Nem todo lugar é apropriado para uma batalha pokémon.
Fonte na imagem!
domingo, 5 de fevereiro de 2012
sábado, 4 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Píxels da Semana #70
Essa é a 70ª edição dos Píxels da Semana, e isso quer dizer que o Boteco Gamer está ativo a 70 semanas. Deixemos de rodeios e, sem mais delongas, vamos ao que interessa: as notícias!
-Talvez um novo jogo da série Ace Attorney seja lançado em 2012! A Capcom ainda não revelou para qual plataforma. Ainda sobre a série, o filme do Phoenix Wright vai ter lançamento no ocidente! Espero que aqui no Brasil também...
-Alguns rumores sobre o Assassin's Creed 3 dizem que o game terá como protagonista o filho do Altaïr. Outros dizem que não é nada disso, e o jogo vai se passar na China, com a personagem Shao Jun, recentemente revelada. E ainda outros que AC3 vai se passar na Revolução Americana. Ou seja, estamos mais perdidos que filho de meretriz em dia dos pais.
-Nintendo admite que Wii U não vai competir com PS4/X720. Ou o console só vai durar até o fim dessa geração, ou a Big N realmente está em outro segmento.
-Skyrim vai ganhar um creation mode. Se preparem para coisas (mais) esquisitas ainda no game pipocando na Internet!
-Trailer do lançamento do Final Fantasy XIII-2:
-Amazing Spiderman, um dos filmes mais esperados de 2012, terá um game lançado na metade do ano! O amigão da vizinhança vai voltar aos consoles com estilo!
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Final Fantasy XIII-2
-SoulCalibur V
-NeverDead
-Dead Island: Ryder White
Xbox 360
-Final Fantasy XIII-2
-SoulCalibur V
-NeverDead
-Dead Island: Ryder White
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System - Cain Velasquez Workout Pack
DS
-GO Series: Undead Storm
3DS
-Pro Evolution Soccer 2012 3D
-Sakura Samurai: Art of the Sword
Destaque da semana: os lançamentos bons voltaram a aparecer essa semana!
-Talvez um novo jogo da série Ace Attorney seja lançado em 2012! A Capcom ainda não revelou para qual plataforma. Ainda sobre a série, o filme do Phoenix Wright vai ter lançamento no ocidente! Espero que aqui no Brasil também...
-Alguns rumores sobre o Assassin's Creed 3 dizem que o game terá como protagonista o filho do Altaïr. Outros dizem que não é nada disso, e o jogo vai se passar na China, com a personagem Shao Jun, recentemente revelada. E ainda outros que AC3 vai se passar na Revolução Americana. Ou seja, estamos mais perdidos que filho de meretriz em dia dos pais.
-Nintendo admite que Wii U não vai competir com PS4/X720. Ou o console só vai durar até o fim dessa geração, ou a Big N realmente está em outro segmento.
-Skyrim vai ganhar um creation mode. Se preparem para coisas (mais) esquisitas ainda no game pipocando na Internet!
-Trailer do lançamento do Final Fantasy XIII-2:
-Amazing Spiderman, um dos filmes mais esperados de 2012, terá um game lançado na metade do ano! O amigão da vizinhança vai voltar aos consoles com estilo!
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Final Fantasy XIII-2
-SoulCalibur V
-NeverDead
-Dead Island: Ryder White
Xbox 360
-Final Fantasy XIII-2
-SoulCalibur V
-NeverDead
-Dead Island: Ryder White
-UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System - Cain Velasquez Workout Pack
DS
-GO Series: Undead Storm
3DS
-Pro Evolution Soccer 2012 3D
-Sakura Samurai: Art of the Sword
Destaque da semana: os lançamentos bons voltaram a aparecer essa semana!
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Vida útil dos consoles
Muitas notícias e, principalmente, rumores vêm pipocando na Internet sobre o "Xbox Loop", "Xbox 720", "Playstation 4", e qualquer outro codinome possível para um console da próxima geração. Até a possibilidade de uma união entre o Xbox e o Playstation foi cogitada! A Sony já se pronunciou negando qualquer especulação sobre mostrar seu próximo videogame na E3 desse ano. Mesmo estando a mais de 5 anos no mercado, o PS3 ainda mantém-se firme na geração. A vida útil dos consoles está aumentando?
No caso dos consoles da Big N, não. A vida útil costumava ser maior antes, e agora está voltando a crescer. Entre o lançamento do Nintendo e do Super Nintendo se passaram sete anos. Daí para o Nintendo 64, foram seis anos. E cinco anos para o GameCube, e dele para o Wii também. Agora o Wii U vai ser lançado, seis anos depois de seu antecessor.
