Ainda não há confirmação oficial, mas um leitor do site Nintendo Blast perguntou à Nintendo of America sobre jogos em português, e recebeu a seguinte resposta:
Ou seja, os games first party, feitos pela própria Big N, terão opção de idioma Português-BR! O e-mail cita Mario Kart 7 e Super Mario 3D Land. Mais uma vez eu bato na mesma tecla: o Brasil vem ganhando destaque no cenário mundial, em vários setores, e nos games não é exceção. Vários games de X360, PS3 e agora, 3DS, possuem idioma português-BR. Max Payne 3 vai se passar em São Paulo, o governo brasileiro está investindo na indústria, e as empresas começam a corresponder. Podemos ter muitas outras novidades boas pela frente!
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
terça-feira, 18 de outubro de 2011
DS alcança 50 milhões de vendas nos EUA
O Nintendo DS alcançou 50 milhões de unidades vendidas somente nos EUA, número que impressiona devido ao lançamento de seu sucessor. O portátil chegou às lojas americanas em 2004, e o sucesso foi imenso em todo o mundo. Agora, sete meses depois do 3DS ser lançado, o bom e velho DS continua com vendas razoáveis, e ainda está firme e forte no mercado!
Em setembro, a "família DS" vendeu 160 mil unidades, contra 260 mil do sucessor, 3DS. Ou seja, mesmo com um portátil da nova geração, o DS continua mantendo o nível das vendas após 7 anos de atividade, e ainda tem games sendo lançados para ele!
(via leitor @Guilherme_T_Z )
Em setembro, a "família DS" vendeu 160 mil unidades, contra 260 mil do sucessor, 3DS. Ou seja, mesmo com um portátil da nova geração, o DS continua mantendo o nível das vendas após 7 anos de atividade, e ainda tem games sendo lançados para ele!
(via leitor @Guilherme_T_Z )
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Governo investe milhões na indústria de games
Essa é a manchete que todo gamer brasileiro sempre sonhou ler! Eu venho batendo nessa tecla e falando sobre os investimentos do governo na indústria dos games faz tempo, e a cada dia que passa fica mais claro que o Brasil realmente vai dar incentivo aos jogos eletrônicos.
A indústria de games movimenta, anualmente, R$130 bilhões em todo o mundo, valor que promete crescer muito nos próximos anos, e já é mais que o dobro do cinema. Porém, o Brasil não conta nem 1% de participação nos games. O governo pretende investir mais de R$5 milhões já no próximo ano para tentar criar uma indústria de games brasileira, ampliando as áreas de designers, roteiristas e programadores.
As empresas estrangeiras também receberão incentivos para produzir seus consoles e jogos em terras tupiniquins. A Microsoft já anunciou a produção do Xbox 360 no Brasil, a Nintendo já está engatilhada para seguir o mesmo caminho, e a Sony também demonstrou interesse em fazer consoles por aqui. Esse projeto deve amadurecer ano que vem, e já poderemos notar a diferença, por exemplo, com alguns jogos mais baratos.
O mercado consumidor brasileiro tem potencial para se tornar um dos maiores do mundo de games, e finalmente o governo viu com bons olhos a oportunidade de trazer a indústria de games para o país. Vamos torcer...
A indústria de games movimenta, anualmente, R$130 bilhões em todo o mundo, valor que promete crescer muito nos próximos anos, e já é mais que o dobro do cinema. Porém, o Brasil não conta nem 1% de participação nos games. O governo pretende investir mais de R$5 milhões já no próximo ano para tentar criar uma indústria de games brasileira, ampliando as áreas de designers, roteiristas e programadores.
As empresas estrangeiras também receberão incentivos para produzir seus consoles e jogos em terras tupiniquins. A Microsoft já anunciou a produção do Xbox 360 no Brasil, a Nintendo já está engatilhada para seguir o mesmo caminho, e a Sony também demonstrou interesse em fazer consoles por aqui. Esse projeto deve amadurecer ano que vem, e já poderemos notar a diferença, por exemplo, com alguns jogos mais baratos.
O mercado consumidor brasileiro tem potencial para se tornar um dos maiores do mundo de games, e finalmente o governo viu com bons olhos a oportunidade de trazer a indústria de games para o país. Vamos torcer...
domingo, 16 de outubro de 2011
sábado, 15 de outubro de 2011
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Píxels da Semana #56
Mais uma sexta feira de notícias aqui no Boteco Gamer! As principais manchetes da semana no mundo dos games:
-GTAIII será lançado nos aparelhos com Android e iOS!
-Após novo ataque à PSN, a Sony recomenda fortemente todos os usuários a trocar a senha!
-Pacote com Wii preto, Wii Remote Plus, Nunchuk, New Super Mario Bros e um CD com a trilha sonora de Super Mario Galaxy será lançado no dia 23 de outubro por 149 dólares, e não tem previsão de lançamento no Brasil. Esse Wii não possui suporte a software e hardware de GameCube.
-Desenvolvedor e engenheiro da Sony, Chris Norden, disse que o PS Vita não será tão potente quanto o PS3, mas chegará bem perto! Ele também esclareceu outras dúvidas, e afirmou que os jogos do portátil virão em cartões de 2 e 4GB. O download através da conexão 3G terá um limite de 20MB, mas o Wi-Fi será ilimitado.
