 core de 4 núcleos com uma GPU SGX543MP4+, para gráficos comparáveis aos dos consoles. O portátil possui tela de OLED, multitouch, de 5 polegadas e widescreen, duas câmeras, sensor de movimento, GPS embutido, Wi-Fi, alto-falantes e microfone embutidos e bluetooth. As dimensões assustam um pouco: 18x8cm aproximadamente. Na parte traseira, o portátil tem um painel multitouch, além dos botões faciais e direcionais, também conta com botões superiores e dois analógicos.
Confira um pouco da jogabilidade de Mortal Kombat no Vita:
Talvez um dos maiores problemas do Vita seja a bateria. Graças aos gráficos muito acima da média para um portátil, a duração não passa de 4 horas, aproximadamente, mesmo com todos os recursos possíveis para economizar bateria.
Por fim, confiram uma lista com alguns dos principais jogos do Vita!
Qualquer dúvida, perguntem nos comentários!
domingo, 12 de fevereiro de 2012
sábado, 11 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Píxels da Semana #71
Sexta feira, dia em que o fim de semana se aproxima, e com ele, chegam os Píxels da Semana! Vamos às notícias...
-PS Vita custará 1599 reais no Brasil. Salgado esse preço, hein?
-Jogos do PS Vita poderão ser adquiridos por download, mas terão o mesmo preço do jogo físico. Vão custar cerca de 169 reais aqui em terras tupiniquins.
-Modo de criação no Skyrim já foi lançado!
-PSN mudou de nome! Agora é Sony Entertainment Network. Com isso, a empresa quer integrar vários serviços na mesma rede.
-Little Big Planet Kart Racing anunciado para PS3! O game terá suporte ao Move e contará com efeito 3D.
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Kingdoms of Amalur: Reckoning
-The Darkness 2
-Gotham City Impostors
-Jak and Dexter Collection
-Shank 2
Xbox 360
-Kingdoms of Amalur: Reckoning
-The Darkness 2
-Gotham City Impostors
-Shank 2
DS
-Jewel Link Chronicles: Mountains of Madness
3DS
-Resident Evil Revelations
Destaque da semana: as péssimas notícias sobre o preço do PS Vita e seus jogos. Mas pelo menos a semana teve bons lançamentos.
-PS Vita custará 1599 reais no Brasil. Salgado esse preço, hein?
-Jogos do PS Vita poderão ser adquiridos por download, mas terão o mesmo preço do jogo físico. Vão custar cerca de 169 reais aqui em terras tupiniquins.
-Modo de criação no Skyrim já foi lançado!
-PSN mudou de nome! Agora é Sony Entertainment Network. Com isso, a empresa quer integrar vários serviços na mesma rede.
-Little Big Planet Kart Racing anunciado para PS3! O game terá suporte ao Move e contará com efeito 3D.
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Kingdoms of Amalur: Reckoning
-The Darkness 2
-Gotham City Impostors
-Jak and Dexter Collection
-Shank 2
Xbox 360
-Kingdoms of Amalur: Reckoning
-The Darkness 2
-Gotham City Impostors
-Shank 2
DS
-Jewel Link Chronicles: Mountains of Madness
3DS
-Resident Evil Revelations
Destaque da semana: as péssimas notícias sobre o preço do PS Vita e seus jogos. Mas pelo menos a semana teve bons lançamentos.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Deja Vú #29 - The Sims
A série The Sims está completando 12 anos esse mês, então nada mais justo que homenageá-la com um Deja Vú!
The Sims começou como um spin off de Sim City, que já existia desde 1989. O primeiro game foi lançado originalmente para PC em 4 de fevereiro de 2000, e três anos depois foi para PS2, Xbox e GameCube. Algo extremamente inovador para a época, The Sims buscava simular a vida de um cidadão comum. Nada de heróis, cavaleiros, encanadores salvando princesas ou seres sobrenaturais. E é exatamente esse o diferencial do jogo.
O jogador cria personagens, denominados Sims, e tem 20 mil Simoleons a princípio para começar sua vida nos arredores de SimCity. É possível comprar ou construir uma casa, e depois reformá-la como bem entender, comprar mobília e deixar a casa como quiser. A partir daí, a simulação começa. O Sim tem que se alimentar, fazer suas necessidades, interagir com outras pessoas e objetos, se entreter, dormir, entre outras inúmeras atividades.
As ações em The Sims causam certas consequências. Não ser higiênico pode fazer sua casa virar um chiqueiro, por exemplo. Você também tem certas obrigações da vida real, nem tão divertidas, como trabalhar, pagar contas, entre outras coisas. São as suas decisões que vão dizer o rumo que seu Sim irá tomar.
Os gráficos são abaixo da média da época. O visual mescla personagens tridimensionais com cenários pré-renderizados em duas dimensões. Mas a inteligência artificial e os sistemas de simulação são extremamente avançados, e talvez essa seja uma das marcas da série. Uma das características que se pode notar em The Sims é que o game não acaba nunca. É um jogo com vida útil indefinida, e não há como zerá-lo.
The Sims é um jogo inovador, com um conceito totalmente novo. Em 2002, tornou-se o jogo mais vendido da história nos PCs, e em 2009 a franquia já havia vendido mais de 100 milhões de jogos. As críticas foram sempre muito positiva e a série ganhou vários outros lançamentos e spin offs. Hoje é um ícone dos games, e um sucesso concretizado.
Dica do leitor @rodrifz
The Sims começou como um spin off de Sim City, que já existia desde 1989. O primeiro game foi lançado originalmente para PC em 4 de fevereiro de 2000, e três anos depois foi para PS2, Xbox e GameCube. Algo extremamente inovador para a época, The Sims buscava simular a vida de um cidadão comum. Nada de heróis, cavaleiros, encanadores salvando princesas ou seres sobrenaturais. E é exatamente esse o diferencial do jogo.
O jogador cria personagens, denominados Sims, e tem 20 mil Simoleons a princípio para começar sua vida nos arredores de SimCity. É possível comprar ou construir uma casa, e depois reformá-la como bem entender, comprar mobília e deixar a casa como quiser. A partir daí, a simulação começa. O Sim tem que se alimentar, fazer suas necessidades, interagir com outras pessoas e objetos, se entreter, dormir, entre outras inúmeras atividades.
As ações em The Sims causam certas consequências. Não ser higiênico pode fazer sua casa virar um chiqueiro, por exemplo. Você também tem certas obrigações da vida real, nem tão divertidas, como trabalhar, pagar contas, entre outras coisas. São as suas decisões que vão dizer o rumo que seu Sim irá tomar.
Os gráficos são abaixo da média da época. O visual mescla personagens tridimensionais com cenários pré-renderizados em duas dimensões. Mas a inteligência artificial e os sistemas de simulação são extremamente avançados, e talvez essa seja uma das marcas da série. Uma das características que se pode notar em The Sims é que o game não acaba nunca. É um jogo com vida útil indefinida, e não há como zerá-lo.
The Sims é um jogo inovador, com um conceito totalmente novo. Em 2002, tornou-se o jogo mais vendido da história nos PCs, e em 2009 a franquia já havia vendido mais de 100 milhões de jogos. As críticas foram sempre muito positiva e a série ganhou vários outros lançamentos e spin offs. Hoje é um ícone dos games, e um sucesso concretizado.
Dica do leitor @rodrifz
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Trailer do Zelda de Wii U?
Confiram esse trailer de The Legend of Zelda: The Lost Oracle, para Wii U:
Incrível, não? Mas é fake. Confesso que eu também fui pego de surpresa, e também cheguei a acreditar na veracidade do trailer, até pela riqueza de detalhes e meticulosidade com a qual foi produzido. Pena que foi feito por um fã, e não tem nada de oficial. Mas com certeza é muito bem feito, merece nossos parabéns. Quem fez o trailer, há algum tempinho, foi o Joel Furtado. Bem que a Nintendo podia se inspirar em alguns elementos desse Zelda fictício para criar o de Wii U!
Incrível, não? Mas é fake. Confesso que eu também fui pego de surpresa, e também cheguei a acreditar na veracidade do trailer, até pela riqueza de detalhes e meticulosidade com a qual foi produzido. Pena que foi feito por um fã, e não tem nada de oficial. Mas com certeza é muito bem feito, merece nossos parabéns. Quem fez o trailer, há algum tempinho, foi o Joel Furtado. Bem que a Nintendo podia se inspirar em alguns elementos desse Zelda fictício para criar o de Wii U!
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Teorias sobre Assassin's Creed 3
A cada ano que passa, a série Assassin's Creed vem se fortalecendo com games cada vez melhores e uma história cada vez mais intrigante e bem elaborada. Após passar por locais como Jerusalém, Florença, Roma e Constantinopla, e por diversas épocas diferentes, ao que tudo indica a série vai iniciar um novo arco com o próximo jogo. As especulações sobre localidades, protagonistas e o enredo não param de surgir. Talvez esse post contenha alguns spoilers, então cuidado ao ler!
Em AC1, a história de Altaïr foi abordada. Já no AC2, vivemos na pele de Ezio. Assassin's Creed Brotherhood foi uma continuação imediata do 2. E AC Revelations prendeu as pontas soltas de ambos os personagens. Mas o real protagonista desses jogos foi Desmond Miles, que viveu as memórias de seus antecessores Ezio e Altaïr, e agora tenta impedir uma grande catástrofe com as informações que ele reuniu a partir dessas lembranças. Uma teoria é a de que em AC3, o próprio Desmond vai ser o personagem controlado o tempo todo, já que ele ainda não cumpriu seu papel na história por completo.
Mas um Assassin's Creed que se passa num mundo tecnológico, sem nenhum contexto histórico, seria uma aberração. Afinal, essa é uma das principais características da série. Então acho extremamente improvável que Desmond seja o personagem principal do jogo. Creio ele precise revisitar memórias de outros assassinos, mas não Altaïr e nem Ezio. Ou seja, talvez um novo personagem chave seja introduzido no game.
Então chegamos à Shao Jun. A jovem assassina chinesa que apareceu no filme Assassin's Creed: Embers. Uma das teorias afirma que Desmond tem que achar a família de Eva para cumprir sua missão, e talvez ela seja essa descendente. Daí vem o rumor de que AC3 vai se passar na China. Mas, como eu já havia dito anteriormente em outros posts, também se fala que o jogo pode ter como contexto histórico a Revolução Americana, a queda dos Faraós do Egito, entre outros eventos importantes.