Já nas concorrentes, a vida útil vem se expandindo nessa geração. Do Playstation 1 para o 2, houve um hiato de seis anos. Mesmo intervalo entre o PS2 e o PS3. Em 2012, o console vai completar os mesmos seis anos, e ainda sem previsão de lançamento de um sucessor. O crescimento é ainda mais perceptível na linha da Microsoft. Entre o Xbox e o 360, foram apenas quatro anos. Agora o X360 vai completar sete anos no mercado e, apesar dos rumores, ainda não possui expectativa de ser descontinuado.
Talvez essa mudança na política das empresas se dê pelo fato de que as novas tecnologias ainda precisem ser aprimoradas, e a inovação precisa ser grande para um console novo. Hoje, surpreender o consumidor está se tornando cada vez mais difícil, mesmo com as possibilidades infinitas do progresso tecnológico, e os videogames atuais ainda não tiveram todo seu potencial extraído ao máximo. Talvez os tão esperados PS4 e X720 sejam lançados em 2013 ou 2014, mas com certeza essa geração ainda deve render muito. Quem ganha com isso somos nós, gamers, que podemos desfrutar dos consoles por mais tempo!
No caso dos consoles da Big N, não. A vida útil costumava ser maior antes, e agora está voltando a crescer. Entre o lançamento do Nintendo e do Super Nintendo se passaram sete anos. Daí para o Nintendo 64, foram seis anos. E cinco anos para o GameCube, e dele para o Wii também. Agora o Wii U vai ser lançado, seis anos depois de seu antecessor.
Já nas concorrentes, a vida útil vem se expandindo nessa geração. Do Playstation 1 para o 2, houve um hiato de seis anos. Mesmo intervalo entre o PS2 e o PS3. Em 2012, o console vai completar os mesmos seis anos, e ainda sem previsão de lançamento de um sucessor. O crescimento é ainda mais perceptível na linha da Microsoft. Entre o Xbox e o 360, foram apenas quatro anos. Agora o X360 vai completar sete anos no mercado e, apesar dos rumores, ainda não possui expectativa de ser descontinuado.
Talvez essa mudança na política das empresas se dê pelo fato de que as novas tecnologias ainda precisem ser aprimoradas, e a inovação precisa ser grande para um console novo. Hoje, surpreender o consumidor está se tornando cada vez mais difícil, mesmo com as possibilidades infinitas do progresso tecnológico, e os videogames atuais ainda não tiveram todo seu potencial extraído ao máximo. Talvez os tão esperados PS4 e X720 sejam lançados em 2013 ou 2014, mas com certeza essa geração ainda deve render muito. Quem ganha com isso somos nós, gamers, que podemos desfrutar dos consoles por mais tempo!
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Checkpoint #21
Fim de férias, volta às aulas, e como em todo começo de mês, aqui está a sessão de avisos do blog. O checkpoint!
-Novo parceiro do Boteco Gamer! Visitem o FPSxploit, o novo parceiro do blog!
-Não deixem de escutar e baixar o CD da banda DustUp!
-O blog passou as 44.400 visitas, sendo mais de 3.600 só no mês passado! Muito obrigado a todos que acessam!
-A enquete do mês passado se encerrou, e o jogo mais esperado de 2012, com 76% dos votos foi GTA V. Eu concordo plenamente com o resultado. Esse jogo tem tudo pra ser o melhor do ano. Mas vamos esperar...
-A nova enquete está no ar. A pergunta é: O que você leva mais em conta na hora de comprar um videogame? Votem!
-O último aviso é sobre algo que pode ou não acontecer em um futuro próximo. Talvez vocês se deparem com publicidade no Boteco Gamer, mas fiquem tranquilos porque vou fazer de tudo para que o blog não fique (mais) poluído visualmente. E eu ainda não tenho certeza se realmente vai acontecer, só estou alertando para não pegar ninguém de surpresa.
E é isso... até o próximo boletim de informações internas do blog!
-Novo parceiro do Boteco Gamer! Visitem o FPSxploit, o novo parceiro do blog!
-Não deixem de escutar e baixar o CD da banda DustUp!
-O blog passou as 44.400 visitas, sendo mais de 3.600 só no mês passado! Muito obrigado a todos que acessam!
-A enquete do mês passado se encerrou, e o jogo mais esperado de 2012, com 76% dos votos foi GTA V. Eu concordo plenamente com o resultado. Esse jogo tem tudo pra ser o melhor do ano. Mas vamos esperar...
-A nova enquete está no ar. A pergunta é: O que você leva mais em conta na hora de comprar um videogame? Votem!
-O último aviso é sobre algo que pode ou não acontecer em um futuro próximo. Talvez vocês se deparem com publicidade no Boteco Gamer, mas fiquem tranquilos porque vou fazer de tudo para que o blog não fique (mais) poluído visualmente. E eu ainda não tenho certeza se realmente vai acontecer, só estou alertando para não pegar ninguém de surpresa.
E é isso... até o próximo boletim de informações internas do blog!
