Parece que a Konami está realmente investindo para aprimorar sua franquia de futebol. PES 2013 terá várias mudanças na jogabilidade, algumas bem visíveis, mas ainda aparenta estar muito robotizado. Tirem suas próprias conclusões:
quarta-feira, 18 de julho de 2012
terça-feira, 17 de julho de 2012
Brasil colônia pode virar tema de Assassin's Creed!
Durante uma entrevista concedida aos próprios fãs, Sebastian Puel, produtor executivo da série Assassin's Creed disse que o Brasil colônia seria um cenário interessante para um game da franquia. Ele afirmou ser um grande fã da cultura brasileira e disse que sua mulher passou parte da infância no Rio, além disso ele já veio ao país algumas vezes e conheceu bem São Paulo, Rio de Janeiro e o nordeste. A cidade que mais o impressionou foi São Luis (MA) pela arquitetura.
Ele falou também que os fãs brasileiros foram os que demonstraram ser os mais apaixonados pela série, e que o mercado brasileiro está em expansão, por isso a Ubisoft voltou seu olhar para as terras tupiniquins. A entrevista inteira é bastante interessante, mas ele acaba não confirmando nem negando nada, afinal, segundo ele, adivinhar onde vai se passar o próximo game faz parte da brincadeira. Mas citou também a Revolução Francesa - eu, pessoalmente, torço muito por um AC nesse contexto!
Além disso, a Ubisoft mostrou um trailer de AC Liberation, para PS Vita:
Fonte
Ele falou também que os fãs brasileiros foram os que demonstraram ser os mais apaixonados pela série, e que o mercado brasileiro está em expansão, por isso a Ubisoft voltou seu olhar para as terras tupiniquins. A entrevista inteira é bastante interessante, mas ele acaba não confirmando nem negando nada, afinal, segundo ele, adivinhar onde vai se passar o próximo game faz parte da brincadeira. Mas citou também a Revolução Francesa - eu, pessoalmente, torço muito por um AC nesse contexto!
Além disso, a Ubisoft mostrou um trailer de AC Liberation, para PS Vita:
Fonte
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Review #32 - LA Noire
Não, esse game não é novo. Ele foi lançado no ano passado. Mas eu estou jogando ele bastante ultimamente, e decidi fazer um review, mesmo não sendo um jogo atual. Melhor que nada, certo?
Ficha técnica
Produtora: Rockstar Games
Desenvolvedora: Team Bondi/Rockstar
Gênero: Sandbox/Ação
Data de Lançamento: 17 de maio de 2011
Plataformas: PS3, X360
Apresentação: 9,5
Gráficos: 10
Som: 10
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 10
Replay: 9,0
NOTA: 9,5
Já pensou se a Rockstar fizesse um GTA ao contrário, no qual você fosse um detetive e tivesse a árdua tarefa de investigar crimes como homicídios e procurar por pistas, interrogar testemunhas e suspeitos, até encontrar os assassinos e colocá-los atrás das grades? E se esse game tivesse como pano de fundo a cidade de Los Angeles, na década de 1940, logo após a II Guerra Mundial, e o protagonista fosse um veterano de guerra e um dos poucos oficiais honestos da cidade? Pois acredite, a Rockstar fez. E caprichou.
LA Noire é um game não tão famoso, nem tão "mainstream" como seus primos GTA e Red Dead Redemption, mas eu diria que é uma das melhores experiências que eu já tive com videogames, e só não ganhou o prêmio de jogo do ano porque em 2011 foram lançados muitos jogaços como Assassin's Creed Revelations, Zelda Skyward Sword, Skyrim, Batman Arkham City e Portal 2, que roubaram a cena.
Eu não escondo de ninguém que a Rockstar é uma das minhas empresas favoritas, e que é extremamente difícil achar um jogo ruim dela. Ultimamente ela anda se especializando em ambientar jogos em cenários bem inusitados e interessantes. RDR, no velho oeste, Max Payne em São Paulo e LA Noire em Los Angeles, década de 40. Com isso os roteiristas puderam explorar temas bem interessantes, como a ascensão de Hollywood.
À princípio, os gráficos parecem normais. Mas isso muda quando você vê o grau de realismo na fisionomia das pessoas. E não só nos personagens principais, mas em todos os personagens, principalmente naqueles que são interrogados. Alguns atores foram contratados e tiveram seus movimentos faciais capturados para que seja possível perceber quando estão mentindo pelas expressões que fazem. Devido à esses aspectos, o tamanho do jogo foi bem expandido, e a versão para Xbox 360 possui três discos!
Todos os diálogos são dublados, e as dublagens são praticamente perfeitas. LA Noire chega a parecer um filme, de tão realista nesses aspectos. A trilha sonora dá o tom da ação, ou do suspense, e se encaixa em cada momento. A jogabilidade é bem melhor que a de GTA, ficando melhor para mirar, atirar e dirigir também, mais semelhante com a de Red Dead Redemption. Infelizmente, a cidade não é tão viva e nem tem tantas coisas a se fazer como em GTA, mas existem vários crimes, carros secretos e prédios famosos espalhados por LA.
Outro ponto negativo do jogo é que ele pode se tornar repetitivo caso você não seja paciente, pois existem alguns casos bem parecidos, mas normalmente os casos são variados, e entre uma investigação e outra você pode estar dirigindo na rua e um chamado aparecer para solucionar um crime por perto, que quebra o ritmo do jogo e aumenta bastante a vida útil, dando uma dose a mais de ação ao game quando você estiver achando a investigação muito monótona.
LA Noire é uma grande mistura do mundo aberto de GTA, a investigação de Ace Attorney e CSI, a jogabilidade de Red Dead Redemption, e em alguns pontos até o suspense de livros do Dan Brown. Ou seja, não tinha como dar errado. O equilíbrio entre a procura das pistas e a ação dos tiroteios e das perseguições também é um fator que conta muito na qualidade do game. Enfim, um dos melhores jogos que você pode encontrar por aí.
