Após mais um relançamento, Ocarina of Time mostra porque é um game atual mesmo após mais de uma década, e é considerado por muitos como o melhor jogo de todos os tempos, em todos os consoles. Nada mais justo que o Deja Vú dessa semana falar sobre esse clássico!
The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi lançado no final de 1998, aproveitando-se da grande novidade da época, os gráficos totalmente tridimensionais que o Nintendo 64 permitia. O game encantou a todos, não só pela grandiosidade da franquia, mas também porque era a primeira vez que o jogador podia se ver em uma Hyrule 3D, sem nenhum borrão de píxels irreconhecível.
Não só pelos gráficos, que causaram muita expectativa na época, mas também pela jogabilidade. A inovação do 3D também mudou o jeito de se jogar, e Shigeru Miyamoto mostrou mais uma vez sua genialidade, criando um sistema de travar a mira no inimigo usado até hoje por praticamente todos os games de ação ou tiro. O analógico também era uma inovação daquela geração de consoles, e Zelda soube usá-lo muito bem, tornando a jogabilidade, uma de suas grandes qualidades.
Link é o único de sua floresta a não ter fada, e é um pouco discriminado por isso entre os kokiris. Até que certo dia ele ganha não só uma fada, a Navi, mas também a tarefa de salvar o reino de Hyrule e a princesa Zelda das garras de Ganondorf. Para isso, Link se utiliza de uma espada, um escudo e da intuição e dicas da Navi, sempre muito perspicaz e astuta. (Quem conhece, deve ter percebido a ironia)
Um dos fatores mais interessantes do enredo são as viagens no tempo. Link começa o game como criança, até que ele consegue a Master Sword e adormece por 7 anos, acordando como um adulto, em uma Hyrule tomada pelo mal. Então, as mecânicas de viagens no tempo, entre outras funcionalidades, são controladas pela Ocarina do Tempo, item mais importante e que dá nome ao jogo.
Todo gamer sabe: Zelda é Zelda. E como não poderia faltar, em Ocarina of Time, os puzzles também estão presentes e muito bem elaborados, tanto é que continuam sendo válidos - e mantendo o nível de dificuldade - até os dias de hoje.
Um overworld gigante para os padrões da época, jogabilidade e gráficos inovadores, e encantadores, sem falar que é um Zelda. Ocarina of Time é um dos maiores games de todos os tempos, e continua atual mesmo após 13 anos de seu lançamento, com vários relançamentos, provando seu sucesso e sua qualidade. Quem já jogou deve jogar novamente, e quem não jogou pode redimir seu pecado com a versão para 3DS.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
quarta-feira, 6 de julho de 2011
A guerra dos portáteis
Até alguns anos atrás a Nintendo liderava o segmento dos portáteis praticamente sozinha. O Gameboy, GB Color e GB Advance nem tomavam conhecimento da concorrência, que também não investia muito na área, e a briga ficava focada nos consoles de mesa. Porém, com a chegada do PSP, o DS não teve a vida fácil de seus antecessores, apesar de ter sido o videogame mais vendido da geração, e estar quase chegando ao lendário Playstation 2. Já o PSP não obteve o sucesso esperado e não foi páreo para o portátil da Big N. Mas agora, a nova geração de portáteis está iniciando, e a Nintendo não começou com o pé direito. Será que dessa vez o Vita vai desbancar a hegemonia nintendista?
Isso não é um comparativo. É apenas uma análise dessa disputa, baseada nos antecessores. A briga entre PSP e DS na atual geração começou entre o final de 2004 e começo de 2005, quando ambos foram lançados. O intervalo entre um e outro foi de menos de um mês, portanto nenhum teve ampla vantagem de tempo. Dessa vez, o 3DS saiu na frente por quase um ano, mas não conseguiu aproveitar esse fato, pois não teve muitos jogos bons no lançamento, e só agora está melhorando um pouco a biblioteca, mas suas vendas vêm sendo decepcionantes. Já o PS Vita só sai ano que vem e as expectativas são as melhores possíveis.
O DS inovou com a touchscreen, e o PSP possuía um hardware mais potente. Essa é a grande semelhança da nova geração. O 3DS inova com o 3D, e o Vita tem gráficos mais avançados, quase como um PS3 portátil. Levando-se em conta apenas esse fator, pode parecer que a disputa já está ganha pelo 3DS, pois a história está se repetindo. Mas a Sony está trabalhando para não repetir os mesmos erros do antecessor, e dessa vez, a guerra dos portáteis pode tomar outro rumo.
A batalha travada entre 3DS e Vita está só começando, e dessa vez o cenário pode ser diferente. No ano que vem, as características de ambos os portáteis já devem estar bastante definidas, então creio que acompanharemos uma bela briga, como nunca se viu nesse segmento. Quem tem a ganhar com tudo isso, é claro, somos nós, os gamers!
Obs.: esse assunto foi sugerido pelo leitor @rodrifz
Isso não é um comparativo. É apenas uma análise dessa disputa, baseada nos antecessores. A briga entre PSP e DS na atual geração começou entre o final de 2004 e começo de 2005, quando ambos foram lançados. O intervalo entre um e outro foi de menos de um mês, portanto nenhum teve ampla vantagem de tempo. Dessa vez, o 3DS saiu na frente por quase um ano, mas não conseguiu aproveitar esse fato, pois não teve muitos jogos bons no lançamento, e só agora está melhorando um pouco a biblioteca, mas suas vendas vêm sendo decepcionantes. Já o PS Vita só sai ano que vem e as expectativas são as melhores possíveis.
O DS inovou com a touchscreen, e o PSP possuía um hardware mais potente. Essa é a grande semelhança da nova geração. O 3DS inova com o 3D, e o Vita tem gráficos mais avançados, quase como um PS3 portátil. Levando-se em conta apenas esse fator, pode parecer que a disputa já está ganha pelo 3DS, pois a história está se repetindo. Mas a Sony está trabalhando para não repetir os mesmos erros do antecessor, e dessa vez, a guerra dos portáteis pode tomar outro rumo.
A batalha travada entre 3DS e Vita está só começando, e dessa vez o cenário pode ser diferente. No ano que vem, as características de ambos os portáteis já devem estar bastante definidas, então creio que acompanharemos uma bela briga, como nunca se viu nesse segmento. Quem tem a ganhar com tudo isso, é claro, somos nós, os gamers!
Obs.: esse assunto foi sugerido pelo leitor @rodrifz
terça-feira, 5 de julho de 2011
Vídeo: gameplay de Starfox 64 3D
O 3DS estava mal de lançamentos, tinha poucos jogos bons. Agora, os donos do portátil podem ficar tranquilos, pois parece que ele engrenou finalmente. Após o grandioso lançamento de Zelda Ocarina of Time 3D, é a vez de Starfox aparecer. Confira um pouco do gameplay de Starfox 64 3D:
Ótimo lançamento do 3DS, chega em 11 de setembro!
Ótimo lançamento do 3DS, chega em 11 de setembro!
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Review #15 - Shadows of the Damned
Após o sucesso de No More Heroes, Suda 51 volta com toda força em sua mais nova obra: Shadows of the Damned. Confira o review aqui no Boteco Gamer!
Ficha técnica
Produtora: Eletronic Arts
Desenvolvedora: Grasshopper Manufacture
Gênero: Survival Horror/Ação
Data de lançamento: 21 de junho
Plataformas: Playstation 3, Xbox 360
Gráficos: 9,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Replay: 8,0
Nota: 9,5
Shadows of the Damned reflete muito bem algumas das características do diretor Suda 51, como as diversas referências à cultura nerd e pop em geral, e os personagens e situações inusitadas. O enredo conta a história de Garcia, um caçador de demônios, que tem sua namorada sequestrada e levada para o inferno. Então ele pega a Highway to Hell (alguém percebeu a referência a AC/DC aqui?) e vai em busca dela.
O jogo em si é uma homenagem, ou uma crítica, a Mario. Pois o encanador também tem que sequestrar a princesa Peach no reino dos Koopas. Os cogumelos que dão poderes ao protagonista, seriam os diamantes que Garcia coleta para "se dopar", ou seja, melhorar seu desempenho matando os demônios, que aliás parecem até zumbis.
Um dos melhores aspectos do game é a jogabilidade. Mirar e atirar com o analógico, para alguém que está acostumado a apontar com o Wiimote, nunca é muito agradável. Mas em Shadows of the Damned, o sistema de mira a laser facilita muito, e é bastante eficiente. Os controles também são muito precisos e respondem bem.
A trama se desenrola naturalmente, e o game flui bem. A ação está presente durante todo o tempo, ao mesmo tempo que a exploração também conta bastante, com vários itens coletáveis. SotD é praticamente uma versão "expressionista" de Mario, porém muito mais violenta, densa e com apelação para o erotismo, que também são marcas de Goichi Suda. Sem falar que a caveira que anda ao lado do protagonista o tempo todo é uma referência à Navi, de Zelda.
Shadows of the Damned reúne muita ação e uma história bem "original", apesar das alusões a outros games, num game divertido de terror, mas sempre com muito humor e tiradas geniais, gráficos bons, parte sonora que ajuda na imersão da história e jogabilidade quase impecável. Suda 51 deixou sua marca em cada canto do game, e os fãs dele vão gostar muito do jogo. Recomendadíssimo!
Ficha técnica
Produtora: Eletronic Arts
Desenvolvedora: Grasshopper Manufacture
Gênero: Survival Horror/Ação
Data de lançamento: 21 de junho
Plataformas: Playstation 3, Xbox 360
Gráficos: 9,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Replay: 8,0
Nota: 9,5
Shadows of the Damned reflete muito bem algumas das características do diretor Suda 51, como as diversas referências à cultura nerd e pop em geral, e os personagens e situações inusitadas. O enredo conta a história de Garcia, um caçador de demônios, que tem sua namorada sequestrada e levada para o inferno. Então ele pega a Highway to Hell (alguém percebeu a referência a AC/DC aqui?) e vai em busca dela.
O jogo em si é uma homenagem, ou uma crítica, a Mario. Pois o encanador também tem que sequestrar a princesa Peach no reino dos Koopas. Os cogumelos que dão poderes ao protagonista, seriam os diamantes que Garcia coleta para "se dopar", ou seja, melhorar seu desempenho matando os demônios, que aliás parecem até zumbis.
Um dos melhores aspectos do game é a jogabilidade. Mirar e atirar com o analógico, para alguém que está acostumado a apontar com o Wiimote, nunca é muito agradável. Mas em Shadows of the Damned, o sistema de mira a laser facilita muito, e é bastante eficiente. Os controles também são muito precisos e respondem bem.
A trama se desenrola naturalmente, e o game flui bem. A ação está presente durante todo o tempo, ao mesmo tempo que a exploração também conta bastante, com vários itens coletáveis. SotD é praticamente uma versão "expressionista" de Mario, porém muito mais violenta, densa e com apelação para o erotismo, que também são marcas de Goichi Suda. Sem falar que a caveira que anda ao lado do protagonista o tempo todo é uma referência à Navi, de Zelda.
Shadows of the Damned reúne muita ação e uma história bem "original", apesar das alusões a outros games, num game divertido de terror, mas sempre com muito humor e tiradas geniais, gráficos bons, parte sonora que ajuda na imersão da história e jogabilidade quase impecável. Suda 51 deixou sua marca em cada canto do game, e os fãs dele vão gostar muito do jogo. Recomendadíssimo!
domingo, 3 de julho de 2011
Humor: comentários em posts
Pelo menos em blogs com grande fluxo de visitas (ou seja, o Boteco Gamer não está incluso), os comentários funcionam assim:
Tirado do NerfNow!
Tirado do NerfNow!
sábado, 2 de julho de 2011
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Píxels da Semana #41
As principais notícias dos últimos sete dias estão aqui nos Píxels da Semana!
-Satoru Iwata, manda chuva da Nintendo, afirmou que não quer repetir o mesmo erro do 3DS, que teve uma line-up de lançamento muito fraca, ou seja, poucos games bons no lançamento, e ele disse que vai trabalhar para que muitos títulos de peso sejam lançados junto com o Wii U. Na mesa semana, Shigeru Miyamoto confirmou que a demo de Zelda em HD realmente vai virar um game de verdade. Teremos Zelda no lançamento de outro console?
