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domingo, 14 de agosto de 2011

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Píxels da Semana #47

Notícias, notícias e mais notícias! Sexta é dia de manchete no Boteco Gamer.

-Super Mario Sunshine pode ganhar remake para 3DS! O portátil está virando uma plataforma de remakes...

-Novo Counter Strike deve ser lançado para PS3 e X360 em 2012!

-O preço oficial do 3DS foi reduzido no Brasil, de 1199 para 799 reais. Ainda não é nenhuma pechincha, mas melhorou muito. Quem já tinha o portátil poderá fazer o download gratuito de 20 jogos.

-Rumor: God of War 4 em produção!

Lançamentos da Semana
Xbox 360
-Fruit Ninja Kinect

Wii
-Kyotokei

DS
-The Mysterious Case of Dr.Jekyll & Mr. Hyde
-Spy Kids: All The Time In The World

Destaque da semana: o corte do preço do 3DS foi o que tomou conta dos noticiários! Quanto aos lançamentos, PS3, PSP e 3DS não tiveram nem jogos novos, e os games da semana foram bem fracos.


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Deja Vú #22 - Tekken

A sessão retrô do blog fala hoje sobre Tekken!
Lançado nos arcades no final de 1994, e um ano depois, no Playstation, Tekken é um game de luta tradicional, que fez sucesso e recebeu sequências por vários motivos. Um deles é a inovação que os gráficos tridimensionais da época proporcionava, implementando a jogabilidade do gênero e conquistando os fãs.

O gameplay se difere dos outros jogos do estilo em alguns aspectos. Enquanto o mais comum é que os botões faciais sejam organizados pela força do golpe, em Tekken cada botão corresponde a um membro do corpo do lutador, tornando os comandos mais intuitivos.
Tekken possui arenas em várias localidades como EUA, China, Japão, Reino Unido, Itália, Grécia e até Camboja. 18 personagens estão disponíveis para escolha no roster definitivo, sendo que mais da metade deve ser desbloqueado durante a jogatina.

O game conta a história de Kazuya, um jovem que fez um pacto com o diabo à beira da morte após ter sido arremessado de um penhasco pelo próprio pai. Alguns anos depois disso, Kazuya entra num torneio de luta organizado pelo pai em busca de vingança.

O primeiro jogo da série foi um sucesso, tendo críticas positivas como o 7.5 da IGN, e iniciando uma franquia que viria a se tornar uma das maiores do mundo no gênero. Tekken foi o primeiro jogo do Playstation a ultrapassar a barreira de um milhão de vendas, e se tornou popular a ponto de ter sequências até hoje. E em breve, teremos um crossover de Tekken e Street Fighter no PS3 e X360!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Boteco Arte #8

Revivendo uma sessão meio abandonada do blog, o Boteco Arte, aqui está uma imagem fantástica!
Fonte: Cidade Gamer

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A crise da economia americana afeta os games?

O mundo está passando por um momento de crise no cenário da economia, principalmente pelas sucessivas quedas do dólar e a ameaça de "calote" da dívida externa dos EUA. Sem falar dos cortes de gastos na Inglaterra, e os problemas financeiros da Grécia e Portugal, entre outros países do velho continente. Mas agora um leitor me pergunta... o que isso tem a ver com games?
Assim como em todos os outros setores, a indústria de games possui muita influência da situação econômica mundial. Mesmo sendo uma das áreas da economia que mais movimenta capital, os games são afetados por crises como a atual, pelo fato de existirem vários investidores que bancam algumas das empresas, e com quedas em ações, os orçamentos para o desenvolvimento de jogos e consoles pode ficar apertado.

Caso a crise fique mais grave, é até possível que novos hardwares como PS Vita e Wii U sejam adiados, pois além do problema com o orçamento para a criação de games, o público em geral não terá estabilidade financeira e poder de compra suficientes para gastar num videogame novo em um momento tão delicado.