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Rumores sobre Assassin's Creed 3
A série Assassin's Creed está se tornando cada vez mais popular e angariando novos fãs a cada lançamento. E o próximo jogo da franquia parece que está despertando a curiosidade de todos, e aquecendo discussões sobre o rumo da história. Ainda não há nada oficial, mas existem especulações de que a Ubisoft vai revelar um trailer do AC3 muito em breve, talvez ainda no primeiro trimestre do ano!
As localidades e épocas em que o game pode se passar são muitas. Entre as possibilidades mais cotadas estão a Revolução Americana, a II Guerra Mundial, a ascensão de César na Roma Antiga, as guerras feudais do Japão, a China antiga, a Revolução Russa e a queda dos faraós no Egito.
Assassin's Creed é uma série que tem como um dos pontos fortes a história complexa e cheia de reviravoltas, e caso os rumores se confirmem, o próximo jogo pode ser o último da saga de Desmond. Nos resta esperar por um anúncio oficial da Ubisoft.
O humilde blogueiro que vos fala gostaria de expressar sua opinião. Como um grande fã da série, eu realmente acho que seria muito interessante que o próximo jogo se passe na Roma Antiga, Egito ou China.
As localidades e épocas em que o game pode se passar são muitas. Entre as possibilidades mais cotadas estão a Revolução Americana, a II Guerra Mundial, a ascensão de César na Roma Antiga, as guerras feudais do Japão, a China antiga, a Revolução Russa e a queda dos faraós no Egito.
Assassin's Creed é uma série que tem como um dos pontos fortes a história complexa e cheia de reviravoltas, e caso os rumores se confirmem, o próximo jogo pode ser o último da saga de Desmond. Nos resta esperar por um anúncio oficial da Ubisoft.
O humilde blogueiro que vos fala gostaria de expressar sua opinião. Como um grande fã da série, eu realmente acho que seria muito interessante que o próximo jogo se passe na Roma Antiga, Egito ou China.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Nintendo Network confirmado!
O sistema irá abolir os Friend Codes, e agora os usuários terão contas pessoais e poderão interagir muito mais livremente pela rede. A Nintendo Network vai permitir download de jogos, conteúdo extra, competições online, entre outros recursos. Ou seja, finalmente os consoles da Big N terão uma rede online ao nível da geração!
domingo, 29 de janeiro de 2012
sábado, 28 de janeiro de 2012
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Píxels da Semana #69
Mais uma semana se passou. O que aconteceu de mais importante nas últimas sete luas você vê aqui nos Píxels da Semana, do Boteco Gamer!
-Rumores sobre o sucessor do Xbox 360 pipocaram na internet essa semana. Reza a lenda que o Xbox 720 (ou seja lá o nome dele) será de seis a oito vezes mais potente que o X360, rodaria Blu-Ray, vai vir com o "Kinect 2" e talvez não rode jogos usados. Lembrando que nenhuma dessas informações é oficial, mas essa história de não rodar jogo usado está assustando muita gente...
-O Neo Geo Pocket está de volta, e com 20 jogos clássicos do portátil embutidos! Ainda sem data de lançamento, mas já com muita expectativa...
-Mais rumores: a Nintendo está querendo mudar o nome do Wii U para não causar confusão com o antecessor Wii. As produtoras já teriam recebido o kit de desenvolvimento do console, que deve ser lançado no final de 2012. Lembrem-se: nada oficial.
-A Big N revelou as vendas totais de seus videogames. O Wii já ultrapassou a marca dos 94 milhões de consoles vendidos, enquanto o 3DS passou as 15 milhões de vendas. O destaque ficou com a família DS (DS, DS Lite, DSi e DSi XL) que vendeu mais de 150 milhões de portáteis e está quase alcançando o PS2!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Scarygirl
Xbox 360
-Quarrel
-Puddle
-Avatar Grand Prix
-Ninja Sneaking 2
Wii
-Newton vs. The Horde
DS
-Flipper 2: Flush the Goldfish
-Lol's Alphabet Train
3DS
-Mutant Mudds
Destaque da semana: os rumores envolvendo o Wii U e o Xbox 720 tomara conta dos noticiários essa semana.
-Rumores sobre o sucessor do Xbox 360 pipocaram na internet essa semana. Reza a lenda que o Xbox 720 (ou seja lá o nome dele) será de seis a oito vezes mais potente que o X360, rodaria Blu-Ray, vai vir com o "Kinect 2" e talvez não rode jogos usados. Lembrando que nenhuma dessas informações é oficial, mas essa história de não rodar jogo usado está assustando muita gente...
-O Neo Geo Pocket está de volta, e com 20 jogos clássicos do portátil embutidos! Ainda sem data de lançamento, mas já com muita expectativa...
-Mais rumores: a Nintendo está querendo mudar o nome do Wii U para não causar confusão com o antecessor Wii. As produtoras já teriam recebido o kit de desenvolvimento do console, que deve ser lançado no final de 2012. Lembrem-se: nada oficial.