-Em Skyward Sword, Zelda não será uma princesa. A informação foi confirmada por Eiji Aonuma, diretor da série, e apesar de ter chocado bastante os fãs, não é a primeira vez que acontece. Zelda já foi uma pirata na pele de Tetra em Wind Waker e Phantom Hourglass.
-A Sega leu o meu texto sobre a falta de games pro Wii em 2011 e já existem alguns rumores sobre um novo game do Sonic para o console branco. O jogo seria o encerramento da trilogia "Sonic and the...". Vamos aguardar por novidades!
-Cavaleiros do Zodíaco devem dar as caras no PS3! O game foi revelado no Japan Expo, que está acontecendo em Paris até dia 3 de julho.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Beyond Good and Evil HD
-Super Street Fighter IV Arcade Edition
-Dynasty Warriors: Gundam 3
-Sniper: Ghost Warrior
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System
-Marvel Pinball: Captain America
Xbox 360
-Super Street Fighter IV Arcade Edition
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System
-Dynasty Warriors: Gundam 3
Wii
-Mystery Case Files: The Malgrave Incident
-Gunslingers
DS
-Mystery Stories: Curse of the Ancient Spirits
-Jewels of the Ages
-ATV X-treme World Challenge
PSP
-Tetraminos
3DS
-Resident Evil:The Mercenaries 3D
Destaque da semana: Zelda tomou conta da parte de notícias, com informações sobre Skyward Sword e a confirmação de Zelda para Wii U. A Capcom lançou mais uma versão de Street Fighter IV, isso é que é precisar de dinheiro, hein?
-Satoru Iwata, manda chuva da Nintendo, afirmou que não quer repetir o mesmo erro do 3DS, que teve uma line-up de lançamento muito fraca, ou seja, poucos games bons no lançamento, e ele disse que vai trabalhar para que muitos títulos de peso sejam lançados junto com o Wii U. Na mesa semana, Shigeru Miyamoto confirmou que a demo de Zelda em HD realmente vai virar um game de verdade. Teremos Zelda no lançamento de outro console?
-Em Skyward Sword, Zelda não será uma princesa. A informação foi confirmada por Eiji Aonuma, diretor da série, e apesar de ter chocado bastante os fãs, não é a primeira vez que acontece. Zelda já foi uma pirata na pele de Tetra em Wind Waker e Phantom Hourglass.
-A Sega leu o meu texto sobre a falta de games pro Wii em 2011 e já existem alguns rumores sobre um novo game do Sonic para o console branco. O jogo seria o encerramento da trilogia "Sonic and the...". Vamos aguardar por novidades!
-Cavaleiros do Zodíaco devem dar as caras no PS3! O game foi revelado no Japan Expo, que está acontecendo em Paris até dia 3 de julho.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Beyond Good and Evil HD
-Super Street Fighter IV Arcade Edition
-Dynasty Warriors: Gundam 3
-Sniper: Ghost Warrior
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System
-Marvel Pinball: Captain America
Xbox 360
-Super Street Fighter IV Arcade Edition
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System
-Dynasty Warriors: Gundam 3
Wii
-Mystery Case Files: The Malgrave Incident
-Gunslingers
DS
-Mystery Stories: Curse of the Ancient Spirits
-Jewels of the Ages
-ATV X-treme World Challenge
PSP
-Tetraminos
3DS
-Resident Evil:The Mercenaries 3D
Destaque da semana: Zelda tomou conta da parte de notícias, com informações sobre Skyward Sword e a confirmação de Zelda para Wii U. A Capcom lançou mais uma versão de Street Fighter IV, isso é que é precisar de dinheiro, hein?
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Miyamoto confirma: Zelda no Wii U
Os fãs de Zelda estão bem servidos pelos próximos meses. Além de Zelda Ocarina of Time 3D, lançado para o 3DS, e Zelda Skyward Sword, exclusivo do Wii programado para o último trimestre do ano, a série vai receber outro game novo!
Agora é a vez do Wii U receber um game da franquia. Segundo Shigeru Miyamoto, criador da série, afirmou que a demo de Zelda em HD que foi mostrada na E3 2011 está em desenvolvimento como um game para o próximo console da Big N, mas não revelou se estará no lançamento ou não.
De qualquer forma, é uma excelente notícia para os fãs de Zelda!
Agora é a vez do Wii U receber um game da franquia. Segundo Shigeru Miyamoto, criador da série, afirmou que a demo de Zelda em HD que foi mostrada na E3 2011 está em desenvolvimento como um game para o próximo console da Big N, mas não revelou se estará no lançamento ou não.
De qualquer forma, é uma excelente notícia para os fãs de Zelda!
quarta-feira, 29 de junho de 2011
O futuro do Wii
A Nintendo anunciou o sucessor do Wii, mas ele só chega em 2012, e até lá o console branco não parece que vai ter vida fácil. Poucos lançamentos de peso, e muitos jogos ameaçados de serem transportados para o Wii U são os principais problemas do pequeno grande console. O que o futuro reserva para o Wii?
Após a E3 2011, toda a atenção da mídia se voltou para o recém anunciado Wii U, e com o console atual fora dos holofotes, pode-se notar a escassez de lançamentos de peso, que não é de hoje. Esse vem sendo um ano de seca para o Wii. Com exceção feita a Conduit 2 e De Blob 2, praticamente não houve bons games, diferente do ano passado, recheado com Mario Galaxy 2, 007 Goldeneye, Epic Mickey, Donkey Kong, Kirby's Epic Yarn, Metroid Other M, entre outros.
O apoio das third parties nunca foi a principal atração do console, mas games como No More Heroes, Madworld, Okami, Muramasa, Red Steel e Final Fantasy sempre estiveram presentes. Porém, a única esperança de um jogo third party para o Wii até 2012 é Dragon Quest X. Isso se o game não for cancelado e lançado no Wii U, o que não seria nada anormal. Outros grandes lançamentos podem não vir para o ocidente, como The Last Story e Xenoblade.
Por parte da Nintendo, teremos The Legend of Zelda: Skyward Sword, que deve ser um dos melhores games do console. Além disso, Pandora's Tower, a nova franquia da Big N, promete ser um belo lançamento, mas não sabemos nada sobre o jogo, então não dá pra botar a mão no fogo por ele. Um novo Kirby e outro Mario Party também darão as caras no Wii, e pode até ser que a empresa anuncie mais algum jogo ainda esse ano. Os fãs aguardam calorosamente por um F-zero ou Starfox.
Mas as previsões não são das melhores. É bem provável que, se anunciado, um novo game como esses deve sair apenas no Wii U, que é o novo foco da empresa. Além do mais, as thirds já demonstraram apoio ao próximo console, e já anunciaram vários lançamentos grandiosos como Assassin's Creed e Battlefield.
O Wii fez sucesso absurdo, vendeu 87 milhões de unidades ao redor do mundo e conquistou uma legião de gamers. Mas 2011 foi o pior ano do console, e parece que ele está chegando ao fim de seu ciclo, não só pelo anúncio do sucessor, mas também pela escassez de jogos e seu futuro incerto.
Após a E3 2011, toda a atenção da mídia se voltou para o recém anunciado Wii U, e com o console atual fora dos holofotes, pode-se notar a escassez de lançamentos de peso, que não é de hoje. Esse vem sendo um ano de seca para o Wii. Com exceção feita a Conduit 2 e De Blob 2, praticamente não houve bons games, diferente do ano passado, recheado com Mario Galaxy 2, 007 Goldeneye, Epic Mickey, Donkey Kong, Kirby's Epic Yarn, Metroid Other M, entre outros.
O apoio das third parties nunca foi a principal atração do console, mas games como No More Heroes, Madworld, Okami, Muramasa, Red Steel e Final Fantasy sempre estiveram presentes. Porém, a única esperança de um jogo third party para o Wii até 2012 é Dragon Quest X. Isso se o game não for cancelado e lançado no Wii U, o que não seria nada anormal. Outros grandes lançamentos podem não vir para o ocidente, como The Last Story e Xenoblade.
Por parte da Nintendo, teremos The Legend of Zelda: Skyward Sword, que deve ser um dos melhores games do console. Além disso, Pandora's Tower, a nova franquia da Big N, promete ser um belo lançamento, mas não sabemos nada sobre o jogo, então não dá pra botar a mão no fogo por ele. Um novo Kirby e outro Mario Party também darão as caras no Wii, e pode até ser que a empresa anuncie mais algum jogo ainda esse ano. Os fãs aguardam calorosamente por um F-zero ou Starfox.
Mas as previsões não são das melhores. É bem provável que, se anunciado, um novo game como esses deve sair apenas no Wii U, que é o novo foco da empresa. Além do mais, as thirds já demonstraram apoio ao próximo console, e já anunciaram vários lançamentos grandiosos como Assassin's Creed e Battlefield.
O Wii fez sucesso absurdo, vendeu 87 milhões de unidades ao redor do mundo e conquistou uma legião de gamers. Mas 2011 foi o pior ano do console, e parece que ele está chegando ao fim de seu ciclo, não só pelo anúncio do sucessor, mas também pela escassez de jogos e seu futuro incerto.
terça-feira, 28 de junho de 2011
Perfil #1 - Suda 51
A nova sessão do Boteco Gamer, sobre os homens que ficam nos bastidores dos games, não podia começar de forma mais adequada! Hoje, vamos falar sobre uma das mentes mais férteis do mundo: Goichi Suda, mais conhecido pelo seu codinome, Suda 51!
O 51 do seu apelido é porque seu nome, Goichi, pode ser lido como Go e Ichi, respectivamente cinco e um em japonês. E, incrivelmente, o número 51 define bem seus games: "uma boa idéia". Deixando a piadinha infame de lado, realmente, a principal característica dele é sua criatividade. Jogos diferentes de tudo o que você já viu, e muita ironia escondida também. Seus jogos tentam representar sua opinião, e portanto ele influencia muito no enredo, estilo, visual e jogabilidade, tentando demonstrar, muitas vezes sutilmente, o que pensa sobre várias coisas.
As vezes é difícil perceber essa visão do diretor. Como por exemplo as críticas ao fanatismo por gráficos em No More Heroes, game em que ele também mostra sua opinião sobre games violentos no Wii, além de fazer uma verdadeira homenagem aos nerds e à cultura pop em geral. Aliás, referências são outra característica recorrente em seus títulos. Como a estrada para o inferno (Highway to Hell, em alusão a música do AC/DC), que aparece em Shadows of the Damned.
Suda 51 começou a trabalhar com games em 1993, como diretor do Super Fire Pro Wrestling 3 Final Bout, lançado no Japão para SNES. Ele trabalhou em vários outros games lançados só na terra do Sol nascente, para Playstation 1 e 2. Seu primeiro game a viajar para outra região foi Michigan: Report from Hell, um game de terror onde você controla um cameraman de uma TV que está cobrindo eventos sobrenaturais. O game saiu no PS2, em 2004.
Mas foi no ano seguinte que ele alcançou a fama, com Killer 7, para Gamecube e Playstation 2, publicado pela Capcom. Com muita violência e uma história extremamente confusa, mas elaborada, Goichi Suda mostrou ao mundo pela primeira vez do que era capaz. Não foi por acaso que foi sua primeira obra a cruzar o Atlântico, e ir para os EUA.
Suda 51 fez outros jogos para o PS2 e DS, até que chegou ao seu game de mais sucesso. No More Heroes, lançado para Wii em 2007 no Japão e 2008 nos EUA. Na pele de Travis Touchdown, um nerd, otaku, sem grana, e que mata os principais assassinos do mundo para impressionar uma garota, NMH é um dos melhores games do console, e arrisco dizer que sua continuação, No More Heroes 2: Desperate Struggle, é um dos melhores games de toda a geração.
Além de exprimir suas ideias sobre a atual geração, e o universo dos games em geral, Suda 51 quebrou os paradigmas de jogos infantis no Wii, abrindo as portas para outros títulos sanguinários como Madworld no console. Outro game para a mesma plataforma que ele teve participação foi Fatal Frame IV, emprestando toda sua capacidade de escrever roteiros bons, e criar cenários assustadores para um jogo de terror.