-PS Move chega a 8.3 milhões de unidades vendidas!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Red Dead Redemption: Game of the Year Edition
-Ace Combat: Assault Horizon
-Dead Rising 2: Off the Record
-Wipeout 2
-Xbox 360
-Forza Motosport 4
-Red Dead Redemption: Game of the Year Edition
-Ace Combat: Assault Horizon
-Dead Rising 2: Off the Record
-Wipeout 2
-Hulk Hogan's Main Event
-Michael Phelps: Push the Limit
-Sesame Street: Once Upon a Monster
-Kinectimals: Now With Bears!
Wii
-Wipeout 2
-Go Vacation
-DanceDanceRevolution 2
DS
-Wipeout 2
-Aliens: Infestation
-Pillow Pets
-Moxie Girlz
3DS
-Marvel Super Hero Squad: Infinity Gauntlet
-Majong Cub3d
Destaque da Semana: com poucos lançamentos e notícias, o destaque da semana foi o Vita, que vai tendo cada vez mais novidades à medida que se aproxima de seu lançamento, assim como Zelda Skyward Sword que ganha novos trailers e vídeos a cada semana!
-GTAIII será lançado nos aparelhos com Android e iOS!
-Após novo ataque à PSN, a Sony recomenda fortemente todos os usuários a trocar a senha!
-Pacote com Wii preto, Wii Remote Plus, Nunchuk, New Super Mario Bros e um CD com a trilha sonora de Super Mario Galaxy será lançado no dia 23 de outubro por 149 dólares, e não tem previsão de lançamento no Brasil. Esse Wii não possui suporte a software e hardware de GameCube.
-Desenvolvedor e engenheiro da Sony, Chris Norden, disse que o PS Vita não será tão potente quanto o PS3, mas chegará bem perto! Ele também esclareceu outras dúvidas, e afirmou que os jogos do portátil virão em cartões de 2 e 4GB. O download através da conexão 3G terá um limite de 20MB, mas o Wi-Fi será ilimitado.
-PS Move chega a 8.3 milhões de unidades vendidas!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Red Dead Redemption: Game of the Year Edition
-Ace Combat: Assault Horizon
-Dead Rising 2: Off the Record
-Wipeout 2
-Xbox 360
-Forza Motosport 4
-Red Dead Redemption: Game of the Year Edition
-Ace Combat: Assault Horizon
-Dead Rising 2: Off the Record
-Wipeout 2
-Hulk Hogan's Main Event
-Michael Phelps: Push the Limit
-Sesame Street: Once Upon a Monster
-Kinectimals: Now With Bears!
Wii
-Wipeout 2
-Go Vacation
-DanceDanceRevolution 2
DS
-Wipeout 2
-Aliens: Infestation
-Pillow Pets
-Moxie Girlz
3DS
-Marvel Super Hero Squad: Infinity Gauntlet
-Majong Cub3d
Destaque da Semana: com poucos lançamentos e notícias, o destaque da semana foi o Vita, que vai tendo cada vez mais novidades à medida que se aproxima de seu lançamento, assim como Zelda Skyward Sword que ganha novos trailers e vídeos a cada semana!
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Deja Vú #24 - Super Smash Bros.
Após um longo hiato, a sessão nostalgia do blog está de volta à ativa! O game da vez é Super Smash Bros:
Primeiro game da série de luta da Big N, Super Smash Bros. nasceu da ousadia de seu criador, Masahiro Sakurai, que tinha um orçamento apertado para fazer apenas um jogo de luta comum que seria lançado só no Japão, mas resolveu colocar os mais famosos personagens da Nintendo sem permissão, e o projeto era tão bom que foi aceito e fez tanto sucesso que foi lançado mundialmente em 1999.
O game possui 12 personagens, sendo oito iniciais: Mario, Donkey Kong, Yoshi, Link, Samus, Kirby, Fox e Pikachu. Outros quatro lutadores eram destraváveis: Luigi, Captain Falcon, Ness e Jigglypuff. Esse número subiu para 25 em Super Smash Bros Melee, de Gamecube e 41 em SSBBrawl, de Wii.
O sistema das lutas em Smash foi uma novidade para a época, e mesmo hoje, não existe nada semelhante. Ao contrário dos outros jogos do gênero, os lutadores não possuem uma barra de vida, mas sim uma porcentagem que começa com 0%, e quanto mais tomam golpes, mais esse valor aumenta. Porém, mesmo que chegue no máximo de 999%, o lutador não morre. O único jeito de ser derrotado é sendo jogado para fora da tela. Quanto mais alta a porcentagem, mais "leves" ficam os personagens, e maior a chance de serem arremessados para fora da arena.
Esse sistema tornou as batalhas muito mais injustas, mas também mais descontraídas e extremamente divertidas, fazendo com que o game seja muito viciante. Afinal, quem nunca passou horas e horas jogando Smash sem perceber o tempo passar?
Um game original, autêntico, inovador e extremamente viciante. Com essa fórmula de sucesso, misturando um jogo de luta com um party game, Smash cresceu, conquistou fãs, ganhou continuações e já se tem notícia de um novo Smash para Wii U e 3DS. Mais que recomendado, Super Smash Bros é obrigatório para qualquer gamer!
Primeiro game da série de luta da Big N, Super Smash Bros. nasceu da ousadia de seu criador, Masahiro Sakurai, que tinha um orçamento apertado para fazer apenas um jogo de luta comum que seria lançado só no Japão, mas resolveu colocar os mais famosos personagens da Nintendo sem permissão, e o projeto era tão bom que foi aceito e fez tanto sucesso que foi lançado mundialmente em 1999.
