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quarta-feira, 20 de julho de 2011

Top 10 - Amizades nos Games

Hoje é dia do amigo, e o Boteco Gamer vai fazer um Top 10 com os principais e mais notáveis amigos do mundo dos games! Afinal, amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves...

10- Ice Climbers
Um precisa do outro pra sobreviver, tanto no game original quanto em Smash Bros. Isso é uma bela amizade!

9- Sub-Zero e Scorpion
Eles tentam se matar o tempo todo, mas no fundo são amigos!

8- Ryu e Ken
Uma amizade que nasceu em meio aos hadoukens e shoryukens.

7- Fox McCloud e Falco Lombardi
Uma amizade incomum entre uma ave e uma raposa, que lutam juntos em suas naves futurísticas.

6- Donkey Kong e Diddy Kong
Uma bela amizade na selva, movida pelo desejo de comer bananas!

5- Banjo e Kazooie
A dupla dinâminca da Rare.

4- Link e Epona
A égua Epona é a inseparável e fiel companhia de Link em várias de suas jornadas. Menção honrosa à Navi, a fada com seus conselhos sempre muito perspicazes.

3- Mario e Yoshi
Apesar de muitas vezes ser sacrificado para que Mario passe por certos precipícios, Yoshi é sempre o leal escudeiro do encanador bigodudo, colocando a amizade acima de tudo.

2- Sonic e Tails
Suas habilidades, usadas em conjunto para combater o mal, fazem essa amizade crescer cada vez mais!

1- Ash e Pikachu
Apesar de não aparecerem em todos os games da série, Ash e Pikachu representam todos os treinadores e seus pokémon, sem falar que a amizade demonstrada no anime é sem limites. Definitivamente, eles são os melhores amigos do mundo dos games!

Feliz dia do amigo!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Easter Egg em Zelda Ocarina of Time 3D

Há algumas referências do próximo game da série, Skyward Sword, no remake de Ocarina of Time para 3DS. Confira um deles no vídeo:
Há também outra artwork de Skyward Sword escondida no Lon Lon Ranch, mas somente quando Link é adulto. Uma teoria que vem ganhando força é a de que o game se passará no intervalo de sete anos que ele fica adormecido, e OoT. Será?

segunda-feira, 18 de julho de 2011

FIFA vs PES

Hoje vamos falar sobre um assunto muito polêmico no Boteco Gamer. Mamilos! Mamilos são polêmicos! A acirradíssima disputa entre duas franquias de games do esporte mais popular do planeta, e a nossa paixão nacional: futebol! Não, eu não vou falar sobre o fiasco da Seleção, nem sobre a situação dos times no Brasileirão, mas sim sobre a eterna batalha entre FIFA e PES!
Há uns cinco ou seis anos, essa comparação seria uma piada, pois PES, também conhecido na época como Winning Eleven, era muito superior ao rival, até então quase desconhecido, FIFA. Porém o game da EA começou a se aprimorar enquanto a Konami se acomodou na liderança e limitou-se a atualizar os times e uniformes para lançar as novas versões, sem nenhuma melhoria aparente. Foi então que FIFA começou a ganhar espaço, e ameaçar o concorrente.
Atualmente, a qualidade gráfica de ambos é boa, mas o que se aproxima mais da realidade é o FIFA. Na parte da jogabilidade, é que as opiniões se dividem. Enquanto PES possui um gameplay mais acelerado, divertido e com muitos gols, o rival tem uma forma de se jogar mais cadenciada, devagar, e que necessita de muitos passes para se chegar ao gol do oponente. Apesar de, na teoria, o jogo da EA ser mais realista, no futebol real isso não pode ser declarado, pois existem tanto jogos cheios de ação quanto jogos mais parados. Porém, a física aplicada aos títulos mostra-se mais realista e flui mais naturalmente no FIFA. Os movimentos dos jogadores e o contato entre eles, bem como as suas animações estão melhores e mais reais no game da EA.

FIFA possui muito mais times licenciados, do mundo inteiro, enquanto PES só tem os da Champions League, Copa Libertadores, e alguns outros times do velho continente. O modo Master League, do Pro Evolution, era uma unanimidade entre os gamers, porém hoje já existem modos semelhantes no FIFA. Resumindo: FIFA tomou o lugar de PES, porém a Konami está trabalhando para reassumir a liderança. Mas no Wii, o panorama é diferente. Vou explicar...
O FIFA assumiu uma postura casual no console da Nintendo, com gráficos cartunescos e jogabilidade simplificada, enquanto o PES é hardcore, com opção de controle clássico ou playmaker, que na minha humilde opinião é a melhor jogabilidade de todos os tempos num game de futebol, apesar de ser mais complicada de se aprender. Os gráficos e a física ficaram mais realistas no PES, que hoje lidera de longe no Wii, sem que o concorrente demonstre nenhum tipo de reação ou tentativa de se recuperar.