O remake de No More Heroes para X360 e PS3 obviamente foi obra dele. Mas o que pouca gente sabe é a participação de Suda 51 no modo história de Super Smash Bros Brawl, o Subspace Emissary. Além disso, o diretor também está envolvido no projeto de Hideo Kojima, Project S, que está sendo guardado a sete chaves.
A mais recente obra de Goichi Suda é Shadows of the Damned, um game genial que vai receber seu review aqui no Boteco Gamer em breve. As marcas registradas dele estão todas no game, desde a violência, até o erotismo, referências, entre outras coisas. Afinal, um cavalheiro salvando sua namorada é uma das maiores alusões que ele podia fazer, não? Mas se o protagonista tiver sotaque de mexicano, e sua namorada foi raptada por um demônio e levada para o inferno, com certeza, Suda 51 trabalhou no game!
Algumas das principais características dele são referências distorcidas como em SotD. Além disso, um "game dentro de um game" é bem comum de se ver, como em NMH, Killer 7, Contact, entre outros jogos em que Suda 51 coloca um minigame jogável como se fosse um videogame para o protagonista. Também é possível encontrar vários números 51 pelos seus games como a Area 51 e os 51 assassinos rankeados de NMH, Airport 51 em NMH 2, entre outros.
Goichi Suda é um dos diretores mais criativos de todos os tempos, e possui uma capacidade de fazer games geniais que faz dele um dos maiores gênios dos games. E sempre com suas críticas escondidas pelos roteiros. Com apenas 43 anos, ele já é CEO da Grasshopper Manufacture e conquistou milhares de fãs, imagine só quando chegar aos 51!
O 51 do seu apelido é porque seu nome, Goichi, pode ser lido como Go e Ichi, respectivamente cinco e um em japonês. E, incrivelmente, o número 51 define bem seus games: "uma boa idéia". Deixando a piadinha infame de lado, realmente, a principal característica dele é sua criatividade. Jogos diferentes de tudo o que você já viu, e muita ironia escondida também. Seus jogos tentam representar sua opinião, e portanto ele influencia muito no enredo, estilo, visual e jogabilidade, tentando demonstrar, muitas vezes sutilmente, o que pensa sobre várias coisas.
As vezes é difícil perceber essa visão do diretor. Como por exemplo as críticas ao fanatismo por gráficos em No More Heroes, game em que ele também mostra sua opinião sobre games violentos no Wii, além de fazer uma verdadeira homenagem aos nerds e à cultura pop em geral. Aliás, referências são outra característica recorrente em seus títulos. Como a estrada para o inferno (Highway to Hell, em alusão a música do AC/DC), que aparece em Shadows of the Damned.
Suda 51 começou a trabalhar com games em 1993, como diretor do Super Fire Pro Wrestling 3 Final Bout, lançado no Japão para SNES. Ele trabalhou em vários outros games lançados só na terra do Sol nascente, para Playstation 1 e 2. Seu primeiro game a viajar para outra região foi Michigan: Report from Hell, um game de terror onde você controla um cameraman de uma TV que está cobrindo eventos sobrenaturais. O game saiu no PS2, em 2004.
Mas foi no ano seguinte que ele alcançou a fama, com Killer 7, para Gamecube e Playstation 2, publicado pela Capcom. Com muita violência e uma história extremamente confusa, mas elaborada, Goichi Suda mostrou ao mundo pela primeira vez do que era capaz. Não foi por acaso que foi sua primeira obra a cruzar o Atlântico, e ir para os EUA.
Suda 51 fez outros jogos para o PS2 e DS, até que chegou ao seu game de mais sucesso. No More Heroes, lançado para Wii em 2007 no Japão e 2008 nos EUA. Na pele de Travis Touchdown, um nerd, otaku, sem grana, e que mata os principais assassinos do mundo para impressionar uma garota, NMH é um dos melhores games do console, e arrisco dizer que sua continuação, No More Heroes 2: Desperate Struggle, é um dos melhores games de toda a geração.
Além de exprimir suas ideias sobre a atual geração, e o universo dos games em geral, Suda 51 quebrou os paradigmas de jogos infantis no Wii, abrindo as portas para outros títulos sanguinários como Madworld no console. Outro game para a mesma plataforma que ele teve participação foi Fatal Frame IV, emprestando toda sua capacidade de escrever roteiros bons, e criar cenários assustadores para um jogo de terror.
O remake de No More Heroes para X360 e PS3 obviamente foi obra dele. Mas o que pouca gente sabe é a participação de Suda 51 no modo história de Super Smash Bros Brawl, o Subspace Emissary. Além disso, o diretor também está envolvido no projeto de Hideo Kojima, Project S, que está sendo guardado a sete chaves.
A mais recente obra de Goichi Suda é Shadows of the Damned, um game genial que vai receber seu review aqui no Boteco Gamer em breve. As marcas registradas dele estão todas no game, desde a violência, até o erotismo, referências, entre outras coisas. Afinal, um cavalheiro salvando sua namorada é uma das maiores alusões que ele podia fazer, não? Mas se o protagonista tiver sotaque de mexicano, e sua namorada foi raptada por um demônio e levada para o inferno, com certeza, Suda 51 trabalhou no game!
Algumas das principais características dele são referências distorcidas como em SotD. Além disso, um "game dentro de um game" é bem comum de se ver, como em NMH, Killer 7, Contact, entre outros jogos em que Suda 51 coloca um minigame jogável como se fosse um videogame para o protagonista. Também é possível encontrar vários números 51 pelos seus games como a Area 51 e os 51 assassinos rankeados de NMH, Airport 51 em NMH 2, entre outros.
Goichi Suda é um dos diretores mais criativos de todos os tempos, e possui uma capacidade de fazer games geniais que faz dele um dos maiores gênios dos games. E sempre com suas críticas escondidas pelos roteiros. Com apenas 43 anos, ele já é CEO da Grasshopper Manufacture e conquistou milhares de fãs, imagine só quando chegar aos 51!
Checkpoint #12
A sessão de comunicados do blog vem, que vem, que vem quicando, para anunciar as boas novas!
-O Boteco Gamer chegou a 23 mil acessos! Muito obrigado a todos vocês que visitam o blog, dão sugestões, críticas e elogios.
-Este humilde blogueiro que vos fala adquiriu um Xbox 360, então agora posso fazer reviews de games do console também. Afinal, todos os games que eu já fiz review, eu joguei e analisei antes, para ter embasamento e credibilidade. Não acho que seja possível fazer um review sério sem antes jogar o game. Agora, com Wii, DS e X360, posso analisar quase todos os games da geração.
-Em julho, muitas pessoas entram em férias. Mas o Boteco Gamer vai continuar com suas postagens a todo vapor! Então, não deixe de entrar no blog no mês que vem.
-Continuem votando no Boteco Gamer para o prêmio Top Blog! Cliquem aqui para votar!
-A enquete desse mês já está quase acabando. No mês que vem, vamos perguntar por quantos anos vocês acham que o X360 e o PS3 devem durar até que lancem o X720 e PS4.
-E a grande novidade: o blog vai ter uma sessão nova, chamada Perfil! Nessa nova sessão, falarei sobre vários dos grandes nomes por trás dos games. Os gênios do desenvolvimento e criação de jogos. E o primeiro deles é o diretor de games como No More Heroes e Shadows of the Damned, que teve participação em Smash Bros Brawl, e é um grande ídolo meu. Goichi Suda, o lendário Suda 51!
Aguardem...
-O Boteco Gamer chegou a 23 mil acessos! Muito obrigado a todos vocês que visitam o blog, dão sugestões, críticas e elogios.
-Este humilde blogueiro que vos fala adquiriu um Xbox 360, então agora posso fazer reviews de games do console também. Afinal, todos os games que eu já fiz review, eu joguei e analisei antes, para ter embasamento e credibilidade. Não acho que seja possível fazer um review sério sem antes jogar o game. Agora, com Wii, DS e X360, posso analisar quase todos os games da geração.
-Em julho, muitas pessoas entram em férias. Mas o Boteco Gamer vai continuar com suas postagens a todo vapor! Então, não deixe de entrar no blog no mês que vem.
-Continuem votando no Boteco Gamer para o prêmio Top Blog! Cliquem aqui para votar!
-A enquete desse mês já está quase acabando. No mês que vem, vamos perguntar por quantos anos vocês acham que o X360 e o PS3 devem durar até que lancem o X720 e PS4.
-E a grande novidade: o blog vai ter uma sessão nova, chamada Perfil! Nessa nova sessão, falarei sobre vários dos grandes nomes por trás dos games. Os gênios do desenvolvimento e criação de jogos. E o primeiro deles é o diretor de games como No More Heroes e Shadows of the Damned, que teve participação em Smash Bros Brawl, e é um grande ídolo meu. Goichi Suda, o lendário Suda 51!
Aguardem...
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Review #14 - Duke Nukem Forever
Após um longo hiato de 15 anos, Duke Nukem Forever finalmente foi lançado, mais será que corresponde às expectativas? Confira aqui no review do Boteco Gamer!
Ficha técnica
Produtora: 2K Games
Desenvolvedora: 3D Realms
Gênero: First Person Shooter
Data de lançamento: 14 de junho
Plataformas: PS3 e X360
Gráficos: 7,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 4,0
Diversão: 5,5
Replay: 7,0
Nota: 6,0
Duke Nukem Forever acontece em meio a uma invasão alienígena. No começo, Duke está em sua mansão jogando seu próprio game, na agradável companhia de duas belas moças, quando os extraterrestres começam a aparecer. A princípio, Duke combate os invasores com os próprios punhos, mas depois temos acesso a armas. Porém, a jogabilidade e resposta dos controles é tão ruim que as armas só servem para longas distâncias. É mais fácil derrotar os inimigos com socos e combate corpo-a-corpo.
O game também decepciona nos quesitos técnicos. Gráficos abaixo da média da geração, com muito serrilhado. Arrisco dizer que Duke Nukem Forever rodaria no Wii sem problemas. O som é um dos bons aspectos do jogo, até pelos diálogos dublados. Mas ainda assim não é nada demais.
Talvez para compensar pela péssima jogabilidade, parte técnica fraca e poucos atrativos, Duke Nukem Forever explora ao máximo a violência, erotismo e o lado "bad boy" do protagonista, apelando para garotas seminuas e ETs decapitados. Mas além de afastar boa parte dos gamers, e delimitar um público alvo muito específico, o game não vale a pena só por esses aspectos.
A combinação de matança de aliens e mulheres com pouca roupa, além de extremamente apelativa, faz dos jogadores mais exigentes com o jogo em si. Mas não há sequências impressionantes de ação, e o jogo acaba decepcionando pela falta de um algo a mais.
Os 15 anos de intervalo não fizeram bem à série. Ficou claro que Forever é um game que até poderia agradar na geração passada. Mas os jogadores evoluíram, principalmente no gênero FPS, e o segmento está cada vez mais exigente. DNF parou no tempo, e é claramente um game ultrapassado e obsoleto. Duke Nukem vai precisar de mais do que alienígenas clichês e mulheres em trajes íntimos para impressionar os gamers atuais.
Ficha técnica
Produtora: 2K Games
Desenvolvedora: 3D Realms
Gênero: First Person Shooter
Data de lançamento: 14 de junho
Plataformas: PS3 e X360
Gráficos: 7,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 4,0
Diversão: 5,5
Replay: 7,0
Nota: 6,0
Duke Nukem Forever acontece em meio a uma invasão alienígena. No começo, Duke está em sua mansão jogando seu próprio game, na agradável companhia de duas belas moças, quando os extraterrestres começam a aparecer. A princípio, Duke combate os invasores com os próprios punhos, mas depois temos acesso a armas. Porém, a jogabilidade e resposta dos controles é tão ruim que as armas só servem para longas distâncias. É mais fácil derrotar os inimigos com socos e combate corpo-a-corpo.
O game também decepciona nos quesitos técnicos. Gráficos abaixo da média da geração, com muito serrilhado. Arrisco dizer que Duke Nukem Forever rodaria no Wii sem problemas. O som é um dos bons aspectos do jogo, até pelos diálogos dublados. Mas ainda assim não é nada demais.