-A Big N revelou as vendas totais de seus videogames. O Wii já ultrapassou a marca dos 94 milhões de consoles vendidos, enquanto o 3DS passou as 15 milhões de vendas. O destaque ficou com a família DS (DS, DS Lite, DSi e DSi XL) que vendeu mais de 150 milhões de portáteis e está quase alcançando o PS2!
Lançamentos da semana
Playstation 3
-Scarygirl
Xbox 360
-Quarrel
-Puddle
-Avatar Grand Prix
-Ninja Sneaking 2
Wii
-Newton vs. The Horde
DS
-Flipper 2: Flush the Goldfish
-Lol's Alphabet Train
3DS
-Mutant Mudds
Destaque da semana: os rumores envolvendo o Wii U e o Xbox 720 tomara conta dos noticiários essa semana.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Deja Vú #28 - Kid Icarus
A sessão nostalgia do Boteco Gamer vai desenterrar mais um clássico do fundo do baú. Hoje vamos falar de Kid Icarus!
Um game lançado em 1986 para NES, Kid Icarus conta a história do anjo Pit, que precisa conquistar três tesouros sagrados a fim de salvar sua terra (terra?) natal, Angel Land, e a deusa Palutena. A estrutura do game se baseava em fases bidimensionais, nas quais Pit precisava derrotar inimigos, coletar itens e ao chegar ao final dos estágios, lutava contra um chefão para obter um dos tesouros.
Apesar de parecer apenas mais um game de plataforma 2D dos anos 80, Kid Icarus possui um grande diferencial. O jogo tem vários elementos de RPG, como o arco que Pit usa para combater os inimigos, que pode ser desenvolvido ao longo da aventura. A cada fase, dependendo da pontuação do jogador, a barra de vida do protagonista é acrescida. O game também conta com lojas, que oferecem itens úteis.
O mundo de Kid Icarus é dividido em três: o submundo, a superfície e o céu, cada qual com suas peculiaridades. No submundo e no céu, o protagonista deve subir até o topo das fases, enquanto na superfície, a progressão é lateral. Ao final dos mundos, Pit deve passar por labirintos para encontrar o chefão que guarda o tesouro que ele procura.
Uma das características mais interessantes do jogo é o fato dele se passar numa Grécia fictícia, e ter alusões a várias partes da rica mitologia grega, principalmente na história do game. A deusa Palutena, que governa Angel Land ,foi derrotada e presa pela Medusa, que é uma criatura mitológica. E outro fator legal é que Kid Icarus tem finais diferentes, dependendo do desempenho do jogador. Claro que eu não vou contar spoilers.
A série andava um tanto quanto esquecida, até que Pit apareceu no Super Smash Bros. Brawl como personagem jogável, e agora o 3DS vai receber Kid Icarus: Uprising. Uma das franquias mais interessantes da Big N está sendo revivida, e claro que isso é merecido. Kid Icarus é um excelente jogo!
Um game lançado em 1986 para NES, Kid Icarus conta a história do anjo Pit, que precisa conquistar três tesouros sagrados a fim de salvar sua terra (terra?) natal, Angel Land, e a deusa Palutena. A estrutura do game se baseava em fases bidimensionais, nas quais Pit precisava derrotar inimigos, coletar itens e ao chegar ao final dos estágios, lutava contra um chefão para obter um dos tesouros.
Apesar de parecer apenas mais um game de plataforma 2D dos anos 80, Kid Icarus possui um grande diferencial. O jogo tem vários elementos de RPG, como o arco que Pit usa para combater os inimigos, que pode ser desenvolvido ao longo da aventura. A cada fase, dependendo da pontuação do jogador, a barra de vida do protagonista é acrescida. O game também conta com lojas, que oferecem itens úteis.
O mundo de Kid Icarus é dividido em três: o submundo, a superfície e o céu, cada qual com suas peculiaridades. No submundo e no céu, o protagonista deve subir até o topo das fases, enquanto na superfície, a progressão é lateral. Ao final dos mundos, Pit deve passar por labirintos para encontrar o chefão que guarda o tesouro que ele procura.
Uma das características mais interessantes do jogo é o fato dele se passar numa Grécia fictícia, e ter alusões a várias partes da rica mitologia grega, principalmente na história do game. A deusa Palutena, que governa Angel Land ,foi derrotada e presa pela Medusa, que é uma criatura mitológica. E outro fator legal é que Kid Icarus tem finais diferentes, dependendo do desempenho do jogador. Claro que eu não vou contar spoilers.
A série andava um tanto quanto esquecida, até que Pit apareceu no Super Smash Bros. Brawl como personagem jogável, e agora o 3DS vai receber Kid Icarus: Uprising. Uma das franquias mais interessantes da Big N está sendo revivida, e claro que isso é merecido. Kid Icarus é um excelente jogo!
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
As empresas estão com medo de arriscar?
Muitas pessoas reclamam que as empresas não inovam muito em seus jogos, principalmente em franquias com lançamentos anuais. E, infelizmente, com razão. Hoje em dia muito pouco conteúdo dos jogos é realmente novo. A maior parte da experiência é algo já conhecido e de sucesso, garantia de boas vendas e lucros.
