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domingo, 8 de abril de 2012

Sorteio do game Super Monday Night Comat

Nosso parceiro X GameWorld X vai realizar um sorteio no dia 22 de abril, domingo, do jogo Super Monday Night Comat! Para mais informações de como participar, cliquem aqui!

sábado, 7 de abril de 2012

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Píxels da Semana #79

E o Boteco Gamer não para, mesmo na Páscoa! Aqui estão as notícias da semana santa:

-Rumor: Wii U seria lançado em 18 de novembro nos EUA e na semana seguinte no Japão. A Nintendo não comentou sobre o boato.

-Assassin's Creed 3 terá dublagem em português do Brasil, mas não em português de Portugal. Chupa, primeiro mundo!

-O Nintendo DS não está morto, e vai ganhar um spin off da série Pokémon! O game de estratégia será lançado no dia 18 de junho, e terá o mesmo estilo de Final Fantasy Tactics. Confira o trailer:

Lançamentos da semana:
Playstation 3
-I Am Alive
-Wheels of Destruction: World Tour
-Pro Angler Moves

Xbox 360
-Kinect Star Wars
-Diabolical Pitch

Wii
-Xenoblade Chronicles
-Titanic Mystary
-TNT Racers

DS
-Titanic Mystery

3DS
-Funky Barn 3D
-Colors! 3D

Destaque da semana: o fim do jejum de games do Wii, que teve, finalmente, um grande lançamento! Xenoblade Chronicles!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Vídeo mostra gameplay de Epic Mickey 2

Confira 10 minutos de Epic Mickey 2, que deve ser lançado em breve! O vídeo mostra um modo multiplayer cooperativo, com várias mecânicas de jogo interessantes e possibilidades ilimitadas. Parece que o camundongo mais famoso do mundo vai voltar em grande estilo em outro jogão, dessa vez não só para Wii mas também para PS3 e X360.
Lembrando que esse vídeo é o da versão de Wii.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Suda 51 está preparando um novo jogo!

O lendário Suda 51 anunciou à revista japonesa Famitsu que vai fazer um novo jogo. O criador de games bizarros - e geniais - com roteiros mais estranhos ainda, como Killer 7, No More Heroes e Shadows of the Damned, vai adicionar Killer is Dead a sua biblioteca de criações. O jogo será desenvolvido pela Grasshopper Manufacturer, sua própria empresa, e terá alguns fatores em comum com os outros games dele.
No More Heroes (Wii)
Em Killer is Dead, assim como na maioria de suas obras, a história vai ser focada num assassino, no caso é um "Executioner" que tem como missão aniquilar criminosos extremamente perigosos. Suda disse que o conceito de "o quão longe você iria por alguém" vai estar presente no jogo, e muito provavelmente será um game no maior estilo ação e hack'n slash. Killer is Dead está em produção desde o ano passado, e deve ser lançado em 2013, mas ainda não existem muitos detalhes, apenas que deve sair para PS3 e X360.

Suda disse ainda que as palavras chaves do jogo são "lua e terra" e que os inimigos estariam associados à "lua" mas que isso não tem nada a ver com ficção científica. Só nos resta esperar por mais informações sobre o novo game do mestre Goichi Suda. Com certeza, podemos esperar mais uma obra de arte genial do produtor mais maluco do mundo dos games.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Não se fazem mais games como antigamente

Os videogames estão mais populares que nunca, e hoje a massificação dos consoles proporciona jogos para todas as idades e gostos possíveis. Porém essa "inclusão social" dos games acabou prejudicando os jogadores das antigas, já acostumados e calejados. Afinal, quem nunca jogou um clássico da década de 80 e percebeu que não tinha extensos tutoriais ensinando os controles, por exemplo?
Não estou querendo comparar as superproduções de hoje em dia como Skyrim, com milhares de diálogos dublados, quests infinitas, um mapa absurdamente grande e repleto de personagens com a simplicidade dos games antigos, que podiam ser fechados em poucas horas, tinham gráficos pífios, efeitos sonoros pobres e roteiro pouco criativo. Porém não se pode negar que hoje, os jogos são muito mais fáceis do que antigamente.