Outras teorias afirmam que o final do AC Revelations indica que as memórias do filho de Altaïr serão usadas no novo game. Só sabemos que por enquanto tudo não passa de especulações, mas é interessante ver que a Ubisoft tem inúmeras possibilidades para essa série com um universo tão rico e um enredo tão bom.
A localização ou época de AC3 são desconhecidas, apesar das inúmeras especulações. Porém o que eu arriscaria afirmar é que um novo assassino será revelado, e que Desmond terá uma importância muito maior nesse game do que nos outros. Muito provavelmente essas teorias estão erradas, mas quando Assassin's Creed 3 for anunciado, saberemos se esses palpites estão certos. Só nos resta aguardar...
Em AC1, a história de Altaïr foi abordada. Já no AC2, vivemos na pele de Ezio. Assassin's Creed Brotherhood foi uma continuação imediata do 2. E AC Revelations prendeu as pontas soltas de ambos os personagens. Mas o real protagonista desses jogos foi Desmond Miles, que viveu as memórias de seus antecessores Ezio e Altaïr, e agora tenta impedir uma grande catástrofe com as informações que ele reuniu a partir dessas lembranças. Uma teoria é a de que em AC3, o próprio Desmond vai ser o personagem controlado o tempo todo, já que ele ainda não cumpriu seu papel na história por completo.
Mas um Assassin's Creed que se passa num mundo tecnológico, sem nenhum contexto histórico, seria uma aberração. Afinal, essa é uma das principais características da série. Então acho extremamente improvável que Desmond seja o personagem principal do jogo. Creio ele precise revisitar memórias de outros assassinos, mas não Altaïr e nem Ezio. Ou seja, talvez um novo personagem chave seja introduzido no game.
Então chegamos à Shao Jun. A jovem assassina chinesa que apareceu no filme Assassin's Creed: Embers. Uma das teorias afirma que Desmond tem que achar a família de Eva para cumprir sua missão, e talvez ela seja essa descendente. Daí vem o rumor de que AC3 vai se passar na China. Mas, como eu já havia dito anteriormente em outros posts, também se fala que o jogo pode ter como contexto histórico a Revolução Americana, a queda dos Faraós do Egito, entre outros eventos importantes.
Outras teorias afirmam que o final do AC Revelations indica que as memórias do filho de Altaïr serão usadas no novo game. Só sabemos que por enquanto tudo não passa de especulações, mas é interessante ver que a Ubisoft tem inúmeras possibilidades para essa série com um universo tão rico e um enredo tão bom.
A localização ou época de AC3 são desconhecidas, apesar das inúmeras especulações. Porém o que eu arriscaria afirmar é que um novo assassino será revelado, e que Desmond terá uma importância muito maior nesse game do que nos outros. Muito provavelmente essas teorias estão erradas, mas quando Assassin's Creed 3 for anunciado, saberemos se esses palpites estão certos. Só nos resta aguardar...
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Mídia digital: o fim da pirataria?
Desde que o homem é homem existem pessoas que se apossam de propriedade alheia. Ato também conhecido como roubo. Essa prática foi tornando-se cada vez mais complexa, e nos dias atuais existem várias maneiras de cometê-la. A pirataria não deixa de ser uma dessas maneiras, mas no caso é a propriedade intelectual que foi roubada. Aqui no Boteco Gamer, já falamos várias vezes sobre a pirataria, sob diversos pontos de vista, mas não há como negar que é um crime. Justificável, mas não deixa de ser crime.
Muitas formas de combate à pirataria foram criadas nos últimos anos, mas a maioria falhou. As pessoas sempre conseguem dar um jeito de burlar o sistema para utilizar produtos falsificados, principalmente quando o assunto é videogame. Porém o futuro não parece dos melhores para os piratas do século XXI. Não estou falando de métodos falhos como o SOPA e PIPA, mas de algo que obteve resultado, como o Playstation 3.
Claro que ainda existem meios para burlar a segurança do PS3, mas a pirataria, apesar de possível, tornou-se inviável no console. O que se deve ao Blu-Ray, mídia bastante cara, necessária para rodar os games. Muito provavelmente os videogames da próxima geração terão o mesmo tipo de mídia, fazendo com que a pirataria se enfraqueça bruscamente. Mas o golpe final ainda está por vir.
Talvez eu esteja errado, mas num futuro não tão distante, todos os jogos serão vendidos em mídia digital, impossibilitando completamente a falsificação e matando de vez a pirataria nos games. Porém, isso pode ser uma faca de dois gumes, afinal também não teremos mais como comprar jogos usados e, muito menos, sentir o cheirinho de manual. As lojas físicas também sairão muito prejudicadas caso isso aconteça. Ou seja, matar a pirataria implica em matar grande parte do mercado de games. Talvez ainda não estejamos prontos para isso...
domingo, 5 de fevereiro de 2012
sábado, 4 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Píxels da Semana #70
Essa é a 70ª edição dos Píxels da Semana, e isso quer dizer que o Boteco Gamer está ativo a 70 semanas. Deixemos de rodeios e, sem mais delongas, vamos ao que interessa: as notícias!
-Talvez um novo jogo da série Ace Attorney seja lançado em 2012! A Capcom ainda não revelou para qual plataforma. Ainda sobre a série, o filme do Phoenix Wright vai ter lançamento no ocidente! Espero que aqui no Brasil também...
-Alguns rumores sobre o Assassin's Creed 3 dizem que o game terá como protagonista o filho do Altaïr. Outros dizem que não é nada disso, e o jogo vai se passar na China, com a personagem Shao Jun, recentemente revelada. E ainda outros que AC3 vai se passar na Revolução Americana. Ou seja, estamos mais perdidos que filho de meretriz em dia dos pais.
-Nintendo admite que Wii U não vai competir com PS4/X720. Ou o console só vai durar até o fim dessa geração, ou a Big N realmente está em outro segmento.
-Skyrim vai ganhar um creation mode. Se preparem para coisas (mais) esquisitas ainda no game pipocando na Internet!
-Trailer do lançamento do Final Fantasy XIII-2:
-Amazing Spiderman, um dos filmes mais esperados de 2012, terá um game lançado na metade do ano! O amigão da vizinhança vai voltar aos consoles com estilo!
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Final Fantasy XIII-2
-SoulCalibur V
-NeverDead
-Dead Island: Ryder White
Xbox 360
-Final Fantasy XIII-2
-SoulCalibur V
-NeverDead
-Dead Island: Ryder White
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System - Cain Velasquez Workout Pack
DS
-GO Series: Undead Storm
3DS
-Pro Evolution Soccer 2012 3D
-Sakura Samurai: Art of the Sword
Destaque da semana: os lançamentos bons voltaram a aparecer essa semana!
-Talvez um novo jogo da série Ace Attorney seja lançado em 2012! A Capcom ainda não revelou para qual plataforma. Ainda sobre a série, o filme do Phoenix Wright vai ter lançamento no ocidente! Espero que aqui no Brasil também...
-Alguns rumores sobre o Assassin's Creed 3 dizem que o game terá como protagonista o filho do Altaïr. Outros dizem que não é nada disso, e o jogo vai se passar na China, com a personagem Shao Jun, recentemente revelada. E ainda outros que AC3 vai se passar na Revolução Americana. Ou seja, estamos mais perdidos que filho de meretriz em dia dos pais.
-Nintendo admite que Wii U não vai competir com PS4/X720. Ou o console só vai durar até o fim dessa geração, ou a Big N realmente está em outro segmento.
-Skyrim vai ganhar um creation mode. Se preparem para coisas (mais) esquisitas ainda no game pipocando na Internet!
-Trailer do lançamento do Final Fantasy XIII-2:
-Amazing Spiderman, um dos filmes mais esperados de 2012, terá um game lançado na metade do ano! O amigão da vizinhança vai voltar aos consoles com estilo!
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Final Fantasy XIII-2
-SoulCalibur V
-NeverDead
-Dead Island: Ryder White
Xbox 360
-Final Fantasy XIII-2
-SoulCalibur V
-NeverDead
-Dead Island: Ryder White
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System - Cain Velasquez Workout Pack
DS
-GO Series: Undead Storm
3DS
-Pro Evolution Soccer 2012 3D
-Sakura Samurai: Art of the Sword
Destaque da semana: os lançamentos bons voltaram a aparecer essa semana!
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Vida útil dos consoles
Muitas notícias e, principalmente, rumores vêm pipocando na Internet sobre o "Xbox Loop", "Xbox 720", "Playstation 4", e qualquer outro codinome possível para um console da próxima geração. Até a possibilidade de uma união entre o Xbox e o Playstation foi cogitada! A Sony já se pronunciou negando qualquer especulação sobre mostrar seu próximo videogame na E3 desse ano. Mesmo estando a mais de 5 anos no mercado, o PS3 ainda mantém-se firme na geração. A vida útil dos consoles está aumentando?
No caso dos consoles da Big N, não. A vida útil costumava ser maior antes, e agora está voltando a crescer. Entre o lançamento do Nintendo e do Super Nintendo se passaram sete anos. Daí para o Nintendo 64, foram seis anos. E cinco anos para o GameCube, e dele para o Wii também. Agora o Wii U vai ser lançado, seis anos depois de seu antecessor.
Já nas concorrentes, a vida útil vem se expandindo nessa geração. Do Playstation 1 para o 2, houve um hiato de seis anos. Mesmo intervalo entre o PS2 e o PS3. Em 2012, o console vai completar os mesmos seis anos, e ainda sem previsão de lançamento de um sucessor. O crescimento é ainda mais perceptível na linha da Microsoft. Entre o Xbox e o 360, foram apenas quatro anos. Agora o X360 vai completar sete anos no mercado e, apesar dos rumores, ainda não possui expectativa de ser descontinuado.
Talvez essa mudança na política das empresas se dê pelo fato de que as novas tecnologias ainda precisem ser aprimoradas, e a inovação precisa ser grande para um console novo. Hoje, surpreender o consumidor está se tornando cada vez mais difícil, mesmo com as possibilidades infinitas do progresso tecnológico, e os videogames atuais ainda não tiveram todo seu potencial extraído ao máximo. Talvez os tão esperados PS4 e X720 sejam lançados em 2013 ou 2014, mas com certeza essa geração ainda deve render muito. Quem ganha com isso somos nós, gamers, que podemos desfrutar dos consoles por mais tempo!