Os fãs que me desculpem, mas séries como Call of Duty, FIFA, PES, entre outras que possuem lançamentos a cada ano, não têm muitas novidades. Isso se deve ao pouco tempo de desenvolvimento dos jogos. Mas também ao fato de que as pessoas compram, e a cada ano as vendas batem recordes. Porém um dos motivos pelos quais as desenvolvedoras não arriscam é exatamente porque as pessoas não andam interessadas em experimentar coisas novas.
Empresas que tentam inovar e criar experiências inéditas acabam não obtendo sucesso. Um jogo como FIFA que tem versões novas a cada ano, sem muitas novidades entre uma e outra, vende muito mais que um conceito totalmente inovador como De Blob. E o desinteresse dos consumidores por jogos novos faz com que empresas como EA, Activision, Ubisoft, Konami, entre outras, continuem mantendo a fórmula de sucesso. Afinal, em time que está ganhando não se mexe.
Os gamers reclamam de falta de inovação nos jogos atuais. Mas é a certeza dos lucros que faz com que as empresas arrisquem pouco em suas franquias, e são os próprios gamers que fazem com que as empresas ajam assim. É preciso uma mudança de atitude por parte dos próprios consumidores para que as desenvolvedoras tenham motivos para arriscar.
Os fãs que me desculpem, mas séries como Call of Duty, FIFA, PES, entre outras que possuem lançamentos a cada ano, não têm muitas novidades. Isso se deve ao pouco tempo de desenvolvimento dos jogos. Mas também ao fato de que as pessoas compram, e a cada ano as vendas batem recordes. Porém um dos motivos pelos quais as desenvolvedoras não arriscam é exatamente porque as pessoas não andam interessadas em experimentar coisas novas.
Empresas que tentam inovar e criar experiências inéditas acabam não obtendo sucesso. Um jogo como FIFA que tem versões novas a cada ano, sem muitas novidades entre uma e outra, vende muito mais que um conceito totalmente inovador como De Blob. E o desinteresse dos consumidores por jogos novos faz com que empresas como EA, Activision, Ubisoft, Konami, entre outras, continuem mantendo a fórmula de sucesso. Afinal, em time que está ganhando não se mexe.
Os gamers reclamam de falta de inovação nos jogos atuais. Mas é a certeza dos lucros que faz com que as empresas arrisquem pouco em suas franquias, e são os próprios gamers que fazem com que as empresas ajam assim. É preciso uma mudança de atitude por parte dos próprios consumidores para que as desenvolvedoras tenham motivos para arriscar.
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Nintendo Network pode estar a caminho!
O usuário do twitter @joshua_x_ postou a foto da caixa de TheAtRhythm: Final Fantasy e o que chamou a atenção foi o ícone no canto superior direito da capa:
É possível ler claramente "Nintendo Network" no ícone. Será que a Big N estaria planejando um novo sistema online? Muito se especula sobre uma rede unificada entre o 3DS e o futuro Wii U. Talvez essa rede seja o Nintendo Network da imagem!
Fonte
UPDATE - A NINTENDO AFIRMOU QUE O SERVIÇO NINTENDO NETWORK NADA MAIS É QUE A WI-FI CONNECTION QUE TODO CONHECEMOS. (mas ainda esperamos que a empresa lance uma rede online decente.)
É possível ler claramente "Nintendo Network" no ícone. Será que a Big N estaria planejando um novo sistema online? Muito se especula sobre uma rede unificada entre o 3DS e o futuro Wii U. Talvez essa rede seja o Nintendo Network da imagem!
Fonte
UPDATE - A NINTENDO AFIRMOU QUE O SERVIÇO NINTENDO NETWORK NADA MAIS É QUE A WI-FI CONNECTION QUE TODO CONHECEMOS. (mas ainda esperamos que a empresa lance uma rede online decente.)
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
SOPA e PIPA: censura na Internet?
Os assuntos que andam dominando os noticiários e, principalmente, as redes sociais são a Luiza e o BBB os projetos de lei norte-americanos Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect IP Act (PIPA) que visam combater a pirataria, mas na verdade iriam praticamente censurar a Internet. Não vou fazer nenhum trocadilho com os nomes dos projetos, até porque você já deve ter lido muitos. Todo mundo está falando sobre isso menos a Luiza, que voltou do Canadá. Muitos protestos foram feitos, e as duas leis foram arquivadas. Mas o Boteco Gamer não poderia deixar de falar sobre o assunto numa visão gamer.
A princípio, esse debate parece não ter muita relação com o mundo dos games. Mas vamos analisar de outro ângulo. Os projetos de lei não só tiram todo o direito à liberdade de expressão dos internautas, como também classifica todos os usuários da grande rede como possíveis criminosos. Assim como os bancos e aeroportos, ao fazerem você passar por um detector de metais. Mas nesse caso, não é apenas por mera prevenção, e sim para obterem total controle da Internet.