Talvez para compensar pela péssima jogabilidade, parte técnica fraca e poucos atrativos, Duke Nukem Forever explora ao máximo a violência, erotismo e o lado "bad boy" do protagonista, apelando para garotas seminuas e ETs decapitados. Mas além de afastar boa parte dos gamers, e delimitar um público alvo muito específico, o game não vale a pena só por esses aspectos.
A combinação de matança de aliens e mulheres com pouca roupa, além de extremamente apelativa, faz dos jogadores mais exigentes com o jogo em si. Mas não há sequências impressionantes de ação, e o jogo acaba decepcionando pela falta de um algo a mais.
Os 15 anos de intervalo não fizeram bem à série. Ficou claro que Forever é um game que até poderia agradar na geração passada. Mas os jogadores evoluíram, principalmente no gênero FPS, e o segmento está cada vez mais exigente. DNF parou no tempo, e é claramente um game ultrapassado e obsoleto. Duke Nukem vai precisar de mais do que alienígenas clichês e mulheres em trajes íntimos para impressionar os gamers atuais.
domingo, 26 de junho de 2011
sábado, 25 de junho de 2011
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Píxels da Semana #40
Bom dia, boa tarde, boa noite! Aqui estão as principais notícias dos últimos 7 dias:
-GTA V está em desenvolvimento, e a todo vapor!
-Rumor: PS Vita deve ser lançado no dia 4 de novembro!
-Criadores de Xenoblade estão trabalhando em título para Wii U.
-FIFA 12 e NHL 12 devem estar disponíveis em setembro.
-Dragon Quest X, antes previsto para Wii, pode migrar para o Wii U.
-Mais um Duke Nukem deve estar a caminho.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Shadows of the Damned
-F.E.A.R. 3
-Dungeon Siege III
-Cars 2: The Video Game
-Tom Clancy's Splinter Cell Classic Trilogy HD
-Alien Zombie Mega Death
Xbox 360
-GTA V está em desenvolvimento, e a todo vapor!
-Rumor: PS Vita deve ser lançado no dia 4 de novembro!
-Criadores de Xenoblade estão trabalhando em título para Wii U.
-FIFA 12 e NHL 12 devem estar disponíveis em setembro.
-Dragon Quest X, antes previsto para Wii, pode migrar para o Wii U.
-Mais um Duke Nukem deve estar a caminho.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Shadows of the Damned
-F.E.A.R. 3
-Dungeon Siege III
-Cars 2: The Video Game
-Tom Clancy's Splinter Cell Classic Trilogy HD
-Alien Zombie Mega Death
Xbox 360
-Shadows of the Damned
-F.E.A.R. 3
-Dungeon Siege III
-Cars 2: The Video Game
-Trenched
Wii
-Cars 2: The Video Game
-Maximum Racing: Super Karts
-Gummy Bears: Magical Medallion
DS
-Cars 2: The Video Game
-Pro Jumper! Guilty Gear Tangent!?
PSP
-Cars 2: The Video Game
-Dual Pack: Syphon Filter's Logan Shadow/Killzone Liberation
-Brick Breaker
-Labirinth
-Solitaire
3DS
-The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
-Reel Fishing Paradise 3D
-DualPenSports
-Petz Fantasy 3D
Destaques da semana: os lançamentos foram os grandes destaques, finalmente! Zelda Ocarina of Time, um dos melhores games - senão o melhor - de todos os tempos, ganhou uma versão para o 3DS. Shadows of the Damned, a nova obra de arte de Suda 51 no Xbox 360 e PS3, entre outros!
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Deja Vú #18 - Final Fantasy
Primeiro game de uma das séries mais populares de todos os tempos no mundo dos games, Final Fantasy é um dos melhores e mais tradicionais RPGs já lançados.
Final Fantasy é uma das séries de maior influência do mundo, com uma base de fãs gigantesca espalhada pelos quatro cantos do globo. Mas quem vê todo esse sucesso não imagina que em 1987, quatro anos após sua fundação, a então Square estava à beira da falência. Os fundadores Masafumi Miyamoto e Hironobu Sakaguchi resolveram apostar todas as fichas em um último game. Se ele seguisse o caminho dos outros títulos da empresa, e não desse certo, eles seriam obrigados a fechar as portas e tentar a vida com outra coisa. Por isso o nome é tão apropriado para um RPG de fantasia: Final Fantasy.
Esse primeiro game da franquia, que salvou a empresa, lançado para o NES, possuía um nível de dificuldade bastante elevado, até porque seus remakes para Gameboy Advance e Playstation foram ajustados para não assustar os gamers novatos.
Após escolher quatro personagens e suas habilidades, que variam entre Black Mage, White Mage, Red Mage, Fighter, Thief e Monk, era possível sair andando por um imenso mundo cheio de dungeons para subir de level e ganhar dinheiro. Diálogos com NPCs, história bem elaborada e sidequests ainda não eram características muito comuns nos jogos desse estilo. Os RPGs como conhecemos hoje só nasceram um tempo depois.
A história de Final Fantasy se passa em um mundo onde o equilíbrio de quatro cristais era necessário. Mas esse equilíbrio foi quebrado, e os cristais passaram a agir para as trevas, fazendo o mundo entrar num ciclo negativo. Então, quatro heróis teriam de restaurar o equilíbrio aos cristais elementais, devolvendo a luz ao mundo.
O sucesso de Final Fantasy foi enorme, salvando a Square e criando um modelo a ser seguido pelos RPGs da época. Hoje em dia, a série é um fenômeno de vendas, e ainda possui a fórmula de um bom Role-Playing Game, sendo uma das franquias mais famosas do mundo, há mais de 20 anos salvando o equilíbrio dos cristais não só na série principal, que já conta com 14 instalações, mas também em incontáveis spin-offs.
Final Fantasy é uma das séries de maior influência do mundo, com uma base de fãs gigantesca espalhada pelos quatro cantos do globo. Mas quem vê todo esse sucesso não imagina que em 1987, quatro anos após sua fundação, a então Square estava à beira da falência. Os fundadores Masafumi Miyamoto e Hironobu Sakaguchi resolveram apostar todas as fichas em um último game. Se ele seguisse o caminho dos outros títulos da empresa, e não desse certo, eles seriam obrigados a fechar as portas e tentar a vida com outra coisa. Por isso o nome é tão apropriado para um RPG de fantasia: Final Fantasy.
Esse primeiro game da franquia, que salvou a empresa, lançado para o NES, possuía um nível de dificuldade bastante elevado, até porque seus remakes para Gameboy Advance e Playstation foram ajustados para não assustar os gamers novatos.
Após escolher quatro personagens e suas habilidades, que variam entre Black Mage, White Mage, Red Mage, Fighter, Thief e Monk, era possível sair andando por um imenso mundo cheio de dungeons para subir de level e ganhar dinheiro. Diálogos com NPCs, história bem elaborada e sidequests ainda não eram características muito comuns nos jogos desse estilo. Os RPGs como conhecemos hoje só nasceram um tempo depois.
A história de Final Fantasy se passa em um mundo onde o equilíbrio de quatro cristais era necessário. Mas esse equilíbrio foi quebrado, e os cristais passaram a agir para as trevas, fazendo o mundo entrar num ciclo negativo. Então, quatro heróis teriam de restaurar o equilíbrio aos cristais elementais, devolvendo a luz ao mundo.
O sucesso de Final Fantasy foi enorme, salvando a Square e criando um modelo a ser seguido pelos RPGs da época. Hoje em dia, a série é um fenômeno de vendas, e ainda possui a fórmula de um bom Role-Playing Game, sendo uma das franquias mais famosas do mundo, há mais de 20 anos salvando o equilíbrio dos cristais não só na série principal, que já conta com 14 instalações, mas também em incontáveis spin-offs.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Trailer de Zelda Ocarina of Time 3D com Robin Williams
Nem todos sabem, mas o ator Robin Williams tem uma filha chamada Zelda, exatamente por causa do game! A Nintendo aproveitou esse fato para bolar uma estratégia de marketing bem legal envolvendo a série e Zelda Williams:
Muito legal o trailer, e é bem interessante ver como existem famosos que também são gamers, e fanáticos a ponto de colocarem o nome da filha de Zelda!
Muito legal o trailer, e é bem interessante ver como existem famosos que também são gamers, e fanáticos a ponto de colocarem o nome da filha de Zelda!
terça-feira, 21 de junho de 2011
Porque a TV difama tanto os videogames?
Todos os dias, vemos na TV, rádio e outras mídias, que games podem viciar, deixar a pessoa anti-social, causa obesidade, transtornos psicológicos, e alguns jogos são violentos a ponto de estimular o jogador a cometer crimes, e até assassinatos. Apesar de muito frequentes, essas reportagens não possuem nenhum embasamento, e há um grande motivo para esse ataque: audiência! Vamos abrir um enorme parênteses para poder explicar melhor...
Nessa última década, a televisão perdeu seu posto como principal meio de comunicação e entretenimento absoluto. A atenção das pessoas se voltou para a internet, e suas notícias em tempo real, praticamente ao vivo, desbancando a relativa "lentidão" da TV, assim como o rádio também perdeu seu posto há algumas décadas e o jornal impresso, por sua vez, há mais tempo ainda. Estamos numa fase de transição, mas a televisão não quer que isso aconteça, e tenta impedir difamando a internet como um vício.
Passar três horas na internet é "extremamente prejudicial à saúde", e é sintoma de vício. Mas passar o domingo inteiro assistindo o Faustão é totalmente normal, e super "divertido". Fechando o parênteses, esse preconceito estabelecido pela mídia contra a internet também funciona de maneira similar com os videogames. Várias reportagens denegrindo a imagem dos games e até relacionando eles com atitudes criminosas, sem a menor base para isso.
Alguns jornalistas chegaram a dizer que o massacre de Realengo ocorreu porque o assassino gostava de FPS. Isso é um absurdo! Eu gosto de FPS, mas não tenho a menor noção de como manusear uma arma na vida real. E por mais que uma pessoa goste de jogos violentos, isso não vai alterar o comportamento dela a ponto de cometer um crime de verdade, a menos que o indivíduo tenha problemas psicológicos, sendo que os jogos não iriam influenciar tanto.
A TV tenta divulgar esse tipo de matéria pois nos últimos anos vem perdendo grande parte de sua audiência para a internet como meio de comunicação e para os games como entretenimento. Há 20 anos atrás, um dos melhores jeitos de se divertir em casa era assistir TV. Hoje, temos os games como uma das formas mais populares de diversão, tirando boa parte da audiência das emissoras, que se sentem obrigadas a plantar esse tipo de informação errônea na cabeça de quem não joga videogame, pois assim é provável que eles influenciem outras pessoas a jogarem menos também.
Muitos dos que lerem esse texto vão pensar que é pura teoria conspiratória, mas reparem bem. Tentem prestar atenção na quantidade absurda de reportagens chamando atenção para os riscos da exposição excessiva à internet e games, falando do assunto como se fossem letais. Afinal já faz parte do inconsciente coletivo que passar 3h assistindo TV é normal, mas passar 3h no videogame é extremamente prejudicial. Preste mais atenção a esses detalhes!
Nessa última década, a televisão perdeu seu posto como principal meio de comunicação e entretenimento absoluto. A atenção das pessoas se voltou para a internet, e suas notícias em tempo real, praticamente ao vivo, desbancando a relativa "lentidão" da TV, assim como o rádio também perdeu seu posto há algumas décadas e o jornal impresso, por sua vez, há mais tempo ainda. Estamos numa fase de transição, mas a televisão não quer que isso aconteça, e tenta impedir difamando a internet como um vício.
Passar três horas na internet é "extremamente prejudicial à saúde", e é sintoma de vício. Mas passar o domingo inteiro assistindo o Faustão é totalmente normal, e super "divertido". Fechando o parênteses, esse preconceito estabelecido pela mídia contra a internet também funciona de maneira similar com os videogames. Várias reportagens denegrindo a imagem dos games e até relacionando eles com atitudes criminosas, sem a menor base para isso.