Portanto temos que torcer para que tudo se resolva na economia mundial, pois ela afeta sim a indústria de games! E você que pensava que a única relação de economia e games eram as coins, rupees, etc.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vídeo: The World is Saved

Um vídeo épico que todo gamer devia assistir e se emocionar. Créditos à IGN.
Até rolou uma lágrima aqui...

sábado, 6 de agosto de 2011

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Píxels da Semana #46

Notícias, manchetes, pitacos, lançamentos e píxels da semana!

-Preço e data de lançamento do Wii U só serão anunciados ano que vem. Alguém ai tem um palpite? Eu diria que o console sai em dezembro de 2012 por singelos 699 dólares.

-Sony confirma que o PS Vita pode ser usado como controller do PS3. Alguém pensou na semelhança com o Wii U?

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Bleach: Soul Ressurection
-Warhammer 40,000: Kill Team
-Phineas and Ferb: Across the 2nd Dimension

Xbox 360
-Brink: Agents of Change

Wii
-Phineas and Ferb: Across the 2nd Dimension
-Sesame Street: Ready, Set, Grover

DS
-Phineas and Ferb: Across the 2nd Dimension
-Sesame Street: Ready, Set, Grover

PSP
-One Epic Game
-Monochrome Racing

Destaque da Semana: fraca em jogos, essa semana se destacou pelas novidades sobre o PS Vita, e o anúncio do preço e data de lançamento do Wii U no ano que vem.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Deja Vú #21 - Excitebike

Mais um post na sessão retrô do blog! Hoje, a nostalgia é toda de Excitebike!

Excitebike é um game lançado para Famicom em 1984 e no lançamento do NES, a versão americana do console, no ano seguinte. É um jogo de motocross, dos primórdios dos games de corrida. O gênero ainda estava nascendo, e excitebike é bem diferente dos jogos atuais. As motos correm numa pista com jogabilidade side-scroller, e o segredo das ultrapassagens está nos controles.

Enquanto o direcional move a moto pela pista, o botão A acelera e o B é o turbo. Porém, se o B for utilizado demais, a moto superaquece, deixando-a parada por alguns segundos, fazendo com que o jogador perca posições. Por outro lado, se bem usado, o turbo garante saltos mais altos nos morros e velocidade mais alta.
Pode parecer simples para os padrões atuais, mas na época era um sistema de controle complexo, tornando o gameplay muito interessante. Saber a hora de usar o turbo e utilizar bem as rampas eram a chave para a vitória. Apesar de não ter curvas, o que seria inaceitável num jogo de corrida de hoje.

Excitebike ainda possuía cronometragem e sistema de recordes e time attack, que garantiam muito mais vida útil e replay ao game, e são características que tornaram-se imprescindíveis nos games atuais do gênero.
Em meio a games de plataforma, muito abundantes na época, Excitebike é um jogo inovador em certos pontos, e seu sucesso pode ser comprovado pela continuação da série com Excitebike 64, Excitetruck, Excitebots, entre outros ports e remakes, sem falar da aparição em Smash Bros Brawl!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A invasão dos FPS

Hoje em dia, os jogos de tiro em primeira pessoa, ou FPS, estão invadindo os consoles, e é cada vez mais  comum estourar os miolos de soldados na segunda guerra mundial por exemplo. Porém, a inovação é um item escasso nos games desse gênero, o que pode ser facilmente constatado pela quantidade absurda de FPSs genéricos apresentados nas feiras de games nos últimos anos.
Seja na guerra fria ou numa batalha épica futurística, não importa onde um FPS se situe ou qual seja seu enredo, a mecânica de jogo é muito simples, e a jogabilidade é quase igual de um game para outro. A falta de variedade nas fases é um problema, por isso eu elogio tanto games como Call of Duty Black Ops e The Conduit 2, que possuem estágios diversificados, e não são cansativos, além de ter uma história boa e bem elaborada, equilibrando as cenas de ação com o roteiro.