A série Zelda pode ser tomada como um exemplo muito claro da questão dos tutoriais antes do jogo. Geralmente, a primeira dungeon dos games serve de tutorial, ensinando as mecânicas e os puzzles presentes. Em A Link to the Past, são necessários, em média, 2 minutos para chegar até essa dungeon, e 20 minutos para completá-la. Em Ocarina of Time, são 20 minutos até o "tutorial" e e mais ou menos 40 minutos para passar por ele. Já em Skyward Sword, gasta-se mais de uma hora para chegar até o primeiro calabouço e cerca de uma hora e meia para alcançar o final dele.
Um dos motivos pelos quais isso acontece é que nos games antigos, a história não era um fator importante, e você era jogado no meio da aventura sem nem saber o motivo de estar lá. Hoje, os jogos possuem roteiros dignos de filmes e livros, e tudo é muito bem explicado antes de partir para a ação de verdade. Mas não se pode negar que esses extensos tutoriais acabam entregando muita coisa de bandeja, e ninguém precisa mais ficar fuçando os controles para descobrir coisas novas.

As produtoras e desenvolvedores estão visando ampliar seu público, e para isso acabam facilitando demais alguns aspectos, fazendo com que o game perca em desafio e não tenha a mesma graça de um jogo mais difícil. Não estou dizendo que todo jogo deveria ser impossível como Ikaruga, mas atualmente tudo anda fácil demais, e os gamers mais hardcore acabaram perdendo espaço.
Os jogos estão cada vez mais fáceis para atender aos jogadores novos e inexperientes, mas temos que lembrar que os mais experientes já foram novatos algum dia, e aprenderam tudo na raça. As produtoras estão criando uma geração acostumada a ter tudo fácil, e isso não é bom. Não se fazem mais jogos - nem jogadores - como antigamente...

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Checkpoint #23

Depois do 1º de abril, vem o primeiro post sério do mês. E, como todo começo de mês, é hora de prestar contas, e é para isso que existe o Checkpoint, a sessão metalinguística do blog. Ou seja, vamos falar do blog no blog!

-Março foi o melhor mês da história do Boteco Gamer em questão de visitas! Foram mais de 6900, só esse mês. O humilde blogueiro que vos escreve gostaria de agradecer do fundo do coração a todos os que acessam o blog! E peço desculpas pelos dias que não pude postar nesse mês, mas aviso que esses dias vão se tornar mais frequentes, e é tudo culpa do vestibular. Desculpem...

-Não se esqueçam: escutem e baixem o CD da banda DustUp!

-A enquete de março polemizou e perguntou qual era melhor entre PES e FIFA tanto no Wii como no X360/PS3. E os resultados mostraram que a maioria dos leitores concordam com os comparativos do blog:

PS3/X360
FIFA: 81%
PES: 19%

Wii
PES: 57%
FIFA: 42%

A enquete desse mês vai ser sobre portáteis, tablets e smartphones. Qual você prefere?

-Sigam o twitter do Boteco Gamer e curtam no facebook!

-Top 10 - posts mais acessados de março:

E isso é tudo, pessoal! Continuem acompanhando o blog, comentando, lendo e, claro, jogando videogames. Bom mês de abril pra todo mundo!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Píxels da Semana #78

O mês de março chega ao fim, e com ele o verão. Mas o que nunca chega ao fim são as notícias! E os Píxels da Semana estão aqui para noticiar. Vamos ao que interessa:

-História em Quadrinhos de Assassin's Creed chega ao Brasil pela Panini. A HQ conta uma história paralela à dos games, focando no personagem Daniel Cross.

-Maior rede de lojas de games da Inglaterra, a Game Group, pediu falência! Será esse um dos indícios de que a digitalização do comércio de jogos vai matar as lojas físicas?

-As pré-vendas de Assassin's Creed 3 já bateram recordes da Ubisoft! Apenas 3 semanas após ser anunciado, o game já foi mais requerido do que seus antecessores. Imaginem só até o fim do ano...

-Yoshinori Ono, produtor da Capcom que vinha trabalhando em patches para Street Fighter vs Capcom, vai se afastar por um tempo para tratar de uma doença. Estimamos melhoras a ele!

-Rumor da semana: o codinome do Playstation 4 é Orbis, ele não oferecerá retrocompatibilidade com os jogos de PS3, terá um sistema que impede que jogos usados rodem no console e todos os games estarão disponíveis para download pela PSN. O Orbis seria lançado no final de 2013. Mas nada foi confirmado e a Sony não quis comentar o assunto. Será?