Confiram os trailers de PES 2012 e FIFA 12:

As situações diferentes nos consoles mostra que a guerra entre PES e FIFA ainda vai durar muito tempo. Quem tem a ganhar com isso somos nós, gamers!

domingo, 17 de julho de 2011

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Píxels da Semana #43

O Boteco Gamer tarda mas não falha, e aqui estão as notícias e manchetes da semana! Os principais acontecimentos do mundo gamístico nas últimas sete luas!

-Netflix está disponível para download no 3DS eShop!

-Rumor: uma edição especial de Sonic Generations até o fim do ano por singelos 65 dólares. Preço salgado, hein Sega?

-Novo personagem de Soulcalibur 5 revelado! E que personagem, hein?
Mais detalhes serão revelados na Comic-Con.

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2
-NCAA Football 12

Xbox 360

Playstation 3
-Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2
-NCAA Football 12

Wii
-Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System

DS
-Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2

Destaque da semana: Harry Potter salvou a semana, que teve poucos lançamentos, e o destaque negativo fica para o PSP e o 3DS que estão sem lançamentos há duas semanas!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Trailer do gameplay de PES 2012

O próximo game de futebol da Konami está a caminho, e as melhorias estão sendo reveladas pouco a pouco. Além dos gráficos mais avançados, animações mais realistas, agora os dribles estão mais variados e a inteligência artificial também foi aprimorada. Não só os seus marcadores vão brigar mais pela posse de bola mas também os companheiros buscarão jogadas mais elaboradas, vão tentar se posicionar melhor para receber o passe e buscar o vazio para uma triangulação mais eficiente. PES tenta retomar o posto de melhor game de futebol após os últimos anos de supremacia do FIFA. Será que dessa vez conseguirá?
PES 2012 será multiplataforma, e já tem versões confirmadas para PS3, Wii, X360, PSP e PS2.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Review #16 - Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2

Estamos a dois dias do lançamento do último filme da série Harry Potter, e muitos fãs do mago estão curiosos para saber sobre o novo game. Todos sabem o que eu penso de jogos baseados em filmes, mas será que dessa vez seremos surpreendidos? Confira no review:

Ficha técnica
Produtora: Eletronic Arts
Desenvolvedora: EA Bright Light Studio
Gênero: Ação
Data de lançamento: 12 de julho
Plataformas: Wii, Xbox 360, Playstation 3, DS, PSP

Gráficos: 9
Som: 10
Jogabilidade: 8
Diversão: 9
Replay: 8,5
Nota: 9




Harry Potter é uma série de sucesso, e não bastassem os ótimos livros e filmes, os games também são bons. Apesar da péssima fama dos jogos de filmes, HP7 Part 2 impressiona pela excelente apresentação do game, menus limpos, intuitivos e ao mesmo tempo belos, gráficos muito bons. A versão para Wii não possui suporte ao Motion Plus mas tem um dos melhores gráficos do console, ao lado de Mario Galaxy, Monster Hunter e Conduit 2. As outras versões também possuem visual acima do esperado.

Os diálogos dublados e as músicas ajudam muito na imersão. As cenas em computação gráfica ficaram excelentes, muito caprichadas e a animação está impecável. Todo esse capricho não é comum em jogos de filmes, que sempre são mal feitos e apressados para ser lançados junto com a película nas telonas. Os controles respondem bem, mas como a maior parte dos comandos são feitiços, alguns botões acabam ficando com mais de um comando, o que pode atrapalhar de vez em quando.
Eu não sei se o game é fiel ao roteiro do filme, afinal a película ainda não estreou. Mas como é o último episódio da série, é bem provável que os enredos de ambos sejam semelhantes. Não é mistério pra ninguém que o desfecho é a luta contra Você-Sabe-Quem, assim como no cinema. Ao longo das fases, vários personagens diferentes se tornam jogáveis, como a experiente maga Minerva, que é jogável contra Snape.

As cenas de ação no game parecem ser tiradas de um third person shooter, mas os rifles foram trocados por varinhas mágicas, e as balas são os feitiços. Tudo funciona muito bem, e o sistema de troca e conjuração de feitiços também é eficiente e é usado várias vezes durante as batalhas. A variedade de feitiços é relativamente grande, e conta com nove ao todo, sempre fiéis aos respectivos efeitos.
Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 tem nome grande e é baseado em um filme, mas ao contrário de seu estereótipo, é um excelente game, até mesmo para quem não é fã. Mas com certeza, quem adora a série, vai gostar muito do último jogo, que fechou com chave de ouro a saga do pequeno bruxo.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Especial - Ace Attorney

Uma série de surpreendente sucesso da Capcom, que nasceu no Gameboy Advance, passou pelo DS e agora caminha para mais um capítulo no 3DS, Ace Attorney é envolvente, cativante e com muitas reviravoltas!
Ace Attorney se passa em locais diferentes, dependendo da versão que você joga. O game japonês, se passa na terra do sol nascente, e o ocidental, em Los Angeles. O que importa é que em ambos, o enredo se desenrola num futuro próximo, com um sistema judiciário bem mais avançado que o atual, onde os suspeitos são julgados - e devem ser condenados ou absolvidos -  em até três dias após o crime, e o advogado deve examinar as falhas nos depoimentos das testemunhas para provar que seu cliente é inocente, utilizando-se de evidências e muita lábia.