O game possui 12 personagens, sendo oito iniciais: Mario, Donkey Kong, Yoshi, Link, Samus, Kirby, Fox e Pikachu. Outros quatro lutadores eram destraváveis: Luigi, Captain Falcon, Ness e Jigglypuff. Esse número subiu para 25 em Super Smash Bros Melee, de Gamecube e 41 em SSBBrawl, de Wii.
O sistema das lutas em Smash foi uma novidade para a época, e mesmo hoje, não existe nada semelhante. Ao contrário dos outros jogos do gênero, os lutadores não possuem uma barra de vida, mas sim uma porcentagem que começa com 0%, e quanto mais tomam golpes, mais esse valor aumenta. Porém, mesmo que chegue no máximo de 999%, o lutador não morre. O único jeito de ser derrotado é sendo jogado para fora da tela. Quanto mais alta a porcentagem, mais "leves" ficam os personagens, e maior a chance de serem arremessados para fora da arena.
Esse sistema tornou as batalhas muito mais injustas, mas também mais descontraídas e extremamente divertidas, fazendo com que o game seja muito viciante. Afinal, quem nunca passou horas e horas jogando Smash sem perceber o tempo passar?
Um game original, autêntico, inovador e extremamente viciante. Com essa fórmula de sucesso, misturando um jogo de luta com um party game, Smash cresceu, conquistou fãs, ganhou continuações e já se tem notícia de um novo Smash para Wii U e 3DS. Mais que recomendado, Super Smash Bros é obrigatório para qualquer gamer!
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Top 10 - Games para crianças
Hoje é o dia das crianças, então esse é um post especial dedicado aos pimpolhos de plantão! Os melhores games infantis:
10- Wii Sports
9- Spyro the Dragon
8- Rachet & Clank
7- Locoroco
6- Viva Piñata
5- Samba de Amigo
4- Mario Party
3- Tomba!
2- Crash Bandicoot
1- Nintendogs
Essa lista é um misto dos melhores jogos infantis da atualidade e alguns que marcaram minha infância, e eu recomendaria a uma criança!
10- Wii Sports
9- Spyro the Dragon
8- Rachet & Clank
7- Locoroco
6- Viva Piñata
5- Samba de Amigo
4- Mario Party
3- Tomba!
2- Crash Bandicoot
1- Nintendogs
Essa lista é um misto dos melhores jogos infantis da atualidade e alguns que marcaram minha infância, e eu recomendaria a uma criança!
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Vídeo de abertura de Zelda SS!
AVISO DE SPOILERS! Caso você não queira saber da história do game, NÃO assista o vídeo!
O enredo do jogo é explicado no vídeo, assim como a razão pela qual a cidade de Skyloft fica no céu, entre outras coisas. Pelo jeito, esse game promete...
O enredo do jogo é explicado no vídeo, assim como a razão pela qual a cidade de Skyloft fica no céu, entre outras coisas. Pelo jeito, esse game promete...
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Pac-Man faz 31 anos!
Um dos ícones globais dos videogames faz aniversário hoje! Pac-Man, também conhecido aqui no Brasil como "Come-Come", completa 31 anos de história. O primeiro game da bolinha famosa foi vendido no dia 10 de outubro de 1980, apesar de seu criador Toru Iwatani ter tido a ideia do jogo em maio do mesmo ano, ao observar uma pizza sem uma fatia durante um jantar.
Hoje, Pac-Man deixou de ser apenas um jogo e é uma lenda dos games, por ter revolucionado os arcades de sua época. Atualmente há muitos remakes, sequências e ports do game, e inúmeras homenagens, paródias, tirinhas, entre outras coisas relacionadas. Ele não alcançou esse status por acaso, afinal 31 anos é muito tempo no mundo dos games!
Hoje, Pac-Man deixou de ser apenas um jogo e é uma lenda dos games, por ter revolucionado os arcades de sua época. Atualmente há muitos remakes, sequências e ports do game, e inúmeras homenagens, paródias, tirinhas, entre outras coisas relacionadas. Ele não alcançou esse status por acaso, afinal 31 anos é muito tempo no mundo dos games!
domingo, 9 de outubro de 2011
sábado, 8 de outubro de 2011
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Píxels da Semana #55
Hoje é sexta feira, dia de balada, mas também dia de notícias no Boteco Gamer!
-Sony revela intenção de fabricar consoles no Brasil! Ótima notícia para o país, que vem tendo cada vez mais investimentos na área de games!
-3DS Cool Ice anunciado:
-Capcom anunciou Monster Hunter Tri G pra 3DS!
-Treyarch está trabalhando em novo Call of Duty para um console da próxima geração!
-A Brasil Game Show, que ocorre no Rio de Janeiro, está acontecendo! Ótima chance para os cariocas conferirem as novidades do mundo dos games bem de pertinho! Ano que vem a feira será realizada em SP, de 11 a 14 de outubro de 2012.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Dark Souls
-Spiderman Edge of Time
-Rage
-NBA 2K12
-NBA Jam: On Fire Edition
Xbox 360
-Dark Souls
-Spiderman Edge of Time
-Rage
-NBA 2K12
-NBA Jam: On Fire Edition
-Just Dance 3
-Wii
Spiderman Edge of Time
-NBA 2K12
-Just Dance 3
DS
-Spiderman Edge of Time
PSP
-NBA 2K12
3DS
-Spiderman Edge of Time
-Tetris Axis
-Gabrielle's Ghostly Groove
-The Hidden
Destaque da Semana: a possibilidade de investimento da Sony em terras tupiniquins seria incrível, e é com certeza o destaque da semana! Além, é claro, da BGS, a maior feira de games do Brasil, que está acontecendo no RJ!