Alguns jornalistas chegaram a dizer que o massacre de Realengo ocorreu porque o assassino gostava de FPS. Isso é um absurdo! Eu gosto de FPS, mas não tenho a menor noção de como manusear uma arma na vida real. E por mais que uma pessoa goste de jogos violentos, isso não vai alterar o comportamento dela a ponto de cometer um crime de verdade, a menos que o indivíduo tenha problemas psicológicos, sendo que os jogos não iriam influenciar tanto.
A TV tenta divulgar esse tipo de matéria pois nos últimos anos vem perdendo grande parte de sua audiência para a internet como meio de comunicação e para os games como entretenimento. Há 20 anos atrás, um dos melhores jeitos de se divertir em casa era assistir TV. Hoje, temos os games como uma das formas mais populares de diversão, tirando boa parte da audiência das emissoras, que se sentem obrigadas a plantar esse tipo de informação errônea na cabeça de quem não joga videogame, pois assim é provável que eles influenciem outras pessoas a jogarem menos também.
Muitos dos que lerem esse texto vão pensar que é pura teoria conspiratória, mas reparem bem. Tentem prestar atenção na quantidade absurda de reportagens chamando atenção para os riscos da exposição excessiva à internet e games, falando do assunto como se fossem letais. Afinal já faz parte do inconsciente coletivo que passar 3h assistindo TV é normal, mas passar 3h no videogame é extremamente prejudicial. Preste mais atenção a esses detalhes!
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Review #13 - Green Lantern: Rise of the Manhunters
Mais uma vez, dei uma chance para os games baseados em filmes, e mais uma vez me decepcionei. Se bem que eu já esperava por isso, pois como todos sabemos, esse tipo de jogo não costuma ser bom mesmo. Confira o review aqui!
Ficha técnica
Produtora: Warner Bros.
Desenvolvedoras: Double Helix Games e Griptonite Games
Gênero: Ação/Beat'em up
Data de lançamento: 7 de junho
Plataformas: PS3, X360, Wii, DS, PSP, 3DS
Gráficos: 7
Som: 6
Jogabilidade: 5
Diversão: 3
Replay: 5
Nota: 6
Green Lantern: Rise of the Manhunters é mais um daqueles jogos que só ganham destaque pelo nome, pois super heróis são bastante populares. Exatamente por causa dessa garantia de sucesso, as produtoras se esquecem de caprichar no game, e tudo acaba sendo feito nas coxas para dar tempo de ser lançado no prazo, e nesse caso não é diferente.
RotM não tem grandes falhas técnicas, mas também não tem nada demais. É um game comum, com um super herói como protagonista. E o fato dele ser o Lanterna Verde também influencia negativamente, pois o anel é muito poderoso, e permite tanto ataques de longo alcance como golpes corpo-a-corpo extremamente poderosos. Quer sair voando e jogar uma bigorna na cabeça dos inimigos? A variedade é imensa!
O problema é que o game todo gira em torno de sair por aí derrotando tropas inteiras de Manhunters, os robôs vilões que aparecem no subtítulos, e o protagonista é muito poderoso, o que torna a tarefa de exterminá-los algo maçante. Nos aspectos técnicos, o jogo deixa a desejar, pois os gráficos não são surpreendentes, e senti falta dos diálogos dublados na versão para Wii. Pelo menos há legendas em português, mas não sei se essa opção é uma boa ideia, pois todos sabemos como as traduções sempre ficam...
Enfim, Green Lantern é mais um game feito visando exclusivamente o lucro, e que pode te divertir por alguns minutos, até você cansar de jogar bigornas e âncoras nas cabeças dos Manhunters, e ficar indignado com a tradução para o português. O jogo deixa a desejar em vários aspectos, mas é um game extremamente normal, com o único diferencial de que o personagem principal é o Lanterna Verde, o que pode agradar aos fãs mais exaltados. Se não é o seu caso, passe longe do jogo.
domingo, 19 de junho de 2011
Humor: Friendship
Vídeo genial da Dorkly, sugerido pelo leitor @4r7hurR1ch4rd
Muy amigo você, hein Sub-Zero?
Muy amigo você, hein Sub-Zero?
sábado, 18 de junho de 2011
Humor: como nasceu o Wii U
Essa tirinha explica!
obs.: não traduzi os balõezinhos na tirinha, kibada do NerfNow, pois ela é mais engraçada com as expressões em inglês, mas abaixo tem a tradução (na verdade, é uma adaptação) para quem precisar.
Quadrinho 1
Ipod: Oi, gata. Eu ouvi que você gosta de dançar.
Wii: Seu bobo, você não perdeu seu toque.
Ipod: Que tal irmos pra um lugar mais reservado?
Quadrinho 2
"Aperte o botão G"
Quadrinho 3
Wii: Parece com você
obs.: não traduzi os balõezinhos na tirinha, kibada do NerfNow, pois ela é mais engraçada com as expressões em inglês, mas abaixo tem a tradução (na verdade, é uma adaptação) para quem precisar.
Quadrinho 1
Ipod: Oi, gata. Eu ouvi que você gosta de dançar.
Wii: Seu bobo, você não perdeu seu toque.
Ipod: Que tal irmos pra um lugar mais reservado?
Quadrinho 2
"Aperte o botão G"
Quadrinho 3
Wii: Parece com você
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Píxels da Semana #39
Sexta feira, dia do resumo semanal de notícias do Boteco Gamer!
-Wii U terá Netflix, deve suportar até 2 controles "tablets" e não rodará DVD nem Blu-Ray.
-Vita não será produzido no Brasil, pois deverá ser feito em uma só fábrica.
-PSN brasileira finalmente confirmada!
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Transformers: Dark of the Moon
-Duke Nukem Forever (não, não é 1º de abril!)
-Alice: Madness Returns
-Magic: The Gathering - Duels of the Planewalkers 2012
-Record of Agarest War Zero
-Akimi Village
-Greg Hastings Paintball 2
-American McGee's Alice
Xbox 360
-Duke Nukem Forever (é sério mesmo!)
-Alice: Madness Returns
-Child of Eden
-Transformers: Dark of the Moon
-Magic: The Gathering - Duels of the Planewalkers 2012
-Wipeout: In the zone
-Record of Agarest War Zero
-American McGee's Alice
Wii
-Mega Man 5
-Transformers: Dark of the Moon - Stealth Force Edition
-Wii Play: Motion
-Hyper Fighters
-Crazy Machines
DS
-Transformers: Dark of the Moon - Autobots
-Transformers: Dark of the Moon - Decepticons
PSP
-Run Ghost Run
3DS
-Transformers: Dark of the Moon - Stealth Force Edition
-Cubic Ninja
-Brunswick Pro Bowling
Destaque da semana: as novidades que vêm surgindo sobre o Wii U a cada dia são as principais notícias pós-E3! E nos últimos dias, DukeNunca Nukem Forever foi FINALMENTE lançado!
-Wii U terá Netflix, deve suportar até 2 controles "tablets" e não rodará DVD nem Blu-Ray.
-Vita não será produzido no Brasil, pois deverá ser feito em uma só fábrica.
-PSN brasileira finalmente confirmada!
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Transformers: Dark of the Moon
-Duke Nukem Forever (não, não é 1º de abril!)
-Alice: Madness Returns
-Magic: The Gathering - Duels of the Planewalkers 2012
-Record of Agarest War Zero
-Akimi Village
-Greg Hastings Paintball 2
-American McGee's Alice
Xbox 360
-Duke Nukem Forever (é sério mesmo!)
-Alice: Madness Returns
-Child of Eden
-Transformers: Dark of the Moon
-Magic: The Gathering - Duels of the Planewalkers 2012
-Wipeout: In the zone
-Record of Agarest War Zero
-American McGee's Alice
Wii
-Mega Man 5
-Transformers: Dark of the Moon - Stealth Force Edition
-Wii Play: Motion
-Hyper Fighters
-Crazy Machines
DS
-Transformers: Dark of the Moon - Autobots
-Transformers: Dark of the Moon - Decepticons
PSP
-Run Ghost Run
3DS
-Transformers: Dark of the Moon - Stealth Force Edition
-Cubic Ninja
-Brunswick Pro Bowling
Destaque da semana: as novidades que vêm surgindo sobre o Wii U a cada dia são as principais notícias pós-E3! E nos últimos dias, Duke
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Deja Vú #17 - Duke Nukem 3D
Na semana do lançamento do tão aguardado Duke Nukem Forever, que está mais pra Duke Nunca Never, nada mais justo que o Deja Vú relembrar o último game da série principal!
Duke Nukem 3D foi desenvolvido para PC em 1996, mas ganhou versões para Playstation, Nintendo 64, Sega Saturn, Mega Drive, Zeebo, Xbox Live Arcade, entre outros. O game se passa num futuro próximo, no século XXI, durante uma invasão alienígena, e tem diversos e variados cenários, como ruas, bases lunares, cidades inundadas, restaurantes japoneses, etc.
O jogo também faz muitas referências. Durante a jornada, é possível encontrar corpos de personagens famosos como Luke Skywalker, Indiana Jones, e a própria capa do game é uma paródia de Army of Darkness.
Duke Nukem 3D é um FPS muito polêmico, pois contém cenas consideradas pesadas demais, sem falar de várias partes com conteúdo quase pornográfico, e violência além da conta. O jogo chegou a ser banido no Brasil, junto com Quake, Doom e outros FPS. Porém, ao contrário do que algumas fontes alegam, o game não incita violência contra pessoas indefesas, nem encoraja prostituição.
E mesmo com todos esses elementos, o game foi muito bem recebido, com mais de 3 milhões e meio de cópias vendidas, apesar de análises como do Gamespot que classificou o game como "questionável moralmente". Duke Nukem 3D é bastante controverso, mas é um jogo de tiro muito bom, que possui nível de violência elevado, mas não é nada demais. Finalmente, 15 anos depois, ganhou sua merecida continuação!
Duke Nukem 3D foi desenvolvido para PC em 1996, mas ganhou versões para Playstation, Nintendo 64, Sega Saturn, Mega Drive, Zeebo, Xbox Live Arcade, entre outros. O game se passa num futuro próximo, no século XXI, durante uma invasão alienígena, e tem diversos e variados cenários, como ruas, bases lunares, cidades inundadas, restaurantes japoneses, etc.
O jogo também faz muitas referências. Durante a jornada, é possível encontrar corpos de personagens famosos como Luke Skywalker, Indiana Jones, e a própria capa do game é uma paródia de Army of Darkness.
Duke Nukem 3D é um FPS muito polêmico, pois contém cenas consideradas pesadas demais, sem falar de várias partes com conteúdo quase pornográfico, e violência além da conta. O jogo chegou a ser banido no Brasil, junto com Quake, Doom e outros FPS. Porém, ao contrário do que algumas fontes alegam, o game não incita violência contra pessoas indefesas, nem encoraja prostituição.
E mesmo com todos esses elementos, o game foi muito bem recebido, com mais de 3 milhões e meio de cópias vendidas, apesar de análises como do Gamespot que classificou o game como "questionável moralmente". Duke Nukem 3D é bastante controverso, mas é um jogo de tiro muito bom, que possui nível de violência elevado, mas não é nada demais. Finalmente, 15 anos depois, ganhou sua merecida continuação!
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Saiba mais sobre a PSN brasileira
O evento Sony United trouxe para SP vários executivos da empresa, e o principal assunto abordado na coletiva foi a rede online do Playstation que está vindo para o Brasil oficialmente! Anderson Gracias, gerente da divisão Playstation da Sony do Brasil explicou que os servidores não serão locais por causa do ataque hacker à PSN, algumas semanas atrás.
Não será possível transferir a conta americana ou européia para a PSN brazuca, pois a Sony pretende fazer o usuário começar do zero e quer atraír as pessoas pelo conteúdo da rede, que cresce a cada dia com novos games confirmados, mas o lançamento nas terras tupiniquins depende da aprovação dos jogos pelo Ministério da Justiça, o que pode atrasar um pouco o processo, mas mesmo assim já existem muitos títulos lançados simultaneamente aqui e nos EUA, então os usuários podem ficar despreocupados.