A série principal consiste em três games em que o protagonista é o advogado iniciante Phoenix Wright (percebam a alusão a "direito" no nome dele) mas em algumas partes específicas, outros personagens se tornam jogáveis também. O atrativo principal da franquia é o enredo, extremamente bem elaborado, surpreendente e uma das melhores histórias de games em todos os tempos. O último caso de cada jogo sempre tem muitas reviravoltas e esclarece pontos dos casos anteriores. Já o caso final do último game reúne as pontas soltas de toda a história de forma fascinante.
Após o último game da série, ainda há o Ace Attorney: Apollo Justice, em que o protagonista é o próprio Apollo Justice que dá nome ao jogo, mas Phoenix, dos anteriores, retorna para investigar sobre casos de anos anteriores. O game funciona não só como um epílogo, mas também desvenda muitos mistérios e explica bastante sobre o fantástico enredo.

Entre Ace Attorney Phoenix Wright: Trials and Tribulations, terceiro e último jogo da série principal, e Ace Attorney Apollo Justice, que se passa sete anos depois, existe um spin off da série em que o protagonista é o promotor de justiça Miles Edgeworth, rival e amigo de Phoenix, que está lutando para botar na cadeia um grupo internacional de contrabando e falsificação de obras de arte. Ace Attorney Investigations 1 e 2 contam muito sobre o passado desse personagem tão profundo, e ajudam a enriquecer a trama.
 Todos os episódios da série estão disponíveis no DS, com exceção do Investigations 2, que só foi lançado no Japão, e do crossover Professor Layton Vs Phoenix Wright, que será do 3DS. Portanto, fica aqui a recomendação do Boteco Gamer. Para quem gosta de histórias excelentes, investigações policiais, crimes, e tudo com muito humor e piadinhas infames, Ace Attorney é um prato cheio! Mais de 4 milhões de cópias vendidas, e sucesso absoluto!

domingo, 10 de julho de 2011

Humor: Link e Samus

Poderiam estrelar uma novela mexicana, com amor e muito interesse.
Juán Carlos Link e Maria Antonieta Samus.

sábado, 9 de julho de 2011

Humor: sem compromisso

Zelda não quer nada sério depois de tudo o que eu enfrentei? Tá brincando...
Tirada do Capinaremos.com!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Píxels da Semana #42

Interrompemos nossa programação para as notícias da semana! As principais manchetes dos últimos sete dias!

-Satoru Iwata, presidente da Nintendo, confirmou que o Wii U será capaz de rodar games em 3D, mas negou que esse seja o foco do console, e afirmou que a empresa ainda não tem intenção de investir nessa  tecnologia até que as TVs 3D sejam mais populares.

-Fontes misteriosas alegam que Playstation 4 pode ser lançado antes do final de 2012, e que teria um controle ao estilo Kinect, só com o corpo.

-Sengoku Basara 3 Utage anunciado para Wii e PS3 no 2º semestre!

-Final Fantasy XIII Type-0, para PSP deverá ser lançado em breve, e vai durar de 30 a 40 horas na aventura principal, e cerca de 100 horas para zerar tudo. Ótimo RPG!

-Crysis 1 deve ir para PS3 e X360!

-Mass Effect deve ganhar um filme! Ainda não se sabe quando vai estrear, nem se será com atores reais ou por computação gráfica.

-A EGS, Eletronic Game Show, estará de volta ao Brasil, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, SP. O ingresso custa 50 reais, e o Boteco Gamer vai cobrir o evento com certeza!

-Sony libera trailers promocionais de Shadow of the Colossus e Ico! Confira:
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Mafia II: Director's Cut
-Resistance Dual Pack
-Playstation Move Ape Escape

Xbox 360
-Deadliest Warrior: Legends
-Mafia II: Director's Cut
-Dead Block

Wii
-Wicked Monster Blast!

DS
-Ben 10 Triple Pack
-Fishdom
-Jewel Match

PSP
-Ninjamurai

Destaque da semana: sem lançamentos de peso, o destaque vai para os rumores sobre o PS4! Será?

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Deja Vú #19 - Zelda Ocarina of Time

Após mais um relançamento, Ocarina of Time mostra porque é um game atual mesmo após mais de uma década, e é considerado por muitos como o melhor jogo de todos os tempos, em todos os consoles. Nada mais justo que o Deja Vú dessa semana falar sobre esse clássico!
The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi lançado no final de 1998, aproveitando-se da grande novidade da época, os gráficos totalmente tridimensionais que o Nintendo 64 permitia. O game encantou a todos, não só pela grandiosidade da franquia, mas também porque era a primeira vez que o jogador podia se ver em uma Hyrule 3D, sem nenhum borrão de píxels irreconhecível.

