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terça-feira, 12 de junho de 2012

E cadê a next-gen?

Sim, mais um texto pós-E3 hoje. Mas tem um assunto que vem sendo bastante discutido entre os gamers... a próxima geração de consoles. Não que a geração atual não esteja sendo boa, muito pelo contrário. Tivemos excelentes jogos e vimos franquias incríveis surgirem, além das séries já consagradas que continuaram com o alto nível de qualidade dos games. Mas convenhamos que os jogos estão ficando cada vez maiores e precisando de cada vez mais tecnologia. Consoles atuais estão em seu limite técnico - não econômico - e já se faz necessária a vinda de uma geração mais adequada aos dias de hoje.
O Xbox 360 foi lançado em 2005, e o PS3 no ano seguinte. Ambos eram verdadeiras máquinas em questão de potência gráfica - e ainda são muito impressionantes, sim - mas qualquer aparelho com mais de cinco anos no mercado já se torna um pouco ultrapassado num mundo no qual a tecnologia evolui a cada dia. Com certeza você, caro leitor, tem um celular. E esse celular não deve ser de 2005, estou certo?

A evolução dos jogos nessa geração foi visível. Basta comparar os gráficos dos jogos de quatro ou cinco anos atrás com os atuais, como Crysis 3. Mas o fato de empresas como a Epic e a Square-Enix terem apresentado suas novas engines gráficas para desenvolvimento de jogos da próxima geração já demonstra que tanto X360 quanto PS3 chegaram ao seu limite.

Sem falar que jogos muito grandes como Skyrim ou Prototype acabam tendo seus gráficos prejudicados por causa de seu tamanho. Mas apesar de todas essas evidências, nem Sony, nem Microsoft se pronunciaram quanto aos seus próximos consoles na E3. Isso tudo porque mesmo estando no limite da capacidade, ambos ainda têm muito potencial comercial, que é o que interessa infelizmente.

Graças a isso, é provável que os aguardados X720 e PS4 só apareçam para o mundo daqui a um ou dois anos, fazendo dessa uma geração extremamente longa. Só espero que as empresas tenham a sensibilidade de reconhecer que precisam expandir suas fronteiras pelo bem de seus consumidores. A Nintendo fez isso ao anunciar o Wii U, e pode se dar muito bem caso Sony e Microsoft não façam nada para agilizar o desenvolvimento de um videogame next-gen.

Vamos aguardar pra ver o que acontece...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Perspectivas para o resto do ano

A E3 marca o meio do ano no "calendário gamístico". Tudo o que vimos até agora pode ser classificado como começo de 2012, e daqui até o ano que vem estaremos no final de 2012 praticamente. Com várias datas de lançamento reveladas, agora podemos traçar um panorama mais amplo de como deve ser o resto do ano para os jogadores, principalmente em relação a lançamentos.
Já nessa semana teremos ótimos lançamentos, como Metal Gear Solid HD Collection (Vita) e Pikmin 2 (Wii). Até o fim do mês, sairá também Pokémon Conquest (DS), Resident Evil: Chronicles HD Edition (PS3) e The Amazing Spiderman (Multiplataforma).

 Porém no meio do ano, sempre há uma escassez de jogos típica, pois as empresas tentam lançar seus títulos no final do ano, mais perto das datas festivas. Mês que vem, por exemplo, terá apenas The Last Story (Wii) e Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (3DS) confirmados. Em agosto, se destacam New Super Mario Bros. 2 (3DS), Ragnarok Odyssey (Vita), Counter Strike: Global Offensive (X360, PS3) e Darksiders 2 (X360, PS3).

Já em setembro, se aproximando o final do ano, Far Cry 3 (X360, PS3), Tekken Tag Tournament 2 (X360, PS3), FIFA 13 (Multiplataforma) e Dead or Alive 5 são os principais lançamentos. Entre outubro e dezembro, volta a enxurrada de jogos, com Resident Evil 6 (X360, PS3), Castlevania: Lords of Shadow (3DS), Pikmin 3 (Wii U), Halo 4 (X360), New Super Mario Bros. U (Wii U), Medal of Honor: Warfighter (X360, PS3), Assassin's Creed 3 (X360, PS3), AC3: Liberation (Vita), Forza Horizon (X360), Luigi's Mansion: Dark Moon (3DS), Batman Arkham City: Armored Edition (Wii U), Need For Speed Most Wanted (X360, PS3), entre outros.