Lançamentos da semana
Playstation 3
-Ridge Racer Unbounded
-Tiger Woods PGA Tour 13

Xbox 360
-Ridge Racer Unbounded
-Tiger Woods PGA Tour 13
-Capcom Digital Collection
-Country Dance All Stars
-Warriors Orochi 3
-Combat Wings: The Great Battles of WWII

3DS
-50 Classic Games 3D
-Horses 3D
-Alien Chaos 3D
-Funky Barn 3D
-ARC STYLE: Soccer!! 3D

Vita
-Supremacy MMA Unrestricted
-Doctor Who: The Eternity Clock
-Mad Blocker Adventure

Destaque da semana: os rumores sobre o Playstation 4. Duvido muito, mas será que são verdadeiros?

quinta-feira, 29 de março de 2012

Deja Vú #32 - Castlevania

Crepúsculo? Esqueça essas modinhas de vampiros, pois o jogo que o Boteco Gamer vai relembrar hoje é uma genuína história vampiresca!
Lançado em 1986 para NES, Castlevania foi um dos primeiros jogos lançados com formato em disco para o Nintendinho, conhecido como Famicom no Japão. Mas os discos não fizeram muito sucesso no console e o game acabou sendo lançado em cartucho sete anos mais tarde. Castlevania tem suas raízes nas várias histórias de terror com vampiros, e em lendas.

Na pele de Simon Belmont, no ano de 1691, o jogador deve derrotar um vampiro um tanto quanto conhecido: Dracula. O game tem jogabilidade de plataforma 2D, o gênero mais comum dessa época, com progressão lateral. Mas as fases não se limitam simplesmente a linhas retas para a esquerda, e são repletas de inimigos, escadas e plataformas.
 A principal forma de ataque de Belmont é seu chicote, que pode ser melhorado ao longo do jogo, para ficar mais forte e com maior alcance. Os chefes de cada fase do jogo são retirados de histórias de terror, e alguns deles são bem famosos como o Frankenstein, múmias, a Medusa e, claro, o Dracula. E depois de vários anos, a série evoluiu, mas o primeiro jogo continua sendo relançado, tendo versões para Game Boy Advance, Virtual Console e, futuramente, 3DS.

Castlevania é um excelente jogo, que segue o padrão de plataforma 2D da época, semelhante a outros clássicos como Contra e Zelda II, mas com o diferencial de ter um enredo muito mais denso, e inspirado na literatura de terror. A série já ganhou mais de 30 lançamentos, o que mostra o sucesso que fez, e ainda é uma referência no quesito vampiros. Crepúsculo? Esqueça isso e jogue Castlevania!

quarta-feira, 28 de março de 2012

GTA na vida real

Ou nem tão realista assim... quem dirige certo no GTA?
Vídeo bem legal do Scriptease!

terça-feira, 27 de março de 2012

O que vai mudar em Assassin's Creed 3

Em time que está ganhando não se mexe, e Assassin's Creed vem sendo um sucesso absoluto desde o primeiro lançamento. Mas de tempos em tempos é necessário mudar um pouco a fórmula do jogo, mesmo que o "time esteja ganhando" para que a série não fique estagnada e pare no tempo. Depois de Assassin's Creed 2, as mudanças foram poucas, e agora, com o lançamento de AC3 no final do ano, várias inovações devem acontecer.
Dessa vez, as mudanças não se limitam a uma nova cidade. Desde o personagem principal até a época serão diferentes dos últimos jogos. Nada de Altaïr ou Ezio, agora é a vez de Connor assumir o papel de protagonista. E a série que já mostrou as cruzadas, no Oriente Médio, a Itália renascentista e Constantinopla otomana, agora vai atravessar o Oceano Atlântico para reviver a guerra de independência americana, no século XVIII.

O diretor criativo da série, Alex Hutchinson, disse que Assassin's Creed 3 começou a ser produzido em janeiro de 2010, e enquanto os fãs jogavam os spin offs Brotherhood e Revelations, a Ubisoft se concentrava em reinventar a fórmula da franquia, mantendo seus pilares mas inovando para atender a um público novo sem perder os jogadores de longa data.
Se você já jogou algum dos outros jogos da franquia, sabe como a jogabilidade era inteiramente baseada num cenário exclusivamente urbano. Antes, o jogador se sentia extremamente limitado ao andar por um lugar descampado e sem edificações para escalar. Agora, porém, grande parte do jogo vai se passar ao ar livre, e Connor é um indígena nativo, o que faz dele um ótimo explorador de florestas e possibilita o parkour característico da série mesmo em ambientes naturais.