Ficha técnica
Produtora: Rockstar Games
Desenvolvedora: Team Bondi/Rockstar
Gênero: Sandbox/Ação
Data de Lançamento: 17 de maio de 2011
Plataformas: PS3, X360
Apresentação: 9,5
Gráficos: 10
Som: 10
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 10
Replay: 9,0
NOTA: 9,5
Já pensou se a Rockstar fizesse um GTA ao contrário, no qual você fosse um detetive e tivesse a árdua tarefa de investigar crimes como homicídios e procurar por pistas, interrogar testemunhas e suspeitos, até encontrar os assassinos e colocá-los atrás das grades? E se esse game tivesse como pano de fundo a cidade de Los Angeles, na década de 1940, logo após a II Guerra Mundial, e o protagonista fosse um veterano de guerra e um dos poucos oficiais honestos da cidade? Pois acredite, a Rockstar fez. E caprichou.
LA Noire é um game não tão famoso, nem tão "mainstream" como seus primos GTA e Red Dead Redemption, mas eu diria que é uma das melhores experiências que eu já tive com videogames, e só não ganhou o prêmio de jogo do ano porque em 2011 foram lançados muitos jogaços como Assassin's Creed Revelations, Zelda Skyward Sword, Skyrim, Batman Arkham City e Portal 2, que roubaram a cena.
Eu não escondo de ninguém que a Rockstar é uma das minhas empresas favoritas, e que é extremamente difícil achar um jogo ruim dela. Ultimamente ela anda se especializando em ambientar jogos em cenários bem inusitados e interessantes. RDR, no velho oeste, Max Payne em São Paulo e LA Noire em Los Angeles, década de 40. Com isso os roteiristas puderam explorar temas bem interessantes, como a ascensão de Hollywood.
À princípio, os gráficos parecem normais. Mas isso muda quando você vê o grau de realismo na fisionomia das pessoas. E não só nos personagens principais, mas em todos os personagens, principalmente naqueles que são interrogados. Alguns atores foram contratados e tiveram seus movimentos faciais capturados para que seja possível perceber quando estão mentindo pelas expressões que fazem. Devido à esses aspectos, o tamanho do jogo foi bem expandido, e a versão para Xbox 360 possui três discos!
Todos os diálogos são dublados, e as dublagens são praticamente perfeitas. LA Noire chega a parecer um filme, de tão realista nesses aspectos. A trilha sonora dá o tom da ação, ou do suspense, e se encaixa em cada momento. A jogabilidade é bem melhor que a de GTA, ficando melhor para mirar, atirar e dirigir também, mais semelhante com a de Red Dead Redemption. Infelizmente, a cidade não é tão viva e nem tem tantas coisas a se fazer como em GTA, mas existem vários crimes, carros secretos e prédios famosos espalhados por LA.
Outro ponto negativo do jogo é que ele pode se tornar repetitivo caso você não seja paciente, pois existem alguns casos bem parecidos, mas normalmente os casos são variados, e entre uma investigação e outra você pode estar dirigindo na rua e um chamado aparecer para solucionar um crime por perto, que quebra o ritmo do jogo e aumenta bastante a vida útil, dando uma dose a mais de ação ao game quando você estiver achando a investigação muito monótona.
LA Noire é uma grande mistura do mundo aberto de GTA, a investigação de Ace Attorney e CSI, a jogabilidade de Red Dead Redemption, e em alguns pontos até o suspense de livros do Dan Brown. Ou seja, não tinha como dar errado. O equilíbrio entre a procura das pistas e a ação dos tiroteios e das perseguições também é um fator que conta muito na qualidade do game. Enfim, um dos melhores jogos que você pode encontrar por aí.
domingo, 15 de julho de 2012
Píxels da Semana #93
Demorou mas chegou! A sessão de notícias do blog pegou trânsito na marginal Tietê e demorou dois dias para chegar. (Sim, já inventei desculpas menos esfarrapadas na vida)
-Game do herói Deadpool em produção! Confira o trailer:
-Battlefield 4 está à caminho! E quem comprar Medal Of Honor Warfighter terá acesso a uma versão beta de BF4. Pelo menos era o que anunciava a loja online da EA até que isso fosse retirado do ar... algum estagiário deve ter sido demitido.
-A Sony fez um registro na Anatel (sim, a agência reguladora de telecomunicações brasileira) de um novo modelo de PS3, que seria menor e viria em 3 versões: 16GB, 250GB e 500GB. Pode ser que o modelo seja revelado na Gamescom, que ocorre na Alemanha.
-As vendas do 3DS chegaram a 5 milhões de unidades nos EUA! O pequeno notável da Big N anda vendendo muito bem por aí...
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Resident Evil: The Umbrella Chronicles
-Resident Evil: The Darkside Chronicles
-Dyad
Xbox 360
-Tony Hawk's Pro Skater HD
DS
-Petit Computer
3DS
-Heroes of Ruin
-The Phantom Thief Stina and the 30 Jewels
-Game do herói Deadpool em produção! Confira o trailer:
-Battlefield 4 está à caminho! E quem comprar Medal Of Honor Warfighter terá acesso a uma versão beta de BF4. Pelo menos era o que anunciava a loja online da EA até que isso fosse retirado do ar... algum estagiário deve ter sido demitido.
-A Sony fez um registro na Anatel (sim, a agência reguladora de telecomunicações brasileira) de um novo modelo de PS3, que seria menor e viria em 3 versões: 16GB, 250GB e 500GB. Pode ser que o modelo seja revelado na Gamescom, que ocorre na Alemanha.
-As vendas do 3DS chegaram a 5 milhões de unidades nos EUA! O pequeno notável da Big N anda vendendo muito bem por aí...