No caso dos consoles da Big N, não. A vida útil costumava ser maior antes, e agora está voltando a crescer. Entre o lançamento do Nintendo e do Super Nintendo se passaram sete anos. Daí para o Nintendo 64, foram seis anos. E cinco anos para o GameCube, e dele para o Wii também. Agora o Wii U vai ser lançado, seis anos depois de seu antecessor.
Já nas concorrentes, a vida útil vem se expandindo nessa geração. Do Playstation 1 para o 2, houve um hiato de seis anos. Mesmo intervalo entre o PS2 e o PS3. Em 2012, o console vai completar os mesmos seis anos, e ainda sem previsão de lançamento de um sucessor. O crescimento é ainda mais perceptível na linha da Microsoft. Entre o Xbox e o 360, foram apenas quatro anos. Agora o X360 vai completar sete anos no mercado e, apesar dos rumores, ainda não possui expectativa de ser descontinuado.
Talvez essa mudança na política das empresas se dê pelo fato de que as novas tecnologias ainda precisem ser aprimoradas, e a inovação precisa ser grande para um console novo. Hoje, surpreender o consumidor está se tornando cada vez mais difícil, mesmo com as possibilidades infinitas do progresso tecnológico, e os videogames atuais ainda não tiveram todo seu potencial extraído ao máximo. Talvez os tão esperados PS4 e X720 sejam lançados em 2013 ou 2014, mas com certeza essa geração ainda deve render muito. Quem ganha com isso somos nós, gamers, que podemos desfrutar dos consoles por mais tempo!
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Checkpoint #21
Fim de férias, volta às aulas, e como em todo começo de mês, aqui está a sessão de avisos do blog. O checkpoint!
-Novo parceiro do Boteco Gamer! Visitem o FPSxploit, o novo parceiro do blog!
-Não deixem de escutar e baixar o CD da banda DustUp!
-O blog passou as 44.400 visitas, sendo mais de 3.600 só no mês passado! Muito obrigado a todos que acessam!
-A enquete do mês passado se encerrou, e o jogo mais esperado de 2012, com 76% dos votos foi GTA V. Eu concordo plenamente com o resultado. Esse jogo tem tudo pra ser o melhor do ano. Mas vamos esperar...
-A nova enquete está no ar. A pergunta é: O que você leva mais em conta na hora de comprar um videogame? Votem!
-O último aviso é sobre algo que pode ou não acontecer em um futuro próximo. Talvez vocês se deparem com publicidade no Boteco Gamer, mas fiquem tranquilos porque vou fazer de tudo para que o blog não fique (mais) poluído visualmente. E eu ainda não tenho certeza se realmente vai acontecer, só estou alertando para não pegar ninguém de surpresa.
E é isso... até o próximo boletim de informações internas do blog!
-Novo parceiro do Boteco Gamer! Visitem o FPSxploit, o novo parceiro do blog!
-Não deixem de escutar e baixar o CD da banda DustUp!
-O blog passou as 44.400 visitas, sendo mais de 3.600 só no mês passado! Muito obrigado a todos que acessam!
-A enquete do mês passado se encerrou, e o jogo mais esperado de 2012, com 76% dos votos foi GTA V. Eu concordo plenamente com o resultado. Esse jogo tem tudo pra ser o melhor do ano. Mas vamos esperar...
-A nova enquete está no ar. A pergunta é: O que você leva mais em conta na hora de comprar um videogame? Votem!
-O último aviso é sobre algo que pode ou não acontecer em um futuro próximo. Talvez vocês se deparem com publicidade no Boteco Gamer, mas fiquem tranquilos porque vou fazer de tudo para que o blog não fique (mais) poluído visualmente. E eu ainda não tenho certeza se realmente vai acontecer, só estou alertando para não pegar ninguém de surpresa.
E é isso... até o próximo boletim de informações internas do blog!
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Rumores sobre Assassin's Creed 3
A série Assassin's Creed está se tornando cada vez mais popular e angariando novos fãs a cada lançamento. E o próximo jogo da franquia parece que está despertando a curiosidade de todos, e aquecendo discussões sobre o rumo da história. Ainda não há nada oficial, mas existem especulações de que a Ubisoft vai revelar um trailer do AC3 muito em breve, talvez ainda no primeiro trimestre do ano!
As localidades e épocas em que o game pode se passar são muitas. Entre as possibilidades mais cotadas estão a Revolução Americana, a II Guerra Mundial, a ascensão de César na Roma Antiga, as guerras feudais do Japão, a China antiga, a Revolução Russa e a queda dos faraós no Egito.
Assassin's Creed é uma série que tem como um dos pontos fortes a história complexa e cheia de reviravoltas, e caso os rumores se confirmem, o próximo jogo pode ser o último da saga de Desmond. Nos resta esperar por um anúncio oficial da Ubisoft.
O humilde blogueiro que vos fala gostaria de expressar sua opinião. Como um grande fã da série, eu realmente acho que seria muito interessante que o próximo jogo se passe na Roma Antiga, Egito ou China.
As localidades e épocas em que o game pode se passar são muitas. Entre as possibilidades mais cotadas estão a Revolução Americana, a II Guerra Mundial, a ascensão de César na Roma Antiga, as guerras feudais do Japão, a China antiga, a Revolução Russa e a queda dos faraós no Egito.
Assassin's Creed é uma série que tem como um dos pontos fortes a história complexa e cheia de reviravoltas, e caso os rumores se confirmem, o próximo jogo pode ser o último da saga de Desmond. Nos resta esperar por um anúncio oficial da Ubisoft.
O humilde blogueiro que vos fala gostaria de expressar sua opinião. Como um grande fã da série, eu realmente acho que seria muito interessante que o próximo jogo se passe na Roma Antiga, Egito ou China.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Nintendo Network confirmado!
O sistema irá abolir os Friend Codes, e agora os usuários terão contas pessoais e poderão interagir muito mais livremente pela rede. A Nintendo Network vai permitir download de jogos, conteúdo extra, competições online, entre outros recursos. Ou seja, finalmente os consoles da Big N terão uma rede online ao nível da geração!
domingo, 29 de janeiro de 2012
sábado, 28 de janeiro de 2012
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Píxels da Semana #69
Mais uma semana se passou. O que aconteceu de mais importante nas últimas sete luas você vê aqui nos Píxels da Semana, do Boteco Gamer!
-Rumores sobre o sucessor do Xbox 360 pipocaram na internet essa semana. Reza a lenda que o Xbox 720 (ou seja lá o nome dele) será de seis a oito vezes mais potente que o X360, rodaria Blu-Ray, vai vir com o "Kinect 2" e talvez não rode jogos usados. Lembrando que nenhuma dessas informações é oficial, mas essa história de não rodar jogo usado está assustando muita gente...
-O Neo Geo Pocket está de volta, e com 20 jogos clássicos do portátil embutidos! Ainda sem data de lançamento, mas já com muita expectativa...
-Mais rumores: a Nintendo está querendo mudar o nome do Wii U para não causar confusão com o antecessor Wii. As produtoras já teriam recebido o kit de desenvolvimento do console, que deve ser lançado no final de 2012. Lembrem-se: nada oficial.
-A Big N revelou as vendas totais de seus videogames. O Wii já ultrapassou a marca dos 94 milhões de consoles vendidos, enquanto o 3DS passou as 15 milhões de vendas. O destaque ficou com a família DS (DS, DS Lite, DSi e DSi XL) que vendeu mais de 150 milhões de portáteis e está quase alcançando o PS2!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Scarygirl
Xbox 360
-Quarrel
-Puddle
-Avatar Grand Prix
-Ninja Sneaking 2
Wii
-Newton vs. The Horde
DS
-Flipper 2: Flush the Goldfish
-Lol's Alphabet Train
3DS
-Mutant Mudds
Destaque da semana: os rumores envolvendo o Wii U e o Xbox 720 tomara conta dos noticiários essa semana.
-Rumores sobre o sucessor do Xbox 360 pipocaram na internet essa semana. Reza a lenda que o Xbox 720 (ou seja lá o nome dele) será de seis a oito vezes mais potente que o X360, rodaria Blu-Ray, vai vir com o "Kinect 2" e talvez não rode jogos usados. Lembrando que nenhuma dessas informações é oficial, mas essa história de não rodar jogo usado está assustando muita gente...
-O Neo Geo Pocket está de volta, e com 20 jogos clássicos do portátil embutidos! Ainda sem data de lançamento, mas já com muita expectativa...
-Mais rumores: a Nintendo está querendo mudar o nome do Wii U para não causar confusão com o antecessor Wii. As produtoras já teriam recebido o kit de desenvolvimento do console, que deve ser lançado no final de 2012. Lembrem-se: nada oficial.
-A Big N revelou as vendas totais de seus videogames. O Wii já ultrapassou a marca dos 94 milhões de consoles vendidos, enquanto o 3DS passou as 15 milhões de vendas. O destaque ficou com a família DS (DS, DS Lite, DSi e DSi XL) que vendeu mais de 150 milhões de portáteis e está quase alcançando o PS2!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Scarygirl
Xbox 360
-Quarrel
-Puddle
-Avatar Grand Prix
-Ninja Sneaking 2
Wii
-Newton vs. The Horde
DS
-Flipper 2: Flush the Goldfish
-Lol's Alphabet Train
3DS
-Mutant Mudds
Destaque da semana: os rumores envolvendo o Wii U e o Xbox 720 tomara conta dos noticiários essa semana.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Deja Vú #28 - Kid Icarus
A sessão nostalgia do Boteco Gamer vai desenterrar mais um clássico do fundo do baú. Hoje vamos falar de Kid Icarus!
Um game lançado em 1986 para NES, Kid Icarus conta a história do anjo Pit, que precisa conquistar três tesouros sagrados a fim de salvar sua terra (terra?) natal, Angel Land, e a deusa Palutena. A estrutura do game se baseava em fases bidimensionais, nas quais Pit precisava derrotar inimigos, coletar itens e ao chegar ao final dos estágios, lutava contra um chefão para obter um dos tesouros.