A grande rede de computadores é um fenômeno tecnológico e social sem precedentes, e a indústria de entretenimento - TV, filmes, livros e, adivinhem, games - acabou perdendo espaço de uma maneira muito brusca na última década com a popularização da Internet, e a proliferação de computadores nos lares. Hoje em dia, uma conta de e-mail é praticamente tão importante quanto um RG. E uma maneira das grandes corporações do entretenimento recuperarem esse espaço perdido seria controlando a Internet, e impedindo o compartilhamento de seus preciosos produtos protegidos por direitos autorais. Ok, mas o que isso tem a ver com games?
O método de censura e controle da SOPA e PIPA são muito semelhantes ao que é usado pelas empresas de games. Você já percebeu a quantidade de atualizações de sistema que são feitas no seu console? Elas não trazem benefício nenhum para o videogame, só servem para impedir o uso de produtos pirateados. Ou seja, todos somos tratados como criminosos em potencial, sem ao menos darmos motivos para suspeita.
Todos sabem que esses métodos não são eficazes no combate à pirataria, e mesmo assim as empresas continuam tentando monitorar cada passo que damos, como se a qualquer momento fôssemos fazer algo de errado. Tudo isso porque, com o advento da Internet, muitas coisas mudaram, e agora as pessoas têm acesso a vários serviços de graça. Agora querem sair por aí fechando sites à toa. Obama já se posicionou contra os projetos de lei, e eles nem estão mais em tramitação no senado. Mas temos que ficar sempre alertas, afinal muitas outras SOPAS, LENTILHAS e FEIJÕES podem aparecer pela frente, tentando censurar nosso acesso a informações e conteúdo. Os games não estão fora desse panorama.
A Internet e todas as suas possibilidades, sejam boas ou ruins, estão ai e são uma realidade. As empresas precisam aprender a se reinventar e conviver com essa realidade, em vez de tentar censurá-la.
A princípio, esse debate parece não ter muita relação com o mundo dos games. Mas vamos analisar de outro ângulo. Os projetos de lei não só tiram todo o direito à liberdade de expressão dos internautas, como também classifica todos os usuários da grande rede como possíveis criminosos. Assim como os bancos e aeroportos, ao fazerem você passar por um detector de metais. Mas nesse caso, não é apenas por mera prevenção, e sim para obterem total controle da Internet.
A grande rede de computadores é um fenômeno tecnológico e social sem precedentes, e a indústria de entretenimento - TV, filmes, livros e, adivinhem, games - acabou perdendo espaço de uma maneira muito brusca na última década com a popularização da Internet, e a proliferação de computadores nos lares. Hoje em dia, uma conta de e-mail é praticamente tão importante quanto um RG. E uma maneira das grandes corporações do entretenimento recuperarem esse espaço perdido seria controlando a Internet, e impedindo o compartilhamento de seus preciosos produtos protegidos por direitos autorais. Ok, mas o que isso tem a ver com games?
O método de censura e controle da SOPA e PIPA são muito semelhantes ao que é usado pelas empresas de games. Você já percebeu a quantidade de atualizações de sistema que são feitas no seu console? Elas não trazem benefício nenhum para o videogame, só servem para impedir o uso de produtos pirateados. Ou seja, todos somos tratados como criminosos em potencial, sem ao menos darmos motivos para suspeita.
Todos sabem que esses métodos não são eficazes no combate à pirataria, e mesmo assim as empresas continuam tentando monitorar cada passo que damos, como se a qualquer momento fôssemos fazer algo de errado. Tudo isso porque, com o advento da Internet, muitas coisas mudaram, e agora as pessoas têm acesso a vários serviços de graça. Agora querem sair por aí fechando sites à toa. Obama já se posicionou contra os projetos de lei, e eles nem estão mais em tramitação no senado. Mas temos que ficar sempre alertas, afinal muitas outras SOPAS, LENTILHAS e FEIJÕES podem aparecer pela frente, tentando censurar nosso acesso a informações e conteúdo. Os games não estão fora desse panorama.
A Internet e todas as suas possibilidades, sejam boas ou ruins, estão ai e são uma realidade. As empresas precisam aprender a se reinventar e conviver com essa realidade, em vez de tentar censurá-la.
domingo, 22 de janeiro de 2012
sábado, 21 de janeiro de 2012
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Píxels da Semana #68
Mais uma semana se passou, e aqui estão as principais notícias dos últimos sete dias!
-O lançamento de Max Payne 3 foi adiado para maio de 2012. O game vai se passar em São Paulo, e foi adiado sem nenhum motivo aparente. Será que é o trânsito de Sampa que está atrasando o lançamento?
-As vendas no Japão mostram um cenário preocupante para o PS Vita. Enquanto o 3DS vendeu mais de 100 mil unidades entre os dias 9 e 15 de janeiro no Japão, o portátil da Sony não chegou nem a 20 mil unidades, e foi ultrapassado por seu antecessor, PSP, com 22 mil unidades vendidas.