Não só pelos gráficos, que causaram muita expectativa na época, mas também pela jogabilidade. A inovação do 3D também mudou o jeito de se jogar, e Shigeru Miyamoto mostrou mais uma vez sua genialidade, criando um sistema de travar a mira no inimigo usado até hoje por praticamente todos os games de ação ou tiro. O analógico também era uma inovação daquela geração de consoles, e Zelda soube usá-lo muito bem, tornando a jogabilidade, uma de suas grandes qualidades.
Link é o único de sua floresta a não ter fada, e é um pouco discriminado por isso entre os kokiris. Até que certo dia ele ganha não só uma fada, a Navi, mas também a tarefa de salvar o reino de Hyrule e a princesa Zelda das garras de Ganondorf. Para isso, Link se utiliza de uma espada, um escudo e da intuição e dicas da Navi, sempre muito perspicaz e astuta. (Quem conhece, deve ter percebido a ironia)

Um dos fatores mais interessantes do enredo são as viagens no tempo. Link começa o game como criança, até que ele consegue a Master Sword e adormece por 7 anos, acordando como um adulto, em uma Hyrule tomada pelo mal. Então, as mecânicas de viagens no tempo, entre outras funcionalidades, são controladas pela Ocarina do Tempo, item mais importante e que dá nome ao jogo.
Todo gamer sabe: Zelda é Zelda. E como não poderia faltar, em Ocarina of Time, os puzzles também estão presentes e muito bem elaborados, tanto é que continuam sendo válidos - e mantendo o nível de dificuldade - até os dias de hoje.

Um overworld gigante para os padrões da época, jogabilidade e gráficos inovadores, e encantadores, sem falar que é um Zelda. Ocarina of Time é um dos maiores games de todos os tempos, e continua atual mesmo após 13 anos de seu lançamento, com vários relançamentos, provando seu sucesso e sua qualidade. Quem já jogou deve jogar novamente, e quem não jogou pode redimir seu pecado com a versão para 3DS.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A guerra dos portáteis

Até alguns anos atrás a Nintendo liderava o segmento dos portáteis praticamente sozinha. O Gameboy, GB Color e GB Advance nem tomavam conhecimento da concorrência, que também não investia muito na área, e a briga ficava focada nos consoles de mesa. Porém, com a chegada do PSP, o DS não teve a vida fácil de seus antecessores, apesar de ter sido o videogame mais vendido da geração, e estar quase chegando ao lendário Playstation 2. Já o PSP não obteve o sucesso esperado e não foi páreo para o portátil da Big N. Mas agora, a nova geração de portáteis está iniciando, e a Nintendo não começou com o pé direito. Será que dessa vez o Vita vai desbancar a hegemonia nintendista?
Isso não é um comparativo. É apenas uma análise dessa disputa, baseada nos antecessores. A briga entre PSP e DS na atual geração começou entre o final de 2004 e começo de 2005, quando ambos foram lançados. O intervalo entre um e outro foi de menos de um mês, portanto nenhum teve ampla vantagem de tempo. Dessa vez, o 3DS saiu na frente por quase um ano, mas não conseguiu aproveitar esse fato, pois não teve muitos jogos bons no lançamento, e só agora está melhorando um pouco a biblioteca, mas suas vendas vêm sendo decepcionantes. Já o PS Vita só sai ano que vem e as expectativas são as melhores possíveis.

O DS inovou com a touchscreen, e o PSP possuía um hardware mais potente. Essa é a grande semelhança da nova geração. O 3DS inova com o 3D, e o Vita tem gráficos mais avançados, quase como um PS3 portátil. Levando-se em conta apenas esse fator, pode parecer que a disputa já está ganha  pelo 3DS, pois a história está se repetindo. Mas a Sony está trabalhando para não repetir os mesmos erros do antecessor, e dessa vez, a guerra dos portáteis pode tomar outro rumo.

A batalha travada entre 3DS e Vita está só começando, e dessa vez o cenário pode ser diferente. No ano que vem, as características de ambos os portáteis já devem estar bastante definidas, então creio que acompanharemos uma bela briga, como nunca se viu nesse segmento. Quem tem a ganhar com tudo isso, é claro, somos nós, os gamers!

Obs.: esse assunto foi sugerido pelo leitor @rodrifz

terça-feira, 5 de julho de 2011

Vídeo: gameplay de Starfox 64 3D

O 3DS estava mal de lançamentos, tinha poucos jogos bons. Agora, os donos do portátil podem ficar tranquilos, pois parece que ele engrenou finalmente. Após o grandioso lançamento de Zelda Ocarina of Time 3D, é a vez de Starfox aparecer. Confira um pouco do gameplay de Starfox 64 3D:
Ótimo lançamento do 3DS, chega em 11 de setembro!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Review #15 - Shadows of the Damned

Após o sucesso de No More Heroes, Suda 51 volta com toda força em sua mais nova obra: Shadows of the Damned. Confira o review aqui no Boteco Gamer!

Ficha técnica
Produtora: Eletronic Arts
Desenvolvedora: Grasshopper Manufacture
Gênero: Survival Horror/Ação
Data de lançamento: 21 de junho
Plataformas: Playstation 3, Xbox 360

Gráficos: 9,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Replay: 8,0
Nota: 9,5




Shadows of the Damned reflete muito bem algumas das características do diretor Suda 51, como as diversas referências à cultura nerd e pop em geral, e os personagens e situações inusitadas. O enredo conta a história de Garcia, um caçador de demônios, que tem sua namorada sequestrada e levada para o inferno. Então ele pega a Highway to Hell (alguém percebeu a referência a AC/DC aqui?) e vai em busca dela.