Ou seja, agora é uma boa hora para comprar algum game que você esteja afim, pois o meio do ano não é muito movimentado e tem poucos lançamentos. Quando chegar o último trimestre, você provavelmente vai querer pelo menos uns 3 ou 4 jogos, então prepare-se pra mais um semestre excelente!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Píxels da Semana #88

Nessa semana aconteceu em Los Angeles o maior evento de games do mundo, a E3! O Boteco Gamer fez várias coberturas ao vivo através do twitter e postou alguns resumos do que rolou por lá, mas já é tradicional por aqui postar as principais notícias da semana de sexta feira. Então, vamos ao que aconteceu de mais importante na E3 2012!

-Sony anunciou queda de preço dos jogos lançados no Brasil! Isso mesmo, em coletiva para a imprensa latino americana, a empresa revelou que os games serão tabelados em três preços diferentes. Lançamentos serão vendidos a 149 reais, jogos normais por R$119 e "Greatest Hits" a 99 dinheiros. Vários games também estão sendo traduzidos e dublados para o português-BR.

-Finalmente a Epic mostrou sua Unreal Engine 4 em movimento! Os efeitos estão muito bonitos, mas não parece nada que as engines atuais não possam fazer.

-A Nintendo confirmou vários games de 3DS que serão lançados ainda em 2012. Entre eles, Kingdom Hearts 3D, Epic Mickey, Pokémon Black & White 2, New Super Mario Bros 2, Luigi's Mansion, Castlevania, Paper Mario, The Amazing Spiderman, Scribblenauts Unlimited, Lego Batman 2, Transformers... parece que a line-up do 3DS está excelente até o fim do ano!

-A Square-Enix mostrou uma demo de sua engine também, e essa será utilizada nos games da série Final Fantasy lançados na próxima geração provavelmente. Confiram:

Lançamentos da semana
Playstation 3
-Virtua Fighter 5 Final Showdown
-Inversion
-Madagascar 3: The Video Game

Xbox 360
-Virtua Fighter 5 Final Showdown
-Inversion
-Madagascar 3: The Video Game

Wii
-Madagascar 3: The Video Game

DS
-Madagascar 3: The Video Game

3DS
-Rayman Origins
-Art of Balance Touch!
-Madagascar 3: The Video Game

Destaque da semana: De tudo o que foi mostrado na E3, o que mais me chamou a atenção, e o que mais surpreendeu a todos foi, sem dúvida, Watch Dogs. A E3 desse ano não foi das melhores, e a grande maioria dos jogos mostrados não eram novidade para ninguém, mas a Ubisoft foi na contramão disso e revelou um game que pegou a todos de surpresa.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Checkpoint #25

Estamos no começo do mês, perto de um feriado, em plena E3 e com muito aviso para o Checkpoint!

-Março e abril tiveram mais de 6000 acessos, mas pelo jeito as visitas não foram tão frequentes em maio, com apenas pouco mais de 4000 views. De qualquer modo, o Boteco Gamer agradece a todos os que visitam o blog. Valeu, galera!

-Como eu sempre digo, não deixem de escutar e baixar o CD demo da banda DustUp!

-Na enquete do mês passado, perguntamos sobre qual console o Boteco Gamer deveria falar mais, e 44% das pessoas votaram no PS3! Seguido por 22% do 3DS, empatado com o Xbox 360 e 11% o Wii. Agradecemos o voto de todo mundo, e esse mês a pergunta é: Qual foi a melhor conferência da E3? Não deixem de votar!

-Sigam o Boteco Gamer no twitter e curtam no facebook!

-Posts mais visitados em maio:
1.Vida útil dos consoles
2.Teorias sobre Assassin's Creed 3
3.Comparativo: 3DS vs PS Vita
4.Zelda vs God of War
5.Comparativo: PES 2012 vs FIFA 2012 (Wii)
6.Top 10 gatas dos games
7.121 anos de Nintendo
8.Deja Vú #11 - Alex Kidd in Miracle World
9.Novidades do FIFA 13
10.Novidades do PES 2013

Até o próximo Checkpoint!

E3 2012: Resumão das conferências da Sony e Nintendo

As duas últimas conferências da E3 foram bastante interessantes, mas nada muito surpreendente. Definitivamente essa não foi uma daquelas E3 bombásticas, mas foi bastante sólida e podemos ficar tranquilos pois teremos muitos games bons em todas as plataformas nos próximos meses. Confiram o resumão das conferências da Sony e da Nintendo!