-Trailer do Resident Evil 6!
-Trailer De Kid Icarus: Uprising!
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Gran Turismo 5 XL Edition
-Amy
-Zack Zero
Xbox 360
-Haunt
-All Your Creeps
-Scarygirl
Wii
-Stonekeep: Bones of the Ancestors
DS
-Gaia's Moon
-Anne's Doll Studio: Gothic Collection
Destaque da semana: a briga entre PS Vita e 3DS, claro. E esse vai ser o destaque de muitas semanas ainda...
-O lançamento de Max Payne 3 foi adiado para maio de 2012. O game vai se passar em São Paulo, e foi adiado sem nenhum motivo aparente. Será que é o trânsito de Sampa que está atrasando o lançamento?
-As vendas no Japão mostram um cenário preocupante para o PS Vita. Enquanto o 3DS vendeu mais de 100 mil unidades entre os dias 9 e 15 de janeiro no Japão, o portátil da Sony não chegou nem a 20 mil unidades, e foi ultrapassado por seu antecessor, PSP, com 22 mil unidades vendidas.
-Trailer do Resident Evil 6!
-Trailer De Kid Icarus: Uprising!
Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Gran Turismo 5 XL Edition
-Amy
-Zack Zero
Xbox 360
-Haunt
-All Your Creeps
-Scarygirl
Wii
-Stonekeep: Bones of the Ancestors
DS
-Gaia's Moon
-Anne's Doll Studio: Gothic Collection
Destaque da semana: a briga entre PS Vita e 3DS, claro. E esse vai ser o destaque de muitas semanas ainda...
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Deja Vú #27 - Battletoads
O primeiro Deja Vú de 2012 é sobre um game que marcou época no NES ao rivalizar com as Tartarugas Ninjas:
Lançado em 1991, Battletoads foi um dos últimos jogos bons de NES, afinal a geração já estava se encerrando. Portanto foi um jogo com visual excelente para o padrão do console na época, e impressiona até hoje pela dificuldade e desafio. O game conta a história de dois sapos mutantes que enfrentam vários inimigos para salvar outro sapo mutante e a princesa deles. O enredo não é lá muito original, convenhamos que as inspirações de Teenage Mutant Ninja Turtles e Super Mario Bros ficam muito evidentes, mas as coincidências param por aí.
Cada estágio é diferente, e a jogabilidade varia de fases em 3D, outras em 2D no maior estilo beat 'em up, e até algumas de corrida. O game também tem alguns elementos de plataforma. E tudo, com um nível de dificuldade extremamente alto, mas também muito divertido e cativante. A diversidade e o desafio do jogo são os principais pontos fortes.
Ao contrário da maioria dos jogos, que aumentam a dificuldade gradativamente, Battletoads já começa intenso e fica mais difícil bruscamente. E os continues são limitados, mais um motivo que faz com que o jogo seja desafiador até para os gamers mais habilidosos.
A recepção do game foi ótima, e graças ao sucesso do primeiro jogo, foram lançadas versões e continuações para Mega Drive, Game Gear, Game Boy, Arcade e SNES. Até hoje, alguns fãs ainda pedem por um remake, e o mais perto que isso chegou de acontecer foi quando se especulou uma versão para GBA alguns anos atrás. Infelizmente, por enquanto, nada está previsto, mas quem sabe um dia teremos Battletoads num console atual?
Lançado em 1991, Battletoads foi um dos últimos jogos bons de NES, afinal a geração já estava se encerrando. Portanto foi um jogo com visual excelente para o padrão do console na época, e impressiona até hoje pela dificuldade e desafio. O game conta a história de dois sapos mutantes que enfrentam vários inimigos para salvar outro sapo mutante e a princesa deles. O enredo não é lá muito original, convenhamos que as inspirações de Teenage Mutant Ninja Turtles e Super Mario Bros ficam muito evidentes, mas as coincidências param por aí.
Cada estágio é diferente, e a jogabilidade varia de fases em 3D, outras em 2D no maior estilo beat 'em up, e até algumas de corrida. O game também tem alguns elementos de plataforma. E tudo, com um nível de dificuldade extremamente alto, mas também muito divertido e cativante. A diversidade e o desafio do jogo são os principais pontos fortes.
Ao contrário da maioria dos jogos, que aumentam a dificuldade gradativamente, Battletoads já começa intenso e fica mais difícil bruscamente. E os continues são limitados, mais um motivo que faz com que o jogo seja desafiador até para os gamers mais habilidosos.
A recepção do game foi ótima, e graças ao sucesso do primeiro jogo, foram lançadas versões e continuações para Mega Drive, Game Gear, Game Boy, Arcade e SNES. Até hoje, alguns fãs ainda pedem por um remake, e o mais perto que isso chegou de acontecer foi quando se especulou uma versão para GBA alguns anos atrás. Infelizmente, por enquanto, nada está previsto, mas quem sabe um dia teremos Battletoads num console atual?