-Sony revela intenção de fabricar consoles no Brasil! Ótima notícia para o país, que vem tendo cada vez mais investimentos na área de games!
-3DS Cool Ice anunciado:
-Capcom anunciou Monster Hunter Tri G pra 3DS!
-Treyarch está trabalhando em novo Call of Duty para um console da próxima geração!
-A Brasil Game Show, que ocorre no Rio de Janeiro, está acontecendo! Ótima chance para os cariocas conferirem as novidades do mundo dos games bem de pertinho! Ano que vem a feira será realizada em SP, de 11 a 14 de outubro de 2012.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Dark Souls
-Spiderman Edge of Time
-Rage
-NBA 2K12
-NBA Jam: On Fire Edition
Xbox 360
-Dark Souls
-Spiderman Edge of Time
-Rage
-NBA 2K12
-NBA Jam: On Fire Edition
-Just Dance 3
-Wii
Spiderman Edge of Time
-NBA 2K12
-Just Dance 3
DS
-Spiderman Edge of Time
PSP
-NBA 2K12
3DS
-Spiderman Edge of Time
-Tetris Axis
-Gabrielle's Ghostly Groove
-The Hidden
Destaque da Semana: a possibilidade de investimento da Sony em terras tupiniquins seria incrível, e é com certeza o destaque da semana! Além, é claro, da BGS, a maior feira de games do Brasil, que está acontecendo no RJ!
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Review #20 - The Legend of Zelda Four Swords Anniversary Edition
Esse post era pra ser da sessão Deja Vú, mas como o game lançado pra DS não é um port do jogo de GBA, acho melhor fazer um review logo!
Ficha técnica:
Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Grezzo Games
Gênero: Ação/Aventura, Puzzle
Data de Lançamento: 28 de setembro
Plataforma: DSiWare e 3DS eShop
Apresentação: 8,0
Gráficos: 5,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 10,0
Vida útil: 7,0
NOTA: 9,0
Four Swords não é um Zelda comum. Normalmente, os games da franquia tendem a ser épicos, com aventuras logas e histórias interessantes, mas nessa versão, algumas características de Zelda foram ignoradas para dar lugar a um game com foco no multiplayer, mas que ainda mantém vivas as tradicionais dungeons da série.
O roteiro é tão simples que parece um jogo do Mario: a princesa foi sequestrada pelo vilão e cabe a você resgatá-la. Para isso, Link se utiliza da Four Sword, uma espada especial que o divide em quatro Links. Por isso o foco do jogo é no multiplayer. Na Anniversary Edition, um modo single player foi adicionado para quem não conhece ninguém que tenha um DS. Afinal, o game não tem modo online, e esse é o grande pecado.
Todas as dungeons possuem puzzles desenvolvidos para ser resolvidos com mais de um jogador, então no single player se controla 2 personagens simultaneamente. Ao se jogar com várias pessoas, os calabouços e chefes ficam mais fáceis por isso. Aliás, o design das fases é genial, como de costume na franquia. Mas os gráficos não foram muito bem trabalhados, e deixam bastante a desejar, principalmente se comparados aos outros Zeldas do DS.
A trilha sonora trás os grandes clássicos da série, que sempre teve bastante apelo musical. As músicas são tão boas que compensam a falta de dublagem nos raríssimos diálogos e o pouco capricho com a qualidade do som. A jogabilidade não tem nada demais e cumpre seu papel sem atrapalhar a jogatina de modo algum.
Os puzzles, aliados a momentos de ação, fazem parte do "feeling de Zelda", e Four Swords se resume a passar pelas dungeons e experimentar exatamente isso. Vários itens interessantes marcam presença no game, tornando os desafios mais engenhosos. Quem já jogou Zelda sabe que abrir uma porta após passar vários minutos quebrando a cabeça para descobrir o que era preciso fazer é uma sensação incrível.
Além da ausência do modo online e os gráficos medianos, o game também peca por ser curto. Com apenas algumas poucas horas de jogo, é possível salvar a Zelda. Mas pelo menos várias dungeons extras foram adicionadas para prolongar a vida útil do jogo, e o multiplayer também contribui para melhorar esse aspecto.
Zelda Four Swords Anniversary Edition já valeria a pena se fosse pago, mas como é gratuito, eu diria que é obrigação de todo dono de DSi e 3DS baixar e jogar em comemoração aos 25 anos da série!
Ficha técnica:
Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Grezzo Games
Gênero: Ação/Aventura, Puzzle
Data de Lançamento: 28 de setembro
Plataforma: DSiWare e 3DS eShop
Apresentação: 8,0
Gráficos: 5,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 10,0
Vida útil: 7,0
NOTA: 9,0
Four Swords não é um Zelda comum. Normalmente, os games da franquia tendem a ser épicos, com aventuras logas e histórias interessantes, mas nessa versão, algumas características de Zelda foram ignoradas para dar lugar a um game com foco no multiplayer, mas que ainda mantém vivas as tradicionais dungeons da série.
O roteiro é tão simples que parece um jogo do Mario: a princesa foi sequestrada pelo vilão e cabe a você resgatá-la. Para isso, Link se utiliza da Four Sword, uma espada especial que o divide em quatro Links. Por isso o foco do jogo é no multiplayer. Na Anniversary Edition, um modo single player foi adicionado para quem não conhece ninguém que tenha um DS. Afinal, o game não tem modo online, e esse é o grande pecado.