Apesar de parecer apenas mais um game de plataforma 2D dos anos 80, Kid Icarus possui um grande diferencial. O jogo tem vários elementos de RPG, como o arco que Pit usa para combater os inimigos, que pode ser desenvolvido ao longo da aventura. A cada fase, dependendo da pontuação do jogador, a barra de vida do protagonista é acrescida. O game também conta com lojas, que oferecem itens úteis.
O mundo de Kid Icarus é dividido em três: o submundo, a superfície e o céu, cada qual com suas peculiaridades. No submundo e no céu, o protagonista deve subir até o topo das fases, enquanto na superfície, a progressão é lateral. Ao final dos mundos, Pit deve passar por labirintos para encontrar o chefão que guarda o tesouro que ele procura.
Uma das características mais interessantes do jogo é o fato dele se passar numa Grécia fictícia, e ter alusões a várias partes da rica mitologia grega, principalmente na história do game. A deusa Palutena, que governa Angel Land ,foi derrotada e presa pela Medusa, que é uma criatura mitológica. E outro fator legal é que Kid Icarus tem finais diferentes, dependendo do desempenho do jogador. Claro que eu não vou contar spoilers.
A série andava um tanto quanto esquecida, até que Pit apareceu no Super Smash Bros. Brawl como personagem jogável, e agora o 3DS vai receber Kid Icarus: Uprising. Uma das franquias mais interessantes da Big N está sendo revivida, e claro que isso é merecido. Kid Icarus é um excelente jogo!
Um game lançado em 1986 para NES, Kid Icarus conta a história do anjo Pit, que precisa conquistar três tesouros sagrados a fim de salvar sua terra (terra?) natal, Angel Land, e a deusa Palutena. A estrutura do game se baseava em fases bidimensionais, nas quais Pit precisava derrotar inimigos, coletar itens e ao chegar ao final dos estágios, lutava contra um chefão para obter um dos tesouros.
Apesar de parecer apenas mais um game de plataforma 2D dos anos 80, Kid Icarus possui um grande diferencial. O jogo tem vários elementos de RPG, como o arco que Pit usa para combater os inimigos, que pode ser desenvolvido ao longo da aventura. A cada fase, dependendo da pontuação do jogador, a barra de vida do protagonista é acrescida. O game também conta com lojas, que oferecem itens úteis.
O mundo de Kid Icarus é dividido em três: o submundo, a superfície e o céu, cada qual com suas peculiaridades. No submundo e no céu, o protagonista deve subir até o topo das fases, enquanto na superfície, a progressão é lateral. Ao final dos mundos, Pit deve passar por labirintos para encontrar o chefão que guarda o tesouro que ele procura.
Uma das características mais interessantes do jogo é o fato dele se passar numa Grécia fictícia, e ter alusões a várias partes da rica mitologia grega, principalmente na história do game. A deusa Palutena, que governa Angel Land ,foi derrotada e presa pela Medusa, que é uma criatura mitológica. E outro fator legal é que Kid Icarus tem finais diferentes, dependendo do desempenho do jogador. Claro que eu não vou contar spoilers.
A série andava um tanto quanto esquecida, até que Pit apareceu no Super Smash Bros. Brawl como personagem jogável, e agora o 3DS vai receber Kid Icarus: Uprising. Uma das franquias mais interessantes da Big N está sendo revivida, e claro que isso é merecido. Kid Icarus é um excelente jogo!
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
As empresas estão com medo de arriscar?
Muitas pessoas reclamam que as empresas não inovam muito em seus jogos, principalmente em franquias com lançamentos anuais. E, infelizmente, com razão. Hoje em dia muito pouco conteúdo dos jogos é realmente novo. A maior parte da experiência é algo já conhecido e de sucesso, garantia de boas vendas e lucros.
Os fãs que me desculpem, mas séries como Call of Duty, FIFA, PES, entre outras que possuem lançamentos a cada ano, não têm muitas novidades. Isso se deve ao pouco tempo de desenvolvimento dos jogos. Mas também ao fato de que as pessoas compram, e a cada ano as vendas batem recordes. Porém um dos motivos pelos quais as desenvolvedoras não arriscam é exatamente porque as pessoas não andam interessadas em experimentar coisas novas.
Empresas que tentam inovar e criar experiências inéditas acabam não obtendo sucesso. Um jogo como FIFA que tem versões novas a cada ano, sem muitas novidades entre uma e outra, vende muito mais que um conceito totalmente inovador como De Blob. E o desinteresse dos consumidores por jogos novos faz com que empresas como EA, Activision, Ubisoft, Konami, entre outras, continuem mantendo a fórmula de sucesso. Afinal, em time que está ganhando não se mexe.
Os gamers reclamam de falta de inovação nos jogos atuais. Mas é a certeza dos lucros que faz com que as empresas arrisquem pouco em suas franquias, e são os próprios gamers que fazem com que as empresas ajam assim. É preciso uma mudança de atitude por parte dos próprios consumidores para que as desenvolvedoras tenham motivos para arriscar.
Os fãs que me desculpem, mas séries como Call of Duty, FIFA, PES, entre outras que possuem lançamentos a cada ano, não têm muitas novidades. Isso se deve ao pouco tempo de desenvolvimento dos jogos. Mas também ao fato de que as pessoas compram, e a cada ano as vendas batem recordes. Porém um dos motivos pelos quais as desenvolvedoras não arriscam é exatamente porque as pessoas não andam interessadas em experimentar coisas novas.
Empresas que tentam inovar e criar experiências inéditas acabam não obtendo sucesso. Um jogo como FIFA que tem versões novas a cada ano, sem muitas novidades entre uma e outra, vende muito mais que um conceito totalmente inovador como De Blob. E o desinteresse dos consumidores por jogos novos faz com que empresas como EA, Activision, Ubisoft, Konami, entre outras, continuem mantendo a fórmula de sucesso. Afinal, em time que está ganhando não se mexe.
Os gamers reclamam de falta de inovação nos jogos atuais. Mas é a certeza dos lucros que faz com que as empresas arrisquem pouco em suas franquias, e são os próprios gamers que fazem com que as empresas ajam assim. É preciso uma mudança de atitude por parte dos próprios consumidores para que as desenvolvedoras tenham motivos para arriscar.
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Nintendo Network pode estar a caminho!
O usuário do twitter @joshua_x_ postou a foto da caixa de TheAtRhythm: Final Fantasy e o que chamou a atenção foi o ícone no canto superior direito da capa:
É possível ler claramente "Nintendo Network" no ícone. Será que a Big N estaria planejando um novo sistema online? Muito se especula sobre uma rede unificada entre o 3DS e o futuro Wii U. Talvez essa rede seja o Nintendo Network da imagem!
Fonte
UPDATE - A NINTENDO AFIRMOU QUE O SERVIÇO NINTENDO NETWORK NADA MAIS É QUE A WI-FI CONNECTION QUE TODO CONHECEMOS. (mas ainda esperamos que a empresa lance uma rede online decente.)
É possível ler claramente "Nintendo Network" no ícone. Será que a Big N estaria planejando um novo sistema online? Muito se especula sobre uma rede unificada entre o 3DS e o futuro Wii U. Talvez essa rede seja o Nintendo Network da imagem!
Fonte
UPDATE - A NINTENDO AFIRMOU QUE O SERVIÇO NINTENDO NETWORK NADA MAIS É QUE A WI-FI CONNECTION QUE TODO CONHECEMOS. (mas ainda esperamos que a empresa lance uma rede online decente.)
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
SOPA e PIPA: censura na Internet?
Os assuntos que andam dominando os noticiários e, principalmente, as redes sociais são a Luiza e o BBB os projetos de lei norte-americanos Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect IP Act (PIPA) que visam combater a pirataria, mas na verdade iriam praticamente censurar a Internet. Não vou fazer nenhum trocadilho com os nomes dos projetos, até porque você já deve ter lido muitos. Todo mundo está falando sobre isso menos a Luiza, que voltou do Canadá. Muitos protestos foram feitos, e as duas leis foram arquivadas. Mas o Boteco Gamer não poderia deixar de falar sobre o assunto numa visão gamer.
A princípio, esse debate parece não ter muita relação com o mundo dos games. Mas vamos analisar de outro ângulo. Os projetos de lei não só tiram todo o direito à liberdade de expressão dos internautas, como também classifica todos os usuários da grande rede como possíveis criminosos. Assim como os bancos e aeroportos, ao fazerem você passar por um detector de metais. Mas nesse caso, não é apenas por mera prevenção, e sim para obterem total controle da Internet.
A grande rede de computadores é um fenômeno tecnológico e social sem precedentes, e a indústria de entretenimento - TV, filmes, livros e, adivinhem, games - acabou perdendo espaço de uma maneira muito brusca na última década com a popularização da Internet, e a proliferação de computadores nos lares. Hoje em dia, uma conta de e-mail é praticamente tão importante quanto um RG. E uma maneira das grandes corporações do entretenimento recuperarem esse espaço perdido seria controlando a Internet, e impedindo o compartilhamento de seus preciosos produtos protegidos por direitos autorais. Ok, mas o que isso tem a ver com games?
O método de censura e controle da SOPA e PIPA são muito semelhantes ao que é usado pelas empresas de games. Você já percebeu a quantidade de atualizações de sistema que são feitas no seu console? Elas não trazem benefício nenhum para o videogame, só servem para impedir o uso de produtos pirateados. Ou seja, todos somos tratados como criminosos em potencial, sem ao menos darmos motivos para suspeita.
Todos sabem que esses métodos não são eficazes no combate à pirataria, e mesmo assim as empresas continuam tentando monitorar cada passo que damos, como se a qualquer momento fôssemos fazer algo de errado. Tudo isso porque, com o advento da Internet, muitas coisas mudaram, e agora as pessoas têm acesso a vários serviços de graça. Agora querem sair por aí fechando sites à toa. Obama já se posicionou contra os projetos de lei, e eles nem estão mais em tramitação no senado. Mas temos que ficar sempre alertas, afinal muitas outras SOPAS, LENTILHAS e FEIJÕES podem aparecer pela frente, tentando censurar nosso acesso a informações e conteúdo. Os games não estão fora desse panorama.
A Internet e todas as suas possibilidades, sejam boas ou ruins, estão ai e são uma realidade. As empresas precisam aprender a se reinventar e conviver com essa realidade, em vez de tentar censurá-la.