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Resident Evil: The Umbrella Chronicles
-Resident Evil: The Darkside Chronicles
-Dyad
Xbox 360
-Tony Hawk's Pro Skater HD
DS
-Petit Computer
3DS
-Heroes of Ruin
-The Phantom Thief Stina and the 30 Jewels
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Deja Vú #40 - Starfox
A sessão nostálgica do blog vai relembrar hoje mais um dos clássicos do Super Nintendo:
Lançado em 1993 pro SNES, Starfox foi um jogo bastante inovador, que trouxe um salto impressionante na capacidade gráfica de sua geração. Numa época na qual os games não passavam de borrões de píxels e ninguém dava muita atenção à parte visual, Starfox foi na contramão e apresentou ao mundo o Super FX, um processador novo usado no game que possibilitou os gráficos tridimensionais com polígonos.
Essa novidade foi muito bem-vinda, e abriu um imenso leque de possibilidades para o desenvolvimento de games, em vários gêneros. O próprio Starfox seria um fracasso se não tivesse gráficos 3D para que a jogabilidade fosse melhor e a perspectiva levada em conta. Tanto comercialmente como em crítica o game foi um grande sucesso, afinal não só tem um visual incrível para a época, mas por ser realmente um jogo muito bom.
Starfox, conhecido na Europa e na Austrália como Starwing por questões de marca registrada, conta a história de Fox McCloud e seus companheiros do time Starfox, todos pilotos de naves que combatem os Andross. O jogador controla a nave de Fox, um Arwing, que passa por várias localidades distintas, sempre sendo atacado por diversos inimigos, e no final de cada fase há um chefão que deve ser derrotado para avançar.
Durante as fases também existem vários power-ups que ajudam o protagonista a lutar contra naves inimigas, robôs e outras criaturas. Ao contrário da maioria dos jogos desse estilo, em Starfox a nave não se move em velocidade constante, podendo se acelerar ou frear para tentar escapar de ataques e investidas. E o sistema de dano apresenta uma barrinha que mostra o quanto a aeronave consegue aguentar de pancadas antes de ser destruída.
Em Starfox, você não está sozinho. Em cada fase, alguns companheiros te ajudam e conversam com você. O que não quer dizer que o game seja fácil. Existem três caminhos diferentes que podem ser feitos do começo ao fim do jogo, cada um com um nível de dificuldade, mas os três com estágios diferentes, o que também aumenta a vida útil do jogo.
Um dos fatores que mostra como Starfox foi bem recebido foram suas notas.8,75/10 da EGM, 34/40 da Famitsu e 4,125/5 da Nintendo Power, além da média 86/100 do Gamerankings. A série cresceu, ganhando versões para outros consoles, como Starfox 64, Starfox Assault, Starfox Adventures, Starfox Command, Starfox 64 3D, e há quem diga que o Wii U deve receber um game da franquia.
Lançado em 1993 pro SNES, Starfox foi um jogo bastante inovador, que trouxe um salto impressionante na capacidade gráfica de sua geração. Numa época na qual os games não passavam de borrões de píxels e ninguém dava muita atenção à parte visual, Starfox foi na contramão e apresentou ao mundo o Super FX, um processador novo usado no game que possibilitou os gráficos tridimensionais com polígonos.
Essa novidade foi muito bem-vinda, e abriu um imenso leque de possibilidades para o desenvolvimento de games, em vários gêneros. O próprio Starfox seria um fracasso se não tivesse gráficos 3D para que a jogabilidade fosse melhor e a perspectiva levada em conta. Tanto comercialmente como em crítica o game foi um grande sucesso, afinal não só tem um visual incrível para a época, mas por ser realmente um jogo muito bom.
Starfox, conhecido na Europa e na Austrália como Starwing por questões de marca registrada, conta a história de Fox McCloud e seus companheiros do time Starfox, todos pilotos de naves que combatem os Andross. O jogador controla a nave de Fox, um Arwing, que passa por várias localidades distintas, sempre sendo atacado por diversos inimigos, e no final de cada fase há um chefão que deve ser derrotado para avançar.
Durante as fases também existem vários power-ups que ajudam o protagonista a lutar contra naves inimigas, robôs e outras criaturas. Ao contrário da maioria dos jogos desse estilo, em Starfox a nave não se move em velocidade constante, podendo se acelerar ou frear para tentar escapar de ataques e investidas. E o sistema de dano apresenta uma barrinha que mostra o quanto a aeronave consegue aguentar de pancadas antes de ser destruída.
Em Starfox, você não está sozinho. Em cada fase, alguns companheiros te ajudam e conversam com você. O que não quer dizer que o game seja fácil. Existem três caminhos diferentes que podem ser feitos do começo ao fim do jogo, cada um com um nível de dificuldade, mas os três com estágios diferentes, o que também aumenta a vida útil do jogo.
Um dos fatores que mostra como Starfox foi bem recebido foram suas notas.8,75/10 da EGM, 34/40 da Famitsu e 4,125/5 da Nintendo Power, além da média 86/100 do Gamerankings. A série cresceu, ganhando versões para outros consoles, como Starfox 64, Starfox Assault, Starfox Adventures, Starfox Command, Starfox 64 3D, e há quem diga que o Wii U deve receber um game da franquia.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Assassin's Creed vai virar filme!
A Ubisoft está com um projeto de transformar várias de suas principais séries em filmes, e parece que a primeira vítima será Assassin's Creed. Ainda não se sabe se a película será fiel ao game, e em qual parte da história será baseada, mas já é fato que a aventura de Desmond, Ezio, Altaïr e Connor vai para as telonas mais cedo ou mais tarde. Michael Fassbender deve ser o ator principal, e também vai participar da produção do filme.
Após o filme Prince of Persia: Sands of Time, a Ubisoft pretende usar franquias como Assassin's Creed, Ghost Recon e Splinter Cell para aumentar sua base de fãs e o alcance de suas produções. Além disso, Raving Rabbids terão uma série de TV no canal Nickelodeon. Esses não são os primeiros exemplos de jogos que migram para os cinemas, e existem muitos fiascos que ocorreram nessa transição. Espero que a Ubi saiba conduzir esse projeto.