A trilha sonora trás os grandes clássicos da série, que sempre teve bastante apelo musical. As músicas são tão boas que compensam a falta de dublagem nos raríssimos diálogos e o pouco capricho com a qualidade do som. A jogabilidade não tem nada demais e cumpre seu papel sem atrapalhar a jogatina de modo algum.
Os puzzles, aliados a momentos de ação, fazem parte do "feeling de Zelda", e Four Swords se resume a passar pelas dungeons e experimentar exatamente isso. Vários itens interessantes marcam presença no game, tornando os desafios mais engenhosos. Quem já jogou Zelda sabe que abrir uma porta após passar vários minutos quebrando a cabeça para descobrir o que era preciso fazer é uma sensação incrível.
Além da ausência do modo online e os gráficos medianos, o game também peca por ser curto. Com apenas algumas poucas horas de jogo, é possível salvar a Zelda. Mas pelo menos várias dungeons extras foram adicionadas para prolongar a vida útil do jogo, e o multiplayer também contribui para melhorar esse aspecto.
Zelda Four Swords Anniversary Edition já valeria a pena se fosse pago, mas como é gratuito, eu diria que é obrigação de todo dono de DSi e 3DS baixar e jogar em comemoração aos 25 anos da série!
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Review #19 - FIFA 12 (Wii)
Quando duas paixões nacionais se misturam, é difícil o resultado não ser bom. Com games e futebol então, é certeza de sucesso! Confira o review da versão para Wii de FIFA 12! (o review das outras versões e do PES, além dos devidos comparativos também estão a caminho...)
Ficha técnica:
Produtora: Eletronic Arts
Desenvolvedora: EA Canada
Gênero: Esporte
Data de lançamento: 27 de setembro
Plataformas: Wii, PS3, X360, 3DS, PS2
Apresentação: 10,0
Gráficos: 9,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 6,0
Diversão: 8,5
Vida útil: 9,0
NOTA: 8,0
É praticamente impossível falar sobre FIFA sem citar seu rival, PES, e vice-versa. Mais difícil ainda é fazer um review sobre um sem compará-lo ao outro, afinal nessa "rivalidade", o que importa não é o game ser bom, mas sim, melhor que o outro. Por isso esse review tem um tom comparativo, apesar de não ser um.
A apresentação de FIFA é excelente, com menus limpos e intuitivos, tudo muito colorido e vivo, dando um toque descontraído ao jogo. Aliás, descontração é a palavra de ordem da franquia da EA no Wii desde os primeiros jogos. Isso pode ser um ponto negativo, pois o game se torna mais infantil que o concorrente. Mas como essa é exatamente a proposta da EA, e ela é cumprida com perfeição, a nota da apresentação foi 10.
Os gráficos foram aprimorados, e têm um ar cartunesco. Os jogadores não são realistas, mas sim caricatos, com alguns traços exagerados. Mas mesmo tendo um estilo diferente de PES, e sendo menos realistas, o visual de FIFA é melhor que o do concorrente, apesar de ainda não ser o ponto forte do console branco.
A trilha sonora do game é boa e tem músicas animadas para manter o ritmo da jogatina entre uma partida e outra. Entre os artistas, tem até brasileiro: Gabriel Pensador! Quanto à narração, nada de extraordinário e nenhuma opção para narração em português, ao contrário de PES que tem Silvio Luiz e Mauro Beting. Porém o pecado do game é a jogabilidade. É fato que FIFA vem melhorando esse aspecto a cada ano no Wii, mas também é verdade que ainda não chega perto de PES nesse quesito. Vários modos de controle estão disponíveis, e cada um tem seus prós e contras.
O modo All-Play é para iniciantes ou quem tem preguiça de jogar, pois não se controla os jogadores, apenas os passes, chutes e roubadas de bola. O modo Nunchuk é o convencional no Wiimote+Nunchuk, mas muito estranho para quem está acostumado a jogar com o "controle de Play 2". Já o pointer tenta reproduzir o comando do PES, mas sem sucesso, pois não responde bem e tem muitas falhas no sistema defensivo. Portanto o melhor é usar o Classic Controller e jogar normalmente com os comandos tradicionais. O ponto positivo em relação ao concorrente é que os dribles são muito mais fáceis de usar e não servem só para fazer firula, são úteis na hora de sair da marcação.
Os pontos em que FIFA se destaca são a quantidade de times licenciados (o campeonato brasileiro tem quase todos os times licenciados) e os modos de jogo. A variedade de modos de jogo é grande, o que torna a vida útil do game ainda maior. Você pode controlar apenas um jogador e desenvolvê-lo para que ele cresça na carreira, ou ser o técnico de um time. Mas o mais interessante é o que parece FIFA Street.
Além de poder jogar futsal ignorando algumas (muitas!) regras com qualquer time do mundo, é incrível ouvir vozes gritando "Vai pra cima!", "Marca!", "Toca a bola aqui!" em alto e bom som, e em português caso você jogue com um time brasileiro! Esses modos de jogo não estão presentes no concorrente, ou seja, são o destaque do FIFA. Todas essas adições tornam o jogo muito interessante e fazem valer a pena. Ou seja, FIFA e PES continuam sua batalha. Enquanto um tem mais modos de jogo e times, o outro tem jogabilidade superior. Basta você saber o que prefere!
No Wii, o PES só será lançado em novembro, então FIFA tem um mês de vantagem. Aguardem pelos próximos reviews!