A princípio, esse debate parece não ter muita relação com o mundo dos games. Mas vamos analisar de outro ângulo. Os projetos de lei não só tiram todo o direito à liberdade de expressão dos internautas, como também classifica todos os usuários da grande rede como possíveis criminosos. Assim como os bancos e aeroportos, ao fazerem você passar por um detector de metais. Mas nesse caso, não é apenas por mera prevenção, e sim para obterem total controle da Internet.
A grande rede de computadores é um fenômeno tecnológico e social sem precedentes, e a indústria de entretenimento - TV, filmes, livros e, adivinhem, games - acabou perdendo espaço de uma maneira muito brusca na última década com a popularização da Internet, e a proliferação de computadores nos lares. Hoje em dia, uma conta de e-mail é praticamente tão importante quanto um RG. E uma maneira das grandes corporações do entretenimento recuperarem esse espaço perdido seria controlando a Internet, e impedindo o compartilhamento de seus preciosos produtos protegidos por direitos autorais. Ok, mas o que isso tem a ver com games?
O método de censura e controle da SOPA e PIPA são muito semelhantes ao que é usado pelas empresas de games. Você já percebeu a quantidade de atualizações de sistema que são feitas no seu console? Elas não trazem benefício nenhum para o videogame, só servem para impedir o uso de produtos pirateados. Ou seja, todos somos tratados como criminosos em potencial, sem ao menos darmos motivos para suspeita.
Todos sabem que esses métodos não são eficazes no combate à pirataria, e mesmo assim as empresas continuam tentando monitorar cada passo que damos, como se a qualquer momento fôssemos fazer algo de errado. Tudo isso porque, com o advento da Internet, muitas coisas mudaram, e agora as pessoas têm acesso a vários serviços de graça. Agora querem sair por aí fechando sites à toa. Obama já se posicionou contra os projetos de lei, e eles nem estão mais em tramitação no senado. Mas temos que ficar sempre alertas, afinal muitas outras SOPAS, LENTILHAS e FEIJÕES podem aparecer pela frente, tentando censurar nosso acesso a informações e conteúdo. Os games não estão fora desse panorama.
A Internet e todas as suas possibilidades, sejam boas ou ruins, estão ai e são uma realidade. As empresas precisam aprender a se reinventar e conviver com essa realidade, em vez de tentar censurá-la.
domingo, 22 de janeiro de 2012
sábado, 21 de janeiro de 2012
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Píxels da Semana #68
Mais uma semana se passou, e aqui estão as principais notícias dos últimos sete dias!
-O lançamento de Max Payne 3 foi adiado para maio de 2012. O game vai se passar em São Paulo, e foi adiado sem nenhum motivo aparente. Será que é o trânsito de Sampa que está atrasando o lançamento?
-As vendas no Japão mostram um cenário preocupante para o PS Vita. Enquanto o 3DS vendeu mais de 100 mil unidades entre os dias 9 e 15 de janeiro no Japão, o portátil da Sony não chegou nem a 20 mil unidades, e foi ultrapassado por seu antecessor, PSP, com 22 mil unidades vendidas.
-Trailer do Resident Evil 6!
-Trailer De Kid Icarus: Uprising!
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Gran Turismo 5 XL Edition
-Amy
-Zack Zero
Xbox 360
-Haunt
-All Your Creeps
-Scarygirl
Wii
-Stonekeep: Bones of the Ancestors
DS
-Gaia's Moon
-Anne's Doll Studio: Gothic Collection
Destaque da semana: a briga entre PS Vita e 3DS, claro. E esse vai ser o destaque de muitas semanas ainda...
-O lançamento de Max Payne 3 foi adiado para maio de 2012. O game vai se passar em São Paulo, e foi adiado sem nenhum motivo aparente. Será que é o trânsito de Sampa que está atrasando o lançamento?
-As vendas no Japão mostram um cenário preocupante para o PS Vita. Enquanto o 3DS vendeu mais de 100 mil unidades entre os dias 9 e 15 de janeiro no Japão, o portátil da Sony não chegou nem a 20 mil unidades, e foi ultrapassado por seu antecessor, PSP, com 22 mil unidades vendidas.
-Trailer do Resident Evil 6!
-Trailer De Kid Icarus: Uprising!
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Gran Turismo 5 XL Edition
-Amy
-Zack Zero
Xbox 360
-Haunt
-All Your Creeps
-Scarygirl
Wii
-Stonekeep: Bones of the Ancestors
DS
-Gaia's Moon
-Anne's Doll Studio: Gothic Collection
Destaque da semana: a briga entre PS Vita e 3DS, claro. E esse vai ser o destaque de muitas semanas ainda...
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Deja Vú #27 - Battletoads
O primeiro Deja Vú de 2012 é sobre um game que marcou época no NES ao rivalizar com as Tartarugas Ninjas:
Lançado em 1991, Battletoads foi um dos últimos jogos bons de NES, afinal a geração já estava se encerrando. Portanto foi um jogo com visual excelente para o padrão do console na época, e impressiona até hoje pela dificuldade e desafio. O game conta a história de dois sapos mutantes que enfrentam vários inimigos para salvar outro sapo mutante e a princesa deles. O enredo não é lá muito original, convenhamos que as inspirações de Teenage Mutant Ninja Turtles e Super Mario Bros ficam muito evidentes, mas as coincidências param por aí.
Cada estágio é diferente, e a jogabilidade varia de fases em 3D, outras em 2D no maior estilo beat 'em up, e até algumas de corrida. O game também tem alguns elementos de plataforma. E tudo, com um nível de dificuldade extremamente alto, mas também muito divertido e cativante. A diversidade e o desafio do jogo são os principais pontos fortes.
Ao contrário da maioria dos jogos, que aumentam a dificuldade gradativamente, Battletoads já começa intenso e fica mais difícil bruscamente. E os continues são limitados, mais um motivo que faz com que o jogo seja desafiador até para os gamers mais habilidosos.
A recepção do game foi ótima, e graças ao sucesso do primeiro jogo, foram lançadas versões e continuações para Mega Drive, Game Gear, Game Boy, Arcade e SNES. Até hoje, alguns fãs ainda pedem por um remake, e o mais perto que isso chegou de acontecer foi quando se especulou uma versão para GBA alguns anos atrás. Infelizmente, por enquanto, nada está previsto, mas quem sabe um dia teremos Battletoads num console atual?
Lançado em 1991, Battletoads foi um dos últimos jogos bons de NES, afinal a geração já estava se encerrando. Portanto foi um jogo com visual excelente para o padrão do console na época, e impressiona até hoje pela dificuldade e desafio. O game conta a história de dois sapos mutantes que enfrentam vários inimigos para salvar outro sapo mutante e a princesa deles. O enredo não é lá muito original, convenhamos que as inspirações de Teenage Mutant Ninja Turtles e Super Mario Bros ficam muito evidentes, mas as coincidências param por aí.
Cada estágio é diferente, e a jogabilidade varia de fases em 3D, outras em 2D no maior estilo beat 'em up, e até algumas de corrida. O game também tem alguns elementos de plataforma. E tudo, com um nível de dificuldade extremamente alto, mas também muito divertido e cativante. A diversidade e o desafio do jogo são os principais pontos fortes.
Ao contrário da maioria dos jogos, que aumentam a dificuldade gradativamente, Battletoads já começa intenso e fica mais difícil bruscamente. E os continues são limitados, mais um motivo que faz com que o jogo seja desafiador até para os gamers mais habilidosos.
A recepção do game foi ótima, e graças ao sucesso do primeiro jogo, foram lançadas versões e continuações para Mega Drive, Game Gear, Game Boy, Arcade e SNES. Até hoje, alguns fãs ainda pedem por um remake, e o mais perto que isso chegou de acontecer foi quando se especulou uma versão para GBA alguns anos atrás. Infelizmente, por enquanto, nada está previsto, mas quem sabe um dia teremos Battletoads num console atual?
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Como escolher um videogame?
Esse é um blog que fala exclusivamente sobre games, e portanto, creio que todos os leitores daqui tenham algum console ou portátil. E uma das maiores dificuldades ao se entrar nesse mundo da diversão eletrônica, uma das coisas mais difíceis é escolher entre as várias opções de aparelhos. Muitas pessoas me perguntam que videogame comprar, e a minha resposta é sempre a mesma. "Depende". Afinal, essa decisão depende de muitos fatores, que são diferentes de pessoa pra pessoa. Esse post é para tentar ajudar aos que estão com essa dúvida também.
A primeira coisa a se decidir é se você precisa de um console de mesa ou um portátil. Pode parecer óbvio, mas muita gente não sabe o que quer nesse quesito. Se você prefere jogar no conforto de casa, com um videogame mais potente e tem bastante tempo livre, o melhor é um console. Se você tem pouco tempo, e quer levar seus jogos para todo lugar, deve comprar um portátil. Isso é o primeiro passo.
Para se decidir entre os videogames, é necessário pesquisar a fundo sobre os recursos e, principalmente, os jogos de cada um. Os games disponíveis devem se adequar ao seu gosto. Se você é um fã de RPGs, por exemplo, deve procurar um videogame que tenha uma vasta biblioteca de jogos desse tipo. Muitas pessoas se baseiam apenas na potência gráfica ou nos recursos multimídia na hora de escolher um aparelho, mas o certo é usar esses quesitos como critério de desempate, caso fique em dúvida entre duas plataformas cujos jogos te agradem muito. Claro que o preço também entra como um fator importante nessa decisão.
Antes de mais nada, o importante na hora de comprar um videogame é pesquisar muito sobre seus jogos, e conversar com pessoas que possuam o aparelho para tirar todas as dúvidas possíveis. Acho que o melhor exemplo que eu posso dar sou eu mesmo. Estou na dúvida entre o 3DS e o PS Vita. Em questão de jogos, ambos os portáteis me agradam. Na parte de hardware, enquanto um tem mais potência gráfica, o outro tem o efeito 3D. Ambos possuem ótimas plataformas de multimídia. E quando se está em dúvida entre dois videogames, o melhor a se fazer é esperar. Vou esperar pela E3 desse ano, que deve revelar muitos detalhes sobre os dois.
E é isso que eu recomendo a todos que estejam em dúvida. Aguardem, e só tomem uma decisão se estiverem com plena certeza. Afinal, esperar alguns meses vale a pena, pois o que você comprar será uma escolha para muito mais tempo, e ao se precipitar, você pode se arrepender.