O jogo em si é uma homenagem, ou uma crítica, a Mario. Pois o encanador também tem que sequestrar a princesa Peach no reino dos Koopas. Os cogumelos que dão poderes ao protagonista, seriam os diamantes que Garcia coleta para "se dopar", ou seja, melhorar seu desempenho matando os demônios, que aliás parecem até zumbis.
Um dos melhores aspectos do game é a jogabilidade. Mirar e atirar com o analógico, para alguém que está acostumado a apontar com o Wiimote, nunca é muito agradável. Mas em Shadows of the Damned, o sistema de mira a laser facilita muito, e é bastante eficiente. Os controles também são muito precisos e respondem bem.

A trama se desenrola naturalmente, e o game flui bem. A ação está presente durante todo o tempo, ao mesmo tempo que a exploração também conta bastante, com vários itens coletáveis. SotD é praticamente uma versão "expressionista" de Mario, porém muito mais violenta, densa e com apelação para o erotismo, que também são marcas de Goichi Suda. Sem falar que a caveira que anda ao lado do protagonista o tempo todo é uma referência à Navi, de Zelda.
Shadows of the Damned reúne muita ação e uma história bem "original", apesar das alusões a outros games, num game divertido de terror, mas sempre com muito humor e tiradas geniais, gráficos bons, parte sonora que ajuda na imersão da história e jogabilidade quase impecável. Suda 51 deixou sua marca em cada canto do game, e os fãs dele vão gostar muito do jogo. Recomendadíssimo!

domingo, 3 de julho de 2011

Humor: comentários em posts

Pelo menos em blogs com grande fluxo de visitas (ou seja, o Boteco Gamer não está incluso), os comentários funcionam assim:
Tirado do NerfNow!

sábado, 2 de julho de 2011

Humor: Earthquake

Pokémon não é muito realista quando se usa earthquake...
Tirinha do genial Awkward Zombie!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Píxels da Semana #41

As principais notícias dos últimos sete dias estão aqui nos Píxels da Semana!

-Satoru Iwata, manda chuva da Nintendo, afirmou que não quer repetir o mesmo erro do 3DS, que teve uma line-up de lançamento muito fraca, ou seja, poucos games bons no lançamento, e ele disse que vai trabalhar para que muitos títulos de peso sejam lançados junto com o Wii U. Na mesa semana, Shigeru Miyamoto confirmou que a demo de Zelda em HD realmente vai virar um game de verdade. Teremos Zelda no lançamento de outro console?

-Em Skyward Sword, Zelda não será uma princesa. A informação foi confirmada por Eiji Aonuma, diretor da série, e apesar de ter chocado bastante os fãs, não é a primeira vez que acontece. Zelda já foi uma pirata na pele de Tetra em Wind Waker e Phantom Hourglass.

-A Sega leu o meu texto sobre a falta de games pro Wii em 2011 e já existem alguns rumores sobre um novo game do Sonic para o console branco. O jogo seria o encerramento da trilogia "Sonic and the...". Vamos aguardar por novidades!

-Cavaleiros do Zodíaco devem dar as caras no PS3! O game foi revelado no Japan Expo, que está acontecendo em Paris até dia 3 de julho.

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Beyond Good and Evil HD
-Super Street Fighter IV Arcade Edition
-Dynasty Warriors: Gundam 3
-Sniper: Ghost Warrior
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System
-Marvel Pinball: Captain America

Xbox 360
-Super Street Fighter IV Arcade Edition
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System
-Dynasty Warriors: Gundam 3

Wii
-Mystery Case Files: The Malgrave Incident
-Gunslingers

DS
-Mystery Stories: Curse of the Ancient Spirits
-Jewels of the Ages
-ATV X-treme World Challenge

PSP
-Tetraminos

3DS
-Resident Evil:The Mercenaries 3D


Destaque da semana: Zelda tomou conta da parte de notícias, com informações sobre Skyward Sword e a confirmação de Zelda para Wii U. A Capcom lançou mais uma versão de Street Fighter IV, isso é que é precisar de dinheiro, hein?

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Miyamoto confirma: Zelda no Wii U

Os fãs de Zelda estão bem servidos pelos próximos meses. Além de Zelda Ocarina of Time 3D, lançado para o 3DS, e Zelda Skyward Sword, exclusivo do Wii programado para o último trimestre do ano, a série vai receber outro game novo!
Agora é a vez do Wii U receber um game da franquia. Segundo Shigeru Miyamoto, criador da série, afirmou que a demo de Zelda em HD que foi mostrada na E3 2011 está em desenvolvimento como um game para o próximo console da Big N, mas não revelou se estará no lançamento ou não.

De qualquer forma, é uma excelente notícia para os fãs de Zelda!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O futuro do Wii

A Nintendo anunciou o sucessor do Wii, mas ele só chega em 2012, e até lá o console branco não parece que vai ter vida fácil. Poucos lançamentos de peso, e muitos jogos ameaçados de serem transportados para o Wii U são os principais problemas do pequeno grande console. O que o futuro reserva para o Wii?