Os serviços pagos ainda não estarão disponíveis por aqui, então é provável que muitas funcionalidades não estejam presentes na PSN brasileira logo de cara. Os downloads não terão preços equivalentes aos dos EUA, mas serão bem mais baratos que as mídias físicas.
Claro que ainda não é a maravilha que todos estávamos esperando, mas a PSN brasileira é uma realidade, e mostra como o Brasil está se desenvolvendo e ganhando peso no cenário mundial de games!
Fonte
Não será possível transferir a conta americana ou européia para a PSN brazuca, pois a Sony pretende fazer o usuário começar do zero e quer atraír as pessoas pelo conteúdo da rede, que cresce a cada dia com novos games confirmados, mas o lançamento nas terras tupiniquins depende da aprovação dos jogos pelo Ministério da Justiça, o que pode atrasar um pouco o processo, mas mesmo assim já existem muitos títulos lançados simultaneamente aqui e nos EUA, então os usuários podem ficar despreocupados.
Os serviços pagos ainda não estarão disponíveis por aqui, então é provável que muitas funcionalidades não estejam presentes na PSN brasileira logo de cara. Os downloads não terão preços equivalentes aos dos EUA, mas serão bem mais baratos que as mídias físicas.
Claro que ainda não é a maravilha que todos estávamos esperando, mas a PSN brasileira é uma realidade, e mostra como o Brasil está se desenvolvendo e ganhando peso no cenário mundial de games!
Fonte
terça-feira, 14 de junho de 2011
Videogames são brinquedos?
Muitas pessoas pensam que games são meros brinquedos, e apenas crianças costumam jogar. Todos nós, gamers, sabemos que isso é um ledo engano. Existem, sim, jogos feitos especialmente para crianças, que são fáceis e educativos, para ajudar o desenvolvimento infantil. Não vou negar que esses não costumam ser bons games, e têm apenas intuito de ensinar, até pela ausência de dificuldade. Muitos jogos casuais também são julgados como infantis, mas na verdade, são games feitos para se jogar rapidamente e simplesmente ter um pouco de diversão no dia-a-dia, entre uma tarefa e outra.
Mas isso não implica que games são brinquedos. Seria como dizer que computadores são também, pois é possível usá-lo como brinquedo, ou instrumento de educação. Quem não conhece um priminho que adora mexer no paint ou em sites de jogos online? Mas também sabemos que pcs são usados por empresas todos os dias para movimentar a economia mundial, e também por jovens para se comunicar com os amigos, ou senhoras de idade, para procurar receitas de bolo.
Da mesma maneira que um computador pode ser usado por pessoas de faixas etárias das mais distintas, ou existem filmes e livros para todas as idades, os games também podem ser tanto infantis como adultos. Existe um abismo entre joguinhos onde se cuida de animais e um longo RPG japonês, só para citar um exemplo. O primeiro, voltado para o público infantil, e o segundo, muito mais hardcore. Aliás, os principais eventos de videogame do mundo são focados no mercado hardcore, provando que essa é a principal tendência, e os jogos mais lucrativos também estão nesse segmento.
Final Fantasy Tactics não é para crianças, definitivamente |
A condição de “brinquedo” normalmente é dada por leigos, principalmente pais de crianças pequenas que costumam jogar títulos mais casuais e sem profundidade, ou seja, pessoas que não entendem realmente do assunto. Claro que todo console possui jogos para todas as idades, então quem define se é um brinquedo, uma máquina de diversão, ou um centro multimídia, é o próprio jogador. Para isso existem diferentes videogames, com diversas configurações e possibilidades diferentes.
O que faz do game adulto ou infantil nem sempre é o visual, a dificuldade, a quantidade de esforço necessária, nem o enredo ou mesmo violência, mas sim a pessoa que joga. Você define se está jogando casualmente, ou de maneira mais séria. Nada impede uma criança de zerar Final Fantasy, nem um marmanjo de jogar Nintendogs. O jogador é que impõe suas próprias metas.
Respondendo à pergunta do título do post, videogames podem ser usados como brinquedos, mas na verdade são aparelhos para todas as idades, com acessórios e jogos para todas as idades. Games são brinquedos? Depende de quem joga. É um brinquedo para seu priminho. Mas é um hobby, uma diversão, uma forma de arte, e talvez até uma paixão para os gamers mais assíduos.
Lembrando que postar sobre esse assunto foi uma sugestão do leitor Murilo, @notlikeyouguys
Lembrando que postar sobre esse assunto foi uma sugestão do leitor Murilo, @notlikeyouguys
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Detalhes sobre o tamanho do Wii U
Na E3 desse ano, que ocorreu semana passada, uma das grandes novidades foi o anúncio do Wii U, novo console da Nintendo. A grande inovação agora é o no controller, que parece um tablet. Todos ficaram surpresos, mas também preocupados, pois será que é bom para jogar? Uma das maiores preocupações é o tamanho do "tablet/controller" do Wii U, então o site electricpig resolveu fazer um levantamento sobre isso:
É assustador, realmente. O aparelho possui quase o dobro do tamanho dos controles do PS3 e X360, e um PSVita quase caberia só na tela dele. Apesar disso, alguns sortudos que tiveram a oportunidade de testá-lo, afirmaram que ele é leve e bom para jogar. Talvez esse não seja o design final, portanto ainda nos resta esperar...
Créditos também para o Nintendo Blast, pela tradução das imagens!
domingo, 12 de junho de 2011
Humor: dia dos namorados
Nesse dia tão especial, aqui vai uma dica pra todos os solteiros:
Fica a dica!
E feliz dia dos namorados!
Fica a dica!
E feliz dia dos namorados!
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Píxels da Semana #38
Uma semana cheia de notícias e novidades, apresentadas no maior evento de games do mundo, a E3! O Boteco Gamer fez a cobertura da feira que acontece em Los Angeles, mas ainda temos mais notícias. E sesta feira é dia de notícia aqui!
-Playstation Vita não teria trava de região!
-Data de lançamento do Assassin's Creed Revelations: 15 de novembro!
-Tetris para 3DS será lançado em outubro!
-Shadow of the Colossus, Ico e God of War terão jogos remasterizados em HD no PS3 em setembro!
-3DS vermelho foi anunciado!
-Wii U não terá Friend Codes! O sistema de contas online será semelhante ao de gamertags na Xbox Live.
-Darksiders 2 será um dos games do lançamento do Wii U, e Shigeru Miyamoto confirmou Pikmin 3 no sucessor do Wii. E há rumores de que o console será lançado em julho de 2012, por cerca de 650 dólares. Bem salgado esse preço, hein?
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-InFamous 2
-Red Faction: Armageddon
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Operation Flashpoint: Red River
-Kebin Van Dam Big Bass Challenge
Xbox 360
-Red Faction: Armageddon
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Operation Flashpoint: Red River
Wii
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Ubongo
DS
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Dreamwalker
-Crazy Cheebo: Puzzle Party
-GO Series: Picdun
PSP
-Zombie Racers
-Cohort Chess
3DS
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Pokédex 3D
-3D Classics: Excitebike
Destaque da Semana: a E3 foi, com certeza, o que aconteceu de mais importante nessa semana. Os destaques foram o Playstation Vita e o Nintendo Wii U!
-Playstation Vita não teria trava de região!
-Data de lançamento do Assassin's Creed Revelations: 15 de novembro!
-Tetris para 3DS será lançado em outubro!
-Shadow of the Colossus, Ico e God of War terão jogos remasterizados em HD no PS3 em setembro!
-3DS vermelho foi anunciado!
-Wii U não terá Friend Codes! O sistema de contas online será semelhante ao de gamertags na Xbox Live.
-Darksiders 2 será um dos games do lançamento do Wii U, e Shigeru Miyamoto confirmou Pikmin 3 no sucessor do Wii. E há rumores de que o console será lançado em julho de 2012, por cerca de 650 dólares. Bem salgado esse preço, hein?
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-InFamous 2
-Red Faction: Armageddon
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Operation Flashpoint: Red River
-Kebin Van Dam Big Bass Challenge
Xbox 360
-Red Faction: Armageddon
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Operation Flashpoint: Red River
Wii
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Ubongo
DS
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Dreamwalker
-Crazy Cheebo: Puzzle Party
-GO Series: Picdun
PSP
-Zombie Racers
-Cohort Chess
3DS
-Green Lantern: Rise of the Manhunters
-Pokédex 3D
-3D Classics: Excitebike
Destaque da Semana: a E3 foi, com certeza, o que aconteceu de mais importante nessa semana. Os destaques foram o Playstation Vita e o Nintendo Wii U!
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Cafeína Cast #2 - Funks, imitações, dublagem brasileira e teste do sofá
Mais uma edição do podcast que nasceu da parceria entre o Boteco Gamer e o Descafeinado. Um podcast com conteúdo exclusivamente humorístico e totalmente sem graça, feito por blogueiros e amigos de blogueiros, ou seja: a ralé do undergroud.
Cafeína Cast #2 - funks, dublagem brasileira, desenhos animados, mamilos, Datena e teste do sofá.
Participantes: @vann_bueno, @andredcs95, @4r7hurR1ch4rd e @Guilherme_T_Z
Até o próximo podcast! Ouçam e comentem!
Cafeína Cast #2 - funks, dublagem brasileira, desenhos animados, mamilos, Datena e teste do sofá.
Participantes: @vann_bueno, @andredcs95, @4r7hurR1ch4rd e @Guilherme_T_Z
Até o próximo podcast! Ouçam e comentem!
Comparativo: 3DS vs PSVita
Há algum tempo, o Boteco Gamer fez um comparativo entre os dois portáteis, mas com a falta de informações sobre o Vita, na época chamado de NGP, não foi possível tirar muitas conclusões. Mas agora, com a anúncio do PSVita, aqui está um novo comparativo!
O Vita possui um hardware bem mais potente, e é capaz de reproduzir gráficos comparáveis aos do PS3, possuindo uma incrível potência para um portátil. Porém, a tela é menor que a "tela dupla" do 3DS, e o portátil da Sony não é capaz de rodar jogos em 3D sem óculos. O preço dos dois é o mesmo, 250 dólares, a menos que você compre o Vita com 3G, que não sai por menos de 300 doletas. Mas o 3DS não tem 3G.
Ambos possuem botões faciais, controle por touch, sensores de movimento, câmeras e analógicos (o Vita tem dois analógicos contra apenas um do 3DS), sendo que apenas o Vita apresenta touchpad na parte de trás, mas só o 3DS possibilita fotos e realidade aumentada tridimensionais. A duração da bateria do PSV ainda não foi confirmada, mas estima-se que seja a mesma do concorrente, cerca de 5 horas apenas, dependendo das funcionalidades utilizadas.
O Vita, apesar de ter tela menor, possui um tamanho um pouco desproporcional para um portátil, pois é maior até que o PSP 3000, sendo que o 3DS é menor que o DSi, o que ajuda na hora de levar para alguns lugares, pois nem todo bolso é grande o bastante para comportar um PSVita. O portátil da Nintendo oferece retrocompatibilidade com jogos e softwares dos antecessores, DS e DSi, mas essa funcionalidade ainda não foi confirmada do Vita, com PSP.
A Sony deve lançar o PSVita no final do ano, para não haver muita disparidade com o 3DS, que está disponível nas lojas desde abril. Mas essa vantagem de alguns meses garante uma biblioteca de jogos maior e mais variada ao portátil de duas telas, que além de receber títulos da Big N, também teve franquias de third parties anunciadas nessa E3.