A primeira coisa a se decidir é se você precisa de um console de mesa ou um portátil. Pode parecer óbvio, mas muita gente não sabe o que quer nesse quesito. Se você prefere jogar no conforto de casa, com um videogame mais potente e tem bastante tempo livre, o melhor é um console. Se você tem pouco tempo, e quer levar seus jogos para todo lugar, deve comprar um portátil. Isso é o primeiro passo.
Para se decidir entre os videogames, é necessário pesquisar a fundo sobre os recursos e, principalmente, os jogos de cada um. Os games disponíveis devem se adequar ao seu gosto. Se você é um fã de RPGs, por exemplo, deve procurar um videogame que tenha uma vasta biblioteca de jogos desse tipo. Muitas pessoas se baseiam apenas na potência gráfica ou nos recursos multimídia na hora de escolher um aparelho, mas o certo é usar esses quesitos como critério de desempate, caso fique em dúvida entre duas plataformas cujos jogos te agradem muito. Claro que o preço também entra como um fator importante nessa decisão.
Antes de mais nada, o importante na hora de comprar um videogame é pesquisar muito sobre seus jogos, e conversar com pessoas que possuam o aparelho para tirar todas as dúvidas possíveis. Acho que o melhor exemplo que eu posso dar sou eu mesmo. Estou na dúvida entre o 3DS e o PS Vita. Em questão de jogos, ambos os portáteis me agradam. Na parte de hardware, enquanto um tem mais potência gráfica, o outro tem o efeito 3D. Ambos possuem ótimas plataformas de multimídia. E quando se está em dúvida entre dois videogames, o melhor a se fazer é esperar. Vou esperar pela E3 desse ano, que deve revelar muitos detalhes sobre os dois.
E é isso que eu recomendo a todos que estejam em dúvida. Aguardem, e só tomem uma decisão se estiverem com plena certeza. Afinal, esperar alguns meses vale a pena, pois o que você comprar será uma escolha para muito mais tempo, e ao se precipitar, você pode se arrepender.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Super Mario World Rock!
Uma versão do tema principal de Super Mario World no bom e velho estilo rock!
Dica do @gustavocruz094
Dica do @gustavocruz094
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Jogos mais aguardados de 2012 no Japão
Aqui no ocidente, com certeza o jogo mais esperado do ano é GTA V, e a enquete do Boteco Gamer está confirmando isso. Mas lá no Japão, a revista Famitsu publicou a lista dos 25 games mais aguardados de 2012, e deu pra ver que o gosto oriental é bem diferente. Confiram:
1- Dragon Quest X (Wii)
2- Dragon's Dogma (PS3)
3- Monster Hunter 4 (3DS)
4- One Piece: Kaizoku Musou (PS3)
5- Persona 4: The Golden (Vita)
6- Fotokano: Picture Girlfriend (PSP)
7- Final Fantasy Versus XIII (PS3)
8- Animal Crossing (3DS)
9- Asura's Wrath (PS3)
10- Tales of Innocence-R (Vita)
11- New Love Plus (3DS)
12- Resident Evil Revelations (3DS)
13- Shining Blade (PSP)
14- Kingdom Hearts 3D (3DS)
15- God Eater 2 (PSP)
16- The Last Guardian (PS3)
17- Binary Domain (PS3)
18- Armored Core V (PS3)
19- Metal Gear Rising Revengeance (PS3)
20- Resident Evil: Operation Racoon City (PS3)
21- Super Robot Wars OG 2 (PS3)
22- Theatrhythm Final Fantasy (3DS)
23- Fantasy Life (3DS)
24- Tales of Heroes: Twin Brave (PSP)
25- Yakuza: Black Panther 2 (PSP)
Os japoneses dão muita preferência aos games lançados para plataformas japonesas, e desenvolvidos por japoneses, como deu pra notar nessa lista. Mas é bem interessante ver as expectativas do povo da terra do sol nascente para 2012!
1- Dragon Quest X (Wii)
2- Dragon's Dogma (PS3)
3- Monster Hunter 4 (3DS)
4- One Piece: Kaizoku Musou (PS3)
5- Persona 4: The Golden (Vita)
6- Fotokano: Picture Girlfriend (PSP)
7- Final Fantasy Versus XIII (PS3)
8- Animal Crossing (3DS)
9- Asura's Wrath (PS3)
10- Tales of Innocence-R (Vita)
11- New Love Plus (3DS)
12- Resident Evil Revelations (3DS)
13- Shining Blade (PSP)
14- Kingdom Hearts 3D (3DS)
15- God Eater 2 (PSP)
16- The Last Guardian (PS3)
17- Binary Domain (PS3)
18- Armored Core V (PS3)
19- Metal Gear Rising Revengeance (PS3)
20- Resident Evil: Operation Racoon City (PS3)
21- Super Robot Wars OG 2 (PS3)
22- Theatrhythm Final Fantasy (3DS)
23- Fantasy Life (3DS)
24- Tales of Heroes: Twin Brave (PSP)
25- Yakuza: Black Panther 2 (PSP)
Os japoneses dão muita preferência aos games lançados para plataformas japonesas, e desenvolvidos por japoneses, como deu pra notar nessa lista. Mas é bem interessante ver as expectativas do povo da terra do sol nascente para 2012!
domingo, 15 de janeiro de 2012
sábado, 14 de janeiro de 2012
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Píxels da Semana #67
Mais uma sexta feira, mais uma sessão dos Píxels da Semana, com as notícias mais quentes do mundo dos games!
-PS Vita terá Netflix!
-Sony disse que NÃO vai apresentar Playstation 4 na E3 de 2012, ao contrário das expectativas de todos...
-Funcionário fanfarrão confirmou Diablo 3 nos consoles pelo twitter!
-Rumor: Wii U será lançado logo após a E3. Será?
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Choplifter HD
-Crazy Machines Elements
-Novus Prime: Vindication
Xbox 360
-Amy
-Choplifter HD
Wii
-Carmen Sandiego Adventures in Math: The Case of the Crumbling Cathedral
DS
-Hip Hop King: Rytmik Edition
3DS
-Zen Pinball 3D
Destaques da semana: outra semana sem lançamentos de peso, mas com notícias bem interessantes. Destaque pro Wii U que pode ser lançado logo após a E3!
-PS Vita terá Netflix!
-Sony disse que NÃO vai apresentar Playstation 4 na E3 de 2012, ao contrário das expectativas de todos...
-Funcionário fanfarrão confirmou Diablo 3 nos consoles pelo twitter!
-Rumor: Wii U será lançado logo após a E3. Será?
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Choplifter HD
-Crazy Machines Elements
-Novus Prime: Vindication
Xbox 360
-Amy
-Choplifter HD
Wii
-Carmen Sandiego Adventures in Math: The Case of the Crumbling Cathedral
DS
-Hip Hop King: Rytmik Edition
3DS
-Zen Pinball 3D
Destaques da semana: outra semana sem lançamentos de peso, mas com notícias bem interessantes. Destaque pro Wii U que pode ser lançado logo após a E3!
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
PS Vita virá para o Brasil em pacote especial
O novo portátil da Sony será lançado no Brasil em 22 de fevereiro, simultaneamente ao lançamento americano. A versão latina do Vita virá a princípio em um kit especial, contendo o videogame com wi-fi, o jogo ModNation Racers: Road Trip, um cartão de memória de 4GB e uma case para guardar tudo.
A partir de abril, o Vita também será vendido separadamente. No lançamento, o portátil terá mais de 30 jogos disponíveis no Brasil, e ainda há cerca de 100 games em desenvolvimento, entre produções da Sony e de outras empresas. Confira a lista de jogos no lançamento:
A partir de abril, o Vita também será vendido separadamente. No lançamento, o portátil terá mais de 30 jogos disponíveis no Brasil, e ainda há cerca de 100 games em desenvolvimento, entre produções da Sony e de outras empresas. Confira a lista de jogos no lançamento:
- Escape Plan (Apenas pela PSN)
- Hot Shots Golf: World Invitational
- Hustle Kings (Apenas pela PSN)
- Little Deviants
- ModNation Racers: Road Trip
- Super StarDust Delta (Apenas pela PSN)
- UNCHARTED: Golden Abyss
- Wipeout 2048
- Gravity Rush
- MLB 12 The Show
- Reality Fighters
- Unit 13
- Army Corps of Hell (Square Enix)
- Asphalt Injection (Ubisoft)
- Ben 10 Galactic Racing (D3)
- Brazblue: Continuum Shift Extend (Askys)
- Dungeon Hunter Alliance (Ubisoft)
- Dynasty Warriors Next (Tecmo Koei)
- F1 2011 (Codemasters)
- FIFA Soccer (EA)
- Lumines Electronic Symphony (Ubisoft)
- Michael Jackson: The Experience (Ubisoft)
- Plants vs Zombies (Apenas pela PSN)
- Rayman Origins (Ubisoft)
- Shinobido 2: Revenge of Zen (Namco Bandai)
- Tales of Space: Mutant Blobs (Apenas para PSN) (Drinkbox)
- Touch My Katamari (Namco Bandai)
- Ultimate Marvel vs Capcom 3 (Capcom)
- Virtua Tennis 4: World Tour Edition (Sega)
- LEGO Harry Potter Years 5-7 (Warner Bros)
- Disgaea 3: Abstence of Detention (NIS)
- Ninja Gaiden Plus (Tecmo Koei)
- Ridge Racer (Namco Bandai)
- Silent Hill Book of Memories (Konami)
- Supremacy MMA: Unrestricted (505)
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
E3 2012: a melhor de todos os tempos?
A E3, Eletronic Entertainment Expo, é o evento de games mais importante do mundo, e acontece anualmente, sempre mostrando novidades bombásticas do assunto. E todos os anos, os desenvolvedores procuram anunciar coisas novas na E3, que é a melhor vitrine para o mundo gamer. Alguns anos o evento é mais fraco, outros anos é melhor, mas em 2012, as expectativas são de que seja talvez a melhor de todos os tempos!
No ano passado, a grande novidade foi a revelação do Wii U e do Vita, novo console da Nintendo e portátil da Sony. Mas em 2012, já circulam rumores de que além da versão final do Wii U, também sejam anunciados o Playstation 4 e um novo Xbox (720 ou Xbox Loop, ainda não se sabe). Sem falar das novidades sobre o Vita e o 3DS que já abriram a nova geração.