Reparem em alguns dos principais games apresentados na E3 2011: Call of Duty Modern Warfare 3, Ghost Recon Future Soldier, Halo 4, Battlefield 3, Far Cry 3, Brothers in Arms 4, Resistance 3, entre outros jogos de tiro. A maioria, em primeira pessoa. E percebam que todos fazem partes de franquias, que estão se desenvolvendo muito nos últimos anos graças ao "boom" dos FPS, mas não há tanta inovação assim nem tanta diversidade entre os títulos citados.
FPS é um gênero relativamente novo, tendo em vista que os consoles antigos não eram capazes de reproduzir gráficos em primeira pessoa como se consegue hoje, porém esse estilo de jogo não é muito explorado, afinal mesmo os games de menos qualidade possuem vendas bem altas, em comparação a outros gêneros, como RPG ou plataforma, que precisam se reinventar sempre para manter-se em alto nível. Mas atualmente, é clara a invasão dos games de tiro nos consoles, o que está empobrecendo as bibliotecas de jogos. Não peço para que os FPS sejam abolidos, mas sim para que tenham todo seu potencial explorado, inovem, e que as produtoras não se esqueçam dos outros gêneros!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Perfil #3 - Shigeru Miyamoto

Um dos maiores - senão o maior - gênio da história do design e criação de games, Shigeru Miyamoto é quase uma lenda viva do mundo dos jogos eletrônicos!

Pai de Mario, Zelda, Starfox, F-Zero e outras franquias fantásticas, Shigeru Miyamoto é considerado por muitos o melhor criador de games de todos os tempos. Sua mente fértil vem revolucionando o mundo dos games desde sua primeira criação de sucesso: Donkey Kong, para arcades, que era com certeza um jogo muito a frente de sua época.

Designer, produtor, diretor... Miyamoto acumulou várias funções na Nintendo, e é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da empresa, sem sombra de dúvidas. Após se inspirar em King Kong e Popeye para fazer DK, e ao criar um jogaço após o outro, ficou claro que uma de suas características é utilizar aspectos de sua vida particular nos games. Por exemplo, quando se interessou por jardinagem e criou Pikmin, ou quando ganhou um cão e fez Nintendogs.
Desde jovem, Miyamoto gostava de explorar as áreas de floresta nos arredores de Kyoto, sua cidade natal, e sede da Nintendo. Em uma de suas pequenas aventuras, ele se deparou com uma caverna que resolveu explorar após muita hesitação. Daí surgiu a ideia para uma das maiores e mais épicas franquias da história: The Legend of Zelda. Também teve inspiração em mangás e nos desenhos da Disney, do qual é fã declarado.

O encanador mais famoso do mundo, Mario, também é criação dele. Influenciado pelo pai do Gameboy, Gunpei Yokoi, o bigodudo saiu da série DK para estrelar sua própria franquia ao lado do irmão Luigi, e acabou virando a série mais vendida do mundo atualmente, com mais de 260 milhões de unidades vendidas, em vários games e spin offs para todos os consoles da Big N.
Shigeru Miyamoto praticamente criou os games de plataforma como se conhecem hoje com Mario, e foi uma grande inspiração para o gênero RPG com Zelda, que também trouxe ao mundo o sistema de trava de mira em Ocarina of Time. Essas e outras inovações são acompanhadas de vários prêmios e reconhecimento mundial. Figurou no topo da lista de maiores criadores de games do mundo da IGN e Gametrailers, foi nomeado cavaleiro pelo ministro da cultura da França, esteve presente na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2007, entre muitos outros tipos de homenagem, como o personagem Gary, de Pokémon, que chama-se Shigeru na versão japonesa.

Com participação em mais de 100 games, Shigeru Miyamoto é um gênio da criação de games, e após ter revolucionado os jogos eletrônicos várias vezes com suas contribuições de peso, o nome dele num jogo é garantia de diversão e qualidade! Todo mundo pode confiar nos games que possuem a assinatura do mestre Miyamoto!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Checkpoint #13

Os avisos do Checkpoint: o mural de comunicados do blog!