Após a E3 2011, toda a atenção da mídia se voltou para o recém anunciado Wii U, e com o console atual fora dos holofotes, pode-se notar a escassez de lançamentos de peso, que não é de hoje. Esse vem sendo um ano de seca para o Wii. Com exceção feita a Conduit 2 e De Blob 2, praticamente não houve bons games, diferente do ano passado, recheado com Mario Galaxy 2, 007 Goldeneye, Epic Mickey, Donkey Kong, Kirby's Epic Yarn, Metroid Other M, entre outros.

O apoio das third parties nunca foi a principal atração do console, mas games como No More Heroes, Madworld, Okami, Muramasa, Red Steel e Final Fantasy sempre estiveram presentes. Porém, a única esperança de um jogo third party para o Wii até 2012 é Dragon Quest X. Isso se o game não for cancelado e lançado no Wii U, o que não seria nada anormal. Outros grandes lançamentos podem não vir para o ocidente, como The Last Story e Xenoblade.
Por parte da Nintendo, teremos The Legend of Zelda: Skyward Sword, que deve ser um dos melhores games do console. Além disso, Pandora's Tower, a nova franquia da Big N, promete ser um belo lançamento, mas não sabemos nada sobre o jogo, então não dá pra botar a mão no fogo por ele. Um novo Kirby e outro Mario Party também darão as caras no Wii, e pode até ser que a empresa anuncie mais algum jogo ainda esse ano. Os fãs aguardam calorosamente por um F-zero ou Starfox.

Mas as previsões não são das melhores. É bem provável que, se anunciado, um novo game como esses deve sair apenas no Wii U, que é o novo foco da empresa. Além do mais, as thirds já demonstraram apoio ao próximo console, e já anunciaram vários lançamentos grandiosos como Assassin's Creed e Battlefield.
O Wii fez sucesso absurdo, vendeu 87 milhões de unidades ao redor do mundo e conquistou uma legião de gamers. Mas 2011 foi o pior ano do console, e parece que ele está chegando ao fim de seu ciclo, não só pelo anúncio do sucessor, mas também pela escassez de jogos e seu futuro incerto.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Perfil #1 - Suda 51

A nova sessão do Boteco Gamer, sobre os homens que ficam nos bastidores dos games, não podia começar de forma mais adequada! Hoje, vamos falar sobre uma das mentes mais férteis do mundo: Goichi Suda, mais conhecido pelo seu codinome, Suda 51!
O 51 do seu apelido é porque seu nome, Goichi, pode ser lido como Go e Ichi, respectivamente cinco e um em japonês. E, incrivelmente, o número 51 define bem seus games: "uma boa idéia". Deixando a piadinha infame de lado, realmente, a principal característica dele é sua criatividade. Jogos diferentes de tudo o que você já viu, e muita ironia escondida também. Seus jogos tentam representar sua opinião, e portanto ele influencia muito no enredo, estilo, visual e jogabilidade, tentando demonstrar, muitas vezes sutilmente, o que pensa sobre várias coisas.

As vezes é difícil perceber essa visão do diretor. Como por exemplo as críticas ao fanatismo por gráficos em No More Heroes, game em que ele também mostra sua opinião sobre games violentos no Wii, além de fazer uma verdadeira homenagem aos nerds e à cultura pop em geral. Aliás, referências são outra característica recorrente em seus títulos. Como a estrada para o inferno (Highway to Hell, em alusão a música do AC/DC), que aparece em Shadows of the Damned.
Suda 51 começou a trabalhar com games em 1993, como diretor do Super Fire Pro Wrestling 3 Final Bout, lançado no Japão para SNES. Ele trabalhou em vários outros games lançados só na terra do Sol nascente, para Playstation 1 e 2. Seu primeiro game a viajar para outra região foi Michigan: Report from Hell, um game de terror onde você controla um cameraman de uma TV que está cobrindo eventos sobrenaturais. O game saiu no PS2, em 2004.

Mas foi no ano seguinte que ele alcançou a fama, com Killer 7, para Gamecube e Playstation 2, publicado pela Capcom. Com muita violência e uma história extremamente confusa, mas elaborada, Goichi Suda mostrou ao mundo pela primeira vez do que era capaz. Não foi por acaso que foi sua primeira obra a cruzar o Atlântico, e ir para os EUA.
Suda 51 fez outros jogos para o PS2 e DS, até que chegou ao seu game de mais sucesso. No More Heroes, lançado para Wii em 2007 no Japão e 2008 nos EUA. Na pele de Travis Touchdown, um nerd, otaku, sem grana, e que mata os principais assassinos do mundo para impressionar uma garota, NMH é um dos melhores games do console, e arrisco dizer que sua continuação, No More Heroes 2: Desperate Struggle, é um dos melhores games de toda a geração.