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Como escolher um videogame?
Esse é um blog que fala exclusivamente sobre games, e portanto, creio que todos os leitores daqui tenham algum console ou portátil. E uma das maiores dificuldades ao se entrar nesse mundo da diversão eletrônica, uma das coisas mais difíceis é escolher entre as várias opções de aparelhos. Muitas pessoas me perguntam que videogame comprar, e a minha resposta é sempre a mesma. "Depende". Afinal, essa decisão depende de muitos fatores, que são diferentes de pessoa pra pessoa. Esse post é para tentar ajudar aos que estão com essa dúvida também.
A primeira coisa a se decidir é se você precisa de um console de mesa ou um portátil. Pode parecer óbvio, mas muita gente não sabe o que quer nesse quesito. Se você prefere jogar no conforto de casa, com um videogame mais potente e tem bastante tempo livre, o melhor é um console. Se você tem pouco tempo, e quer levar seus jogos para todo lugar, deve comprar um portátil. Isso é o primeiro passo.
Para se decidir entre os videogames, é necessário pesquisar a fundo sobre os recursos e, principalmente, os jogos de cada um. Os games disponíveis devem se adequar ao seu gosto. Se você é um fã de RPGs, por exemplo, deve procurar um videogame que tenha uma vasta biblioteca de jogos desse tipo. Muitas pessoas se baseiam apenas na potência gráfica ou nos recursos multimídia na hora de escolher um aparelho, mas o certo é usar esses quesitos como critério de desempate, caso fique em dúvida entre duas plataformas cujos jogos te agradem muito. Claro que o preço também entra como um fator importante nessa decisão.
Antes de mais nada, o importante na hora de comprar um videogame é pesquisar muito sobre seus jogos, e conversar com pessoas que possuam o aparelho para tirar todas as dúvidas possíveis. Acho que o melhor exemplo que eu posso dar sou eu mesmo. Estou na dúvida entre o 3DS e o PS Vita. Em questão de jogos, ambos os portáteis me agradam. Na parte de hardware, enquanto um tem mais potência gráfica, o outro tem o efeito 3D. Ambos possuem ótimas plataformas de multimídia. E quando se está em dúvida entre dois videogames, o melhor a se fazer é esperar. Vou esperar pela E3 desse ano, que deve revelar muitos detalhes sobre os dois.
E é isso que eu recomendo a todos que estejam em dúvida. Aguardem, e só tomem uma decisão se estiverem com plena certeza. Afinal, esperar alguns meses vale a pena, pois o que você comprar será uma escolha para muito mais tempo, e ao se precipitar, você pode se arrepender.
A primeira coisa a se decidir é se você precisa de um console de mesa ou um portátil. Pode parecer óbvio, mas muita gente não sabe o que quer nesse quesito. Se você prefere jogar no conforto de casa, com um videogame mais potente e tem bastante tempo livre, o melhor é um console. Se você tem pouco tempo, e quer levar seus jogos para todo lugar, deve comprar um portátil. Isso é o primeiro passo.
Para se decidir entre os videogames, é necessário pesquisar a fundo sobre os recursos e, principalmente, os jogos de cada um. Os games disponíveis devem se adequar ao seu gosto. Se você é um fã de RPGs, por exemplo, deve procurar um videogame que tenha uma vasta biblioteca de jogos desse tipo. Muitas pessoas se baseiam apenas na potência gráfica ou nos recursos multimídia na hora de escolher um aparelho, mas o certo é usar esses quesitos como critério de desempate, caso fique em dúvida entre duas plataformas cujos jogos te agradem muito. Claro que o preço também entra como um fator importante nessa decisão.
Antes de mais nada, o importante na hora de comprar um videogame é pesquisar muito sobre seus jogos, e conversar com pessoas que possuam o aparelho para tirar todas as dúvidas possíveis. Acho que o melhor exemplo que eu posso dar sou eu mesmo. Estou na dúvida entre o 3DS e o PS Vita. Em questão de jogos, ambos os portáteis me agradam. Na parte de hardware, enquanto um tem mais potência gráfica, o outro tem o efeito 3D. Ambos possuem ótimas plataformas de multimídia. E quando se está em dúvida entre dois videogames, o melhor a se fazer é esperar. Vou esperar pela E3 desse ano, que deve revelar muitos detalhes sobre os dois.
E é isso que eu recomendo a todos que estejam em dúvida. Aguardem, e só tomem uma decisão se estiverem com plena certeza. Afinal, esperar alguns meses vale a pena, pois o que você comprar será uma escolha para muito mais tempo, e ao se precipitar, você pode se arrepender.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Super Mario World Rock!
Uma versão do tema principal de Super Mario World no bom e velho estilo rock!
Dica do @gustavocruz094
Dica do @gustavocruz094
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