Portanto toda a jogabilidade e mecânicas de Assassin's Creed foram alteradas para se adaptarem ao novo cenário, repleto de árvores, superfícies irregulares, escarpas e penhascos. Tanto os botões faciais quanto os superiores terão novas ações, segundo Hutchinson. E não só o esquema de controle será diferente. Agora as estações do ano são muito mais perceptíveis, e influenciam diretamente no gameplay, como por exemplo quando a neve faz com que o personagem tenha passos mais lentos no inverno.
Haverão mais de 30 espécies de animais para serem caçados no maior estilo Red Dead Redemption - ou Pokémon? - e uma nova mecânica será implantada para que, ao matar muitos veados, por exemplo, você seja convidado para participar de um clube de caça ou algo do tipo. Não se sabe o que isso pode adicionar ao jogo, além de muitas horas de diversão a mais caçando animais e indo contra todas as regras de proteção ambiental do Ibama.

A chamada "Eagle Vision", o sexto sentido dos assassinos, estará ainda mais aprimorada em AC3, e ajudará bastante nessa hora de caçar, mostrando rotas de animais, marcas em árvores, entre outras pistas. E as ferramentas com as quais você mata o animal influenciam no que você aproveita do bicho. Por exemplo, matar com uma espingarda torna a pele inútil. Anida não foram revelados mais detalhes sobre a utilidade dos recursos naturais.
Se a selva oferece solidão, as cidades, em contrapartida, estão mais vivas e agitadas que nunca, proporcionando vários ambientes internos como bares, ou janelas pelas quais é possível entrar e despistar guardas - como uma versão horizontal dos elevadores - mas dessa vez as ruas serão muito mais largas, o que dificulta as fugas, tanto pelo chão quanto pelo alto.

O combate também será bastante modificado. Se antes, Ezio não era muito bem preparado para enfrentar as espingardas turcas - aposto que você morreu muitas vezes até se acostumar com isso - Connor já nasceu acostumado com armas de fogo, e além de manuseá-las mais frequentemente, também sabe lidar com os oponentes.
Agora o combate é baseado numa mecânica de usar duas armas ao mesmo tempo, possibilitando um machado e uma pistola, como na imagem. A Ubisoft fez a lição de casa e pesquisou sobre as técnicas de luta dos exércitos da época, e segundo Hutchinson, as armas de fogo demoravam muito pra recarregar e os soldados não eram habilidosos em combate corpo a corpo, o que explicaria as formações em linha.

Então não é bom lutar a longa distância de um pelotão, mas se Connor se aproximar e forçar um combate próximo, fica em vantagem. O sistema de câmera também foi reformulado para não deixar o jogador na mão, afinal em AC3 as cenas de batalhas se passam em meio a uma multidão de pessoas. Hutchinson também confirmou que Desmond terá muito mais aparições dessa vez, e que a história "presente" continuará nos próximos jogos, mas não deu muitas pistas quanto a isso.

Eu, como fã da série, estava com um pé atrás quanto a esse game, mas estou começando a ficar otimista. Vamos aguardar por mais informações e por algum vídeo do gameplay que pode surgir futuramente. Mas fiquem com esse vídeo explicativo sobre Connor:


Fonte

segunda-feira, 26 de março de 2012

Trailer de Epic Mickey 2!

O incrível game lançado no final de 2010 para Wii, Epic Mickey, agora vai ganhar sua merecida continuação, mas desta vez será um multiplataforma! A história se passa após os eventos do primeiro jogo, também tendo como pano de fundo a terra dos desenhos esquecidos, mas dessa vez o coelho Oswald será um importante aliado do camundongo mais famoso do mundo. Confira o trailer:
Além das versões de Wii, X360 e PS3, o game terá uma versão separada de 3DS, intitulada Epic Mickey 2: Power of Illusion.

Epic Mickey 2 será lançado ainda esse ano.

domingo, 25 de março de 2012

sábado, 24 de março de 2012

Humor: possibilidades

Existem muitas consequências possíveis para cada ação, como por exemplo o Mario escalar uma planta.
Fonte na imagem!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Píxels da Semana #77

Mais uma semana, mais uma edição da sessão de notícias do blog: os Píxels da Semana!

-Darksiders 2 foi confirmado para o lançamento do Wii U!

-Analistas acreditam que o próximo Xbox pode chegar ano que vem, mas não acham que terá 100% de mídia digital.