Confira alguns games que devem pintar nos dois sistemas:
Vita
-Hot Shots Golf
-Gravity Daze
-Killzone
-Reality Fighters
-Smart As
-Broken
-LittleBigPlanet
-Little Deviants
-WipeOut
-Resistance-Uncharted: Golden Abyss
-Monster Hunter Portable 3
-Dynasty Warriors
-Call of Duty
-Hustle Kings
-Lost Planet
-Metal Gear Solid
-Yakuza
-Dungeon Defenders
-Street Fighter vs Tekken
-Virtua Tennis 4
-Sound Shapes
-Ruin
-BioShock
-ModNation Racers
3DS
-Pilotwings Resort
-Super Street Fighter IV 3D
-Nintendogs + Cats
-Steel Diver
-Asphalt 3D
-LEGO Star Wars III: The Clone Wars
-Kid Icarus: Uprising
-The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
-Madden NFL Football
-Dead or Alive Dimensions
-Pro Evolution Soccer 2011 3D
-Starfox 64 3D
-Ridge Racer 3D
-Combat of Giants: Dinosaurs 3D
-Resident Evil: The Mercenaries 3D
-Bust-a-Move Universe
-Super Monkey Ball 3D
-Samurai Warriors: Chronicles
-Tom Clancy's Ghost Recon: Shadow Wars
-The Sims 3
-Kingdom Hearts 3D
-Super Mario Bros. 3D
-Metal Gear Solid 3D: Snake Eater
-Mario Kart 3DS
-Luigi's Mansion 2
-Ace Combat
-Tetris
-Cave Story
-Pokémon Scramble
-Driver
-Pac-Man
-Tekken
Lembrando que essa lista compreende jogos já lançados e outros que só foram anunciados, ou que podem não ter nome definido ainda. Mesmo assim, ambos os videogames possuem títulos de peso, e eu diria que é aí que a sua decisão deve estar baseada. Independentemente do Vita possuir gráficos superiores ou do 3DS ter 3D sem óculos, entre outras características citadas acima, o que deve definir que console comprar são os jogos. Agora sim, tirem suas próprias conclusões!
A capacidade gráfica do Vita é impressionante |
O Vita possui um hardware bem mais potente, e é capaz de reproduzir gráficos comparáveis aos do PS3, possuindo uma incrível potência para um portátil. Porém, a tela é menor que a "tela dupla" do 3DS, e o portátil da Sony não é capaz de rodar jogos em 3D sem óculos. O preço dos dois é o mesmo, 250 dólares, a menos que você compre o Vita com 3G, que não sai por menos de 300 doletas. Mas o 3DS não tem 3G.
Ambos possuem botões faciais, controle por touch, sensores de movimento, câmeras e analógicos (o Vita tem dois analógicos contra apenas um do 3DS), sendo que apenas o Vita apresenta touchpad na parte de trás, mas só o 3DS possibilita fotos e realidade aumentada tridimensionais. A duração da bateria do PSV ainda não foi confirmada, mas estima-se que seja a mesma do concorrente, cerca de 5 horas apenas, dependendo das funcionalidades utilizadas.
A realidade aumentada em 3D só pode ser vista pela tela do portátil |
A Sony deve lançar o PSVita no final do ano, para não haver muita disparidade com o 3DS, que está disponível nas lojas desde abril. Mas essa vantagem de alguns meses garante uma biblioteca de jogos maior e mais variada ao portátil de duas telas, que além de receber títulos da Big N, também teve franquias de third parties anunciadas nessa E3.
Confira alguns games que devem pintar nos dois sistemas:
Vita
-Hot Shots Golf
-Gravity Daze
-Killzone
-Reality Fighters
-Smart As
-Broken
-LittleBigPlanet
-Little Deviants
-WipeOut
-Resistance-Uncharted: Golden Abyss
-Monster Hunter Portable 3
-Dynasty Warriors
-Call of Duty
-Hustle Kings
-Lost Planet
-Metal Gear Solid
-Yakuza
-Dungeon Defenders
-Street Fighter vs Tekken
-Virtua Tennis 4
-Sound Shapes
-Ruin
-BioShock
-ModNation Racers
3DS
-Pilotwings Resort
-Super Street Fighter IV 3D
-Nintendogs + Cats
-Steel Diver
-Asphalt 3D
-LEGO Star Wars III: The Clone Wars
-Kid Icarus: Uprising
-The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
-Madden NFL Football
-Dead or Alive Dimensions
-Pro Evolution Soccer 2011 3D
-Starfox 64 3D
-Ridge Racer 3D
-Combat of Giants: Dinosaurs 3D
-Resident Evil: The Mercenaries 3D
-Bust-a-Move Universe
-Super Monkey Ball 3D
-Samurai Warriors: Chronicles
-Tom Clancy's Ghost Recon: Shadow Wars
-The Sims 3
-Kingdom Hearts 3D
-Super Mario Bros. 3D
-Metal Gear Solid 3D: Snake Eater
-Mario Kart 3DS
-Luigi's Mansion 2
-Ace Combat
-Tetris
-Cave Story
-Pokémon Scramble
-Driver
-Pac-Man
-Tekken
Lembrando que essa lista compreende jogos já lançados e outros que só foram anunciados, ou que podem não ter nome definido ainda. Mesmo assim, ambos os videogames possuem títulos de peso, e eu diria que é aí que a sua decisão deve estar baseada. Independentemente do Vita possuir gráficos superiores ou do 3DS ter 3D sem óculos, entre outras características citadas acima, o que deve definir que console comprar são os jogos. Agora sim, tirem suas próprias conclusões!
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Checkpoint #11
Após a cobertura das principais conferências da E3 (que ainda está acontecendo, mas com eventos menores. As principais notícias estarão nos píxels da semana, sexta feira), a nova enquete do blog é a seguinte: Você gostou do PSVita e do Wii U?
Bom, queria agradecer as críticas, elogios, sugestões e comentários que vocês mandam! Agora o Boteco Gamer tem sua página de contato, para você que quer se comunicar com o blog!
E lembramos que vocês ainda podem votar no Boteco Gamer para o Prêmio Top Blog 2011!
Bom, queria agradecer as críticas, elogios, sugestões e comentários que vocês mandam! Agora o Boteco Gamer tem sua página de contato, para você que quer se comunicar com o blog!
E lembramos que vocês ainda podem votar no Boteco Gamer para o Prêmio Top Blog 2011!
terça-feira, 7 de junho de 2011
Mais detalhes sobre o Wii U, o sucessor do Wii!
A conferência da Nintendo na E3 2011 foi incrível, e deixou muita coisa no ar. O sucessor do Wii, que vinha sendo chamado de Project Cafe, finalmente foi mostrado ao mundo com esse vídeo de apresentação:
O choque foi imenso. Todos nós já esperávamos por isso, mas ninguém fazia idéia de como seria o novo console da Big N. Por alguns instantes, o mundo chegou a pensar que seria um tablet. Na verdade, o Wii U que foi apresentado no vídeo é só o controller, que tem mesmo o aspecto de um tablet. E é exatamente isso que é tão inovador nele.
Touch, câmeras, analógicos, botões faciais, botões em formato de gatilho, sensores de movimento, microfones, entre outras funcionalidades. O Wii U permite, entre outras coisas, imagens simultâneas na TV e no controller, com interação máxima entre eles. O que você faz no controller aparece na TV. É possível apontar o "tablet" para a TV e ver coisas fora do alcance da imagem, o que abre possibilidades infinitas de jogo. No modo multiplayer, cada jogador possui uma imagem diferente da mesma tela, olhando através do controller. Também há como desligar a TV e continuar jogando pelo controle como se fosse um portátil.
O controller é uma inovação tão grande, que o console em si nem foi mostrado, mas a foto oficial dele é essa:
Realmente, o console não tem nada muito diferente. Parece um Wii arredondado, made in Paraguay. Mas as novidades não param por aí! Muitos games já foram confirmados para o Wii U, entre eles, Smash Brothers, Assassin's Creed, Batman Arkham City, Tekken, Ghost Recon, Darksiders, Ninja Gaiden, Dirt, Metro Last Night, New Super Mario Bros. Mii, Battlefield 3 e FIFA 12. O apoio das third parties está bem maior agora, não?
Os gráficos, outro ponto fraco do antigo Wii, foram melhorados e estão comparáveis aos dos rivais, talvez até melhores, mas ainda é cedo para dizer, pois não temos detalhes sobre especificações técnicas.
O choque foi imenso. Todos nós já esperávamos por isso, mas ninguém fazia idéia de como seria o novo console da Big N. Por alguns instantes, o mundo chegou a pensar que seria um tablet. Na verdade, o Wii U que foi apresentado no vídeo é só o controller, que tem mesmo o aspecto de um tablet. E é exatamente isso que é tão inovador nele.
Touch, câmeras, analógicos, botões faciais, botões em formato de gatilho, sensores de movimento, microfones, entre outras funcionalidades. O Wii U permite, entre outras coisas, imagens simultâneas na TV e no controller, com interação máxima entre eles. O que você faz no controller aparece na TV. É possível apontar o "tablet" para a TV e ver coisas fora do alcance da imagem, o que abre possibilidades infinitas de jogo. No modo multiplayer, cada jogador possui uma imagem diferente da mesma tela, olhando através do controller. Também há como desligar a TV e continuar jogando pelo controle como se fosse um portátil.
O controller é uma inovação tão grande, que o console em si nem foi mostrado, mas a foto oficial dele é essa:
Realmente, o console não tem nada muito diferente. Parece um Wii arredondado, made in Paraguay. Mas as novidades não param por aí! Muitos games já foram confirmados para o Wii U, entre eles, Smash Brothers, Assassin's Creed, Batman Arkham City, Tekken, Ghost Recon, Darksiders, Ninja Gaiden, Dirt, Metro Last Night, New Super Mario Bros. Mii, Battlefield 3 e FIFA 12. O apoio das third parties está bem maior agora, não?
Os gráficos, outro ponto fraco do antigo Wii, foram melhorados e estão comparáveis aos dos rivais, talvez até melhores, mas ainda é cedo para dizer, pois não temos detalhes sobre especificações técnicas.
Cobertura da E3 2011 #6 - Conferência da Nintendo
Segundo os leitores do Boteco Gamer, a conferência da Nintendo era a mais aguardada dessa E3. E não era pra menos. O anúncio de um novo console é sempre uma baita novidade, e todos sabemos que a Big N sabe fazer uma apresentação de E3 como ninguém. A conferência começou ao som de uma orquestra homenageando os 25 anos de Zelda.
Depois, uma enxurrada de games para 3DS foi mostrada. A biblioteca de jogos do portátil não é das melhores atualmente, contando com pouquíssimos jogos de peso, mas a line-up do segundo semestre de 2011 e começo de 2012 será excelente! Mario Kart, Starfox, Super Mario, Zelda Ocarina of Time, Kid Icarus, Luigi's Mansion, Sonic, Ace Combat, Metal Gear Solid, Tetris, Cave Story, Resident Evil, Driver, Pac-Man, Tekken, entre outros. Sem falar do eShop e Virtual Console, que possibilitam download de demos no 3DS.
Até que o grande ápice da apresentação chegou.
A imagem acima não é a de um Wii arredondado, mas sim do Wii U. "Uíu? O que?" Exatamente, o novo console da Nintendo. Eu sei que todos preferimos "Project Cafe", mas nem tudo é perfeito. Se o Wii revolucionou, o Wii U inovou o revolucionário. E tudo isso por causa do controller, que mais parece um tablet:
A tela de 6.2 polegadas, touchscreen, é a primeira coisa que chama atenção. Ela é o que faz o Wii U ser tão inovador. A ação dos games se passa nas duas telas simultâneamente, ou as vezes se passa na TV uma coisa e na touch outra. Isso abre muitas possibilidades de controles, como tocar os objetos do game, ou "arremessar" objetos do controller para a TV. Também é possível desligar a TV e continuar jogando pelo controller, como se fosse um portátil. A câmera e os acelerômetros também ajudam na imersão do jogo, fazendo coisas inimagináveis. Assim, cada jogador tem uma visão diferente do jogo, abrindo um leque de possibilidades multiplayer enormes.
E os gráficos? E as third parties? Tudo o que faltou no Wii está presente no Wii U. Gráficos em HD comparáveis ou até superiores aos do PS3 e X360, e toneladas de games third parties como Assassin's Creed, Tekken, Batman Arkham City, Ghost Recon, Darksiders, LEGO City Stories, Ninja Gaiden, Dirt, Battlefield, FIFA, entre outros. Sem falar de Smash Bros, anuciado tanto para 3DS como para Wii U.
A conferência mais bombástica dos últimos tempos!