Sony

Principais jogos:
-Beyond: Two Souls

-Playstation All-Stars Battle Royale

-Assassin's Creed 3: Liberation

-God of War Ascension A conferência da Sony teve vários jogos bons, e o que mais chamou a atenção foi o "Smash da Sony", ou o PS All-Stars Battle Royale. Unindo várias franquias de sucesso no Playstation num jogo de luta bem divertido, bastante inspirado em Smash Bros. Também teve um Assassin's Creed exclusivo para Vita, e com uma protagonista mulher! Apesar de tudo, nenhuma novidade muito impactante.

Nintendo
Principais jogos:
-Pikmin 3


-New Super Mario Bros U


-Mass Effect 3, Batman Arkham City, Tekken Tag Tournament, Assassin's Creed 3, Darksiders 2, Ninja Gaiden 3 e mais um exército de jogos pro Wii U


-Zombi U


-New Super Mario Bros 2 (3DS)


E uma apresentação em vídeo do Wii U


O foco da conferência foi, com certeza, o Wii U. E o console não decepcionou, provando ter vários jogos bons no lançamento, apoio maciço das third parties e equilíbrio entre jogos hardcore e casuais, além de gráficos muito bons e um controle que promete muita inovação. O 3DS ficou meio esquecido nessa conferência, mas também teve bons anúncios, como NSMB2, Luigi's Mansion, Kingdom Hearts e Epic Mickey.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

E3 2012: Resumão da conferência da Ubisoft

Acabou de acabar a conferência da Ubisoft na E3 e, com certeza, foi a que mais empolgou, a que mais causou vergonha alheia, mas apesar de tudo a melhor até aqui. Lá vão os pitacos do Boteco Gamer...

Principais jogos:
-Far Cary 3
-Splinter Cell: Blacklist
-Avengers: Battle For The Earth
-Rayman Legends
-Zombi U
-Assassin's Creed 3
-Watch Dogs

A conferência começou com gostosas moças formosas dançando no palco ao som de música pop, e um homem cantando incompreensivelmente. Nem parecia uma conferência de E3, e com certeza vai render gifs de humor para os fóruns de games até a próxima E3. Mas logo tudo melhorou com Far Cry 3, que trouxe ação, peitos, tiros, peitos, insanidade, peitos e tudo isso numa ilha paradisíaca.

Splinter Cell já havia sido apresentado pela Microsoft, mas ganhou outro trailer, igualmente incrível, apesar de não mostrar muito o jogo em si, apenas cenas em computação gráfica. Assim como Avengers: Battle For The Earth, que foi revelado mas só com um trailer, sem nada do gameplay.

A partir daí, o Wii U foi o foco da conferência, com a apresentação de alguns exclusivos, dentre os quais se destacam Rayman Legends, que utiliza muitas funções da touchscreen do gamepad no meio do jogo, e Zombi U que foi revelado mas sem maiores detalhes.

O ponto alto da conferência foi, claro, Assassin's Creed 3. E após um belo trailer em CG, a Ubi mostrou o gameplay ao vivo, e deu pra tirar algumas conclusões. O time de desenvolvimento inovou muito na série, e adaptou a jogabilidade para o novo cenário, ambientado num lugar menos civilizado, portanto os fãs terão de reaprender a jogar Assassin's Creed. Toda a malícia que os gamers adquiriram para escalar prédios e andar livremente por cidades históricas terá que ser reformulada, pois agora o protagonista vive na floresta e escala árvores. Tudo foi muito bem adaptado e parece fluir normalmente, o que é um alívio para os fãs.

A conferência terminou com o anúncio de um game um tanto quanto curioso: Watch Dogs, que conta uma complexa trama envolvendo hackers, ataques cibernéticos, tiros, muita ação e um clima bem denso. Pelo jeito esse é o novo projeto grandioso da Ubi.

Às 22h tem a conferência da Sony, e amanhã às 13h, a da Nintendo! Até mais!

E3 2012: Resumão da conferência da EA

A Eletronic Arts acabou de apresentar sua conferência na E3, e aqui estão as impressões do Boteco Gamer, como sempre!