Além de exprimir suas ideias sobre a atual geração, e o universo dos games em geral, Suda 51 quebrou os paradigmas de jogos infantis no Wii, abrindo as portas para outros títulos sanguinários como Madworld no console. Outro game para a mesma plataforma que ele teve participação foi Fatal Frame IV, emprestando toda sua capacidade de escrever roteiros bons, e criar cenários assustadores para um jogo de terror.
O remake de No More Heroes para X360 e PS3 obviamente foi obra dele. Mas o que pouca gente sabe é a participação de Suda 51 no modo história de Super Smash Bros Brawl, o Subspace Emissary. Além disso, o diretor também está envolvido no projeto de Hideo Kojima, Project S, que está sendo guardado a sete chaves.

A mais recente obra de Goichi Suda é Shadows of the Damned, um game genial que vai receber seu review aqui no Boteco Gamer em breve. As marcas registradas dele estão todas no game, desde a violência, até o erotismo, referências, entre outras coisas. Afinal, um cavalheiro salvando sua namorada é uma das maiores alusões que ele podia fazer, não? Mas se o protagonista tiver sotaque de mexicano, e sua namorada foi raptada por um demônio e levada para o inferno, com certeza, Suda 51 trabalhou no game!
Algumas das principais características dele são referências distorcidas como em SotD. Além disso, um "game dentro de um game" é bem comum de se ver, como em NMH, Killer 7, Contact, entre outros jogos em que Suda 51 coloca um minigame jogável como se fosse um videogame para o protagonista. Também é possível encontrar vários números 51 pelos seus games como a Area 51 e os 51 assassinos rankeados de NMH, Airport 51 em NMH 2, entre outros.

Goichi Suda é um dos diretores mais criativos de todos os tempos, e possui uma capacidade de fazer games geniais que faz dele um dos maiores gênios dos games. E sempre com suas críticas escondidas pelos roteiros. Com apenas 43 anos, ele já é CEO da Grasshopper Manufacture e conquistou milhares de fãs, imagine só quando chegar aos 51!

Checkpoint #12

A sessão de comunicados do blog vem, que vem, que vem quicando, para anunciar as boas novas!

-O Boteco Gamer chegou a 23 mil acessos! Muito obrigado a todos vocês que visitam o blog, dão sugestões, críticas e elogios.

-Este humilde blogueiro que vos fala adquiriu um Xbox 360, então agora posso fazer reviews de games do console também. Afinal, todos os games que eu já fiz review, eu joguei e analisei antes, para ter embasamento e credibilidade. Não acho que seja possível fazer um review sério sem antes jogar o game. Agora, com Wii, DS e X360, posso analisar quase todos os games da geração.
-Em julho, muitas pessoas entram em férias. Mas o Boteco Gamer vai continuar com suas postagens a todo vapor! Então, não deixe de entrar no blog no mês que vem.

-Continuem votando no Boteco Gamer para o prêmio Top Blog! Cliquem aqui para votar!

-A enquete desse mês já está quase acabando. No mês que vem, vamos perguntar por quantos anos vocês acham que o X360 e o PS3 devem durar até que lancem o X720 e PS4.

-E a grande novidade: o blog vai ter uma sessão nova, chamada Perfil! Nessa nova sessão, falarei sobre vários dos grandes nomes por trás dos games. Os gênios do desenvolvimento e criação de jogos. E o primeiro deles é o diretor de games como No More Heroes e Shadows of the Damned, que teve participação em Smash Bros Brawl, e é um grande ídolo meu. Goichi Suda, o lendário Suda 51!

Aguardem...

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Review #14 - Duke Nukem Forever

Após um longo hiato de 15 anos, Duke Nukem Forever finalmente foi lançado, mais será que corresponde às expectativas? Confira aqui no review do Boteco Gamer!

Ficha técnica
Produtora: 2K Games
Desenvolvedora: 3D Realms
Gênero: First Person Shooter
Data de lançamento: 14 de junho
Plataformas: PS3 e X360

Gráficos: 7,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 4,0
Diversão: 5,5
Replay: 7,0
Nota: 6,0





Duke Nukem Forever acontece em meio a uma invasão alienígena. No começo, Duke está em sua mansão jogando seu próprio game, na agradável companhia de duas belas moças, quando os extraterrestres começam a aparecer. A princípio, Duke combate os invasores com os próprios punhos, mas depois temos acesso a armas. Porém, a jogabilidade e resposta dos controles é tão ruim que as armas só servem para longas distâncias. É mais fácil derrotar os inimigos com socos e combate corpo-a-corpo.

O game também decepciona nos quesitos técnicos. Gráficos abaixo da média da geração, com muito serrilhado. Arrisco dizer que Duke Nukem Forever rodaria no Wii sem problemas. O som é um dos bons aspectos do jogo, até pelos diálogos dublados. Mas ainda assim não é nada demais.
Talvez para compensar pela péssima jogabilidade, parte técnica fraca e poucos atrativos, Duke Nukem Forever explora ao máximo a violência, erotismo e o lado "bad boy" do protagonista, apelando para garotas seminuas e ETs decapitados. Mas além de afastar boa parte dos gamers, e delimitar um público alvo muito específico, o game não vale a pena só por esses aspectos.