E não só novidades sobre hardware e novos consoles são apresentadas na E3, mas também jogos novos, e muitos desses jogos podem ser até lançados ainda esse ano. Então, fiquem de olho na E3 2012, que acontece entre os dias 5 e 7 de junho!
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Sexismo nos games?
Você já tirou sarro de uma garota por ela ser ruim em games, ou menosprezou a habilidade dela em algum jogo? Infelizmente, essa é uma atitude muito comum. Mulheres sofrem preconceito em todas as camadas da sociedade, e entre os gamers isso não é exceção. E existem muitas garotas que jogam. Mas também existem muitos machistas que pegam leve contra elas, ficam falando bobagens, ou acham que só por serem do sexo feminino, elas não sabem jogar. Um grupo de garotas gamers fez um protesto,confira:
Isso é um problema muito sério. Apesar de serem gamers exatamente como os homens, elas acabam sendo excluídas pelo simples fato de serem mulheres. No vídeo, elas não pedem nada demais. Simplesmente querem igualdade. Nada de doar itens pra elas em jogos online por achá-las indefesas, nem de menosprezar a capacidade delas de ganhar em algum multiplayer. Afinal, segundo o protesto, num jogo não existem homens e mulheres: todos são gamers.
Mulheres sofrem com discriminação desde sempre, e nas últimas décadas, elas vêm ganhando cada vez mais espaço na sociedade, e ainda existe um sério preconceito em relação aos videogames. Muitos homens pensam que elas não sabem jogar, e nem gostam de games. E ainda existem alguns caras que tentam assediá-las, perguntando o que elas estão vestindo, pedindo para tirar a roupa, entre outras coisas. Esse tipo de atitude mantém muitas garotas longe dos jogos, e prejudica não só elas, mas toda a comunidade gamer.
Tudo o que elas precisam é de igualdade. As garotas do vídeo sabem que sempre vão existir esse tipo de gente, mas você não precisa ser um. O Boteco Gamer apoia essa causa, e faz um apelo a todos os leitores: Não sejam preconceituosos, e tratem todos os gamers de forma igual!
Isso é um problema muito sério. Apesar de serem gamers exatamente como os homens, elas acabam sendo excluídas pelo simples fato de serem mulheres. No vídeo, elas não pedem nada demais. Simplesmente querem igualdade. Nada de doar itens pra elas em jogos online por achá-las indefesas, nem de menosprezar a capacidade delas de ganhar em algum multiplayer. Afinal, segundo o protesto, num jogo não existem homens e mulheres: todos são gamers.
Mulheres sofrem com discriminação desde sempre, e nas últimas décadas, elas vêm ganhando cada vez mais espaço na sociedade, e ainda existe um sério preconceito em relação aos videogames. Muitos homens pensam que elas não sabem jogar, e nem gostam de games. E ainda existem alguns caras que tentam assediá-las, perguntando o que elas estão vestindo, pedindo para tirar a roupa, entre outras coisas. Esse tipo de atitude mantém muitas garotas longe dos jogos, e prejudica não só elas, mas toda a comunidade gamer.
Tudo o que elas precisam é de igualdade. As garotas do vídeo sabem que sempre vão existir esse tipo de gente, mas você não precisa ser um. O Boteco Gamer apoia essa causa, e faz um apelo a todos os leitores: Não sejam preconceituosos, e tratem todos os gamers de forma igual!
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Original ou falsificado?
Post feito em conjunto com o parceiro e amigo @felipetfragoso do blog Reflect About!
Mas nunca pensam o motivo de fazerem
vendas de jogos falsificados: dá dinheiro. E por quê? Porque muitas pessoas
compram, por serem, dependendo do jogo, até 10 vezes mais baratos do que jogos
originais.
Não acredita?
Veja:
Pegando um jogo de exemplo, irei fazer
uma comparação. O jogo escolhido foi o Battlefield 3 para Xbox 360.
Em loja, sendo o jogo original, o jogo
custa entre R$179,99 e R$199,99. Agora, se a pessoa for comprar na Santa
Ifigênia, irá pagar no máximo R$20,00. Como eu disse, até 10 vezes mais barato.
Isso, se a pessoa não quiser baixar gratuitamente pela internet e gravar o jogo
em casa.
O console mais vendido de todos os
tempos é o Playstation 2, com mais de 155 milhões de unidades desde 2000. E,
coincidentemente ou não, é também o que teve mais ação da pirataria. O portátil
mais vendido é o DS, com quase 150 milhões de unidades desde 2004, e também foi
o que mais teve jogos pirateados. Com certeza a Sony e a Nintendo obtiveram
lucros muito maiores graças à pirataria. Mas do outro lado da moeda, as
produtoras e desenvolvedoras foram prejudicadas, afinal, por mais que os
consoles sejam mais comercializados, os jogos perdem em vendas.
Aqui no Brasil, a pirataria é muito
comum devido aos altos preços. Os eletrônicos importados são absurdamente
taxados em cerca de 120% do preço, e todo esse imposto vai para o governo.
Lembre-se que a distribuidora, a importadora e a loja também precisam ter uma
margem de lucro. Então apesar de ajudar o vendedor ambulante, a empresa que faz
o console, e o seu bolso... você está prejudicando toda uma indústria que está
por trás do jogo que vai para as lojas.
É errado? Claro. É ilegal? Claro. É
mais barato? COM CERTEZA!
Por mais que os vendedores ambulantes
estejam errados em piratear os jogos, eles estão ganhando o dinheiro deles, e
dando acesso para as pessoas que não tem dinheiro para gastar um terço de um
salário mínimo em apenas 1 jogo. Os vendedores ambulantes fazem isso
porquê percebem que dá lucro, e, muitas vezes, não tem outra opção para
trabalho. Muitos deles não possuem estudo e não conseguem emprego em lugar
algum, por isso vêem a opção de vender produtos falsificados pelas ruas, nos
centros das cidades.
Eu realmente fico com pena dos
vendedores quando ocorre apreensão dos produtos falsificados, pois eles não
estão cometendo nenhum crime grave. Não estão matando, não estão assaltando.
Podem estar roubando, sim, mas pelo menos dão uma facilidade para uma grande
maioria de pessoas que não tem outra opção.
Os políticos em Brasília desviam
milhões de reais em dinheiro que iria para ONGs, para o próprio benefício, e
sequer vão presos. Saem do cargo e...? Só. Já os vendedores perdem toda sua
mercadoria e ainda são presos alguns deles.
E eu sei que as empresas que produzem
os jogos perdem muito dinheiro com os jogos falsificados e baixados da
internet, mas a culpa não é deles também.
Aqui no Brasil, é cobrado muito imposto
em produtos importados, discussão já feita no post #PreçoJusto. Naquele mesmo jogo,
a EA Games (empresa que produziu o jogo) cobra em seu site $59,99 e passando
isso para reais com a taxa de câmbio atual do dólar de R$1,84, custaria
R$110,38 aproximadamente. Nisso são R$69,61 de impostos e o lucro das lojas,
comparando com a que vende-o por R$179,99!
E ainda se pergunta por quê ainda
existe tantos jogos piratas?
Percebendo isso, tá rolando pelo
Facebook uma comparação entre comprar um Iphone 4S de 64 GB aqui no Brasil e
nos EUA:
Isso é mesmo verdade? Vamos ver realmente.
Preço do Iphone 4S 64GB na loja online
da Apple: R$3399,99:
Ok, essa informação é verdadeira. Mas na Oi eles estão fazendo
por R$2699,99, no plano pós pago.
Preço da passagem para Nova York voando
com a TAM [pressupondo que você tenha tirado o passaporte, que custa R$156 para
quem nunca tirou, e tenha o visto americano, que custa 140 dólares
(aproximadamente R$175) mais 38 reais de taxa], saindo hoje e voltando na
segunda:R$4.969,58; Hotel, entre os mais
baratos encontrado na Decolar.com: R$279 com duas diárias.
Entretanto, no mesmo site da Decolar.com, um pacote
com passagem aérea e hotel por dois dias: R$4225.
Mais o Iphone 4S 64GB na loja online da Apple
americana: $399 (R$734,16). Sem contar que não informam
se o Iphone é desbloqueado, sendo que, se não for,
não funcionaria no Brasil.
Somando tudo: R$4969,58 + R$279 + 734,16 = R$5982,74.
Para não deixar dúvidas:
R$5982,74 ≠ R$3280,00
Aquela informação pode até ser
verdadeira, mas falta comprovar. Pelas informações que eu achei, tá bem longe a
diferença. Mas ainda assim, comparando o preço só dos Iphones, talvez seja
melhor pagar mais e viajar. Pelo menos compra o Iphone e ainda conhece um pais
diferente.
No caso dos eletrônicos, a solução mais
fácil seria a diminuição dos impostos, ou fabricar os produtos no Brasil. Essas
duas medidas, felizmente, estão sendo tomadas, mas ainda não sabemos quando os
preços vão ficar realmente justos. Enquanto isso não acontece, a pirataria
continua sendo crime, mas justificável. Claro que é uma discussão polêmica, com
muitos pontos de vista, mas não se pode negar que os preços de jogos originais
no nosso país são abusivos.
Mas, e aí? É realmente errado comprar
algo pirata? Estão TÃO errados assim os vendedores ambulantes? A culpa é dos
compradores que incentivam, dos vendedores que trazem benefícios na compra ou
dos políticos que cobram impostos tão altos?
domingo, 8 de janeiro de 2012
sábado, 7 de janeiro de 2012
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Píxels da Semana #66
O primeiro Píxels da Semana de 2012 já está cheio de notícias quentes!
-God of War 4 já está praticamente confirmado! Ainda não é oficial, mas o suposto vazamento da informação ocorreu porque o game foi listado no currículo de Timothy Williams, um compositor. Ou seja, é quase certo que o jogo estará nas prateleiras das lojas em 2012 ou no máximo, 2013.
-Também há rumores de um Epic Mickey 2 em produção! Alguns sites americanos dizem até já terem recebido confirmação da existência do game, que teria como uma das novidades um modo cooperativo no qual Mickey e Oswald seriam controláveis. Epic Mickey 2 seria lançado no final de 2012 para Wii, X360, PS3. Resta esperar uma confirmação oficial!
-Wii U vai ter loja de aplicativos semelhante ao Android Market. Ou pelo menos é o que dizem os rumores...