-A enquete sobre quanto tempo ainda vai demorar pra que o PS4 e o X720 sejam lançados está encerrada! Com um total de 21 votos, a maioria das pessoas acredita que os consoles devem aparecer em dois anos. A nova enquete é: Com o registro do domínio Microsoft-Sony.com, você acha possível que as duas empresas unam forças para criar um novo console?

-Nova parceria do Boteco Gamer: Filosofia do Deserto, visitem!


-Em setembro, o Boteco Gamer completa um ano! O blog vai ficar de cara nova, então quem tiver alguma sugestão, por favor, fale nos comentários, ou no twitter ou e-mail. 

-O blog completou 25 mil visitas! 

Bom, por hoje é isso! Obrigado a todo mundo que acessa o Boteco Gamer, e até o mês que vem com o próximo checkpoint!

domingo, 31 de julho de 2011

Humor: (mais uma) tirinha de Zelda!

É um Action/Adventure ou um game de humor? Hoje é pra quem jogou Phantom Hourglass!
Fonte na imagem!

sábado, 30 de julho de 2011

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Píxels da Semana #45

Sexta feira é dia de notícia no Boteco Gamer! As principais manchetes e os pitacos da semana gamística!

-Preço do 3DS cai mais de 30%, e agora o portátil custa 170 dólares. Isso é que é medida desesperada, hein Nintendo?
Edit: Esse preço só entrará em vigor em agosto. O presidente da Big N, Satoru Iwata, anunciou que os salários dos executivos da empresa serão cortados, inclusive o dele, por algum tempo, e os donos do 3DS que pagaram o preço antigo terão direito a downloads gratuitos de games do NES e GBA. Obrigado ao @notlikeyouguys pela informação!

-Capcom anuncia Street Fighter x Hello Kitty. Calma, essa bizarrice não vai virar game, é só uma ação de marketing. Ainda assim é uma heresia.

-Xbox 360 especial Star Wars foi anunciado!
Essa edição será limitada, lançada ainda em 2011 por 449 doletas!

-Aonuma, diretor da série Zelda, revela que remake de Majora's Mask não é impossível, e que tem essa idéia para o 3DS ou Wii U.

-Novos personagens revelados no trailer de Street Fighter x Tekken!
-Wii U não terá retrocompatibilidade com Gamecube... isso é um ponto negativo pro console.

-Worms Ultimate Mayhem será lançado esse ano na Live e PSN!

-DLC para Red Dead Redemption deve estar disponível em setembro!

-Rumor: Xbox 720 será apresentado na E3 2012!

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Catherine
-Section 8: Prejudice

Xbox 360
-Catherine
-From Dust

3DS
-Pac-Man & Galaga Dimensions
-Gabrielle's Ghostly Groove
-Let's Golf 3D

Destaque da semana: sem lançamentos no Wii, DS e PSP, a semana foi bem pobre em games, mas não em notícias. Destaque pro rumor do Xbox 720 na E3 2012!!!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Deja Vú #20 - Donkey Kong

O gorilão da Nintendo completa 30 anos em 2011, e nada mais justo que uma homenagem ao primeiro grande sucesso da empresa!

Lançado nos arcades em 1981 para combater a concorrência dos jogos americanos, Donkey Kong foi o primeiro game do jovem designer Shigeru Miyamoto, que viria a se tornar um dos grandes mestres do mundo dos games. O jogo fez tanto sucesso que foi relançado para NES alguns anos depois, e vive até hoje em ports e emuladores.

O game levava o nome do vilão, um gorila enorme que sequestrou Pauline, a namorada de um encanador, conhecido na época como Jumpman. (E você que pensava que a Peach namorava o Mario...) O game tinha quatro estágios, bastante semelhantes, mas com nível de dificuldade crescente. Uma dessas fases está presente no Super Smash Bros. Brawl.
Em meio aos obstáculos impostos pelo gorilão, Jumpman tem que fazer jus ao seu nome, afinal sua única habilidade é pular. Sem ter nenhum outro comando a não ser esse, o game era muito desafiador na época de seu lançamento.