Games como Final Fantasy, Mortal Kombat, Resident Evil, Street Fighter. Max Payne e até Mario já receberam versões em filme. Mas a maioria não é muito bem aceita, afinal é difícil transformar um jogo em uma película - muito mais difícil que fazer o caminho contrário - mantendo suas características sem deixar de agradar aos fãs. Vamos ver como vai ser o filme de Assassin's Creed.
Após o filme Prince of Persia: Sands of Time, a Ubisoft pretende usar franquias como Assassin's Creed, Ghost Recon e Splinter Cell para aumentar sua base de fãs e o alcance de suas produções. Além disso, Raving Rabbids terão uma série de TV no canal Nickelodeon. Esses não são os primeiros exemplos de jogos que migram para os cinemas, e existem muitos fiascos que ocorreram nessa transição. Espero que a Ubi saiba conduzir esse projeto.
Games como Final Fantasy, Mortal Kombat, Resident Evil, Street Fighter. Max Payne e até Mario já receberam versões em filme. Mas a maioria não é muito bem aceita, afinal é difícil transformar um jogo em uma película - muito mais difícil que fazer o caminho contrário - mantendo suas características sem deixar de agradar aos fãs. Vamos ver como vai ser o filme de Assassin's Creed.
segunda-feira, 9 de julho de 2012
sábado, 7 de julho de 2012
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Píxels da Semana #92
Notícias, notícias e mais notícias. Pra isso mesmo que existem os Píxels da Semana, o seu resumo semanal de novidades.
-EA afirma que pode, num futuro próximo, vender seus jogos apenas digitalmente. Será o fim das lojas físicas e dos discos?
-Playstation All-Stars Battle Royale deve ser lançado em 23 de outubro para PS3 e Vita. Por enquanto o game conta com um elenco considerável. Kratos, Nathan Drake, Sly Cooper, entre outros personagens devem estar presentes, num total de 10 lutadores.
-Marvel vs Capcom Origins deve ser lançado em setembro!
-Rumor: Sony vai lançar um PS3 slim bem menor, mas ainda não passa de especulação.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Test Drive: Ferrari Racing Legends
Xbox 360
-Test Drive: Ferrari Racing Legends
Wii
-Let's Create! Pottery
DS
-3,2,1... WordsUp!
3DS
-Theatrhythm Final Fantasy
-Family Tennis 3D
-Akari By Nikoli
-EA afirma que pode, num futuro próximo, vender seus jogos apenas digitalmente. Será o fim das lojas físicas e dos discos?
-Playstation All-Stars Battle Royale deve ser lançado em 23 de outubro para PS3 e Vita. Por enquanto o game conta com um elenco considerável. Kratos, Nathan Drake, Sly Cooper, entre outros personagens devem estar presentes, num total de 10 lutadores.
-Marvel vs Capcom Origins deve ser lançado em setembro!
-Rumor: Sony vai lançar um PS3 slim bem menor, mas ainda não passa de especulação.
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Test Drive: Ferrari Racing Legends
Xbox 360
-Test Drive: Ferrari Racing Legends
Wii
-Let's Create! Pottery
DS
-3,2,1... WordsUp!
3DS
-Theatrhythm Final Fantasy
-Family Tennis 3D
-Akari By Nikoli
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Novo trailer de Assassin's Creed 3
A Ubisoft revelou um novo trailer do jogo mais esperado do ano - na minha humilde opinião. Confiram, e sintam todo o clima de Assassin's Creed 3:
terça-feira, 3 de julho de 2012
Review #31 - The Amazing Spiderman
Faz tempo que não tem review aqui no blog, então aqui está a análise de um game bem recente!
Ficha técnica
Produtora: Activision
Desenvolvedora: Beenox
Gênero: Sandbox/Action/Hack 'n Slash
Data de lançamento: 29 de junho
Plataformas: PS3, X360, Wii, DS, 3DS
Apresentação: 8,5
Gráficos: 9,5
Som: 10
Jogabilidade: 7,0
Diversão: 9,5
Replay: 8,0
NOTA: 8,5
Jogos baseados em filme têm fama de serem ruins. Por vários motivos. Costumam ser feitos às pressas para que o lançamento seja simultâneo ao da película, normalmente são feitos por desenvolvedoras desconhecidas, e com orçamento baixo para cortar gastos e lucrar mais com o projeto do filme. Esse tipo de jogo não costuma passar de um mero coadjuvante do filme, na verdade. Claro que existem exceções, e The Amazing Spiderman é uma delas.
O amigão da vizinhança está de volta aos consoles num game baseado no longa-metragem de mesmo nome que chegará às telonas esse ano. The Amazing Spiderman te coloca em meio a uma trama que é um pouco confusa para quem não conhece alguns personagens novos, que nem são formalmente apresentados. Mas o clima do jogo tem tudo a ver com as aventuras do homem aranha, e desde a primeira missão você já se sente na pele de Peter Parker.
Os gráficos são bonitos, e nem a versão para Wii decepciona. O visual de Manhattan está incrível no jogo, e essa paisagem pode ser apreciada do topo de vários prédios altos. Outro fator que ajuda na imersão do game é a parte sonora, que está impecável. Diálogos dublados, sempre em tempo real, e muitos sons do cenário e das teias dão um toque a mais. A trilha sonora dá o tom de ação enquanto a pancadaria rola solta.
Mas aí que o jogo peca. O esquema de controles é confuso, jogabilidade não é fluida, e muitas vezes não conseguimos controlar direito o amigão da vizinhança, principalmente quando ele está no ar. Mas uma adição muito bem-vinda é um botão que faz o tempo quase parar, enquanto você decide onde lançar a teia. Isso faz com que você consiga raciocinar muito melhor em meio à ação, e tome suas decisões, corrigindo um pouco os erros da jogabilidade.