Ficha técnica:
Produtora: Eletronic Arts
Desenvolvedora: EA Canada
Gênero: Esporte
Data de lançamento: 27 de setembro
Plataformas: Wii, PS3, X360, 3DS, PS2
Apresentação: 10,0
Gráficos: 9,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 6,0
Diversão: 8,5
Vida útil: 9,0
NOTA: 8,0
É praticamente impossível falar sobre FIFA sem citar seu rival, PES, e vice-versa. Mais difícil ainda é fazer um review sobre um sem compará-lo ao outro, afinal nessa "rivalidade", o que importa não é o game ser bom, mas sim, melhor que o outro. Por isso esse review tem um tom comparativo, apesar de não ser um.
A apresentação de FIFA é excelente, com menus limpos e intuitivos, tudo muito colorido e vivo, dando um toque descontraído ao jogo. Aliás, descontração é a palavra de ordem da franquia da EA no Wii desde os primeiros jogos. Isso pode ser um ponto negativo, pois o game se torna mais infantil que o concorrente. Mas como essa é exatamente a proposta da EA, e ela é cumprida com perfeição, a nota da apresentação foi 10.
Os gráficos foram aprimorados, e têm um ar cartunesco. Os jogadores não são realistas, mas sim caricatos, com alguns traços exagerados. Mas mesmo tendo um estilo diferente de PES, e sendo menos realistas, o visual de FIFA é melhor que o do concorrente, apesar de ainda não ser o ponto forte do console branco.
A trilha sonora do game é boa e tem músicas animadas para manter o ritmo da jogatina entre uma partida e outra. Entre os artistas, tem até brasileiro: Gabriel Pensador! Quanto à narração, nada de extraordinário e nenhuma opção para narração em português, ao contrário de PES que tem Silvio Luiz e Mauro Beting. Porém o pecado do game é a jogabilidade. É fato que FIFA vem melhorando esse aspecto a cada ano no Wii, mas também é verdade que ainda não chega perto de PES nesse quesito. Vários modos de controle estão disponíveis, e cada um tem seus prós e contras.
O modo All-Play é para iniciantes ou quem tem preguiça de jogar, pois não se controla os jogadores, apenas os passes, chutes e roubadas de bola. O modo Nunchuk é o convencional no Wiimote+Nunchuk, mas muito estranho para quem está acostumado a jogar com o "controle de Play 2". Já o pointer tenta reproduzir o comando do PES, mas sem sucesso, pois não responde bem e tem muitas falhas no sistema defensivo. Portanto o melhor é usar o Classic Controller e jogar normalmente com os comandos tradicionais. O ponto positivo em relação ao concorrente é que os dribles são muito mais fáceis de usar e não servem só para fazer firula, são úteis na hora de sair da marcação.
Os pontos em que FIFA se destaca são a quantidade de times licenciados (o campeonato brasileiro tem quase todos os times licenciados) e os modos de jogo. A variedade de modos de jogo é grande, o que torna a vida útil do game ainda maior. Você pode controlar apenas um jogador e desenvolvê-lo para que ele cresça na carreira, ou ser o técnico de um time. Mas o mais interessante é o que parece FIFA Street.
Além de poder jogar futsal ignorando algumas (muitas!) regras com qualquer time do mundo, é incrível ouvir vozes gritando "Vai pra cima!", "Marca!", "Toca a bola aqui!" em alto e bom som, e em português caso você jogue com um time brasileiro! Esses modos de jogo não estão presentes no concorrente, ou seja, são o destaque do FIFA. Todas essas adições tornam o jogo muito interessante e fazem valer a pena. Ou seja, FIFA e PES continuam sua batalha. Enquanto um tem mais modos de jogo e times, o outro tem jogabilidade superior. Basta você saber o que prefere!
No Wii, o PES só será lançado em novembro, então FIFA tem um mês de vantagem. Aguardem pelos próximos reviews!
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Checkpoint #15
Hoje, no aniversário do humilde blogueiro que vos escreve diariamente, temos finalmente o Checkpoint do mês! A sessão de avisos, recados e atualizações do blog!
-O Boteco Gamer chegou aos 30 mil acessos, e nessa semana deve alcançar os 31 mil! Obrigado a todos os que visitam o blog!
-Não esqueçam de votar no Boteco Gamer para o prêmio Top Blog!
-A enquete sobre o blog mostrou que os leitores gostam dos textos e do humor! Obrigado a quem votou! A nova enquete é: Qual seu gênero de game favorito? Votem!!!
-Quem quiser algum tipo de parceria, entre em contato através do e-mail ou twitter, acessem a página de contato na aba superior!
Por hoje é isso mesmo. Até o próximo checkpoint!
-O Boteco Gamer chegou aos 30 mil acessos, e nessa semana deve alcançar os 31 mil! Obrigado a todos os que visitam o blog!
-Não esqueçam de votar no Boteco Gamer para o prêmio Top Blog!
-A enquete sobre o blog mostrou que os leitores gostam dos textos e do humor! Obrigado a quem votou! A nova enquete é: Qual seu gênero de game favorito? Votem!!!
-Quem quiser algum tipo de parceria, entre em contato através do e-mail ou twitter, acessem a página de contato na aba superior!
Por hoje é isso mesmo. Até o próximo checkpoint!
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Quando dois mundos se misturam
Esse post foi feito em conjunto com nosso parceiro, Reflect About, blog do meu amigo @felipetfragoso! Podem esperar por mais textos em parceria com ele...