-O preço do PS Vita já caiu um pouco no Japão! Apesar de o valor recomendado pela Sony continuar o mesmo, as lojas diminuíram o preço da versão 3G para ficar quase igual ao da versão Wi-Fi.
-Ainda sobre o Vita, que vendeu mais de 300 mil unidades na primeira semana, a Sony lançou a atualização 1.51 para o portátil, que resolve alguns problemas do sistema que estavam bloqueando jogos como Dynasty Warriors.
-Rumores sobre um "3DS Lite", mais fino e com bateria mais durável, apareceram na revista japonesa Nikkei Trendy. Ainda não há nada de oficial.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-NFL Blitz
-TNT Racers
Xbox 360
-NFL Blitz
-P3
DS
-100 Classic Games
3DS
-Samurai Sword Destiny
Destaque da semana: fraca em lançamentos, essa semana teve notícias bem interessantes, como o God of War 4 e o Epic Mickey 2!
-God of War 4 já está praticamente confirmado! Ainda não é oficial, mas o suposto vazamento da informação ocorreu porque o game foi listado no currículo de Timothy Williams, um compositor. Ou seja, é quase certo que o jogo estará nas prateleiras das lojas em 2012 ou no máximo, 2013.
-Também há rumores de um Epic Mickey 2 em produção! Alguns sites americanos dizem até já terem recebido confirmação da existência do game, que teria como uma das novidades um modo cooperativo no qual Mickey e Oswald seriam controláveis. Epic Mickey 2 seria lançado no final de 2012 para Wii, X360, PS3. Resta esperar uma confirmação oficial!
-Wii U vai ter loja de aplicativos semelhante ao Android Market. Ou pelo menos é o que dizem os rumores...
-O preço do PS Vita já caiu um pouco no Japão! Apesar de o valor recomendado pela Sony continuar o mesmo, as lojas diminuíram o preço da versão 3G para ficar quase igual ao da versão Wi-Fi.
-Ainda sobre o Vita, que vendeu mais de 300 mil unidades na primeira semana, a Sony lançou a atualização 1.51 para o portátil, que resolve alguns problemas do sistema que estavam bloqueando jogos como Dynasty Warriors.
-Rumores sobre um "3DS Lite", mais fino e com bateria mais durável, apareceram na revista japonesa Nikkei Trendy. Ainda não há nada de oficial.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-NFL Blitz
-TNT Racers
Xbox 360
-NFL Blitz
-P3
DS
-100 Classic Games
3DS
-Samurai Sword Destiny
Destaque da semana: fraca em lançamentos, essa semana teve notícias bem interessantes, como o God of War 4 e o Epic Mickey 2!
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Review #28 - The Elder Scrolls V: Skyrim
O primeiro review de 2012 é de um game do ano passado, afinal foram tantos jogos bons que nem todos puderam ser analisados em 2011. E eis o review do game que conquistou vários prêmios, Skyrim!
Ficha técnica:
Produtora: Bethesda
Desenvolvedora: Bethesda
Gênero: RPG
Plataforma: X360, PS3
Data de lançamento: 11 de novembro de 2011
Apresentação: 9,0
Gráficos: 9,5
Som: 10
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Vida útil: 10
NOTA: 9,5
É possível fechar Super Mario Bros. (NES) em cerca de 5 minutos. Já Final Fantasy III (SNES) leva 50 horas. E ambos são games históricos, o que mostra que o jogo não precisa ser enorme para ser bom. Mas alguns jogos são bons exatamente por serem enormes. É o caso de Skyrim, um jogo nada menos que grandioso.
Skyrim foi o primeiro jogo ocidental a levar nota máxima na conceituada publicação japonesa Famitsu, e dispensa apresentações. Para os fãs de RPG, é um sonho. O game possui alguns bugs, que até viraram sucesso na internet, mas num jogo desse porte fica realmente impossível que algo não dê errado. Nada que não possa ser resolvido com uma atualização.
O Império está imerso em caos. O rei de Skyrim foi assassinado. E, como se já não bastasse toda a guerra que isso provoca e a disputa política pelo poder, um grande perigo surgiu: dragões. E é em meio a tudo isso que o jogo se passa, e você está na pele de um prisioneiro prestes a ser decapitado.
Mas nada é perfeito, e mesmo os mais incríveis jogos possuem pontos fracos. Talvez pela complexidade e tamanho do jogo, os pequenos detalhes foram esquecidos. Alguns movimentos têm animações mal feitas ou na pior das hipóteses, nem têm animações. O sistema de batalha é bem ruim, consiste de um botão de ataque e um de defesa, e as lutas não passam de duas pessoas se batendo loucamente até que a barrinha de HP de uma se esgote e ela morra do nada. Mas claro que esses defeitos tornam-se pequenos diante do jogo em si.
Os gráficos são ótimos, e a visão em primeira pessoa eleva a imersão a outro nível. Também é possível alterar a visão para a terceira pessoa. Poucos RPGs fazem você se sentir o próprio guerreiro como Skyrim. A customização do personagem também é ampla e diversificada, permitindo que você escolha entre várias raças e visuais diferentes. A evolução é um dos pontos fortes do jogo por ter um leque imenso de opções. Você pode se tornar um guerreiro especializado em espadas longas, ou um mago extremamente poderoso, ou um ladrão cheio de lábia, e a cada level é possível investir pontos em uma habilidade, e ir se desenvolvendo.
O mapa é gigantesco, cheio de pessoas afim de brigar, pedir favores, te ajudar ou simplesmente conversar. E mesmo com a quantidade absurda de personagens não jogáveis, todos os diálogos são dublados. Há tanta coisa para se fazer em Skyrim, que você até esquece qual é a quest principal do jogo. Aliás, isso nem importa, pois o game possui um sistema que cria tarefas aleatoriamente, permitindo que elas nunca acabem. Ou seja, você pode jogar eternamente e sempre terá coisas novas a fazer.
Andar por Skyrim faz você se sentir uma gota d'água no oceano. A sensação de liberdade que o jogo proporciona é incrível, e algo quase inédito. Você pode explorar o mapa inteiro, e fazer o que quiser, desde caçar animais para vender a pele até andar por dungeons antigas a procura de artefatos valiosos. Se GTA fosse um RPG e se passasse na idade média, seria parecido. Isso é um prato cheio para os fãs de histórias épicas medievais como Senhor dos Anéis.
A Bethesda se superou mais uma vez após Oblivion, e a série The Elder Scrolls volta com tudo em um dos - literalmente - maiores games de todos os tempos. Pegue sua espada, escudo e armadura, e prepare-se para uma aventura épica na região de Skyrim!
Ficha técnica:
Produtora: Bethesda
Desenvolvedora: Bethesda
Gênero: RPG
Plataforma: X360, PS3
Data de lançamento: 11 de novembro de 2011
Apresentação: 9,0
Gráficos: 9,5
Som: 10
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Vida útil: 10
NOTA: 9,5
É possível fechar Super Mario Bros. (NES) em cerca de 5 minutos. Já Final Fantasy III (SNES) leva 50 horas. E ambos são games históricos, o que mostra que o jogo não precisa ser enorme para ser bom. Mas alguns jogos são bons exatamente por serem enormes. É o caso de Skyrim, um jogo nada menos que grandioso.
Skyrim foi o primeiro jogo ocidental a levar nota máxima na conceituada publicação japonesa Famitsu, e dispensa apresentações. Para os fãs de RPG, é um sonho. O game possui alguns bugs, que até viraram sucesso na internet, mas num jogo desse porte fica realmente impossível que algo não dê errado. Nada que não possa ser resolvido com uma atualização.
O Império está imerso em caos. O rei de Skyrim foi assassinado. E, como se já não bastasse toda a guerra que isso provoca e a disputa política pelo poder, um grande perigo surgiu: dragões. E é em meio a tudo isso que o jogo se passa, e você está na pele de um prisioneiro prestes a ser decapitado.
Mas nada é perfeito, e mesmo os mais incríveis jogos possuem pontos fracos. Talvez pela complexidade e tamanho do jogo, os pequenos detalhes foram esquecidos. Alguns movimentos têm animações mal feitas ou na pior das hipóteses, nem têm animações. O sistema de batalha é bem ruim, consiste de um botão de ataque e um de defesa, e as lutas não passam de duas pessoas se batendo loucamente até que a barrinha de HP de uma se esgote e ela morra do nada. Mas claro que esses defeitos tornam-se pequenos diante do jogo em si.
Os gráficos são ótimos, e a visão em primeira pessoa eleva a imersão a outro nível. Também é possível alterar a visão para a terceira pessoa. Poucos RPGs fazem você se sentir o próprio guerreiro como Skyrim. A customização do personagem também é ampla e diversificada, permitindo que você escolha entre várias raças e visuais diferentes. A evolução é um dos pontos fortes do jogo por ter um leque imenso de opções. Você pode se tornar um guerreiro especializado em espadas longas, ou um mago extremamente poderoso, ou um ladrão cheio de lábia, e a cada level é possível investir pontos em uma habilidade, e ir se desenvolvendo.
O mapa é gigantesco, cheio de pessoas afim de brigar, pedir favores, te ajudar ou simplesmente conversar. E mesmo com a quantidade absurda de personagens não jogáveis, todos os diálogos são dublados. Há tanta coisa para se fazer em Skyrim, que você até esquece qual é a quest principal do jogo. Aliás, isso nem importa, pois o game possui um sistema que cria tarefas aleatoriamente, permitindo que elas nunca acabem. Ou seja, você pode jogar eternamente e sempre terá coisas novas a fazer.
Andar por Skyrim faz você se sentir uma gota d'água no oceano. A sensação de liberdade que o jogo proporciona é incrível, e algo quase inédito. Você pode explorar o mapa inteiro, e fazer o que quiser, desde caçar animais para vender a pele até andar por dungeons antigas a procura de artefatos valiosos. Se GTA fosse um RPG e se passasse na idade média, seria parecido. Isso é um prato cheio para os fãs de histórias épicas medievais como Senhor dos Anéis.
A Bethesda se superou mais uma vez após Oblivion, e a série The Elder Scrolls volta com tudo em um dos - literalmente - maiores games de todos os tempos. Pegue sua espada, escudo e armadura, e prepare-se para uma aventura épica na região de Skyrim!
Assinar:
Postagens (Atom)