Os combates mostram que o jogo bebeu bastante da fonte de Batman Arkham City. Rodeado de capangas inimigos, o cabeça de teia consegue se virar muito bem, realizar vários combos, e tudo apenas esmagando o botão de ataque. Também há avisos na tela para esquivar e desferir golpes especiais. As cenas de ação são bastante cinematográficas e fazem você se sentir um super herói de verdade - até você lembrar que fez tudo aquilo apenas massacrando um botão incessantemente.
As missões, ao longo do tempo, acabam ficando repetitivas, e o que você mais quer é chegar logo no final da história, já que não aguenta mais lutar contra zilhões de capangas, robôs e aberrações genéticas. Na versão para Wii, os estágios são selecionados num mapa, enquanto nos outros consoles, o mundo é aberto para exploração, o que ajuda a relaxar entre uma fase e outra. Sem falar que não existe coisa mais divertida que sair por Manhattan lançando teias.
O jogo tem muito conteúdo extra, o que aumenta bastante a vida útil para quem tiver a paciência de sair coletando e destravando tudo. No final das contas, The Amazing Spiderman é um jogo com várias falhas, mas muito divertido, e até recomendável pra quem é fã do homem aranha - como eu.
Ficha técnica
Produtora: Activision
Desenvolvedora: Beenox
Gênero: Sandbox/Action/Hack 'n Slash
Data de lançamento: 29 de junho
Plataformas: PS3, X360, Wii, DS, 3DS
Apresentação: 8,5
Gráficos: 9,5
Som: 10
Jogabilidade: 7,0
Diversão: 9,5
Replay: 8,0
NOTA: 8,5
Jogos baseados em filme têm fama de serem ruins. Por vários motivos. Costumam ser feitos às pressas para que o lançamento seja simultâneo ao da película, normalmente são feitos por desenvolvedoras desconhecidas, e com orçamento baixo para cortar gastos e lucrar mais com o projeto do filme. Esse tipo de jogo não costuma passar de um mero coadjuvante do filme, na verdade. Claro que existem exceções, e The Amazing Spiderman é uma delas.
O amigão da vizinhança está de volta aos consoles num game baseado no longa-metragem de mesmo nome que chegará às telonas esse ano. The Amazing Spiderman te coloca em meio a uma trama que é um pouco confusa para quem não conhece alguns personagens novos, que nem são formalmente apresentados. Mas o clima do jogo tem tudo a ver com as aventuras do homem aranha, e desde a primeira missão você já se sente na pele de Peter Parker.
Os gráficos são bonitos, e nem a versão para Wii decepciona. O visual de Manhattan está incrível no jogo, e essa paisagem pode ser apreciada do topo de vários prédios altos. Outro fator que ajuda na imersão do game é a parte sonora, que está impecável. Diálogos dublados, sempre em tempo real, e muitos sons do cenário e das teias dão um toque a mais. A trilha sonora dá o tom de ação enquanto a pancadaria rola solta.
Mas aí que o jogo peca. O esquema de controles é confuso, jogabilidade não é fluida, e muitas vezes não conseguimos controlar direito o amigão da vizinhança, principalmente quando ele está no ar. Mas uma adição muito bem-vinda é um botão que faz o tempo quase parar, enquanto você decide onde lançar a teia. Isso faz com que você consiga raciocinar muito melhor em meio à ação, e tome suas decisões, corrigindo um pouco os erros da jogabilidade.
Peter Parker dando uma linda meia bicicleta |
As missões, ao longo do tempo, acabam ficando repetitivas, e o que você mais quer é chegar logo no final da história, já que não aguenta mais lutar contra zilhões de capangas, robôs e aberrações genéticas. Na versão para Wii, os estágios são selecionados num mapa, enquanto nos outros consoles, o mundo é aberto para exploração, o que ajuda a relaxar entre uma fase e outra. Sem falar que não existe coisa mais divertida que sair por Manhattan lançando teias.
O jogo tem muito conteúdo extra, o que aumenta bastante a vida útil para quem tiver a paciência de sair coletando e destravando tudo. No final das contas, The Amazing Spiderman é um jogo com várias falhas, mas muito divertido, e até recomendável pra quem é fã do homem aranha - como eu.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
Checkpoint #26
Mais um mês se foi, e a sessão mensal de avisos do blog vem para... avisar.
-Nesse mês de julho, este humilde blogueiro que vos escreve vai passar férias fora e não vai ter como postar na semana que vem. Peço desculpas de antemão, e já deixo avisado para que todos saibam!
-Obrigado a todos que acessam o blog, no mês passado foram 3700 visitas!
-A enquete sobre a E3 terminou e os leitores acham que a melhor conferência foi a da Ubisoft (35%), seguida pela Nintendo (28%), Sony (21%), Microsoft (7%) e EA (7%). A enquete desse mês é direta e polêmica. Qual é o melhor: 3DS ou Vita?
-Não deixem de escutar e baixar o CD demo da banda DustUp!
-Sigam o Boteco Gamer no twitter e curtam no facebook!
-Posts mais visitados nos últimos 30 dias:
-Nesse mês de julho, este humilde blogueiro que vos escreve vai passar férias fora e não vai ter como postar na semana que vem. Peço desculpas de antemão, e já deixo avisado para que todos saibam!
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- 121 anos de Nintendo
- Top 10 Amizades nos Games
- Vida útil nos consoles
- 3DS vs PS Vita
- Humor: Dia dos Namorados
- Rumores sobre um possível X720
Até a próxima!
domingo, 1 de julho de 2012
sábado, 30 de junho de 2012
Píxels da Semana #91
A edição de número 91 dos Píxels da Semana demorou, mas chegou!
-THQ estaria cancelando vários de seus lançamentos. Muitos rumores dizem que a empresa está quase falindo. Será?
-Halo 4 só deve ser lançado em novembro, mas já estaria quase completo segundo a desenvolvedora do jogo, a 343 Industries.
-Blizzard estaria fazendo um jogo novo, mas nada confirmado...