Já percebeu que quando ocorre algum caso de assassinato, homicídio ou suicídio que choca as pessoas, e não há nenhuma explicação para os fatos, a mídia tenta "solucionar" o caso criando especulações e teorias, e, especificamente falando de uma, em 95% dos casos eles usam a teoria de que "A culpa foi do videogame". Quantas vezes você já não ouviu pela TV, rádio ou algum conhecido que jogos de videogames muito violentos deixam as pessoas agressivas? Quantas vezes já não disseram que algum crime foi motivado por jogos como GTA ou Call of Duty?
Toda vez que um telejornal ou rádio diz isso, eu já mudo de canal ou estação no exato momento.
De verdade, eu fico muito puto com essa teoria. Se nem a polícia tem uma explicação ainda pro fato, por que é que a mídia vai solucionar sem nenhuma prova, ou só com fatos nulos? Como por exemplo de que a pessoa jogava muito videogame durante seu tempo ocioso.
Imagino que muitos leitores de ambos os blogs, assim como esses blogueiros que vos escrevem, já jogaram games de tiro, guerra, ou qualquer outro estilo, em que o objetivo principal seja matar pessoas. Se nós gostamos de tirar a vida de pessoas nos jogos, então também somos propensos a fazer isso na vida real, certo? Errado!
Pessoas sensatas e com caráter não fariam algo assim no mundo real. Nós sabemos discernir a realidade da ficção, e temos plena consciência de nossos limites como cidadãos, e das consequências de nossas atitudes. Não são os games violentos que determinam nosso comportamento, mas é possível que pessoas agressivas tenham tendência a se interessar mais por esses jogos. Ou seja, na verdade não são os jogos que tornam as pessoas violentas, mas sim o contrário: as pessoas violentas jogam mais esse tipo de game.
Eu sou fã de videogame e desde pequeno jogo todos os tipos de jogos, incluindo os violentos, e nem por isso eu serei um assassino!
Se eu cometer um ato desses, provavelmente eu terei outros motivos, e a última razão para eu fazer tal coisa é a ideia de querer vivenciar a experiência que eu tenho em jogos.
Citando um exemplo bem prático:
O jogo GTA San Andreas, conhecido mundialmente por milhões de pessoas, por conta de seu sucesso.
Desde seu lançamento, eu virei um fanático pelo jogo, principalmente pela liberdade que é concedida ao jogador, de poder andar livremente pela cidade para "fazer o que quer".
Agora pense: se eu fizesse tudo que eu faço no jogo, ou tudo que é possível fazer no jogo... Nossa, o mundo estaria perdido.
Então, quando ocorre um fato trágico, a possibilidade do assassino ou da pessoa que causou tudo aquilo ter feito tudo o que fez por conta de videogames é mínima.
Quando as empresas que produzem os jogos fazem o seu lançamento, dependendo do jogo, já possui um selo que identifica a classificação etária, que no caso do jogo acima é para pessoas maiores de idade. Porém, eu jogava pois possuía o consentimento dos meus pais. Com isso, as empresas lançam os jogos com a premeditação de que o jogador irá discernir o mundo real do mundo virtual.
Eis o motivo de eu ficar com raiva da mídia quando citam essa hipótese... o assassino pode ter milhões de motivos, mas, na maioria dos casos, o videogame vai ser o último fator que influenciou-o à fazer aquilo.
Já percebeu que quando ocorre algum caso de assassinato, homicídio ou suicídio que choca as pessoas, e não há nenhuma explicação para os fatos, a mídia tenta "solucionar" o caso criando especulações e teorias, e, especificamente falando de uma, em 95% dos casos eles usam a teoria de que "A culpa foi do videogame". Quantas vezes você já não ouviu pela TV, rádio ou algum conhecido que jogos de videogames muito violentos deixam as pessoas agressivas? Quantas vezes já não disseram que algum crime foi motivado por jogos como GTA ou Call of Duty?
Toda vez que um telejornal ou rádio diz isso, eu já mudo de canal ou estação no exato momento.
De verdade, eu fico muito puto com essa teoria. Se nem a polícia tem uma explicação ainda pro fato, por que é que a mídia vai solucionar sem nenhuma prova, ou só com fatos nulos? Como por exemplo de que a pessoa jogava muito videogame durante seu tempo ocioso.
Imagino que muitos leitores de ambos os blogs, assim como esses blogueiros que vos escrevem, já jogaram games de tiro, guerra, ou qualquer outro estilo, em que o objetivo principal seja matar pessoas. Se nós gostamos de tirar a vida de pessoas nos jogos, então também somos propensos a fazer isso na vida real, certo? Errado!
Pessoas sensatas e com caráter não fariam algo assim no mundo real. Nós sabemos discernir a realidade da ficção, e temos plena consciência de nossos limites como cidadãos, e das consequências de nossas atitudes. Não são os games violentos que determinam nosso comportamento, mas é possível que pessoas agressivas tenham tendência a se interessar mais por esses jogos. Ou seja, na verdade não são os jogos que tornam as pessoas violentas, mas sim o contrário: as pessoas violentas jogam mais esse tipo de game.
Eu sou fã de videogame e desde pequeno jogo todos os tipos de jogos, incluindo os violentos, e nem por isso eu serei um assassino!
Se eu cometer um ato desses, provavelmente eu terei outros motivos, e a última razão para eu fazer tal coisa é a ideia de querer vivenciar a experiência que eu tenho em jogos.