-Rumor: GTA V será lançado não em 2012, mas sim em março de 2013. Mais um motivo pro mundo não acabar.

-Minecraft chegará no Xbox Live Arcade em 9 de maio!

-Apesar de ser um game fantástico, Shadows of the Damned não vendeu muito bem. Porém, o compositor Akira Yamaoka disse estar interessado numa sequência. Será que teremos SotD2?

-Um fã processou a BioWare por não ter gostado do final de Mass Effect 3! Já pensou se a moda pega?

Lançamentos da semana
Playstation 3
-Ninja Gaiden 3
-Resident Evil: Operation Racoon City
-Silent Hill HD Collection
-Armored Core V

Xbox 360

-Ninja Gaiden 3
-Resident Evil: Operation Racoon City
-Silent Hill HD Collection
-Armored Core V

DS
-GoGo's Crazy Bones

3DS
-Kid Icarus: Uprising


Vita
-Sumioni: Demon Arts

Destaque da semana: hoje eu vou destacar uma coisa negativa. As semana em que o Wii não tem lançamento estão se tornando mais frequentes!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Retrocompatibilidade nos videogames novos

Muitas vezes, quando estamos planejando comprar um console novo, pensamos em vários aspectos e pesquisamos dois ou três videogames para saber qual se encaixa melhor nas necessidades. As vezes nos damos ao trabalho até de perguntar para alguém que já possui o aparelho sobre seus pontos positivos e negativos para termos uma opinião mais confiável acerca do assunto. Porém, um tópico que quase nunca é lembrado nessa situação é a retrocompatibilidade, a capacidade de reproduzir jogos de consoles mais antigos. Porque é importante para um videogame rodar jogos de seus antecessores?
Por mais que você já tenha tido o videogame anterior, é bem improvável que você já tenha jogado todos os jogos bons disponíveis para ele. Logo, se você comprar o console novo com retrocompatibilidade, vai poder jogar o que estava faltando no antigo, além dos lançamentos mais recentes. Isso é extremamente interessante tanto para quem já tinha o console velho e quer continuar jogando ele, quanto para quem não tinha e quer experimentar seus games clássicos.

Outro fator importante da retrocompatibilidade se dá logo no lançamento do videogame. Quando ele chega às prateleiras das lojas pela primeira vez, já tem uma vasta biblioteca de jogos disponíveis devido à retrocompatibilidade, e quem compra no lançamento não tem que esperar para poder desfrutar de seu novo console. Não é vantajoso adquirir um videogame com poucos jogos à disposição.

Além de tudo isso, os jogos antigos costumam ser mais baratos, e alguns são comercializados pela própria loja online do videogame, facilitando a compra e tendo maior acessibilidade do que os games novos, que são mais caros. Sem contar que games antigos vêm carregados de uma nostalgia única e incrível, que os mais recentes só vão conquistar depois de muito tempo.

Claro que o console precisa ter seus próprios jogos bons, mas a retrocompatibilidade é muito útil para quebrar o galho, por todos os motivos acima, e por ser mais um fator a ser levado em consideração na hora de escolher um videogame novo. Pensem nisso da próxima vez!

P.S.: Desculpem por não ter postado ontem. Botem essa falta na conta do vestibular.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Crise no Wii

Tirando Zelda Skyward Sword e The Conduit 2, o ano passado foi para ser esquecido pro Wii. O console branco só recebeu alguns jogos multiplataformas, e não surpreendeu como vinha fazendo nos anos anteriores. Um dos principais fatores para essa crise de lançamentos no console da Nintendo é o fato de que seu sucessor, Wii U, será lançado ainda esse ano, e o foco das produtoras se voltou para ele. O Wii, que andava esquecido ultimamente, vai ganhar Pandora's Tower no dia 13 de abril, com direito a edição especial que vem com Steelbook, Artbook, e toda a pompa:
O game pode não ser a solução dos problemas do Wii, mas já é um sinal de que ele está respirando pelo menos. Um videogame que costumava ter vários jogos bons a cada mês, e que ultimamente tem raríssimos lançamentos importantes, não pode ficar muito tempo sem grandes jogos. Principalmente porque o ano de 2011, que foi o pior ano do Wii, coincidiu com o melhor ano do X360 e PS3, e agora que o Wii U será lançado, Pandora's Tower será um dos últimos suspiros do console branco, pequeno e revolucionário da Big N.