Principais jogos:
-Dead Space
-Madden
-SimCity Social
-Medal of Honor
-FIFA 13
-Need For Speed Most Wanted
-Crysis 3

A conferência teve alguns momentos bons, principalmente no final, com a surpresa da parceria entre EA e UFC, e a certeza de ótimos games de luta pela frente. Tudo começou com Dead Space 3, que parece muito bom pelo que foi apresentado. Não há muita novidade para quem já está acostumado com a série. Outro "mais do mesmo" foi Madden NFL, que promete melhorias nos gráficos e física, assim como FIFA - e qualquer outro game que seja lançado anualmente, convenhamos.

A EA não negou a fama de gostar de dinheiro e aproveitou a conferência para fazer um merchã do pacote de expansão de Battlefield 3...

Uma novidade interessante foi o SimCity Social, para o Facebook. Esse deve ser o primeiro SimCity multiplayer, e as suas ações vão interferir nas cidades vizinhas pelo que disseram. A interação entre os jogadores vai ser bem intensa pelo fato de ser um jogo dentro de uma rede social, e pelo jeito finalmente o Facebook vai ter um jogo bom.

Medal of Honor foi uma surpresa grata, pois ressurgiu das cinzas como um forte concorrente no segmento de FPS, que já está mais do que saturado. O game parece muito bom, e a série amadureceu bastante desde os jogos antigos. Crysis - sim, mais um FPS - também está excelente, e nem é necessário comentar sobre seus gráficos. A novidade fica para a ambientação mais selvagem.

Porém o que mais me chamou a atenção foi o novo Need For Speed. Parece que após alguns anos decaindo, a série finalmente se reencontrou e vai ter um jogo de peso novamente. Vamos aguardar mais informações.

Não se esqueçam que às 19h, daqui a pouco, tem a conferência da Ubisoft. Fiquem ligados no twitter do Boteco Gamer para a cobertura em tempo real da E3 2012!

E3 2012: Resumão da conferência da Microsoft

A conferência da Microsoft acabou há poucos instantes, e se você não viu, saiba que não perdeu muita coisa. Mas pudemos ver alguns trailers muito bons, e um serviço chamou bastante a atenção: SmartGlass. Saiba de tudo conferindo nosso resumão!

Principais games:
-Halo 4
-Splinter Cell: Blacklist
-FIFA 13
-Madden NFL
-Fable: The Journey
-Gears of War
-Forza Horizon
-Tomb Raider
-Resident Evil 6
-Call of Duty: Black Ops 2

O Xbox terá vários serviços multimídia, como acesso aos canais ESPN, transmissão da NBA, NHL e serviço de música. Além disso, o Kinect vai possibilitar comandos de voz para, por exemplo, navegar na internet (que agora terá o Explorer como navegador) ou procurar filmes pelo gênero, como foi mostrado na conferência ao vivo.

Mas o que mais me chamou a atenção é que a Microsoft deu um jeito de imitar o controle do Wii U. Através de qualquer smartphone (Android, iOS ou W7) ou tablet será possível interagir com o console, tanto nos games quanto nas outras funcionalidades. O SmartGlass, como foi chamado, parece muito interessante!

Há também um game que promete ser o "futuro do fitness" em parceria com a Nike. Para quem gosta desse tipo de jogo, e precisa entrar em forma, talvez o Nike Plus Kinect Training seja uma boa opção.

Por último, mas não menos importante, um game desconhecido me chamou atenção: Ascend, que parece uma mistura de God of War com Shadow of the Colossus. Um game com várias referências à mitologia, e com inimigos gigantescos, e foi a novidade que eu, particularmente, gostei mais no que diz respeito a jogos. Afinal, foi a única novidade nesse aspecto praticamente.

A conferência da Microsoft começou muito bem, mas acabou deixando a desejar. Pouca novidade, apenas vimos o que já era conhecido.

Às 17h tem a conferência da EA, acompanhem a cobertura em tempo real no twitter do Boteco Gamer!

domingo, 3 de junho de 2012

sábado, 2 de junho de 2012

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Píxels da Semana #87

A E3 está chegando e os rumores pipocam na internet cada vez mais. A próxima semana vai ter muita novidade, mas enquanto não chega, vamos nos programar para a cobertura do evento mais importante do mundo dos games! E vamos às notícias dessa semana:

-Rumor: Novo modelo de 3DS poderá ser mostrado na E3!
Obs.: reparem no segundo analógico!