-Black Ops 2 deve ser lançado em 13 de novembro segundo algumas imagens vazadas!
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-The Amazing Spiderman
-Resident Evil: Chronicles HD Collection
-Spec Ops: The Line
-Record of Agarest War
-London 2012: The Official Video Game of the Olympic Games
Xbox 360
-The Amazing Spiderman
-Resident Evil: Chronicles HD Collection
-Spec Ops: The Line
-London 2012: The Official Video Game of the Olympic Games
-Sledge Hammer
Wii
-The Amazing Spiderman
-Just Dance Greatest Hits
DS
-The Amazing Spiderman
-Jewel Master: Cradle of Rome 2
3DS
-The Amazing Spiderman
-Jewel Master: Cradle of Rome 2
-THQ estaria cancelando vários de seus lançamentos. Muitos rumores dizem que a empresa está quase falindo. Será?
-Halo 4 só deve ser lançado em novembro, mas já estaria quase completo segundo a desenvolvedora do jogo, a 343 Industries.
-Blizzard estaria fazendo um jogo novo, mas nada confirmado...
-Black Ops 2 deve ser lançado em 13 de novembro segundo algumas imagens vazadas!
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-The Amazing Spiderman
-Resident Evil: Chronicles HD Collection
-Spec Ops: The Line
-Record of Agarest War
-London 2012: The Official Video Game of the Olympic Games
Xbox 360
-The Amazing Spiderman
-Resident Evil: Chronicles HD Collection
-Spec Ops: The Line
-London 2012: The Official Video Game of the Olympic Games
-Sledge Hammer
Wii
-The Amazing Spiderman
-Just Dance Greatest Hits
DS
-The Amazing Spiderman
-Jewel Master: Cradle of Rome 2
3DS
-The Amazing Spiderman
-Jewel Master: Cradle of Rome 2
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Deja Vú #39 - Top Gear
Hoje a sessão nostálgica do blog relembra um dos grandes clássicos do Super Nintendo. Um dos mais antigos games de corrida que existem...
Nem todo jogo bom necessariamente é feito por empresas de renome, e Top Gear é uma prova viva disso - sim, viva nos corações de muitos jogadores mesmo depois de 20 anos. Lançado em 1992, produzido pela Kemco e desenvolvido pela Gremlin Graphics, Top Gear é um dos primeiros games de corrida que fizeram sucesso, e é praticamente o bisavô de Need For Speed, Gran Turismo e Forza Motorsport.
Claro que Top Gear não foi o primeiro jogo do gênero, até por ter semelhanças com Lotus Esprit Turbo Challenge (1990) e Rad Racer (1987) mas é um game que fez muito sucesso, principalmente em meio aos gamers das antigas na época dos arcades. E apesar de ter sido lançado duas décadas atrás no SNES, seus gráficos são bonitos e dão uma impressão de profundidade, mesmo sem o advento dos polígonos. Os cenários mudavam de acordo com o país no qual a corrida acontecia, e o objetivo principal do game era se tornar o melhor piloto do mundo, por meio de desafios por todo o planeta.
O jogador podia escolher entre quatro modelos de carros, cada qual com suas vantagens e desvantagens, e a transmissão podia ser manual ou automática. Isso tornava as corridas bem interessantes e equilibradas, pois era possível escolher um automóvel que se adequasse mais ao jeito de pilotar. As corridas de Top Gear também contavam com nitros e até pit stops obrigatórios.
Entre os países presentes no game estão EUA, México, Suécia, Peru, Finlândia, Itália, Reino Unido e... Brasil-sil-sil! Top Gear também tinha um modo multiplayer, que é sempre uma das partes mais importantes de um jogo de corrida. E apesar de não ser tão famoso em outros lugares do mundo, e não ter tido tantas críticas positivas, o game tem várias continuações, para SNES, N64, Genesis, GBA, GameCube...
Um game que traz nostalgia a muitas pessoas, e que será lembrado por muitos anos ainda! Mais um clássico do SNES para a vasta biblioteca de games eternos do console.
Nem todo jogo bom necessariamente é feito por empresas de renome, e Top Gear é uma prova viva disso - sim, viva nos corações de muitos jogadores mesmo depois de 20 anos. Lançado em 1992, produzido pela Kemco e desenvolvido pela Gremlin Graphics, Top Gear é um dos primeiros games de corrida que fizeram sucesso, e é praticamente o bisavô de Need For Speed, Gran Turismo e Forza Motorsport.
Claro que Top Gear não foi o primeiro jogo do gênero, até por ter semelhanças com Lotus Esprit Turbo Challenge (1990) e Rad Racer (1987) mas é um game que fez muito sucesso, principalmente em meio aos gamers das antigas na época dos arcades. E apesar de ter sido lançado duas décadas atrás no SNES, seus gráficos são bonitos e dão uma impressão de profundidade, mesmo sem o advento dos polígonos. Os cenários mudavam de acordo com o país no qual a corrida acontecia, e o objetivo principal do game era se tornar o melhor piloto do mundo, por meio de desafios por todo o planeta.
O jogador podia escolher entre quatro modelos de carros, cada qual com suas vantagens e desvantagens, e a transmissão podia ser manual ou automática. Isso tornava as corridas bem interessantes e equilibradas, pois era possível escolher um automóvel que se adequasse mais ao jeito de pilotar. As corridas de Top Gear também contavam com nitros e até pit stops obrigatórios.
Entre os países presentes no game estão EUA, México, Suécia, Peru, Finlândia, Itália, Reino Unido e... Brasil-sil-sil! Top Gear também tinha um modo multiplayer, que é sempre uma das partes mais importantes de um jogo de corrida. E apesar de não ser tão famoso em outros lugares do mundo, e não ter tido tantas críticas positivas, o game tem várias continuações, para SNES, N64, Genesis, GBA, GameCube...