Citando um exemplo bem prático:
O jogo GTA San Andreas, conhecido mundialmente por milhões de pessoas, por conta de seu sucesso.
Desde seu lançamento, eu virei um fanático pelo jogo, principalmente pela liberdade que é concedida ao jogador, de poder andar livremente pela cidade para "fazer o que quer".
Agora pense: se eu fizesse tudo que eu faço no jogo, ou tudo que é possível fazer no jogo... Nossa, o mundo estaria perdido.
Então, quando ocorre um fato trágico, a possibilidade do assassino ou da pessoa que causou tudo aquilo ter feito tudo o que fez por conta de videogames é mínima.
Quando as empresas que produzem os jogos fazem o seu lançamento, dependendo do jogo, já possui um selo que identifica a classificação etária, que no caso do jogo acima é para pessoas maiores de idade. Porém, eu jogava pois possuía o consentimento dos meus pais. Com isso, as empresas lançam os jogos com a premeditação de que o jogador irá discernir o mundo real do mundo virtual.
Eis o motivo de eu ficar com raiva da mídia quando citam essa hipótese... o assassino pode ter milhões de motivos, mas, na maioria dos casos, o videogame vai ser o último fator que influenciou-o à fazer aquilo.
domingo, 2 de outubro de 2011
sábado, 1 de outubro de 2011
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Píxels da Semana #54
Sexta feira de rock in rio e você está aí de bobeira? Então confira as principais notícias do mundo dos games nos píxels da semana!
-Xbox 360 produzido no Brasil custará 799 reais! O anúncio da produção do console em território nacional foi um grande passo para o país no cenário internacional de games!
-A boxart japonesa de Zelda Skyward Sword foi revelada:
Linda essa capa, hein?
-Conteúdo para download do game Portal 2 estará disponível dia 4 de outubro!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Pro Evolution Soccer 2012
-FIFA Soccer 12
-X-Men: Destiny
-The ICO & Shadow of the Colossus Collection
-Child of Eden
-Resident Evil Code: Veronica X HD
-Castlevania: Harmony of Despair
-Tom Clancy's Splinter Cell Classic Trilogy HD
-Atelier Totori: The Adventure of Arland
-Cabela's Big Game Hunter 2012
Xbox 360
-Pro Evolution Soccer 2012
-FIFA Soccer 12
-X-Men: Destiny
-Resident Evil Code: Veronica X HD
-Cabela's Big Game Hunter 2012
-Worms Ultimate Mayhem
-Air Conflicts: Secret Wars
Wii
-FIFA Soccer 12
-X-Men Destiny
-Cabela's Big Game Hunter 2012
-Big Beach Sports 2-Pack
-Game Show 2-Pack
DS
-The Legend of Zelda: Four Swords Anniversary Edition
-Solatorobo: Red The Hunter
-X-Men: Destiny
-Bugs 'n Balls
-May's Mystery: Forbidden Memories
-Zhuzhu Pets: Quest For Zhu
-Challenge Me: Word Puzzles
-ATV X-Treme World Challenge
-Crystal Caverns of Amon-Ra
PSP
-FIFA Soccer 12
-Galcon Labs
-Phantasy Star Defender's Pack
3DS
-FIFA Soccer 12
-Brunswick Pro Bowling
Destaque da semana: Zelda Four Swords de graça no DSi/3DS, lançamento de FIFA e PES (menos o PES de Wii que só sai daqui a algumas semanas), os investimentos das empresas de games no Brasil e muitos lançamentos bons foram os destaques dessa semana!
-Xbox 360 produzido no Brasil custará 799 reais! O anúncio da produção do console em território nacional foi um grande passo para o país no cenário internacional de games!
-A boxart japonesa de Zelda Skyward Sword foi revelada:
Linda essa capa, hein?
-Conteúdo para download do game Portal 2 estará disponível dia 4 de outubro!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Pro Evolution Soccer 2012
-FIFA Soccer 12
-X-Men: Destiny
-The ICO & Shadow of the Colossus Collection
-Child of Eden
-Resident Evil Code: Veronica X HD
-Castlevania: Harmony of Despair
-Tom Clancy's Splinter Cell Classic Trilogy HD
-Atelier Totori: The Adventure of Arland
-Cabela's Big Game Hunter 2012
Xbox 360
-Pro Evolution Soccer 2012
-FIFA Soccer 12
-X-Men: Destiny
-Resident Evil Code: Veronica X HD
-Cabela's Big Game Hunter 2012
-Worms Ultimate Mayhem
-Air Conflicts: Secret Wars
Wii
-FIFA Soccer 12
-X-Men Destiny
-Cabela's Big Game Hunter 2012
-Big Beach Sports 2-Pack
-Game Show 2-Pack
DS
-The Legend of Zelda: Four Swords Anniversary Edition
-Solatorobo: Red The Hunter
-X-Men: Destiny
-Bugs 'n Balls
-May's Mystery: Forbidden Memories
-Zhuzhu Pets: Quest For Zhu
-Challenge Me: Word Puzzles
-ATV X-Treme World Challenge
-Crystal Caverns of Amon-Ra
PSP
-FIFA Soccer 12
-Galcon Labs
-Phantasy Star Defender's Pack
3DS
-FIFA Soccer 12
-Brunswick Pro Bowling
Destaque da semana: Zelda Four Swords de graça no DSi/3DS, lançamento de FIFA e PES (menos o PES de Wii que só sai daqui a algumas semanas), os investimentos das empresas de games no Brasil e muitos lançamentos bons foram os destaques dessa semana!
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