-A Konami fez sua conferência da E3 na madrugada de ontem pra hoje, e pra você que vai prestar vestibular e não pode ficar acordado até as 4 horas da manhã, confiram os trailers:

-Trailer de Tomb Raider -Trailer de PES 2013 -Trailer de Metal Gear Rising: Revengeance -Trailer de Castlevania: Lords of Shadow 2

Lançamentos da semana
Playstation 3
-Atelier Meruru: Apprentice of Arland

DS
-99 seconds

3DS
-Deer Drive Legends 3D
-Kakuro by Nikoli

Vita: Resistance: Burning Skies

Destaque da semana: em semana de E3 é difícil ter bons lançamentos. Mas em relação à novidades, temos muitas. PES 2013 mostrou que o Cristiano Ronaldo será muito real no game, mas nada de novo sobre a jogabilidade. Tomb Raider aprendeu muito com Uncharted. Metal Gear Rising pode ser um pouco exagerado mas parece um ótimo game, principalmente vindo de Hideo Kojima. Sobre Castlevania, não dá pra dizer muita coisa, pois o trailer não mostra o gameplay do jogo.

Fiquem ligados na nossa cobertura da E3! Confiram o cronograma:
Segunda, 04/06:
Microsoft - 13h30
EA - 17h
Ubisoft - 19h
Sony - 22h

Terça, 05/06:
Nintendo - 13h

Acompanhem em tempo real pelo twitter do Boteco Gamer, e aguardem por resumos aqui no blog mais tarde!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Deja Vú #38 - Banjo-Kazooie

Hoje a sessão nostálgica do blog vai relembrar um dos jogos mais simpáticos que já se viu:
Lançado em 30 de junho de 1998 e desenvolvido pela Rare para o Nintendo 64, Banjo-Kazooie é um game de plataforma, mas que inicialmente estava planejado para ser um action/adventure, e para o Super Nintendo. Porém o desenvolvimento do jogo durou quase três anos e ele foi lançado para o console sucessor.

Banjo-Kazooie é o primeiro jogo da série, e conta a história dos dois protagonistas que dão nome ao game e devem impedir os planos da bruxa Gruntilda, que pretende trocar a "beleza" dela com a da irmã de Banjo. O enredo é inspirado tanto em filmes da Disney - com essa história de "espelho, espelho meu, existe alguém mais bela que eu?" - quanto em vários dos jogos já existentes, como Mario, afinal Banjo tem sua irmão raptada.

Aliás, o encanador bigodudo não influenciou apenas no roteiro do jogo, mas também na jogabilidade. Banjo-Kazooie é um platformer tridimensional, no maior estilo Super Mario 64. Essa era uma grande novidade para a época, o que ajudou o game a ser um grande sucesso tanto de vendas quanto de crítica, que pode ser facilmente verificada pelo 9.6 que recebeu da IGN, 9.5 do Gamespot e 5/5 do GamePro, além de ter recebido os prêmios de melhor trilha sonora e melhor design de texturas do ano e figurar no top 25 dos games de N64.

Os gráficos do jogo eram realmente muito bons para a época, e apresentam cenários muito diversos e belos a todo momento. As fases não são lineares, e seguem o esquema dos jogos de plataforma 3D, gênero que inova até hoje, imaginem há 14 anos. Em 2008, após a parceria entre Microsoft e Rare, Banjo-Kazooie foi lançado no Xbox 360 também, mostrando ser um jogo atual mesmo depois de tanto tempo.
Para quem gosta de diversão sem compromisso, Banjo-Kazooie é um prato cheio, e um dos melhores platformers tridimensionais da história. Merece ser, e é jogado até hoje!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Perfil #9 - Tetsuya Nomura

Hoje a sessão Perfil vai falar sobre um dos mais jovens e incríveis designers da indústria de games!
Nascido em 8 de outubro de 1970, na cidade de Kochi, Tetsuya Nomura se formou em design gráfico, e é dono de um dos traços mais característicos e inconfundíveis que existem nos games. Você já deve ter notado o quão arrojado é o design dos personagens de jogos como Kingdom Hearts, The World Ends With You e os últimos Final Fantasy. Pois então, a culpa é desse cara!

Com pouco mais de 20 anos de idade, ele foi contratado pela Square para trabalhar em nada menos que Final Fantasy. Ele começou com FFV, e desde então não largou o osso. Seu design se tornou uma das marcas registradas da série, e um de seus trabalhos mais notáveis foi em Final Fantasy VII, tido por muitos como o melhor game da franquia.
Em Chrono Trigger, um dos maiores RPGs da história, com o "dream team do desenvolvimento de games", Nomura trabalhou ao lado de Akira Toriyama no design do jogo. Sim, o desenhista de Dragon Ball, ele mesmo.