Depois, uma enxurrada de games para 3DS foi mostrada. A biblioteca de jogos do portátil não é das melhores atualmente, contando com pouquíssimos jogos de peso, mas a line-up do segundo semestre de 2011 e começo de 2012 será excelente! Mario Kart, Starfox, Super Mario, Zelda Ocarina of Time, Kid Icarus, Luigi's Mansion, Sonic, Ace Combat, Metal Gear Solid, Tetris, Cave Story, Resident Evil, Driver, Pac-Man, Tekken, entre outros. Sem falar do eShop e Virtual Console, que possibilitam download de demos no 3DS.
Até que o grande ápice da apresentação chegou.
A imagem acima não é a de um Wii arredondado, mas sim do Wii U. "Uíu? O que?" Exatamente, o novo console da Nintendo. Eu sei que todos preferimos "Project Cafe", mas nem tudo é perfeito. Se o Wii revolucionou, o Wii U inovou o revolucionário. E tudo isso por causa do controller, que mais parece um tablet:
A tela de 6.2 polegadas, touchscreen, é a primeira coisa que chama atenção. Ela é o que faz o Wii U ser tão inovador. A ação dos games se passa nas duas telas simultâneamente, ou as vezes se passa na TV uma coisa e na touch outra. Isso abre muitas possibilidades de controles, como tocar os objetos do game, ou "arremessar" objetos do controller para a TV. Também é possível desligar a TV e continuar jogando pelo controller, como se fosse um portátil. A câmera e os acelerômetros também ajudam na imersão do jogo, fazendo coisas inimagináveis. Assim, cada jogador tem uma visão diferente do jogo, abrindo um leque de possibilidades multiplayer enormes.
E os gráficos? E as third parties? Tudo o que faltou no Wii está presente no Wii U. Gráficos em HD comparáveis ou até superiores aos do PS3 e X360, e toneladas de games third parties como Assassin's Creed, Tekken, Batman Arkham City, Ghost Recon, Darksiders, LEGO City Stories, Ninja Gaiden, Dirt, Battlefield, FIFA, entre outros. Sem falar de Smash Bros, anuciado tanto para 3DS como para Wii U.
A conferência mais bombástica dos últimos tempos!
Cobertura da E3 2011 #5 - Conferência da Sony
A cobertura continua com a Sony! Após desculpar-se pela queda da PSN, a empresa tratou de mostrar grandes jogos, como Uncharted 3, um dos mais esperados!
O multiplayer beta do Uncharted 3 estará disponível em junho, mas o game só será lançado em 1 de novembro. Logo após, Resistance 3 foi demonstrado também. O anúncio do relançamento de God of War, Shadow of the Colossus e Ico em 3D para o PS3 em setembro redimiu a Sony do caso PSN de uma vez por todas!
O PSMove também teve seu momento. Kobe Bryant, jogador e astro do basquete, subiu ao palco e testou o novo NBA 2k12, rasgando elogios ao controle por movimento. Medieval Moves: Dreadmund's Quest também foi demonstrado, sendo um jogo muito divertido para o Move.
A partir daí começaram as novidades: uma TV 3D de 24 polegadas com a marca Playstation foi anunciada pela Sony. A TV possuiria um sistema capaz de transformar o split screen dos jogos multiplayer em uma tela diferente para cada jogador. Incrível, não? Mas ainda tinha mais...
O grande astro da noite, NGP, ganhou seu nome oficial:
O Playstation Vita não era novidade, mas sua demonstração surpreendeu pela potência gráfica, comparável à do PS3. Os jogos também foram impressionantes. A line-up do Vita contará com Uncharted, Street Fighter vs Tekken, LittleBigPlanet, entre outros grandes títulos, inclusive um que está sendo desenvolvido pela Irrational Games! O PSVita será vendido em 2 preços iniciais. 249 dólares, com WiFi, e 299 doletas com 3G. O preço é salgado, mas o portátil é fantástico!
O multiplayer beta do Uncharted 3 estará disponível em junho, mas o game só será lançado em 1 de novembro. Logo após, Resistance 3 foi demonstrado também. O anúncio do relançamento de God of War, Shadow of the Colossus e Ico em 3D para o PS3 em setembro redimiu a Sony do caso PSN de uma vez por todas!
O PSMove também teve seu momento. Kobe Bryant, jogador e astro do basquete, subiu ao palco e testou o novo NBA 2k12, rasgando elogios ao controle por movimento. Medieval Moves: Dreadmund's Quest também foi demonstrado, sendo um jogo muito divertido para o Move.
A partir daí começaram as novidades: uma TV 3D de 24 polegadas com a marca Playstation foi anunciada pela Sony. A TV possuiria um sistema capaz de transformar o split screen dos jogos multiplayer em uma tela diferente para cada jogador. Incrível, não? Mas ainda tinha mais...
O grande astro da noite, NGP, ganhou seu nome oficial:
O Playstation Vita não era novidade, mas sua demonstração surpreendeu pela potência gráfica, comparável à do PS3. Os jogos também foram impressionantes. A line-up do Vita contará com Uncharted, Street Fighter vs Tekken, LittleBigPlanet, entre outros grandes títulos, inclusive um que está sendo desenvolvido pela Irrational Games! O PSVita será vendido em 2 preços iniciais. 249 dólares, com WiFi, e 299 doletas com 3G. O preço é salgado, mas o portátil é fantástico!
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Cobertura da E3 2011 #4 - Conferência da Ubisoft
A Ubisoft começou sua apresentação com Rayman Origins, que parece um excelente game, O herói estava sumido desde que os Raving Rabbids "tomaram" seu lugar. E os coelhos malucos também apareceram, com um game muito divertido para Kinect.
Far Cry 3 e Brothers In Arms 4 também foram algumas das atrações que surpreenderam nos trailers. Ambos os jogos parecem muito bons.
TinTim e Trackmania também fizeram rápidas aparições. O game de corridas parece bastante insano, chega a lembrar Speed Racer. O modo cooperativo de Ghost Recon foi apresentado, e parece muito eficiente, principalmente pela comunicação entre os jogadores.
Após um game de dança, outro de música e um para emagrecer, o ápice da conferência chegou com Assassin's Creed: Revelations, esse promete!
Far Cry 3 e Brothers In Arms 4 também foram algumas das atrações que surpreenderam nos trailers. Ambos os jogos parecem muito bons.
TinTim e Trackmania também fizeram rápidas aparições. O game de corridas parece bastante insano, chega a lembrar Speed Racer. O modo cooperativo de Ghost Recon foi apresentado, e parece muito eficiente, principalmente pela comunicação entre os jogadores.
Após um game de dança, outro de música e um para emagrecer, o ápice da conferência chegou com Assassin's Creed: Revelations, esse promete!
Cobertura da E3 2011 #3 - Conferência da EA
A Eletronic Arts foi a primeira empresa de softwares a se apresentar na E3. A conferência teve como ápice a apresentação de Mass Effect 3 e Battlefield 3. O primeiro, teve sua data de lançamento finalmente revelada, e não poderemos botar as mãos nesse jogão até 6 de março de 2012. Já o outro encerrou a coletiva com chave de ouro, impressionando pelos gráficos.
Need For Speed: The Run é mais uma tentativa de fugir da mesmisse em que a franquia caiu. A grande novidade são algumas cenas em que o personagem estará fora do carro, a pé. Star Wars: The Republic, SSX e Origin também foram atrações, além de FIFA 12 e Madden NFL 12, com direito a presença de jogadores reais tanto no trailer como no palco!
Kingdoms of Amalur: Reckoning também foi apresentado, e parece muito com Fable. The Sims 3 Pets e The Sims Social foram mostrados, sendo que este parece mais uma rede social animada do que um game. Overstrike, a nova franquia da EA, surpreendeu positivamente pelo trailer, e parece ser um divertido game de ação, algo que está faltando esse ano, em meio a tantos shooters.
Need For Speed: The Run é mais uma tentativa de fugir da mesmisse em que a franquia caiu. A grande novidade são algumas cenas em que o personagem estará fora do carro, a pé. Star Wars: The Republic, SSX e Origin também foram atrações, além de FIFA 12 e Madden NFL 12, com direito a presença de jogadores reais tanto no trailer como no palco!
Kingdoms of Amalur: Reckoning também foi apresentado, e parece muito com Fable. The Sims 3 Pets e The Sims Social foram mostrados, sendo que este parece mais uma rede social animada do que um game. Overstrike, a nova franquia da EA, surpreendeu positivamente pelo trailer, e parece ser um divertido game de ação, algo que está faltando esse ano, em meio a tantos shooters.
Cobertura da E3 2011 #2 - Conferência da Microsoft
A primeira coletiva da E3 foi bastante sólida, porém com poucas surpresas para os mais radicais. Logo no começo, Call of Duty: Modern Warfare 3 foi apresentado, e como não poderia deixar de ser, levantou o hype de todos. Uma das franquias mais bem sucedidas da atualidade terá um novo game, e parece que MW3 promete, e já tem data: 8 de novembro!
Logo após, Tomb Raider tomou o palco, e a bela Lara Croft mostrou que aprendeu muito com InFamous, "pegando emprestado" as CGs em tempo real, as falas ingame, entre outras características do jogo. Tomb Raider só deve ser lançado em 2012.
O Kinect ganhou destaque, com Mass Effect 3 e Ghost Recon: Future Soldier, dois jogaços com suporte ao acessório confirmado. ME3 surpreendeu pelos comandos de voz, que influenciam nos diálogos do jogo e Ghost Recon pela customização das armas, tudo controlado por movimentos, que responderam muito bem.
Uma das maiores novidades foi a confirmação de Youtube, Bing e TV ao vivo no Xbox 360! Ainda não temos maiores detalhes, mas o console contará com vários serviços interessantes. Uma versão remasterizada de Halo, e um novo Fable também pintarão no X360, além de Disneyland Adventures, que deve ser lançado no fim do ano. Sem falar de Star Wars para Kinect, que não impressionou muito, mas não pode passar despercebido.
A conferência foi encerrada com Halo 4, um dos games mais esperados da E3. O game, que não deve ser desenvolvido pela Bungie, será o começo de uma nova trilogia na série. Esse é o resumão da conferência da Microsoft!
Logo após, Tomb Raider tomou o palco, e a bela Lara Croft mostrou que aprendeu muito com InFamous, "pegando emprestado" as CGs em tempo real, as falas ingame, entre outras características do jogo. Tomb Raider só deve ser lançado em 2012.
O Kinect ganhou destaque, com Mass Effect 3 e Ghost Recon: Future Soldier, dois jogaços com suporte ao acessório confirmado. ME3 surpreendeu pelos comandos de voz, que influenciam nos diálogos do jogo e Ghost Recon pela customização das armas, tudo controlado por movimentos, que responderam muito bem.
Uma das maiores novidades foi a confirmação de Youtube, Bing e TV ao vivo no Xbox 360! Ainda não temos maiores detalhes, mas o console contará com vários serviços interessantes. Uma versão remasterizada de Halo, e um novo Fable também pintarão no X360, além de Disneyland Adventures, que deve ser lançado no fim do ano. Sem falar de Star Wars para Kinect, que não impressionou muito, mas não pode passar despercebido.
A conferência foi encerrada com Halo 4, um dos games mais esperados da E3. O game, que não deve ser desenvolvido pela Bungie, será o começo de uma nova trilogia na série. Esse é o resumão da conferência da Microsoft!
Cobertura da E3 2011 #1
Olá! Essa semana acontece, em Los Angeles, o maior evento de games do mundo! E é claro que o Boteco Gamer vai fazer a cobertura completa da E3 2011. Fique ligado no twitter do blog, que terá várias atualizações durante o dia, e depois, alguns posts serão publicados aqui mesmo!
Fiquem com essa imagem, foto tirada pelo site IGN, da conferência da Microsoft que acontece logo mais:
Aguardem por notícias!
Fiquem com essa imagem, foto tirada pelo site IGN, da conferência da Microsoft que acontece logo mais:
Aguardem por notícias!
domingo, 5 de junho de 2011
Humor: a matemática segundo os reviewers
É uma matemática diferente da sua, pequeno gafanhoto.
Eu, como reviewer oficial do Boteco Gamer posso afirmar que essa tirinha mostra um fato.
Fonte na imagem!
Eu, como reviewer oficial do Boteco Gamer posso afirmar que essa tirinha mostra um fato.
Fonte na imagem!
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