A combinação de matança de aliens e mulheres com pouca roupa, além de extremamente apelativa, faz dos jogadores mais exigentes com o jogo em si. Mas não há sequências impressionantes de ação, e o jogo acaba decepcionando pela falta de um algo a mais.
Os 15 anos de intervalo não fizeram bem à série. Ficou claro que Forever é um game que até poderia agradar na geração passada. Mas os jogadores evoluíram, principalmente no gênero FPS, e o segmento está cada vez mais exigente. DNF parou no tempo, e é claramente um game ultrapassado e obsoleto. Duke Nukem vai precisar de mais do que alienígenas clichês e mulheres em trajes íntimos para impressionar os gamers atuais.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Píxels da Semana #40

Bom dia, boa tarde, boa noite! Aqui estão as principais notícias dos últimos 7 dias:

-GTA V está em desenvolvimento, e a todo vapor!

-Rumor: PS Vita deve ser lançado no dia 4 de novembro!

-Criadores de Xenoblade estão trabalhando em título para Wii U.

-FIFA 12 e NHL 12 devem estar disponíveis em setembro.

-Dragon Quest X, antes previsto para Wii, pode migrar para o Wii U.

-Mais um Duke Nukem deve estar a caminho.

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Shadows of the Damned
-F.E.A.R. 3
-Dungeon Siege III
-Cars 2: The Video Game
-Tom Clancy's Splinter Cell Classic Trilogy HD
-Alien Zombie Mega Death

Xbox 360

-Shadows of the Damned
-F.E.A.R. 3
-Dungeon Siege III
-Cars 2: The Video Game
-Trenched

Wii
-Cars 2: The Video Game
-Maximum Racing: Super Karts
-Gummy Bears: Magical Medallion

DS
-Cars 2: The Video Game
-Pro Jumper! Guilty Gear Tangent!?

PSP
-Cars 2: The Video Game
-Dual Pack: Syphon Filter's Logan Shadow/Killzone Liberation
-Brick Breaker
-Labirinth
-Solitaire

3DS
-The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
-Reel Fishing Paradise 3D
-DualPenSports
-Petz Fantasy 3D

Destaques da semana: os lançamentos foram os grandes destaques, finalmente! Zelda Ocarina of Time, um dos melhores games - senão o melhor - de todos os tempos, ganhou uma versão para o 3DS. Shadows of the Damned, a nova obra de arte de Suda 51 no Xbox 360 e PS3, entre outros!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Deja Vú #18 - Final Fantasy

Primeiro game de uma das séries mais populares de todos os tempos no mundo dos games, Final Fantasy é um dos melhores e mais tradicionais RPGs já lançados.
Final Fantasy é uma das séries de maior influência do mundo, com uma base de fãs gigantesca espalhada pelos quatro cantos do globo. Mas quem vê todo esse sucesso não imagina que em 1987, quatro anos após sua fundação, a então Square estava à beira da falência. Os fundadores Masafumi Miyamoto e Hironobu Sakaguchi resolveram apostar todas as fichas em um último game. Se ele seguisse o caminho dos outros títulos da empresa, e não desse certo, eles seriam obrigados a fechar as portas e tentar a vida com outra coisa. Por isso o nome é tão apropriado para um RPG de fantasia: Final Fantasy.

Esse primeiro game da franquia, que salvou a empresa, lançado para o NES, possuía um nível de dificuldade bastante elevado, até porque seus remakes para Gameboy Advance e Playstation foram ajustados para não assustar os gamers novatos.
Após escolher quatro personagens e suas habilidades, que variam entre Black Mage, White Mage, Red Mage, Fighter, Thief e Monk, era possível sair andando por um imenso mundo cheio de dungeons para subir de level e ganhar dinheiro. Diálogos com NPCs, história bem elaborada e sidequests ainda não eram características muito comuns nos jogos desse estilo. Os RPGs como conhecemos hoje só nasceram um tempo depois.

A história de Final Fantasy se passa em um mundo onde o equilíbrio de quatro cristais era necessário. Mas esse equilíbrio foi quebrado, e os cristais passaram a agir para as trevas, fazendo o mundo entrar num ciclo negativo. Então, quatro heróis teriam de restaurar o equilíbrio aos cristais elementais, devolvendo a luz ao mundo.
O sucesso de Final Fantasy foi enorme, salvando a Square e criando um modelo a ser seguido pelos RPGs da época. Hoje em dia, a série é um fenômeno de vendas, e ainda possui a fórmula de um bom Role-Playing Game, sendo uma das franquias mais famosas do mundo, há mais de 20 anos salvando o equilíbrio dos cristais não só na série principal, que já conta com 14 instalações, mas também em incontáveis spin-offs.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Trailer de Zelda Ocarina of Time 3D com Robin Williams

Nem todos sabem, mas o ator Robin Williams tem uma filha chamada Zelda, exatamente por causa do game! A Nintendo aproveitou esse fato para bolar uma estratégia de marketing bem legal envolvendo a série e Zelda Williams:
Muito legal o trailer, e é bem interessante ver como existem famosos que também são gamers, e fanáticos a ponto de colocarem o nome da filha de Zelda!