Além de quase todos os jogos da série Final Fantasy, Tetsuya Nomura também trabalhou em Parasite Eve, Brave Fencer Musashi  e até Super Mario RPG antes de participar da criação de Kingdom Hearts não só como designer mas também como diretor. O crossover entre a Disney e a Square se tornou um grande sucesso sob a sua supervisão, e desde então ele esteve presente no desenvolvimento de todos os KH.
Alguns de seus trabalhos mais recentes mostram que ele continua com seu estilo agressivo de design, como em The World Ends With You, um dos melhores jogos do DS. E atualmente ele trabalha em Kingdom Hearts 3D, Final Fantasy Versus XIII e Kingdom Hearts III, que ainda estão em desenvolvimento.

Do alto de seus 42 anos, sendo quase a metade dedicados ao design de games, Tetsuya Nomura pode parecer jovem mas já é muito experiente e trabalhou em muitos grandes jogos, principalmente do gênero RPG. Fiquem de olho em seus próximos lançamentos!

terça-feira, 29 de maio de 2012

As cinco "eras" dos videogames

Na escola, desde pequenos, aprendemos que o ser humano passou pela pré-história, antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. Mas se parar pra pensar, os videogames também podem ser divididos em épocas. Não estou falando daquela velha concepção de gerações de consoles, mas de eras de verdade. Claro que a história dos games não é tão vasta e antiga quanto a humana, mas pode-se dizer que estamos na quinta era gamística, e em breve devemos entrar na sexta. Quer saber o porque?

No começo de tudo havia o que podemos chamar de pré-história dos games, com alguns protótipos que podiam ser controlados, numa época na qual não se sabia nem o que era um videogame. Existem registros de jogos eletrônicos interativos que datam de 1947. Em 58, foi criado "Tennis for Two", que tentava simular um jogo de tênis, e pode ser tido como o primeiro game da história, muito antes do Odyssey. Porém a definição de videogame não é uma unanimidade, portanto fica difícil dizer quando os jogos surgiram.

Após esse tempo obscuro, veio a Era dos Arcades, que corresponde à antiguidade dos videogames. Os consoles caseiros ainda não haviam se difundido, portanto os arcades eram a principal forma de jogo existente. A Sega foi a empresa que deu o pontapé inicial nessa era, com Periscope (1968), Duck Hunt e Grand Prix (1969). Mas foi na década de 70 que os arcades e fliperamas se popularizaram como nunca. Jogos como Pong (1972), Space Invaders (1978) e Pac-Man (1980) marcaram época e se eternizaram como grandes clássicos.

Mas os jogadores começaram a enjoar de jogos simples, por mais viciantes que eles fossem, e a indústria de games entrou em crise. Foi aí que um jovem japonês chamado Shigeru Miyamoto resolveu revolucionar os jogos eletrônicos e desenvolveu Donkey Kong (1981). A partir daí, entramos na Era dos Platformers, correspondente à Idade Média. Com a tecnologia disponível na época não era possível fazer jogos cinematográficos com roteiros hollywoodianos, mas a evolução começou com games lineares e com uma história a ser seguida.

Com os novos jogos, os avanços tecnológicos fizeram-se necessários, e então os consoles caseiros começaram a fazer um sucesso estrondoso, e o "boom" foi iniciado pelo NES e Super Mario Bros., em 1985. Nessa década, games de plataforma como Alex Kidd, Metroid, Mega Man, entre outros jogos dominaram o mercado. Os platformers estão sempre se reinventando, então temos várias reedições posteriores do gênero em outras épocas, como Sonic the Hedgehog (1991, segunda geração), Super Mario 64 (1996, começo dos jogos tridimensionais) e os atuais, como Mario Galaxy.
Já no final da década de 80, aumentou a demanda por jogos mais difíceis, complexos e longos. Então, entramos na Era dos RPGs, a Idade Moderna dos games, que trouxe muitas inovações no que diz respeito ao modo como os jogos eram desenvolvidos. Em vez de fases lineares com o simples intuito de ir sempre para a direita, os RPGs introduziram mundos abertos para exploração, que deram mais liberdade aos jogadores. Curiosamente, uma das maiores influências dos games do gênero vem de Zelda, que é um action/adventure.