Um game que traz nostalgia a muitas pessoas, e que será lembrado por muitos anos ainda! Mais um clássico do SNES para a vasta biblioteca de games eternos do console.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Perfil #10 - Akira Toriyama
Quem já acompanha o blog há tempos, sabe que a sessão Perfil foi feita pra falarmos sobre grandes criadores de games. Se você reconheceu o nome no título do post, deve ter achado estranho. Mas sim, vamos falar de um dos maiores desenhistas de mangá do mundo - que também desenhou para vários games!
Nascido em 5 de abril de 1955, em Nagoya, Akira Toriyama pode até não ser o criador do estilo mangá, mas com certeza foi responsável por grande parte da sua popularização, principalmente nas décadas de 80 e 90, com seu principal trabalho, Dragon Ball. Seu traço ficou mundialmente conhecido, e influenciou dezenas de outros artistas, tanto nos games quanto nos mangás. Nem preciso falar sobre o sucesso da série Dragon Ball...
Mas tudo começou em 1979, com Wonder Island, um mangá que ele desenhava para a revista Weekly Shonen Jump, uma das mais populares do Japão. Ele já demonstrava talento, mas só começou a ter sucesso alguns anos mais tarde com Dr Slump, sua primeira obra famosa. Em 1984, ele começou a fazer Dragon Ball, que foi um sucesso imenso e instantâneo, quebrando vários recordes de vendas de mangás na época, e tendo 11 anos de publicação no Japão, com mais de 500 capítulos em 42 volumes.
Seu estilo inconfundível de desenho foi então usado nos games, e ele já começou em alto nível. Seu primeiro trabalho foi em Dragon Quest, um dos RPGs mais populares da época, principalmente no Japão. Se hoje, a maior parte dos RPGs tem personagens com cabelo estranho e traço de mangá, a culpa é de Akira Toriyama.
Em 1994, ele foi chamado para fazer parte de um dream team do desenvolvimento de games, e trabalhou como designer ao lado de Tetsuya Nomura, outra lenda dos desenhos. O jogo foi nada menos que Chrono Trigger, um dos melhores e mais aclamados RPGs de todos os tempos. Toriyama continuou com seus trabalhos em outros games do gênero, e em 2007 também emprestou seu traço à Blue Dragon, em parceria com a Microsoft.
Akira Toriyama representa o encontro - muito bem sucedido - entre games e mangás, e mostrou que esses dois mundos não são tão distantes. Mesmo quem não é fã de seu traço simples e cheio de linhas retas tem de admitir: o cara é fera.
Nascido em 5 de abril de 1955, em Nagoya, Akira Toriyama pode até não ser o criador do estilo mangá, mas com certeza foi responsável por grande parte da sua popularização, principalmente nas décadas de 80 e 90, com seu principal trabalho, Dragon Ball. Seu traço ficou mundialmente conhecido, e influenciou dezenas de outros artistas, tanto nos games quanto nos mangás. Nem preciso falar sobre o sucesso da série Dragon Ball...
Mas tudo começou em 1979, com Wonder Island, um mangá que ele desenhava para a revista Weekly Shonen Jump, uma das mais populares do Japão. Ele já demonstrava talento, mas só começou a ter sucesso alguns anos mais tarde com Dr Slump, sua primeira obra famosa. Em 1984, ele começou a fazer Dragon Ball, que foi um sucesso imenso e instantâneo, quebrando vários recordes de vendas de mangás na época, e tendo 11 anos de publicação no Japão, com mais de 500 capítulos em 42 volumes.
Seu estilo inconfundível de desenho foi então usado nos games, e ele já começou em alto nível. Seu primeiro trabalho foi em Dragon Quest, um dos RPGs mais populares da época, principalmente no Japão. Se hoje, a maior parte dos RPGs tem personagens com cabelo estranho e traço de mangá, a culpa é de Akira Toriyama.
Em 1994, ele foi chamado para fazer parte de um dream team do desenvolvimento de games, e trabalhou como designer ao lado de Tetsuya Nomura, outra lenda dos desenhos. O jogo foi nada menos que Chrono Trigger, um dos melhores e mais aclamados RPGs de todos os tempos. Toriyama continuou com seus trabalhos em outros games do gênero, e em 2007 também emprestou seu traço à Blue Dragon, em parceria com a Microsoft.
Akira Toriyama representa o encontro - muito bem sucedido - entre games e mangás, e mostrou que esses dois mundos não são tão distantes. Mesmo quem não é fã de seu traço simples e cheio de linhas retas tem de admitir: o cara é fera.
terça-feira, 26 de junho de 2012
Notícias sobre PES e FIFA!
Nos últimos dias, as duas franquias rivais de futebol, FIFA e PES, tiveram algumas notícias importantes, o que mostra que tanto a EA quanto a Konami estão se preparando para a versão 2013 de seus jogos. Pelo jeito os próximos lançamentos serão excelentes, e parece que terão muitas novidades por aí. Vamos começar com a capa de FIFA 13 que foi divulgada:
O FIFA também contará com a narração de Tiago Leifert e comentários de Caio Ribeiro aqui no Brasil. Isso é provavelmente uma resposta ao concorrente, que tem Silvio Luiz e Mauro Beting narrando as partidas. A Eletronic Arts prometeu melhoras no modo carreira do jogo, que não é dos melhores atualmente, e provavelmente a jogabilidade também deve ser aprimorada, mesmo sendo esse o ponto forte do game. As cobranças de falta vão ter muito mais possibilidades para jogadas ensaiadas e os jogadores vão ter mais dificuldade de dominar a bola quando estão sob pressão. Ou seja, o realismo vai continuar sendo o tom do game.
Outra novidade é o estádio The King Fahd, da Arábia Saudita:
Já a Konami, apesar de não ter anunciado oficialmente nada, deixou vazar uma informação muito importante: os novos comandos de PES 2013! Isso mesmo, o game vai ter seus controles reformulados, apesar de não ter nenhuma mudança absurdamente drástica. Parece que a jogabilidade do game vai ficar mais agradável pelo menos...