Segundo o próprio Shigeru Miyamoto, as inspirações de DK foram King Kong, A Bela e a Fera e Popeye. Apesar da aparente superficialidade do game, DK foi o primeiro jogo do mundo a ter uma história se desenvolvendo na tela. Hoje em dia, temos roteiros hollywoodianos, tramas complexas e personagens profundos, mas há 30 anos atrás, a história da donzela sequestrada ainda era original!
Donkey Kong foi um sucesso absoluto, provando a genialidade do novato prodígio Shigeru Miyamoto, que criou o game supervisionado por Gunpei Yokoi, criador do Game Boy. DK era um jogo muito além de sua época, e é jogado até hoje em relançamentos, ports e emuladores, provando ser um dos games mais icônicos da história.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Japoneses estão em dúvida quanto ao Wii U

Uma pesquisa publicada na revista japonesa Famitsu mostrou que o público japonês não esta convicto sobre o novo console da Nintendo, e as opiniões ficaram bastante divididas ao responderem sobre o Wii U. Confira alguns resultados:


Sobre o nome do console (3.200 votos)
-Falta impacto (720)
-Fácil de lembrar (620)
-Não combina (590)
-Fácil de se acostumar (420)
-Soa bem (350)
-Difícil de se acostumar (190)

Primeiras impressões (1.930 votos)
-Gostaram (740)
-Não gostaram (650)
-Não têm uma opinião definida (540)

Melhor atrativo do Wii U (4.080 votos)
-Controller (1.140)
-Full HD (1.040)
-Mídia com capacidade alta (540)
-Compatibilidade com acessórios do Wii (530)
-Jogos (380)

O que te chama atenção no controller (3.870 votos)
-Tamanho, peso, etc. (1.310)
-Conectividade com a TV (1.020)
-Como vai ser a jogabilidade (710)
-Sensores de movimento (410)

Qual é o game anunciado mais aguardado? (1.190 votos)
-Smash Bros (560)
-Pikmin (330)
-Assassin's Creed (80)
-Tekken (70)
-Ghost Recon (50)

Que série você quer mais ver no Wii U? (1.130 votos)
-The Legend of Zelda (210)
-Super Mario Bros. (100)
-Dragon Quest (80)
-Mario Kart (50)
-Monster Hunter (50)

Que desenvolvedor deve trabalhar no console?
Mais citados: Shigeru Miyamoto, Masahiro Sakurai, Hideo Kojima e Hironobu Sakaguchi

Fonte

Como podemos ver, os japoneses estão bastante divididos. Talvez as demonstrações feitas não tenham abalado suficientemente, talvez o público da terra do sol nascente seja exigente demais, talvez o Wii U seja como seu antecessor (quem já experimentou adora, e quem nunca jogou não gosta). Mas o que se sabe é que a Big N vai ter que investir mais para convencer a todos de seu novo console!

terça-feira, 26 de julho de 2011

PSN Brasileira!

Finalmente, a PSN chegou oficialmente ao Brasil! Além da importância dessa rede brasileira, é necessário ressaltar que o mercado consumidor, e a economia do país como um todo, vem se desenvolvendo a passos largos, e o investimento das empresas de games é algo que vai ajudar muito no crescimento do Brasil no cenário mundial.
Os gamer brasileiros não precisarão mais de endereços americanos para jogar online. Agora podem abrir contas nacionais e desfrutar do conteúdo disponibilizado para o país. Agora, além de não precisar pagar em dólar, os gamers já terão 200 itens para download logo no começo. Futuramente também haverá games para PSP.

Agora tem o blog brasileiro do Playstation e o site Playstation Brasil. O único problema é que não será possível transferir sua conta americana para a PSN brasileira, portanto será necessário começar tudo do zero.

Mais uma amostra de que as terras tupiniquins não são só do futebol e samba, mas também dos games!

Fonte