Até o final da década de 90, apesar da diversidade de jogos existentes, a época ficou marcada por jogos como Final Fantasy, Dragon Quest, Chrono Trigger, Secret of Mana, Phantasy Star, Pokémon, The Elder Scrolls: Arena, e todos tinham em comum histórias mais envolventes, com temas medievais, muitas missões a se fazer, muito a se explorar pelo mapa, e personagens customizáveis que podiam ser evoluídos. Mas a maioria tinha combate por turnos, o que os tornava monótonos para os jogadores mais casuais e menos habituados a longas jogatinas.
Essa conjuntura pedia jogos mais ativos, e o público acabou se virando para a Idade Contemporânea dos games, na qual temos todos os estilos presentes até hoje, mas um deles acabou se destacando mais que os outros, portanto eu diria que hoje vivemos a Era do FPS, ou First Person Shooter. Os jogos de tiro tomaram conta do cenário atual, e esse domínio coincidiu com o final da década de 90, com o lançamento de jogos como Goldeneye 007, Duke Nukem, Counter Strike e Half-Life.

Com certeza você já jogou algum desses, e sabe muito bem do sucesso estrondoso que fazem. A cada mês vários games do gênero FPS são lançados, nem todos são realmente bons mas a maioria consegue boas vendas, mesmo não inovando muito em relação aos outros. Os jogos de maior destaque são Halo, Medal of Honor e, claro, Call of Duty, um dos maiores sucessos de vendas de todos os tempos.
Apesar dessa divisão de épocas, praticamente todos os gêneros sempre coexistiram, mas alguns tiveram maior influência sobre a indústria de um modo geral, portanto foram os estilos mais importantes em certas épocas. Mas será que não estamos indo em direção a uma nova era de games? Talvez estejamos resgatando os jogos simples, casuais e divertidos, o que se verifica pelo sucesso do Wii, Kinect e jogos de celular como Angry Birds.

Ou então vamos para a era dos jogos online, afinal com o advento da internet nos consoles, estamos cada vez mais dependentes de games com conexão para jogarmos, seja qual for o gênero. Ainda não é possível discernir para onde estamos indo, mas estamos indo para algum lugar, com certeza. A indústria de games é uma das mais dinâmicas que existem, portanto podemos esperar por muitas surpresas nos próximos anos. E o futuro começa agora!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Novidades do FIFA 13

Há algum tempo o Boteco Gamer falou sobre as novidades do PES 2013, então nada mais justo que apresentarmos também o seu concorrente!
A próxima versão do game de futebol da Eletronic Arts trará uma nova tecnologia que promete tornar os gráficos e, principalmente, as feições dos atletas, muito mais realistas - sim, mais ainda. Desenvolvida pela Dimensional Imaging, essa tecnologia deve tornar mais fiel a reprodução dos rostos dos jogadores. Mas não só de gráficos vivem jogos de videogames - ainda bem - e a EA deve melhorar o próximo lançamento da franquia em vários outros aspectos.

Principalmente a parte tática e a física aplicada ao jogo serão modificadas e aprimoradas. Os impactos devem se tornar mais realistas, tanto entre jogadores como entre eles e a bola. Essa mudança já ocorreu no FIFA 12, e deve ser mais acentuada ainda na próxima versão, afim de proporcionar uma experiência cada vez mais próxima da real.

Como já é de praxe, a inteligência artificial, que já é excelente, vai ser melhorada, tanto nos aspectos ofensivos como nos defensivos. Cobranças de falta táticas e com jogadas ensaiadas também devem ficar mais efetivas e melhores de serem executadas. Por enquanto nenhuma novidade muito específica foi revelada além disso, mas podemos esperar por um game melhor do que o do ano passado.

Isso é muito bom, e demonstra que a EA não se contentou com a liderança de mercado, e pretende continuar sua crescente no segmento futebolístico. Por outro lado, a Konami está tentando voltar com tudo e promete muitas melhorias no PES. Creio que essa briga ficará cada vez mais acirrada e quem tem a ganhar com isso somos nós, gamers, que teremos jogos melhores a cada ano!

domingo, 27 de maio de 2012

Um Joystick, Um Violão #2

Continuando a série de vídeos, aqui está a paródia de "Assim Sem Você", por Marcos Castro:
Canal do Youtube