A briga pelo segmento de jogos de futebol vai esquentar... quem tem a ganhar com isso somos nós, jogadores, que teremos games melhores a nossa disposição.
O FIFA também contará com a narração de Tiago Leifert e comentários de Caio Ribeiro aqui no Brasil. Isso é provavelmente uma resposta ao concorrente, que tem Silvio Luiz e Mauro Beting narrando as partidas. A Eletronic Arts prometeu melhoras no modo carreira do jogo, que não é dos melhores atualmente, e provavelmente a jogabilidade também deve ser aprimorada, mesmo sendo esse o ponto forte do game. As cobranças de falta vão ter muito mais possibilidades para jogadas ensaiadas e os jogadores vão ter mais dificuldade de dominar a bola quando estão sob pressão. Ou seja, o realismo vai continuar sendo o tom do game.
Outra novidade é o estádio The King Fahd, da Arábia Saudita:
Já a Konami, apesar de não ter anunciado oficialmente nada, deixou vazar uma informação muito importante: os novos comandos de PES 2013! Isso mesmo, o game vai ter seus controles reformulados, apesar de não ter nenhuma mudança absurdamente drástica. Parece que a jogabilidade do game vai ficar mais agradável pelo menos...
A briga pelo segmento de jogos de futebol vai esquentar... quem tem a ganhar com isso somos nós, jogadores, que teremos games melhores a nossa disposição.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Como vai ser o próximo Smash?
A Nintendo anunciou semana passada que o próximo game da série Super Smash Bros estará a cargo da Namco-Bandai, empresa de jogos como Tekken, Ace Combat, Pac-Man e Soulcalibur, e será lançado no 3DS e Wii U. O próprio criador da série, Masahiro Sakurai, disse que o projeto ainda está no início, e a Namco-Bandai prometeu que vai organizar um dream team para desenvolver o novo Smash, e que vai utilizar toda a experiência que tem com jogos de luta.
Ou seja, se você é fã de Tekken, já pode esperar que o Smash vai ter uma jogabilidade, se não parecida, inspirada na do tradicional game de luta. Isso vai ajudar muito a série, dando a ela um toque diferente e aprimorando um dos pontos cruciais do jogo, que é o próprio gameplay. A Nintendo não tem tanta experiência com games do gênero, e delegar o desenvolvimento à Namco-Bandai foi uma excelente ideia, que vai abrilhantar mais ainda a franquia.
O próprio anúncio, por parte da Big N, foi muito bem feito e fez com que vários receios dos fãs desaparecessem e se transformassem em expectativa. Apesar de ser um dos melhores games do Wii, Super Smash Bros Brawl tinha erros, e a parceria com a Namco-Bandai foi uma forma de mostrar que tudo vai ser corrigido no quarto jogo da série, e que todos podem ficar tranquilos, além de tentar tirar a atenção do Playstation All-Stars Battle Royale, o novo concorrente de Smash.
As duas empresas já haviam trabalhado juntas em Starfox Assault, Mario Kart Arcade GP, entre outros, e é claro que uma parceria entre Nintendo e Namco-Bandai só poderia render bons frutos. Mesmo assim, provavelmente a essência do jogo não deve mudar drasticamente, até porque Smash não é um jogo de luta convencional, e a mecânica diferenciada é exatamente uma das chaves para o sucesso da série. Porém, a parte técnica do jogo, como o balanceamento dos lutadores e a física aplicada deve ser melhorada com o novo time de desenvolvimento.
Provavelmente as mudanças mais significativas estarão nos extras do jogo, como o modo história e a interação entre o Wii U e o 3DS, que será o atrativo principal do Smash 4. Outra possibilidade é que alguns personagens da Namco-Bandai estejam presentes no game, o que não seria nenhuma novidade depois do Sonic em Brawl, e seria bem interessante. Já pensou numa luta entre Mario e Pac-Man?
Ou seja, se você é fã de Tekken, já pode esperar que o Smash vai ter uma jogabilidade, se não parecida, inspirada na do tradicional game de luta. Isso vai ajudar muito a série, dando a ela um toque diferente e aprimorando um dos pontos cruciais do jogo, que é o próprio gameplay. A Nintendo não tem tanta experiência com games do gênero, e delegar o desenvolvimento à Namco-Bandai foi uma excelente ideia, que vai abrilhantar mais ainda a franquia.
O próprio anúncio, por parte da Big N, foi muito bem feito e fez com que vários receios dos fãs desaparecessem e se transformassem em expectativa. Apesar de ser um dos melhores games do Wii, Super Smash Bros Brawl tinha erros, e a parceria com a Namco-Bandai foi uma forma de mostrar que tudo vai ser corrigido no quarto jogo da série, e que todos podem ficar tranquilos, além de tentar tirar a atenção do Playstation All-Stars Battle Royale, o novo concorrente de Smash.
As duas empresas já haviam trabalhado juntas em Starfox Assault, Mario Kart Arcade GP, entre outros, e é claro que uma parceria entre Nintendo e Namco-Bandai só poderia render bons frutos. Mesmo assim, provavelmente a essência do jogo não deve mudar drasticamente, até porque Smash não é um jogo de luta convencional, e a mecânica diferenciada é exatamente uma das chaves para o sucesso da série. Porém, a parte técnica do jogo, como o balanceamento dos lutadores e a física aplicada deve ser melhorada com o novo time de desenvolvimento.
Provavelmente as mudanças mais significativas estarão nos extras do jogo, como o modo história e a interação entre o Wii U e o 3DS, que será o atrativo principal do Smash 4. Outra possibilidade é que alguns personagens da Namco-Bandai estejam presentes no game, o que não seria nenhuma novidade depois do Sonic em Brawl, e seria bem interessante. Já pensou numa luta entre Mario e Pac-Man?
domingo, 24 de junho de 2012
Um Joystick, Um Violão #6
Mais uma vez, postamos a série do Marcos Castro, com paródias de videogame!
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